[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Nenhum problema aqui com novo hgu e modo bridge

cTrLn8H.png

ffOd0iF.png

QuadDNS sempre da pau, eu usava como monitoramento pro Failover, tive que tirar
Tive problemas também com o Quad9. Por um tempo usei o NextDNS, mas o mesmo era muito lento (*) em diversos casos. Atualmente estou usando o CloudFlare com bloqueio de malware (Cloudflare for Families) junto com o AdGuardHome (faço override de TTL para maximizar o uso do cache local de DNS).

(*) Notem que o ping não é o único fator no desempenho do DNS. O que conta também é o tempo que o mesmo demora para resolver o FQDN. Não adianta nada ter um ping de 1 ms para o DNS, se o mesmo demora 500ms para dar a resposta. Para testar isso dá para usar o comando dig, exemplos abaixo. Notem que esses tempos podem variar em função do TTL e do cache. Notei que o Cloudflare faz um uso de cache mais agressivo.

Código:
opi5:~$ dig forum.adrenaline.com.br @8.8.8.8 | grep time
;; Query time: 43 msec
opi5:~$ dig forum.adrenaline.com.br @1.1.1.1 | grep time
;; Query time: 6 msec
opi5:~$ dig forum.adrenaline.com.br @9.9.9.9 | grep time
;; Query time: 520 msec

Peguei promoção em Agosto Amazon Prime 1 ano pela Vivo.
Queria contratar 600Mbps por R$ 100 que já vem com 1 ano de Prime.
Alguém sabe o que acontece nesse caso? É adicionado mais 1 ano?

Peguei promoção em Agosto Amazon Prime 1 ano pela Vivo.
Queria contratar 600Mbps por R$ 100 que já vem com 1 ano de Prime.
Alguém sabe o que acontece nesse caso? É adicionado mais 1 ano?
Vai cancelar 1 e priorizar a fidelidade novamente
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Nenhum problema aqui com novo hgu e modo bridge

cTrLn8H.png

ffOd0iF.png
Acessou normal a hgu ou teve que fazer algum macete aqui do fórum?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ou no app para cidades aleatórias

Lá em cima vc tinha falado GPT-2731GN2A4P mas certamente devem ser parentes bem próximos.

Pois é, talvez seja algo mais generalizado ou mesmo bug mas é no mínimo curioso.
Ah verdade, eu bati o olho no software e ignorei o resto, realmente deve ser bem próximo mesmo.
hRuSgss.png

Eu tenho certeza que isso começou a acontecer de uns tempos pra cá, eu teria reparado nos testes que eu faço de vez em quando, ainda mais na época que instalou aqui que eu cheguei a testar bem mais.
Realmente curioso mesmo. Vou ver que que dá trocando pelo HGU com wifi6.

Gente primeiro sim, eu sei que não seria bem aqui o local pra perguntar e na real deveria abrir um tópico, mas com ctz ele ia pro limbo.

Seguinte, eu trampo de home e uso uma VPN do trabalho pra me conectar no servidor deles pra subir e descer arquivos. Neste caso recomendam usar o Tunnelblick para Mac e me enviaram o arquivo de conexão e talz.
Do final do ano pra ca comecei a perceber uma certa lentidão nisso, ele começa a subir ou baixar arquivo e do nada para, fica vários segundos parado e volta. Até ai ok, só demora um pouco mais, eu informei o rapaz do Ti (dono da empresa alias) e ele disse que por lá ta tudo ok. Um pessoal já reclamou de lentidão igual a minha mas ninguém teve problema com as quedas. Entretanto no interior eu uso uma provedora meio que regional chamada 4iNet (Sorocaba, Mairinque e etc)... e lá nesse momento que o servidor da essa pausa, ele simplesmente desconecta e interrompe a transferencia! Detalhe que o VPN não cai. Eu dei uma olhada se não era algum firewall, abri portas, habilitei UPnP tanto no modem quanto nos meus roteadores mesh, conectei direto no roteador da empresa e nada! E é algo muito aleatório, tem hora que ele carregava de boa 1gb por exemplo... ai do nada ele trava com 32mb... outras vezes com 200mb... outras vezes nem chega a começar e cai.

Alguma dica do que posso olhar lá?

Tive problemas também com o Quad9. Por um tempo usei o NextDNS, mas o mesmo era muito lento (*) em diversos casos. Atualmente estou usando o CloudFlare com bloqueio de malware (Cloudflare for Families) junto com o AdGuardHome (faço override de TTL para maximizar o uso do cache local de DNS).

(*) Notem que o ping não é o único fator no desempenho do DNS. O que conta também é o tempo que o mesmo demora para resolver o FQDN. Não adianta nada ter um ping de 1 ms para o DNS, se o mesmo demora 500ms para dar a resposta. Para testar isso dá para usar o comando dig, exemplos abaixo. Notem que esses tempos podem variar em função do TTL e do cache. Notei que o Cloudflare faz um uso de cache mais agressivo.

Código:
opi5:~$ dig forum.adrenaline.com.br @8.8.8.8 | grep time
;; Query time: 43 msec
opi5:~$ dig forum.adrenaline.com.br @1.1.1.1 | grep time
;; Query time: 6 msec
opi5:~$ dig forum.adrenaline.com.br @9.9.9.9 | grep time
;; Query time: 520 msec
usando a claro fibra

Código:
Measure-Command { Resolve-DnsName forum.adrenaline.com.br -Server 8.8.8.8 }

Days              : 0
Hours             : 0
Minutes           : 0
Seconds           : 0
Milliseconds      : 86
Ticks             : 863126
TotalDays         : 9,98988425925926E-07
TotalHours        : 2,39757222222222E-05
TotalMinutes      : 0,00143854333333333
TotalSeconds      : 0,0863126
TotalMilliseconds : 86,3126

Ligou ou no app? Esperou terminar ou antes de completar 1 ano?
Conta aí os detalhes, por favor.

Pra mim no app só tem disponível um plano de 700mb por R$149
Bom dia,
Eu liguei para lá e fui direto na opção de cancelamento e perguntei para o atendente se ele conseguiria um desconto melhor, ele verificou no sistema e para ele aparecia a opção de renovação pelo mesmo valor que pagava na época 300MB por R$ 49,90, depois quando surgiu o plano 600MB + Amazon Prime por R$ 100,00, esse upgrade eu fiz pelo App. Agora eu pago R$ 80,00 pois eu liguei no setor de cancelamento e consegui baixar R$ 20,00 na internet e R$ 100,00 na TV. A TV de R$ 290,00 ficou por R$ 190,00 Vivo Play TV Completo com 1 ponto principal mais 3 pontos adicionais e a Internet 600MB por R$ 80,00, totalizando o valor de R$ 270,00.​

Última edição:
Fiz o cadastro pr

Será que tá valendo ainda? Fiz o pedido e nenhuma resposta nem email, whats ligação nada.
eu vi que no app apareceu a promoção de novo, da uma olhada lá

Quando contrata pelo app ou site demora para eles entrar em contato? Acabei fazendo 2 pedidos um pelo app e outro pelo site será que dá problema?

Quando contrata pelo app ou site demora para eles entrar em contato? Acabei fazendo 2 pedidos um pelo app e outro pelo site será que dá problema?
Quando migrei não recebi contato de nenhum humano, após algumas horas vem as confirmações por e-mail mas não demora muito não.

Só que nem sempre funciona pra todo mundo, seja por situações como a sua, seja por colocar informações erradas no pedido ou mesmo indisponibilidade/problema sistêmico.

EDIT: Não tinha entendido que era um contrato novo, provavelmente vão vir alguns e-mails e logo alguém deve entrar em contato, eu esperaria ao menos 1-2 dias (úteis) antes de me preocupar.

Chegou a agendar data de instalação no pedido? Lembro que quando contratei a instalação em si foi uma novela de datas furadas que durou quase uma semana, mas isso já faz muito anos.

Quando migrei não recebi contato de nenhum humano, após algumas horas vem as confirmações por e-mail mas não demora muito não.

Só que nem sempre funciona pra todo mundo, seja por situações como a sua, seja por colocar informações erradas no pedido ou mesmo indisponibilidade.
Isso é vdd, foi meu caso, tentei duas vezes em dias diferentes, nada, nem email nem contato. Na terceira, uns 4 dias depois, recebi um email cofirmando, mas, não mudou, foi ai que comecei a ligar lá e abrir vários chamados com base nesse email de confirmação, até que deu certo. Cansativo, mas deu certo.

Galera, colocando HGU em modo router, DNS tá vivo tá um lixo para vocês também? Ao acaso fiz isso e basicamente não abre as páginas, voltando pra bridge e espetando no roteador fica tudo normal. SP/Capital.

Galera, colocando HGU em modo router, DNS tá vivo tá um lixo para vocês também? Ao acaso fiz isso e basicamente não abre as páginas, voltando pra bridge e espetando no roteador fica tudo normal. SP/Capital.
v4 ou v6? Eles entregam endereços diferentes conforme a região, talvez seja algo localizado.

Apesar de usar o HGU em bridge meus 'primários' são da VIVO praticamente desde sempre e não lembro quando foi a última vez que tive problemas relacionados, mas estou no PR.

Depois de tudo que relatei aqui sobre a VIVO, resolvi fazer uma reclamação da ANATEL pelo descaso total com o cliente.

Depois de ter aberto a reclamação, vieram com um textão dizendo que eu teria que usar outro router (o que já uso) e que a VIVO não se responsabiliza por rotas internacionais. Detalhe, falaram isso porque reclamei de jogos como CS (que o server é em São Paulo), FIFA que tem um espelho em São Paulo, tanto que o ping é de 6ms a 12ms. E, dos testes de rota que eu postei que tinha 99% de LOSS em 2 Data Centers da própria VIVO em cima do Google que está dentro da VIVO. A cara de pau é tão grande, que não tem vergonha.

O mais engraçado é que depois que reclamei, tudo piorou. TUDO.

Começando quando se troca de IP. Antes eu trocava a faixa de IP facilmente e em 2 segundos. Agora, pra mudar a faixa de IP demora uns 30 minutos a 1 hora de tentativa e para se conectar (o que era 2s) está demorando mais de 30 segundos.

Nos jogos piorou demais. No CS por exemplo, até os adversários e o pessoal do meu time nem me xinga mais, pois estão vendo o que acontece. De, tiros passando por dentro do adversário com a mira 100% certa, as vezes a mira fica MUITO longe do adversário e mesmo assim eu consigo matar depois de 2 pentes, teleports mesmo com 4ms entre outras coisas.

No FC25 está totalmente INJOGÁVEL. Parece que o jogo que está rodando pra mim é totalmente diferente do adversário. Meus jogadores continuam não correndo, demorando 2 segundos para conseguir controlar depois de ter a posse de bola e agora tem muita coisa a mais que não acontecia.

Quando eu movo o jogador que está com a bola, parece que não sou eu quem está controlando, os movimentos não tem nada a ver com o que estou fazendo. Quando o jogador pega na bola, ele vira um zumbi, continua andando com a bola como se o controle estivesse desligado. Vários teleportes de jogadores meus e dos adversários. Meus jogadores batem em paredes invisíveis (provavelmente em adversários mas que pra mim não aparece) sem falar no delay que era de 2s até 5s , agora está de 5s até 8s.

Se o adversário liga a pressão, a tela trava (congela), o delay e lag aumenta. Quando isso acontece as vezes volta com jogo desync ou as vezes vem em speed lag com 800ms.

Em sites como Twitter, Youtube entre outros... as vezes não aguenta 1080p, tenho que colocar em 720p ou até menos. Se eu deixar em automático, fica caindo para 144p. As vezes sites como Google, Whatsapp entre outros, diz que está sem internet. Para entrar tenho que dar uns 20 F5. Em testes de IPv6 as vezes ele desconecta do nada e demora uns minutos para voltar.

Essa é a pior empresa que já vi. É um descaso total. Não querem configurar a conexão, não mostraram dados de performance, apenas escreveram um textão sem sentindo algum. Ao contrário das provas que mandei.

Se alguém pensar em instalar essa porcaria, pensem 2 vezes antes de fazer essa cagada. Pois quando instalam pode até funcionar de boa, pode ter até lugar que funciona bem, mas quando for precisar do suporte, não terá.

A questão toda desse tipo de situação de problemas com rotas, latência alta e derivados, é que quem te atende tem um script pré-definido de palavras-chave que bloqueiam qualquer ação por parte da empresa e faz com que enviem um email padrão sobre aquela ou aquelas palavra (s), tipo: rota, latência, ms, internacional...

Praticamente nenhum técnico em nenhuma empresa de telefonia do Brasil, sabe o que isso significa também. Todos esses que nós enviam para "resolver" os problemas de conexão.

Esse tipo de problema só é resolvido por um Gerente de Redes (se é que esse cargo existe) ou um Engenheiro de redes/Telecomunicação.

O modo como as redes são construídas, é para simplesmente funcionar para a grande maioria das pessoas, para os serviços mais basicos (triviais?).
Quando passa dessa linha mediana, o trabalho para resolver depende totalmente da boa vontade dos atendentes que não sabem o que isso significa e representa, inclusive da Ouvidoria ou Anatel. Somente com sorte, conseguindo a atenção de alguém com um senso de responsabilidade e vontade, você consegue que essa pessoa escale isso para alguém com conhecimento técnico e que seguramente vai ter que falar com um (provavelmente dois superiores) para que seu problema tenha a atenção devida e que seja tratado e possivelmente reparado.

Esse tipo de problema de latência/rota já me aconteceu antes e em duas ocasiões (pelo que lembro, ambas com Speedy), um Gerente ou Engenheiro me ligou para falar comigo e com pouca conversa ele já identificou o problema e nos casos dois casos, foram resolvidos.
Era algo não trivial, mas que era possível na época.
Hoje em dia, com a qualidade do atendimento que todas as empresas oferecem, as chances de resolver esse tipo de problema ficam próximas de nula para um cliente residencial. Mesmo que tenha o maior plano.

Quem consegue resultados provavelmente bastante rápidos (se estiver no alcance da empresa de tele que você utiliza e não de um terceiro), são clientes empresariais, com conexão dedicada. De basicos 100 Mbps até o infinito.

Infelizmente é assim. É algo que eu nem comento com suporte algum, se eu estiver tendo esse problema, pois a quantidade de energia que terei de usar para conseguir que alguém sequer tente entender o que significa, não vale a pena.

Bom dia,
Eu liguei para lá e fui direto na opção de cancelamento e perguntei para o atendente se ele conseguiria um desconto melhor, ele verificou no sistema e para ele aparecia a opção de renovação pelo mesmo valor que pagava na época 300MB por R$ 49,90, depois quando surgiu o plano 600MB + Amazon Prime por R$ 100,00, esse upgrade eu fiz pelo App. Agora eu pago R$ 80,00 pois eu liguei no setor de cancelamento e consegui baixar R$ 20,00 na internet e R$ 100,00 na TV. A TV de R$ 290,00 ficou por R$ 190,00 Vivo Play TV Completo com 1 ponto principal mais 3 pontos adicionais e a Internet 600MB por R$ 80,00, totalizando o valor de R$ 270,00.​
Excelente valor, parabéns!

Vou tentar isso semana que vem, muito obrigado!

A questão toda desse tipo de situação de problemas com rotas, latência alta e derivados, é que quem te atende tem um script pré-definido de palavras-chave que bloqueiam qualquer ação por parte da empresa e faz com que enviem um email padrão sobre aquela ou aquelas palavra (s), tipo: rota, latência, ms, internacional...

Praticamente nenhum técnico em nenhuma empresa de telefonia do Brasil, sabe o que isso significa também. Todos esses que nós enviam para "resolver" os problemas de conexão.

Esse tipo de problema só é resolvido por um Gerente de Redes (se é que esse cargo existe) ou um Engenheiro de redes/Telecomunicação.

O modo como as redes são construídas, é para simplesmente funcionar para a grande maioria das pessoas, para os serviços mais basicos (triviais?).
Quando passa dessa linha mediana, o trabalho para resolver depende totalmente da boa vontade dos atendentes que não sabem o que isso significa e representa, inclusive da Ouvidoria ou Anatel. Somente com sorte, conseguindo a atenção de alguém com um senso de responsabilidade e vontade, você consegue que essa pessoa escale isso para alguém com conhecimento técnico e que seguramente vai ter que falar com um (provavelmente dois superiores) para que seu problema tenha a atenção devida e que seja tratado e possivelmente reparado.

Esse tipo de problema de latência/rota já me aconteceu antes e em duas ocasiões (pelo que lembro, ambas com Speedy), um Gerente ou Engenheiro me ligou para falar comigo e com pouca conversa ele já identificou o problema e nos casos dois casos, foram resolvidos.
Era algo não trivial, mas que era possível na época.
Hoje em dia, com a qualidade do atendimento que todas as empresas oferecem, as chances de resolver esse tipo de problema ficam próximas de nula para um cliente residencial. Mesmo que tenha o maior plano.

Quem consegue resultados provavelmente bastante rápidos (se estiver no alcance da empresa de tele que você utiliza e não de um terceiro), são clientes empresariais, com conexão dedicada. De basicos 100 Mbps até o infinito.

Infelizmente é assim. É algo que eu nem comento com suporte algum, se eu estiver tendo esse problema, pois a quantidade de energia que terei de usar para conseguir que alguém sequer tente entender o que significa, não vale a pena.

Sim, na época da Speedy eu falava direto com a TI. Não só a Speedy mas na NET Virtua também.

Os caras entendiam tudo que você falava e reconfigurava o perfil. Analisava se tinha sido desconfigurado ou mudava de acordo com que eu queria no momento. Não demora muito e o problema era resolvido. Na NET Virtua era ainda mais rápido do que na época da Telefônica.

Lembro também que um colega meu entrou para o time da Speedy e ele manjava bem da parte de rede. Ele era instalador de rua e residência e sabia sobre os termos e problemas de uma conexão. Hoje deu pra ver que no suporte via telefone/e-mail ninguém sabe do que você está falando realmente. Mas, técnico de rua deveria saber ao menos o básico e não sabem. De 10 técnicos que vem aqui, 1 apenas sabe de alguma coisa, o resto nem faz ideia. A real é que essa galera só sabe ligar um modem na tomada e o cabo de rede no PC, se fugir disso o cara fica perdido. Se eu for comentar de suporte via telefone então... melhor deixar pra lá.

Eu acho que atualmente internet é algo totalmente na sorte. Se acontecer um problema já era, não tem mais jeito. Eu nem vou responder esse e-mail para a ANATEL. Só estou esperando a TIM ou a Oi (mesmo sabendo dos problemas por aí) posso dar uma chance pois com certeza será melhor que a Vivo, pois se até um celular 3G de anos atrás é melhor.

concordo plenamente, mas levando em consideração o preço ae da desktop te digo por experiencia, não da nem para comparar, qualidade totalmente diferente, desktop não chega a ser concorrente da vivo jamais.
em um concorrente aqui mais realista na minha região também afirmo claro é boa igual a vivo, abaixo um comparativo preços

Claro Fibra = R$ 199,90

Citta telecom 1Gbps = R$ 179,90

Algar 1Gbps = R$ 150,00

Tim live 1Gbps = R$ 139,99

as regionais desktop, verion, entre outras eu não digo pois só o fato de usar CGNAT para mim já é um problema, a desktop ainda aplica traffic shaping
Pelo visto você está bastante desinformado.

A Claro prática CGNAT automaticamente em qualquer instalação há décadas.
Há a possibilidade de retirada, mas você tem que entrar no chat da Claro na parte de reclamação ou você liga por telefone e é um saco porque o atendente ainda precisa entender o que isso significa.

Usei a Desktop até dois anos atrás, e nesse tempo eles cresceram enormemente, adquiriram diversos provedores e é uma das maiores provedoras do Brasil. Saiu na Teletime esse mês, veja quantos usuários eles tinham e quantos adicionaram em 2024.

E nunca tive CGNAT com eles. Não praticavam. Só se atualmente mudaram isso e estão usando. Mas não vi nenhum usuário comentar até hoje.

Agora, traffic shaping? TODAS operadoras utilizan esas maravilhosa técnica de te vender 1GB e ofertar 10% efetivamente e não se responsabilizar por nada que acontece entre você (eles) e o destino final.

Tenho Vivo, Claro e Tim, todas fazem isso e parece pior no upload. Tenho que utilizar técnicas das mais avançadas como por exemplo Amnezia VPN, ou Proxy SOCKS5 e até V2ray para que a conexão tenha utilidade.

E da época que eu utilizava, não fazia praticamente nenhum download constantemente ou upload.
Uma dúvida que me passou pela cabeça recentemente é se alguém sabe se as (big 3, pelo menos por nome, Vivo, Claro e Tim) usam os pontos de interconexão (os IX) aquí no Brasil.
A Desktop era una que utilizava e em todos os meus testes com as "big 3", nunca vi um tracert mostrando que elas usam.

Pelo visto você está bastante desinformado.

A Claro prática CGNAT automaticamente em qualquer instalação há décadas.
Há a possibilidade de retirada, mas você tem que entrar no chat da Claro na parte de reclamação ou você liga por telefone e é um saco porque o atendente ainda precisa entender o que isso significa.

Usei a Desktop até dois anos atrás, e nesse tempo eles cresceram enormemente, adquiriram diversos provedores e é uma das maiores provedoras do Brasil. Saiu na Teletime esse mês, veja quantos usuários eles tinham e quantos adicionaram em 2024.

E nunca tive CGNAT com eles. Não praticavam. Só se atualmente mudaram isso e estão usando. Mas não vi nenhum usuário comentar até hoje.

Agora, traffic shaping? TODAS operadoras utilizan esas maravilhosa técnica de te vender 1GB e ofertar 10% efetivamente e não se responsabilizar por nada que acontece entre você (eles) e o destino final.

Tenho Vivo, Claro e Tim, todas fazem isso e parece pior no upload. Tenho que utilizar técnicas das mais avançadas como por exemplo Amnezia VPN, ou Proxy SOCKS5 e até V2ray para que a conexão tenha utilidade.

E da época que eu utilizava, não fazia praticamente nenhum download constantemente ou upload.
Uma dúvida que me passou pela cabeça recentemente é se alguém sabe se as (big 3, pelo menos por nome, Vivo, Claro e Tim) usam os pontos de interconexão (os IX) aquí no Brasil.
A Desktop era una que utilizava e em todos os meus testes com as "big 3", nunca vi um tracert mostrando que elas usam.

Eu informo meu relato para mim desktop não é concorrente de vivo e claro, e sobre CGNAT claro aqui é a coisa mais facil de remover, na instalação mesmo oferece 50 pila pro técnico diz que vc precisa ip valido para acessar monitoramento das cameras, ele liga direto no CO e pronto vc não tem mais problemas com CGNAT.
Sobre a desktop conheço a infra deles, pois uma amigo trabalho la dentro, te falo e sei o que acontece, procura os relatos, logico que cada região é uma situação, mas a prova está aqui.

Users who are viewing this thread

• Voltar