[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Não foi oq falaram aqui outro dia, oq entendi é que cada provedor local iria ficar responsável pela rede na localização que estiver comprando.
Em todo o caso, analisando o histórico, a vivo fibra é muito menos problemática que a oi.
Não.
A rede pertence à Vtal.
A Oi é apenas mais um provedor que usa a rede deles, e só é dona do call center e dos clientes.
E o que está a venda é justamente a carteira de clientes da Oi.

Última edição:
Galera to dando uma fuçada aqui e eprcebi que existe a opção de desativar o DHCP do HGU da vivo como router, deixar somente um IP, isso ajudaria em alguma coisa ??? Precisei fazer dessa maneira por alguns motivos, e ai to pensando em desativar e deixr só um ip fixo, será que isso ajudaria em alguma coisa ???

Galera to dando uma fuçada aqui e eprcebi que existe a opção de desativar o DHCP do HGU da vivo como router, deixar somente um IP, isso ajudaria em alguma coisa ??? Precisei fazer dessa maneira por alguns motivos, e ai to pensando em desativar e deixr só um ip fixo, será que isso ajudaria em alguma coisa ???
Não acho que faria diferença alguma. Acho melhor deixar o dhcp ligado caso precise espetar um dispositivo extra por qualquer motivo.

Eu tive problemas com a Vivo, basta olhar meus posts do ano passado. Eram problemas específicos (de falta de rota para alguns sites) que não incomodam muita gente, mas no meu caso não deu. Cancelei a Vivo e estou com Claro Fibra.

A Claro é perfeita? Óbvio que não. É melhor ou pior que a Vivo? Depende do uso. A Vivo tem velocidade melhor que a Claro, mas no meu caso tive mais problemas de rota com a Vivo do que com a Claro. Mas não vou defender nenhuma das duas. Não vou tampouco falar bem ou mal da Oi ou da TIM, primeiro pq nunca assinei, e segundo que tenho certeza que a mesma lógica se aplica (depende do uso, depende da região, depende....).

Faço esse comentário pois vejo pessoas defendendo o provedor A ou B como se tivessem defendendo seu time de futebol. No mínio acho peculiar esse tipo de defesa de uma empresa provedora de internet.

Sinceramente espero que sejam apenas pessoas entusiastas com seu provedor (e que respeitem pessoas que como eu não acreditam que exista provedor perfeito e que todos terão seus problemas). A alternativa dessa possibilidade não é muito agradável (que existam alguns perfis que sejam associados às operadoras para defender as mesmas de forma incondicional), que espero sinceramente que não seja verdade.

Última edição:
Que estranho, parece que cada vez mais estão fechando o cerco então ??? Pq será essa tara da vivo em limitar essa configuração ???

Aqui é o ...

MitraStar Technology Corp.
Modelo GPT-2742GX4X5v6
Firmware GL_g1.9_100XNT0b13
Hardware tmp_hardware1.0
Não entendo também, eu acho que quanto mais simples e limitado menos chance do user "quebrar" algo pelas configs e menos visitas tecnicas eles tem que fazer
talvez seja isso, mas irrita pq tem coisa simples "travado" no modem

Não entendo também, eu acho que quanto mais simples e limitado menos chance do user "quebrar" algo pelas configs e menos visitas tecnicas eles tem que fazer
talvez seja isso, mas irrita pq tem coisa simples "travado" no modem

o "/padrão" eu entendo eles bloquearem, mas colocar em bridge acho q deveria liberar

não sei as objeções regulatórias que isso teria, mas as operadoras deviam trabalhar com mais flexibilidade nos produtos que oferecem (inclusive qto a cobrança, tipos de suporte etc..)

vc poderia ter, por exemplo:
1) "serviços mais gormetizados" onde a operadora da o modem/equipamento todos selados e configuravel somente por um técnico ou alterável remotamente. Nesse tipo de serviço vc poderia ter um suporte como é o da vivo hj (sem cobrança por visita) ou até um "suporte plus" (por mais r$x vc tem suporte presencial em menos de 24h), enfim....

2) o plano cru.... a operadora tem uma lista de modens/ont compativeis com a sua rede (obviamente ela garante a compatibilidade desses modelos e tem lá, no próprio site/app como configurar esses equipamentos) e vc compra o q vc quiser da lista e vc mesmo configura.... a operadora só garante q o sinal chegue até o seu apartamento/casa e não fornece nenhum equipamento. Isso é até comum nos EUA nas operadoras que usam DOCSIS (como a comcast/xfinity). Além da opção tradicional da operadora fornecer o equipamento, vc tem uma lista de modens compativeis, compra o q vc quer e valida/cadastra seu modem ou via telefone com a operadora ou mesmo pelo app da mesma (geralmente vc faz isso pelo mac address no caso de lá)

se 1) é o q gera mais economia e menos dor de cabeça p/ a operadora, cobra-se menos. Se 2) gera mais estresse, mais custo de suporte ou cobra-se mensalmente mais ou faz como a claro faz (se o problema do cliente é um problema da casa p/ fora, é grátis, se for da casa p/ dentro, cobra-se pelos custos da visita mesmo q seja só a operadora esfregando na cara do sujeito "tá vendo, ta chegando o sinal no cabo e a velocidade é dentro do q vc contratou")

mas como no Brasil é um inferno regulatório, é dificil essa flexibilização.... as operadoras montam um só tipo de serviço padronizado q abranja supostamente o maior público, gere o menor custo e pronto.... quem gostar que goste, quem não gostar, dane-se.... nem pagando mais consegue outra coisa pq é "regulado", padronizado p/ evitar dores de cabeça.....

aliás, uma vez me falaram que esse negócio da operadora no br sempre fornece o "aluguel"/comodato do equipamento é pq isso tinha uma tributação menor e aí era uma forma das operadoras pagarem menos imposto ao ofertar o serviço (enfim, as jaboticabas regulatórias / economicas do brasil).... o q aparentemente, hj, é o mesmo que acontece com esses "serviços extras de streaming" q eles embutem nos planos (a tributação é menor/inexistente, vira uma forma de pagar menos impostos)

Última edição:
A Vivo tem velocidade melhor que a Claro
Bem estranho tu achar isso, já que na Claro eles entregam bem mais que o contratado nos planos.
Eu mesmo tenho 750 Mb e recebo 1 Gb. E nem é fibra.
Meu sobrinho tem Vivo Fibra de 300 Mb, e mal tem overhead no plano dele.
Explique melhor seu ponto de vista.

Não foi oq falaram aqui outro dia, oq entendi é que cada provedor local iria ficar responsável pela rede na localização que estiver comprando.
Em todo o caso, analisando o histórico, a vivo fibra é muito menos problemática que a oi.
Impossível.
A dona da rede é a V.tal, que não tem vínculo direto com a Oi. A responsabilidade por Backbone, Backhaul, OLTs etc e totalmente da V.tal
O máximo que o provedor local deve fazer é usar os próprios técnicos e ONT próprias (Igual a TIM)

O máximo que o provedor local deve fazer é usar os próprios técnicos e ONT próprias (Igual a TIM)
Isso pode ser opcional, inclusive.
No site da Vtal informa que eles também disponibilizam equipes de instalação e ONTs, se assim o provedor desejar.
Aqui em Fortaleza a Obvious Fibra, que é outro provedor que usa Vtal, usa a mesma empresa terceirizada que a Oi e instalam as mesmas ONTs da Nokia nas instalações que a Oi usa.

Bem estranho tu achar isso, já que na Claro eles entregam bem mais que o contratado nos planos.
Eu mesmo tenho 750 Mb e recebo 1 Gb. E nem é fibra.
Meu sobrinho tem Vivo Fibra de 300 Mb, e mal tem overhead no plano dele.
Explique melhor seu ponto de vista.

Uma coisa é velocidade contratada, outra é velocidade efetiva. Na velocidade contratada, concordo contigo, você está certo. Tanto é que na Claro assino 500Mbps, recebo 700Mbps por um valor inferior ao que eu pagava para a Vivo 600Mbps. E essa velocidade de fato vale para a "last mile" (servidores SpeedTest próximos) e com CDNs aqui no Brasil. Mas basta ter um link internacional no meio, que a coisa muda. Ver abaixo e mais detalhes nesse meu post aqui mesmo no tópico.

Abaixo um sumário do monitoramento de velocidade para o exterior (EUA) que fiz durante o mês de julho/2023 com o servidor do SpeedTest da EdgeUno em Miami (speedtest -s 34059) quanto estava com dois links, um da Vivo Fibra 600Mbps e outro Claro Fibra 500Mbps (entregando 700Mbps). No geral a Vivo apresentou velocidades de download melhores e mais consistentes pelo menos para os EUA. Porém a Vivo teve problemas sérios de upload (nos últimos dias do teste o upload não passava dos 10-20MB/s).

Mas novamente, não defendo a Claro nem a Vivo. Cada um deve pesquisar e tomar sua decisão (tem muita informação boa aqui nos tópicos)! 👍

Última edição:
Uma coisa é velocidade contratada, outra é velocidade efetiva. Na velocidade contratada, concordo contigo, você está certo. Tanto é que assino 500Mbps, recebo 750Mbps por um valor inferior ao que eu pagava para a Vivo. E essa velocidade de fato vale para a "last mile" com CDNs aqui no Brasil. Mas basta ter um link internacional no meio, que a coisa muda. Ver abaixo e mais detalhes nesse meu post aqui mesmo no tópico.

Mas novamente, não defendo a Claro nem a Vivo. Cada um deve pesquisar e tomar sua decisão (tem muita informação boa aqui nos tópicos)! 👍

Abaixo um sumário do monitoramento de velocidade para o exterior (EUA) que fiz durante o mês de julho/2023 com o servidor do SpeedTest da EdgeUno em Miami (speedtest -s 34059). Vivo Fibra era 600Mbps e Claro Fibra 500Mbps (entregando 750Mbps). No geral a Vivo tem velocidades de download melhores e mais consistentes pelo menos para os EUA. Porém a Vivo tem problemas sérios de upload (nos últimos dias o upload não passava dos 10-20MB/s).

Não me referi a apenas a download na última milha e CDN.
Um dos motivos que saí e voltei pra Claro foi justamente o fato de bater a conexão no talo pra várias localidades dentro do Brasil e no exterior. No provedor que eu estava antes tinha muitos problemas com isso.
Mas não posso comparar o meu cenário com o seu, pois estou no outro extremo do país.
A parte de você defender a operadora nem me passou pela cabeça. Você que tocou no assunto.
Só fiquei curioso de saber o porquê você chegou a essa conclusão.

Eita, como conseguiu?
Eu vi que é meio difícil de negociar com a Vivo.

Mas espero esses 6 meses e depois vou lutar nisso kkk

Aqui 500mb é R$120
Foi coisa de ocasião, diz que apareceu no sistema pra ela essa oferta exclusiva no CPF, e aí contratei esse plano.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Qual o segredo? Tentei diversas vezes sem sucesso. No setor de upgrade só jogam o plano atrelado a celular, no cancelamento apenas o valor do site. O máximo que consegui foi a fibra 300mb + Netflix padrão + telefone fixo por R$130 no total. Com 500MB o valor vai pra R$200.
Foi coisa de ocasião, de momento. Eu dei sorte, ainda a atendente brincou comigo kkkk

Última edição:
o "/padrão" eu entendo eles bloquearem, mas colocar em bridge acho q deveria liberar

não sei as objeções regulatórias que isso teria, mas as operadoras deviam trabalhar com mais flexibilidade nos produtos que oferecem (inclusive qto a cobrança, tipos de suporte etc..)

vc poderia ter, por exemplo:
1) "serviços mais gormetizados" onde a operadora da o modem/equipamento todos selados e configuravel somente por um técnico ou alterável remotamente. Nesse tipo de serviço vc poderia ter um suporte como é o da vivo hj (sem cobrança por visita) ou até um "suporte plus" (por mais r$x vc tem suporte presencial em menos de 24h), enfim....

2) o plano cru.... a operadora tem uma lista de modens/ont compativeis com a sua rede (obviamente ela garante a compatibilidade desses modelos e tem lá, no próprio site/app como configurar esses equipamentos) e vc compra o q vc quiser da lista e vc mesmo configura.... a operadora só garante q o sinal chegue até o seu apartamento/casa e não fornece nenhum equipamento. Isso é até comum nos EUA nas operadoras que usam DOCSIS (como a comcast/xfinity). Além da opção tradicional da operadora fornecer o equipamento, vc tem uma lista de modens compativeis, compra o q vc quer e valida/cadastra seu modem ou via telefone com a operadora ou mesmo pelo app da mesma (geralmente vc faz isso pelo mac address no caso de lá)

se 1) é o q gera mais economia e menos dor de cabeça p/ a operadora, cobra-se menos. Se 2) gera mais estresse, mais custo de suporte ou cobra-se mensalmente mais ou faz como a claro faz (se o problema do cliente é um problema da casa p/ fora, é grátis, se for da casa p/ dentro, cobra-se pelos custos da visita mesmo q seja só a operadora esfregando na cara do sujeito "tá vendo, ta chegando o sinal no cabo e a velocidade é dentro do q vc contratou")

mas como no Brasil é um inferno regulatório, é dificil essa flexibilização.... as operadoras montam um só tipo de serviço padronizado q abranja supostamente o maior público, gere o menor custo e pronto.... quem gostar que goste, quem não gostar, dane-se.... nem pagando mais consegue outra coisa pq é "regulado", padronizado p/ evitar dores de cabeça.....

aliás, uma vez me falaram que esse negócio da operadora no br sempre fornece o "aluguel"/comodato do equipamento é pq isso tinha uma tributação menor e aí era uma forma das operadoras pagarem menos imposto ao ofertar o serviço (enfim, as jaboticabas regulatórias / economicas do brasil).... o q aparentemente, hj, é o mesmo que acontece com esses "serviços extras de streaming" q eles embutem nos planos (a tributação é menor/inexistente, vira uma forma de pagar menos impostos)
Concordo com essa flexibilização, mas eu acho que a empresa faz isso por não ter para onde correr, todas as operadoras grandes funcionam assim, então por que elas se dariam o trabalho?

Aqui aparentemente o modo bridge é liberado!, na própria pagina da web normal só não coloco por falta de um equipamento melhor para colocar no lugar do padrão
image.png

Certeza? Sei não, hein?
Só voltar algumas página para ver a "certeza" da Vivo
a Oi faliu meu amigo.. varias incertezas na operadora.. e olha quantas paginas existem na pagina da OI
criticando o serviço.. em relação a vivo... alem de problemas tecnicos agora vai passar por muitas transformações até o nome OI fibra deixar de existir. (carteira de clientes). A rede totalmente ruim, cliente utilizando vpn particular para melhor usurfluir a internet e dezenas de posts la de rotas e baixa velocidade. Eu não confio... se a Empresa continua-se existndo ok..Tinha um voto de confiança, Mas essa salada toda ai quem perde é o cliente e gera muita desconfiança.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Não se troca o certo pelo duvidoso.
"oi boa, ou mais ou menos, e ou ruim"?! Se só a cartela de clientes for vendida (independente pra quem for), a única coisa que vai mudar é quem emite o boleto, o resto é a mesma coisa, se a oi usa estrutura da v.tal, é indiferente quem vai "emitir o boleto".
vc acha que não vão mexer na estrutura da empresas? e as rotas nacionais e internacionais? os acordos de peering com outras provedoras
a cartela de clientes que não sabe se vai para vivo ou claro ou tim... Muitas mudanças irão aparecer junto com as incertezas. a parte do boleto é a menos que importa.
Eu pularia fora totalmente dessa bola de neve que vai ficar.. @YO! e @Rcarvas certamente concordam com isso.

Última edição:
a Oi faliu meu amigo.. varias incertezas na operadora.. e olha quantas paginas existem na pagina da OI
criticando o serviço.. em relação a vivo... alem de problemas tecnicos agora vai passar por muitas transformações até o nome OI fibra deixar de existir. (carteira de clientes). A rede totalmente ruim, cliente utilizando vpn particular para melhor usurfluir a internet e dezenas de posts la de rotas e baixa velocidade. Eu não confio... se a Empresa continua-se existndo ok..Tinha um voto de confiança, Mas essa salada toda ai quem perde é o cliente e gera muita desconfiança.
Sim, a massa falida da Oi vai desmoronar logo, logo. Mas não desvie o assunto da conversa, aqui estamos discutindo sobre a Vivo. E o mesmo papo de problemas na rede vale pra ela também, pode passar pano e colocar dog fire no comentário a vontade, mas a verdade é que existem problemas de perfil, migração de sistema, problemas de rotas que estão aumentando os relatos no fórum, tudo isso na Vivo. A tal internet “premium” que você anuncia no tópico como mil maravilhas.
O que você faz no tópico é colocar incertezas que não existem. O que vai acontecer quando a Oi falir de vez? Sua internet vai parar do nada? Óbvio que não. E se a carteira de clientes for vendida? Só vai mudar quem emite o boleto.
Foi mal, mas esse teu papo não cola.

Reparei em outro detalhe BESTA !
Antes, quando tinha aquele BO de nao poder por em bridge, eu deixava um duplo nat, hgu como router, ax23 como router na dmz, enfim....A minha mae passava o dia ouvindo musica no Claro Box ( pela alexa ), ai quando vi que dava pra por em bridge com aquele esquema, o que fiz ??? Bora pra bridge, e eu nao entendia pq a alexa ficava trocando de musica, travava, dava stop e etc...

Lembrei desse pequeno detalhe e fui ver né, voltei pro HGU router, ax23 router na dmz, e advinha ??? Alexa desde ontem no play em 1 falha sequer....Existe algum motivo em especifico ????

Vivo fora há mais de 11h aqui:
G6djTW1.png

Amiga minha que mora há algumas quadras tá com a rede fora desde ontem de manhã (sendo que semana passada ela já tinha passado uns dias sem internet pq tinham roubado os cabos).

Reparei em outro detalhe BESTA !
Antes, quando tinha aquele BO de nao poder por em bridge, eu deixava um duplo nat, hgu como router, ax23 como router na dmz, enfim....A minha mae passava o dia ouvindo musica no Claro Box ( pela alexa ), ai quando vi que dava pra por em bridge com aquele esquema, o que fiz ??? Bora pra bridge, e eu nao entendia pq a alexa ficava trocando de musica, travava, dava stop e etc...

Lembrei desse pequeno detalhe e fui ver né, voltei pro HGU router, ax23 router na dmz, e advinha ??? Alexa desde ontem no play em 1 falha sequer....Existe algum motivo em especifico ????
tudo indica ser essa nova HGU.. cosnsegui fazer um teste nessa nova hgu de um amigo que assinou a vivo fibra 700mb e esta super satisfeito
Houve a opção de instalar a nova HGU e não tive dificuldades e colocar em bridge, sem retirar a fibra, está tudo funcionando ok. Mas esta em brigde, demais testes não foram feitos. Os testes ok batendo em 750 a 880mb.. não houve erro de perfil. e conseguiu pegar por 150 reais o plano.

Última edição:
G6djTW1.png

Amiga minha que mora há algumas quadras tá com a rede fora desde ontem de manhã (sendo que semana passada ela já tinha passado uns dias sem internet pq tinham roubado os cabos).
Aqui também, moro na ZN. Desde ontem já estava com instabilidade. Vivo tá dando mt dor de cabeça pra mim kkkk. Saí da claro por causa do ping nos jogos, que melhorou com a vivo. O problema é que vive caindo. Btw, vc joga jogos online? Qnt fica seu ping no valorant/cs?

Sim, a massa falida da Oi vai desmoronar logo, logo. Mas não desvie o assunto da conversa, aqui estamos discutindo sobre a Vivo. E o mesmo papo de problemas na rede vale pra ela também, pode passar pano e colocar dog fire no comentário a vontade, mas a verdade é que existem problemas de perfil, migração de sistema, problemas de rotas que estão aumentando os relatos no fórum, tudo isso na Vivo. A tal internet “premium” que você anuncia no tópico como mil maravilhas.
O que você faz no tópico é colocar incertezas que não existem. O que vai acontecer quando a Oi falir de vez? Sua internet vai parar do nada? Óbvio que não. E se a carteira de clientes for vendida? Só vai mudar quem emite o boleto.
Foi mal, mas esse teu papo não cola.
vc é acionista da OI por acaso? voce tem informações de dentro da operadora? Se ninguém sabe oque vai acontecer, serão incertezas e dor de cabeça para os clientes se não está parecendo acionista da OI.. entendo que a debanada de clientes da OI ira pegar em cheio essa massa.
Minha internet premium Vivo vai bem obrigado.

Aqui também, moro na ZN. Desde ontem já estava com instabilidade. Vivo tá dando mt dor de cabeça pra mim kkkk. Saí da claro por causa do ping nos jogos, que melhorou com a vivo. O problema é que vive caindo. Btw, vc joga jogos online? Qnt fica seu ping no valorant/cs?
Zona norte também aqui.
Raramente jogo, e só jogava dota, ficava na casa dos 50~60ms se não me engano.
Atualmente a minha rede principal é da Tim, latências ficaram melhores de acordo com meu irmão (que joga mais essas coisas), mas não sei dizer quanto.

vc é acionista da OI por acaso? voce tem informações de dentro da operadora? Se ninguém sabe oque vai acontecer, serão incertezas e dor de cabeça para os clientes se não está parecendo acionista da OI.. entendo que a debanada de clientes da OI ira pegar em cheio essa massa.
Minha internet premium Vivo vai bem obrigado.
E você por acaso é vendedor da Vivo? Ou tem acesso ao BGP deles pra arrumar essa bomba de perfil ai? Deus me livre comprar as ações de qualquer telecom. Principalmente a Vivo, maior mão de vaca em pagar dividendos. Você finge não ver o óbvio, prefere acreditar na sua bolha que quando a Oi falir, vai levar todo mundo junto e que serviços públicos e milhões de clientes vão ficar de mãos abanando.
E minha internet “da falida” Oi está muito bem obrigado

Quem vê a galera brigando por serviço de internet pensa que a gente mora num país do tamanho de Mônaco ou de Luxemburgo, e que o serviço é linear e que a minha experiência é igual à de todo mundo.
Gente, isso é IMPOSSÍVEL!
As grandes distâncias que separam o local que cada um aqui mora já tornam o serviço diferente. Não existe operadora que seja ruim ou boa em todos os lugares.
E vamos começar a agir como gente adulta. É triste frequentar um lugar cheio de gente com barba na cara (muitas vezes barba branca) agindo como adolescente de 14 anos.

G6djTW1.png

Voltou agora pouco, depois de quase 14h fora.

Users who are viewing this thread

Voltar