O ipad e o pc estão no mesmo roteador? Digo o pc via cabo e o ipad no wifi ambos no mesmo aparelho?
Com outro aparelho no wifi o resultado é o mesmo?
Eu vou mandar fotos de como o CAT-7 está ligado nos dois só pra vcs verem que eu não fiz nada de errado. E que essa limitação do wi-fi não tem explicação até agora.
Vou colocar cada uma em spoiler pra facilitar. Primeiro ponto: aqui é fibra e uso 300/150. Então vou mostrar como tudo está configurado:
Como dá pra ver aí o CAT-7 (esse cabo azul) está ligado atrás do modem da VIVO. E a outra ponta numa das saídas LAN do roteador Archer VR900.
Tem dois roteadores wi-fi sendo usados; o Archer VR900, para 5 Ghz (2.4 desligado), e o Archer C8, com 2.4 Ghz ligado, e 5 Ghz desligado. Ambos conectados no modem da VIVO.
O wi-fi do modem da VIVO está desligado duplamente, tanto pra 2.4 como 5 Ghz.
Porém, para esses meus comentários eu só estou falando do roteador VR900, de 5 Ghz. O de 2.4 eu não testei e não quero usar, pois está ligado no apto do lado, servindo um parente meu. Note que tanto o Archer C8 como VR900 são gigabit, a exemplo do modem da VIVO.
Agora seguem as telas do modem da VIVO, ou 192.168.15.1:
Imgur: The magic of the Internet
bit.ly
E essas são do Archer VR900, que só posso acessar o gateway se configurar o aparelho pra usar esse 192.168.4.1 (depois vou ver se posso colocar 192.168.15.253, pra facilitar, mas se não me falha a memória isso não deu certo uma vez). Já o roteador Archer C8 que usa a rede de 2.4 GHz eu consigo acessar pelo meu PC, pelo IP 192.168.15.254.
VR900 (fotos tiradas pelo iPAD):
bit.ly
A única coisa que eu alterei nas configurações de fábrica foi o beacon interval, de 100 pra 1000. E também o Transmit Power, que é a potência do sinal, de High/Alto pra Low/Baixo. Fora isso não consigo enxergar nenhuma anomalia. Sobre essas duas alterações é bom dizer que nunca tive problema algum com elas.
Já essas fotos abaixo são do Archer C8:
bit.ly
A mesma alteração foi feita dentro dele, só que pra rede de 2.4 GHz (beacon interval em 1000 e transmit power em Low/Baixo).
Já essa imagem abaixo mostra a velocidade a qual o PC transmite pro iPAD, via Archer VR900, 5 GHz, wi-fi:
Não era pra estar enviando a 11.3 MB/s. E sim em velocidade muito mais alta, uns 50, 60 MB/s, pelo menos. Você viu que por cabo deu 114 MB/s de pico.
Importante frisar que meu PC usa cabo CAT-6, igualmente ligado no modem da VIVO. E o iPAD citado já provei ser capaz de receber em velocidade gigabit.