[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Tem que ver qual a finalidade em deixar o modem nesse modo. Irá abrir portas, fazer controle de banda ? Até justifica, sendo que para abrir portas tem como mesmo no modo router. Agora em se tratando de baixo ping, estabilidade na conexão, tanto faz usar o modo router ou bridge, é a mesma coisa.

Não é uma regra usar o modem em bridge, aqui mesmo eu tenho problemas com ele nesse modo, perde a autenticação depois de alguns dias. Voltei para o modo router desativei as redes Wireless do modem, e o meu TP-LINK C9 passei para o modo AP para expandir o sinal Wi-Fi e desativei o DHCP é claro para não dá duplo Nat. Funcionando tudo redondo.

A casos em que o modem no modo bridge a conexão fica estável, mais geralmente quem usa isso é os clientes da Claro Virtua.

A principio o bridge melhorou bastante minha estabilidade, mas gostei da dica e irei testar no meu cenário de VDSL atual pra ver se sinto diferença.

A principio o bridge melhorou bastante minha estabilidade, mas gostei da dica e irei testar no meu cenário de VDSL atual pra ver se sinto diferença.

Então voltei o meu modem para bridge usando essa dica do video, dessa vez não alterei o modo da Wan pela interface 192.168.15.1

Primeiro acessa o modem pelo 192.168.15.1/padrao e loga com usuario: support e senha que esta abaixo do modem, após logar muda a pagina para 192.168.15.1/wancfg.cmd e segue o video abaixo.

Após aplicar essas dicas do video, o led do telefone e da sincronia fica aceso, algo que não ocorria quando passava para bridge direto na interface Vivo, que em seguida reiniciava o modem e ficava com os led tudo apagado, sendo assim parece que o telefone funciona mesmo em bridge realizando esse procedimento. Não tenho aparelho aqui, senão testava e te falava, mais faz um teste. Aqui a principio ficou ok, vou ver se irá perder autenticação com o tempo.

Caso o modem não perde a autenticação está ai o pulo do gato, não precisa de assinar link empresarial com IP Fixo para deixar o modem operando em Bridge conforme resposta da Vivo.

Última edição:
  • Curtir
Reações: tbs
Rapaziada estou passando pela seguinte situação:
Contratei Vivo Fibra 100 mega + 200 mega de degustação + Super HD + Telefone
No site diz que serão 300 mega de download e 150 mega de upload, fizeram a instalação e tal, TV e Telefone tudo funcionando, porém com a Internet estou tendo dor de cabeça em relação a taxa de upload. O máximo atingido é de 94 mega, liguei na Vivo, reclamei, porém o técnico mesmo disse que não vai passar disso. Conversei com um supervisor da vivo e ele disse pra eu aguardar +/- 15 dias que ele resolveria pra mim, só que o técnico disse que mesmo após esses 15 dias o problema não seria resolvido. Não sei o que fazer pois posso cancelar em até 7 dias sem custo nenhum, e se após 15 dias o problema não for mesmo resolvido? Estou errado em exigir minha taxa de upload correta? O que fazer? (Moro no interior de SP - Limeira)

Tive o mesmo problema, contratei 100 megas que ia para 300/150, mais TV FullHD, depois da instalação não passava de 96 de up, o instalador falou que ia chegar, mas 3 dias e nada, abri chamado na Anatel, veio um técnico com ideia que não ia chegar nessa velocidade, essa alteração é feita na central da vivo, a atendente falava que não chega nessa velocidade falando pra ele, e eu retrucando pra ela ouvir que tinha que cumprir o contratado, configura aqui e ali a desgraça muieh deu um jeito e chegou na velocidade, na verdade ao que parece o perfil que estão vendendo está é de 100 de up para velocidades acima de 200, típico dessas operadoras sacanas... Chama Anatel neles sem dó...

Cabo Cat 6 faz diferença enorme em comparação do Cat 5e. Em relação a internet de 300 mega. Comprei somente para testar a velocidade no Xbox e gostei bastante.

Então voltei o meu modem para bridge usando essa dica do video, dessa vez não alterei o modo da Wan pela interface 192.168.15.1

Primeiro acessa o modem pelo 192.168.15.1/padrao e loga com usuario: support e senha que esta abaixo do modem, após logar muda a pagina para 192.168.15.1/wancfg.cmd e segue o video abaixo.

Após aplicar essas dicas do video, o led do telefone e da sincronia fica aceso, algo que não ocorria quando passava para bridge direto na interface Vivo, que em seguida reiniciava o modem e ficava com os led tudo apagado, sendo assim parece que o telefone funciona mesmo em bridge realizando esse procedimento. Não tenho aparelho aqui, senão testava e te falava, mais faz um teste. Aqui a principio ficou ok, vou ver se irá perder autenticação com o tempo.

Caso o modem não perde a autenticação está ai o pulo do gato, não precisa de assinar link empresarial com IP Fixo para deixar o modem operando em Bridge conforme resposta da Vivo.

Show de bola! Salvei o vídeo para consulta futura. Como disse anteriormente, eu ainda não tenho fibra, por um mero desprezo da Vivo. Recentemente cabearam o bairro todo (Jardim da Penha - Vitória), exceto após uma pracinha (do Carone), onde me localizo. Então paciência.

Valeu brother

Tive o mesmo problema, contratei 100 megas que ia para 300/150, mais TV FullHD, depois da instalação não passava de 96 de up, o instalador falou que ia chegar, mas 3 dias e nada, abri chamado na Anatel, veio um técnico com ideia que não ia chegar nessa velocidade, essa alteração é feita na central da vivo, a atendente falava que não chega nessa velocidade falando pra ele, e eu retrucando pra ela ouvir que tinha que cumprir o contratado, configura aqui e ali a desgraça muieh deu um jeito e chegou na velocidade, na verdade ao que parece o perfil que estão vendendo está é de 100 de up para velocidades acima de 200, típico dessas operadoras sacanas... Chama Anatel neles sem dó...

Essa Vivo é uma bagunça mesmo, to tendo um problema similar... Fiz um upgrade de 15 pra 50mb pois a fibra ainda ta expandindo aqui na cidade... Estou com os 50 megas funcionando direitinho, e la no sistema deles consta como se eu estivesse com 15 ainda e não conseguem alterar, acusa indisponibilidade... Abri chamado na Anatel eles falam que não tem disponibilidade pra 50 e fecham o chamado, já fui pro PROCON e se não corrigirem vou pro pequenas causas, 1 mês nessa novela... Não sei se acontecem com vocês mas o 0800 da ouvidoria não aceita nenhum protocolo que possuo, alguém já tentou utilizar esse canal com sucesso?

Cabo Cat 6 faz diferença enorme em comparação do Cat 5e. Em relação a internet de 300 mega. Comprei somente para testar a velocidade no Xbox e gostei bastante.

Comprei dois cabos Cat 6 da marca furukawa no ML, atualmente uso um cabo Cat 5e para ligar o modem x roteador TP-Link C9.

Quando chegar verifiquei se faz diferença. Vlw pelo feedback.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Show de bola! Salvei o vídeo para consulta futura. Como disse anteriormente, eu ainda não tenho fibra, por um mero desprezo da Vivo. Recentemente cabearam o bairro todo (Jardim da Penha - Vitória), exceto após uma pracinha (do Carone), onde me localizo. Então paciência.

Valeu brother

Doidera hein. Aqui em Jardim Camburi cabearam a rua, depois de 15 dias já estava disponível o serviço. Fiz a contratação de 200mb com 100mb de upload diretamente no site dia 02/11, no dia 05/11 o serviço foi instalado.

Comprei dois cabos Cat 6 da marca furukawa no ML, atualmente uso um cabo Cat 5e para ligar o modem x roteador TP-Link C9.

Quando chegar verifiquei se faz diferença. Vlw pelo feedback.
Se ambos estiverem bem crimpados irão conectar em velocidade gigabit da mesma forma, logo, não há diferença em 300Mbps.

Se ambos estiverem bem crimpados irão conectar em velocidade gigabit da mesma forma, logo, não há diferença em 300Mbps.

Entendi. Como precisava de cabos comprei logo o Cat 6.

Tem um vídeo sobre o uso de uma ONT Vivo em conjunto com roteador pessoal, acredito que isso já foi comentado aqui, agora não sei se isso seria útil, pois passei o modem Askey para bridge pela interface avançada. Ontem a noite o modem perdeu o link apresentando o led vermelho, era uma falha na rede Vivo na região, após o prazo estabelecido pela central, o modem conseguiu sincronizar o link de boa. Antes quando configurava o bridge na interface Vivo dava zica depois de alguns dias perdendo a autenticação PPP. Agora fiz pelo 192.168.15.1/wancfg.cmd apagando a entrada PPPoE e criando uma nova do tipo Bridge. Acho que agora vai..

Na questão de velocidade no download o modo bridge mantém a velocidade simétrica. No modo router a variação de pico, subindo a velocidade gradualmente, as vezes bate 190mb no resultado final. No bridge recebo 205mb fixos.

Última edição:
Só se o seu Cat5e estava com problema. Abaixo de 1Gbps não faz diferença nenhuma.

O cabo está ok, como precisava de cabo para ligar de vez em quando um notebook no roteador para baixar arquivos maiores a 24mbps no talo, adquiri um Cat 6, ai coincidiu com a resposta do amigo acima.

Aqui no local só uso Wi-Fi 5ghz do roteador TP-Link C9, cobre todos os cômodos do AP tranquilo. Cabo mesmo só uso entre modem Askey x roteador.

Sim, ou seja apesar de todo "esperneio" da vivo, de ter que contratar isso e aquilo no final das contas ACHO que entenderam que EU quisesse que ELES colocassem em bridge, vai entender, pelo menos quando da área técnica daqui de ctba me ligou o problema era que o HGU estava em "service 2" - sem /padrao /wancfg.cmd e o modo "operação" da tela de Modo de operação desabilitado via CSS, aí ela remotamente jogou para o tal service 4 e todas configurações e acessos acimas foram liberados, configurei pelo proprio 192.168.15.1 em bridge e fui para a galera

Aqui se passar para o modo bridge pelo 192.168.15.1 o led do telefone apaga assim como da internet, e funciona por alguns dias até perder autenticação. Ao resetar e voltar para o modo router volta a autenticação.

Então a Vivo disse que precisa de um IP Fixo para usar o bridge pois senão perde autenticação.

Bem, então corri atrás de dicas, e setei o bridge na interface avançada, 192.168.15.1/wancfg.cmd, excluindo a entra da internet PPPoE e criando uma bridge. As outras entradas sendo uma delas do telefone não mexi.

Resumindo o modem está em bridge, com o led de telefone aceso e da internet pulsando devagar, funcionando aqui. Acredito que precisa do telefone ativo para associar com a autenticação, porque por mais que não usamos o link está registrado nele. Com o tel ativo não deve derrubar agora o modo bridge.

Quero evitar ao máximo comprar uma ONT Askey Rf7000 só para usar em bridge. Na interface 192.168.15.1/padrao logado com usuário support da para fazer altas coisas, uma delas é matar de vez o Wi-fi. Se fizer na interface bizonha da Vivo desativando as redes sempre fique uma amostra na rede interna, tem que matar dentro da página avançada do modem.

r0QLfxr.jpg

Última edição:
Pessoal alguém sabe me explicar qual é a pegadinha do tal do Home Assist? Nós trocamos aqui de um plano de R$ 179 para o promocional de R$ 149 na frauday, acontece que bem nesse mês que já viria o valor calculado proporcionalmente, que já baixaria um pouco o valor total, deu mais caro ainda pq veio o tal do Home Assist.
Bem engraçada essa matemática da Vivo, sendo que eu nem assinei esse negócio, que eu me lembre até estava incluso no pacote de R$ 149.

Pessoal alguém sabe me explicar qual é a pegadinha do tal do Home Assist? Nós trocamos aqui de um plano de R$ 179 para o promocional de R$ 149 na frauday, acontece que bem nesse mês que já viria o valor calculado proporcionalmente, que já baixaria um pouco o valor total, deu mais caro ainda pq veio o tal do Home Assist.
Bem engraçada essa matemática da Vivo, sendo que eu nem assinei esse negócio, que eu me lembre até estava incluso no pacote de R$ 149.

Acredito que seja uma espécie de assistência premium. Aqui está incluso ele só no primeiro mês senão me engano, o plano está no período promocional de 12 meses.

Depois que terminar irei manter os 200mb, ao invés de ficar só com 100mb. Uma coisa que é cobrado junto são os serviços digitais por R$ 30 para utilizar ESPN Watch e etc. Vou tentar tirar isso também.

Aqui uso modo Brigde com meu velho TP LINK C7. Entro no menu support e ele deixa duas luzes ligadas no router da Vivo.Tudo ok na minha fibra de 200MB.

O problema é se cair a energia, preciso refazer o esquema de brigde, no support, novamente. Tem algum jeito de manter a config mesmo se desligar e religar o router?

Vou contar minha odisséia aqui, a VIVO tá sendo muito sem vergonha comigo.

No dia 02/12 verifiquei que minha conta tava R$320,00 para 100mb de internet, TV e telefone mais básico. Verifiquei no site planos muito mais atraentes.

Ao entrar em contato com a vivo, aleguei que vi proposta da NET por 200mb e queria saber se poderia contratar um plano disponível no site. A atendente me passou para o setor de cancelamento, escolhi o plano e fiquei 1 hora na linha para eles fazerem meu pedido, ao final da ligação falaram que dentro de 3 dias o novo plano estaria ativo porém com uma nova fidelidade. O plano era 100+200mb de degustação, TV Básico, cancelamento do telefone e do amazon prime.

Deu 3 dias e nada, entrei em contato novamente a atentente "localizou o erro" fez todo o processo novamente e não resolveu em nada. Entrei com solicitação no site do procon e hoje cedo a vivo me liga querendo saber o motivo pelo qual solicitei a gravação do dia 02. A atendente de hoje me explicou que não tinha como eles terem colocado aquele plano e me ofereceu 200mb de internet + plano básico de TV + telefone básico por R$209,00.

Ativou o plano e fui testar, adivinha, não pega mais que 120mb de internet no meu condomínio.

E aí, vou até o final com o procon ou fico com esse plano quieto?

Vou contar minha odisséia aqui, a VIVO tá sendo muito sem vergonha comigo.

No dia 02/12 verifiquei que minha conta tava R$320,00 para 100mb de internet, TV e telefone mais básico. Verifiquei no site planos muito mais atraentes.

Ao entrar em contato com a vivo, aleguei que vi proposta da NET por 200mb e queria saber se poderia contratar um plano disponível no site. A atendente me passou para o setor de cancelamento, escolhi o plano e fiquei 1 hora na linha para eles fazerem meu pedido, ao final da ligação falaram que dentro de 3 dias o novo plano estaria ativo porém com uma nova fidelidade. O plano era 100+200mb de degustação, TV Básico, cancelamento do telefone e do amazon prime.

Deu 3 dias e nada, entrei em contato novamente a atentente "localizou o erro" fez todo o processo novamente e não resolveu em nada. Entrei com solicitação no site do procon e hoje cedo a vivo me liga querendo saber o motivo pelo qual solicitei a gravação do dia 02. A atendente de hoje me explicou que não tinha como eles terem colocado aquele plano e me ofereceu 200mb de internet + plano básico de TV + telefone básico por R$209,00.

Ativou o plano e fui testar, adivinha, não pega mais que 120mb de internet no meu condomínio.

E aí, vou até o final com o procon ou fico com esse plano quieto?

Reclamações sobre a operadora é melhor partir para o consumidor.gov. Quando tinha problemas com a Net Virtua optava por esse canal quando as alternativas se esgotava pela central.

Aqui com o Vivo Fibra não estou tendo nenhuma surpresa, a contratação foi toda pelo site, nada de passar por atendente. Só me ligaram para adiantar a visita só isso.

Alguém que more em Recife-PE pode mostrar como está a latência da VIVO FIBRA para servidores nacionais (São Paulo) e internacionais? Me ofereceram 300MB estou em duvida se troco me provedor que me oferece uma excelente latência.

Reclamações sobre a operadora é melhor partir para o consumidor.gov. Quando tinha problemas com a Net Virtua optava por esse canal quando as alternativas se esgotava pela central.

Aqui com o Vivo Fibra não estou tendo nenhuma surpresa, a contratação foi toda pelo site, nada de passar por atendente. Só me ligaram para adiantar a visita só isso.

Sim, estou fazendo todo o processo pelo consumidor.gov, o site é o procon não é?

Vocês sabem dizer se na fibra ao desligar e religar da tomada o endereço de IP muda?

No VDSL2 era assim, mas na fibra não reparei como fica a troca de IPs, inclusive se isso ocorre tipo a cada 2 dias automaticamente, pelo modem mesmo. No meu caso é o 300/150 Mega.

P.S. Sobre cabos CAT 5-E, 6 e 7, eu recomendo que seja verificada a questão da velocidade na rede INTERNA. Mesmo utilizando um CAT-7 que comprei da Aliexpress, pelo wi-fi (5 GHz) a velocidade infelizmente não chegou nem perto daquela obtida por cabo.

A respeito dessa medição da velocidade INTERNA eu aconselho a ler o que foi dito nesse post:

Infelizmente a maioria NÃO FAZ esse teste, que pra mim é importantíssimo.

OBS: Eu estou linkando para o post inicial, porém o post em que resolvi o erro de configuração é este:

Foi devido a esse erro de não configurar corretamente que a velocidade interna foi capada para 12 MB/s ao invés dos 40 MB/s atuais (via wifi, pois por cabo mesmo chega ao dobro disso se não me engano).

Quanto ao programa usado para medir a velocidade eu estava usando esse: http://www.bwmonitor.com/

Mas existem vários, claro.

Última edição:
Hoje o "técnico" da vivo veio aqui, ele não era o técnico da região, começou a contar um monte de história, só perguntou onde o modem era e ligou pra um cara da central, pediu um upgrade de porta e pronto.

Mais um da série técnico Jaiminho. Subir no poste pra trocar cabo dá fadiga.

Pior que o cara era igual ao jaiminho mesmo... hahaha
Quando falei de trocar o cabo ele já me interrompeu na metade e falou "nãooo, se for pra trocar o cabo vão colocar é fibra aqui logo"

acho que seria interessante abrir um chamado no site do consumidor.gov.br e site da anatel.
para mandarem um técnico com mais vontade de trabalhar, e garantir que seu problema seja resolvido.

Boa sorte amigo, reclama lá, essa Vivo tá te fazendo de palhaço com esses técnicos folgados que tem "medo" de subir em poste pra trocar cabo.

Reclama no consumidor.gov.br e exige a troca de cabeamento, esses técnicos são muito preguiçosos.

A maioria dos técnicos é assim amigo, preguiça reina nesses caras...

Também já fui vítima disso, e ele ainda disse que voltaria daqui 2 ou 3 dias

Passei quase 1 semana esperando...

Quando o outro técnico chegou e contei a história, ficou bravo e queria o nome dele

Como eu não sabia, ficou por isso mesmo

1 semana esperando o técnico preguiçoso voltar...

Rapaz, banda larga do BR tá foda hein? Acho que as operadoras estão com o cool cheio de dinheiro, pois não estão nem aí pra o cliente.

Sou cliente da Vivo desde os tempos da GVT logo quando chegou em Recife. Tô a mais de um ano tentando aumentar minha internet e nada, preso em 15MB. Prometem me ligar quando houver vaga e nada.
Mês passado meu vizinho de apartamento instalou 50MB, que é o máximo que chega aqui no prédio. Liguei na central e disseram que não havia disponibilidade pra mim. Poxa! Instalação nova fazem, eu que sou cliente antigo que me lasque?

Beleza... de boa.
Aí recebi ligação da Tim oferecendo 300MB por 96 conto, telefone ilimitado pra celular, fixo e os caracolés todos. Disponível já na minha rua, era só passar dos dados e pleu, até o final da semana o técnico instalava.

20 dias se passaram e cadê instalarem. Reclamo e sabe qual resposta dão? Não há disponibilidade. kkk
A caixa do poste tá com 6 vagas livres e fica na frente do meu prédio.

Voltei pra Vivo e tentei reclamar no Consumidor. Anexei comrpovante da instalação do vizinho com 50MB e a minha solicitação qeu era bem mais antiga não cumpriram. Nada. Ligaram dizendo que no momento não é possível e pronto.

Tim também não resolvi no Consumidor. Disseram que não há cobertura e pronto. O mais tosco é que à tarde ligaram pra meu fixo dizendo que minha rua tem disponibilidade e estavam com promoção pra eu contratar.

Alguém de Recife conhece um provedor local? Vou dar uma chance pra eles.
Vi essa matéria e percebi que a galera tá correndo dessas malditas operadoras porque o serviço ruim e comum em todas.

Não faz não, bem crimpados fazem o mesmo serviço pra 300 mega.

Rapaz, banda larga do BR tá foda hein? Acho que as operadoras estão com o cool cheio de dinheiro, pois não estão nem aí pra o cliente.

Sou cliente da Vivo desde os tempos da GVT logo quando chegou em Recife. Tô a mais de um ano tentando aumentar minha internet e nada, preso em 15MB. Prometem me ligar quando houver vaga e nada.
Mês passado meu vizinho de apartamento instalou 50MB, que é o máximo que chega aqui no prédio. Liguei na central e disseram que não havia disponibilidade pra mim. Poxa! Instalação nova fazem, eu que sou cliente antigo que me lasque?

Beleza... de boa.
Aí recebi ligação da Tim oferecendo 300MB por 96 conto, telefone ilimitado pra celular, fixo e os caracolés todos. Disponível já na minha rua, era só passar dos dados e pleu, até o final da semana o técnico instalava.

20 dias se passaram e cadê instalarem. Reclamo e sabe qual resposta dão? Não há disponibilidade. kkk
A caixa do poste tá com 6 vagas livres e fica na frente do meu prédio.

Voltei pra Vivo e tentei reclamar no Consumidor. Anexei comrpovante da instalação do vizinho com 50MB e a minha solicitação qeu era bem mais antiga não cumpriram. Nada. Ligaram dizendo que no momento não é possível e pronto.

Tim também não resolvi no Consumidor. Disseram que não há cobertura e pronto. O mais tosco é que à tarde ligaram pra meu fixo dizendo que minha rua tem disponibilidade e estavam com promoção pra eu contratar.

Alguém de Recife conhece um provedor local? Vou dar uma chance pra eles.
Vi essa matéria e percebi que a galera tá correndo dessas malditas operadoras porque o serviço ruim e comum em todas.

Tenta pedir uma nova linha com os 50 megas, algumas cidades aqui no interior do estado de SP, quando surgiu VDSL era apenas para novas linhas.

No começo do ano fiquei sabendo que a Vivo estava cabeando a cidade aqui e até hoje não está disponível a fibra, demora tudo isso mesmo ou era fake news?

Tenta pedir uma nova linha com os 50 megas, algumas cidades aqui no interior do estado de SP, quando surgiu VDSL era apenas para novas linhas.
Aí querem enfiar a faca no preço sem contar que é um contrato novo; no meu atual não há franquia.
2 meses atrás consegui no setor de cancelamento a internet com 50MB por 90 reais. Disseram que o técnico viria pra trocar o modem e confirmar e pronto. Nada, internet em 15MB e tecnico não apareceu nunca. No final do mês tava a bonita da conta cobrando pelos 50MB. kkkk
Reclamei no Consumidor, pediram desculpa, deram desconto na fatura seguinte e ficou por isso mesmo.

Users who are viewing this thread

Voltar