[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

é, aí é mais complicado.... mas se vc der uma pesquisa por aí, 450-550 mbps é uma velocidade excelente no wifi 5 (encostado no access point).... no wifi 6 com clientes 2x2 mu-mimo (praticamente tdos os devices com wifi 6 são 2x2) e canal em 80/160mhz, uma excelente/boa velocidade real fica entre uns 600-800 mbps (tbm encostado no access point)....
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Por fim, é importante sabermos mais algumas informações para descartarmos algumas hipóteses:
  1. Tem copia dos testes de velocidade? Horários, servidores...
  2. Celular ou computador que foram usados no teste, são modelos recentes? Pergunto pq celulares/PCs mais antigos (especialmente celulares) podem ter um wifi mais antigo (e mais lento), e dependendo da idade do PC, mesmo com porta gigabit pode não conseguir atingir a velocidade (peco que não se ofenda com estas perguntas, mas acredite, isso de PC ser mais antigo e não atingir a velocidade já ocorreu aqui no adrenaline)

eu duvido q o notebook do tecnico da vivo tenha wifi 6.....hehehehehe.... se for igual o padrão q já veio aqui em casa.... uma vez (faz 1 ano mais ou menos) veio um com um note q nem porta gigabit tinha

Pessoal, se eu contar pra vocês o que está acontecendo no meu condomínio….. Instalei a Vivo de 700mb para ficar de backup (tenho Tim 2G) e o que acontece é o seguinte, vieram instalar e constava livre uma única vaga na caixa do meu prédio, pois bem, o técnico foi verificando fibra por fibra para saber qual estava desconectada para se tornar a minha, enfim, instalada com sucesso e muito facilitada por mim pois já havia passado inclusive o guia para dentro de casa.

O PROBLEMA: Num primeiro momento algum vizinho teve um problema e o técnico da vivo que veio tirou a minha fibra e para piorar quebrou ela.
Vieram e acertaram a minha fibra, tiveram que reposicionar a caixa.

Mim segundo momento, na sexta vieram instalar uma fibra vivo para outro vizinho e adivinhem…..soltaram minha fibra e colocaram a nova do vizinho, meu cabo está lá soltinho.

Hoje veio um técnico a pedido do supervisor e fez um relatório do que está acontecendo. Disse ele que terão que desconectar a última fibra instalada e conectar a minha e terão que trazer outro link da rua para uma nova caixa, não tem outra solução.

O problema é esse, ficam desligando as outras fibras e ligando novas.

Pessoal, se eu contar pra vocês o que está acontecendo no meu condomínio….. Instalei a Vivo de 700mb para ficar de backup (tenho Tim 2G) e o que acontece é o seguinte, vieram instalar e constava livre uma única vaga na caixa do meu prédio, pois bem, o técnico foi verificando fibra por fibra para saber qual estava desconectada para se tornar a minha, enfim, instalada com sucesso e muito facilitada por mim pois já havia passado inclusive o guia para dentro de casa.

O PROBLEMA: Num primeiro momento algum vizinho teve um problema e o técnico da vivo que veio tirou a minha fibra e para piorar quebrou ela.

Mim segundo momento, na sexta vieram instalar uma fibra vivo para outro vizinho e adivinhem…..soltaram minha fibra e colocaram a nova do vizinho, meu cabo está lá soltinho.

Hoje veio um técnico a pedido do supervisor e fez um relatório do que está acontecendo. Disse ele que terão que desconectar a última fibra instalada e conectar a minha e terão que trazer outro link da rua para uma nova caixa, não tem outra solução.

Continua nisso, uma hora o outro cliente cancela kkk

Em geral, o alívio (instalação de nova caixa dentro do predio) é algo demorado... Pode demorar meses...

Arriscaria dizer que talvez tenha alguma outra porta vazia no prédio, mas não sabem qual, pq normalmente quando esgota as portas, o sistema bloqueia novas vendas, mas por vezes pode ocorrer esse tipo de coisa (vender sem disponibilidade de portas).

O que pode ser feito para evitar que quebrem tua fibra de novo, é caso o prédio tenha porteiro, barrar a entrada de técnicos da vivo para bovas instalações, ou tentar perguntar para todos os moradores do prédio quem tem Vivo (pra saber se realmente está lotado)... Outra forma, se tu souber quem é o síndico, o síndico for teu amigo e for meio autoritário, é instalar cadeado na caixa de fios do prédio...

Relata tudo isso no consumidor.gov.br ja pede desconto por essa bagunça dos técnicos ja deixa eles alertas ai sobre oque está acontecendo no seu local.
Com certeza vão dar uma importância maior ao seu caso e vetar as vendas para o seu condominio
Oque o @YO! recomendou também é valido.

Esse ultimo firmware .42 do Mitra N1 estragou a HGU. No wifi não pega mais de 400Mb/s e pegava fácil 600Mb/s e com o bloqueio do menu advanced, não tem como saber a configuração dos canais e potência dos 5GHZ e desmembrar os canais 2,4 e 5GHZ.

Software Version:BR_g7.9_1.11(WVK.0)b42

Certo. O que achei estranho foi a velocidade nao ter atingido nem no cabo...

Presumo que vc esteja testando perto da ONT, então era para atingir no mínimo 500mb no wifi mesmo na ONT convencional. No cabo também não está chegando a velocidade, correto?
Como o problema da velocidade é em dispositivos diferentes, já foi feita troca de HGU inclusive, ao meu ver sobram 3 possibilidades:
  1. Rede Saturada: Tentou fazer teste em outro horário (manhã, noite, madrugada)? Pergunto para descartar problema de saturação. Se for saturação, acho só resolve se o técnico abrir chamado interno, e é algo difícil e demorado de resolver...
  2. Erro de perfil: Se a velocidade no cabo estiver seguindo um padrão repetitivo (por exemplo 480/94 ou outro diferente da conexão), pode ser perfil errado. Como vc disse que chegou a 550mb, pode ser que esteja em um perfil de 600mb sem overhead (raro, mas não impossível). Nesta hipótese o técnico tem que ligar para o CO e pedir para dar carga, dizer que o perfil está errado.
  3. Rede externa zoada ou rede zoada na localidade: Verifique os sinais, veja se não esta muito baixo. Veja se algum vizinho que tenha vivo esta com os mesmos problemas. Peça para o técnico ver se há relato de problema na sua região.
Por fim, é importante sabermos mais algumas informações para descartarmos algumas hipóteses:
  1. Tem copia dos testes de velocidade? Horários, servidores...
  2. Celular ou computador que foram usados no teste, são modelos recentes? Pergunto pq celulares/PCs mais antigos (especialmente celulares) podem ter um wifi mais antigo (e mais lento), e dependendo da idade do PC, mesmo com porta gigabit pode não conseguir atingir a velocidade (peco que não se ofenda com estas perguntas, mas acredite, isso de PC ser mais antigo e não atingir a velocidade já ocorreu aqui no adrenaline)

Sim, testamos tudo perto do HGU, trocamos os cabos do meu notebook e nem adiantou

1. Eu ja tinha feito testes em horarios alternados antes da troca e sempre dava abaixo do esperado
  2. Não segue, fica muito variado. Hora bate 630MB/320MB e hora bate 170MB/150MB, depois bate 200 e pouco e 310MB de UP e fica nessa oscilação em todos os servidores testados
  3. O sinal tá OK, a fibra foi trocada tem menos de 2 meses

1. Sim, deixo salvo no speedtest
  2. O meu celular é de 2019, não é tão velho e nem tão novo. O meur é um Pocophone F1, do técnico era um Redmi, só não sei o modelo. Meu note é um Acer de 2013, esse sim é velho, porém funciona bem e sempre atingia a velocidade de 300MB antes da mudança. O técnico vai trazer o da Vivo pra testar, ele disse q o note deles também é velho e surrado só q funciona bem

Não lembro quem perguntou, mas o note da Vivo não tem wifi 6. Vamos testar apenas pelo cabo kkk

Sim, testamos tudo perto do HGU, trocamos os cabos do meu notebook e nem adiantou

1. Eu ja tinha feito testes em horarios alternados antes da troca e sempre dava abaixo do esperado
  2. Não segue, fica muito variado. Hora bate 630MB/320MB e hora bate 170MB/150MB, depois bate 200 e pouco e 310MB de UP e fica nessa oscilação em todos os servidores testados
  3. O sinal tá OK, a fibra foi trocada tem menos de 2 meses

1. Sim, deixo salvo no speedtest
  2. O meu celular é de 2019, não é tão velho e nem tão novo. O meur é um Pocophone F1, do técnico era um Redmi, só não sei o modelo. Meu note é um Acer de 2013, esse sim é velho, porém funciona bem e sempre atingia a velocidade de 300MB antes da mudança. O técnico vai trazer o da Vivo pra testar, ele disse q o note deles também é velho e surrado só q funciona bem

Não lembro quem perguntou, mas o note da Vivo não tem wifi 6. Vamos testar apenas pelo cabo kkk
Bom, neste caso fica meio que uma incógnita.

Como o problema não é perfil (pois não tem padrao), não é equipamento (pois o problema ocorreu em todos os equipamentos, inclusive o do técnico), não é o sinal, como a oscilação é constante e ocorre também no cabo, tudo parece indicar algum caso de saturação grave na sua região (a outra hipótese seria algum problema na sua cidade, algum link ter caído e a operadora estar usando redundância, mas se isso tivesse ocorrido, possivelmente o técnico saberia).

Se realmente for rede saturada, é complexo de resolver (na última milha são 2488mb para 64 assinantes, eles teriam que dividir), e se resolver, vai demorar. Aconselho a vc conversar com o técnico, levar a hipotese de saturacao na rede e sugerir que ele possa escalar para algum setor superior, se não resolver entra com ANATEL/PROCON/consumidor gov

O que é muito ruim na Vivo é esse completo atraso deles em ter sistemas e processos do século 21 que consigam resolver problemas relativamente simples. Até hoje tem essa história dos caras não conseguirem mapear em tempo real como estão as portas, problemas de perfil em que tem que mandar um técnico até a casa do cliente para resolver etc.
Voltando no tempo parece que esses problemas na verdade nunca foram resolvidos. Me lembro quando eu tinha o Speedy ADSL de 256 kbps e deu um problema de velocidade, mandaram o técnico em casa e ele perdeu o dia inteiro para resolver, porque teve que ir pessoalmente até a central local para resolver um problema de perfil na porta...

Pessoal,

Como vocês estão acessando o menu de configuração avançada dentro do roteador da VIVO? Antes era possível acessar pelo http://192.168.15.1/padrao
Hoje eu não consigo, atualizaram e essa opção foi removida.

Qual a versão da hgu de vcs
A minha é está e gostaria de saber se é a última firmware
Modelo :GPT-2741GNAC-N1
Versão do Software:BR_g7.9_1.11(WVK.0)b42

Pessoal,

Como vocês estão acessando o menu de configuração avançada dentro do roteador da VIVO? Antes era possível acessar pelo http://192.168.15.1/padrao
Hoje eu não consigo, atualizaram e essa opção foi removida.
Método 1:

1. Desliga a HGU e tira o cabo da fibra
2. Reseta a HGU para o Padrão de Fábrica
3. Quando tiver acesso novamente a HGU e, ainda sem conectar o cabo da fibra, faça todas as alterações que desejar via página avançada (/padrao), como era feito antes da atualização que bloqueou o acesso
4. Salve as mudanças e desligue a HGU
5. Conecte a fibra. Ao conectar, o acesso (/padrão) será novamente bloqueado. De modo que, toda vez que precisar verificar algo ou alterar parâmetros via (/padrao), será preciso refazer os passos acima novamente

Método 2:

Acessar via ssh. Volte umas páginas do tópico que você encontrará todas as informações necessárias.

Qual a versão da hgu de vcs
A minha é está e gostaria de saber se é a última firmware
Modelo :GPT-2741GNAC-N1
Versão do Software:BR_g7.9_1.11(WVK.0)b42
MitraN1 com a mesma versão FW que sua HGU. Até onde sei, essa é a versão mais recente

Pessoal, sabem dizer como está o serviço da fibra no RJ? Moro na Penha Circular, no site aparentemente dá a opção de compra, mas não sei se realmente lá tem o serviço disponível. Fora isso, como é o suporte? Se tem muita interrupção, etc. etc.... eu ainda estou no modo VDSL de outra operadora e recentemente fiquei 2 dias sem internet e não recebi nenhum suporte, sendo que o serviço reestabeleceu-se "sozinho".

Método 1:

1. Desliga a HGU e tira o cabo da fibra
2. Reseta a HGU para o Padrão de Fábrica
3. Quando tiver acesso novamente a HGU e, ainda sem conectar o cabo da fibra, faça todas as alterações que desejar via página avançada (/padrao), como era feito antes da atualização que bloqueou o acesso
4. Salve as mudanças e desligue a HGU
5. Conecte a fibra. Ao conectar, o acesso (/padrão) será novamente bloqueado. De modo que, toda vez que precisar verificar algo ou alterar parâmetros via (/padrao), será preciso refazer os passos acima novamente

Método 2:

Acessar via ssh. Volte umas páginas do tópico que você encontrará todas as informações necessárias.

MitraN1 com a mesma versão FW que sua HGU. Até onde sei, essa é a versão mais recente
Mas com está versão consegui acessar ou a hgu tá bloqueada pra modo avançado

Pessoal, sabem dizer como está o serviço da fibra no RJ? Moro na Penha Circular, no site aparentemente dá a opção de compra, mas não sei se realmente lá tem o serviço disponível. Fora isso, como é o suporte? Se tem muita interrupção, etc. etc.... eu ainda estou no modo VDSL de outra operadora e recentemente fiquei 2 dias sem internet e não recebi nenhum suporte, sendo que o serviço reestabeleceu-se "sozinho".
Solicita o serviços por 7 dias e faça seus testes. Se não gostar pode cancelar sem pagar multa

Bom, o processo de compra na Vivo funciona assim, você faz o pedido via site, telefone ou loja e o sistema vai consultar a disponibilidade. Mas isso ainda não garante sucesso, pois pode ser que você more em uma rua grande, que tenha disponibilidade de porta mas não perto de você, mas ainda assim a Vivo instala em uma distância de 500 metros, o que é muita coisa, então a chance de sucesso na instalação é alta, é que a Vivo vende muito, o apelo da marca é grande.
Você pode testar a Vivo na seguinte regra, contratou no site ou telefone? Tem 7 dias para testar e desistir do produto. Contratou na loja? Tem apenas 1 dia para testar e desistir do produto.
Mas dificilmente dá problema, a Vivo tem o know how de como fazer uma boa rede na fibra, você controla tudo pelo app, tudo mesmo, fatura, contrata e cancela serviços, chama suporte, acessa os muitos benefícios que a Vivo dá por ser cliente dela. Eu não tenho nada a reclamar atualmente, a não ser o preço de 600 Mega que poderia baixar para 120 reais. Tecnicamente nada a reclamar, mas cada cliente tem a sua própria experiência, mas eu recomendo pra qualquer pessoa, de 0 a 10, a nota da Vivo hoje pra mim é 10.

Bom, trocamos o HGU normal pelo novo Askey com wifi 6. A velocidade tá batendo os 600 com ele, só q nos meus equipamentos as vezes chega e as vezes não

Testei até em outro notebook q temos em casa, com wifi 5ghz, rede gigabit e ficou oscilando também. No wifi deu até menos q o meu, e olha q estava conectado na rede de 5ghz. Enfim, agora minha saga acabou e to com o equipamento mais novo q eles tem, infelizmente não tinha o Mitra com wifi 6 aqui e se caso esse Askey resolva dar problema ja comunico o suporte. Agora me veio uma outra coisa, vamos lá

Esse HGU a rede é unificada né? Pois bem, fuçando aqui num app q tenho no meu querido Windows 10 Mobile (sim ele vive ainda kkk) descobri uma rede OCULTA que tem as mesmas características da minha rede 5Ghz. Creio q o HGU tenha rede 2.4Ghz e 5Ghz separados e q a VIVO desabilitou por puro esporte, olhem no print

A minha rede 5Ghz e a rede oculta estão com a mesma intensidade e a mesma configuração, achei intrigante...

wp-ss-20240409-0001.png

wp-ss-20240409-0002.png

Última edição:
Bom, trocamos o HGU normal pelo novo Askey com wifi 6. A velocidade tá batendo os 600 com ele, só q nos meus equipamentos as vezes chega e as vezes não

Testei até em outro notebook q temos em casa, com wifi 5ghz, rede gigabit e ficou oscilando também. No wifi deu até menos q o meu, e olha q estava conectado na rede de 5ghz. Enfim, agora minha saga acabou e to com o equipamento mais novo q eles tem, infelizmente não tinha o Mitra com wifi 6 aqui e se caso esse Askey resolva dar problema ja comunico o suporte. Agora me veio uma outra coisa, vamos lá

Esse HGU a rede é unificada né? Pois bem, fuçando aqui num app q tenho no meu querido Windows 10 Mobile (sim ele vive ainda kkk) descobri uma rede OCULTA que tem as mesmas características da minha rede 5Ghz. Creio q o HGU tenha rede 2.4Ghz e 5Ghz separados e q a VIVO desabilitou por puro esporte, olhem no print

A minha rede 5Ghz e a rede oculta estão com a mesma intensidade e a mesma configuração, achei intrigante...

wp-ss-20240409-0001.png

wp-ss-20240409-0002.png

Aqui provavelmente é problema de perfil no CO, perfil 500/250 não chega nos 500 Mb/s no cabo, fica em 490 Mb/s e sem nenhum overhead. Isso já aconteceu quando eu peguei a degustação de 600 Mb/s.
E pra ajudar a extensão da Vivo (aquele redondinho) só está pegando 250 Mb/s no cabo e sim quando eu tinha o perfil de 600 Mb/s funcionava nessa velocidade.

Vou pedir a troca da HGU e refazer o perfil pra ver se volta ao normal.

Em geral, o alívio (instalação de nova caixa dentro do predio) é algo demorado... Pode demorar meses...

Arriscaria dizer que talvez tenha alguma outra porta vazia no prédio, mas não sabem qual, pq normalmente quando esgota as portas, o sistema bloqueia novas vendas, mas por vezes pode ocorrer esse tipo de coisa (vender sem disponibilidade de portas).

O que pode ser feito para evitar que quebrem tua fibra de novo, é caso o prédio tenha porteiro, barrar a entrada de técnicos da vivo para bovas instalações, ou tentar perguntar para todos os moradores do prédio quem tem Vivo (pra saber se realmente está lotado)... Outra forma, se tu souber quem é o síndico, o síndico for teu amigo e for meio autoritário, é instalar cadeado na caixa de fios do prédio...
Pq que a vivo usa essas caixinhas minúsculas?

Já vi um monte de condominio grande com 1 só dessa caixinha da vivo, toda cheia. Nem os locais colocam um negócio tão pequeno assim.

Aqui no meu serviço tem vivo, resetei o modem e voltou a funcionar o /padrão, plugado na fibra, só não sei quanto tempo vai durar, até mandei um save do ipv6 desativado que eu tinha, subiu e não perdeu acesso.

Users who are viewing this thread

• Voltar