[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Alguém sabe se pra usar aplicativos de torrent é obrigado a mandar abrir porta? Ex: eu uso a porta 7000 no UTorrent, devo entrar no 192.168.15.1 (modem da VIVO) e fazer isso abaixo?

NTzecYu.png

Pelo que entendi essa tela indica que qualquer pessoa na minha rede que use esse intervalo de portas está sem limitação de tráfego em qualquer aplicativo. Estranho é que antes de fazer isso quando eu fui nessa tela deu que a porta já está aberta.

0mUaYsp.png

Esse negócio de ficar mandando abrir intervalo de portas eu nunca sei se é realmente preciso, pois nunca sei (ou lembro) como faz pra descobrir se de fato o ISP está bloqueando alguma porta especificamente, ou por padrão. Lógico que a velocidade que se obtém num torrent depende de N fatores (ex: torrent novo vem rapidão, torrent não visado vem mais lento, depende de quem está servindo do outro lado), massssss eu sempre ouvia essa história de que as operadoras limitam esse tipo de tráfego.

Alguém sabe se pra usar aplicativos de torrent é obrigado a mandar abrir porta? Ex: eu uso a porta 7000 no UTorrent, devo entrar no 192.168.15.1 (modem da VIVO) e fazer isso abaixo?

NTzecYu.png

Pelo que entendi essa tela indica que qualquer pessoa na minha rede que use esse intervalo de portas está sem limitação de tráfego em qualquer aplicativo. Estranho é que antes de fazer isso quando eu fui nessa tela deu que a porta já está aberta.

0mUaYsp.png

Esse negócio de ficar mandando abrir intervalo de portas eu nunca sei se é realmente preciso, pois nunca sei (ou lembro) como faz pra descobrir se de fato o ISP está bloqueando alguma porta especificamente, ou por padrão. Lógico que a velocidade que se obtém num torrent depende de N fatores (ex: torrent novo vem rapidão, torrent não visado vem mais lento, depende de quem está servindo do outro lado), massssss eu sempre ouvia essa história de que as operadoras limitam esse tipo de tráfego.
Esse teste de velocidade no uTorrent sempre dá problema e particularmente nunca precisei mapear ou abrir portas manualmente para isso.

Se a função UPnP estiver ativava no roteador ela já faz essa abertura/redirecionamento automaticamente quando a aplicação solicita.

Pessoal, tenho vivo fibra 100/50 aqui no interior de SP, e fazem uns 2 dias que ela se encontra 100% instavel, muito lerda e cheio de packet loss(40%), alguém com o mesmo problema?
Eu não to conseguindo ao menos fazer o speedtest, ele para no upload e no download bate 0.8mbps, parece que caparam minha conexão pra menos de 1 MB oque não faz sentido nenhum

Pessoal, tenho vivo fibra 100/50 aqui no interior de SP, e fazem uns 2 dias que ela se encontra 100% instavel, muito lerda e cheio de packet loss(40%), alguém com o mesmo problema?
Eu não to conseguindo ao menos fazer o speedtest, ele para no upload e no download bate 0.8mbps, parece que caparam minha conexão pra menos de 1 MB oque não faz sentido nenhum

Melhor ligar na central

Baixa algum aplicativo ou programa que identifique endereço MAC e vê se bate com o do teu WiFi ligado/desligado (pra isso aqui eu uso o Network Analyzer ou o WiFi Analyzer no Android), na duvida resete seu modem Vivo para ver se aparecem novos WiFi ou se eles são esses aí que você percebeu.

Vc diz desligar ele, e ver se algum sinal desaparece?

Olha quanto tempo demora pra vivo fibrar quando chega concorrencia no local? aqui chegou "veloxnet" e os cara entregaram ate 400 mb por 240 reais 100% de up nos planos apartir de 200mb tudo ftth vivo ainda é par metalico mas a 2km daqui tem fibra deles pelo que eu vi a live tim deve chegar por aqui logo logo tbm
Nunca vi a Vivo se preocupar com isso , mas ela tem força . Vi notícias q ela tá perdendo muito usuário par metálico , quem sabe ela reage .

Aqui em serra negra, a vivo está trocando os cabos fios de toda a cidade, começando pelo centro. Hoje enquanto fui buscar minha mãe, nun trajeto de 5min, vi uns 20 caras da vivo em diferentes pontos, com uns rolos gigantes de fio. Uns passando por debaixo do chão outros enrolados em postes. Será que pode ser uma resposta a Claro, que veio com a fibra para cá? Alguem tem informação sobre expansão da fibra da Vivo?

Aqui em serra negra, a vivo está trocando os cabos fios de toda a cidade, começando pelo centro. Hoje enquanto fui buscar minha mãe, nun trajeto de 5min, vi uns 20 caras da vivo em diferentes pontos, com uns rolos gigantes de fio. Uns passando por debaixo do chão outros enrolados em postes. Será que pode ser uma resposta a Claro, que veio com a fibra para cá? Alguem tem informação sobre expansão da fibra da Vivo?

Pode ser fibra sim, quase certeza.

Aqui a Vivo chegou pouco tempo depois da Claro ter começado fibrar, em Serra Negra chegou antes mas pode sim ser a Vivo Fibra.

vivo ta muito acomodada no mercado
Ela quer e comprar tudo pronto já , ideia e só faturar , aqui ela comprou a GVT e nunca mais investiu 1 centavo , AGR saiu o boato d venda da OI , a vivo já cresceu o zoião em cima da fibra da OI no nordeste , ja declarou q tem interesse .

Vivo segue em queda livre e ISPs tomaram dela a segunda posição. A Vivo tá pensando que é a última bolacha do pacote hahahahahahaha.

Eu era cliente VIVO a mais de 10 anos na minha cidade, só que infelizmente a rede xDSL não me atendia mais e vivia caindo, agora estou utilizando provedor (FTTC) aqui na minha cidade. E ao meu ver a VIVO está demorando muito, mas muito mesmo na sua expansão FTTH nas cidades com tecnologia antiga, eles estão investindo apenas em novas cidades. As cidades que tem a tecnologia de par metálico da extinta GVT estão a minguá, com uma deterioração imensa, compraram a GVT e sucatearam a rede da antiga operadora. Eu tenho muito desgosto nessa constatação, por isso estão tendo recordes de desligamentos dessa tecnologia em todo o país. Vai acabar acontecendo a mesma coisa que aconteceu com a OI, não investiram em novas tecnologias e perderam participação gigantesca de mercado!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ela quer e comprar tudo pronto já , ideia e só faturar , aqui ela comprou a GVT e nunca mais investiu 1 centavo , AGR saiu o boato d venda da OI , a vivo já cresceu o zoião em cima da fibra da OI no nordeste , ja declarou q tem interesse .
Cara é um absurdo a VIVO ter comprado a GVT e não ter investido 1 real se quer na expansão da rede FTTH nestas localidades, agora estão com a tecnologia ultrapassada e estão tendo uma perca enorme de clientes, eu mesmo me desliguei da operadora pelo mal serviço prestado nos últimos tempos pela mesma aqui em Recife-PE.

Última edição:
uso vivo fibra, e tenho um modem/roteador (hgu) em um aparelho so, o mitrastar. Se eu comprar um modem fibra (ont) qualquer (pode ser um usado vivo também) e tirar o aparelho atual e colocar este modem (ont) + roteador configurado como a vivo, vai funcionar?

ou os aparelhos são codificados na central?

Pessoal, onde consigo ver o consumo em Gb ou Tb dentro de determinado período?

uso vivo fibra, e tenho um modem/roteador (hgu) em um aparelho so, o mitrastar. Se eu comprar um modem fibra (ont) qualquer (pode ser um usado vivo também) e tirar o aparelho atual e colocar este modem (ont) + roteador configurado como a vivo, vai funcionar?

ou os aparelhos são codificados na central?

sim ... desde que cadastre o SLID do hgu no novo modem.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal, onde consigo ver o consumo em Gb ou Tb dentro de determinado período?

se não me engano em estatísticas mostra o geral em Bytes... ai só fazer a conversão online. mensal não tem como. só usando algum outro roteador que tenha essa função .

Última edição:
Alguém sabe informar se o modem Mitrastar com o fimware da Vivo muda o gateway quando configurado para bridge? Eu sei que alguns roteadores tem esse comportamento.

Quando ele está em modo router o IP é 192.168.25.1, mas não consigo fazer os meus dispositivos conectados ao roteador TP-Link Archer C5 com OpenWRT acessá-lo quando está em modo bridge, apesar da configuração no ifconfig e ip masquerade estarem corretas, então só posso concluir que o IP do roteador muda quando configurado para funcionar em modo bridge.

Estou quase rodando um nmap para tentar descobrir se é isso mesmo.

Também notaram que a rede 2.4GHz continua transmitindo, mesmo depois de explicitamente desativada na configuração do modem?

Olá, nunca tinha visto nenhum técnico passar fita isolante no conector da fibra, não sei dizer porque ele fez isso.
Sobre a fibra pode desplugar do modem sim embora não seja recomendado, se fizer isso verifique dentro da caixinha do modem se não tem uma tampinha de plastico para colocar dentro do conector da fibra para não ter perigo de entrar sujeira ao desconectar..

Abraço.
A fita isolante juntando o cabo da fibra ao cabo da energia é uma gambiarra para dar mais rigidez ao cabo da fibra devido a ausência da caixa de terminação.

O cabo de fibra ótica é incrivelmente frágil, para você ter uma ideia da fragilidade, o cabo não pode fazer uma curva de 90ª com raio de uma garrafa pet de 2 litros que corre o risco de romper a fibra.

Última edição:
se não me engano em estatísticas mostra o geral em Bytes... ai só fazer a conversão online. mensal não tem como. só usando algum outro roteador que tenha essa função .
A vivo mesmo não fornece, através de relatório no portal? Procurei e não achei.

voce também pode usar um software para monitorar o uso de dados, minha sugestão é este freeware:

https://codebox.net/pages/bitmeteros
Pelo que entendi, este software monitora só o que trafega na máquina que eu instalar. Mas tenho mais de 8 dispositivos conectados ao meu roteador (Lan e Wi-fi).

Alguém sabe informar se o modem Mitrastar com o fimware da Vivo muda o gateway quando configurado para bridge? Eu sei que alguns roteadores tem esse comportamento.

Quando ele está em modo router o IP é 192.168.25.1, mas não consigo fazer os meus dispositivos conectados ao roteador TP-Link Archer C5 com OpenWRT acessá-lo quando está em modo bridge, apesar da configuração no ifconfig e ip masquerade estarem corretas, então só posso concluir que o IP do roteador muda quando configurado para funcionar em modo bridge.

Estou quase rodando um nmap para tentar descobrir se é isso mesmo.

Também notaram que a rede 2.4GHz continua transmitindo, mesmo depois de explicitamente desativada na configuração do modem?
Você precisará configurar uma rota estática ou IP secundário na WAN do C5 caso queira acessar a gerência do HGU em bridge, basta usar 192.168.25.2, por exemplo.

No Mikrotik isso é bem fácil de resolver:

1567544009241.png

Este comportamento é esperado pois o HGU em bridge fica 'transparente' para a sua rede interna, não há rota para ele pois a faixa de IPs de ambos é diferente.

Sobre o WiFi, aqui ambas as redes ficam desligadas sem problemas, meu Mitrastar está em bridge há pelo menos um ano.

A vivo mesmo não fornece, através de relatório no portal? Procurei e não achei.
Até existe algo parecido com o da NET mas é interno, na época da conversa sobre franquia chegaram a liberar o acesso no "Meu VIVO" mas tiraram horas/dias depois.

A única forma de fazer essa contabilização é com um roteador ou equipamento de monitoramento próprio.

A única forma de fazer essa contabilização é com um roteador ou equipamento de monitoramento próprio.
Vou dar uma olhada no meu tplink se tem esse log.

Um quilo de suposição sem fontes.
Se a estratégia que estão utilizando estivesse errada estaria refletida nos resultados.

Você precisará configurar uma rota estática ou IP secundário na WAN do C5 caso queira acessar a gerência do HGU em bridge, basta usar 192.168.25.2, por exemplo.

No Mikrotik isso é bem fácil de resolver:

1567544009241.png

Este comportamento é esperado pois o HGU em bridge fica 'transparente' para a sua rede interna, não há rota para ele pois a faixa de IPs de ambos é diferente.

Sobre o WiFi, aqui ambas as redes ficam desligadas sem problemas, meu Mitrastar está em bridge há pelo menos um ano.
Consegui pelo static route.

O /etc/config/network ficou assim:

Código:
config route
        option interface 'modem'
        option target '192.168.25.1'
        option netmask '255.255.255.0'
        option gateway '192.168.25.100'
        option metric '1'
        option mtu '1500'
        option type 'local'

config interface 'modem'