[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Aqui na Asa Norte na Rua das 700 a Telefuk coa tubulação da GVT e passando FTTH tá com tudo. A Telemerd coa tubulação da Telebrasília ainda tem espaço mas num investe. A MERD ganhou muito mercado fazendo propaganda enganosa vendendo FTTH e colocando o cabo coaxial q existe desde sempre.

Já lá pras 300 e L2 pelo q dizem GVT nunca passou, daí a Telefuk tá alugando tubulação da Telemerd, veja só!

Na Asa Sul nunca teve GVT tb e nada de Telefuk, eles lá precisam morrer com MERD.

No Noroeste a GVT se movimentou e entrou junto com as construtoras pra ter instalação já durante a construção dos prédios, amigo meu disse q no prédio dele ela aluga uma sala pra colocar o aparato q distribui FTTH pros prédios vizinhos! Agora tá tendo rumor da MERD estar indo pra lá.

E nos bairros dos novos ricos, q eram fazendas e foram loteadas e viraram condomínios, só tem MERD, a GVT nunca teve interesse.

Lago Sul há uns anos soube q tinha VDSL da GVT, nunca mais vi falar. Lago Norte é fantasma, Sudoeste num faço ideia, as outras cidades pouco importa! hahahahahaha
 
Aqui na Asa Norte na Rua das 700 a Telefuk coa tubulação da GVT e passando FTTH tá com tudo. A Telemerd coa tubulação da Telebrasília ainda tem espaço mas num investe. A MERD ganhou muito mercado fazendo propaganda enganosa vendendo FTTH e colocando o cabo coaxial q existe desde sempre.

Já lá pras 300 e L2 pelo q dizem GVT nunca passou, daí a Telefuk tá alugando tubulação da Telemerd, veja só!

Na Asa Sul nunca teve GVT tb e nada de Telefuk, eles lá precisam morrer com MERD.

No Noroeste a GVT se movimentou e entrou junto com as construtoras pra ter instalação já durante a construção dos prédios, amigo meu disse q no prédio dele ela aluga uma sala pra colocar o aparato q distribui FTTH pros prédios vizinhos! Agora tá tendo rumor da MERD estar indo pra lá.

E nos bairros dos novos ricos, q eram fazendas e foram loteadas e viraram condomínios, só tem MERD, a GVT nunca teve interesse.

Lago Sul há uns anos soube q tinha VDSL da GVT, nunca mais vi falar. Lago Norte é fantasma, Sudoeste num faço ideia, as outras cidades pouco importa! hahahahahaha

Joguei no Google tradutor pq vc foi bem difícil de entender rs
 
Por aqui no Paraná , se a VIVO não investir em FTTH , ela vai penar porque a OI e as ISPs estão passando fibra em tudo , em becos e em áreas rurais tem fibra . Até porque pra manter a dslam funcionando precisa de energia elétrica da concessionária , já fibra não .
 
Por aqui no Paraná , se a VIVO não investir em FTTH , ela vai penar porque a OI e as ISPs estão passando fibra em tudo , em becos e em áreas rurais tem fibra . Até porque pra manter a dslam funcionando precisa de energia elétrica da concessionária , já fibra não .
Não só aí, no Brasil inteiro está assim. Ela tá perdendo bastante mercado.
 
Por aqui no Paraná , se a VIVO não investir em FTTH , ela vai penar porque a OI e as ISPs estão passando fibra em tudo , em becos e em áreas rurais tem fibra . Até porque pra manter a dslam funcionando precisa de energia elétrica da concessionária , já fibra não .

Eles (Vivo) já estão perdendo em todo o Brasil. Veja os dados divulgados pela Anatel e vc vai ver o número de desconexões. É ladeira abaixo se a Vivo não começar a olhar para as cidades abandonadas no par metálico comprado da GVT e sucateado por ela.
 
aqui a Gvt foi comprada pela vivo, quando ainda era Gvt tinha um aplicativo em beta que transformava seu celular em uma extensão do telefone fixo, uma mão na roda, a Vivo acabou com tudo...
hoje em dia aqui só tem até 15MEGA, eu mesmo tinha e achava q era bom, depois de me deixarem mais de uma semana sem consertar meu telefone fixo (empresa) fiz portabilidade para outra, q melhorou velocidade e ping
vivo ta ficando para trás aqui em Curitiba
 
Por aqui no Paraná , se a VIVO não investir em FTTH , ela vai penar porque a OI e as ISPs estão passando fibra em tudo , em becos e em áreas rurais tem fibra . Até porque pra manter a dslam funcionando precisa de energia elétrica da concessionária , já fibra não .
Você mora em São José dos Pinhais?

Dependendo da região há disponibilidade de FTTH da VIVO há anos. a Oi acabou de chegar e além delas também há a NET por HFC (rede incorporada da finada Blue TV) e provedores locais.

Se puxar pela memória o cenário da cidade antes de 2016/2017, até que não está tão ruim.
 
Eu era cliente VIVO a mais de 10 anos na minha cidade, só que infelizmente a rede xDSL não me atendia mais e vivia caindo, agora estou utilizando provedor (FTTC) aqui na minha cidade. E ao meu ver a VIVO está demorando muito, mas muito mesmo na sua expansão FTTH nas cidades com tecnologia antiga, eles estão investindo apenas em novas cidades. As cidades que tem a tecnologia de par metálico da extinta GVT estão a minguá, com uma deterioração imensa, compraram a GVT e sucatearam a rede da antiga operadora. Eu tenho muito desgosto nessa constatação, por isso estão tendo recordes de desligamentos dessa tecnologia em todo o país. Vai acabar acontecendo a mesma coisa que aconteceu com a OI, não investiram em novas tecnologias e perderam participação gigantesca de mercado!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Cara é um absurdo a VIVO ter comprado a GVT e não ter investido 1 real se quer na expansão da rede FTTH nestas localidades, agora estão com a tecnologia ultrapassada e estão tendo uma perca enorme de clientes, eu mesmo me desliguei da operadora pelo mal serviço prestado nos últimos tempos pela mesma aqui em Recife-PE.

Cara, isso é da sua cidade. A Telefuk acho q nem tinha atuação em Brasília, agora tá passando GPON pra todo mundo. Tá demorando, falando desculpa, mas tá substituindo ADSL e VDSL sim.

E aqui na thread pelo q eu tenho visto tem mais gente com Telefuk em FTTH q em FTTC. Imagino q isso até deve ser o motivo de irritação pra vcs q ainda estão em FTTC, ler a maioria falando em fiber e vcs sem sinal nenhum na cidade.

uso vivo fibra, e tenho um modem/roteador (hgu) em um aparelho so, o mitrastar. Se eu comprar um modem fibra (ont) qualquer (pode ser um usado vivo também) e tirar o aparelho atual e colocar este modem (ont) + roteador configurado como a vivo, vai funcionar?

ou os aparelhos são codificados na central?

Falamos disso há umas páginas atrás, dá uma olhada. Só eu dei uma justificativa pra comprar um modem próprio, q seria botar ele em bridge e manter o da empresa em router, pra caso de necessidade de suporte por exemplo, oq é muito pouco pra justificar a compra. Tem video explicando como fazer, mas o único vendedor q eu vi no dia no ML vendendo deu impressão de ser equipamentos roubados.

Também notaram que a rede 2.4GHz continua transmitindo, mesmo depois de explicitamente desativada na configuração do modem?

Cara eu tô desconfiado disso no meu, ele tá em router e tá tendo uns wifi estranhos aqui perto, tenho q animar a desligar ele e conferir se algum some.

O cabo de fibra ótica é incrivelmente frágil, para você ter uma ideia da fragilidade, o cabo não pode fazer uma curva de 90ª com raio de uma garrafa pet de 2 litros que corre o risco de romper a fibra.

Aqui com certeza o raio foi bem menor q esse e foram várias curvas 90º e tá funcionando redondo! hahahaha

A vivo mesmo não fornece, através de relatório no portal? Procurei e não achei.

Pelo que entendi, este software monitora só o que trafega na máquina que eu instalar. Mas tenho mais de 8 dispositivos conectados ao meu roteador (Lan e Wi-fi).

A MERD tem, a telefuk num tem não.

Se vc realmente quer traffic monitoring, vai precisar comprar um router q tenha a feature. OpenWRT num tem, mais pra frente vou tentar instalar o Yamon q parece ter mas o autor manda instalar em flash drive, vou tentar fazer em cifs...
 
Acho que meu senso de humor tá ficando velho.. por que pra mim mais complicou do que ajudou....
Não te julgo, já pedi pro @HikariWS usar os nomes das operadoras -até pra facilitar o entendimento dos posts em si- mas acho que é mais forte do que ele :vish:
 
meu roteador é uma m@rda, apenas 1 das 4 portas esta habilitada, e nisso nao da para conectar outro roteador. Mas de qualquer forma nao é possivel colocar em modo bridge, e o wifi é tão fraco que mesma do lado do roteador só tem 1 risco de sinal?!
e eles só trocam o roteador se ele estive com defeito ou não funcionando
 
meu roteador é uma m@rda, apenas 1 das 4 portas esta habilitada, e nisso nao da para conectar outro roteador. Mas de qualquer forma nao é possivel colocar em modo bridge, e o wifi é tão fraco que mesma do lado do roteador só tem 1 risco de sinal?!
e eles só trocam o roteador se ele estive com defeito ou não funcionando
Qual é o modelo do seu Mitrastar? Tem TV na assinatura para essas outras portas estarem 'desabilitadas' ou é defeito? Sempre foi assim?

Esses dias o @krustbr falou sobre essa questão do equipamento não permitir bridge e com jeitinho e paciência dá pra tentar resolver via atendimento (link).

Tenta dar um pouco mais de informações pra gente poder te ajudar (tamanho da área que precisa cobrir, sintomas além das portas que não funcionam, etc.)
 
Você mora em São José dos Pinhais?

Dependendo da região há disponibilidade de FTTH da VIVO há anos. a Oi acabou de chegar e além delas também há a NET por HFC (rede incorporada da finada Blue TV) e provedores locais.

Se puxar pela memória o cenário da cidade antes de 2016/2017, até que não está tão ruim.
Sim resido em SJP , na região central a vivo tem FTTH, nos bairros não , a NET nunca vi FTTH por aqui os ISPs estão em todo lugar com FTTH ,a OI tá agressiva na fibra só a VIVO que não reage e expande o FTTH nos bairros , imagino q seria fácil ja q a fibra vai até o DSLAM .
 
Última edição:
Qual é o modelo do seu Mitrastar? Tem TV na assinatura para essas outras portas estarem 'desabilitadas' ou é defeito? Sempre foi assim?
Esses dias o @krustbr falou sobre essa questão do equipamento não permitir bridge e com jeitinho e paciência dá pra tentar resolver via atendimento (link).
Tenta dar um pouco mais de informações pra gente poder te ajudar (tamanho da área que precisa cobrir, sintomas além das portas que não funcionam, etc.)
sim é um mitrastrar, e nao vou trocar porque o modelo que a vivo envia agora é ainda pior e mais travado que este (e nao tenho paciencia para ficar 3 horas no telefone ouvindo propaganda vivo para ser atendido)
nao e defeito, as portas estao travadas pelo firmware.
apenas internet, nao tem telefone nem tv

inclusive no final do ano passado eu ate abri um topico para tentar desbloquear as portas ethernet.

mas alguem me disse que é so colocar o slid do roteador atual no modem que eu comprar, que ai funciona.
prefiro muito mais a solução do modem, porque assim compro um roteador realmente bom, e com firmware do proprio aparelho sem restriçoes da operadora

grato
 
Última edição:
Quando o instalador da Vivo veio aqui puxar a fibra e etc, ele disse que o sinal deve chegar no mínimo até -17.5 dBm, que abaixo disso poderia dar problema.

Quando ele fez a primeira terminação na ponta e colocou no power meter, deu ruim, estava com -23 dBm.

Na segunda tentativa deu aproximadamente os -17.5 dBm.

Mas depois que ele foi embora eu notei que o modem detecta -19.34 dBm.

Essa intensidade no sinal está tudo bem ou posso ter problemas?
 
Sim resido em SJP , na região central a vivo tem FTTH, nos bairros não , a NET nunca vi FTTH por aqui os ISPs estão em todo lugar com FTTH ,a OI tá agressiva na fibra só a VIVO que não reage e expande o FTTH nos bairros , imagino q seria fácil ja q a fibra vai até o DSLAM .
Qual bairro? Não moro no centro de SJP (estou quase no contorno sul) e tenho VIVO Fibra desde o final de 2016.

Muita gente torce o nariz mas ao menos por aqui a fusão (VIVO x GVT) foi uma coisa boa, antes só havia 10~15Mbps por par metálico da Oi e GVT (com sorte de ter porta disponível).

Outra coisa interessante é que, ao menos por aqui, as demais operadoras só passaram a oferecer velocidade maiores após a chegada da VIVO.

sim é um mitrastrar, e nao vou trocar porque o modelo que a vivo envia agora é ainda pior e mais travado que este (e nao tenho paciencia para ficar 3 horas no telefone ouvindo propaganda vivo para ser atendido)
nao e defeito, as portas estao travadas pelo firmware.
apenas internet, nao tem telefone nem tv

inclusive no final do ano passado eu ate abri um topico para tentar desbloquear as portas ethernet.

mas alguem me disse que é so colocar o slid do roteador atual no modem que eu comprar, que ai funciona.
prefiro muito mais a solução do modem, porque assim compro um roteador realmente bom, e com firmware do proprio aparelho sem restriçoes da operadora

grato
Discordo que os equipamentos mais novos sejam inferiores, mas sem saber o modelo fica difícil até para alguém se identificar (não adianta falar "é aquele Mitrastar preto quadrado lixão").

De toda forma, já pensou em investir em um roteador ou access point próprio e fazer a coisa de maneira mais simples e efetiva? Não precisa reinventar a roda saindo atrás de outro equipamento GPON e nem se preocupar com slid, autenticação com operadora, sorte e nem nada.

A questão das portas (LAN) misteriosamente desabilitadas pode ser facilmente resolvida com um switch gigabit que não são caros.

Pra tudo tem jeito e muitas vezes a solução tem que partir de você conforme a sua necessidade, às vezes a solução é bem mais fácil do que a gente imagina. Numa analogia tosca, é a mesma coisa que reclamar da companhia de energia ou abastecimento por não ter uma tomada ou torneira onde você precisa.

Quando o instalador da Vivo veio aqui puxar a fibra e etc, ele disse que o sinal deve chegar no mínimo até -17.5 dBm, que abaixo disso poderia dar problema.

Quando ele fez a primeira terminação na ponta e colocou no power meter, deu ruim, estava com -23 dBm.

Na segunda tentativa deu aproximadamente os -17.5 dBm.

Mas depois que ele foi embora eu notei que o modem detecta -19.34 dBm.

Essa intensidade no sinal está tudo bem ou posso ter problemas?
Seu sinal está ok, os níveis aceitáveis são:

RX: -27 a -8 dBm
TX : 0.5 a 5 dBm.
 
Qual bairro? Não moro no centro de SJP (estou quase no contorno sul) e tenho VIVO Fibra desde o final de 2016.

Muita gente torce o nariz mas ao menos por aqui a fusão (VIVO x GVT) foi uma coisa boa, antes só havia 10~15Mbps por par metálico da Oi e GVT (com sorte de ter porta disponível).

Outra coisa interessante é que, ao menos por aqui, as demais operadoras só passaram a oferecer velocidade maiores após a chegada da VIVO.
Eu moro no Urano Boneca do Iguaçu , próximo do portal e aqui nada de VIVO fibra , só ISPs e Claro/Net e AGR OI fibra . A vivo pra mim tá ok , só penso que se ela quer se manter forte no mercado precisa investir. Ela tá perdendo cliente por falta do FTTH mais expansivo.
 
Última edição:
Você precisará configurar uma rota estática ou IP secundário na WAN do C5 caso queira acessar a gerência do HGU em bridge, basta usar 192.168.25.2, por exemplo.

No Mikrotik isso é bem fácil de resolver:

Ver anexo 132881

Este comportamento é esperado pois o HGU em bridge fica 'transparente' para a sua rede interna, não há rota para ele pois a faixa de IPs de ambos é diferente.

No OpenWRT isso é impressionantemente fácil de fazer no Luci: https://simplebeian.wordpress.com/2014/03/12/accessing-your-modem-from-openwrt-router/

Muito prático acessar o modem bridge diretamente do PC a qqr hora sem precisar mexer em config nenhuma :-D

O que são essas coisas?

hahahaha isso é das antigas!

Telemerd = Telemar = nome fantasia Oi
Telefuk = Telefónica = nome fantasia Vivo
MERD = nome fantasia NET = Claro = Escuro

Por aqui no Paraná , se a VIVO não investir em FTTH , ela vai penar porque a OI e as ISPs estão passando fibra em tudo , em becos e em áreas rurais tem fibra . Até porque pra manter a dslam funcionando precisa de energia elétrica da concessionária , já fibra não .

O DSL realmente tá chegando no limite, VDSL exige distância muito curta entre o DSLAM e o modem. FTTH ou pelo menos FTTB permite cobertura bem mais ampla.

Interessante q aqui o DSLAM q atende meu prédio fica a uns 500m, a 2 esquinas de distância, e na época q contratei a atendente disse q tava a 350m. Já GPON eles colocaram ONUs em cada buraco no chão, o q atende metade do bloco fica bem na frente da minha porta, num dá nem 100m de cabo.

Eles (Vivo) já estão perdendo em todo o Brasil. Veja os dados divulgados pela Anatel e vc vai ver o número de desconexões. É ladeira abaixo se a Vivo não começar a olhar para as cidades abandonadas no par metálico comprado da GVT e sucateado por ela.

Eu acho estranho vcs falarem isso, ela é a empresa q mais tá investindo, o Vivo Fibra existe há muitos anos. Telemerd tá fazendo só marketing e nem os vendedores sabem dizer onde tem disponível, é pura lenda. MERD então, começou só agora. TIM eu num faço ideia, mas parece q só tem em SP.

Suponho q eles selecionam as cidades a migrar e fazem toda a migração antes de seguir pras próximas. Assim eles num precisam manter tecnicos distintos na mesma cidade pra dar manutenção em 2 tecnologias diferentes. Eu faria assim.

E de quebra, os tecnicos q instalam os ONT podem fazer empreitadas entre cidades. Em vez de precisar treinar muitos e mandar pra centenas de cidade ao mesmo tempo, treinam um punhado e botam eles em hostel numa cidade e eles ficam lá até instalar em toda a cidade e eles num serem mais necessários, aí eles viajam pra outra cidade e tudo recomeça.
 
Eu moro no Urano Boneca do Iguaçu , próximo do portal e aqui nada de VIVO fibra , só ISPs e Claro/Net e AGR OI fibra . A vivo pra mim tá ok , só penso que se ela quer se manter forte no mercado precisa investir. Ela tá perdendo cliente por falta do FTTH mais expansivo.
Aqui também está um abandono total a rede Vivo, a Oi cabeou simplesmente toda a região próxima do DSLAM da Vivo que me atende, acho que agora vão sentir um pouco a concorrência hehe
 
No OpenWRT isso é impressionantemente fácil de fazer no Luci: https://simplebeian.wordpress.com/2014/03/12/accessing-your-modem-from-openwrt-router/

Muito prático acessar o modem bridge diretamente do PC a qqr hora sem precisar mexer em config nenhuma :-D



hahahaha isso é das antigas!

Telemerd = Telemar = nome fantasia Oi
Telefuk = Telefónica = nome fantasia Vivo
MERD = nome fantasia NET = Claro = Escuro



O DSL realmente tá chegando no limite, VDSL exige distância muito curta entre o DSLAM e o modem. FTTH ou pelo menos FTTB permite cobertura bem mais ampla.

Interessante q aqui o DSLAM q atende meu prédio fica a uns 500m, a 2 esquinas de distância, e na época q contratei a atendente disse q tava a 350m. Já GPON eles colocaram ONUs em cada buraco no chão, o q atende metade do bloco fica bem na frente da minha porta, num dá nem 100m de cabo.



Eu acho estranho vcs falarem isso, ela é a empresa q mais tá investindo, o Vivo Fibra existe há muitos anos. Telemerd tá fazendo só marketing e nem os vendedores sabem dizer onde tem disponível, é pura lenda. MERD então, começou só agora. TIM eu num faço ideia, mas parece q só tem em SP.

Suponho q eles selecionam as cidades a migrar e fazem toda a migração antes de seguir pras próximas. Assim eles num precisam manter tecnicos distintos na mesma cidade pra dar manutenção em 2 tecnologias diferentes. Eu faria assim.

E de quebra, os tecnicos q instalam os ONT podem fazer empreitadas entre cidades. Em vez de precisar treinar muitos e mandar pra centenas de cidade ao mesmo tempo, treinam um punhado e botam eles em hostel numa cidade e eles ficam lá até instalar em toda a cidade e eles num serem mais necessários, aí eles viajam pra outra cidade e tudo recomeça.

Não tem nada de estranho, são números, dados divulgados pela Anatel. Tá investindo apenas em capitais, estado de SP e em cidades onde ela não tem nenhuma estrutura. Nas demais os investimentos são pequenos ou quase zero. Não sou eu quem está dizendo, são os dados... Tem muitas cidades com rede metálica completamente abandonada.
 

tenho o mitrastar GPT-2541GNAC-N1

troquei a fonte dele, e consegui atualizar para a firmware BR_g003_100VNZ0b28_2

com a outra firmware eu nao conseguia acessar o menu mitrastar, apenas o vivo box. Agora consigo acessar o mitrastar usando http://192.168.15.1/main.html

e conforme uma outra mensagem sua de usar esta linha para colocar em bridge:
http://192.168.15.1/settings-wan-mode.html

que eu consegui acessar ambos usando o user "support" ao invés de "admin"
ainda preciso testar as portas ethernet

pretendo comprar um ASUS RT-AC51 com firmware padavan

grato
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo