[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Galera sou muito leigo em questão de Rede Wifi, eu tenho 50Mb, mais meu Wifi nao bate os 50, bate 10mb no maximo, ja no cabo (ps4) fica normal. tem alguma coisa que pode deixar ele assim? meu moldem e esse >> v5471 gvt

provavelmente esse roteador seu não é 5Ghz ... só 2.4 ...
 
E lá vamos nós... tomei coragem pra ligar nas 2 ISPs pra pedir IPv6 prefix correto.

Aqui a situação foi pesadíssima. Liguei 3 vezes no SAC. 1ª vez a URA me engalobou e num aceitou me passar pra atendete. 2ª vez a atendente ficou pedindo pra esperar e tentou desligar na minha cara, mas acabou me jogando de volta na URA e falei com outra atendente... q disse q me passaria pra uma 3ª e em vez disso desligou.

os protocolos dessas 2 ligações foram negados nas 2 vezes q liguei na Ouvid, lindo! Com isso abri 1 reclamação na Anatel, citando esse q é motivo mais q suficiente pra reclamar.

Na 3ª ligação no SAC a atendente ficou totalmente confusa, começou a ficar irritada. Disse q já tava liberado, q eu precisaria contratar serviço empresarial, contratar IP fixo (meu prefix tá fixo desde q comecei a monitorar) e mais umas loucuras q ela "tirou do pé" pra me confundir! hahahaha

Ela ainda falou q eu precisaria contratar um tecnico pra configurar pra mim! Eu dei uma de joão sem braço e perguntei se, caso eu contratasse, eles deixariam ele acessar os equipamentos deles pra configurar o prefix pra mim! xD Expliquei pra ela q se eu quiser contratar alguém pra configurar VLANs eu contrato, eu já coloquei o OpenWRT no router, configurei load balancing, DHCP, monitoramento e o escambau, mas se eu precisar eu contrato sim. Mas no caso oq eu preciso mesmo é dum prefix correto, e a empresa precisa fornecer xD

Em todo caso abri outra reclamação na Anatel, vamos ver oq vão responder.

Eu nem acho errado eles fornecerem prefix /64, mas acho inadmissível num fornecerem um prefix de pelo menos /60 pra quem pedir. Assim como é errado usarem falta de IPv4 e CGNAT pra quererem cobrar por IPv4 addr válido, independente de ser fixo ou dinâmico, tb é errado empurrarem /64 prefix e querer cobrar pra seguirem o padrão recomendado.

A Vivo fornece um /64 para clientes residenciais tal como é prática do mercado em todo o mundo. Se você quiser mais do que os 18.446.744.073.709.551.616 IPs inclusos no plano (e realmente me pergunto porque alguém precisaria disso numa casa) precisa contratar um plano empresarial com /56, /48 ou o que você quiser pagar para ter.

Situação complicadíssima.

Ontem depois de penar tanto o fdp do atendente disse q agendou o tecnico pra vir hoje entre 3h e 6h, mas na verdade ele agendou entre 1h e 4h! Ele veio 1:15, me ligaram e eu falei q ia chegar 3h, e ele encerrou o chamado ¬.¬

A Ouvid da empresa tá inoperante. A URA exige protocolo pra passar pra atendente, mas nenhum protocolo funciona. Nota: uma atendente do SAC ontem me passou o mesmo protocolo q recebi da URA, mas com 1 dígito trocado! Será q ela olhou errado, ou falou errado de propósito pra num me passar?! Como eu disse, ontem abri reclamação na Anatel específica sobre isso!

Bom, recebi por SMS informando q o chamado tinha sido encerrado. Liguei no SAC dessa vez pronto pra brigar. O 1º atendente soube lidar coa situação, disse q registrou reclamação contra a Ouvid por ela num estar atendendo. Aí foi me passar pro "setor tecnico" pra olhar a questão do IPv6... e me passou pro cancelamento ¬.¬

Esse atendente é um doce de pessoa! hahahaha me passou pra outro, e esse registrou *chamado de emergência pra visita tecnica*! Depois de falar com ele me ligaram, logo em seguida o tecnico já apareceu na minha porta!! E logo depois me ligaram outra vez!! Essa emergência é coisa séria na empresa, nunca vi isso!! hahahahaha

O tecnico contribuiu pouco, assumiu q num entende de IPv6, mas entende das tretas! Disse q tem modens bloqueados, q mesmo configurando no /padrao nada acontece. Ligou pra alguém e conferiu q meu modem trava bloqueado, e remotamente desbloquaram!!

Então quer dizer q a Telefuk não só tá bloqueando os modens pra WebUI num aplicar as configs, como consegue desbloquear remotamente, *mesmo sophia e /padrao com passwords trocadas*!!!! Esses caras acessam remoto e fazem oq bem entendem nos modens q nos fornecem!!

Mas num adiantou nada. Revirei com ele o /padrao e num tem config nenhuma pra GUA, só pra link-local e ULA.

Ele ligou mais umas 3 ou 4 vezes pra algumas pessoas, um eu consegui ouvir falando q o IPv6 na Telefuk ainda tá em teste e num tá funcionando direito ¬.¬ Ele tb disse q por isso muita gente ainda tá com IPv6 desativado.

Ainda tentamos passar o modem pra bridge. Configurei PPPoE no OpenWRT, e cagou tudo. Se eu ativo a wan6, a wan cai! Preciso desconectar a wan6 e reconectar a wan, e aí ela recebe o IPv4 addr e mais um IPv6 link-local.

Das 2, 1: ou configuração de WAN IPv4+IPv6 via PPPoE no OpenWRT é diferente e eu fiz errado - vou tentar outra vez depois com mais calma, procurar tuto, mas num tem nada de diferente q possa ser feito pelo menos no Luci -, ou o PPPoE server deles num funciona direito e só funciona conectado no modem deles.

Configurei a bridgezinha marota pra acessar o modem em bridge, recuperei acesso a ele e voltei ele pra router. Com muito custo o OpenWRT voltou a receber IP e o link funcionar.

Ele então ligou pra supervisão da cidade e agendou com um cara específico pra vir aqui amanhã e ver oq consegue fazer.

É realmente assustador o maior ISP do país num ter ninguém q entenda nem o mínimo de IPv6. Eles treinam dezenas de tecnicos pra instalar GPON e ninguém entende nem o básico de IPv6. Espero q qd os addr IPv4 deles acabar e começarem a usar CGNAT, eles deixem fácil a gente solicitar addr válido de volta. Pq IPv6 num vai ser viável tão cedo. Nem beta test dá tanto xabu.

O IPv6 na rede funciona normalmente há um bom tempo, ao menos na minha região. Você está criticando por algo que você não está sabendo configurar. O IPV6 vem por um DHCP dentro do tunel PPPoE do IPv4, localmente você faz um PD e tem IPv6 funcionando na rede sem drama, isso também é uma prática do mercado.
E perdão, mas a função do técnico é entregar uma conexão funcional dentro dos parâmetros de qualidade da Vivo dentro da sua casa. A partir do momento que você quer colocar seu próprio aparelho e sair da configuração que a Vivo te entregou, não entendo que é função do técnico da Vivo te ensinar como fazer e sim sua ou de um técnico seu.
 
Cara passa isso logo pra 300! Eles vendem essa engalobação de 200, mas em 1 ano cai pra 100. Aí vc vai tentar passar pra 300 e fica na mão deles!

Me diz uma coisa, na venda vc falou alguma coisa sobre franquia de dados, ou o vendedor falou algo?

Sobre a gravação, onde vc pegou?! Eu aqui tô desde a migração exigindo q me forneçam a gravação da venda da migração e a do aumento de velocidade. Eles dizem q fornecem mas no portal lista os protocolos mas num tem onde fazer o download!! Disseram q iam mandar pelo correio e nada!
Não precisa falar sobre franquia de dados porque até onde eu sei isso está suspenso por tempo indeterminado, pela Anatel, e não consta em lugar algum. Então se não consta não podem empurrar.

A gravação após reclamar na Anatel a atendente mandou por email (sim, email, nada de portal) um arquivo ZIPADO. Como anexo. Não confiem nesse portal zuado da VIVO porque lá sequer apareceu que eu solicitei alguma coisa. Outro ponto: informe na queixa da Anatel que vc quer receber por email ou se isso não for possível que enviem em CD-ROM pro seu endereço físico. Cite como respaldo a RESOLUÇÃO Nº 567, DE 24 DE MAIO DE 2011, da Anatel.

Não vale a pena perder tempo com o SAC, pois não mandam nunca a gravação que eu peço.

E não vai cair pra 100, vai continuar nos 200, mas após 1 ano eu vou querer que fique nos 300. Não concordei com 300 de cara porque pagaria R$ 10 a mais por mês, e isso daria R$ 120 a mais desnecessariamente. Eu não pretendo sair pra outra operadora (até porque não tem LIVE TIM aqui), então sendo assim não vou gastar algo a mais se já tenho 200 que é 300 por esse 1 ano. Antes de vencer os 12 meses eu vou ligar pro 103-15 pra confirmar que continuará em 300 Mega, claro.

O que a VIVO tem é que colocar que não vai subir mais R$ 40 após 1 ano, pois disseram claramente que o acréscimo seria de R$ 20. Mas aposto como não conseguirei acordo nesse ponto, pois no portal aparece assim:


Mas aí já é problema deles, o que a atendente diz que é tem que valer, pois senão é propaganda enganosa.
 
A Vivo fornece um /64 para clientes residenciais tal como é prática do mercado em todo o mundo. Se você quiser mais do que os 18.446.744.073.709.551.616 IPs inclusos no plano (e realmente me pergunto porque alguém precisaria disso numa casa) precisa contratar um plano empresarial com /56, /48 ou o que você quiser pagar para ter.

Cara, por favor, não passe tanta desinformação num parágrafo só!

1) O RFC 3177 até alguns anos atrás recomendava global prefix de /48 *"to end consumers"*. O RFC 6177 mudou a recomendação pra " giving home sites significantly more than a single /64, but does not recommend that every home site be given a /48 either"!

2) Não comece com falácias de qts address cabem em 64bits. O RFC 4291 padroniza no SLAAC o *interface address* com 64. O SLAAC é construído com base no MAC, q tem 48 bits. Ao contrário do Stateful DHCPv6, q vc pode colocar o interface address q quiser, no SLAAC vc num pode escolher.

2.1) *Muito antes* de vc começar a colocar milhões de devices na mesma *subnet* IP, vc vai começar a ter conflitos de endereçamento no Ethernet, com devices repetindo o mesmo MAC, ou vc vai desistir com devices q permitem setar seu MAC via software mas isso precisando ser feito localmente em cada um.

2.2) A parte menos significativa do IPv6 tem 64bits, mas ela é pro *interface address*, e o SLAAC obriga q ela tenha 64bit. Ela é pra endereçamento local simplesmente, nunca foi pretendida pra ser usada e tá longíssima de suportar toda essa quantidade de devices. Oq efetivamente aumenta a quantidade de addresses IPv6 é o 64bit mais significativo, q por sua vez é composto pelo global prefix e pela *subnet*.

3) O uso de subnets, ou VLANs, num tem *nada* a ver com uso residencial ou empresarial. Por favor! Qqr pessoa pode querer ter múltiplas subnets em casa. Seja pra separar devices q quer isolar, seja pra jogar numa VLAN separada eventuais devices novos e desconhecidos q conectem no WiFi e precisem de validação. Milhões de empresas funcionam perfeitamente com 1 subnet só, e milhares de pessoas ficam limitadas. E, não, não cabe cobrar a mais pra fornecer prefixes menores pra permitir uso de subnets.

4) Um ISP passar um global prefix de 64bit *quebra o IPv6* e impede o Consumidor de usar subnets. Repito q o Network Working Group padronizou o tamanho do global prefix em 48bit pra *end consumers* e não pra empresas. O Internet Engineering Task Force mudou a recomendação considerando 56bits. Ninguém *nunca* recomendou 64bit pra ninguém, ninguém *nunca* recomendou impedir q *qqr pessoa ou empresa* usasse subnets!

5) No RFC 4291, o Network Working Group recomendou q ISPs recebam prefixes de pelo menos 32bits. Pq esse vc num fala nada? Um ISP com 1 único prefix de 32bits consegue criar 16.777.216 de prefixes de 56bits, pra usar na sua infraestrutura e pra repassar pros seus Consumidores. Pra vc ter ideia, o ISP com maior quantidade de IPv4 addresses no Brasil é a Claro com pouco mais de 10 milhões! Ou seja, se todos forem educados e seguirem direitinho o padrão sem um ficar querendo furar o olho do outro, qqr ISP no mundo independente de tamanho ou frescura tem mais IPv6 prefixes pra distribuir do q o maior ISP do Brasil tem de IPv4 addresses!

5.1) Hoje o IPv6 tem pouco mais de *1 bilhão* de prefixes /32 sendo distribuídos. Pra vc q gosta de fazer cálculos xoxos, isso permite q mais de 1 entre cada 8 pessoas no mundo possa abrir sua própria empresa de provimento de Internet, e haveria prefixes suficientes pra todas essas empresas, repetindo q cada uma dessas 1 bilhão de empresas poderia distribuir mais de 16 milhões de prefixes à vontade. Tudo seguindo direitinho os padrões estabelecidos!

Você está criticando por algo que você não está sabendo configurar.

Mesmo? Então, pq em vez de vc espalhar desinformação e falácia, vc q é sabichão num me ensina a configurar? Vamos lá?

O IPV6 vem por um DHCP dentro do tunel PPPoE do IPv4

Isso no caso da Vivo. A NET num usa PPP, ela usa DHCP. Nenhuma delas faz PD em seus modens em modo router. Usar o modem em bridge me gera algumas dificuldades, seria mais prático pra mim manter eles como routers. Me ensina a configurar os mesmos a ficarem em router e fazerem PD pro meu router?

E no caso da Vivo, q usa PPPoE, tô passando perrengue pra configurar o OpenWRT. Nas configs do /etc/config/network ele continua chamando a ifname das interfaces wan e wan6 de eth0.2. Mas o driver/controller, ao ler esse arquivo e ver q o proto é PPPoE, renomeia a ifname da wan pra pppoe-wan. Já a interface wan6, q é gerada a partir da wan, tem sua iframe renomeada pra "Alias of "wan"", e uma virtual dynamic interface é criada com nome wan_6 e iframe pppoe-wan.

Isso faz com q ping e traceroute deem erro qd uso padrâmetro pra especificar qual interface usarem.

Antes, eu usava interfaces eth0.2 e eth0.3 e conseguia com simplicidade (necessária pra scripts) fazer essas ferramentas usarem um ISP específico. Agora, pra cada ISP e pra cada tipo de protocolo preciso usar uma string diferente, e algumas combinações ainda não consegui fazer funcionar. Veja:

Código:
hikari@EdgeOpenWrt:~/config$ sudo ping -c 2 -I pppoe-wan ipv4.google.com
PING ipv4.google.com (172.217.29.110): 56 data bytes
64 bytes from 172.217.29.110: seq=0 ttl=55 time=25.575 ms
64 bytes from 172.217.29.110: seq=1 ttl=55 time=26.563 ms

--- ipv4.google.com ping statistics ---
2 packets transmitted, 2 packets received, 0% packet loss
round-trip min/avg/max = 25.575/26.069/26.563 ms
hikari@EdgeOpenWrt:~/config$ sudo ping -c 2 -I pppoe-wan ipv6.google.com
PING ipv6.google.com (2800:3f0:4001:810::200e): 56 data bytes
64 bytes from 2800:3f0:4001:810::200e: seq=0 ttl=55 time=19.616 ms
64 bytes from 2800:3f0:4001:810::200e: seq=1 ttl=55 time=19.405 ms

--- ipv6.google.com ping statistics ---
2 packets transmitted, 2 packets received, 0% packet loss
round-trip min/avg/max = 19.405/19.510/19.616 ms
hikari@EdgeOpenWrt:~/config$ sudo ping -c 2 -I pppoe-wan 8.8.8.8
PING 8.8.8.8 (8.8.8.8): 56 data bytes
64 bytes from 8.8.8.8: seq=0 ttl=57 time=17.998 ms
64 bytes from 8.8.8.8: seq=1 ttl=57 time=17.784 ms

--- 8.8.8.8 ping statistics ---
2 packets transmitted, 2 packets received, 0% packet loss
round-trip min/avg/max = 17.784/17.891/17.998 ms
hikari@EdgeOpenWrt:~/config$ sudo ping -c 2 -I pppoe-wan 2620:119:35::35
PING 2620:119:35::35 (2620:119:35::35): 56 data bytes
64 bytes from 2620:119:35::35: seq=0 ttl=54 time=67.873 ms
64 bytes from 2620:119:35::35: seq=1 ttl=54 time=67.587 ms

--- 2620:119:35::35 ping statistics ---
2 packets transmitted, 2 packets received, 0% packet loss
round-trip min/avg/max = 67.587/67.730/67.873 ms
hikari@EdgeOpenWrt:~/config$ sudo ping -c 2 -I eth0.3 ipv4.google.com
PING ipv4.google.com (172.217.162.110): 56 data bytes
64 bytes from 172.217.162.110: seq=0 ttl=52 time=36.523 ms
64 bytes from 172.217.162.110: seq=1 ttl=52 time=35.732 ms

--- ipv4.google.com ping statistics ---
2 packets transmitted, 2 packets received, 0% packet loss
round-trip min/avg/max = 35.732/36.127/36.523 ms
hikari@EdgeOpenWrt:~/config$ sudo ping -c 2 -I eth0.3 ipv6.google.com
PING ipv6.google.com (2800:3f0:4001:810::200e): 56 data bytes
ping: sendto: Permission denied
hikari@EdgeOpenWrt:~/config$ sudo ping -c 2 -I eth0.3 8.8.8.8
PING 8.8.8.8 (8.8.8.8): 56 data bytes
64 bytes from 8.8.8.8: seq=0 ttl=53 time=33.614 ms
64 bytes from 8.8.8.8: seq=1 ttl=53 time=31.983 ms

--- 8.8.8.8 ping statistics ---
2 packets transmitted, 2 packets received, 0% packet loss
round-trip min/avg/max = 31.983/32.798/33.614 ms
hikari@EdgeOpenWrt:~/config$ sudo ping -c 2 -I eth0.3 2620:119:35::35
PING 2620:119:35::35 (2620:119:35::35): 56 data bytes
ping: sendto: Permission denied

Mais alguns parâmetros q dão erro, só pela completude:

Código:
hikari@EdgeOpenWrt:~/config$ sudo ping -c 2 -t 10 -I eth0.2 google.com
PING google.com (172.217.162.174): 56 data bytes

--- google.com ping statistics ---
2 packets transmitted, 0 packets received, 100% packet loss
hikari@EdgeOpenWrt:~/config$ sudo ping -c 2 -t 10 -I eth0.2 8.8.8.8
PING 8.8.8.8 (8.8.8.8): 56 data bytes

--- 8.8.8.8 ping statistics ---
2 packets transmitted, 0 packets received, 100% packet loss
hikari@EdgeOpenWrt:~/config$ sudo ping -c 2 -t 10 -I eth0.2 2620:119:35::35
PING 2620:119:35::35 (2620:119:35::35): 56 data bytes
ping: sendto: Permission denied
hikari@EdgeOpenWrt:~/config$ sudo ping -c 2 -t 10 -I wanb google.com
ping: bad address 'wanb'
hikari@EdgeOpenWrt:~/config$ sudo ping -c 2 -t 10 -I wanb6 google.com
ping: bad address 'wanb6'
hikari@EdgeOpenWrt:~/config$ sudo ping -c 2 -t 10 -I wan_6 google.com
ping: bad address 'wan_6'

Essa bagunça começou qd eu passei o modem da Vivo pra bridge e configurei a eth0.2 pra PPPoE.

Vc me ajuda a configurar isso direito?


E perdão, mas a função do técnico é entregar uma conexão funcional dentro dos parâmetros de qualidade da Vivo dentro da sua casa. A partir do momento que você quer colocar seu próprio aparelho e sair da configuração que a Vivo te entregou, não entendo que é função do técnico da Vivo te ensinar como fazer e sim sua ou de um técnico seu.

Vc explicitamente falou aí q qqr ISP pode passar por cima dos padrões recomenados pelas Network Working Group e Internet Engineering Task Force, e quebrar o endereçamento IPv6 forçando um global prefix de 64bit e impossibilitando o uso de subnets.

Não, um ISP não pode fazer abuso de endereçamento pra me impedir de configurar minha LAN como eu quiser. Não, provedores não podem configurar suas redes como bem quiserem passando por cima dos padrões internacionais. Ao furar o olho dos Consumidores, ISPs q fazem isso nos limitam ou nos levam a quebrar protocolos como o SLAAC e a usar sofwares de formas q não foram testados pra funcionar, isso se funcionarem. Se cada um quiser dar uma de Bolsonaro ou Bill Gates e negar as *melhores práticas do mercado* e fazer tudo da forma q bem entender e dane-se o resto do mundo pra se adaptar ou caso contrário q desapareça, os softwares e hardwares vão passar a falhar e parar de se comunicar entre si.

Oq esses provedores estão fazendo no IPv6 é *exatamente* o mesmo q colocar um software em seus modens q artificialmente limite seu funcionamento a estarem conectados a 1 único computador. Se o modem for conectado a 2 PCs, ou 1 PC e 1 laptop, ou 1 PC e 1 celular, o modem se recusa a funcionar. Se ele detectar q tá sendo conectado a um router usando IPv4 NAT, ele se recusa a funcionar.

Eu já vi isso na prática, com um BD player da Sony. Ele funcionava qd seu HDMI out era conectado na minha antiga TV Sony, mas travava logo após ser ligado qd conectado no meu receiver Yamaha. HDMI é um padrão, proprietário, nós diretamente pagamos royality pra cada porta HDMI existente em todo aparelho q compramos. Sendo proprietário e caro, esperamos q o mínimo q seu dono faça é certificar q empresas q o usem sigam o padrão e garanta q todos os dispositivos se comuniquem entre si. Mas a Sony resolveu passar por cima do padrão pra usar um DRM proprietário, e oficialmente por seu suporte disse q seu BD player só funciona com TVs Sony e não vai funcionar com nenhuma TV ou receiver ou display de nenhuma outra marca.

Por fim, eu num pedi tecnico nenhum da Vivo aqui. Pedi pra Vivo corrigir seu DHCPv6 server, preferencialmente pra todos ou pelo menos especificamente pra mim. São os atendentes dela q mandam tecnico pra cá, e ainda querendo me cobrar. Mesmo se a Vivo tivesse o seviço de enviar um tecnico pra me ensinar a configurar, eu rejeitaria esse serviço, visto oq presenciei do conhecimento deles sobre o assunto. Mas eu agradeceria muito se vc, tão entendido, me ajudasse.

E se eu colocasse um TLDR nesse post acho q eu seria banido :-)
 
Cara, por favor, não passe tanta desinformação num parágrafo só!

1) O RFC 3177 até alguns anos atrás recomendava global prefix de /48 *"to end consumers"*. O RFC 6177 mudou a recomendação pra " giving home sites significantly more than a single /64, but does not recommend that every home site be given a /48 either"!

2) Não comece com falácias de qts address cabem em 64bits. O RFC 4291 padroniza no SLAAC o *interface address* com 64. O SLAAC é construído com base no MAC, q tem 48 bits. Ao contrário do Stateful DHCPv6, q vc pode colocar o interface address q quiser, no SLAAC vc num pode escolher.

2.1) *Muito antes* de vc começar a colocar milhões de devices na mesma *subnet* IP, vc vai começar a ter conflitos de endereçamento no Ethernet, com devices repetindo o mesmo MAC, ou vc vai desistir com devices q permitem setar seu MAC via software mas isso precisando ser feito localmente em cada um.

2.2) A parte menos significativa do IPv6 tem 64bits, mas ela é pro *interface address*, e o SLAAC obriga q ela tenha 64bit. Ela é pra endereçamento local simplesmente, nunca foi pretendida pra ser usada e tá longíssima de suportar toda essa quantidade de devices. Oq efetivamente aumenta a quantidade de addresses IPv6 é o 64bit mais significativo, q por sua vez é composto pelo global prefix e pela *subnet*.

3) O uso de subnets, ou VLANs, num tem *nada* a ver com uso residencial ou empresarial. Por favor! Qqr pessoa pode querer ter múltiplas subnets em casa. Seja pra separar devices q quer isolar, seja pra jogar numa VLAN separada eventuais devices novos e desconhecidos q conectem no WiFi e precisem de validação. Milhões de empresas funcionam perfeitamente com 1 subnet só, e milhares de pessoas ficam limitadas. E, não, não cabe cobrar a mais pra fornecer prefixes menores pra permitir uso de subnets.

4) Um ISP passar um global prefix de 64bit *quebra o IPv6* e impede o Consumidor de usar subnets. Repito q o Network Working Group padronizou o tamanho do global prefix em 48bit pra *end consumers* e não pra empresas. O Internet Engineering Task Force mudou a recomendação considerando 56bits. Ninguém *nunca* recomendou 64bit pra ninguém, ninguém *nunca* recomendou impedir q *qqr pessoa ou empresa* usasse subnets!

5) No RFC 4291, o Network Working Group recomendou q ISPs recebam prefixes de pelo menos 32bits. Pq esse vc num fala nada? Um ISP com 1 único prefix de 32bits consegue criar 16.777.216 de prefixes de 56bits, pra usar na sua infraestrutura e pra repassar pros seus Consumidores. Pra vc ter ideia, o ISP com maior quantidade de IPv4 addresses no Brasil é a Claro com pouco mais de 10 milhões! Ou seja, se todos forem educados e seguirem direitinho o padrão sem um ficar querendo furar o olho do outro, qqr ISP no mundo independente de tamanho ou frescura tem mais IPv6 prefixes pra distribuir do q o maior ISP do Brasil tem de IPv4 addresses!

5.1) Hoje o IPv6 tem pouco mais de *1 bilhão* de prefixes /32 sendo distribuídos. Pra vc q gosta de fazer cálculos xoxos, isso permite q mais de 1 entre cada 8 pessoas no mundo possa abrir sua própria empresa de provimento de Internet, e haveria prefixes suficientes pra todas essas empresas, repetindo q cada uma dessas 1 bilhão de empresas poderia distribuir mais de 16 milhões de prefixes à vontade. Tudo seguindo direitinho os padrões estabelecidos!



Mesmo? Então, pq em vez de vc espalhar desinformação e falácia, vc q é sabichão num me ensina a configurar? Vamos lá?



Isso no caso da Vivo. A NET num usa PPP, ela usa DHCP. Nenhuma delas faz PD em seus modens em modo router. Usar o modem em bridge me gera algumas dificuldades, seria mais prático pra mim manter eles como routers. Me ensina a configurar os mesmos a ficarem em router e fazerem PD pro meu router?

E no caso da Vivo, q usa PPPoE, tô passando perrengue pra configurar o OpenWRT. Nas configs do /etc/config/network ele continua chamando a ifname das interfaces wan e wan6 de eth0.2. Mas o driver/controller, ao ler esse arquivo e ver q o proto é PPPoE, renomeia a ifname da wan pra pppoe-wan. Já a interface wan6, q é gerada a partir da wan, tem sua iframe renomeada pra "Alias of "wan"", e uma virtual dynamic interface é criada com nome wan_6 e iframe pppoe-wan.

Isso faz com q ping e traceroute deem erro qd uso padrâmetro pra especificar qual interface usarem.

Antes, eu usava interfaces eth0.2 e eth0.3 e conseguia com simplicidade (necessária pra scripts) fazer essas ferramentas usarem um ISP específico. Agora, pra cada ISP e pra cada tipo de protocolo preciso usar uma string diferente, e algumas combinações ainda não consegui fazer funcionar. Veja:

Código:
hikari@EdgeOpenWrt:~/config$ sudo ping -c 2 -I pppoe-wan ipv4.google.com
PING ipv4.google.com (172.217.29.110): 56 data bytes
64 bytes from 172.217.29.110: seq=0 ttl=55 time=25.575 ms
64 bytes from 172.217.29.110: seq=1 ttl=55 time=26.563 ms

--- ipv4.google.com ping statistics ---
2 packets transmitted, 2 packets received, 0% packet loss
round-trip min/avg/max = 25.575/26.069/26.563 ms
hikari@EdgeOpenWrt:~/config$ sudo ping -c 2 -I pppoe-wan ipv6.google.com
PING ipv6.google.com (2800:3f0:4001:810::200e): 56 data bytes
64 bytes from 2800:3f0:4001:810::200e: seq=0 ttl=55 time=19.616 ms
64 bytes from 2800:3f0:4001:810::200e: seq=1 ttl=55 time=19.405 ms

--- ipv6.google.com ping statistics ---
2 packets transmitted, 2 packets received, 0% packet loss
round-trip min/avg/max = 19.405/19.510/19.616 ms
hikari@EdgeOpenWrt:~/config$ sudo ping -c 2 -I pppoe-wan 8.8.8.8
PING 8.8.8.8 (8.8.8.8): 56 data bytes
64 bytes from 8.8.8.8: seq=0 ttl=57 time=17.998 ms
64 bytes from 8.8.8.8: seq=1 ttl=57 time=17.784 ms

--- 8.8.8.8 ping statistics ---
2 packets transmitted, 2 packets received, 0% packet loss
round-trip min/avg/max = 17.784/17.891/17.998 ms
hikari@EdgeOpenWrt:~/config$ sudo ping -c 2 -I pppoe-wan 2620:119:35::35
PING 2620:119:35::35 (2620:119:35::35): 56 data bytes
64 bytes from 2620:119:35::35: seq=0 ttl=54 time=67.873 ms
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--- 2620:119:35::35 ping statistics ---
2 packets transmitted, 2 packets received, 0% packet loss
round-trip min/avg/max = 67.587/67.730/67.873 ms
hikari@EdgeOpenWrt:~/config$ sudo ping -c 2 -I eth0.3 ipv4.google.com
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64 bytes from 172.217.162.110: seq=0 ttl=52 time=36.523 ms
64 bytes from 172.217.162.110: seq=1 ttl=52 time=35.732 ms

--- ipv4.google.com ping statistics ---
2 packets transmitted, 2 packets received, 0% packet loss
round-trip min/avg/max = 35.732/36.127/36.523 ms
hikari@EdgeOpenWrt:~/config$ sudo ping -c 2 -I eth0.3 ipv6.google.com
PING ipv6.google.com (2800:3f0:4001:810::200e): 56 data bytes
ping: sendto: Permission denied
hikari@EdgeOpenWrt:~/config$ sudo ping -c 2 -I eth0.3 8.8.8.8
PING 8.8.8.8 (8.8.8.8): 56 data bytes
64 bytes from 8.8.8.8: seq=0 ttl=53 time=33.614 ms
64 bytes from 8.8.8.8: seq=1 ttl=53 time=31.983 ms

--- 8.8.8.8 ping statistics ---
2 packets transmitted, 2 packets received, 0% packet loss
round-trip min/avg/max = 31.983/32.798/33.614 ms
hikari@EdgeOpenWrt:~/config$ sudo ping -c 2 -I eth0.3 2620:119:35::35
PING 2620:119:35::35 (2620:119:35::35): 56 data bytes
ping: sendto: Permission denied

Mais alguns parâmetros q dão erro, só pela completude:

Código:
hikari@EdgeOpenWrt:~/config$ sudo ping -c 2 -t 10 -I eth0.2 google.com
PING google.com (172.217.162.174): 56 data bytes

--- google.com ping statistics ---
2 packets transmitted, 0 packets received, 100% packet loss
hikari@EdgeOpenWrt:~/config$ sudo ping -c 2 -t 10 -I eth0.2 8.8.8.8
PING 8.8.8.8 (8.8.8.8): 56 data bytes

--- 8.8.8.8 ping statistics ---
2 packets transmitted, 0 packets received, 100% packet loss
hikari@EdgeOpenWrt:~/config$ sudo ping -c 2 -t 10 -I eth0.2 2620:119:35::35
PING 2620:119:35::35 (2620:119:35::35): 56 data bytes
ping: sendto: Permission denied
hikari@EdgeOpenWrt:~/config$ sudo ping -c 2 -t 10 -I wanb google.com
ping: bad address 'wanb'
hikari@EdgeOpenWrt:~/config$ sudo ping -c 2 -t 10 -I wanb6 google.com
ping: bad address 'wanb6'
hikari@EdgeOpenWrt:~/config$ sudo ping -c 2 -t 10 -I wan_6 google.com
ping: bad address 'wan_6'

Essa bagunça começou qd eu passei o modem da Vivo pra bridge e configurei a eth0.2 pra PPPoE.

Vc me ajuda a configurar isso direito?




Vc explicitamente falou aí q qqr ISP pode passar por cima dos padrões recomenados pelas Network Working Group e Internet Engineering Task Force, e quebrar o endereçamento IPv6 forçando um global prefix de 64bit e impossibilitando o uso de subnets.

Não, um ISP não pode fazer abuso de endereçamento pra me impedir de configurar minha LAN como eu quiser. Não, provedores não podem configurar suas redes como bem quiserem passando por cima dos padrões internacionais. Ao furar o olho dos Consumidores, ISPs q fazem isso nos limitam ou nos levam a quebrar protocolos como o SLAAC e a usar sofwares de formas q não foram testados pra funcionar, isso se funcionarem. Se cada um quiser dar uma de Bolsonaro ou Bill Gates e negar as *melhores práticas do mercado* e fazer tudo da forma q bem entender e dane-se o resto do mundo pra se adaptar ou caso contrário q desapareça, os softwares e hardwares vão passar a falhar e parar de se comunicar entre si.

Oq esses provedores estão fazendo no IPv6 é *exatamente* o mesmo q colocar um software em seus modens q artificialmente limite seu funcionamento a estarem conectados a 1 único computador. Se o modem for conectado a 2 PCs, ou 1 PC e 1 laptop, ou 1 PC e 1 celular, o modem se recusa a funcionar. Se ele detectar q tá sendo conectado a um router usando IPv4 NAT, ele se recusa a funcionar.

Eu já vi isso na prática, com um BD player da Sony. Ele funcionava qd seu HDMI out era conectado na minha antiga TV Sony, mas travava logo após ser ligado qd conectado no meu receiver Yamaha. HDMI é um padrão, proprietário, nós diretamente pagamos royality pra cada porta HDMI existente em todo aparelho q compramos. Sendo proprietário e caro, esperamos q o mínimo q seu dono faça é certificar q empresas q o usem sigam o padrão e garanta q todos os dispositivos se comuniquem entre si. Mas a Sony resolveu passar por cima do padrão pra usar um DRM proprietário, e oficialmente por seu suporte disse q seu BD player só funciona com TVs Sony e não vai funcionar com nenhuma TV ou receiver ou display de nenhuma outra marca.

Por fim, eu num pedi tecnico nenhum da Vivo aqui. Pedi pra Vivo corrigir seu DHCPv6 server, preferencialmente pra todos ou pelo menos especificamente pra mim. São os atendentes dela q mandam tecnico pra cá, e ainda querendo me cobrar. Mesmo se a Vivo tivesse o seviço de enviar um tecnico pra me ensinar a configurar, eu rejeitaria esse serviço, visto oq presenciei do conhecimento deles sobre o assunto. Mas eu agradeceria muito se vc, tão entendido, me ajudasse.

E se eu colocasse um TLDR nesse post acho q eu seria banido :)
Vamos com calma, não há desinformação e nem precisamos subir o tom ou baixar o nível para mantermos a discussão fluindo, certo? ;)

- É fato que Vivo, NET e outras fornecem apenas /64 para seus clientes *domésticos*, se isso não é recomendado pelas entidades mundo afora não quer dizer que elas tenham obrigação de mudar seu modo de operação, que via de regra funciona super bem para 99+% dos assinantes (salvo problemas na rede entre o cliente e o destino, que também ocorrem);
- Provavelmente alterando o contrato para um empresarial você consiga o /60, /56 ou outro, mas obviamente isso terá um custo justamente pelo fato de ser atípico e pressupor que você utilize seu(s) link(s) para ganhar dinheiro;
- Por favor não me entenda mal, mas lembro de algum comentário recente (~1 mês) onde você disse que precisava estudar mais sobre IPv6. Fico feliz que tenha aprendido tão rápido a ponto de "dar aulas" e reivindicar features junto aos provedores que mais ninguém precisa (ou pelo menos não acha que precisa);
- Os problemas que você está enfrentando na configuração da sua rede interna certamente são de configuração e não do provedor, mas sem um cenário igual (mesmos equipamentos e/ou infra) ao menos para laboratório ninguém conseguirá te ajudar mesmo que tenha bom conhecimento técnico e/ou boa vontade;
- Já chegou a dar uma lida na RFC 6296 (NPTv6)? Ela já foi útil pra mim no âmbito profissional e talvez possa te dar novos horizontes a serem explorados no seu cenário.

E caso o objetivo seja ajudar as gerações atuais/futuras e não apenas buscar informações novamente te convido a criar um tópico dedicado relatando sua experiência e concentrando as informações nele, assim não embarcamos no trem do offtopic em áreas específicas de provedores (sei que há relação, mas não interessa a todos e fatalmente ficará 'perdido' e sem contexto entre as páginas).

Eu uso um BD Sony em um Receiver Pioneer há anos -assim como TVs LG e Panasonic em outros momentos- e tudo sempre funcionou perfeitamente bem, a menos que seja algo específico de modelo/geração posso afirmar que isso não procede.
 
E eu que caí no conto do vigário assinando a Vivo de novo!

Assinei ontem o plano de 50Mbps novamente e a vendedora me disse que a velocidade de UP era de 25Mbps. Resultado: Internet instalada hoje com a velocidade máxima de UP de 5Mbps.

Bem que eu estranhei quando ela disse que era de 25Mbps, ainda pedi pra ela confirmar várias vezes durante a ligação e em todas ela disse 25.

Só me resta tentar resolver com eles ou barganhando o valor da fatura ou cancelando novamente. Ou então ganhando um dinheirinho a mais entrando no PROCON por propaganda enganosa :melior2:
 
E eu que caí no conto do vigário assinando a Vivo de novo!

Assinei ontem o plano de 50Mbps novamente e a vendedora me disse que a velocidade de UP era de 25Mbps. Resultado: Internet instalada hoje com a velocidade máxima de UP de 5Mbps.

Bem que eu estranhei quando ela disse que era de 25Mbps, ainda pedi pra ela confirmar várias vezes durante a ligação e em todas ela disse 25.

Só me resta tentar resolver com eles ou barganhando o valor da fatura ou cancelando novamente. Ou então ganhando um dinheirinho a mais entrando no PROCON por propaganda enganosa :melior2:
Vc não estava presente no momento da instalação? Eu nem teria deixado o técnico entrar na minha casa com um cabo de par metálico ao invés de um drop de fibra debaixo do braço :haha:
 
Vc não estava presente no momento da instalação? Eu nem teria deixado o técnico entrar na minha casa com um cabo de par metálico ao invés de um drop de fibra debaixo do braço :haha:

História explicada em outro post D=
 
Última edição:
Infelizmente a Vivo Fibra não tem fibra na minha casa :haha:
Eu já sabia que a instalação não seria fibra, como eu expliquei num post anterior, eu era cliente até 4 meses atrás quando cagaram na minha conexão e ninguem resolvia o problema (eu só tinha internet de 5:30 até 17:30 aproximadamente). Então o instalador nem teve o trabalho de puxar fio nenhum, praticamente só trouxe o modem, ligou o cabo da linha nele e ja era kkkk.
Eu meio que "sabia" q eles não iam entregar 25Mb de Upload, porque como eu disse, eu ja tive o mesmo plano de internet antes. Só que a vendedora me vendeu 50Mb Down/25Mb Up. :mil:

Putz, aí tão de sacanagem.

Aqui quando instalaram o Fibra foi bom que eu vi que tinha vazamento numa parede nada a ver, pois a Fibra saiu toda molhada do lado interno de casa, bizarro kkk
 
Fala galera,preciso da ajuda de vocês,tinha uma internet fibra de uma empresa de 150/50(e chegava +- 120/50),e agora mudei pra vivo fibra 300/150,no cell pelo teste eaq e de download bate o contratado,técnicos vieram aqui e testaram tanto no wifi no cell deles e no meu,quanto no notebook deles e viram que está vindo o contratado,porém no meu pc,não passa de 130mb.
Os técnicos fizeram todos os testes e é meu pc o problema,já atualizei a BIOS,Windows está a última versão(1903),drivers todos atualizados,Windows recentemente formatado(domingo passado).
Eles sugeriram entrar em contato com a Asus para ver se eles resolvem o problema.

Me ajudem por favor,não sei mais o que fazer.

Atualização.
Antes de formatar as duas vezes,vinha o contratado,+- 280/140,formatei porque deu problema,aí tudo caiu,o down e o up ,o down não passava de 120 nem a pau e o up não passava de 30mb,formatei mais uma vez e nada,e formatei de novo e agora vem o contratado,300mb de down,o problema agora é o up,não sobe de 70mb.

Os drivers estão TODOS instalados e atualizados,Windows update sempre atualizado,drivers instalados pelo driver booster pro,placa de rede gigabit onboard de qualidade(mas testei numa off gigabit tb e deu mesma coisa),usava cabo cat 5,depois peguei um cat5e,comprei agora um cat6 e semana que vem compro um cat 7 que é o melhor que eu consigo na minha cidade pra altas velocidades de internet,mas não acredito que seja o problema.

O que não me vem na cabeça é que antes de ter dado problema no meu pc,vinha tudo certinho,aí formatei e não veio mais,os técnicos vieram e falaram que o problema era meu pc,só que o engraçado é que quando os técnicos vem,parece que a internet melhora,porque quando eles estavam aqui,até no meu cell vinha o contratado conectado na rede 5ghz,agora nem no meu cell vem,mas eles tb falam que é porque meu cell é limitado,não sei se é desculpa ou é verdade,ta difícil hoje em dia,tudo é culpa do cliente,nunca da empresa ou falta de conhecimento dos técnicos.
 
Última edição:
Galera, tenho Vivo fibra 200/100 desde 2014 e de uns tempos pra cá a conexão fica extremamente lenta ou dando erros de conexão sempre que faço upload de videos no site do Youtube. O que pode estar causando esse problema?
 
Galera, tenho Vivo fibra 200/100 desde 2014 e de uns tempos pra cá a conexão fica extremamente lenta ou dando erros de conexão sempre que faço upload de videos no site do Youtube. O que pode estar causando esse problema?
O pessoal de SP volta e meia se queixa de problemas similares, provavelmente é algum CDN que não está dando conta da carga ou mesmo alguma anomalia no backbone da região.
 
Vamos com calma, não há desinformação e nem precisamos subir o tom ou baixar o nível para mantermos a discussão fluindo, certo? ;)

Concordo totalmente :)

- É fato que Vivo, NET e outras fornecem apenas /64 para seus clientes *domésticos*, se isso não é recomendado pelas entidades mundo afora não quer dizer que elas tenham obrigação de mudar seu modo de operação, que via de regra funciona super bem para 99+% dos assinantes (salvo problemas na rede entre o cliente e o destino, que também ocorrem);

Segundo o Luiz Luca, a Telemar fornece prefixo /56...

A questão é q num é "entidades mundo a fora", são órgãos reguladores da Internet e do protocolo. Qd alguém num segue o padrão, softwares desenvolvidos e testados sob o padrão podem num funcionar, ou o desenvolvedor num dar suporte e responder q devemos cobrar o ISP a seguir o padrão.

Eu tb encontrei um cara dizendo q provedor do VPS dele forneceu 1 único addr IPv6, /128! 1 único, sem nenhum prefix!

Se disserem q existe empresas pelo mundo desrespeitando o padrão, eu concordo. Isso num é motivo pra estimular mais outras empresas a fazerem o mesmo.

E, pelo cálculo xoxo q eu fiz, fica demonstrado q num há necessidade nenhuma de fazerem isso. É desconhecimento ou má fé. Se a empresa quer fornecer prefix /64, q vá cobrar q desenvolvam uma versão nova do SLAAC q funcione com prefix menor, e espere isso ser feito, e todos os softwares do mundo se adequarem, aí eles podem fazer isso. Eu apoio totalmente q o SLAAC seja melhorado e o tamanho do IPv6 seja mais flexível. Oq num dá é na situação atual as empresas nos sacanearem, explorando problemas do protocolo pra praticarem abuso.

Enquanto isso, tô estudando o NPTv6 pra tentar usar ele em casa.

- Provavelmente alterando o contrato para um empresarial você consiga o /60, /56 ou outro, mas obviamente isso terá um custo justamente pelo fato de ser atípico e pressupor que você utilize seu(s) link(s) para ganhar dinheiro;

É oq eu disse no post gigante. A recomendação é pra Consumidor *home*. Há empresas q suas atividades funcionam perfeitamente com 1 subnet só, e outras q /56 pode num ser suficiente. Range de prefix num é relacionado a atividade comercial, logo num cabe plano empresarial. E, tirando 1 única atendente, nenhuma das empresas tá querendo me empurrar plano empresarial pra isso. Pelo contrário, estão até com um mínimo de boa vontade "tentando" entender a situação.

- Por favor não me entenda mal, mas lembro de algum comentário recente (~1 mês) onde você disse que precisava estudar mais sobre IPv6. Fico feliz que tenha aprendido tão rápido a ponto de "dar aulas" e reivindicar features junto aos provedores que mais ninguém precisa (ou pelo menos não acha que precisa);

Num tô levando não :) Eu fiquei irritado sim com o tom dele falando comigo, e fiz o máximo q consegui pra manter o tom baixo e argumentar sem estourar. Eu até aproveitei pra levantar as informações, q eu tinha lido mas não tinha anotado ainda.

Num tô no ponto de dar aula ainda, mas hoje entendo bem mais do q qd comecei. E tô pessimista com o IPv6 :/

Quanto à necessidade, bom... a maioria dos Consumidores usam o próprio modem como router. Os q usam router próprio, a minoria usa softwares instalados pessoalmente, como Tomato, DD-WRT, OpenWRT, pfSense, etc. Desses, a minoria faz multihoming. Desses, a minoria tá importando como IPv6. Eu me desafiei a emprender e experimentar, isso envolve persistir qd aparece problemas em vez de simplesmente desistir logo de cara.

Mas a questão aqui num é necessidade, é todos seguirem o padrão. Mesmo se fosse o caso, oq num é, um ISP num pode nos impedir de usar subnets, VLANs, routers próprios, etc. Eles devem fornecer o serviço, seguir o padrão, e nós usarmos como quisermos.

- Já chegou a dar uma lida na RFC 6296 (NPTv6)? Ela já foi útil pra mim no âmbito profissional e talvez possa te dar novos horizontes a serem explorados no seu cenário.

Comecei a estudar isso há alguns dias :)

Mas num encontrei ninguém q tenha conseguido fazer funcionar no OpenWRT, só encontrei uns poucos citando e 1 cara tentando. O pfSense diz ter suporte direto, mas num vou comprar mais um PC pra instalar ele, vou esperar fazer upgrade do meu e fazer umas migrações, pra liberar 1 PC e aí instalar ele pra experimentar.

O NPTv6 não substitui global prefix q aceite subnets. Oq ele pode ajudar é permitir q na LAN a gente use apenas ULA e subnets, e garanta q nenhum device repita o *interface address*. Aí, na hora q chegar no NPT, ele ignora a subnet e coloca todo mundo no mesmo prefix /64 + subnet /0.

Em todo caso, meu objetivo principal é aprender, seguido por implementar na prática oq eu aprendi. :)

Eu uso um BD Sony em um Receiver Pioneer há anos -assim como TVs LG e Panasonic em outros momentos- e tudo sempre funcionou perfeitamente bem, a menos que seja algo específico de modelo/geração posso afirmar que isso não procede

Não procede mesmo, o mais provável era DRM com problema. Mas foi a resposta oficial do suporte da Sony, oq eu poderia fazer?

Se a Sony diz q seu player só funciona com TVs da própria marca e manda eu devolver pra loja, só me resta devolver. Não ia tentar hackear o player pra derrubar o suposto DRM pra ele deixar o aparelho ligar, ou corrigir ele pra q reconheça meu receiver.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

E eu que caí no conto do vigário assinando a Vivo de novo!

Assinei ontem o plano de 50Mbps novamente e a vendedora me disse que a velocidade de UP era de 25Mbps. Resultado: Internet instalada hoje com a velocidade máxima de UP de 5Mbps.

Bem que eu estranhei quando ela disse que era de 25Mbps, ainda pedi pra ela confirmar várias vezes durante a ligação e em todas ela disse 25.

Só me resta tentar resolver com eles ou barganhando o valor da fatura ou cancelando novamente. Ou então ganhando um dinheirinho a mais entrando no PROCON por propaganda enganosa :melior2:

Vc tem a gravação da venda?!

A MERD fez isso comigo, me vendeu FTTH! Tô terminando de preparar o processo contra eles.

Num deixa barato não! Esses vendedores num podem enganar a gente assim! Ou eles te dãoum BOM desconto, ou te pagam uma grana pra *eles* cancelarem o contrato! Ou bota eles no pau!

E se for fazer, corre e apaga seu post abaixo, pq se o adevogado deles encontrar vc falando isso, ferrou!

Vc não estava presente no momento da instalação? Eu nem teria deixado o técnico entrar na minha casa com um cabo de par metálico ao invés de um drop de fibra debaixo do braço :haha:

Foi oq eu fiz na época... Tenho as gravações dos agendamentos de instalação, atendente garantindo q era FTTH. Aí na hora chegava o tecnico com coaxial na mão ¬.¬

Acabei instalando pq o fdp dum atendente me enganou. Disse q me daria desconto se eu aceitasse instalar, mas q só poderia "ver no sistema" qt de desconto ele conseguiria fazer depois de instalado. Eu aceitei, e o fdp nunca mais me ligou...
 
Última edição:
Concordo totalmente :)



Segundo o Luiz Luca, a Telemar fornece prefixo /56...

A questão é q num é "entidades mundo a fora", são órgãos reguladores da Internet e do protocolo. Qd alguém num segue o padrão, softwares desenvolvidos e testados sob o padrão podem num funcionar, ou o desenvolvedor num dar suporte e responder q devemos cobrar o ISP a seguir o padrão.

Eu tb encontrei um cara dizendo q provedor do VPS dele forneceu 1 único addr IPv6, /128! 1 único, sem nenhum prefix!

Se disserem q existe empresas pelo mundo desrespeitando o padrão, eu concordo. Isso num é motivo pra estimular mais outras empresas a fazerem o mesmo.

E, pelo cálculo xoxo q eu fiz, fica demonstrado q num há necessidade nenhuma de fazerem isso. É desconhecimento ou má fé. Se a empresa quer fornecer prefix /64, q vá cobrar q desenvolvam uma versão nova do SLAAC q funcione com prefix menor, e espere isso ser feito, e todos os softwares do mundo se adequarem, aí eles podem fazer isso. Eu apoio totalmente q o SLAAC seja melhorado e o tamanho do IPv6 seja mais flexível. Oq num dá é na situação atual as empresas nos sacanearem, explorando problemas do protocolo pra praticarem abuso.

Enquanto isso, tô estudando o NPTv6 pra tentar usar ele em casa.



É oq eu disse no post gigante. A recomendação é pra Consumidor *home*. Há empresas q suas atividades funcionam perfeitamente com 1 subnet só, e outras q /56 pode num ser suficiente. Range de prefix num é relacionado a atividade comercial, logo num cabe plano empresarial. E, tirando 1 única atendente, nenhuma das empresas tá querendo me empurrar plano empresarial pra isso. Pelo contrário, estão até com um mínimo de boa vontade "tentando" entender a situação.



Num tô levando não :) Eu fiquei irritado sim com o tom dele falando comigo, e fiz o máximo q consegui pra manter o tom baixo e argumentar sem estourar. Eu até aproveitei pra levantar as informações, q eu tinha lido mas não tinha anotado ainda.

Num tô no ponto de dar aula ainda, mas hoje entendo bem mais do q qd comecei. E tô pessimista com o IPv6 :/

Quanto à necessidade, bom... a maioria dos Consumidores usam o próprio modem como router. Os q usam router próprio, a minoria usa softwares instalados pessoalmente, como Tomato, DD-WRT, OpenWRT, pfSense, etc. Desses, a minoria faz multihoming. Desses, a minoria tá importando como IPv6. Eu me desafiei a emprender e experimentar, isso envolve persistir qd aparece problemas em vez de simplesmente desistir logo de cara.

Mas a questão aqui num é necessidade, é todos seguirem o padrão. Mesmo se fosse o caso, oq num é, um ISP num pode nos impedir de usar subnets, VLANs, routers próprios, etc. Eles devem fornecer o serviço, seguir o padrão, e nós usarmos como quisermos.



Comecei a estudar isso há alguns dias :)

Mas num encontrei ninguém q tenha conseguido fazer funcionar no OpenWRT, só encontrei uns poucos citando e 1 cara tentando. O pfSense diz ter suporte direto, mas num vou comprar mais um PC pra instalar ele, vou esperar fazer upgrade do meu e fazer umas migrações, pra liberar 1 PC e aí instalar ele pra experimentar.

O NPTv6 não substitui global prefix q aceite subnets. Oq ele pode ajudar é permitir q na LAN a gente use apenas ULA e subnets, e garanta q nenhum device repita o *interface address*. Aí, na hora q chegar no NPT, ele ignora a subnet e coloca todo mundo no mesmo prefix /64 + subnet /0.

Em todo caso, meu objetivo principal é aprender, seguido por implementar na prática oq eu aprendi. :)

Não procede mesmo, o mais provável era DRM com problema. Mas foi a resposta oficial do suporte da Sony, oq eu poderia fazer?

Se a Sony diz q seu player só funciona com TVs da própria marca e manda eu devolver pra loja, só me resta devolver. Não ia tentar hackear o player pra derrubar o suposto DRM pra ele deixar o aparelho ligar, ou corrigir ele pra q reconheça meu receiver.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Vc tem a gravação da venda?!

A MERD fez isso comigo, me vendeu FTTH! Tô terminando de preparar o processo contra eles.

Num deixa barato não! Esses vendedores num podem enganar a gente assim! Ou eles te dãoum BOM desconto, ou te pagam uma grana pra *eles* cancelarem o contrato! Ou bota eles no pau!

E se for fazer, corre e apaga seu post abaixo, pq se o adevogado deles encontrar vc falando isso, ferrou!



Foi oq eu fiz na época... Tenho as gravações dos agendamentos de instalação, atendente garantindo q era FTTH. Aí na hora chegava o tecnico com coaxial na mão ¬.¬

Acabei instalando pq o fdp dum atendente me enganou. Disse q me daria desconto se eu aceitasse instalar, mas q só poderia "ver no sistema" qt de desconto ele conseguiria fazer depois de instalado. Eu aceitei, e o fdp nunca mais me ligou...

Gravei a ligação inteira, também gravei uma parte da ligação do dia anterior em que a vendedora confirma as velocidades de 50/25, tenho também numero de protocolo e tudo.

Não bastasse isso, eles me empurraram um tal de Home Assist (serviços domésticos de instalação oferecidos pela Vivo), que vão constar na fatura todo mês mesmo sem eu pedir ou utilizar kkkk (mais um exemplo de diminuir taxa de imposto pra eles).

Quanto ao fato de eu "saber" que não seria fibra, não faria tanta diferença afinal em termos gerais eu sou leigo no assunto, e sinceramente eu não faço a mínima ideia de que pra eles me entregarem os 25Mb de Up só é possivel se for na ligação direta da fibra.

De todo modo vou apagar, vai que né... Ainda vou entrar em contato com eles pra tentar resolver da melhor forma possível: seja tendo um desconto no valor da fatura, seja eles dando um jeito de me entregarem os 25Mb. Caso isso não resolva, com certeza vou no PROCON ou na Anatel pra resolver. Não queria ter que cancelar novamente depois de 3 meses que cancelei minha ultima assinatura, infelizmente meu bairro não tem uma boa cobertura de provedores e de todos os males, a vivo é o menor.
 
O pessoal de SP volta e meia se queixa de problemas similares, provavelmente é algum CDN que não está dando conta da carga ou mesmo alguma anomalia no backbone da região.
Tem algum jeito de resolver? Só acontece quando estou fazendo upload de videos, geralmente são arquivos grandes (>10 GB) e o upload é feito normalmente, só o acesso à internet em todos os computadores da rede ficam extremamente lentos ou dando erros de DNS.
 
Tem algum jeito de resolver? Só acontece quando estou fazendo upload de videos, geralmente são arquivos grandes (>10 GB) e o upload é feito normalmente, só o acesso à internet em todos os computadores da rede ficam extremamente lentos ou dando erros de DNS.
Será que o upload não está consumindo toda a banda que você tem ou ela nem chega a "dar pico" (100Mbps)?

Entendi que antes não era assim mas esse sintoma nas outras máquinas é bem característico desse tipo de ocorrência (falta de banda, não necessariamente do lado do provedor).
 
Será que o upload não está consumindo toda a banda que você tem ou ela nem chega a "dar pico" (100Mbps)?

Entendi que antes não era assim mas esse sintoma nas outras máquinas é bem característico desse tipo de ocorrência (falta de banda, não necessariamente do lado do provedor).
Sim, consome a banda do upload mas antigamente isso não afetava o uso da internet, conseguia navegar e fazer downloads normalmente enquanto fazia uploads desse tipo. :feelbad:
 
É, pelo jeito eu vou ter que procurar a Anatel ou o Procon pra resolver o meu "problema".

Acabei de ligar pro atendimento e a única opção que o atendente me deu era que eu procurasse um técnico pra ele constatar a indisponibilidade de chegada dos 25Mb de Up e eventualmente eu diminuisse a velocidade da internet contratada pra adequar as velocidades de Down/Up (?????)

Complicado...
 
O tecnico veio aqui. Disse q num entendeu nada e me botou pra falar com o supervisor. Ele falou q ninguém na cidade tem acesso pra mexer no server, tem q ser gente de Curitiba :roll:

Ficou do supervisor vir amanhã...

Não bastasse isso, eles me empurraram um tal de Home Assist (serviços domésticos de instalação oferecidos pela Vivo), que vão constar na fatura todo mês mesmo sem eu pedir ou utilizar kkkk (mais um exemplo de diminuir taxa de imposto pra eles).

Cuidado. Se for uns 4 serviços terceirizados, de boa. Eles discriminam o custo na fatura mas o valor cobrado é deduzido da internet e a soma fica o acordado.

Mas comigo, qd contratei a *migração de tecnologia*, o --- do vendedor botou um serviço de antivirus q foi cobrado a mais. Questionei e a atendente retirou e emitiu fatura nova com vencimento adiado. Pronto. Se ela num tivesse feito isso e eu tivesse tido q pagar a fatura com esse valor extra, ou se eu tivesse pago 1º pra questionar depois, teriam q me reembolsar em dobro!

É, pelo jeito eu vou ter que procurar a Anatel ou o Procon pra resolver o meu "problema".

Acabei de ligar pro atendimento e a única opção que o atendente me deu era que eu procurasse um técnico pra ele constatar a indisponibilidade de chegada dos 25Mb de Up e eventualmente eu diminuisse a velocidade da internet contratada pra adequar as velocidades de Down/Up (?????)

Complicado...

Parece ser a nova moda deles. Estranho q começou ao mesmo tempo nas 2 empresas! Algum gerente novato deve ter olhado a tabela de custos de visitas tecnicas, e em vez de mandar o pessoal do suporte remoto botar tecnicos melhores e parar de mandar tecnico na nossa casa pra tudo, orientou eles a mandarem a gente contratar tecnico por nossa conta pra tudo.

Cara, isso pra mim é praticamente uma afronta pra vc entrar a justiça, é dizendo pra vc contratar um tecnico pra fazer uma nota técnica pra mostra pro juiz.
 
O tecnico veio aqui. Disse q num entendeu nada e me botou pra falar com o supervisor. Ele falou q ninguém na cidade tem acesso pra mexer no server, tem q ser gente de Curitiba :roll:

Ficou do supervisor vir amanhã...



Cuidado. Se for uns 4 serviços terceirizados, de boa. Eles discriminam o custo na fatura mas o valor cobrado é deduzido da internet e a soma fica o acordado.

Mas comigo, qd contratei a *migração de tecnologia*, o --- do vendedor botou um serviço de antivirus q foi cobrado a mais. Questionei e a atendente retirou e emitiu fatura nova com vencimento adiado. Pronto. Se ela num tivesse feito isso e eu tivesse tido q pagar a fatura com esse valor extra, ou se eu tivesse pago 1º pra questionar depois, teriam q me reembolsar em dobro!



Parece ser a nova moda deles. Estranho q começou ao mesmo tempo nas 2 empresas! Algum gerente novato deve ter olhado a tabela de custos de visitas tecnicas, e em vez de mandar o pessoal do suporte remoto botar tecnicos melhores e parar de mandar tecnico na nossa casa pra tudo, orientou eles a mandarem a gente contratar tecnico por nossa conta pra tudo.

Cara, isso pra mim é praticamente uma afronta pra vc entrar a justiça, é dizendo pra vc contratar um tecnico pra fazer uma nota técnica pra mostra pro juiz.

Por enquanto está apenas no Home Assist, a fatura de fato não vai alterar mesmo, então pra mim não vai fazer toda a diferença. Não vou chamar técnico nenhum não, o atendente "confirmou" que o que eles podiam dar eles tava dando, no caso 50/5, então o próximo passo é pleitear algo pela propaganda enganosa.

Inclusive já abri uma reclamação na Anatel, como liguei pra lá tentando resolver "entre nós" e não obtive resposta satisfatória, vai ser na base da confusão. Eu só queria que a Claro passasse a droga do cabeamento na minha rua, porque por mais que as vezes possa ter um serviço ruim, pelo preço que a Vivo tá me cobrando por 50Mb eu ia ter pelo menos 240Mb na Claro.
 
Pessoal, estou com Vivo fibra há uma semana e tentei há pouco colocar o modem em modo bridge, mas perdi o acesso à internet, mesmo conectado no cabo. É possível usar nesse modo?
 
Pessoal, estou com Vivo fibra há uma semana e tentei há pouco colocar o modem em modo bridge, mas perdi o acesso à internet, mesmo conectado no cabo. É possível usar nesse modo?
Você configurou o discador PPPoE em seu roteador ou PC? Esse é o objetivo central (e um requisito) ao colocar o equipamento em bridge...
 
Fala galera,preciso da ajuda de vocês,tinha uma internet fibra de uma empresa de 150/50(e chegava +- 120/50),e agora mudei pra vivo fibra 300/150,no cell pelo teste eaq e de download bate o contratado,técnicos vieram aqui e testaram tanto no wifi no cell deles e no meu,quanto no notebook deles e viram que está vindo o contratado,porém no meu pc,não passa de 130mb.
Os técnicos fizeram todos os testes e é meu pc o problema,já atualizei a BIOS,Windows está a última versão(1903),drivers todos atualizados,Windows recentemente formatado(domingo passado).
Eles sugeriram entrar em contato com a Asus para ver se eles resolvem o problema.

Me ajudem por favor,não sei mais o que fazer.

Atualização.
Antes de formatar as duas vezes,vinha o contratado,+- 280/140,formatei porque deu problema,aí tudo caiu,o down e o up ,o down não passava de 120 nem a pau e o up não passava de 30mb,formatei mais uma vez e nada,e formatei de novo e agora vem o contratado,300mb de down,o problema agora é o up,não sobe de 70mb.

Os drivers estão TODOS instalados e atualizados,Windows update sempre atualizado,drivers instalados pelo driver booster pro,placa de rede gigabit onboard de qualidade(mas testei numa off gigabit tb e deu mesma coisa),usava cabo cat 5,depois peguei um cat5e,comprei agora um cat6 e semana que vem compro um cat 7 que é o melhor que eu consigo na minha cidade pra altas velocidades de internet,mas não acredito que seja o problema.

O que não me vem na cabeça é que antes de ter dado problema no meu pc,vinha tudo certinho,aí formatei e não veio mais,os técnicos vieram e falaram que o problema era meu pc,só que o engraçado é que quando os técnicos vem,parece que a internet melhora,porque quando eles estavam aqui,até no meu cell vinha o contratado conectado na rede 5ghz,agora nem no meu cell vem,mas eles tb falam que é porque meu cell é limitado,não sei se é desculpa ou é verdade,ta difícil hoje em dia,tudo é culpa do cliente,nunca da empresa ou falta de conhecimento dos técnicos.
Alguém da um help?
 

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