[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Agora que reparei, a velocidade do Wi-Fi aqui está em qualquer teste bem abaixo da contratada. Por cabo sempre dá normal, mas por Wi-Fi fica em torno de 60, 70 mbps no máximo, com o up podendo chegar a 80. Eu uso um VR900, ligado na rede de 5 GHz, e um Archer C8 com a rede de 2.4 GHz ligada, esse último em outro apto. O DHCP só fica ligado no modem da Vivo, que está em modo ROUTER.

Alguém faz idéia do que pode estar causando essa lentidão? Eu a alguns metros do roteador ainda assim tenho velocidade bem baixa.

OBS: eu desliguei o Wi-Fi tanto de 2.4 como de 5 GHz do modem. Será que esses aparelhos citados, C8 e VR900, não prestam pra fibra? Ou é o modem da VIVO que está sendo um gargalo?

Ou será que é pra eu retirar o modem da Vivo e usar um deles pra autenticar também? O VR900 funcionava pro VDSL.

Outro ponto, o aparelho que testou o Wi-Fi é um iPad Pro 10.5. E será que o uso ou não de cabo CAT-6 faz diferença nesses testes? Digo, o cabo Ethernet que liga do VR900 pro modem.

Agora que reparei, a velocidade do Wi-Fi aqui está em qualquer teste bem abaixo da contratada. Por cabo sempre dá normal, mas por Wi-Fi fica em torno de 60, 70 mbps no máximo, com o up podendo chegar a 80. Eu uso um VR900, ligado na rede de 5 GHz, e um Archer C8 com a rede de 2.4 GHz ligada, esse último em outro apto. O DHCP só fica ligado no modem da Vivo, que está em modo ROUTER.

Alguém faz idéia do que pode estar causando essa lentidão? Eu a alguns metros do roteador ainda assim tenho velocidade bem baixa.

OBS: eu desliguei o Wi-Fi tanto de 2.4 como de 5 GHz do modem. Será que esses aparelhos citados, C8 e VR900, não prestam pra fibra? Ou é o modem da VIVO que está sendo um gargalo?

Ou será que é pra eu retirar o modem da Vivo e usar um deles pra autenticar também? O VR900 funcionava pro VDSL.

Outro ponto, o aparelho que testou o Wi-Fi é um iPad Pro 10.5. E será que o uso ou não de cabo CAT-6 faz diferença nesses testes? Digo, o cabo Ethernet que liga do VR900 pro modem.

Com 2 routers bons desses...
Compra uma das ONT que o cara cita no vídeo...
Tira esse modem/router da vivo da sua rede.

Com 2 routers bons desses...
Compra uma das ONT que o cara cita no vídeo...
Tira esse modem/router da vivo da sua rede.
O problema é que no meu não aparece esse tal SLID que ele fala aos 3:20 do vídeo em diante. Será que por que eu desliguei o Wi-Fi de 2.4 e 5 GHz desse modem?

Quanto a velocidade:

O modem da VIVO eu já vi que não precisa ser trocado, pro Wi-Fi.

5 GHz no mesmo quarto, por ele:

• Speedtest: 298/155
  • FAST.com: 300/120
  • nPerf: 310/143
Mexi pra lá e pra cá no Archer VR900 mas no máximo ele chega a uns 80 de download e 100, 110 de upload. Até achei que fosse a tal largura de banda, que nele ficava em automático, e no da VIVO em 80 MHz, ou então potência do sinal. Mas até agora só resultado pífio.

A única possibilidade que vislumbro é o roteador ser fraco, ou eu precisar de um cabo CAT-6 ou melhor, ou... o modem da VIVO ser o gargalo quando o Archer tenta distribuir o Wi-Fi a partir desse primeiro. Mas onde vejo esse código GPON?

Aqui tá assim:

Já em informações do dispositivo aparece um número de série GPON, mas tem letra e acho que é do aparelho.

E qual é a desse comentário?

E06-C9772-9538-41-A4-A0-DB-A0-A614-FD1916.jpg

Update: já resolvi esse mistério. A culpa não é do roteador da Archer, mas do cabo usado pra conectar ele até o modem da VIVO. Testei com um de categoria 6 e a velocidade do Wi-Fi de 5 GHZ do VR900 chegou a máxima, igualzinha aquela do Wi-Fi do modem da VIVO.

Seguem as provas abaixo, repare que o cabo vermelho é justamente um CAT 6

O cabo que eu vinha usando não era assim. Então a solução é de fato ligar um com essa tecnologia ou pelo menos 5-E a uma das portas do modem da VIVO.

Importante frisar que eu fiz esse teste no quarto ao lado do Archer, a alguns metros dele. O outro benefício do CAT 6 é a velocidade mais rápida dentro da própria rede, claro, ao invés dos 12 MB/s.

Editado por um moderador:
pow no meu aparece em branco o SLID ... to correndo atrás para fazer outras experiencias. kkk

Me ofereceram troca de velocidade de 25Mb para 50Mb, fibra ótica. Na ligação da oferta fui informado que um técnico viria no outro dia para trocar toda fiação metálica por fibra ótica, perguntei se a fibra seria até o modem e a atendente disse que sim. Mas, o técnico não apareceu e quando liguei para saber o motivo fui informado que no meu bairro nem existe fibra ótica, e que preciso esperar 1 semana pois está sendo analisado se no meu bairro terá fibra ótica ou não. Devido a propaganda enganosa, como proceder?

Me ofereceram troca de velocidade de 25Mb para 50Mb, fibra ótica. Na ligação da oferta fui informado que um técnico viria no outro dia para trocar toda fiação metálica por fibra ótica, perguntei se a fibra seria até o modem e a atendente disse que sim. Mas, o técnico não apareceu e quando liguei para saber o motivo fui informado que no meu bairro nem existe fibra ótica, e que preciso esperar 1 semana pois está sendo analisado se no meu bairro terá fibra ótica ou não. Devido a propaganda enganosa, como proceder?
Que propaganda enganosa? Propaganda enganosa seria, se instalado o serviço, não fosse o contratado. Provavelmente 50MB seria Adsl com muita certeza. Tudo bem que ofereceram um produto inexistente, mas até ai, no meu entender não configura propaganda enganosa. Mas enfim, faça reclamação na Anatel e consumidor.gov.

Você passou dados pessoais? Isso me parece mais uma ligação enganosa de estelionatários para ter dados pessoais. Cuidado!

Pedi pra fazer a portabilidade na hora de contratar, e ontem instalaram a fibra. 1 dia depois (hoje) já está inativo o fixo, não recebendo e nem fazendo chamadas (exceto pra 10315 ou 10621). E está inativo se eu ligar o cabo no modem da NET ou se ligar no modem da VIVO. A merda é que liguei hoje e disseram que concluiriam HOJE, mas já jogaram o prazo pra segunda.

Porra, será que não dava pra NET e VIVO (liguei pras duas, mas não teve jeito) desconectar só na hora que fosse realmente trocar o número de uma pra outra? E ainda teve técnico que disse que poderia continuar usando enquanto isso... (aqui ganhamos $ com esse número, então é prejuízo)

Pedi pra fazer a portabilidade na hora de contratar, e ontem instalaram a fibra. 1 dia depois (hoje) já está inativo o fixo, não recebendo e nem fazendo chamadas (exceto pra 10315 ou 10621). E está inativo se eu ligar o cabo no modem da NET ou se ligar no modem da VIVO. A merda é que liguei hoje e disseram que concluiriam HOJE, mas já jogaram o prazo pra segunda.

Porra, será que não dava pra NET e VIVO (liguei pras duas, mas não teve jeito) desconectar só na hora que fosse realmente trocar o número de uma pra outra? E ainda teve técnico que disse que poderia continuar usando enquanto isso... (aqui ganhamos $ com esse número, então é prejuízo)
Às vezes é difícil fazer as coisas acontecerem como a gente quer e no timing que a gente quer, né?

Portabilidade sempre é um negócio complicado, já sofri com isso até em empresa. Se der tudo certo mesmo após o tempo inativo considere-se sortudo pois nem todos conseguem.

E novamente peço para você se atentar com o linguajar e os posts demasiadamente grandes sem usar a tag spoiler.

Cara como tu reclama kkkkkkkk

Caso você não saiba, O processo de portabilidade levar cerca de 4 - 6 dias.

Não seria um gargalo do Ipad Pro 10.5?

Veja, eu instalei Vivo Fibra aqui e consigo mais de 200mbps no Desktop a uma distância considerável do Modem da Vivo usando um Adaptador Tp Link Archer T4u AC1300, isso usando a Rede 5 Ghz nativa do vivo Fibra (sem configurar nada).

Utilizando outro roteador eu não conseguia além de 100mbps no wifi, depois notei que apesar deles terem Wifi > 800mbps a porta WAN não era Gigabit. Estou usando o "original" da Vivo mesmo, que me surpreendeu.

Sobre o cabo, pode ser que não esteja ligando 1 Gigabit.. ai você vai ficar limitado a 80/90 mbps... era o que acontecia aqui. Mas cabo CAT5e crimpado corretamente tende a funcionar perfeitamente em 1 Gigabit.

Edit: Vi que você resolveu o problema, era o cabo mesmo kkk

Caso você não saiba, O processo de portabilidade levar cerca de 4 - 6 dias.
Que ia levar esse tempo até eu já sabia. Mas que iam desligar no dia seguinte à fibra não. Até porque disseram que segunda o técnico vai vir aqui para fazer a instalação (acho que o termo correto é “troca de operadora habilitando isso em algum armário”), mas eu esperava que pelo menos funcionasse até lá. Parece que a VIVO cria um número fake e a operadora antiga desabilita do lado dela. Vamos ver se depois dessa portabilidade o BINA funciona e se não rola alguma anomalia... até agora tudo perfeito.

Depois disso é só aguardar mesmo a NET recolher o modem. E sobre o rapaz ali que comentou sobre estelionatários, hoje em dia essas quadrilhas estão cada vez mais espertas. Não me surpreenderia se naquele caso das faturas que relatei posts atrás fosse funcionário da própria VIVO infiltrado na empresa. Porque pra começo de conversa não lembro de ter passado o e-mail de cadastro pra NINGUÉM. O site relacionamentovivo.com.br é falso.

A respeito do iPad: dentro da própria rede ele chega a pico de 120 MB/s na troca de arquivo com o PC mas só pelo CAT-6 e se o roteador for gigabit e o resto também. Se não (ou se for cabo Ethernet velho) fica em 12 MB/s. Evidente que o cabo antigo também derruba o sinal do Wi-Fi, pois ele cai de 200 e poucos pra menos de 100 Mbps, na rede de 5 GHz.

Sobre o BINA:
Já concluíram a portabilidade neste domingo, e o aplicativo pra iOS do Meu Vivo Fixo já está funcionando. Ligar e receber ligações também. Outro ponto é que a multa de fidelização é de 400 reais.

O identificador de chamadas não está funcionando. Está aparecendo privado ou ---------. Estou ligando pra lá pra resolver. Se não tiver jeito vou reclamar na Anatel/consumidor.gov.

Update: é, ligando pra lá disseram que o BINA é cobrado, e por mês: 18.33. Porém no ato da contratação nada disso foi informado. Já abri queixa nos 2 sites citados, e informei que isso está em desacordo não só com o CDC (arts. 39 - IV e V e 46) bem como art. 44 da Resolução 614 de 2013 da Anatel, que diz: "A Prestadora deve tornar disponível ao Assinante, previamente à contratação, informações relativas a preços e condições de fruição do serviço, entre as quais os motivos que possam degradar a velocidade contratada".

A GVT nunca cobrou por isso até mesmo no plano mais barato de fixo, e em 2018 quando saí do 50 Mega da VIVO não havia essa imposição. Como bem lembra o CDC que citei o consumidor não pode ser obrigado se não for dada condição a ele de saber previamente de uma limitação contratual, e isso daqui:

Está escondido no site. Não há menção alguma por ex. na área logada, na parte de fixo. Vamos ver agora o que irão resolver, pois pedi a ativação do identiticador, só que sem cobrança.

Infelizmente mais uma treta, mas aí não foi minha culpa... E acho isso lamentável, pois nunca tinha visto ISP algum cobrar por esse tipo de serviço. Fui enganado, sim, pois não me avisaram dessa, e tenho a gravação do pedido da banda larga e fixo.

Update 2: meu pai ligou agora há pouco e ficaram de dar uma resposta pra semana que vem, irão analisar se vão isentar e implementar ou não. Quem não chora não mama, temos que reclamar senão essas operadoras montam em cima. Isso de BINA nunca vi cobrar em lugar algum e menos ainda um valor extorsivo desses, de 18 paus. Se ainda fosse 5 ou 6 lá vai, mas 18? Vamos explorar, mas nem tanto...

Última edição:
Eu já cogitei fazer algo similar no passado, na verdade ia trocar meu Mikrotik por um modelo com entrada SFP para GPON mas não quis queimar fosfato e dinheiro com isso, até porque a ativação desses equipamentos na rede da VIVO não é tão simples assim.

Por essas e outras que minha recomendação pra galera que quer melhorar o sinal WiFi é partir para um bom Access Point ao invés de ficar na frustração de ter um roteador subutilizado, dependendo do equipamento fica melhor, mais simples e sai mais barato.

Vc tem experiência no OpenWRT? Eu acabei de comprar um Ubiquiti EdgeRouter X pra botar WRT nele, na esperança de assim ter mais flexibilidade pra configurar IPv6 completo + load balancing. Fora q meu RV340 num tem suporte oficial pra conexão SSH e o forum da Cisco tá jogado às moscas, inqt no forum do OpenWRT tem um pessoal legal respondendo e ajudando, alguns q gostam de hardware modkit. De quebra encontrei um lendário TL-WR1043ND q o vendedor diz ser novo, e acabei comprando pra botar mais outro OpenWRT hahahahahaha

Quanto a passar o modem pra bridge, eu faria o mesmo q fiz na MERD. Ligo lá e digo q preciso fazer tal coisa e q o modem deles num tá atendendo e por isso quero passar pra bridge e usar meu router tal. Eles num podem negar, ou liberam o bridge ou fornecem um modem deles q atenda minha necessidade.

Essa conversa de IP fixo é venda casada, eu já denunciava na hora! Vai numa delegacia e abre BO embasado no CDC. Muitas coisas no CDC são caracterizadas como crime, a puliça podia prender em flagrante o vendedor ou seu gerente se tivessem boa vontade! Aí abre reclamação na Anatel anexando o scan do BO.

Aliás, o modem VDSL da GVT num tinha o OpenWRT ou DD-WRT capado?

Alguém já teve problema de não autenticar no modem da askey? Assim que o técnico saiu o modem fica piscando em azul, como se não conseguisse conectar.
Liguei para o suporte, pediram para aguardar alguns minutos. O técnico retornou e disse ser problema na central e que era pra aguardar. No final do dia liguei de novo para o suporte e falaram que a linha não foi liberada, que era pra aguardar mais 8 horas.
30 horas depois, ainda sem internet, ligo de novo ao suporte e pedem que eu conecte pelo computador com cliente@cliente. Todas as luzes do modem acendem e falam que tenho que esperar mais 24 horas para terminar de sincronizar. Alguns minutos após desligar a ligação a internet caiu de novo e não conectou mais.

Péssima experiência até o momento.

Vc tem experiência no OpenWRT? Eu acabei de comprar um Ubiquiti EdgeRouter X pra botar WRT nele, na esperança de assim ter mais flexibilidade pra configurar IPv6 completo + load balancing. Fora q meu RV340 num tem suporte oficial pra conexão SSH e o forum da Cisco tá jogado às moscas, inqt no forum do OpenWRT tem um pessoal legal respondendo e ajudando, alguns q gostam de hardware modkit. De quebra encontrei um lendário TL-WR1043ND q o vendedor diz ser novo, e acabei comprando pra botar mais outro OpenWRT hahahahahaha

Quanto a passar o modem pra bridge, eu faria o mesmo q fiz na MERD. Ligo lá e digo q preciso fazer tal coisa e q o modem deles num tá atendendo e por isso quero passar pra bridge e usar meu router tal. Eles num podem negar, ou liberam o bridge ou fornecem um modem deles q atenda minha necessidade.

Essa conversa de IP fixo é venda casada, eu já denunciava na hora! Vai numa delegacia e abre BO embasado no CDC. Muitas coisas no CDC são caracterizadas como crime, a puliça podia prender em flagrante o vendedor ou seu gerente se tivessem boa vontade! Aí abre reclamação na Anatel anexando o scan do BO.

Aliás, o modem VDSL da GVT num tinha o OpenWRT ou DD-WRT capado?
Por que não usa o EdgeOS nativo? Ele funciona super bem e deve fazer o que você quer.

Fato curioso: A fibra de vocês que é ligada ao HGU é rigida? Pois quando assinante copel eles passavam da rígida para uma "maleável" através de uma caixinha de fusão, e quando da vivo foi instalada diretamente a rígida.

O cabo aqui é bem duro tb. Diferente da fiber SPDIF q é mole. E é 1 cabo só, num é full duplex.

Bom e velho Asustor! Hoje ter NAS em casa é necessidade básica hahahaha

Me fez lembrar aqui hahaha o 1º tecnico vem e me faz tirar os móveis tudo do lugar dizendo q tecnico num tem autorização, aí liga pro suprevisor e sai dizendo q em meia hora voltava... Aí teve q reagendar e eu disse pra atendente q eu num ia mexer mais em móvel nenhum, e aí veio 2 tecnicos e eles moveram os móveis e com muita dificuldade passaram a fiber até o quarto.

E no caso da MERD tb, q eu num quero contar pra num passar raiva. Depois de eu negar instalação 3 vezes e me darem um 2º golpe pra aceitar coaxial, ainda levou 2 meses pq a MERD só contrata corno pra tecnico de instalação. Até q consegui tomar o telefone dum inqt ele falava com supervisor e convenci ele a "autorizar" q o tecnico pendurasse 2 pessoas na mesma porta do TAP e liberasse uma pra mim... q hoje nem uso mais :/

Parabéns e boa sorte aí agora, coa empresa q vc nunca mais contrataria hahahaha

Algo que não entendi é se esse cabo da fibra passa além da tubulação que chega até o armário dentro do prédio por algum conduíte que entra dentro dos apartamentos. Porque ainda que eu tivesse desobstruído a tubulação ainda assim teria que fazer o cabo entrar até meu quarto, e não entendo como isso pode ser feito enfiando dentro da parede da sala.

Então se é pra enfiar de todo jeito pela caixa de ar condicionado, por que não fazer isso desde o poste?

Poisé, vc teria q construir uma tubulação da rua até a caixa, e reformar da caixa até seu ap. A fiber passa sim, aqui teve q passar pelo chão e subir e descer parece várias vezes e chegou, o cabo e rígido e bem resistente.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Cara, infelizmente concordo com o mucci. Se o tecnico tivesse chegado aí pra intalar VDSL, seria propaganda enganosa, como a MERD fez comigo.

Se eles reafirmaram q é FTTH mesmo mas ainda num tá disponível, isso caracteriza avaliação de viabilidade. Até onde eu sei avaliar viabilidade num é propagana enganosa. É qd um vendedor entra em contato coa gente (no máximo 1 vez, acima disso já caracteriza spam e má fé, mas ainda assim num é ilegal) oferecendo um serviço, a gente aceita, e aí num é aprovado ou num tem viabilidade.

No caso de serviço de comunicação, eles tem até a hora q o tecnico termina de instalar e diz q tá funcionando pra dizerem q num tem viabilidade e cancelar a venda.

Cara como tu reclama kkkkkkkk

Brasileiro só quer saber de samba e futibol. Toda nação soberana e desenvolvida se tornou assim com muita revolta popular e cabeça rolando.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Por que não usa o EdgeOS nativo? Ele funciona super bem e deve fazer o que você quer.

Eu comprei esse router pelo suporte fácil ao OpenWRT. O EdgeRouter X suporta load balancing? eu nem sabia hahahaha

Tava considerando transformar meu server em gateway ou montar um gateway novo, mas a config é bem mais complexa, achei melhor mesmo usar o OpenWRT q já é feito pra ser usado em router. Ele tem um app q parece usar VLAN pra implementar múltiplas WANs em qqr router q identifique separadamente cada porta Ethernet, e faz load balancing entre elas.

E eu quero usar configs txt e comandos terminal. Tô muito frustrado do RV340 não suportar delegar global prefix e nem definir ULA. Usando linux diretamente tenho mais chances de fazer oq preciso, do q por uma WebUI simplificada.

Se tiver sucesso instalando o OpenWRT e configurar load balancing e instalar o Pihole, vou pra comunidade do dnsmasq pedir ajuda pra configurar DHCP-PD e ULA nele.

Última edição:

Hahaha, vc ainda não passou pelo problema de portabilidade. Eu contratei um serviço de uma pequena provedora que dava telefone junto com a internet fibra e solicitei no pacote que fizessem a portabilidade do meu número da Vivo pra eles. Resultado? A Vivo bloqueou a portabilidade alegando que número era de clientes antigos e o próprio atendente desse pequeno provedor me disse que demoraria mto mais do que o previsto para que liberassem o número. Tive que infelizmente cancelar a portabilidade pq senão pagaria duas contas de telefone + internet. A solução que encontrei foi cancelar a internet da Vivo, só que AI vem outro problema. Eles querem que eu pague uma multa de 200 reais alegando que a internet é um plano junto com o telefone. Estou para entrar no consumidor.gov pra tentar resolver este impasse. Isso só mostra o quanto as operadoras gostam de passar por cima dos clientes.

Eu num entendi essa do vídeo ensinando a configurar ONT próprio. Qual a vantagem desse ONT Askey em relação ao fornecido pela empresa? O meu é o mesmo desse cara.

Procurei agora no ML e encontrei só 1 vendedor com esse Askey, e tá vendendo R$75 a unidade mas só em lotes de 10 unidades. E são usados e nas respostas ele disse q tá sempre recebendo mais... deu impressão de ser roubado.

Que ia levar esse tempo até eu já sabia. Mas que iam desligar no dia seguinte à fibra não. Até porque disseram que segunda o técnico vai vir aqui para fazer a instalação (acho que o termo correto é “troca de operadora habilitando isso em algum armário”), mas eu esperava que pelo menos funcionasse até lá. Parece que a VIVO cria um número fake e a operadora antiga desabilita do lado dela. Vamos ver se depois dessa portabilidade o BINA funciona e se não rola alguma anomalia... até agora tudo perfeito.

Depois disso é só aguardar mesmo a NET recolher o modem. E sobre o rapaz ali que comentou sobre estelionatários, hoje em dia essas quadrilhas estão cada vez mais espertas. Não me surpreenderia se naquele caso das faturas que relatei posts atrás fosse funcionário da própria VIVO infiltrado na empresa. Porque pra começo de conversa não lembro de ter passado o e-mail de cadastro pra NINGUÉM. O site relacionamentovivo.com.br é falso.

A respeito do iPad: dentro da própria rede ele chega a pico de 120 MB/s na troca de arquivo com o PC mas só pelo CAT-6 e se o roteador for gigabit e o resto também. Se não (ou se for cabo Ethernet velho) fica em 12 MB/s. Evidente que o cabo antigo também derruba o sinal do Wi-Fi, pois ele cai de 200 e poucos pra menos de 100 Mbps, na rede de 5 GHz.

Sobre o BINA:
Já concluíram a portabilidade neste domingo, e o aplicativo pra iOS do Meu Vivo Fixo já está funcionando. Ligar e receber ligações também. Outro ponto é que a multa de fidelização é de 400 reais.

O identificador de chamadas não está funcionando. Está aparecendo privado ou ---------. Estou ligando pra lá pra resolver. Se não tiver jeito vou reclamar na Anatel/consumidor.gov.

Update: é, ligando pra lá disseram que o BINA é cobrado, e por mês: 18.33. Porém no ato da contratação nada disso foi informado. Já abri queixa nos 2 sites citados, e informei que isso está em desacordo não só com o CDC (arts. 39 - IV e V e 46) bem como art. 44 da Resolução 614 de 2013 da Anatel, que diz: "A Prestadora deve tornar disponível ao Assinante, previamente à contratação, informações relativas a preços e condições de fruição do serviço, entre as quais os motivos que possam degradar a velocidade contratada".

A GVT nunca cobrou por isso até mesmo no plano mais barato de fixo, e em 2018 quando saí do 50 Mega da VIVO não havia essa imposição. Como bem lembra o CDC que citei o consumidor não pode ser obrigado se não for dada condição a ele de saber previamente de uma limitação contratual, e isso daqui:

Está escondido no site. Não há menção alguma por ex. na área logada, na parte de fixo. Vamos ver agora o que irão resolver, pois pedi a ativação do identiticador, só que sem cobrança.

Infelizmente mais uma treta, mas aí não foi minha culpa... E acho isso lamentável, pois nunca tinha visto ISP algum cobrar por esse tipo de serviço. Fui enganado, sim, pois não me avisaram dessa, e tenho a gravação do pedido da banda larga e fixo.

Update 2: meu pai ligou agora há pouco e ficaram de dar uma resposta pra semana que vem, irão analisar se vão isentar e implementar ou não. Quem não chora não mama, temos que reclamar senão essas operadoras montam em cima. Isso de BINA nunca vi cobrar em lugar algum e menos ainda um valor extorsivo desses, de 18 paus. Se ainda fosse 5 ou 6 lá vai, mas 18? Vamos explorar, mas nem tanto...
Isso nao existe, assinei ja faz 6 meses e sempre funcionou aqui, alem dos telefones fixos estarem desaparecendo, os caras dao uma dessa...

Isso nao existe, assinei ja faz 6 meses e sempre funcionou aqui, alem dos telefones fixos estarem desaparecendo, os caras dao uma dessa...
Sempre funcionou o que? O BINA? Pois tenho lido que pra clientes da VIVO sempre rola problema com isso. Veja essas reclamações:

Só pra citar algumas. Eu reclamei pra valer, e nos dois: Anatel e consumidor.gov.br, e não só citei CDC como (pra que não venham com esse papo) artigo de resolução da própria Anatel, que diz que era obrigatoriedade deles informar condições e preços antes de eu contratar. E de fato, pois ninguém me informou que o ID de chamadas seria desligado e que eu seria cobrado por ele. O consumidor não pode ser obrigado se esse tipo de restrição está escondida no contrato (lembram das letrinhas miúdas? dificultar alcance?), ou não é repassada NO ATO DA CONTRATAÇÃO (e eu tenho a gravação da atendente). A sacanagem é querer impor uma cobrança de salgados R$ 18 (e pra vc ter uma ideia a VIVO diz que a mensalidade do fixo é R$ 20 pra mim e mais uns 120 pra internet) só pra habilitar.

Eu não sei qual a dificuldade técnica que eles tem, ainda mais pra explorar assim (se fosse 4,90 ou um valor do tipo vá lá), mas com certeza ABSOLUTA ela passou a existir de uns anos pra cá, pois isso sempre funcionou corretamente na época que fui assinante, e pegou até 2018 quando saí deles. E não é coisa de aparelho, pois tenho um Intelbras TC 60 ID e Elgin TSF 8002 que sempre funcionaram com BINA. Inclusive mandei uma foto pra eles do visor desse fixo, de uma ligação feita quando a NET ainda estava ativa (e aparece o número), e outra da VIVO que só mostra --------. Ou é o ------- ou aparece "PRIVADO" pra qualquer número que ligue. Vamos ver o que irão fazer...

Identificador de chamadas na Vivo Fibra ? Isso é uma lenda, pode esquecer ....
Do mesmo jeito que esperei a Vivo fibrar aqui para sair da Oi agora estou esperando a Oi fibrar para voltar, ou ir para Claro já que ambas trocam informações e por causa disso não paro de receber ligações da Claro oferecendo portabilidade.

Eu num entendi essa do vídeo ensinando a configurar ONT próprio. Qual a vantagem desse ONT Askey em relação ao fornecido pela empresa? O meu é o mesmo desse cara.

Nenhuma, pura frescura. Isso ai serve pra quem não consegue colocar o router vivo em modo bridge. Colocando em bridge ele funciona como uma ONT exatamente igual a essa que ele comprou.

Eu comprei esse router pelo suporte fácil ao OpenWRT. O EdgeRouter X suporta load balancing? eu nem sabia hahahaha

Tava considerando transformar meu server em gateway ou montar um gateway novo, mas a config é bem mais complexa, achei melhor mesmo usar o OpenWRT q já é feito pra ser usado em router. Ele tem um app q parece usar VLAN pra implementar múltiplas WANs em qqr router q identifique separadamente cada porta Ethernet, e faz load balancing entre elas.

E eu quero usar configs txt e comandos terminal. Tô muito frustrado do RV340 não suportar delegar global prefix e nem definir ULA. Usando linux diretamente tenho mais chances de fazer oq preciso, do q por uma WebUI simplificada.

Se tiver sucesso instalando o OpenWRT e configurar load balancing e instalar o Pihole, vou pra comunidade do dnsmasq pedir ajuda pra configurar DHCP-PD e ULA nele.
Certamente faz o que você quer com o firmware nativo e há bastante documentação na internet, vale a pena dar uma brincada antes de partir para firmwares alternativos.

Minha ordem de preferência (pessoal) é: RouterOS > EdgeOS > Asuswrt-Merlin > Open/DD-DRT > resto.

Identificador de chamadas na Vivo Fibra ? Isso é uma lenda, pode esquecer ....
Do mesmo jeito que esperei a Vivo fibrar aqui para sair da Oi agora estou esperando a Oi fibrar para voltar, ou ir para Claro já que ambas trocam informações e por causa disso não paro de receber ligações da Claro oferecendo portabilidade.
Como é a história? Até agora eu vinha acreditando que ou a VIVO queria faturar em cima da ativação do BINA ou era incompetente pra implementar esse recurso nesse modem que ela fornece. Mas vc está dando a entender que quando se sai do cabo metálico pra fibra se perde a identificação de chamadas. Não faz sentido, e se for o caso eles vão ter que arrumar nem que seja instalando outro cabo e outro aparelho. Nunca ouvi falar que em fibra se perde esse recurso. Porque isso também não foi informado/avisado em lugar algum, nem pelo SAC e nem no site.

Outro probleminha que estou tendo e que também motivou + 1 queixa na Anatel é o cadastro do débito automático. Mando fazer pelo app e não chega o pedido de autorização pro internet banking. E não apenas isso: pelo site (área logada) o primeiro 0 do número da conta foi cortado e o último dígito foi repetido. E vc não consegue arrumar isso, está cinza o campo de digitação, travado. Outro problema é a data de nascimento que estranhamente está voltando do primeiro dia do mês para o dia 31 do mês anterior, nos dados de assinante, pelo site.

Esses SACs das operadoras não servem pra nada, não se consegue resolver coisa alguma por eles.

Users who are viewing this thread

Voltar