[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Sim e pelo jeito azedou a consulta de disponibilidade.
Aqui está funcionando normalmente... e por sinal meu número continua na lista negra de indisponível, já o que usei pra fibra está OK...

E a respeito de linha fixa, eu pesquisei outras operadoras, vi que a Oi seria pelo menos R$ 60, mas olhem a mutreta da NET: https://adrenaline.uol.com.br/forum...claro-hfc-fibra-optica.570254/post-1074332014

Já estava animado achando que poderia pagar um valor baixo e só pelo fixo, mas não tem jeito... e também seria ruim mesmo se fosse possível voltar pra NET só no fixo, pois iriam certamente querer deixar o modem de novo. Amanhã a NET vai buscar o equipamento, que junto com o da VIVO está tomando todo o espaço da minha mesa.

Estranho é a NET vir dizer que só vende fixo em combo, pois até a VIVO diz que vende BL, fixo e TV separados. Também não daria pra tirar o fixo do meu combo, pois a VIVO poderia perfeitamente aumentar a mensalidade da internet e aí eu não poderia questionar o aumento, pois na prática estou cancelando um benefício que tem fidelidade, ainda que parcialmente.

E esse 200 degustação de 300 está assim pra mim, em "resumo da compra":

QrdMnFV.png

F6IcfFr.png

Aí alguém vai dizer: não tem nada falando sobre BINA! Mas isso porque vc não viu essa telinha aqui, da parte de combos: https://bit.ly/2KZNJKU - ou essa da área logada: https://bit.ly/2NAbbjm

Somem isso com uma conversa via telefone em que a operadora EM MOMENTO ALGUM fala do BINA e aí temos sim consumidores lesados, que só depois da portabilidade descobrem o engodo do fixo a R$ 20 por mês. Essa é a sacanagem: disfarçar que na verdade não custa só isso (assim como o da NET, que tem uma taxa de adesão de R$ 180, apesar deles agora dizerem que não pode ser contratado isoladamente). E outro ponto é que a ausência do BINA é sim uma anomalia NO MERCADO, já que entrando nos sites da OI e NET vemos que mesmo no plano mais barato possível de fixo isso aí é oferecido.

E não só isso: vejam só o que a NET diz, por exemplo, no plano "Ilimitado Brasil 21", que teoricamente deveria sozinho custar R$ 20 por mês:

---------> Serviços inteligentes grátis (identificador de chamadas, siga-me, chamada em espera e conferência a três) por tempo indeterminado.

Esse negócio de siga-me, chamada em espera e conferência eu aposto quanto vocês quiserem que só uma minoria usa e sabe que existe. Mas o BINA tem em TODOS OS TELEFONES, e é essencial. Não só pela comodidade de ver quem está te ligando, mas pra também retornar posteriormente caso vc não atenda, pior ainda se vc depende do telefone pra ganhar dinheiro. Ou ainda em caso de trotes ou impedir ligações indesejadas.

Curioso é o caso do TIM LIVE, que não (atenção aqui: NÃO) informa a existência de identificação de chamadas no serviço de fixo deles. Apenas diz que "Siga-me, Recebimento de SMS, Chamada em espera e Caixa Postal" estão inclusos gratuitamente. Se tem BINA eu pelo menos não achei no site.

vou ver se tem como anexar a gravação da solicitação do serviço (instalação), que até pedi pra ser enviada e vai chegar em até 10 dias úteis.

Eu pedi as gravações da venda da "migração de tecnologia" e do aumento de velocidade. Os caras de pau tem uma página no portal pra fornecer gravações, e tá dizendo lá q a gravação tá disponível, mas num tem URL pra download!!!! Disseram q iam mandar pelo correio e nada! Acabei de abrir reclamação na Anatel exigindo, e vou ficar reabrindo até ter a gravação comigo!

Vc consegue anexar no processo sim, mas o limite de tamanho de arquivos é ínfimo. Num sei ainda como fazer, se tem q dividir os audios em pedaços.

Se for mesmo pra justiça, pede com gravação q mantenham o BINA. Se te cobrarem, já bota no processo pedindo o ressarcimento em dobro de todas as cobranças q vierem! Assim vc ensina eles a cobrarem esse valor absurdo por um serviço q sempre foi de graça.

A minha suspeita é que a qualidade do meu cabo CAT-6 é inferior o bastante pra influenciar no desempenho do wi-fi. Pois testei outro cabo vindo a 2.4 Ghz e nele não passa de 100 Mega, no Archer C8. Já o do Archer VR900 chega a 200 e pouco, mas pra ter certeza vou ver se muda algo nesse CAT-7.

Vc testou direito esse cabo se ele é GbE? Pode ser q o conector seja de baixa qualidade e o cabo seja Cat5e, aí vc fica preso no Fast Ethernet. Lembro dum cabo comprido antigo q eu tinha, levei numa loja q nem existe mais e pedi pra crimparem ele de novo pq eu num queria perder o cabo todo. Ficou GbE.

Acrescentando, semana passada eu tava olhando qt custaria uma placa 10GbE pro meu NAS e pro PC e eventualmente um switch com portas iguais. Tá caro mas já existe. Porém a placa a QNAP ainda usa UTP e não fiber, daí desencanei de vez. Em 6 anos compro outro NAS aí com 8 baias e já com placa q use fiber :)

Na verdade indiquei o tópico dos Mikrotik pois pode ser uma boa fonte de informação pra você, lá há uma turma que também aventou a possibilidade de comprar EdgeRouter (e muitos compraram).

Dependendo do modelo ambos tem o mesmo hardware (RB750gr3 e ER-X) e tecnicamente são iguais e custam quase a mesma coisa, mudando apenas o software que está rodando neles.

Particularmente não conheço ninguém que use e/ou indique a utilização do OpenWRT em um ER-X e provavelmente você será a primeira cobaia por aqui, estou curioso pelos resultados :)

Ah tá entendi! Vou começar a ler a thread então.

Eu considerei comprar o RB750gr3, mas no momento ele só tá sendo suportado por snapshot e a galera tava sofrendo pra hackear ele e botar o OpenWRT. O EdgeRouter é de 2018 e é suportado na release direto.

Em tese os 2 tem 256MB então num era pra ter diferença. Mas vai ser interessante ter lixux num server, 2 NAS, 1 router e 1 AP. Vai dar pra aprender muita coisa, e em uso prático. Acho q fica melhor separar o router do server a ter 1 gateway com tudo, e parece q o programa de load balancing do OpenWRT é melhor q um antigão do Debian q num tem commit há 2 anos.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Já estava animado achando que poderia pagar um valor baixo e só pelo fixo, mas não tem jeito... e também seria ruim mesmo se fosse possível voltar pra NET só no fixo, pois iriam certamente querer deixar o modem de novo. Amanhã a NET vai buscar o equipamento, que junto com o da VIVO está tomando todo o espaço da minha mesa.

Isso é tradicional, cobram caro no telefone pq num tem interesse em fornecer só ele. Vc deve ter lido eu falando como consegui baixar R$10 da fatura engalobando eles q queriam pq queriam me cobrar esse valor no telefone.

Essa prática devia ser ilegal. Deviam cobrar um valor pela infraestrutura (q a manutenção é baixíssima, e nem poderiam cobrar pela disponibilidade de porta visto q nosso amado FHC num fez de forma alguma a privataria pra entregar o patrimônio do povo pros parentes dos seus chegados, mas sim pra q as empresas investissem em expansão de oferta) e aí um valor por cada serviço. Dar desconto pra "combos" é uma coisa, cobrar valores tão diferentes por 1 serviço só é abuso.

No seu caso, eu realmente recomendo fazer igual eu. Levei golpe 2 vezes da MERD e tive q aceitar eles instalarem aqui, e a vendedora ainda queria cancelar a GVT!!! O jeito foi ficar com os 2, pois num confio de forma alguma nessa MERD. Preferi comprar router e fazer load balancing, e aí de quebra num tenho dor e cabeça qd algum deles me derruba.

Pensei muito em cancelar a MERD qd a Telefuk trouxe GPON pra cá, mas acabei cancelando só o telefone. Se eu cancelo e eventualmente no futuro preciso voltar, como até foi seu caso, aí seria um novo contrato e uma nova possibilidade deles negarem alegando indisponibilidade. Mantendo o contato com eles pelo menos garanto minha vaga no TAP e o coaxial funcionando e a obrigação deles fornecerem o serviço, e obviamente a velocidade extra e o fail over.

Última edição:
Eu acredito que a maneira de descobrir se é gigabit é você tentar enviar um arquivo relativamente grande do seu PC para outro dispositivo. No meu caso eu tento o iPad, com ajuda do aplicativo nPlayer, que tem uma versão capada de graça na App Store, pra quem quiser testar. Além disso você precisa instalar um programa (isso no PC, no Windows, claro) que meça a velocidade do upload que esteja sendo gasto, do contrário não tem como saber também. Existem programas gratuitos pra isso.

E claro, os aparelhos assim como switches, hubs e placas precisam ser todos gigabit.

Quando eu tento enviar pelo cabo antigo não passa de 12 MB/s a velocidade, mas com esse suposto CAT-6 pode chegar a um máximo de 120 MB/s. Outro ponto é que eu fui numa loja de informática e mandei cortar na metragem que queria, e aplicar um conector que dizem eles ser um pra CAT-6.

Agora se o conector não é, ou se é de baixa qualidade, ou se mesmo enviando dentro da rede a 120 MB/s isso não signifique nada e ainda assim esse cabo não preste, já que não está obtendo excelente resultado via Wi-Fi é algo que vou saber quando o CAT-7 que pedi chegar.

O speedtest.net não me parece muito confiável, oscila sempre (por ex. quando testei aqui em casa não mostrou o upload algumas vezes), então acredito que você também precise testar o envio dentro da sua rede, só que dessa vez pelo Wi-Fi, pra ver se chega perto desses 120 MB/s.

Digamos que vc teste pelo wi-fi de 5 Ghz bem próximo ao roteador, e dê 40, 50, 60 MB/s ao invés do pico de 120. Podem ser vários fatores, claro, mas também (como eu disse) talvez possa ser o cabo ethernet utilizado. Quando chegar o cabo novo eu vou ver se altera, pode até não fazer diferença alguma como o neo666 disse, mas eu quero ter certeza, porque esse cabo CAT-6 que peguei foi o mais barato possível.

Não adianta usar o speedtest.net pra ter precisão porque é perfeitamente normal vir mais lento em alguns e mais rápido em outros. Por exemplo: pra medir o download e upload eu só confio no Google Drive, pois nele vem sempre no máximo.

O servidor do Google é otimizado o suficiente pra ser mais confiável pra testar a velocidade da banda larga.

Última edição:
Eu acredito que a maneira de descobrir se é gigabit é você tentar enviar um arquivo relativamente grande do seu PC para outro dispositivo.
Não necessariamente.

Agora se o conector não é, ou se é de baixa qualidade, ou se mesmo enviando dentro da rede a 120 MB/s isso não signifique nada e ainda assim esse cabo não preste, já que não está obtendo excelente resultado via Wi-Fi é algo que vou saber quando o CAT-7 que pedi chegar.
O speedtest.net não me parece muito confiável, oscila sempre (por ex. quando testei aqui em casa não mostrou o upload algumas vezes), então acredito que você também precise testar o envio dentro da sua rede, só que dessa vez pelo Wi-Fi, pra ver se chega perto desses 120 MB/s.
Se você conhecer um ponto de acesso doméstico que consiga trafegar 120 MB/s por WiFi me envie marca/modelo que eu compro hoje. Não vale copiar/colar as especificações técnicas.

Digamos que vc teste pelo wi-fi de 5 Ghz bem próximo ao roteador, e dê 40, 50, 60 MB/s ao invés do pico de 120. Podem ser vários fatores, claro, mas também (como eu disse) talvez possa ser o cabo ethernet utilizado. Quando chegar o cabo novo eu vou ver se altera, pode até não fazer diferença alguma como o neo666 disse, mas eu quero ter certeza, porque esse cabo CAT-6 que peguei foi o mais barato possível.
Não precisa copiar arquivos e nem rodar Speedtest para ter certeza disso, há outras formas de verificar a velocidade do link entre dispositivos e essa velocidade não é 'variável'.

Abaixo deixo alguns exemplos de onde você consegue ver isso:

Em um roteador Mikrotik:
mk.png

Em um NAS (Asustor):
nas.png

Em um Access Point (Unifi):
unifi.png

No Windows:
win.png

No Linux:
linux.png

Com ambas as pontas "lincadas" na velocidade correta o resultado (da cópia, do speedtest ou de qualquer outra coisa) será o mesmo, independentemente do cabo utilizado.

A NET levou o modem... observando esse da VIVO por trás eu notei que o fio da fonte está dessa forma junto com o fio da fibra. Acredito que o técnico passou uma fita durex preta pra organizar, mas aí vem a pergunta: pode desplugar o cabo da fibra desse modem? Ou nunca pode ser desplugado? Esse verde da imagem:

5Bf1K7c.jpg

J0KCGnM.jpg

E também vejo que passou a fita preta por volta do cabo da fibra.

A NET levou o modem... observando esse da VIVO por trás eu notei que o fio da fonte está dessa forma junto com o fio da fibra. Acredito que o técnico passou uma fita durex preta pra organizar, mas aí vem a pergunta: pode desplugar o cabo da fibra desse modem? Ou nunca pode ser desplugado? Esse verde da imagem:

5Bf1K7c.jpg

J0KCGnM.jpg

Pode mexer mas cuidado pois é bem sensível, não force a fibra e nem a fita isolante . A parte verde é uma trava e não é necessária força, puxe por ela.

Particularmente não recomendo mexer a menos que seja necessário e não deixe muito tempo desconectado sem proteção (poeira, umidade, etc podem afetar o sinal).

5Bf1K7c.jpg

J0KCGnM.jpg

Olá, nunca tinha visto nenhum técnico passar fita isolante no conector da fibra, não sei dizer porque ele fez isso.
Sobre a fibra pode desplugar do modem sim embora não seja recomendado, se fizer isso verifique dentro da caixinha do modem se não tem uma tampinha de plastico para colocar dentro do conector da fibra para não ter perigo de entrar sujeira ao desconectar..

Abraço.

Olá, nunca tinha visto nenhum técnico passar fita isolante no conector da fibra, não sei dizer porque ele fez isso.
Sobre a fibra pode desplugar do modem sim embora não seja recomendado, se fizer isso verifique dentro da caixinha do modem se não tem uma tampinha de plastico para colocar dentro do conector da fibra para não ter perigo de entrar sujeira ao desconectar..

Abraço.
Na casa da minha sogra também passaram fita isolante.

Abraço.
Na casa da minha sogra também passaram fita isolante.
Falamos sobre isso há algumas páginas (link).

Em muitos locais eles fazem esse tipo de instalação, provavelmente por 'norma' regional ou para economizar uns trocados na roseta óptica (a caixinha na parede) e no cordão mesmo.

Falamos sobre isso há algumas páginas (link).

Em muitos locais eles fazem esse tipo de instalação, provavelmente por 'norma' regional ou para economizar uns trocados na roseta óptica (a caixinha na parede) e no cordão mesmo.
E essa fita isolante faz alguma diferença? Ou é apenas para proteger um pouco mais os equipamentos? A minha instalação também foi feita desse jeito... Um jeito que eu acho bem gambiarra para ser honesto.

E essa fita isolante faz alguma diferença? Ou é apenas para proteger um pouco mais os equipamentos? A minha instalação também foi feita desse jeito... Um jeito que eu acho bem gambiarra para ser honesto.
Na real a fita isolante é só a cereja do bolo e muitos técnicos optam por colocar dependendo do tipo de cabo que vem 'da rua'.

Creio que eles coloquem só para tentar dar uma firmada extra entre o cabo e o conector mecânico de campo que, apesar de ficar firme é bem sensível.

No youtube há vários videos da montagem desses conectores, obviamente sem fita isolante.

Se você conhecer um ponto de acesso doméstico que consiga trafegar 120 MB/s por WiFi me envie marca/modelo que eu compro hoje. Não vale copiar/colar as especificações técnicas.

Você está falando Megabits ou Megabytes por segundo?

Fiz um teste na minha LAN por WIFI, rede de 5Ghz, Macbook do lado do roteador:

Código:
$ ./iperf3 -c 192.168.68.200
Connecting to host 192.168.68.200, port 5201
[  4] local 192.168.68.105 port 58002 connected to 192.168.68.200 port 5201
[ ID] Interval           Transfer     Bandwidth
[  4]   0.00-1.00   sec  59.3 MBytes   497 Mbits/sec                 
[  4]   1.00-2.00   sec  58.3 MBytes   489 Mbits/sec                 
[  4]   2.00-3.00   sec  49.8 MBytes   418 Mbits/sec                 
[  4]   3.00-4.00   sec  47.0 MBytes   395 Mbits/sec                 
[  4]   4.00-5.00   sec  44.3 MBytes   371 Mbits/sec                 
[  4]   5.00-6.00   sec  49.8 MBytes   417 Mbits/sec                 
[  4]   6.00-7.00   sec  49.3 MBytes   414 Mbits/sec                 
[  4]   7.00-8.00   sec  47.7 MBytes   400 Mbits/sec                 
[  4]   8.00-9.00   sec  49.2 MBytes   412 Mbits/sec                 
[  4]   9.00-10.00  sec  58.5 MBytes   491 Mbits/sec                 
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
[  4]   0.00-10.00  sec   513 MBytes   430 Mbits/sec                  sender
[  4]   0.00-10.00  sec   513 MBytes   430 Mbits/sec                  receiver

Alguém sabe ou tem um tutorial de como configurar GPON? Comprei um aqui Tp-Link TX 6610, no fórum da Vivo tem um tópico sobre um usuário, mas falta clareza no passo a passo.

Se colocar o modem em bridge, o telefone continua funcionando normal né?

Eu nem tinha lembrado disso. Se trocar o modem igual no video lá, acabou o telefone!

5Bf1K7c.jpg

J0KCGnM.jpg

Aqui tb ele colocou, disse q é pra manter os 2 juntos...

Pessoal, algo muito estranho!

Eu fui olhar no celular como anda os sinais WiFi, e dei de cara com 2 entitulados VIVOFIBRA!

Fui no modem no /padrao e conferi q 2.4 e 5 estão desativados. Até onde eu sei no bloco só tem eu e mais 1 pessoa com GPON, e a outra fica lá pra frente.

Será alguém com ADSL/VDSL e o WiFi chamando de fibra? Ou será q meu modem tá com WiFi ativo e escondido na WebUI?

Pessoal, algo muito estranho!

Eu fui olhar no celular como anda os sinais WiFi, e dei de cara com 2 entitulados VIVOFIBRA!

Fui no modem no /padrao e conferi q 2.4 e 5 estão desativados. Até onde eu sei no bloco só tem eu e mais 1 pessoa com GPON, e a outra fica lá pra frente.

Será alguém com ADSL/VDSL e o WiFi chamando de fibra? Ou será q meu modem tá com WiFi ativo e escondido na WebUI?
Baixa algum aplicativo ou programa que identifique endereço MAC e vê se bate com o do teu WiFi ligado/desligado (pra isso aqui eu uso o Network Analyzer ou o WiFi Analyzer no Android), na duvida resete seu modem Vivo para ver se aparecem novos WiFi ou se eles são esses aí que você percebeu.

Você está falando Megabits ou Megabytes por segundo?

Fiz um teste na minha LAN por WIFI, rede de 5Ghz, Macbook do lado do roteador:

Código:
$ ./iperf3 -c 192.168.68.200
Connecting to host 192.168.68.200, port 5201
[  4] local 192.168.68.105 port 58002 connected to 192.168.68.200 port 5201
[  4]   0.00-1.00   sec  59.3 MBytes   497 Mbits/sec                
[  4]   1.00-2.00   sec  58.3 MBytes   489 Mbits/sec                
[  4]   2.00-3.00   sec  49.8 MBytes   418 Mbits/sec                
[  4]   3.00-4.00   sec  47.0 MBytes   395 Mbits/sec                
[  4]   4.00-5.00   sec  44.3 MBytes   371 Mbits/sec                
[  4]   5.00-6.00   sec  49.8 MBytes   417 Mbits/sec                
[  4]   6.00-7.00   sec  49.3 MBytes   414 Mbits/sec                
[  4]   7.00-8.00   sec  47.7 MBytes   400 Mbits/sec                
[  4]   8.00-9.00   sec  49.2 MBytes   412 Mbits/sec                
[  4]   9.00-10.00  sec  58.5 MBytes   491 Mbits/sec                
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
[  4]   0.00-10.00  sec   513 MBytes   430 Mbits/sec                  sender
[  4]   0.00-10.00  sec   513 MBytes   430 Mbits/sec                  receiver
Me referi a Megabytes por segundo mesmo (MB/s) mas sua média está muito boa mesmo próxima ao ponto de acesso.

A VIVO ativou o BINA hoje pra minha linha. Mas antes de soltar rojão eu só quero ouvir o que irão dizer na resposta da queixa que eu abri no consumidor.gov, pois a primeira resposta foi a da reclamação da Anatel e dizendo que é cobrado mesmo e não há como isentar. Mas no consumidor.gov comentei em cima disso citando todos os artigos relacionados do CDC e aquele da resolução da Anatel contrários, e explicando o quanto ausência do identificador de chamadas é prejudicial para nós, não apenas por mero capricho de verificar quem está ligando naquele momento, mas porque meu pai, por exemplo, coloca anúncios onde oferece o serviço de instalação de antenas, e em caso de ausência não é possível verificar quem ligou antes, com certeza resultando em prejuízo.

E informei que pretendia entrar sim na justiça.

Na minha opinião, se eu fosse a própria operadora: ao invés de esconder que esse serviço do BINA é cobrado ela poderia simplesmente embutir dentro do pacote, cobrando tipo R$ 40 ou um valor um pouco mais baixo, sem a opção de remover o mesmo, disfarçando e dizendo (mentindo, claro) que ele é gratuito. Sim, porque se formos ver o anúncio da NET É exatamente isso que consta dele, que o identificador é gratuito e por tempo indeterminado, fazendo parte do pacote (OBS: o que eu chamo de pacote é o que o fixo oferece, recursos como siga-me, conferência, caixa postal, etc. todos constituem um “pacote”). Mas a VIVO não faz isso porque aí a NET teria a vantagem de dizer que o fixo dela é mais barato.

Só que a NET malandramente diz que sai a 20 reais ao mês mas atendentes ficam empurrando pra ser isso só no combo, além de cobrar 180 reais de taxa de instalação quando é só o fixo separado. Sem querer ensinar padre nosso ao vigário, mas essa estratégia de não colocar o BINA no fixo no pacote mais barato (e mesmo dentro de combo com a banda larga) e de não avisar ostensivamente no site e muito menos por telefone quando vamos contratar é um tiro no pé. Isso vai pegar muito mal pra VIVO, porque duvido, e duvido MESMO que a maioria aceite de bom grado pagar mais 18 paus só pra tanto.

Vamos ver agora o que dirão em resposta, se o BINA nunca será cobrado ou se esse “favor” tem prazo pra acabar.

EDIT: é por tempo indeterminado e sem cobrança! A atendente ligou agora há pouco pra confirmar, e já fechei as queixas do consumidor.gov. AGORA SIM! AGORA DÁ PRA DIZER ADEEEEEEEEEEEEUS NET! :full: :medo::bwahaha::sefu:

mKimeCX.png

Última edição:
Olá, pessoal. Preciso de uma ajudinha.
Tenho a Vivo Fibra de 100/50. A promoção por 12 meses é 300mb Download e 150mb Upload, porém só recebo 95/95 (WiFi 2.4GHz/5.0GHz e Lan).

O modem/roteador da vivo é o padrão deles (MitraStar GPT-2541GNAC-N1) e também tenho um Archer C7 V4 (Ip dinâmico e configurado como Router).

Um cabo conectado na porta LAN sai do modem da Vivo e vai para a WAN do C7.
Um cabo sai da porta LAN do C7 e vem para meu PC.
Deixei o C7 no centro da casa por causa do alcance do Wifi dele, que está ótimo.

Tenho uma B450 Tomahawk, a placa de rede é gigabit. Levei o PC do lado do modem da VIVO e conectei diretamente, recebeu os 300. Os cabos são Cat5e.
O cabeamento da VIVO para o C7 está passando junto com fiação elétrica, seria esse o problema? Ou a configuração está errada em algum ponto?
Se alguém puder dar uma luz, agradeço! Obrigado!

Edit: Conectado no Wifi da vivo 5.0 GHz bate os 300 tambem. No 2.4GHz, 5.0GHz e Lan do C7 fica entre 90-100.

Última edição:
Tenho a Vivo Fibra de 100/50. A promoção por 12 meses é 300mb Download e 150mb Upload, porém só recebo 95/95 (WiFi 2.4GHz/5.0GHz e Lan).

O modem/roteador da vivo é o padrão deles (MitraStar GPT-2541GNAC-N1) e também tenho um Archer C7 V4 (Ip dinâmico e configurado como Router).

Deixei o C7 no centro da casa por causa do alcance do Wifi dele, que está ótimo.

Tenho uma B450 Tomahawk, a placa de rede é gigabit. Levei o PC do lado do modem da VIVO e conectei diretamente, recebeu os 300. Os cabos são Cat5e.
O cabeamento da VIVO para o C7 está passando junto com fiação elétrica, seria esse o problema? Ou a configuração está errada em algum ponto?

Edit: Conectado no Wifi da vivo 5.0 GHz bate os 300 tambem. No 2.4GHz, 5.0GHz e Lan do C7 fica entre 90-100.
Tenta clonar o MAC do PC no C7..

vc esta em dual nat,

coloca o cabo na porta lan lan e poe o c7 em modo access point com dhcp desligado vai resolver.

@tecpix @rodsvin MUITO obrigado pelas respostas! Não testei o MAC, porém alterando para AP funcionou!
Provavelmente o problema é/era mal contato na porta que liga o cabo entre o HGU da VIVO e o C7 que estava conectando à 100Mbps ao invés de 1Gbps mas se resolveu é isso que importa!

Olha quanto tempo demora pra vivo fibrar quando chega concorrencia no local? aqui chegou "veloxnet" e os cara entregaram ate 400 mb por 240 reais 100% de up nos planos apartir de 200mb tudo ftth vivo ainda é par metalico mas a 2km daqui tem fibra deles pelo que eu vi a live tim deve chegar por aqui logo logo tbm

Última edição:

Users who are viewing this thread

• Voltar