Não entendo também, eu acho que quanto mais simples e limitado menos chance do user "quebrar" algo pelas configs e menos visitas tecnicas eles tem que fazer
talvez seja isso, mas irrita pq tem coisa simples "travado" no modem
o "/padrão" eu entendo eles bloquearem, mas colocar em bridge acho q deveria liberar
não sei as objeções regulatórias que isso teria, mas as operadoras deviam trabalhar com mais flexibilidade nos produtos que oferecem (inclusive qto a cobrança, tipos de suporte etc..)
vc poderia ter, por exemplo:
1) "serviços mais gormetizados" onde a operadora da o modem/equipamento todos selados e configuravel somente por um técnico ou alterável remotamente. Nesse tipo de serviço vc poderia ter um suporte como é o da vivo hj (sem cobrança por visita) ou até um "suporte plus" (por mais r$x vc tem suporte presencial em menos de 24h), enfim....
2) o plano cru.... a operadora tem uma lista de modens/ont compativeis com a sua rede (obviamente ela garante a compatibilidade desses modelos e tem lá, no próprio site/app como configurar esses equipamentos) e vc compra o q vc quiser da lista e vc mesmo configura.... a operadora só garante q o sinal chegue até o seu apartamento/casa e não fornece nenhum equipamento. Isso é até comum nos EUA nas operadoras que usam DOCSIS (como a comcast/xfinity). Além da opção tradicional da operadora fornecer o equipamento, vc tem uma lista de modens compativeis, compra o q vc quer e valida/cadastra seu modem ou via telefone com a operadora ou mesmo pelo app da mesma (geralmente vc faz isso pelo mac address no caso de lá)
se 1) é o q gera mais economia e menos dor de cabeça p/ a operadora, cobra-se menos. Se 2) gera mais estresse, mais custo de suporte ou cobra-se mensalmente mais ou faz como a claro faz (se o problema do cliente é um problema da casa p/ fora, é grátis, se for da casa p/ dentro, cobra-se pelos custos da visita mesmo q seja só a operadora esfregando na cara do sujeito "tá vendo, ta chegando o sinal no cabo e a velocidade é dentro do q vc contratou")
mas como no Brasil é um inferno regulatório, é dificil essa flexibilização.... as operadoras montam um só tipo de serviço padronizado q abranja supostamente o maior público, gere o menor custo e pronto.... quem gostar que goste, quem não gostar, dane-se.... nem pagando mais consegue outra coisa pq é "regulado", padronizado p/ evitar dores de cabeça.....
aliás, uma vez me falaram que esse negócio da operadora no br sempre fornece o "aluguel"/comodato do equipamento é pq isso tinha uma tributação menor e aí era uma forma das operadoras pagarem menos imposto ao ofertar o serviço (enfim, as jaboticabas regulatórias / economicas do brasil).... o q aparentemente, hj, é o mesmo que acontece com esses "serviços extras de streaming" q eles embutem nos planos (a tributação é menor/inexistente, vira uma forma de pagar menos impostos)