[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Interessante o vídeo ali em cima, dá até vontade de comprar um negocinho desses pra testar.

a ONU não é feita pra ter uma grande quantidade de usuários atras dela. como no video tem uma certa distribuição interna. acredito que pra Home que use entre uns 10 dispositivos conectados aguente. mais eu particularmente optaria por aqueles conversores da tp-link
 
a ONU não é feita pra ter uma grande quantidade de usuários atras dela. como no video tem uma certa distribuição interna. acredito que pra Home que use entre uns 10 dispositivos conectados aguente. mais eu particularmente optaria por aqueles conversores da tp-link
Acho que você tá fazendo um pouco de confusão com o conceito de uma ONT em bridge. Na verdade a única coisa conectada a ele deve ser um roteador, o mesmo vale para um HGU em bridge.

A quantidade de dispositivos conectados (ao roteador) é indiferente para o equipamento que está em bridge, até porque uma máquina sozinha pode muito bem gerar mais tráfego/conexões simultâneas que 10 máquinas juntas, por exemplo.

Já a capacidade de tráfego tanto de ONT como HGU neste cenário (bridge) são as mesmas dentro da especificação GPON, ou seja, 2.5Gbps Down e 1.25Gbps Up dependendo da multiplexação entre a OLT e o cliente.
 
No meu HGU também há um telefone 'cadastrado' mas efetivamente ele não funciona (não liga e nem recebe) pois tenho apenas internet.
Na instalação do meu inclusive demorou para "Homologar" na central pq estava com rolo nesse bendito telefone, cujo qual nem sabia o número e é pré-requisito saber para conseguir vencer a primeira barreira cadastral da URA (além dele entender que existem 2 produtos associados ao CPF o Tel/Banda larga)
 
Na instalação do meu inclusive demorou para "Homologar" na central pq estava com rolo nesse bendito telefone, cujo qual nem sabia o número e é pré-requisito saber para conseguir vencer a primeira barreira cadastral da URA (além dele entender que existem 2 produtos associados ao CPF o Tel/Banda larga)
Pois é, minha instalação ocorreu no final de 2016 e lembro do técnico virando o equipamento de cabeça pra baixo e repetindo/confirmando o final do Mac Address ou do serial (não lembro exatamente qual) para o atendente da ativação que estava do outro lado da linha.

Após alguns minutos algum dos leds (primeiro ou último) que ainda estava vermelho mudou para branco e a navegação funcionou.

Depois disso liguei para tirar a febre sobre o tal número de telefone que aparecia na gerência do HGU e -segundo a atendente- ele 'fazia parte da ativação' dele dentro da rede da VIVO.

Tempos depois algum colega comentou aqui no tópico sobre esse tal código de região GPON (acho que tinha outro nome/termo) mas nunca cheguei a confirmar tudo isso efetivamente.

Por essas e outras não quis gastar dinheiro com equipamentos 'alternativos' tendo a hipótese de não funcionar, meu HGU está em bridge e estável há tempo demais para me preocupar com isso.

O danado tá plugado num nobreak, já mudei minha velocidade duas vezes e nunca sequer o reiniciei ou desliguei, exceto pra tirar o pó ou fazer alguma mudança na infra/cabos/etc.
 
Já acertou sem nem alguem precisar falar alguma coisa

Eu também não gastaria energia, tempo e dinheiro fazendo adequação em um prédio pra um e somente UM cliente
Então vem cá, será que é pedir muito, será que é querer demais que a operadora AO MENOS AVISE DE ANTEMÃO que só irá vender pra 300 ricaços de um prédio com 200 andares e com capacidade de fazer reformas de até R$ 400 mil, como dizia aquela reportagem?

Será? Acho que não. Se não me falha a memória tem ISP pequeno (não lembro se a PredialNet do Rio) que faz isso, só querem ofertar se vários tiverem interesse. Inclusive quando fui procurar empresa pra consertar minha fiação de interfone volta e meia me deparei com aquelas que só fazem serviço se tiver contrato com condomínio, com pagamento mensal.

Mas sabe por que a VIVO não faz isso? Porque se fizer:

1) A TIM, OI, NET, etc. irão na mesmíssima hora afirmar que vendem pra clientes individuais e aí... CRAU.

2) O Código do Consumidor (que é talvez a única coisa boa que esse país já teve) com certeza absoluta, mas assim 1001% te garanto que além de não permitir esse tipo de prática ainda ensejaria uma ação do Ministério Público ou mesmo do consumidor lesado que resultaria numa comida de rabo da operadora, isso, claro, se o juiz não for mais um “imparcial” mas que só dá uma indenização módica.

O que se mostrou inadmissível no meu caso é que os caras simplesmente tacaram o foda-se e:

1) Não deram qualquer satisfação do que ficou resolvido. Nem pessoalmente, nem por telefone, mensagem, nada. Vieram 2 sujeitos quebrar umas pedrinhas, tentar passar cabo (isso já no fim da tarde), menos de 2 horas depois: tchau, vamos ligar pra vc, os dias se passaram...

2) Só pra vc ter uma ideia do quão idiota, do quão cretina a VIVO é: eu fui usuário de 2009 a 2018 pelo cabo metálico. Tive 10, 15, depois 35, 50 Mega de 2011 a 2012, em 2012 rebaixaram pra 35, depois a rua foi rebaixada pra 15 (a rua, não eu!) e acredito que lá pra 2015 ou 2016 eu contratei 50 Mega de novo, no esquema de varal.

Pois bem: em 2018 eu saí (preste atenção aqui) pra NET/Virtua de 120 Mega. E agora tentava voltar pra FIBRA.

Os caras simplesmente colocaram o número da minha rua como indisponibilidade técnica mas se esqueceram que o cabo metálico JÁ ESTÁ PASSANDO PELA TUBULAÇÃO E JÁ TEM ESTRUTURA PRONTA. ALIÁS, SE EU NÃO TIVESSE ARRANCADO O CABO AZUL lá fora então poderia voltar ao 50 da VIVO a qualquer momento.

Meu Deus do céu, os caras colocaram isso pra fibra mas esqueceram completamente que eu, EU, EU fui cliente por quase 10 anos!

Porra, essa é a prova cabal e definitiva da incompetência dessa gente. O aviso de inviabilidade técnica aí (que ainda persiste) é pra TODA E QUALQUER VELOCIDADE!

3) Ainda que eu compre o argumento de que é o condomínio que tem de pagar tudo, ainda que eu aceite plenamente que a responsabilidade disso aí é do síndico, é do edifício... bem sabemos que as operadoras podem (e devem) intermediar empresas terceirizadas pra fazer esse tipo de obra. Pois o consumidor é hipossuficiente e não tem conhecimento técnico imediato de como fazer isso ou sequer qual empresa chamar/contratar.

Ainda que 100% da conta seja paga pelo condomínio.

Mas não: presta atenção, mas presta atenção MESMO nesse ponto, porque vcs só pinçam dos meus posts a parte mais conveniente:

- Os caras vieram aqui, viram que teriam dificuldadezinha, que o cabo não passava, e tchau.

Não fizeram relatório (pra mim!), laudo, sugestão (e seria lógico fazer, pois a VIVO poderia ganhar comissão $$$$$ com a terceirizada que faria a adequação predial)...

PORRA... NENHUMA.

Apenas adeus e suma da nossa frente.

E é assim que vc acha que eu e os outros moradores iremos sequer cogitar um dia assinar a VIVO?

Em que mundo vcs vivem, hein?

Talvez na cidade de vocês não seja esculhambado desse jeito. Mas pra mim foi: eu na expectativa aqui de um retorno e ligo dias depois pra ouvir de paspalho do SAC que minha instalação foi cancelada pelo excesso de prazo, que não tem vaga em armário (mentira, já que emiti nova ordem de instalação só trocando o número da rua)

Agora parem e reflitam:

A GVT nos primeiros anos dizia (e vejam como eu sou FODA: acho provas do crime até sem esperar por elas!!!!!) que custeava toda a adequação predial, que não importava obstrução, enfim, nada.

Senta que vamos fazer tudo, vc é o rei, vamos vender a internet que vc quer, vamos até massagear suas bolas se vc pedir.

E o que aconteceu?

A concorrência (quase sempre Oi, exceto SP que era justamente a Telefônica, que hoje comprou quem?) foi liquidada. Porque a Oi não investiu 1 centavo na ampliação da rede (mas assim que a GVT chegou colocou comerciais mentirosos de que vendia 20, 40, 60, 100 Mega), sonegava velocidades que por ADSL poderiam chegar a até 8, 10, 15 se bobear (pois ao menos nesse caso mesmo a quilômetros o sinal vinha bom), mas eles vendendo 600 Kbps ao preço de um 200 Mega hoje...

Aí a GVT (com grana da Vivendi pra poder expandir) tomou tudo.

Nos primeiros anos até usou dessa mutreta aqui pra economizar:


Só que (previsível) a farra acabou, a grana acabou, o custo BRAZZIL ZIL ZIL veio com tudo. A GVT começou a contratar os técnicos podres da Oi e das outras, começou a mandar pra casa do caralho a qualidade que um dia tinha quando ainda estava restrita ao SUL...

E o resultado foi esse que estamos vendo. Só que a destruição da empresa começou muito antes! Em 2012 quando fizeram meu downgrade sem nem se mexerem pra ver se tinha como manter no 50 Mega e antes mesmo da Telecômica comprar, o respeito, o zelo com o cliente já havia acabado.

Tanto é verdade que aquele link da adequação predial parece ser datado de no máximo 2012:

Tendo sido elaborado evidentemente anos antes.

Os caras chegaram aqui na minha cidade em 2009. Pra vc ver que não deu nem 3 anos pra uma empresa ir pro buraco, tal como o Império Romano

O que aconteceu com Roma? Virou uma sombra do que um dia foi quando começaram a destruí-la por dentro, aceitando que qualquer bárbaro entrasse, que qualquer cultura fosse aceita, que...

E não deu outra: expandiu demais (tal como a GVT) e um dia não deu mais pra se manter. Um dia o "império" ruiu. Virou outra coisa, menos a Roma "raiz".

A VIVO que estamos vendo em 2019 é apenas um reflexo do que esse país sempre foi.

Colocou brasileiros na jogada = MERDA

Se hoje vc tem 100, 200, 300 Mega, amiguinho, agradeça aos caras da VIVENDI

Agradeça aos franceses que injetaram dinheiro nesse país

Pois se isso jamais tivesse acontecido

Vc ainda estaria com seu 2 Mega aí, se muito

No máximo jogado num ADSL ou 3G, 4G

É q ele é marrento, quer q passem por cima do prédio. Devia usar essa energia toda pra brigar no condomínio, convencer os moradores q a obra beneficiaria em potencial todo mundo, e q além disso eles num devem sacanear ele dessa forma. Num é pq só ele quer, q todos devem mandar ele se foder. Moradores de condomínio tem q se ajuda mutualmente, por humanidade e pq um depende dos outros.

Agora vai botar inviabilidade técnica no outro prédio tb, e nunca mais vai conseguir instalar nada dessa empresa, q é um cocô mas ainda assim é a menos ruim do país.
Eu adoraria poder chegar pra este condomínio do meu edifício, botar o dedo na cara de todos e dizer: custeiem esta bosta e eu quero uma tubulação prontinha pra receber minha fibra.

E quero pra ontem!

Acredite ou não, essa foi a primeira ideia que passou pela minha cabeça. Não a última.

Só que a realidade não é nem essa e nem similar a de um filme da Disney (não essa Disney atual lacradora, mas aquela que fazia filmes idílicos tipo os da década de 1960, em que todos os vizinhos eram bondosos e amáveis).

E sim essa daqui:

Olha o que diz o link:

>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Quando só uma reforma resolve

Em casos onde a situação tornou-se insustentável, devido à estrutura instalada estar muito comprometida, esclarecer a situação aos condôminos que se sentem lesados é o ponto de partida para se chegar a um entendimento.

“Em primeiro lugar, o condômino prejudicado deve acionar o zelador e pedir providências junto ao condomínio. Muitas vezes os dutos estão na capacidade máxima e requerem uma obra de adequação que, dependendo do porte, precisa ser aprovada em assembleia”, explica Raquel.

Uma vez definida a necessidade, convoque assembleia para discutirem abertamente os problemas de cabeamento. “Dessa forma, fica mais difícil que algum condômino alegue um problema e queira acionar o condomínio”, alerta Márcio.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>

E também:

>>>>>>>>>>>>>>>>>
Quando não há culpados

A situação mais difícil de ganhar a causa, e que invariavelmente termina numa solução conjunta entre condomínio e condôminos, ocorre com construções mais antigas.

Tudo foi construído dentro das normas previstas na época, quando cabeamento era previsto apenas para telefonia. Se a estrutura não suporta passar tanto cabo por causa do estreitamento, não é falha de projeto, e sim uma questão de evolução tecnológica. Não é culpa (no sentido jurídico) da construtora nem do condomínio.

Segundo os especialistas, o judiciário não desconsidera esse fato e o Código de Defesa do Consumidor esclarece que a empresa não é obrigada a acompanhar a evolução tecnológica. Não adianta acionar, pois não houve nada de ilegal.

Nesse caso, cabe a união do síndico com os condôminos para que busquem, juntos, a solução de modernidade que seja apropriada e viável, e façam um rateio.

“Uma questão que gera polêmica é quando o morador não assiste TV ou não usa internet. Raro, mas acontece. Nesse caso, ele não pode ser obrigado a entrar no rateio. Em minha opinião, obrigar essa família a aderir é inconstitucional - o que, de qualquer forma, será decidido em assembleia”, analisa o advogado.

>>>>>>>>>>>>>>>>>

Não tem como uma parada dessas dar certo porque vc tem que convencer outros moradores (que não irão assinar a fibra da VIVO) a custear algo que é só pra 1

Mesmo que seja em benefício de todos uma tubulação nova é um gasto que certamente não é baixo e é uma obra que muito menos é feita com dois pés e mãos nas costas. De novo cito o exemplo de quebrar a garagem e impedir que carros estacionem ou até mesmo desligar o cabo da NET que passa por essa tubulação atual, afinal não tem só eu usando internet por aqui.

Então se a maioria não aprovar (nesse arremedo que chamamos de "democracia") já era. E digamos que saia a meros R$ 500 pra desentupir a tubulação e eu sozinho tenha de pagar, vc acha que eu tiraria isso do MEU bolso só porque a VIVO não quer arcar com esse gasto pra instalar a centralzinha dela? Que não deveria ser rateado com a operadora?

Eu não quero depender da boa vontade de ninguém. E de convencer ninguém pra algo que é pra mim.

Porque as pessoas têm apenas aparências individuais de serem boas. Atrás da máscara da bondade impera o interesse escuso, a maledicência, a preguiça, a demagogia e a supremacia de si mesmo em detrimento da coletividade.

O câncer do brasileiro está nessa frase: "primeiro eu". O brasileiro pensa que se outros não fazem, então foda-se, ele é que não vai contribuir.

Não só a classe alta e o empresariado mas PRINCIPALMENTE a classe baixa, o favelado, o mendigo, aquele que mora em cortiços, malocas, etc, é o PRIMEIRO a sair pelo mundo fazendo sujeira pois ele só pensa nele.

A desculpa de sempre é a miséria, a falta de amparo, "todo mundo faz isso", ou então dizem que "o [insira aqui algum político] faz pior e não pega nada", etc.

Justifica-se a própria canalhice porque o outro é canalha.

Transfere-se a própria responsabilidade para os outros, especialmente para o governo, pois é de nossa cultura que nossa população tenha uma teta.

Se não tem uma teta, "eu é que não vou fazer nada".

Não fomos criados para sermos independentes.

Você sabe o que acontece quando se depende de outros brasileiros para que suas coisas aconteçam: esse te aprisiona, te bota de joelhos e come o seu RABO.

O Brasil é um fracasso exatamente por isso.

E, quando indagado do porquê das coisas, o brasileiro recorre, de novo, ao governo, aponta os erros do mundo e pede ajuda de Deus.

Mas pegar o controle da situação e ir lá resolver as coisas?

"Tá louco? Não sou pago pra isso."
 
Última edição:
Então vem cá, será que é pedir muito, será que é querer demais que a operadora AO MENOS AVISE DE ANTEMÃO que só irá vender pra 300 ricaços de um prédio com 200 andares e com capacidade de fazer reformas de até R$ 400 mil, como dizia aquela reportagem?

Será? Acho que não. Se não me falha a memória tem ISP pequeno (não lembro se a PredialNet do Rio) que faz isso, só querem ofertar se vários tiverem interesse. Inclusive quando fui procurar empresa pra consertar minha fiação de interfone volta e meia me deparei com aquelas que só fazem serviço se tiver contrato com condomínio, com pagamento mensal.

Mas sabe por que a VIVO não faz isso? Porque se fizer:

1) A TIM, OI, NET, etc. irão na mesmíssima hora afirmar que vendem pra clientes individuais e aí... CRAU.

2) O Código do Consumidor (que é talvez a única coisa boa que esse país já teve) com certeza absoluta, mas assim 1001% te garanto que além de não permitir esse tipo de prática ainda ensejaria uma ação do Ministério Público ou mesmo do consumidor lesado que resultaria numa comida de rabo da operadora, isso, claro, se o juiz não for mais um imparcial, que só dá uma indenização módica.

O que se mostrou inadmissível no meu caso é que os caras simplesmente tacaram o foda-se e:

1) Não deram qualquer satisfação do que ficou resolvido. Nem pessoalmente, nem por telefone, mensagem, nada. Vieram 2 sujeitos quebrar umas pedrinhas, tentar passar cabo (isso já no fim da tarde), menos de 2 horas depois: tchau, vamos ligar pra vc, os dias se passaram...

2) Só pra vc ter uma ideia do quão idiota, do quão cretina a VIVO é: eu fui usuário de 2009 a 2018 pelo cabo metálico. Tive 10, 15, depois 35, 50 Mega de 2011 a 2012, em 2012 rebaixaram pra 35, depois a rua foi rebaixada pra 15 (a rua, não eu!) e acredito que lá pra 2015 ou 2016 eu contratei 50 Mega de novo, no esquema de varal.

Pois bem: em 2018 eu saí (preste atenção aqui) pra NET/Virtua de 120 Mega. E agora tentava voltar pra FIBRA.

Os caras simplesmente colocaram o número da minha rua como indisponibilidade técnica mas se esqueceram que o cabo metálico JÁ ESTÁ PASSANDO PELA TUBULAÇÃO E JÁ TEM ESTRUTURA PRONTA. ALIÁS, SE EU NÃO TIVESSE ARRANCADO O CABO AZUL lá fora então poderia voltar ao 50 da VIVO a qualquer momento.

Meu Deus do céu, os caras colocaram isso pra fibra mas esqueceram completamente que eu, EU, EU fui cliente por quase 10 anos!

Porra, essa é a prova cabal e definitiva da incompetência dessa gente. O aviso de inviabilidade técnica aí (que ainda persiste) é pra TODA E QUALQUER VELOCIDADE!

3) Ainda que eu compre o argumento de que é o condomínio que tem de pagar tudo, ainda que eu aceite plenamente que a responsabilidade disso aí é do síndico, é do edifício... bem sabemos que as operadoras podem (e devem) intermediar empresas terceirizadas pra fazer esse tipo de obra. Pois o consumidor é hipossuficiente e não tem conhecimento técnico imediato de como fazer isso ou sequer qual empresa chamar/contratar.

Ainda que 100% da conta seja paga pelo condomínio.

Mas não: presta atenção, mas presta atenção MESMO nesse ponto, porque vcs só pinçam dos meus posts a parte mais conveniente:

- Os caras vieram aqui, viram que teriam dificuldadezinha, que o cabo não passava, e tchau.

Não fizeram relatório (pra mim!), laudo, sugestão (e seria lógico fazer, pois a VIVO poderia ganhar comissão $$$$$ com a terceirizada que faria a adequação predial)...

PORRA... NENHUMA.

Apenas adeus e suma da nossa frente.

E é assim que vc acha que eu e os outros moradores iremos sequer cogitar um dia assinar a VIVO?

Em que mundo vcs vivem, hein?

Talvez na cidade de vocês não seja esculhambado desse jeito. Mas pra mim foi: eu na expectativa aqui de um retorno e ligo dias depois pra ouvir de paspalho do SAC que minha instalação foi cancelada pelo excesso de prazo, que não tem vaga em armário (mentira, já que emiti nova ordem de instalação só trocando o número da rua)

Agora parem e reflitam:

A GVT nos primeiros anos dizia (e vejam como eu sou FODA: acho provas do crime até sem esperar por elas!!!!!) que custeava toda a adequação predial, que não importava obstrução, enfim, nada.

Senta aí que vamos fazer tudo, vc é o rei, vamos vender a internet que vc quer, vamos até massagear suas bolas se vc pedir.

Aí o que aconteceu?

A concorrência (quase sempre Oi, exceto SP que era justamente a Telefônica, que hoje comprou quem?) foi liquidada. Porque a Oi não investiu 1 centavo na ampliação da rede (mas assim que a GVT chegou colocou comerciais mentirosos de que vendia 20, 40, 60, 100 Mega), sonegava velocidades que por ADSL poderiam chegar a até 8, 10, 15 se bobear (pois ao menos nesse caso mesmo a quilômetros o sinal vinha bom), mas eles vendendo 600 Kbps ao preço de um 200 Mega hoje...

Aí a GVT (com grana da Vivendi pra poder expandir) tomou tudo.

Nos primeiros anos até usou dessa mutreta aqui pra economizar:


Só que aí (previsível) a farra acabou, a grana acabou, o custo BRAZZIL ZIL ZIL veio com tudo. A GVT começou a contratar os técnicos podres da Oi e das outras, começou a mandar pra casa do caralho a qualidade que um dia tinha quando ainda estava restrita ao SUL...

E o resultado foi esse que estamos vendo. Só que a destruição da empresa começou muito antes! Em 2012 quando fizeram meu downgrade sem nem se mexerem pra ver se tinha como manter no 50 Mega e antes mesmo da Telecômica comprar, o respeito, o zelo com o cliente já havia acabado.

Tanto é verdade que aquele link da adequação predial parece ser datado de no máximo 2012:

Tendo sido elaborado evidentemente anos antes.

Os caras chegaram aqui na minha cidade em 2009. Pra vc ver que não deu nem 3 anos pra uma empresa ir pro buraco, tal como o Império Romano

O que aconteceu com Roma? Virou uma sombra do que um dia foi quando começaram a destruí-la por dentro, aceitando que qualquer bárbaro entrasse, que qualquer cultura fosse aceita, que...

E não deu outra: expandiu demais (tal como a GVT) e um dia não deu mais pra se manter. Um dia o "império" ruiu. Virou outra coisa, menos a Roma "raiz".

A VIVO que estamos vendo em 2019 é apenas um reflexo do que esse país sempre foi.

Colocou brasileiros na jogada = MERDA

Se hoje vc tem 100, 200, 300 Mega, amiguinho, agradeça aos caras da VIVENDI

Agradeça aos franceses que injetaram dinheiro nesse país

Pois se isso jamais tivesse acontecido

Vc ainda estaria com seu 2 Mega aí, se muito

No máximo jogado num ADSL ou 3G, 4G

Eu adoraria poder chegar pra este condomínio do meu edifício, botar o dedo na cara de todos e dizer: custeiem esta bosta e eu quero uma tubulação prontinha pra receber minha fibra.

E quero pra ontem!

Acredite ou não, essa foi a primeira ideia que passou pela minha cabeça. Não a última.

Só que a realidade não é nem essa e nem similar a de um filme da Disney (não essa Disney atual lacradora, mas aquela que fazia filmes idílicos tipo os da década de 1960, em que todos os vizinhos eram bondosos e amáveis).

E sim essa daqui:

Olha o que diz o link:

>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Quando só uma reforma resolve

Em casos onde a situação tornou-se insustentável, devido à estrutura instalada estar muito comprometida, esclarecer a situação aos condôminos que se sentem lesados é o ponto de partida para se chegar a um entendimento.

“Em primeiro lugar, o condômino prejudicado deve acionar o zelador e pedir providências junto ao condomínio. Muitas vezes os dutos estão na capacidade máxima e requerem uma obra de adequação que, dependendo do porte, precisa ser aprovada em assembleia”, explica Raquel.

Uma vez definida a necessidade, convoque assembleia para discutirem abertamente os problemas de cabeamento. “Dessa forma, fica mais difícil que algum condômino alegue um problema e queira acionar o condomínio”, alerta Márcio.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>

E também:

>>>>>>>>>>>>>>>>>
Quando não há culpados

A situação mais difícil de ganhar a causa, e que invariavelmente termina numa solução conjunta entre condomínio e condôminos, ocorre com construções mais antigas.

Tudo foi construído dentro das normas previstas na época, quando cabeamento era previsto apenas para telefonia. Se a estrutura não suporta passar tanto cabo por causa do estreitamento, não é falha de projeto, e sim uma questão de evolução tecnológica. Não é culpa (no sentido jurídico) da construtora nem do condomínio.

Segundo os especialistas, o judiciário não desconsidera esse fato e o Código de Defesa do Consumidor esclarece que a empresa não é obrigada a acompanhar a evolução tecnológica. Não adianta acionar, pois não houve nada de ilegal.

Nesse caso, cabe a união do síndico com os condôminos para que busquem, juntos, a solução de modernidade que seja apropriada e viável, e façam um rateio.

“Uma questão que gera polêmica é quando o morador não assiste TV ou não usa internet. Raro, mas acontece. Nesse caso, ele não pode ser obrigado a entrar no rateio. Em minha opinião, obrigar essa família a aderir é inconstitucional - o que, de qualquer forma, será decidido em assembleia”, analisa o advogado.

>>>>>>>>>>>>>>>>>

Não tem como uma parada dessas dar certo porque vc tem que convencer outros moradores (que não irão assinar a fibra da VIVO) a custear algo que é só pra 1

Mesmo que seja em benefício de todos uma tubulação nova é um gasto que certamente não é baixo e é uma obra que muito menos é feita com dois pés e mãos nas costas. De novo cito o exemplo de quebrar a garagem e impedir que carros estacionem ou até mesmo desligar o cabo da NET que passa por essa tubulação atual, afinal não tem só eu usando internet por aqui.

Então se a maioria não aprovar (nesse arremedo que chamamos de "democracia") já era. E digamos que saia a meros R$ 500 pra desentupir a tubulação e eu sozinho tenha de pagar, vc acha que eu tiraria isso do MEU bolso só porque a VIVO não quer arcar com esse gasto pra instalar a centralzinha dela? Que não deveria ser rateado com a operadora?

Eu não quero depender da boa vontade de ninguém. E de convencer ninguém pra algo que é pra mim.

Porque as pessoas têm apenas aparências individuais de serem boas. Atrás da máscara da bondade impera o interesse escuso, a maledicência, a preguiça, a demagogia e a supremacia de si mesmo em detrimento da coletividade.

O câncer do brasileiro está nessa frase: "primeiro eu". O brasileiro pensa que se outros não fazem, então foda-se, ele é que não vai contribuir.

Não só a classe alta e o empresariado mas PRINCIPALMENTE a classe baixa, o favelado, o mendigo, aquele que mora em cortiços, malocas, etc, é o PRIMEIRO a sair pelo mundo fazendo sujeira pois ele só pensa nele.

A desculpa de sempre é a miséria, a falta de amparo, "todo mundo faz isso", ou então dizem que "o [insira aqui algum político] faz pior e não pega nada", etc.

Justifica-se a própria canalhice porque o outro é canalha.

Transfere-se a própria responsabilidade para os outros, especialmente para o governo, pois é de nossa cultura que nossa população tenha uma teta.

Se não tem uma teta, "eu é que não vou fazer nada".

Não fomos criados para sermos independentes.

Você sabe o que acontece quando se depende de outros brasileiros para que suas coisas aconteçam: esse te aprisiona, te bota de joelhos e come o seu RABO.

O Brasil é um fracasso exatamente por isso.

E, quando indagado do porquê das coisas, o brasileiro recorre, de novo, ao governo, aponta os erros do mundo e pede ajuda de Deus.

Mas pegar o controle da situação e ir lá resolver as coisas?

"Tá louco? Não sou pago pra isso."
Tu sabes que "floodar" o tópico com esse assunto não fará com que a Vivo adeque a tubulação do seu prédio, né? Independentemente de quem está certo ou errado, ninguém aqui poderá fazer nada por você.
 
A Vivo fez algo estranho na minha cidade, colocaram fibra em somente dois bairros daqui (5 ruas) e desapareceram. A cidade não é listada em lugar algum no site sobre ter fibra, mas se consultar essas ruas que passaram a fibra os planos aparecem. Muito estranho e parece que coincidiu com a saída do presidente da Vivo Eduardo Navarro.
 
Então vem cá, será que é pedir muito, será que é querer demais que a operadora AO MENOS AVISE DE ANTEMÃO que só irá vender pra 300 ricaços de um prédio com 200 andares e com capacidade de fazer reformas de até R$ 400 mil, como dizia aquela reportagem?

Será? Acho que não. Se não me falha a memória tem ISP pequeno (não lembro se a PredialNet do Rio) que faz isso, só querem ofertar se vários tiverem interesse. Inclusive quando fui procurar empresa pra consertar minha fiação de interfone volta e meia me deparei com aquelas que só fazem serviço se tiver contrato com condomínio, com pagamento mensal.

Mas sabe por que a VIVO não faz isso? Porque se fizer:

1) A TIM, OI, NET, etc. irão na mesmíssima hora afirmar que vendem pra clientes individuais e aí... CRAU.

2) O Código do Consumidor (que é talvez a única coisa boa que esse país já teve) com certeza absoluta, mas assim 1001% te garanto que além de não permitir esse tipo de prática ainda ensejaria uma ação do Ministério Público ou mesmo do consumidor lesado que resultaria numa comida de rabo da operadora, isso, claro, se o juiz não for mais um “imparcial” mas que só dá uma indenização módica.

O que se mostrou inadmissível no meu caso é que os caras simplesmente tacaram o foda-se e:

1) Não deram qualquer satisfação do que ficou resolvido. Nem pessoalmente, nem por telefone, mensagem, nada. Vieram 2 sujeitos quebrar umas pedrinhas, tentar passar cabo (isso já no fim da tarde), menos de 2 horas depois: tchau, vamos ligar pra vc, os dias se passaram...

2) Só pra vc ter uma ideia do quão idiota, do quão cretina a VIVO é: eu fui usuário de 2009 a 2018 pelo cabo metálico. Tive 10, 15, depois 35, 50 Mega de 2011 a 2012, em 2012 rebaixaram pra 35, depois a rua foi rebaixada pra 15 (a rua, não eu!) e acredito que lá pra 2015 ou 2016 eu contratei 50 Mega de novo, no esquema de varal.

Pois bem: em 2018 eu saí (preste atenção aqui) pra NET/Virtua de 120 Mega. E agora tentava voltar pra FIBRA.

Os caras simplesmente colocaram o número da minha rua como indisponibilidade técnica mas se esqueceram que o cabo metálico JÁ ESTÁ PASSANDO PELA TUBULAÇÃO E JÁ TEM ESTRUTURA PRONTA. ALIÁS, SE EU NÃO TIVESSE ARRANCADO O CABO AZUL lá fora então poderia voltar ao 50 da VIVO a qualquer momento.

Meu Deus do céu, os caras colocaram isso pra fibra mas esqueceram completamente que eu, EU, EU fui cliente por quase 10 anos!

Porra, essa é a prova cabal e definitiva da incompetência dessa gente. O aviso de inviabilidade técnica aí (que ainda persiste) é pra TODA E QUALQUER VELOCIDADE!

3) Ainda que eu compre o argumento de que é o condomínio que tem de pagar tudo, ainda que eu aceite plenamente que a responsabilidade disso aí é do síndico, é do edifício... bem sabemos que as operadoras podem (e devem) intermediar empresas terceirizadas pra fazer esse tipo de obra. Pois o consumidor é hipossuficiente e não tem conhecimento técnico imediato de como fazer isso ou sequer qual empresa chamar/contratar.

Ainda que 100% da conta seja paga pelo condomínio.

Mas não: presta atenção, mas presta atenção MESMO nesse ponto, porque vcs só pinçam dos meus posts a parte mais conveniente:

- Os caras vieram aqui, viram que teriam dificuldadezinha, que o cabo não passava, e tchau.

Não fizeram relatório (pra mim!), laudo, sugestão (e seria lógico fazer, pois a VIVO poderia ganhar comissão $$$$$ com a terceirizada que faria a adequação predial)...

PORRA... NENHUMA.

Apenas adeus e suma da nossa frente.

E é assim que vc acha que eu e os outros moradores iremos sequer cogitar um dia assinar a VIVO?

Em que mundo vcs vivem, hein?

Talvez na cidade de vocês não seja esculhambado desse jeito. Mas pra mim foi: eu na expectativa aqui de um retorno e ligo dias depois pra ouvir de paspalho do SAC que minha instalação foi cancelada pelo excesso de prazo, que não tem vaga em armário (mentira, já que emiti nova ordem de instalação só trocando o número da rua)

Agora parem e reflitam:

A GVT nos primeiros anos dizia (e vejam como eu sou FODA: acho provas do crime até sem esperar por elas!!!!!) que custeava toda a adequação predial, que não importava obstrução, enfim, nada.

Senta que vamos fazer tudo, vc é o rei, vamos vender a internet que vc quer, vamos até massagear suas bolas se vc pedir.

E o que aconteceu?

A concorrência (quase sempre Oi, exceto SP que era justamente a Telefônica, que hoje comprou quem?) foi liquidada. Porque a Oi não investiu 1 centavo na ampliação da rede (mas assim que a GVT chegou colocou comerciais mentirosos de que vendia 20, 40, 60, 100 Mega), sonegava velocidades que por ADSL poderiam chegar a até 8, 10, 15 se bobear (pois ao menos nesse caso mesmo a quilômetros o sinal vinha bom), mas eles vendendo 600 Kbps ao preço de um 200 Mega hoje...

Aí a GVT (com grana da Vivendi pra poder expandir) tomou tudo.

Nos primeiros anos até usou dessa mutreta aqui pra economizar:


Só que (previsível) a farra acabou, a grana acabou, o custo BRAZZIL ZIL ZIL veio com tudo. A GVT começou a contratar os técnicos podres da Oi e das outras, começou a mandar pra casa do caralho a qualidade que um dia tinha quando ainda estava restrita ao SUL...

E o resultado foi esse que estamos vendo. Só que a destruição da empresa começou muito antes! Em 2012 quando fizeram meu downgrade sem nem se mexerem pra ver se tinha como manter no 50 Mega e antes mesmo da Telecômica comprar, o respeito, o zelo com o cliente já havia acabado.

Tanto é verdade que aquele link da adequação predial parece ser datado de no máximo 2012:

Tendo sido elaborado evidentemente anos antes.

Os caras chegaram aqui na minha cidade em 2009. Pra vc ver que não deu nem 3 anos pra uma empresa ir pro buraco, tal como o Império Romano

O que aconteceu com Roma? Virou uma sombra do que um dia foi quando começaram a destruí-la por dentro, aceitando que qualquer bárbaro entrasse, que qualquer cultura fosse aceita, que...

E não deu outra: expandiu demais (tal como a GVT) e um dia não deu mais pra se manter. Um dia o "império" ruiu. Virou outra coisa, menos a Roma "raiz".

A VIVO que estamos vendo em 2019 é apenas um reflexo do que esse país sempre foi.

Colocou brasileiros na jogada = MERDA

Se hoje vc tem 100, 200, 300 Mega, amiguinho, agradeça aos caras da VIVENDI

Agradeça aos franceses que injetaram dinheiro nesse país

Pois se isso jamais tivesse acontecido

Vc ainda estaria com seu 2 Mega aí, se muito

No máximo jogado num ADSL ou 3G, 4G

Eu adoraria poder chegar pra este condomínio do meu edifício, botar o dedo na cara de todos e dizer: custeiem esta bosta e eu quero uma tubulação prontinha pra receber minha fibra.

E quero pra ontem!

Acredite ou não, essa foi a primeira ideia que passou pela minha cabeça. Não a última.

Só que a realidade não é nem essa e nem similar a de um filme da Disney (não essa Disney atual lacradora, mas aquela que fazia filmes idílicos tipo os da década de 1960, em que todos os vizinhos eram bondosos e amáveis).

E sim essa daqui:

Olha o que diz o link:

>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Quando só uma reforma resolve

Em casos onde a situação tornou-se insustentável, devido à estrutura instalada estar muito comprometida, esclarecer a situação aos condôminos que se sentem lesados é o ponto de partida para se chegar a um entendimento.

“Em primeiro lugar, o condômino prejudicado deve acionar o zelador e pedir providências junto ao condomínio. Muitas vezes os dutos estão na capacidade máxima e requerem uma obra de adequação que, dependendo do porte, precisa ser aprovada em assembleia”, explica Raquel.

Uma vez definida a necessidade, convoque assembleia para discutirem abertamente os problemas de cabeamento. “Dessa forma, fica mais difícil que algum condômino alegue um problema e queira acionar o condomínio”, alerta Márcio.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>

E também:

>>>>>>>>>>>>>>>>>
Quando não há culpados

A situação mais difícil de ganhar a causa, e que invariavelmente termina numa solução conjunta entre condomínio e condôminos, ocorre com construções mais antigas.

Tudo foi construído dentro das normas previstas na época, quando cabeamento era previsto apenas para telefonia. Se a estrutura não suporta passar tanto cabo por causa do estreitamento, não é falha de projeto, e sim uma questão de evolução tecnológica. Não é culpa (no sentido jurídico) da construtora nem do condomínio.

Segundo os especialistas, o judiciário não desconsidera esse fato e o Código de Defesa do Consumidor esclarece que a empresa não é obrigada a acompanhar a evolução tecnológica. Não adianta acionar, pois não houve nada de ilegal.

Nesse caso, cabe a união do síndico com os condôminos para que busquem, juntos, a solução de modernidade que seja apropriada e viável, e façam um rateio.

“Uma questão que gera polêmica é quando o morador não assiste TV ou não usa internet. Raro, mas acontece. Nesse caso, ele não pode ser obrigado a entrar no rateio. Em minha opinião, obrigar essa família a aderir é inconstitucional - o que, de qualquer forma, será decidido em assembleia”, analisa o advogado.

>>>>>>>>>>>>>>>>>

Não tem como uma parada dessas dar certo porque vc tem que convencer outros moradores (que não irão assinar a fibra da VIVO) a custear algo que é só pra 1

Mesmo que seja em benefício de todos uma tubulação nova é um gasto que certamente não é baixo e é uma obra que muito menos é feita com dois pés e mãos nas costas. De novo cito o exemplo de quebrar a garagem e impedir que carros estacionem ou até mesmo desligar o cabo da NET que passa por essa tubulação atual, afinal não tem só eu usando internet por aqui.

Então se a maioria não aprovar (nesse arremedo que chamamos de "democracia") já era. E digamos que saia a meros R$ 500 pra desentupir a tubulação e eu sozinho tenha de pagar, vc acha que eu tiraria isso do MEU bolso só porque a VIVO não quer arcar com esse gasto pra instalar a centralzinha dela? Que não deveria ser rateado com a operadora?

Eu não quero depender da boa vontade de ninguém. E de convencer ninguém pra algo que é pra mim.

Porque as pessoas têm apenas aparências individuais de serem boas. Atrás da máscara da bondade impera o interesse escuso, a maledicência, a preguiça, a demagogia e a supremacia de si mesmo em detrimento da coletividade.

O câncer do brasileiro está nessa frase: "primeiro eu". O brasileiro pensa que se outros não fazem, então foda-se, ele é que não vai contribuir.

Não só a classe alta e o empresariado mas PRINCIPALMENTE a classe baixa, o favelado, o mendigo, aquele que mora em cortiços, malocas, etc, é o PRIMEIRO a sair pelo mundo fazendo sujeira pois ele só pensa nele.

A desculpa de sempre é a miséria, a falta de amparo, "todo mundo faz isso", ou então dizem que "o [insira aqui algum político] faz pior e não pega nada", etc.

Justifica-se a própria canalhice porque o outro é canalha.

Transfere-se a própria responsabilidade para os outros, especialmente para o governo, pois é de nossa cultura que nossa população tenha uma teta.

Se não tem uma teta, "eu é que não vou fazer nada".

Não fomos criados para sermos independentes.

Você sabe o que acontece quando se depende de outros brasileiros para que suas coisas aconteçam: esse te aprisiona, te bota de joelhos e come o seu RABO.

O Brasil é um fracasso exatamente por isso.

E, quando indagado do porquê das coisas, o brasileiro recorre, de novo, ao governo, aponta os erros do mundo e pede ajuda de Deus.

Mas pegar o controle da situação e ir lá resolver as coisas?

"Tá louco? Não sou pago pra isso."
Grande parte de nós compartilha sua indignação e muitos provavelmente fariam o mesmo em seu lugar mas infelizmente não podemos ajudar muito.

Peço a gentileza de ser mais compendioso em seus textos e usar a tag spoiler nos mais extensos, desta forma, quem não tiver interesse no acompanhamento/interação pode seguir adiante com maior facilidade.

:joia:
 
Fato curioso: A fibra de vocês que é ligada ao HGU é rigida? Pois quando assinante copel eles passavam da rígida para uma "maleável" através de uma caixinha de fusão, e quando da vivo foi instalada diretamente a rígida.
 
Fato curioso: A fibra de vocês que é ligada ao HGU é rigida? Pois quando assinante copel eles passavam da rígida para uma "maleável" através de uma caixinha de fusão, e quando da vivo foi instalada diretamente a rígida.

VK3NSUw.jpg

Mais ou menos assim? Achei essa imagem aqui no tópico e acho que em prédios a instalação é um pouco diferente e às vezes varia até de estado para estado.

Lá em casa o cabo externo (mais grosso que esse da imagem) chega na caixinha que fica presa na parede (roseta) e dela sai um cordão SC/APC bem maleável para o HGU.

Comparativamente: Na casa do meu cunhado é Oi Fibra e o cabo externo também vai direto no HGU, o técnico só corta os 2 cabos de proteção da malha externa e dá 2~3 voltas em um trilho/suporte no próprio HGU (Nokia) antes de 'conectá-lo'.

Logo no primeiro dia fui instalar um UniFi (AP) pra ele e quase quebrei um porta-retratos ao mexer com a fibra, o negócio consegue ser pior que cabo coaxial para manobrar/tentar organizar.
 
Fato curioso: A fibra de vocês que é ligada ao HGU é rigida? Pois quando assinante copel eles passavam da rígida para uma "maleável" através de uma caixinha de fusão, e quando da vivo foi instalada diretamente a rígida.
Aqui vem a rígida na caixinha e depois sai o patch cord para o modem, que ja até cortei com o alicate quando fui desenrolar ela rsrs.
TuaxqM3.jpg
 
Mais ou menos assim? Achei essa imagem aqui no tópico e acho que em prédios a instalação é um pouco diferente e às vezes varia até de estado para estado.
Sim, aqui (apto) instalaram direto com a fibra sem o patch cord(a copel utilizava) e ficou uma bela merlin, pois fica uam tripa de uns 2m esticadas pelo chão sem organização alguma..
 
Sim, aqui (apto) instalaram direto com a fibra sem o patch cord(a copel utilizava) e ficou uma bela merlin, pois fica uam tripa de uns 2m esticadas pelo chão sem organização alguma..
Esse cabo é terrível, pode eliminar eventual ponto de falha na caixinha e economiza uns trocados (para eles) mas não é nada prático.

Acho que já postei essa foto aqui mas em casa o rack fica assim:

IMG-20181004-200818542.jpg


Atrás do rack está a caixinha (igual a que o @Cabervaldo postou acima), ainda não tive saco para encontrar um cordão óptico menor como fiz com os cabos de rede mas tá bom assim :haha:
 
Eis a fibra rorosa que está aqui:



--

Alguém sabe se tem problema em deixar a HGU ~de ladinho~:fag:?
O espaço não está lá aquelas coisas e acredito ser melhor que deixar embaixo do asus

 
Eis a fibra rorosa que está aqui:



--

Alguém sabe se tem problema em deixar a HGU ~de ladinho~:fag:?
O espaço não está lá aquelas coisas e acredito ser melhor que deixar embaixo do asus


Nenhum problema, o importante é não acumular calor um do outro e nem capotar no chão :melior4:

Bridge deu certo?
 
Bridge deu certo?
Sim, ou seja apesar de todo "esperneio" da vivo, de ter que contratar isso e aquilo no final das contas ACHO que entenderam que EU quisesse que ELES colocassem em bridge, vai entender, pelo menos quando da área técnica daqui de ctba me ligou o problema era que o HGU estava em "service 2" - sem /padrao /wancfg.cmd e o modo "operação" da tela de Modo de operação desabilitado via CSS, aí ela remotamente jogou para o tal service 4 e todas configurações e acessos acimas foram liberados, configurei pelo proprio 192.168.15.1 em bridge e fui para a galera
 
Nenhum problema, o importante é não acumular calor um do outro e nem capotar no chão
Importante falar também que a posição da fibra deve-se manter alinhada, sem forçar para não quebrar.
 
Quando se coloca o HGU em Bridge, automaticamente se perde as portas LAN do router da Vivo?
Ou da pra fazer algum esquema para poder utiliza-las na mesma VLAN do outro roteador?

Exemplo:
A VLAN do meu roteador tp-link está configurado para 192.168.68.XXX e o do router Vivo para 192.168.15.XXX
Se eu configurar meu TP-Link para 192.168.15.XXX será dá certo?
 
Quando se coloca o HGU em Bridge, automaticamente se perde as portas LAN do router da Vivo?
Ou da pra fazer algum esquema para poder utiliza-las na mesma VLAN do outro roteador?

Exemplo:
A VLAN do meu roteador tp-link está configurado para 192.168.68.XXX e o do router Vivo para 192.168.15.XXX
Se eu configurar meu TP-Link para 192.168.15.XXX será dá certo?
Não precisa alterar seu Tplink. Quando se coloca em bridge e desabilita o dhcp automático, você em tese perde o acesso a página de configuração no roteador VIVO, pois sua rede não consegue reconhecer. Para voltar a acessar, configure manualmente na sua placa de rede um IP na mesma faixa do router VIVO, e coloque no Gateway o mesmo IP do router que está em bridge.
 
Não precisa alterar seu Tplink. Quando se coloca em bridge e desabilita o dhcp automático, você em tese perde o acesso a página de configuração no roteador VIVO, pois sua rede não consegue reconhecer. Para voltar a acessar, configure manualmente na sua placa de rede um IP na mesma faixa do router VIVO, e coloque no Gateway o mesmo IP do router que está em bridge.

Mas não é bem isso que eu quero. Acesso ao roteador eu ja tenho. Eu quero usar as portas do HGU da Vivo para outros equipamentos na mesma rede, pois as portas do meu router Tp-Link ja estão todas ocupadas.
 
Mas não é bem isso que eu quero. Acesso ao roteador eu ja tenho. Eu quero usar as portas do HGU da Vivo para outros equipamentos na mesma rede, pois as portas do meu router Tp-Link ja estão todas ocupadas.
Falha de interpretação minha, desculpe.

Acredito que perde sim as portas físicas do roteador da Vivo, pois a autenticação ppoe é feita no seu tplink.
 
Mas não é bem isso que eu quero. Acesso ao roteador eu ja tenho. Eu quero usar as portas do HGU da Vivo para outros equipamentos na mesma rede, pois as portas do meu router Tp-Link ja estão todas ocupadas.
Melhor comprar um switch, um modelo de 5~8 portas gigabit não custa mais de 100~120 reais e funcionam super bem.

E respondendo: A única coisa ligada a um HGU em bridge deve ser o seu roteador, e nada mais.
 
Troquei de 25 Mega para vivo "fibra" de 50 Mega, porém na minha região não tem disponibilidade e informaram que devo esperar 7 dias para análise se a fibra ótica vai ser instalada na minha região. Hoje a conexão já caiu pelo menos 5 vezes, o que não acontecia antes.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo