[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Ola, Pessoal....... Alguem de Salvador com algum contato local da turma da Vivo??? Eles já colocaram a fibra no meu predio, mas há meses que nao vem colocar "a caixa" no Predio para daí liberar para a compra da Vivo Fibra......

Eles já estiveram aqui algumas vezes no meio da semana - nunca aos sabado -, mas o como nao fico em casa (no meio da semana) nao houve um bom andamento com o sindico....... (se eles vinhessem aos sábados, seria uma gloria)

Se alguem puder me dar uma força........
 
Fiber q a gente diz - diferente do q a MERD diz - é last mile apenas. Se o problema for no seu last mile, certamente vc veria os tecnicos por perto mexendo. Foi oq aconteceu aqui qd queimou alguma coisa no FTTC da MERD, ficou 3 carros da empresa lá na esquina.

Se o problema for no backbone, o last mile é irrelevante.
 
Tecnicamente cada fibra que sai da OLT suporta 2.5Gbps (down) e 1.25Gbps (up), geralmente o split ratio que essa turma costuma usar é 1:32/1:64 (talvez 1:128 nos dias atuais) mas na prática eles podem ir derivando 'até onde der'. Obviamente há um estudo prévio na região mas isso é quase ciência de foguete e pode variar quando está em produção.

Se muitos assinantes em uma região resolvem contratar 300/150Mbps (e efetivamente usam isso, são coisas diferentes) as chances de gargalo vão aumentando pois o controle de tráfego é estatístico e vai 'nivelando' a velocidade globalmente para não deixar alguns clientes/redes consumindo toda a banda, quase certeza que foi algo nesse sentido daquela vez, e acontece diuturnamente em muitos locais sem que as pessoas nem percebam.

O conceito geral da coisa não é muito diferente de "quebrar o node" como a Claro/NET faz em regiões mais densas, suponho que devem ter ~dado um tapa~ na rede da região distribuindo-a em mais CTOs ou OLTs (mais provável), tomara que dessa vez funcione melhor por aí.

Em quase 3 anos com VIVO Fibra em casa posso dizer com absoluta certeza que ela me incomoda muito menos que vários dos circuitos dedicados caríssimos que tenho aqui na empresa.


Dessa vez deu tudo certo e realmente o serviço melhorou bastante, fiz até um combo Vivo+Net... kkkkkk :haha:


Fiz alguns testes de envios, parece estar bom, na outra vez estava péssimo...

asas.jpg


Espero que mantenham a qualidade aparente...
 
Recebi o cabo CAT-7 que havia comentado um tempinho atrás (veio pela Aliexpress) e os testes pelo cabo estão normais. Porém ao usar a rede de 5 Ghz (wi-fi) estranhamente quando tento enviar arquivos do PC pro iPAD a velocidade fica sempre nos 12 MB/s, que é justamente aquela máxima para quando uma das fontes não é gigabit.

O problema é que isso se repete também no cabo CAT-6. Então comprovadamente não é coisa desse novo.

Eu liguei o cabo CAT-7 numa das saídas LAN do Archer VR900 e a outra ponta foi no modem da VIVO, no entanto também testei como ficaria num switch gigabit, que é ligado até onde sei no modem da VIVO por um cabo CAT 5-E.

Eu não esperava um resultado similar a este (via cabo), na velocidade de pico:

vcZRWQo.png


Mas 12 MB/s jamais... alguém faz ideia do que pode ser? Era pra dar pelo menos 40, 50, 60 MB/s ou talvez mais. Se esbarra em 12 a gente já sabe que não está transmitindo em velocidade gigabit. Só que o PC está ligado via CAT-6 e o iPAD Pro 10.5 via wi-fi de 5 GHz é pra receber em velocidade maior que esses 12.

Fotos do CAT-7:

lY5P5uV.jpg


wt3EiHS.jpg

OBS: testes realizados via wi-fi de 5 Ghz com esse CAT-7 deram normal: por exemplo no FAST.COM marcou 260/120, no NPERF deu 220/151, e no Speedtest 303/139 (isso pra velocidade do provedor, não estou falando da rede INTERNA).

Logo o problema é confinado ao envio de arquivos entre o PC e o iPAD, via wi-fi.
 
Última edição:
Recebi o cabo CAT-7 que havia comentado um tempinho atrás (veio pela Aliexpress) e os testes pelo cabo estão normais. Porém ao usar a rede de 5 Ghz (wi-fi) estranhamente quando tento enviar arquivos do PC pro iPAD a velocidade fica sempre nos 12 MB/s, que é justamente aquela máxima para quando uma das fontes não é gigabit.
...
OBS: testes realizados via wi-fi de 5 Ghz com esse CAT-7 deram normal: por exemplo no FAST.COM marcou 260/120, no NPERF deu 220/151, e no Speedtest 303/139 (isso pra velocidade do provedor, não estou falando da rede INTERNA).

Logo o problema é confinado ao envio de arquivos entre o PC e o iPAD, via wi-fi.

O pc conseguiu qual velocidade? É esses 118mb/s do gráfico? Se for tá certo, 1gb é isso ai mais ou menos...
Agora o ipad e o pc estão no mesmo roteador?
 
O pc conseguiu qual velocidade? É esses 118mb/s do gráfico? Se for tá certo, 1gb é isso ai mais ou menos...
Agora o ipad e o pc estão no mesmo roteador?
O PC e o iPAD quando trocam arquivos a velocidade oscila, chegando a por exemplo 60 MB/s (OBS: é megabytes por segundo, mesmo), sendo que o pico eu já sabia que passa dos 100 MB/s. Tanto é que a imagem mostra 114. Ocorre que quando o modem ou roteador (ou aparelhos, ou placa) não são gigabit (ah, e o cabo também), mesmo que o resto seja a velocidade fica confinada em 12 MB/s. Então tudo tem que ser gigabit pra que passe desses míseros 12 MB/s.

Nos testes que fiz, via cabo de rede (e usando adaptador gigabit que conecta o iPAD a um cabo ethernet) essa velocidade ficou normal.

Mas quando eu mando o iPAD conectar na rede wi-fi de 5 GHz do Archer VR900 ele não passa dos 12 MB/s, NA TRANSFERÊNCIA DE ARQUIVOS DO PC PRO IPAD.

Então tem algo bem estranho aí, porque até mesmo via wi-fi de 5 Ghz quando eu faço testes de velocidade dá acima de 200 Mbps (e aí são megabits por segundo, e me refiro a velocidade do ISP, da internet).
 
O PC e o iPAD quando trocam arquivos a velocidade oscila, chegando a por exemplo 60 MB/s (OBS: é megabytes por segundo, mesmo), sendo que o pico eu já sabia que passa dos 100 MB/s. Tanto é que a imagem mostra 114. Ocorre que quando o modem ou roteador (ou aparelhos, ou placa) não são gigabit (ah, e o cabo também), mesmo que o resto seja a velocidade fica confinada em 12 MB/s. Então tudo tem que ser gigabit pra que passe desses míseros 12 MB/s.

Nos testes que fiz, via cabo de rede (e usando adaptador gigabit que conecta o iPAD a um cabo ethernet) essa velocidade ficou normal.

Mas quando eu mando o iPAD conectar na rede wi-fi de 5 GHz do Archer VR900 ele não passa dos 12 MB/s, NA TRANSFERÊNCIA DE ARQUIVOS DO PC PRO IPAD.

Então tem algo bem estranho aí, porque até mesmo via wi-fi de 5 Ghz quando eu faço testes de velocidade dá acima de 200 Mbps (e aí são megabits por segundo, e me refiro a velocidade do ISP, da internet).

O ipad e o pc estão no mesmo roteador? Digo o pc via cabo e o ipad no wifi ambos no mesmo aparelho?
Com outro aparelho no wifi o resultado é o mesmo?
 
O ipad e o pc estão no mesmo roteador? Digo o pc via cabo e o ipad no wifi ambos no mesmo aparelho?
Com outro aparelho no wifi o resultado é o mesmo?
Eu vou mandar fotos de como o CAT-7 está ligado nos dois só pra vcs verem que eu não fiz nada de errado. E que essa limitação do wi-fi não tem explicação até agora.

Vou colocar cada uma em spoiler pra facilitar. Primeiro ponto: aqui é fibra e uso 300/150. Então vou mostrar como tudo está configurado:

EaFGM6d.jpg


mCXMS6v.jpg

Como dá pra ver aí o CAT-7 (esse cabo azul) está ligado atrás do modem da VIVO. E a outra ponta numa das saídas LAN do roteador Archer VR900.

Tem dois roteadores wi-fi sendo usados; o Archer VR900, para 5 Ghz (2.4 desligado), e o Archer C8, com 2.4 Ghz ligado, e 5 Ghz desligado. Ambos conectados no modem da VIVO.

BjBq1T7.png


O wi-fi do modem da VIVO está desligado duplamente, tanto pra 2.4 como 5 Ghz.

Porém, para esses meus comentários eu só estou falando do roteador VR900, de 5 Ghz. O de 2.4 eu não testei e não quero usar, pois está ligado no apto do lado, servindo um parente meu. Note que tanto o Archer C8 como VR900 são gigabit, a exemplo do modem da VIVO.

Agora seguem as telas do modem da VIVO, ou 192.168.15.1:


E essas são do Archer VR900, que só posso acessar o gateway se configurar o aparelho pra usar esse 192.168.4.1 (depois vou ver se posso colocar 192.168.15.253, pra facilitar, mas se não me falha a memória isso não deu certo uma vez). Já o roteador Archer C8 que usa a rede de 2.4 GHz eu consigo acessar pelo meu PC, pelo IP 192.168.15.254.

VR900 (fotos tiradas pelo iPAD):


A única coisa que eu alterei nas configurações de fábrica foi o beacon interval, de 100 pra 1000. E também o Transmit Power, que é a potência do sinal, de High/Alto pra Low/Baixo. Fora isso não consigo enxergar nenhuma anomalia. Sobre essas duas alterações é bom dizer que nunca tive problema algum com elas.

Já essas fotos abaixo são do Archer C8:


A mesma alteração foi feita dentro dele, só que pra rede de 2.4 GHz (beacon interval em 1000 e transmit power em Low/Baixo).

Já essa imagem abaixo mostra a velocidade a qual o PC transmite pro iPAD, via Archer VR900, 5 GHz, wi-fi:

hLdcD12.png


Não era pra estar enviando a 11.3 MB/s. E sim em velocidade muito mais alta, uns 50, 60 MB/s, pelo menos. Você viu que por cabo deu 114 MB/s de pico.

Importante frisar que meu PC usa cabo CAT-6, igualmente ligado no modem da VIVO. E o iPAD citado já provei ser capaz de receber em velocidade gigabit.
 
Última edição:
Você ainda não falou se o pc e o ipad estão no mesmo roteador!
Olhando as fotos, parece que você pode estar tendo algum duplo roteamento e pode perder desempenho com isso...
Seu VR900 não tem a função AP? Assim deixaria essa configuração menos bagunçada.
Eu acabei de explicar que o PC é ligado somente por cabo e no modem da VIVO. Mas se ainda não ficou claro, veja como é o esquema que não está mandando arquivos dentro da própria rede a mais de 12 MB/s, na imagem abaixo:

Xx7qEqv.png

Até onde sei o VR900 está configurado corretamente, e o wi-fi está sendo gerenciado por ele, e não pelo modem da VIVO. Apenas o DHCP está desligado no VR900, e ligado no da VIVO.

OBS: O programa usado no iOS é o nPlayer na versão paga (mas se vc testar a gratuita dá no mesmo), e o iOS é o último 13, pra esse iPAD (que agora se chama iPADOS). Como eu disse não há problemas quando a transferência é por cabo. Apenas via wi-fi.
 
Infelizmente o modem da vivo Askey RTF3505VW-N2 versão de software BR_SV_g000_R3505VWN1001_s32_1 não permite a colocação em bridge. Até há onde colocar, mas ao confirmar ele avisa que o serviço de internet vai parar de funcionar, o modem fica piscando e não sincroniza de jeito nenhum.

Configurei o roteador para AP, foi a única forma.
 
Infelizmente o modem da vivo Askey RTF3505VW-N2 versão de software BR_SV_g000_R3505VWN1001_s32_1 não permite a colocação em bridge. Até há onde colocar, mas ao confirmar ele avisa que o serviço de internet vai parar de funcionar, o modem fica piscando e não sincroniza de jeito nenhum.

Configurei o roteador para AP, foi a única forma.
Não era só questão de configurar o cliente PPPoE no teu roteador? Ele não vai pegar IP automaticamente como na NET/Claro.

O meu fica só com um led aceso quando tá em bridge (primeiro da esquerda), os demais ficam todos apagados.
 
Infelizmente o modem da vivo Askey RTF3505VW-N2 versão de software BR_SV_g000_R3505VWN1001_s32_1 não permite a colocação em bridge. Até há onde colocar, mas ao confirmar ele avisa que o serviço de internet vai parar de funcionar, o modem fica piscando e não sincroniza de jeito nenhum.

Configurei o roteador para AP, foi a única forma.

Se te ajuda, coloquei um desses em bridge e apesar dele ficar piscando a luz do mouse, ele conecta!
 
Não era só questão de configurar o cliente PPPoE no teu roteador? Ele não vai pegar IP automaticamente como na NET/Claro.

O meu fica só com um led aceso quando tá em bridge (primeiro da esquerda), os demais ficam todos apagados.
O meu a luz do "mouse" fica piscando.

Se te ajuda, coloquei um desses em bridge e apesar dele ficar piscando a luz do mouse, ele conecta!

Interessante, eu vi a luz não sincronizar e achei que não conectava. Vou testar aqui.

Edit: Realmente não rolou, fica piscando e depois de um tempo ele apaga, não consegue sincronizar.
 
Última edição:
O meu a luz do "mouse" fica piscando.



Interessante, eu vi a luz não sincronizar e achei que não conectava. Vou testar aqui.

Edit: Realmente não rolou, fica piscando e depois de um tempo ele apaga, não consegue sincronizar.

Você tentou colocar em bridge pelo /padrao também? Eu realmente não lembro por qual método eu fiz, se não me engano fiz pelos dois e o comportamento era igual.
 
Teria algum mapa ou local para saber como está a expansão da Vivo Fibra?

Alguém que tem o serviço, poderia falar sobre a qualidade Ping Nac./Internacional, Torrent, UP/DW?
 
O meu a luz do "mouse" fica piscando.
Não lembro direito o comportamento mas acho que é isso mesmo, o modem em bridge fica 'esperando' o roteador/PC autenticar-se para esse led estabilizar e ficar aceso.

Não lembro de relatos de colegas com comportamento similar, geralmente nem dá pra colocar em bridge por alguma eventualidade no firmware, mas se aparece a opção vai funcionar.

Em seu lugar eu faria mais um teste.
 
Não lembro direito o comportamento mas acho que é isso mesmo, o modem em bridge fica 'esperando' o roteador/PC autenticar-se para esse led estabilizar e ficar aceso.

Não lembro de relatos de colegas com comportamento similar, geralmente nem dá pra colocar em bridge por alguma eventualidade no firmware, mas se aparece a opção vai funcionar.

Em seu lugar eu faria mais um teste.

Após colocar em bridge a luz pisca um tempo e depois apaga. É alguma alteração que não deixa travar a sincronização no bridge.

Você tentou colocar em bridge pelo /padrao também? Eu realmente não lembro por qual método eu fiz, se não me engano fiz pelos dois e o comportamento era igual.

O que seria o /padrao?
 
Após colocar em bridge a luz pisca um tempo e depois apaga. É alguma alteração que não deixa travar a sincronização no bridge.



O que seria o /padrao?
http://192.168.25.1/padrao (ou 15.1, depende do equipamento/região).

O meu é o Mitrastar e esse endereço nem funciona, tive que usar outra url obscura para colocar o meu em bridge.
 
a vivo fibra é a unica que oferece um modem nativamente em Bridge e um roteador.

o modem que chega a fibra e transforma em RJ45 você pode ligar direto esse cabo no TP-Link, você não precisa do roteador da VIVO, consegue entender ?
basta o tp-link fazer o login PPPoE.

ambos os 2 tplink tem que estar com o firmware atualizados, firmwares originais, se você botou firmware alternativo ai que você terá problema.

Já consegui transferir entre notebooks com Archer C7 fazendo Login PPPoE, fazendo transferencia de 110mb/s via Lan e 70 ~ 80MB(800mb) via Wifi.
 
A VIVO não fornece equipamentos separados há bastante tempo.



maxresdefault.jpg


não é esse aparelho que faz a conversão ?? esse aparelho nao faz login PPPoE, por isso precisa de outro roteador, qeu no caso pode ser do proprio usuário como Tp-link, Asus, Netgear
 


maxresdefault.jpg


não é esse aparelho que faz a conversão ?? esse aparelho nao faz login PPPoE, por isso precisa de outro roteador, qeu no caso pode ser do proprio usuário como Tp-link, Asus, Netgear

tu tem só internet ou tem tv/telefone contratados?
 


maxresdefault.jpg


não é esse aparelho que faz a conversão ?? esse aparelho nao faz login PPPoE, por isso precisa de outro roteador, qeu no caso pode ser do proprio usuário como Tp-link, Asus, Netgear
Assinatura antiga? A VIVO não fornece mais esse equipamento (chama-se ONT) em novas instalações há anos, é tudo centralizado no HGU (ONT+Roteador).

tu tem só internet ou tem tv/telefone contratados?
Creio que isso seja indiferente, eu tenho só internet e mesmo assim foi instalado um HGU.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo