[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

eu tenho 25 megas da Vivo no modem Mitrastar, conecto muitos dispositivos nele, em alguns horarios uso intenso, mas desde princípio nunca usei o WIFI dele, pra isso ligo dois roteadores da Apple. Baixo torrent de filmes e séries e não tenho problemas com travamento, mas tem uma coisa que derruba minha conexão: o Flickr. É eu abrir o Flickr no meu iPhone que a conexão cai. Eu uso o Flickr pra fazer backup de minhas fotos, pois acho ele melhor que o google Photos, mas não sei porque o modem da pau quando começo a usa-lo.
Só o Flickr derruba a conexão de 25Mbps?? Estranho isso cara... as outras atividades pesadas como torrents e streaming ao vivo por twitch/youtube ou upload para a nuvem não derrubam a conexão?

Tem que ver se é alguma incompatibilidade com esse Mitrastar... aqui usava esse serviço em 2014 e meu Pace 5471 nunca travou (na época usava o WiFi dele mesmo).

Parece ser uma incompatibilidade bem rara, como o amigo @ts_b0b comentou, dá uma olhada no syslog do modem quando acessar esse serviço e veja se aparece algo anormal. A dica do colega é bem interessante.
 
Acredito que não tenha um método único de realizar essa ação, né?
Uma pena que tenha botão de ativar/desativar que nem nos roteadores domésticos.

Para desativar o SYSLOG, agora fiz um print aqui, e tem que ir na aba manutenção do firmware do modem.
1 - Faça autenticação com login "support" e a senha que fica em baixo do modem (aquela do usuário admin) e acesse http://SEU_IP_DO_MODEM/padrao



2 - Vá até o menu Manutenção e selecione "Definição de log":


3 - Por fim, desmarque a opção "Logging Syslog":
 
@torrentman Ainda não usei o Pace! Desligar o SYSLOG diminui a carga de qualquer equipamento, pois deixa de executar tal tarefa! provavelmente o hardware deve ser superior ao Mitra. Aqui nos 25Mbps, o melhor modem que mandaram até agora foi o Mitra, e antes era o D-Link. Ae você pede qualquer outro modem pra VIVO eles só mandam o Mitra.
 


Como desativar eu no D-Link eu não sei, somente no Mitra, no /padrao (ao acessar o IP do modem). Dentro do firmware de fabrica, desative na Aba de Desempenho.

No D-Link também tem essa opção, fica lá na aba de manutenção > registro do sistema, mas aqui ja veio desativado então não tem muito o que fazer kkk
 
Para desativar o SYSLOG, agora fiz um print aqui, e tem que ir na aba manutenção do firmware do modem.
1 - Faça autenticação com login "support" e a senha que fica em baixo do modem (aquela do usuário admin) e acesse http://SEU_IP_DO_MODEM/padrao



2 - Vá até o menu Manutenção e selecione "Definição de log":


3 - Por fim, desmarque a opção "Logging Syslog":

Mais bem explicado e didático, impossível... ótima dica para quem é refém... ops usuário do Mitrastar...kkk :joia:
 
Eu já subi um Toto Link no DSL 2740E, e sinceramente não gostei (travava muito)... Era pra pegar o sinal da minha sogra quando caísse a internet. Final de semana instalei ele para uma vizinha dividir a internet com uma vizinha colada da casa dela, e ela comentou que não caiu nenhuma vez. Bom, não tenho um teste mais preciso para te garantir "estabilidade" para migrar para o TOTO Link.

O que o Junior fala sobre a memória RAM é importante, porém, não deve esquecer de desligar o syslog (similar a como é avaliamos performance de SSD em servidores Linux, onde diminui bastante R/W), e é importante a FLASH ter 128MB.

Ah, eu ja usei o DSL-2740E com este firmware pois o usuário precisava usar a WAN para entrada da internet, e apenas com este software é possível desbloquear uma das portas LAN pra usar como WAN, e tipo lá o router travou quando chegou a uns 16 dispositivos conectados kkk aí começou a cair sem parar ahsuahsu não sei se é a mesma coisa no firmware original..
 
@tatiane0813 desconecte todo mundo da sua rede, e conecte o computador no cabo de rede, e faça a medição por esse site http://simet.nic.br/
Se possível, grave o vídeo disso, e leve o caso para a Anatel. Dessa forma você irá delegar pra eles (VIVO) o diagnóstico.

Você pode mensurar problema de rede com o MTR, que mostra a % que esta perdendo pacote, entre seu PC e o Modem, e também da pra testar do seu PC para a caixa de internet do bairro. Esse MTR, grave um vídeo se de fato estiver falhando: https://wiki.locaweb.com.br/pt-br/Como_utilizar_o_MTR

Se possível todos os testes de velocidade com o SIMET e MTR, faça com outro computador e com outro cabo de rede.
 
Última edição:
Ah, eu ja usei o DSL-2740E com este firmware pois o usuário precisava usar a WAN para entrada da internet, e apenas com este software é possível desbloquear uma das portas LAN pra usar como WAN, e tipo lá o router travou quando chegou a uns 16 dispositivos conectados kkk aí começou a cair sem parar ahsuahsu não sei se é a mesma coisa no firmware original..
Com fw modificado pela operadora, não aguenta mesmo... com o original até de repente segura, mas em se tratando de D-Link complica... só os aparelhos mais caros deles são bons.
 
Não recordo muito bem sobre o QoS do D-Link, ente quase 1 ano e meio que não uso ele... Verifique se o WMM tá ativo, e tente ver se é possível colocar prioridade em vídeo (tanto TCP/UDP) assim até as chamadas de vídeo vão ficar melhores. Possivelmente o gargalo esta no upload, pois se algum usuário ficar enviando coisas pela rede, já te prejudica. Para o NETFLIX, eu aconselharia vocês terem um link de 25Mbps. Você irá pegar o sinal do vizinho por Wi-Fi mesmo ou cabo?
 


Outra dica, é qualquer aparelho tem um limite, similar ao Windows (Desempenho do Disco), ali mostra a % de uso de leitura e escrita do HD. Desligando o SYSLOG, ele passa a diminuir essa taxa, pois cada acesso na rede, é gravado tudo dentro do arquivo. Você tirando essa tarefa dele, fica estável pra caramba! Fico dias e dias sem reiniciar. Aqui em casa tenho um usuário agressivo de torrent (abre de 6 a 10 torrents) para serem baixados, então imagina a porrada que o modem tomaria se o SYSLOG estivesse ativo (travava umas 2 vezes por dia).

Esse teste de SYSLOG não é mais preciso pois não tem firmware alternativo pra ele e quando tento acessar o Linux do modem via SSH, sou bloqueado na hora.
Trabalho com servidores web linux, e até mesmo desligando histórico de acesso de servidores, percebo uma melhora grande na performance do SSD (leitura e escrita), e trouxe a mesma lógica para o modem do mitra, pois não quero gastar com equipamentos de rede pelo menos esse ano.



Esse D-Link tem uma opção de IP QoS mas não sei se é bem um controle de banda kkk, tem que acessar o IP (192.168.25.1) >>> Avançado >>> Ferramentas de rede >>> IP QoS, então eu selecionei a opção WFQ e melhorou um pouco mas percebi que ainda continua um pouco instável a rede... Se você quiser testar aí.. :D
 
Última edição:
Mais bem explicado e didático, impossível... ótima dica para quem é refém... ops usuário do Mitrastar...kkk :joia:

Para verificar falhas (se ainda não desligou o syslog), acesse (o meu aparece em branco, pois esta desligado o syslog), vai pedir login e senha e coloque o usuário "admin" e a senha "que esta em baixo do modem":
 
Última edição:
Com fw modificado pela operadora, não aguenta mesmo... com o original até de repente segura, mas em se tratando de D-Link complica... só os aparelhos mais caros deles são bons.

Pois é kkk as operadoras modificam pra pior o Firmware, sendo que a memória flash desse router já não é muito espaçosa (16Mb se não me engano) e eles ainda lotam ela com o software modificado..
 
Mais bem explicado e didático, impossível... ótima dica para quem é refém... ops usuário do Mitrastar...kkk :joia:

kkkk bota refém! Vou mudar final do ano para o meu apartamento, e o técnico disse que lá será FTTH... Então vou parar de usar o Mitra! \o/
 
Pois é kkk as operadoras modificam pra pior o Firmware, sendo que a memória flash desse router já não é muito espaçosa (16Mb se não me engano) e eles ainda lotam ela com o software modificado..

Fazendo uma analogia é a mesma coisa que instalar o Windows com um HD quase com o mesmo tamanho de espaço necessário. kkk #VaiDarMerdaVaiDarMerdaVai
 
Outra coisa que eu estou na dúvida aqui sobre a internet é que o ADSL fica caindo aleatoriamente e quando sincroniza ele pega 15600kbps em vez do normal que e 17663 e a velocidade fica comprometida (cerca de 13,2MB de download) e eu vejo o MitraStar dos vizinhos aqui e sincroniza normal em 17600 mesmo com SNR baixo tipo 5 por aí, e o meu é só ficar abaixo de 6 que o sincronismo ja cai pra 15600, isso pode ser próblema do Modem? Eu não to esquentando muito com isso porque vou migrar pra 25Mb que eles alegam estar disponível, mas se não ta segurando 15 será que vai pegar 25?
 
Outra coisa que eu estou na dúvida aqui sobre a internet é que o ADSL fica caindo aleatoriamente e quando sincroniza ele pega 15600kbps em vez do normal que e 17663 e a velocidade fica comprometida (cerca de 13,2MB de download) e eu vejo o MitraStar dos vizinhos aqui e sincroniza normal em 17600 mesmo com SNR baixo tipo 5 por aí, e o meu é só ficar abaixo de 6 que o sincronismo ja cai pra 15600, isso pode ser próblema do Modem? Eu não to esquentando muito com isso porque vou migrar pra 25Mb que eles alegam estar disponível, mas se não ta segurando 15 será que vai pegar 25?
Se o SNR tá muito baixo a ponto dele não sincronizar nos 17664kbps que é o padrão de 15Mbps, para colocar 25Mbps vai ser um parto.

Terá que trocar todo o cabeamento, tomadas, filtros, etc e rezar para estar a uns 900m no máximo da central... senão nem adianta.
 
Pois é kkk as operadoras modificam pra pior o Firmware, sendo que a memória flash desse router já não é muito espaçosa (16Mb se não me engano) e eles ainda lotam ela com o software modificado..

Isso é culpa "nossa", às vezes. Sabemos que tem muita gente que adora mexer aonde não deve. Aí a conexão fica um lixo, "não sabe por quê" e acaba reclamando pra operadora. Aí vem o custo do técnico, da troca de equipamento, etc.
 
O que acha desse aparelho: http://produto.mercadolivre.com.br/...-fi-tplink-wr-940n-3-antenas-5dbi-450mbps-_JM
Eu teria uma melhora significativa?


O que acha: http://produto.mercadolivre.com.br/...-fi-tplink-wr-940n-3-antenas-5dbi-450mbps-_JM
 

Não entendi muito bem essa parte de desligar o "syslog", pode me informar melhor? Isso é algo a desligar no roteador que pode fazer melhorar a conexão?
Qualquer coisa eu estou tentando...

Em ultimo caso, o que acha desse roteador: http://produto.mercadolivre.com.br/...-fi-tplink-wr-940n-3-antenas-5dbi-450mbps-_JM
Eu iria deixar o DSL-2740E como modem mesmo e comprar esse pra rotear.

Obrigado e no aguardo.

Parece um bom router, pelo visto não é dual-band nem gigabit mas já é bem melhor que o DSL-2740e kkk mas como eu e o @ts_b0b indicamos, é bom você observar se ele tem 128Mb de RAM e Flash e se tem a opção de QoS controle de banda, um modelo bem interessante se achar num valor bom é o DIR-809 da própria D-Link, até uns 110Reais acho que vale apena..
 
@tatiane0813 desconecte todo mundo da sua rede, e conecte o computador no cabo de rede, e faça a medição por esse site http://simet.nic.br/
Se possível, grave o vídeo disso, e leve o caso para a Anatel. Dessa forma você irá delegar pra eles (VIVO) o diagnóstico.

Você pode mensurar problema de rede com o MTR, que mostra a % que esta perdendo pacote, entre seu PC e o Modem, e também da pra testar do seu PC para a caixa de internet do bairro. Esse MTR, grave um vídeo se de fato estiver falhando: https://wiki.locaweb.com.br/pt-br/Como_utilizar_o_MTR

Se possível todos os testes de velocidade com o SIMET e MTR, faça com outro computador e com outro cabo de rede.

O ping ajuda a medir o tempo de resposta, exemplo, estou fazendo um ping para o UOL, e fica sempre em 19ms, se aumentar, é sinal de que ou estou longe, meu sinal de internet é baixo, ou alguma sobrecarga no (modem, caixa do bairro ou caminho até o site que esta tendo um ataque ou problema de rede). Se for problema apenas para um site, é bom consultar a lista do https://eng.registro.br/mailman/listinfo/caiu (se inscrevendo lá, consegue saber dos rompimentos de fibra, ou se algum serviço esta com instabilidade).

Print do ping contínuo "ping -t Número_do_IP":


Para descobrir o IP da caixa do bairro, ou equipamento que sustenta sua internet, segue print (observe que eu cliquei 2x sobre a rota 2 que é a gvt-b-sr02.mga.gvt.net.br), pegando esse IP e fazendo MTR, você consegue saber se o problema é entre modem e caixa do bairro (geralmente redes de cobre, oxida muito, e algum ponto da rede esta zoado). Se não for isso, é algo no modem ou na sua porta da caixa que esta danificada e merece um reparo (geralmente a VIVO dá diagnóstico dessa forma quando vc liga na Anatel):



OBS: Deixe um MTR do seu PC para o modem, outro para a caixa do bairro e por fim um para o UOL, pra ver como a coluna "LOSS" (porcentagem de perda) se comporta.
Rotas (linhas) que aparecem 100% de perda, significa que é uma rota sensível e que tem um bloqueio de segurança (ICMP) para evitar ataque em links de borda (roteadores importantes da rede da operadora ou provedor).
 
Se o SNR tá muito baixo a ponto dele não sincronizar nos 17664kbps que é o padrão de 15Mbps, para colocar 25Mbps vai ser um parto.

Terá que trocar todo o cabeamento, tomadas, filtros, etc e rezar para estar a uns 900m no máximo da central... senão nem adianta.

Vish kkkk vou tentar porque acho que estou a esta distância do armário e também porque está mais barato do que pago atualmente em 15 kkk mas não duvido que o técnico chegue aqui e diga que não dá pra colocar 25 ao ver as condições da linha kkk ( inclusive olha como está agora)
 
Outra coisa que eu estou na dúvida aqui sobre a internet é que o ADSL fica caindo aleatoriamente e quando sincroniza ele pega 15600kbps em vez do normal que e 17663 e a velocidade fica comprometida (cerca de 13,2MB de download) e eu vejo o MitraStar dos vizinhos aqui e sincroniza normal em 17600 mesmo com SNR baixo tipo 5 por aí, e o meu é só ficar abaixo de 6 que o sincronismo ja cai pra 15600, isso pode ser próblema do Modem? Eu não to esquentando muito com isso porque vou migrar pra 25Mb que eles alegam estar disponível, mas se não ta segurando 15 será que vai pegar 25?

Além do conselho do amigo @torrentman, é interessante fazer um MTR via cabo igual expliquei agora pouco aqui nessa página (faça tudo via cabo). Já peguei problema de tomada com o MTR, pois sempre fala que perdia pacote do modem para o DSLAM (caixa do bairro), e o técnico chegou e falou, poxa, você deixou a tomada molhar! Deu um vazamento na laje de casa, e molhou a tomada e só foi trocar e resolveu. Porém o @torrentman falou uma coisa e é verdade, se estiver nos 900m, além disso, terá que trocar a fiação, pois pode estar em decomposição (oxidou).
 
Além do conselho do amigo @torrentman, é interessante fazer um MTR via cabo igual expliquei agora pouco aqui nessa página (faça tudo via cabo). Já peguei problema de tomada com o MTR, pois sempre fala que perdia pacote do modem para o DSLAM (caixa do bairro), e o técnico chegou e falou, poxa, você deixou a tomada molhar! Deu um vazamento na laje de casa, e molhou a tomada e só foi trocar e resolveu. Porém o @torrentman falou uma coisa e é verdade, se estiver nos 900m, além disso, terá que trocar a fiação, pois pode estar em decomposição (oxidou).

Hm.. fiz o MTR aqui para o UOL e não deu perda de pacote, ficou exatamente como o seu kkk segue imagem:


Então, eu fiz a rota do local do armário até a minha casa pelo Google Maps e deu praticamente 900metros então creio que fique no limite os 25, mesmo assim vou tentar lá, 15MB é até bom mas eu quero algo mais fluido para assistir vídeos e séries kkk pois com 15 se eu for assistir um vídeo em 60fps o tempo de loading já fica um pouco mais alto, ainda tem a questão do upload que é só 1Mb e creio que esteja atrapalhando um pouco em jogos online(devido a eles usarem muito down e up). Enfim, se precisar fazer downgrade vão ter que me dar um bom desconto na fatura kkk se não infelizmente vou ter que ir pra algum provedor local por aqui, pois tá muito inviável pagar 150R$ por 15mb...
 
Isso é culpa "nossa", às vezes. Sabemos que tem muita gente que adora mexer aonde não deve. Aí a conexão fica um lixo, "não sabe por quê" e acaba reclamando pra operadora. Aí vem o custo do técnico, da troca de equipamento, etc.

Verdade kkk mas o modelo novo deles tá de boa agora, deixam a interface padrão da Vivo e meio que escondida a interface original do modem com o /padrão.
 
@Junior S. - Sem dúvida é isso mesmo que o nosso amigo @torrentman falou, a distância! Quando eles mandarem outro modem pra você, é possível que o Mitra atenda sua necessidade! Aqui estou a 400metros da caixa, e disseram que não da pra mandar 50Mbps pra mim.
 
@Junior S. - Sem dúvida é isso mesmo que o nosso amigo @torrentman falou, a distância! Quando eles mandarem outro modem pra você, é possível que o Mitra atenda sua necessidade! Aqui estou a 400metros da caixa, e disseram que não da pra mandar 50Mbps pra mim.

Pois é, creio que sim, pois olha o print da linha de um vizinho aqui



Segura normalmente o download enquanto aqui fica caindo pra 15900kbps, ou é problema do modem(mais próvavel) ou tem algo errado com a porta que eu estou conectado no armário ou na caixa...
 
Pois é, creio que sim, pois olha o print da linha de um vizinho aqui



Segura normalmente o download enquanto aqui fica caindo pra 15900kbps, ou é problema do modem(mais próvavel) ou tem algo errado com a porta que eu estou conectado no armário ou na caixa...


Então, ligando no VIVO Empresas semana passada, para verificar o perfil do meu pai que tava 5Mbps, e era para estar de 10Mbps, o técnico disse que ia mandar um modem com uma carga maior para pegar o sinal. Eu disse que não precisava, pois coloquei um Mitra (que era meu). O técnico só mudou o perfil, e o modem pegou forte os 10Mbps com o Mitra. Sem dúvida essa tal "carga" que o atendente falou, deve ser maior no Mitra, em comparação ao D-Link!
 
Pessoal, aqui em Maringá-PR, o provedor Delta Internet (http://www.deltainternet.net.br/) esta com "UPLOADS" mais altos. Lugares que ainda não tem o VIVO Fibra, já bate aquela vontade de sair da VIVO.
Quase certeza que terá fibra até novembro onde vou morar, porém se não tiver, essa Delta já esta lá, vejam os planos. Hoje pago 136 por 25Mbps e telefone fixo local ilimitado, porém o up é de 2,5Mbps. Segue os planos da Delta:
  • 15MB / 5MB - R$ 109,90
  • 25MB / 10MB - R$ 129,90
  • 50MB / 25MB - R$ 159,90
 
Última edição:
Depois de 2 anos, o IPv6 voltou aqui na Fibra.

Mais alguém?
 
Então, ligando no VIVO Empresas semana passada, para verificar o perfil do meu pai que tava 5Mbps, e era para estar de 10Mbps, o técnico disse que ia mandar um modem com uma carga maior para pegar o sinal. Eu disse que não precisava, pois coloquei um Mitra (que era meu). O técnico só mudou o perfil, e o modem pegou forte os 10Mbps com o Mitra. Sem dúvida essa tal "carga" que o atendente falou, deve ser maior no Mitra, em comparação ao D-Link!
 
Pessoal, aqui em Maringá-PR, o provedor Delta Internet (http://www.deltainternet.net.br/) esta com "UPLOADS" mais altos. Lugares que ainda não tem o VIVO Fibra, já bate aquela vontade de sair da VIVO.
Quase certeza que terá fibra até novembro onde vou morar, porém se não tiver, essa Delta já esta lá, vejam os planos. Hoje pago 136 por 25Mbps e telefone fixo local ilimitado, porém o up é de 2,5Mbps. Segue os planos da Delta:
  • 15MB / 5MB - R$ 109,90
  • 25MB / 10MB - R$ 129,90
  • 50MB / 25MB - R$ 159,90

Verdade kkk, esse D-Link deve ser mais sensível a variações na linha, não queria ter que trocar o D-Link pois o sinal WiFi dele é muito forte, cobre minha casa inteira com a barrinha cheia kkk mas fazer o que.
Os preços estão ótimos mesmo considerando o UP, principalmente esse de 25/10, por 20 reais a mais você pega 10 mb de download e 5 de upload a mais, custo benefício interessante...
 
Depois de 2 anos, o IPv6 voltou aqui na Fibra.

Mais alguém?

Fiz o teste via http://test-ipv6.com/ (deu 100% de compatibilidade que a rede é IPv6), e além disso, meus tracert/traceroute já mostram rotas IPv6. Aqui uso VDSL 25Mbps.\

Além disso, a parte de autenticação do PPPoE já mostra o IPv6 preenchido também.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo