[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Outro probleminha que estou tendo e que também motivou + 1 queixa na Anatel é o cadastro do débito automático. Mando fazer pelo app e não chega o pedido de autorização pro internet banking. E não apenas isso: pelo site (área logada) o primeiro 0 do número da conta foi cortado e o último dígito foi repetido. E vc não consegue arrumar isso, está cinza o campo de digitação, travado. Outro problema é a data de nascimento que estranhamente está voltando do primeiro dia do mês para o dia 31 do mês anterior, nos dados de assinante, pelo site.

Esses SACs das operadoras não servem pra nada, não se consegue resolver coisa alguma por eles.
Por que não espera chegar a primeira fatura e faz o cadastro pela sua conta bancária? Dependendo do serviço é bem mais fácil dessa forma, evita-se até o pagamento em duplicata.

Eu reclamei pra valer, e nos dois: Anatel e consumidor.gov.br, e não só citei CDC como (pra que não venham com esse papo) artigo de resolução da própria Anatel, que diz que era obrigatoriedade deles informar condições e preços antes de eu contratar.

Tá certíssimo. E me fez testar aqui e realmente meu BINA tb sumiu! Vou reclamar lá, pq na tal migração de tecnologia num foi dito nada sobre tirar o BINA e muito menos sobre ter q pagar pra reaver ele!

Pode me passar o texto q vc fez citando CDC e resolução da Anatel?

Como é a história? Até agora eu vinha acreditando que ou a VIVO queria faturar em cima da ativação do BINA ou era incompetente pra implementar esse recurso nesse modem que ela fornece. Mas vc está dando a entender que quando se sai do cabo metálico pra fibra se perde a identificação de chamadas. Não faz sentido, e se for o caso eles vão ter que arrumar nem que seja instalando outro cabo e outro aparelho. Nunca ouvi falar que em fibra se perde esse recurso. Porque isso também não foi informado/avisado em lugar algum, nem pelo SAC e nem no site.

O sinal analog do telefone sai direto do modem, daí ele tb precisa ser capaz de gerar o sinal do BINA. Poderiam até alegar q o modem num suporta, mas aí pq estão querendo te cobrar por um serviço q o modem num seria incapaz de fornecer?!

Certamente faz o que você quer com o firmware nativo e há bastante documentação na internet, vale a pena dar uma brincada antes de partir para firmwares alternativos.

Minha ordem de preferência (pessoal) é: RouterOS > EdgeOS > Asuswrt-Merlin > Open/DD-DRT > resto.

Interessante. Ele tem 5 portas acho todas juntas, pelo q eu li nos tutoriais a eth0 seria a WAN e as outras LAN. Meu RV340 tem as 2 WANs separadas das 4 LANs.

Pode detalhar um pouco oq no RouterOS vc prefere sobre o OpenWRT?

Interessante. Ele tem 5 portas acho todas juntas, pelo q eu li nos tutoriais a eth0 seria a WAN e as outras LAN. Meu RV340 tem as 2 WANs separadas das 4 LANs.

Pode detalhar um pouco oq no RouterOS vc prefere sobre o OpenWRT?
Isso é indiferente, as portas físicas podem ser usadas/nomeadas conforme a sua necessidade, é possível usar 4 para WAN e 1 para LAN (por exemplo), se for o caso.

Essa coisa de "cite 5 prós e 5 contras" ou "o que eu poderia fazer com x que não poderia fazer y" acaba dando margem para interpretação errada que pode enaltecer um ou desmerecer o outro sem necessidade, todos são ótimos desde que configurados de maneira correta.

Acho que este não é o melhor local para avançarmos com este assunto mas ao longo do tópico do Mikrotik há algumas interações de colegas sobre os EdgeRouter, mas fique à vontade para criar um novo -caso queira- conforme for pegando experiência como o seu equipamento.

Como é a história? Até agora eu vinha acreditando que ou a VIVO queria faturar em cima da ativação do BINA ou era incompetente pra implementar esse recurso nesse modem que ela fornece. Mas vc está dando a entender que quando se sai do cabo metálico pra fibra se perde a identificação de chamadas. Não faz sentido, e se for o caso eles vão ter que arrumar nem que seja instalando outro cabo e outro aparelho. Nunca ouvi falar que em fibra se perde esse recurso. Porque isso também não foi informado/avisado em lugar algum, nem pelo SAC e nem no site.
Eu também cai do cavalo achando que era o básico de um plano de telefonia fixa, e não um "Serviço de Valor Agregado" em que eles querem cobrar, isso quando tem disponibilidade.
O padrão utilizado no par metálico é DTMF e na fibra é FSK, ou padrão brasileiro e internacional, mas independente da tecnologia deveria ter disponível para todo mundo e no máximo que ia acontecer era seu aparelho não ser compatível.
Eu nem vou gastar energia com a Vivo, só vou pleitar ressarcimento da mudança de plano indevida e quando a fidelidade acabar tem Algar, Oi e Claro para escolher.

Eu nem vou gastar energia com a Vivo, só vou pleitar ressarcimento da mudança de plano indevida e quando a fidelidade acabar tem Algar, Oi e Claro para escolher.
Você disse tudo. As vezes pleitear algum serviço, o peso do desgaste é maior do que efetivamente você irá precisar deste serviço.

Em tempo, não pretendo usar internet da Algar mais. Fui cliente há anos e só tive dor de cabeça, desde o adsl até a tentativa de fibra. Moro em Uberlândia.

Tá certíssimo. E me fez testar aqui e realmente meu BINA tb sumiu! Vou reclamar lá, pq na tal migração de tecnologia num foi dito nada sobre tirar o BINA e muito menos sobre ter q pagar pra reaver ele!

Pode me passar o texto q vc fez citando CDC e resolução da Anatel?
O texto que coloquei na Anatel (que infelizmente é um lixo pra poder digitar, no consumidor.gov cabe tudo, mas na Anatel uma queixa mais elaborada esbarra no limite de caracteres, aí vc precisa ser mais resumido e inserir o resto na parte de complementação) dizia que: (adapte pro seu caso - e nota: quando falo que "tenho gravação disso" não é porque pedi ao SAC, pois acho que eles nem dão, é porque salvei em MP3 com um gravador apontado pro telefone, no caso aí parte da negociação de instalar fibra e fixo):
>>>>>
Instalei fibra dia X, portabilidade de linha Y, e que eu era assinante da NET (internet e fixo). E que fui assinante da VIVO/GVT de 2009 a 2018, em 2018 eu tinha 50 Mega e saí pra NET por não haver velocidade melhor. E que o número do fixo também era esse reclamado.

O problema é o seguinte: no domingo constatamos que a linha passou a funcionar para fazer e receber ligações, porém o BINA (identificador de chamadas) não está funcionando. Em contato com o 103-15 fomos informados de que 1) o plano de fixo ilimitado ligações locais não contemplaria esse BINA, e 2) pra isso seria cobrado 18.33 reais a mais (por mês) caso quiséssemos ativar. Porém não fomos informados em momento algum dessa limitação. Quando alguém liga (de qualquer aparelho) aparece apenas "PRIVADO" ou ------- no visor. E muito menos de que seríamos cobrados esse valor abusivo para ativação dessa funcionalidade.

Nossos aparelhos são o Intelbras TC 60 ID e o Elgin TSF 8002. Para provar que o BINA não está funcionando estou anexando fotos do visor do primeiro aparelho, que mostra um número que ligou pra nós, o [NÚMERO DE UMA PESSOA QUE LIGOU PRA MIM], no dia X, quando ainda estávamos na NET, e o visor como aparece agora, já com a VIVO. Ademais estou também postando um print logado na área da VIVO, na parte de fixo, em que nada é informado sobre essa limitação.

Pesquisando na internet encontrei este link: https://www.vivo.com.br/para-voce/p...servicos-adicionais/identificador-de-chamadas - no entanto no ato da contratação nada a respeito desse tipo de cobrança foi informado, então estamos nos sentindo totalmente enganados!

A GVT/VIVO jamais cobrou pelo identificador de chamadas em QUALQUER PLANO ofertado, mesmo o mais barato disponível, e isso até 2018 quando saímos pra NET. O que ocorre agora está em desacordo com o Código do Consumidor nos artigos 39 - IV e V e 46 e até mesmo o artigo 44 da Resolução 614 de 2013 da Anatel, que diz: "A Prestadora deve tornar disponível ao Assinante, previamente à contratação, informações relativas a preços e condições de fruição do serviço, entre as quais os motivos que possam degradar a velocidade contratada". Como lembra o CDC por exemplo no art. 46, "Os contratos que regulam as relações de consumo não obrigarão os consumidores, se não lhes for dada a oportunidade de tomar conhecimento prévio de seu conteúdo, ou se os respectivos instrumentos forem redigidos de modo a dificultar a compreensão de seu sentido e alcance", que é o caso em tela, não fomos informados desta limitação no ato do pedido de instalação, e temos a gravação disso.

Diante do exposto peço a VIVO para que habilite (sem qualquer ônus) o identificador de chamadas, do contrário tomaremos medidas judiciais cabíveis, pois o que aconteceu foi um absurdo e uma injustiça.
>>>>>>

Por que não espera chegar a primeira fatura e faz o cadastro pela sua conta bancária? Dependendo do serviço é bem mais fácil dessa forma, evita-se até o pagamento em duplicata.
É porque eu tenho sempre que colocar num programinha pra lembrar esse tipo de coisa, porque realmente esqueço. Um bom exemplo é fatura de cartão, eu nunca pago perto do vencimento, sempre vários dias antes. Não se pode esquecer faturas porque sempre "dá ruim", seja com consequências tipo corte de serviço seja pagar a mais.

E sobre a velocidade que citei antes, pedi um cabo CAT-7 pelo Aliexpress... de 10 metros. Quando chegar vou testar pra ver se a velocidade da rede de 5 Ghz altera alguma coisa. No CAT-6 que testei ela passou dos 200 Mbps, mas oscilou com relação aos 300 contratados. Também porque esse CAT-6 que tenho aqui foi o mais barato que achei, pois o valor que cobram por cabos ethernet no Brasil é um assalto.

Engraçado foi a NET quando liguei pra cancelar o plano, a atendente foi querer rapidamente empurrar a internet pra ver se eu queria repassar pra alguém e elogiar a mesma, oferecendo se não me falha a memória 240 Mega (eu tinha 120) nas mesmas condições, mas falei logo que coloquei 300... :haha:

Mas do jeito que a NET é não se surpreendam se daqui a alguns anos ela esteja oferecendo 1 Gbps, mas com upload de 50 ou 100 Mbps... um upload melhor foi algo que sempre busquei. :mj:

Última edição:
O texto que coloquei na Anatel (que infelizmente é um lixo pra poder digitar, no consumidor.gov cabe tudo, mas na Anatel uma queixa mais elaborada esbarra no limite de caracteres, aí vc precisa ser mais resumido e inserir o resto na parte de complementação) dizia que: (adapte pro seu caso - e nota: quando falo que "tenho gravação disso" não é porque pedi ao SAC, pois acho que eles nem dão, é porque salvei em MP3 com um gravador apontado pro telefone, no caso aí parte da negociação de instalar fibra e fixo):
>>>>>
Instalei fibra dia X, portabilidade de linha Y, e que eu era assinante da NET (internet e fixo). E que fui assinante da VIVO/GVT de 2009 a 2018, em 2018 eu tinha 50 Mega e saí pra NET por não haver velocidade melhor. E que o número do fixo também era esse reclamado.

O problema é o seguinte: no domingo constatamos que a linha passou a funcionar para fazer e receber ligações, porém o BINA (identificador de chamadas) não está funcionando. Em contato com o 103-15 fomos informados de que 1) o plano de fixo ilimitado ligações locais não contemplaria esse BINA, e 2) pra isso seria cobrado 18.33 reais a mais (por mês) caso quiséssemos ativar. Porém não fomos informados em momento algum dessa limitação. Quando alguém liga (de qualquer aparelho) aparece apenas "PRIVADO" ou ------- no visor. E muito menos de que seríamos cobrados esse valor abusivo para ativação dessa funcionalidade.

Nossos aparelhos são o Intelbras TC 60 ID e o Elgin TSF 8002. Para provar que o BINA não está funcionando estou anexando fotos do visor do primeiro aparelho, que mostra um número que ligou pra nós, o [NÚMERO DE UMA PESSOA QUE LIGOU PRA MIM], no dia X, quando ainda estávamos na NET, e o visor como aparece agora, já com a VIVO. Ademais estou também postando um print logado na área da VIVO, na parte de fixo, em que nada é informado sobre essa limitação.

Pesquisando na internet encontrei este link: https://www.vivo.com.br/para-voce/p...servicos-adicionais/identificador-de-chamadas - no entanto no ato da contratação nada a respeito desse tipo de cobrança foi informado, então estamos nos sentindo totalmente enganados!

A GVT/VIVO jamais cobrou pelo identificador de chamadas em QUALQUER PLANO ofertado, mesmo o mais barato disponível, e isso até 2018 quando saímos pra NET. O que ocorre agora está em desacordo com o Código do Consumidor nos artigos 39 - IV e V e 46 e até mesmo o artigo 44 da Resolução 614 de 2013 da Anatel, que diz: "A Prestadora deve tornar disponível ao Assinante, previamente à contratação, informações relativas a preços e condições de fruição do serviço, entre as quais os motivos que possam degradar a velocidade contratada". Como lembra o CDC por exemplo no art. 46, "Os contratos que regulam as relações de consumo não obrigarão os consumidores, se não lhes for dada a oportunidade de tomar conhecimento prévio de seu conteúdo, ou se os respectivos instrumentos forem redigidos de modo a dificultar a compreensão de seu sentido e alcance", que é o caso em tela, não fomos informados desta limitação no ato do pedido de instalação, e temos a gravação disso.

Diante do exposto peço a VIVO para que habilite (sem qualquer ônus) o identificador de chamadas, do contrário tomaremos medidas judiciais cabíveis, pois o que aconteceu foi um absurdo e uma injustiça.
>>>>>>

É porque eu tenho sempre que colocar num programinha pra lembrar esse tipo de coisa, porque realmente esqueço. Um bom exemplo é fatura de cartão, eu nunca pago perto do vencimento, sempre vários dias antes. Não se pode esquecer faturas porque sempre "dá ruim", seja com consequências tipo corte de serviço seja pagar a mais.

E sobre a velocidade que citei antes, pedi um cabo CAT-7 pelo Aliexpress... de 10 metros. Quando chegar vou testar pra ver se a velocidade da rede de 5 Ghz altera alguma coisa. No CAT-6 que testei ela passou dos 200 Mbps, mas oscilou com relação aos 300 contratados. Também porque esse CAT-6 que tenho aqui foi o mais barato que achei, pois o valor que cobram por cabos ethernet no Brasil é um assalto.

Engraçado foi a NET quando liguei pra cancelar o plano, a atendente foi querer rapidamente empurrar a internet pra ver se eu queria repassar pra alguém e elogiar a mesma, oferecendo se não me falha a memória 240 Mega (eu tinha 120) nas mesmas condições, mas falei logo que coloquei 300... :haha:

Mas do jeito que a NET é não se surpreendam se daqui a alguns anos ela esteja oferecendo 1 Gbps, mas com upload de 50 ou 100 Mbps... um upload melhor foi algo que sempre busquei. :mj:
Cara, cabo cat-5e, 6, 6a, ou 7 (Considerando que os cabos estejam 100%), vc vai ter o mesmo desempenho em sua internet de 300mb, seu problema de Wifi é outro.

Essa coisa de "cite 5 prós e 5 contras" ou "o que eu poderia fazer com x que não poderia fazer y" acaba dando margem para interpretação errada que pode enaltecer um ou desmerecer o outro sem necessidade, todos são ótimos desde que configurados de maneira correta.

hé eu tava sentindo q tava indo pro off tb. Eu perguntei pq num ficou claro a vantagem q vc vê no RouterOS sobre o OpenWRT. Mesmo se ambos tiverem as mesmas features e performance, o OpenWRT ainda ganha por ser FOSS e poder instalar outros pkg desde q o hardware aguente.

O RV340 por exemplo tem a vantagem de ter load balancing nativo, inqt o OpenWRT precisa instalar um programa separado. Pra IPv4 ele é ótimo. Mas tem só 2 WAN, nada de transformar LAN em WAN livremente.

Essa thread é sobre Mikrotik... vc indicou ele pra ver comparações do OS com OpenWRT? O meu é Ubiquiti, eu tinha falado q era Mikrotik? o.O

Alguém da região do GRAJAÚ - SP está sabendo de expansão de fibra na região?

Recentemente fiquei sem sinal no telefone fixo. Quando o técnico consertou o problema eu perguntei o que aconteceu, e ele disse que na central (acredito que a do São José) estavam fazendo readequação do espaço para começar a expandir com Fibra na região. E nesse processo algumas linhas não foram “transportadas” corretamente. Achei uma boa desculpa, e até aquele momento eu nem tinha feito a pergunta se tinha previsão de fibra na região hahaha

Eu também cai do cavalo achando que era o básico de um plano de telefonia fixa, e não um "Serviço de Valor Agregado" em que eles querem cobrar, isso quando tem disponibilidade.
O padrão utilizado no par metálico é DTMF e na fibra é FSK, ou padrão brasileiro e internacional, mas independente da tecnologia deveria ter disponível para todo mundo e no máximo que ia acontecer era seu aparelho não ser compatível.

Eu tenho telefone fixo da Vivo há anos e também tive de solicitar o serviço de "Identificação de chamadas" e pago avulso por ele desde então. Sou cliente da fibra desde 2010 e sempre venho acompanhando as mudanças apresentadas pela Vivo ao longo dos anos, sempre para pleitear descontos ou mudança de planos, e nunca tive conhecimento em lugar algum de que a Vivo ofertou o "Identificador de chamadas" como "parte de plano básico", nunca mesmo. Isto de achar que é o problema. Uma simples ligação para perguntar teria resolvido o problema.

"Identificador de chamadas" sempre foi "um serviço de valor agregado".

Recentemente eles não estão ofertando o gravador gratuitamente, o qual tenho por ser plataforma MEDIAROOM. Neste caso poderia caber algum questionamento, mas enfim, como é uma plataforma nova, foi estratégia da empresa.

O que muita gente não reclama é da estratégia agressiva de preços da Vivo, faça comparação com o mesmo tipo de serviço de outros provedores e relação a fibra. Tudo bem que onde a Vivo "reina praticamente sosinha" a estratégia é outra, discutível, mas legal.

Enfim, cada um sabe de suas necessidades, mas, de uma maneira geral, trocar de provedor é trocar de problema. Por exemplo, para a NET nunca mais retorno.

Abraços.

Esse ponto já foi exaustivamente explicado em artigos jurídicos, não informar desse tipo de limitação vai contra o CDC sim, em vários artigos, pois limitações (e essa é uma forte) precisam ter destaque, tipo, vc não pode contratar um serviço sem ser previamente informado do que terá e NÃO TERÁ (note bem: NÃO TERÁ = desvantagens), pois isso influi diretamente na sua escolha por ele. Por exemplo: se eu soubesse que o fixo é assim talvez tivesse ficado na NET, ou contratado a linha fixa de outra operadora. A punição pra quem faz isso é ver esse tipo de cláusula contratual sendo rasgada, ou interpretada em favor do cliente.

Cliente nenhum irá contratar linha fixa sem BINA. É como alugar uma casa/apto sem tomadas de energia elétrica. Ou então comprar uma passagem de avião pra ir a viagem inteira... a pé.

Pagar 18 reais por esse serviço é desaforo. No cabo metálico isso JAMAIS foi cobrado ou deixou de fazer parte até mesmo do plano mais barato possível.

O que aconteceu aqui talvez seja similar a ponto adicional na TV a cabo. Passaram acho que uma lei dizendo que não podia ser cobrado, mas aí malandramente a operadora veio cobrar aluguel do decoder ou algo assim. O furto ao consumidor continuou do mesmo jeito. Talvez pra linha fixa viram que não daria pra ficar cobrando tão caro, aí inventaram essa, até porque na discriminação pra mim aparece que o fixo custa R$ 20 e a internet 6-7 vezes mais. E eu nunca tinha visto um fixo tão barato, pois já vi custar tipo R$ 40 mesmo sem franquia de minutos locais. Sim, mesmo no plano básico mais rastaquera possível se pagava aquela assinatura obrigatória e que o STF decidiu que incide ICMS e que parece que ficou mais cara ainda:

Aí como as operadoras viram que empurrar internet + tipo R$ 40 por mês (ainda que vc sequer use o fixo, ou se muito só pra receber ligações) não estava colando (lembram das acusações de venda casada? Lembram das operadoras sendo enquadradas por aumentar demais a internet se você retirasse o fixo do combo? Como tenho boa memória lembro disso direitinho...) aí inventaram que o BINA custa tão caro. E não é obrigação apenas do consumidor de questionar se vem com isso e quanto custa, e sim da operadora de avisar especialmente no site dela, e não disfarçar em algum canto pra que isso não influa na decisão de contratar. É como dizia aquele ex-ministro Rubens Ricupero: "Eu não tenho escrúpulos; o que é bom a gente fatura, o que é ruim a gente esconde".

Eu tenho telefone fixo da Vivo há anos e também tive de solicitar o serviço de "Identificação de chamadas" e pago avulso por ele desde então. Sou cliente da fibra desde 2010 e sempre venho acompanhando as mudanças apresentadas pela Vivo ao longo dos anos, sempre para pleitear descontos ou mudança de planos, e nunca tive conhecimento em lugar algum de que a Vivo ofertou o "Identificador de chamadas" como "parte de plano básico", nunca mesmo. Isto de achar que é o problema. Uma simples ligação para perguntar teria resolvido o problema.
Na verdade foi um erro meu não ter questionado pois como não encontrei a informação de que devia comprar a parte achei que ja era incluso como nos planos da Algar, Oi e da Claro que me foram oferecidos, mas registrei uma solicitação para eles solicitando informações e sequer me responderam, nem mesmo na própria loja física aqui na cidade, acabei deixando quieto pois pago apenas R$5 no fixo e como é uma linha nova só parentes tem o número então não precisariam muito da bina.

Recebi ligação da VIVO referente as queixas da Anatel e consumidor.gov.br e falando pelo 103-15 o papo é sempre o mesmo, de que é cobrado mesmo o BINA (R$ 18) e dane-se. Então já estou preparando a petição pra entrar no Juizado Especial com a obrigação de fazer, pra que seja implementado e não haja ônus para nós.

Vai ficar bem elaborada, estou até usando o livro "Vícios do Produto e do Serviço por Qualidade, Quantidade e Insegurança", do falecido juiz Paulo Jorge Scartezzini Guimarães, que tem um trecho muito bom sobre vício de qualidade (em caso de omissão de características, o que seria esperado pra produtos similares, etc), pra tanto, e vou ver se tem como anexar a gravação da solicitação do serviço (instalação), que até pedi pra ser enviada e vai chegar em até 10 dias úteis. Mas se não mandarem eu tenho a minha aqui, apesar de não ser na íntegra.

Então só pra concluir, de fato não tem como questionar isso sem ser na justiça. A respeito dos dados deles, a própria VIVO divulgou no site dela: https://www.vivo.com.br/para-voce/comunicados/regulatorios/decreto-federal

Vamos ver então o que a justiça irá decidir, pois tenho plena consciência de ter sido lesado nesse ponto.

Cara, cabo cat-5e, 6, 6a, ou 7 (Considerando que os cabos estejam 100%), vc vai ter o mesmo desempenho em sua internet de 300mb, seu problema de Wifi é outro.
A minha suspeita é que a qualidade do meu cabo CAT-6 é inferior o bastante pra influenciar no desempenho do wi-fi. Pois testei outro cabo vindo a 2.4 Ghz e nele não passa de 100 Mega, no Archer C8. Já o do Archer VR900 chega a 200 e pouco, mas pra ter certeza vou ver se muda algo nesse CAT-7. Eu só uso cabo bom porque também faço questão de transferir dados dentro da minha própria rede, por exemplo do iPAD pro PC. Não acho que outros fatores estejam influenciando tanto no desempenho do wi-fi, e sim, sei que essa também pode ser uma possibilidade.

hé eu tava sentindo q tava indo pro off tb. Eu perguntei pq num ficou claro a vantagem q vc vê no RouterOS sobre o OpenWRT. Mesmo se ambos tiverem as mesmas features e performance, o OpenWRT ainda ganha por ser FOSS e poder instalar outros pkg desde q o hardware aguente.

O RV340 por exemplo tem a vantagem de ter load balancing nativo, inqt o OpenWRT precisa instalar um programa separado. Pra IPv4 ele é ótimo. Mas tem só 2 WAN, nada de transformar LAN em WAN livremente.

Essa thread é sobre Mikrotik... vc indicou ele pra ver comparações do OS com OpenWRT? O meu é Ubiquiti, eu tinha falado q era Mikrotik? o_O
Na verdade indiquei o tópico dos Mikrotik pois pode ser uma boa fonte de informação pra você, lá há uma turma que também aventou a possibilidade de comprar EdgeRouter (e muitos compraram).

Dependendo do modelo ambos tem o mesmo hardware (RB750gr3 e ER-X) e tecnicamente são iguais e custam quase a mesma coisa, mudando apenas o software que está rodando neles.

Particularmente não conheço ninguém que use e/ou indique a utilização do OpenWRT em um ER-X e provavelmente você será a primeira cobaia por aqui, estou curioso pelos resultados :)

A minha suspeita é que a qualidade do meu cabo CAT-6 é inferior o bastante pra influenciar no desempenho do wi-fi. Pois testei outro cabo vindo a 2.4 Ghz e nele não passa de 100 Mega, no Archer C8. Já o do Archer VR900 chega a 200 e pouco, mas pra ter certeza vou ver se muda algo nesse CAT-7. Eu só uso cabo bom porque também faço questão de transferir dados dentro da minha própria rede, por exemplo do iPAD pro PC. Não acho que outros fatores estejam influenciando tanto no desempenho do wi-fi, e sim, sei que essa também pode ser uma possibilidade.
Em um ambiente normal qualquer cabo (cat5e/6/7/8) irá performar exatamente da mesma forma desde que esteja bem crimpado e no padrão correto.

Não tem essa de "Ahh mas no dispositivo x e com o cabo y atingiu 237Mbps e lá no outro com o cabo z e dispositivo k deu 264Mbps", isso definitivamente não existe.

Antes de mais nada sugiro fortemente que você verifique formas de aferir os cabos que você já tem, muitos dispositivos (PC, Notebook, Roteadores, etc.) informam a velocidade do "link", estando em 1000Mbps/1Gbps não há com que se preocupar e trocar o cabo não causará nenhuma diferença.

Meu palpite é que as diferenças que você percebe estejam em aspectos como: Capacidade do dispositivo que está sendo utilizado para teste, capacidade do roteador em uso, quantidade de dispositivos simultâneos ou mesmo uma simples configuração dos equipamentos na sua rede.

Por ultimo e não menos importante: Um link de 300Mbps não foi feito só para speedtest, o fato de não 'cravar' em todas as vezes não é necessariamente algo ruim, ainda mais no WiFi.

Na verdade foi um erro meu não ter questionado pois como não encontrei a informação de que devia comprar a parte achei que ja era incluso como nos planos da Algar, Oi e da Claro que me foram oferecidos, mas registrei uma solicitação para eles solicitando informações e sequer me responderam, nem mesmo na própria loja física aqui na cidade, acabei deixando quieto pois pago apenas R$5 no fixo e como é uma linha nova só parentes tem o número então não precisariam muito da bina.
Eu sempre acho que os serviços são cobrados separadamente.

Até concordo que a Vivo é desorganizada em muitos aspectos, só não acho que o ocorrido seja suficiente para você ir para outra operadora. O sistema de internet é muito bom e a TV é um serviço que atende as minhas necessidades. No início da TV fibra era uma coisa muito, mas muito precária, você ia ficar louco, mas como disse NET nunca mais. Hoje a TV progrediu bastante, pelo menos na mediaroom, acredito que deve ocorrer o mesmo na open.

Agora, só você pode saber das suas necessidades. Qualquer que seja sua decisão, será a melhor, atendendo seus objetivos.

Boa Sorte.
Abraços.

Pra mim liberaram o identificador de chamadas sem custo pelo 10315.
Só que não funcionou pois meu aparelho é FSK e acho que a Vivo trabalha em DTMF. Teria que comprar um outro aparelho, mas como quase nem uso mais fixo, deixei quieto.

Lendo o tópico comprei 2 cabinhos de rede envoltos em nylon cat7 da china só por desencargo e pra trocar os rorosos que estão pendurados por aqui :haha:

Lendo o tópico comprei 2 cabinhos de rede envoltos em nylon cat7 da china só por desencargo e pra trocar os rorosos que estão pendurados por aqui :haha:
Lembrei da minha viagem ao Japão no ano passado:

Sem-t-tulo.png

Como bom nerd trouxe praticamente um de cada em tamanhos variados.... nem sei onde estão :mil:

Sem-t-tulo.png

Como bom nerd trouxe praticamente um de cada em tamanhos variados.... nem sei onde estão :mil:
CAT8 :putz:

Até concordo que a Vivo é desorganizada em muitos aspectos, só não acho que o ocorrido seja suficiente para você ir para outra operadora.
Esta questão sobre o identificador de chamadas eu nem esquento a cabeça, o que me fez querer partir para outra foi a canalhice de chamar de reajuste a mudança de plano, assinei 100 Mega por R$99,99 por 12 meses e 6 meses depois me "jogaram" para 300 Mega dizendo que com o reajuste anual o valor era quase parecido com meu atual e fizeram essa prazerosa atitude de me deixar com 300 Mega, acreditei que não teria dor de cabeça na questão de serviço e de fatura igual tive por anos na Oi, mas com apenas 6 meses já começou a dor de cabeça.

diz que esse cat 8 passa até 40 gbs de dados estou estudandno redes e reparadores aqui no senai da minha cidade e diz que o conector é diferente procede?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sem-t-tulo.png

diz que esse cat 8 passa até 40 gbs de dados estou estudandno redes e reparadores aqui no senai da minha cidade e diz que o conector é diferente procede?

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Quando eu fiz um curso sequer falavam de CAT6 rsrs
Até onde eu sei o CAT8 opera em 2000 MHz, padrão 40GBASE-T, no máximo de 30 metros e que utilizam RJ45 mais parrudos, não os "normais" que estamos acostumados.

No meu caso eu tinha coa GVT sem nunca pagar nada, e tenho gravação do vendedor dizendo claramente q foi "migração de tecnologia". Então, continua o mesmo serviço e o mesmo contrato. Eles num podem tirar e vir cobrar por algo q eu já tinha, isso é venda casada. E o CDC tb é claro q todas as condições devem ser dadas claramente no momento da venda. Num é responsabilidade do Consumidor adivinhar todas as artimanhas e pensar em todas as perguntas pra fazer o vendedor responder, se o vendedor for omisso nas informações isso é problema da empresa.

Ainda num liguei lá pra questionar, qd fizer atualizo aki.

Users who are viewing this thread

Voltar