[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Oi ? desculpe, entendo pouco sobre o assunto.



Cabo

Seu caso é um daqueles que a performance da rede está abaixo do ideal, mas ainda dentro do aceitável. Provavelmente é o backbone da sua região que não vai tão bem assim. . Apenas comparando com o que eu tenho:

Código:
Rastreando a rota para gru.valve.net [205.185.194.1]
com no máximo 30 saltos:

  1    <1 ms    <1 ms    <1 ms  PowerBox.home [192.168.25.1]
  2     7 ms     8 ms     7 ms  gvt-b-sr02.sdr.gvt.net.br [179.184.126.61]
  3     7 ms     8 ms     9 ms  177.205.8.7.static.adsl.gvt.net.br [177.205.8.7]
  4    43 ms    37 ms    37 ms  201.22.64.97.dynamic.dialup.gvt.net.br [201.22.64.97]
  5    55 ms    55 ms    55 ms  as12989.saopaulo.sp.ix.br [187.16.216.177]
  6    38 ms    38 ms    39 ms  205.185.194.1

Rastreamento concluído.

Quanto ao Interleaving, isso é a forma de transmissão de dados entre o seu modem e o DSLAM. Mas não deve ter relação.
 
A GVT/VIVO está com alguma restrição a torrent? Tenho 25mb aqui mas o download no torrent não passa de 10 kb ... Já testei com vários arquivos, e as configurações do Utorrent estão todas certas ...
 
Ótima mudança amigo, por 20,00 a mais vale muito a pena... se não me engano 15 e 25Mbps são 69,90 e 50Mbps está 89,90. Pelo menos é o que pago nos 50Mbps aqui.

Por 20,00 a mais por mês baixar de 1,8MB/s para 6,4MB/s é realmente outra vida. Aqui quando assinei GVT era 15Mbps em 2010, mas passei pelos 35Mbps no meio do caminho, então o "pulo" não foi tão sensível.

Abraços!

Com certeza foi um baita pulo, assinamos a GVT por volta de 2009 acho eu, mudamos de endereço e a internet continuou, meus pais usam muito fixo, consegui o fixo ilimitado para outros fixos de qualquer operadora e móveis vivo mais os 50MB por 129,90, creio que muitos aqui conseguem esse plano por menos, mas aqui para a região está ótimo.
 
O fato de um acesso a um determinados sites não estarem funcionando bem, mas com VPNs ou com outros ISPs funcionarem, também não significa necessariamente aplicação de traffic shaping.

Sim. La no próprio FAQ da alura explica isso.

"Mesmo que você tenha contratado uma boa conexão, pode ainda ter problemas ao carregar os vídeos. Pode estar acontecendo uma prática conhecida como traffic shaping. É um truque que alguns provedores fazem para evitar que você gaste muita banda. Ele detecta que você está vendo um vídeo no youtube, no netflix, no vimeo ou em outro site como esses e limita sua velocidade propositalmente, mesmo que você pague por mais. É uma prática ilegal e o Alura acaba sendo atingido, já que utilizamos serviços do vimeo para hospedar nossos vídeos. Você pode ver nesse link do Netflix quais são os provedores que mais controlam sua velocidade de conexão e prejudicam os serviços de vídeos."

Não e estranho um vídeo que naquela hora estava rodando liso e questão de segundos não rodar. Desliga o modem e mesmo assim não funciona. Colocando um simples VPN ele volta na hora de carregar.
 
Tu ligou pedindo e ou te ligaram oferecendo?

Eu solicitei, nunca ligaram aqui oferecendo nenhum plano nem da época que era GVT.

Aqui os armários são bem longes e sei que um pessoal de bairros vizinhos não está conseguindo sair dos planos ADSL por falta de disponibilidade.
 
  • Curtir
Reações: Mil
Saquei... então 100mb só fibra? :/

Esclarecendo: a Vivo só oferece 100 Mb por FTTH.

Locais com FTTN (última milha híbrida, com fibra até o armário e cabo metálico do armário para a residência) têm disponibilidade de no máximo 50 Mb, a depender da distância em relação ao armário e disponibilidade de portas VDSL (caso a distância seja grande e/ou não haja portas VDSL, o máximo disponível será de 25 ou 15 Mb). Como o Vivo Fibra também abarca o FTTN, o anúncio do Fibra não necessariamente quer dizer que você vá ter FTTH e disponibilidade de 100 Mb.
 
Sim. La no próprio FAQ da alura explica isso.

"Mesmo que você tenha contratado uma boa conexão, pode ainda ter problemas ao carregar os vídeos. Pode estar acontecendo uma prática conhecida como traffic shaping. É um truque que alguns provedores fazem para evitar que você gaste muita banda. Ele detecta que você está vendo um vídeo no youtube, no netflix, no vimeo ou em outro site como esses e limita sua velocidade propositalmente, mesmo que você pague por mais. É uma prática ilegal e o Alura acaba sendo atingido, já que utilizamos serviços do vimeo para hospedar nossos vídeos. Você pode ver nesse link do Netflix quais são os provedores que mais controlam sua velocidade de conexão e prejudicam os serviços de vídeos."

Não e estranho um vídeo que naquela hora estava rodando liso e questão de segundos não rodar. Desliga o modem e mesmo assim não funciona. Colocando um simples VPN ele volta na hora de carregar.

Veja bem, existe uma diferença entre traffic shaping e peering ruim. Pode ser que com a VPN o peering seja melhor e por isso funciona melhor. Há também o caso de que com a VPN você pega um servidor de streaming melhor e sem a VPN vai para um com baixo desempenho.

Parece que a palavra traffic shaping virou a causa de todos os problemas da internet..
 
Saquei... então 100mb só fibra? :/
Sim, teoricamente uma linha telefônica com VDSL2, em ótimas condições e muito perto modem~DSLAM, poderia ter 100Mbps sincronizados. Isso na teoria, no papel.

Pois nesse caso o cabeamento teria que estar impecável, o armário ser do lado da casa do assinante (uns 50m de cabo no máximo), tomadas novas, tudo perfeito.

Por isso que 100Mbps são ofertados só por fibra, pois não há viabilidade de entregar 100Mbps via VDSL2 (par metálico).

A TIM foi bem longe entregando 90Mbps até a casa do cliente via par metálico e VDSL2, mas conta com mini-armários nos postes, então fica mais fácil, e mesmo assim muita gente ainda não consegue colocar 90Mbps nessa modalidade...

Até 70Mbps eu diria que fica tranquilo trafegar dados no par metálico via VDSL2 (FTTN). Mais que isso, melhor fibra mesmo (FTTH).

Abraços!
 
Sim, teoricamente uma linha telefônica com VDSL2, em ótimas condições e muito perto modem~DSLAM, poderia ter 100Mbps sincronizados. Isso na teoria, no papel.

Pois nesse caso o cabeamento teria que estar impecável, o armário ser do lado da casa do assinante (uns 50m de cabo no máximo), tomadas novas, tudo perfeito.

Por isso que 100Mbps são ofertados só por fibra, pois não há viabilidade de entregar 100Mbps via VDSL2 (par metálico).

A TIM foi bem longe entregando 90Mbps até a casa do cliente via par metálico e VDSL2, mas conta com mini-armários nos postes, então fica mais fácil, e mesmo assim muita gente ainda não consegue colocar 90Mbps nessa modalidade...

Até 70Mbps eu diria que fica tranquilo trafegar dados no par metálico via VDSL2 (FTTN). Mais que isso, melhor fibra mesmo (FTTH).

Abraços!

Isso não é limitação tecnológica. VDSL2 pode ir até 300 Mb. Mas não nas configurações que a TIM e a Vivo usam.
 
Isso não é limitação tecnológica. VDSL2 pode ir até 300 Mb. Mas não nas configurações que a TIM e a Vivo usam.
Até 300Mbps? Tem certeza?? Pelo que li na internet parece ser em torno de 150Mbps o máximo.
 
Bem que a Vivo podia aproveitar esse tipo de funcionamento e entregar mais velocidade até a fibra se tornar mais comum. É complicado ficar preso em 50Mbps eternamente.
e eu que fikei preso durante 9 anos em 15mb da gvt maximo 15mb motivo distancia do armario era 1000 metros distancia e depois fui para net de 60mb ai ja era outro mundo
 
da ate daria para gvt aumentar as velocidades so que a gvt teria que melhorar os armarios tudo e trocar os cabos dos clientes tudo e colocar o FEB
isso claro seria gasto enorme de dinheiro resumindo seria inviavel
 
e eu que fikei preso durante 9 anos em 15mb da gvt maximo 15mb motivo distancia do armario era 1000 metros distancia e depois fui para net de 60mb ai ja era outro mundo
 

da ate daria para gvt aumentar as velocidades so que a gvt teria que melhorar os armarios tudo e trocar os cabos dos clientes tudo e colocar o FEB
isso claro seria gasto enorme de dinheiro resumindo seria inviavel

Isso tem pouco a ver com os cabos dos clientes. Isso é relacionado com o crosstalk, que é essencialmente a interferência de uma linha na outra. É um problema comum com o VDSL, e é justamente isso que a vetorização pretende resolver.

De fato, seria necessário trocar os DSLAMs. Também seria necessário trocar os modems, pois muitos deles não trabalham com vetorização (e os modelos com suporte a 35b são escassos).

Mesmo em uma rede FTTN com perfil 17a como é o caso da rede da GVT, isso permitiria estender o alcance de uma velocidade como os 100 Mb para aproximadamente 700 metros, e os 50 Mb poderiam chegar a até 1 km de distância. A GVT e a Vivo até chegaram a considerar o uso de vetorização, mas acabaram desistindo em favor do FTTH.

E FEB não é necessariamente a melhor solução. Ele é um tipo de cabo mais interessante para uso em redes aéreas por conta da sua maior proteção. Mas para redes subterrâneas, o FE faz mais sentido.
 
Última edição:
É como se eu tivesse voltado no tempo.

Vetorizacao, Fast/interleaved e Traffic Shapping... meu Deus, alguma operadora ainda aplica o TS.

:bwahaha:
 
e eu que fikei preso durante 9 anos em 15mb da gvt maximo 15mb motivo distancia do armario era 1000 metros distancia e depois fui para net de 60mb ai ja era outro mundo

1km não adianta, é 15Mbps no máximo... talvez 25Mbps estourando com a rede 100%.

Você deu sorte de estar numa área onde a NET está boa, isso varia muito de lugar para lugar. Aqui a rede deles está um lixo, já a da Vivo está 100%.
 
Seu caso é um daqueles que a performance da rede está abaixo do ideal, mas ainda dentro do aceitável. Provavelmente é o backbone da sua região que não vai tão bem assim. . Apenas comparando com o que eu tenho:

Código:
Rastreando a rota para gru.valve.net [205.185.194.1]
com no máximo 30 saltos:

  1    <1 ms    <1 ms    <1 ms  PowerBox.home [192.168.25.1]
  2     7 ms     8 ms     7 ms  gvt-b-sr02.sdr.gvt.net.br [179.184.126.61]
  3     7 ms     8 ms     9 ms  177.205.8.7.static.adsl.gvt.net.br [177.205.8.7]
  4    43 ms    37 ms    37 ms  201.22.64.97.dynamic.dialup.gvt.net.br [201.22.64.97]
  5    55 ms    55 ms    55 ms  as12989.saopaulo.sp.ix.br [187.16.216.177]
  6    38 ms    38 ms    39 ms  205.185.194.1

Rastreamento concluído.

Quanto ao Interleaving, isso é a forma de transmissão de dados entre o seu modem e o DSLAM. Mas não deve ter relação.

Nao tenho oque fazer entao ?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo