[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Eu tenho TimLive, mas nos lugares onde já prestei suporte no começo do ano ainda utilizavam essa ONT, tanto casa quanto empresas. Não acho que eles passaram em todas elas trocando.

É uma pena eles não darem somente o ONT, eu gostava daquele aparelho, pois facilitava o meu trabalho de escolher um bom roteador para fazer o PPPoE

Assinatura antiga? A VIVO não fornece mais esse equipamento (chama-se ONT) em novas instalações há anos, é tudo centralizado no HGU (ONT+Roteador).

Creio que isso seja indiferente, eu tenho só internet e mesmo assim foi instalado um HGU.

sei que é indiferente, mas quero saber caso ele tenha tel/tv(principalmente a tv) como esta configurado a rede dele.

se esta nos moldes antigos que a vivo usava em sp, que tinha com roteador da dlink que fazia a saida da tv via coaxial.

Não acho que eles passaram em todas elas trocando.
Eles não saíram trocando toda a base, só alteram em casos de troca de equipamentos por defeito, mudança de endereço, novos contratos, etc.

e esses novos HGU são pelo menos padrão AC ?? Ela poderia dar a opção da pessoa escolher aquele ONT

Eu vou mandar fotos de como o CAT-7 está ligado nos dois só pra vcs verem que eu não fiz nada de errado. E que essa limitação do wi-fi não tem explicação até agora.

Vou colocar cada uma em spoiler pra facilitar. Primeiro ponto: aqui é fibra e uso 300/150. Então vou mostrar como tudo está configurado:

EaFGM6d.jpg

mCXMS6v.jpg

Como dá pra ver aí o CAT-7 (esse cabo azul) está ligado atrás do modem da VIVO. E a outra ponta numa das saídas LAN do roteador Archer VR900.

Tem dois roteadores wi-fi sendo usados; o Archer VR900, para 5 Ghz (2.4 desligado), e o Archer C8, com 2.4 Ghz ligado, e 5 Ghz desligado. Ambos conectados no modem da VIVO.

BjBq1T7.png

O wi-fi do modem da VIVO está desligado duplamente, tanto pra 2.4 como 5 Ghz.

Porém, para esses meus comentários eu só estou falando do roteador VR900, de 5 Ghz. O de 2.4 eu não testei e não quero usar, pois está ligado no apto do lado, servindo um parente meu. Note que tanto o Archer C8 como VR900 são gigabit, a exemplo do modem da VIVO.

Agora seguem as telas do modem da VIVO, ou 192.168.15.1:

E essas são do Archer VR900, que só posso acessar o gateway se configurar o aparelho pra usar esse 192.168.4.1 (depois vou ver se posso colocar 192.168.15.253, pra facilitar, mas se não me falha a memória isso não deu certo uma vez). Já o roteador Archer C8 que usa a rede de 2.4 GHz eu consigo acessar pelo meu PC, pelo IP 192.168.15.254.

VR900 (fotos tiradas pelo iPAD):

A única coisa que eu alterei nas configurações de fábrica foi o beacon interval, de 100 pra 1000. E também o Transmit Power, que é a potência do sinal, de High/Alto pra Low/Baixo. Fora isso não consigo enxergar nenhuma anomalia. Sobre essas duas alterações é bom dizer que nunca tive problema algum com elas.

Já essas fotos abaixo são do Archer C8:

A mesma alteração foi feita dentro dele, só que pra rede de 2.4 GHz (beacon interval em 1000 e transmit power em Low/Baixo).

Já essa imagem abaixo mostra a velocidade a qual o PC transmite pro iPAD, via Archer VR900, 5 GHz, wi-fi:

hLdcD12.png

Não era pra estar enviando a 11.3 MB/s. E sim em velocidade muito mais alta, uns 50, 60 MB/s, pelo menos. Você viu que por cabo deu 114 MB/s de pico.

Importante frisar que meu PC usa cabo CAT-6, igualmente ligado no modem da VIVO. E o iPAD citado já provei ser capaz de receber em velocidade gigabit.
Você está confundindo MB com Mb (byte com bit).

se são gigabit e AC, da para deixar esse roteador como DHCP e caso a pessoa compre um Mesh ou outros roteadores Wifi, basta liga-los direto a Lan e desativar o DHCP dos demais roteadores.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

HGU Lan to Lan TP-lInk
HGU lan to Lan Asus

http://192.168.25.1/padrao (ou 15.1, depende do equipamento/região).

O meu é o Mitrastar e esse endereço nem funciona, tive que usar outra url obscura para colocar o meu em bridge.

Pelo /padrão exclui a interface pppoe, mas mesmo assim não rolou. Mas valeu as dicas.

O modem da VIVO é realmente gigabit, ao contrário do antigo que eu usava em VDSL2 (50 Mega) que não era.

Aliás, o da NET pra 120 Mbps (coaxial) também, pelo menos as operadoras tomaram vergonha na cara e passaram a fornecer modens melhorzinhos pros assinantes.

O que eu queria descobrir é por que a velocidade não está sendo gigabit na interação entre PC, VR900 e iPAD.

E não é coisa do cabo CAT-7 como eu pensei inicialmente, já que ao ligar um CAT-6 na saída LAN do VR900 e a outra ponta no modem da VIVO a limitação se repetiu.

O modem da VIVO é realmente gigabit, ao contrário do antigo que eu usava em VDSL2 (50 Mega) que não era.

Aliás, o da NET pra 120 Mbps (coaxial) também, pelo menos as operadoras tomaram vergonha na cara e passaram a fornecer modens melhorzinhos pros assinantes.

O que eu queria descobrir é por que a velocidade não está sendo gigabit na interação entre PC, VR900 e iPAD.

E não é coisa do cabo CAT-7 como eu pensei inicialmente, já que ao ligar um CAT-6 na saída LAN do VR900 e a outra ponta no modem da VIVO a limitação se repetiu.

Cat5e da e sobra para isso ai.
Liga o pc e o ipad no mesmo roteador e faz o teste.

Finalmente fibraram meu condomínio, essa semana que passou colocaram os pontos nos postes, alguém sabe quanto tempo demora para começarem as vendas?

Tirei uma foto do ponto no poste, o que significam esses números?

20190929121033.jpg

Cat5e da e sobra para isso ai.
Liga o pc e o ipad no mesmo roteador e faz o teste.
O PC só funciona por cabo Ethernet. Sendo assim não faz diferença ligá-lo no modem da Vivo ou no Archer (roteador). Já que ambos são gigabit.

O iPad está captando sinal do Wi-Fi de 5 GHz, vindo justamente do VR900, que está ligado no modem da Vivo. O teste falhou porque via Wi-Fi o arquivo está sendo transferido entre PC e iPad a uma velocidade não gigabit, de até 12 MB/s.

Eu não entendi até agora o que vc quis dizer com ligar no mesmo roteador. Não houve limitação de velocidade se o iPad e o PC usaram ambos cabo Ethernet.

O iPad pode usar cabo Ethernet por meio desse tipo de adaptador:

O que eu tenho não é esse do vídeo, é um da Anker, e é gigabit. Tanto é que por ele eu meço 300 Mega no iPad, quando faço teste de velocidade.

O PC só funciona por cabo Ethernet. Sendo assim não faz diferença ligá-lo no modem da Vivo ou no Archer (roteador). Já que ambos são gigabit.

O iPad está captando sinal do Wi-Fi de 5 GHz, vindo justamente do VR900, que está ligado no modem da Vivo. O teste falhou porque via Wi-Fi o arquivo está sendo transferido entre PC e iPad a uma velocidade não gigabit, de até 12 MB/s.

Eu não entendi até agora o que vc quis dizer com ligar no mesmo roteador. Não houve limitação de velocidade se o iPad e o PC usaram ambos cabo Ethernet.

O que eu tenho não é esse do vídeo, é um da Anker, e é gigabit. Tanto é que por ele eu meço 300 Mega no iPad, quando faço teste de velocidade.

Todas essas 'cascatas' à partir do modem da VIVO estão sendo feitas utilizando as conexões LAN dos equipamentos TP-Link, certo? Caso esteja utilizando a porta WAN/Internet dos TP-Link isso pode estar afetando a velocidade de alguns dos dispositivos.

Em alguma das imagens que você postou anteriormente notei que os equipamentos não estão trabalhando na mesma faixa de IP, não é algo que eu faria.

Sugiro desativar (nos TP-Link) e qualquer coisa relacionada a firewall e DHCP e fazer a conexão ao "roteador principal" via porta LAN, isso automaticamente irá fazê-lo operar como AP e as demais portas LAN ainda podem ser utilizadas normalmente.
Obviamente são apenas suposições, pode ser apenas Murphy :vish:

Finalmente fibraram meu condomínio, essa semana que passou colocaram os pontos nos postes, alguém sabe quanto tempo demora para começarem as vendas?

Tirei uma foto do ponto no poste, o que significam esses números?

20190929121033.jpg

Não tem uma foto maior?

Basicamente:
Código da central telefônica onde fica a OLT, número da fibra primária, número da caixa e números de fibras secundárias ("portas").

Se alguém puder me ajudar fico grato!

No meu escritório tenho duas linhas, uma Vivo (rede GVT) e uma VoIP Skype, como os clientes tem usado pouco a telefonia fixa, não preciso de duas linhas atualmente, então pedi a portabilidade da linha Skype (GT Group) para a vivo, mas a funcionária disse que não poderia fazer tal pedido.

Tá certo isto?

Um conhecido fez a portabilidade Skype para o Tim Fixo.

Todas essas 'cascatas' à partir do modem da VIVO estão sendo feitas utilizando as conexões LAN dos equipamentos TP-Link, certo? Caso esteja utilizando a porta WAN/Internet dos TP-Link isso pode estar afetando a velocidade de alguns dos dispositivos.

Em alguma das imagens que você postou anteriormente notei que os equipamentos não estão trabalhando na mesma faixa de IP, não é algo que eu faria.

Sugiro desativar (nos TP-Link) e qualquer coisa relacionada a firewall e DHCP e fazer a conexão ao "roteador principal" via porta LAN, isso automaticamente irá fazê-lo operar como AP e as demais portas LAN ainda podem ser utilizadas normalmente.
Obviamente são apenas suposições, pode ser apenas Murphy :vish:
O que eu fiz foi isso:

0) PC ligado via CAT-6 na saída LAN do modem da VIVO.

1) Cabo CAT-7 ligando na saída LAN do modem da VIVO.
1.1) A outra ponta desse cabo ligando na saída LAN do Archer VR900 (atenção aqui: é a porta LAN, nada de WAN ou LAN+WAN).

2) Desligado o sinal wi-fi no modem da VIVO. Tanto pra rede de 2.4 como 5 GHz.

3) Ligado o sinal de 5 GHz/wi-fi no Archer VR900. Desligado o de 2.4.

4) DHCP permanece ligado no modem da VIVO. Faixa de endereçamento é 192.168.15.1 até 192.168.15.240. Gateway é 192.168.15.1.

5) A única maneira de acessar o VR900 é colocando algo assim (de forma MANUAL) no iPAD:

IP do iPAD: 192.168.4.40
Máscara de sub-rede: 255.255.255.0
Gateway: 192.168.4.1

Detalhe que a internet não funciona com essa configuração manual, apenas quando coloco no automático. No automático ficaria assim:

IP 192.168.15.99
Gateway: 192.168.15.1

6) Modo de operação do VR900: Wireless Router. Nada de DSL ou 3G/4G Router.

7) Interface WAN do VR900: tipo de conexão: Ip dinâmico. Nada de IP estático ou PPPoE.

8) LAN Settings do VR900: IP é 192.168.4.1 (é o gateway), porém DHCP DESLIGADO.

E só. No caso do segundo roteador, o Archer C8, que usa a rede de 2.4 GHz (5 GHz desligado), só muda o seguinte:

* Eu posso acessar o gateway dele pelo PC, que é 192.168.15.254. No caso do VR900 isso é impossível - somente pelo iPAD eu entro no 192.168.4.1

* Opção Rede/Internet também usa IP dinâmico. Nada de IP estático, PPPoE, BigPond Cable, L2TP ou PPTP. Ainda avisa que a porta WAN está desconectada.

* DHCP desligado também, igual como no VR900.

Resumindo: os dois roteadores estão configurados corretamente, eles puxam tudo a partir do modem da VIVO, logo não há nenhuma configuração faltando pra que funcione como eu quero. Resta apenas descobrir o que está causando essa lentidão via wi-fi, na transferência de arquivo do PC pro iPAD.

O que eu fiz foi isso:

0) PC ligado via CAT-6 na saída LAN do modem da VIVO.

1) Cabo CAT-7 ligando na saída LAN do modem da VIVO.
1.1) A outra ponta desse cabo ligando na saída LAN do Archer VR900 (atenção aqui: é a porta LAN, nada de WAN ou LAN+WAN).

2) Desligado o sinal wi-fi no modem da VIVO. Tanto pra rede de 2.4 como 5 GHz.

3) Ligado o sinal de 5 GHz/wi-fi no Archer VR900. Desligado o de 2.4.

4) DHCP permanece ligado no modem da VIVO. Faixa de endereçamento é 192.168.15.1 até 192.168.15.240. Gateway é 192.168.15.1.

5) A única maneira de acessar o VR900 é colocando algo assim (de forma MANUAL) no iPAD:

Detalhe que a internet não funciona com essa configuração manual, apenas quando coloco no automático. No automático ficaria assim:

IP 192.168.15.99

7) Interface WAN do VR900: tipo de conexão: Ip dinâmico. Nada de IP estático ou PPPoE.

E só. No caso do segundo roteador, o Archer C8, que usa a rede de 2.4 GHz (5 GHz desligado), só muda o seguinte:

* Eu posso acessar o gateway dele pelo PC, que é 192.168.15.254. No caso do VR900 isso é impossível - somente pelo iPAD eu entro no 192.168.4.1

* Opção Rede/Internet também usa IP dinâmico. Nada de IP estático, PPPoE, BigPond Cable, L2TP ou PPTP. Ainda avisa que a porta WAN está desconectada.

* DHCP desligado também, igual como no VR900.

Resumindo: os dois roteadores estão configurados corretamente, eles puxam tudo a partir do modem da VIVO, logo não há nenhuma configuração faltando pra que funcione como eu quero. Resta apenas descobrir o que está causando essa lentidão via wi-fi, na transferência de arquivo do PC pro iPAD.
Tua configuração está errada do 5º item em diante.

Você precisa encontrar a forma correta de configurar o VR900 de modo a eliminar o Duplo-NAT dele, a causa da velocidade baixa pode ser essa e ela também é a causa da necessidade de setar o IP manualmente no iPAD, uma vez que o VR900 não está deixando as configurações de rede enviadas pelo modem da VIVO passarem por ele de maneira transparente.

Independente de estar conectado (fisicamente e/ou por WiFI) em qualquer um dos equipamentos todos os seus dispositivos tem que trabalhar na mesma faixa de IPs do equipamento da VIVO (no caso 192.168.15.x.) e devem preferencialmente receber as configurações de maneira automática.

O de 2.4 eu não testei e não quero usar, pois está ligado no apto do lado, servindo um parente meu. Note que tanto o Archer C8 como VR900 são gigabit, a exemplo do modem da VIVO.

Ahhhh então vc já tá compartilhando internet com vizinho né! E parente ainda! Qd vc tava com dificuldade ele num queria te apoiar é?!

Pq vc importou cat7? Num seria melhor comprar logo placas e switch 10GbE?

Infelizmente o modem da vivo Askey RTF3505VW-N2 versão de software BR_SV_g000_R3505VWN1001_s32_1 não permite a colocação em bridge. Até há onde colocar, mas ao confirmar ele avisa que o serviço de internet vai parar de funcionar, o modem fica piscando e não sincroniza de jeito nenhum.

Configurei o roteador para AP, foi a única forma.

Interessante, o case do seu modem é idêntico ao meu, e o meu diz ser Mistrar. model GPT-2741GNAC-N2 firmware version BR_SV_1.11(WVK.0)b20 hardware version tmp_hardware1.0.

Numa das vezes q os tecnicos vieram por causa do IPv6 ele disse q alguns modens ficam bloqueados, q a WebUI diz estar aplicando as configs mas nada é aplicado. Disse inclusive q o meu tava bloqueado e desbloquearam, mas antes disso eu já tinha mudado a subnet dele e passado pra bridge.

Se te ajuda, coloquei um desses em bridge e apesar dele ficar piscando a luz do mouse, ele conecta!

O meu tb, desde q passei pra bridge ele fica piscando o LED do mouse. Eu já tava pensando q era algum problema! hahahaha

Código:
Blinking Blue Faster: Vivo Box is trying to authenticate.

BTW coloquei ele em bridge pela WebUI sophia. Pelo padrão num encontrei onde fazer.

O que eu quero dizer é ligar o PC via cabo no VR900 e faz o teste de transferência entre ele e o ipad.
Com esse teste a gente já descarta ou não se o problema da baixa velocidade está nas configurações bagunçadas que você tem entre os roteadores.
Ah e o pc e ipad tem que estar na mesma subrede...

Eu tenho TimLive, mas nos lugares onde já prestei suporte no começo do ano ainda utilizavam essa ONT, tanto casa quanto empresas. Não acho que eles passaram em todas elas trocando.

É uma pena eles não darem somente o ONT, eu gostava daquele aparelho, pois facilitava o meu trabalho de escolher um bom roteador para fazer o PPPoE

Tem ONTs a venda no mercado e no forum da empresa tem uma thread de gente explicando como encontrar as passwords necessárias pra configurar. Lá tb diz q ela fornece o router como cortesia e num obriga a usar, só num dá suporte a aparelhos de terceiros.

sei que é indiferente, mas quero saber caso ele tenha tel/tv(principalmente a tv) como esta configurado a rede dele.

se esta nos moldes antigos que a vivo usava em sp, que tinha com roteador da dlink que fazia a saida da tv via coaxial.

Na prática, se contratar TV ou telefone e o cara tiver ONT q só faz bridge, eles vão querer trocar.

Telefone é bem complicado, pq teria q comprar um aparelho pra funcionar como PABX q forneça central analog, pq eles num suportam VOIP, mesmo eles chamando nosso telefone de VOIP! hahaha

Já TV a complicação é só no software. Tem q configurar no router uma VLAN específica pra TV, e o decoder tem q suportar conectar por UTP em vez de coaxial. Nunca vi alguém explicar como configurar a VLAN num router, só gente dizendo q fez e funciona.

O chato é q por ser router pessoal a empresa num vai dar suporte e num vai querer explicar como configura, vc vai ter q se virar com alguém q queria te ajudar, o vulgo "tecnico particular". Os tecnicos deles certamente num vão saber, eles boiam bonito qd mostramos a WebUI dos nossos routers pra eles, e se mostramos o PuTTY eles nem falam nada. Certamente vão trazer o modem da empresa, conectar nele e mostrar funcionando, pedir pra vc assinar a ordem de serviço e vazar.

Ela poderia dar a opção da pessoa escolher aquele ONT

Acontece q pessoas usando router próprio são raríssimas. É muito muito mais comum pessoas q num tem PC e querem o wifi do modem funcionando e só informar o SSID e password. Aqui em volta tem vários SSID q claramente num foram renomeados, a pessoa configura o celular com oq for entregue e deixa.

Pra vc ver, eu sou provavelmente a 1ª pessoa *do país* q faz Escuro e Telefuk levarem aos seus "engenheiros" pedido pra arrumarem o global prefix. Eles nunca tiveram q responder um pedido desse antes e num fazem a mínima ideia do q responder, pq eles num sabem configurar!!

Num seria problema no wifi? Já testou outro AP? Na internet o tablet consegue ultrapassar 12MB/s?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

IP 192.168.15.99

Cara, na época q eu usei o RV340 com o tplink pikitito lixão, oq eu fiz foi conectar no tplink na subnet original dele e mudar via WebUI o IPv4 addr pra um na mesma subnet do RV340. Aí depois disso eu passei a acessar ele a partir de qqr ponto na LAN, nunca precisei mudar IP pra acessar ele.

Vc devia tentar corrigir isso antes, pra depois verificar a limitação do wifi.

Imagino q vc só tá citando isso pela completude, mas tá na cara q isso tá errado. O VR900 tá se comportando como um router na sua LAN, porém sem DHCP server e sem conexão na WAN, oq o software pode entender apenas como internet offline temporariamente.

Aí ele deixa a outra VLAN "estranha" passar por ele. Vc tem q botar ele na mesma VLAN do seu router.

Última edição:
ISPs seguem crescendo e a Vivo e Oi seguem em queda livre, pois as adições de FTTH não estão sendo suficiente para evitar a sangria nas duas operadoras.

“No caso da Telefônica, houve uma perda de 47,3 mil contratos durante o oitavo mês do ano; dessa forma, o grupo encerrou agosto com base de 7,295 milhões. No consolidado do ano, são 284 mil os acessos perdidos pela empresa. Já na Oi a retração foi ainda maior – 336,8 mil contratos perdidos no ano e 48,9 mil em agosto. A companhia encerrou o mês passado com base de 5,657 milhões.”

Matéria completa

Tua configuração está errada do 5º item em diante.

Você precisa encontrar a forma correta de configurar o VR900 de modo a eliminar o Duplo-NAT dele, a causa da velocidade baixa pode ser essa e ela também é a causa da necessidade de setar o IP manualmente no iPAD, uma vez que o VR900 não está deixando as configurações de rede enviadas pelo modem da VIVO passarem por ele de maneira transparente.

Independente de estar conectado (fisicamente e/ou por WiFI) em qualquer um dos equipamentos todos os seus dispositivos tem que trabalhar na mesma faixa de IPs do equipamento da VIVO (no caso 192.168.15.x.) e devem preferencialmente receber as configurações de maneira automática.
Consegui! Era realmente esse o problema: não estar na mesma faixa de IP do modem da VIVO, coisa que o Archer C8 já estava, no 192.168.15.254.

Mudei de 192.168.4.1 pra 192.168.15.253 o Archer VR900, e via wi-fi de 5 Ghz o problema se normalizou, e acho que teve até ganho nos testes de velocidade:

https://bit.ly/2oIUIz1 (Speedtests, via iPAD)

E agora dá pra acessar o VR900 de qualquer máquina. Eu acho que havia colocado 192.168.4.1 porque uma vez o 15.X não pegou.

u6HXuce.png

Porém apesar de ter passado dos 12 MB/s a velocidade máxima chegou a um pico de 45 MB/s. Isso na transferência do PC pro iPAD.

É melhor que nada, mas ainda é muito baixo se comparado aos mais de 100 MB/s que dá pra conseguir quando o iPAD e o PC ambos usam cabo ethernet.

Ahhhh então vc já tá compartilhando internet com vizinho né! E parente ainda! Qd vc tava com dificuldade ele num queria te apoiar é?!

Pq vc importou cat7? Num seria melhor comprar logo placas e switch 10GbE?
Esse cabo específico (ORICO, CAT-7) pode não ser diferente de um CAT-6 qualquer, mas achei melhor por ser mais fino, vai facilitar passar pela parede (de um quarto a outro). O CAT-6 que tenho aqui é gordinho.

O segundo roteador eu instalei no apto ao lado porque o sinal não estava chegando bem lá, num roteador mais modesto (repetidor), e pra não ficar com dois encostados aqui eu coloquei pra trabalhar também. Isso até ajuda porque evita a reclamação de que o sinal não pega em certos cômodos da casa, nesses locais não chega direito porque precisa "vencer" muitos obstáculos (paredes grossas em diagonal). Esse vídeo: https://bit.ly/2nUA5j4 é interessante, quem entender inglês assista, pois explica bem esse ponto.

Última edição:

Users who are viewing this thread

• Voltar