[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Mosqueteiros, você que é profissional da área de telecomunicações, saberia me dizer se a mudança de Fast Path para Interleaved Path ale´m de acarretar o aumento da latência entre o modem e o gateway da operadora também acarreta diminuição do SNR do download? Aqui depois que houve esta mudança o SNR do download caiu de 9 para 6. Se com 9 já dá problema quando chove imagina com 6.
:bua:

Não deveria ter alterado, embora esteja mexendo na modulação, não era para dar grandes diferenças.
 
Não deveria ter alterado, embora esteja mexendo na modulação, não era para dar grandes diferenças.
Aqui infelizmente mudou e não adianta ligar e desligar o modem, sempre fica em torno de 6 o SNR do download e isso começou depois desta maldita mudança. A Vivo aos poucos está destruindo tudo de bom que a GVT tinha.
 
Mosqueteiros, você que é profissional da área de telecomunicações, saberia me dizer se a mudança de Fast Path para Interleaved Path ale´m de acarretar o aumento da latência entre o modem e o gateway da operadora também acarreta diminuição do SNR do download? Aqui depois que houve esta mudança o SNR do download caiu de 9 para 6. Se com 9 já dá problema quando chove imagina com 6.
:bua:

Na minha experiência, há essa alteração do SNR sim, mas teoricamente, se você tinha problemas, agora terá menos (no sentido de estabilidade do sinal), mesmo que o valor mostrado seja menor.
 
Vocês vão marcar visita técnica para verificar essa situação do interleaved? Aqui não está atrapalhando tanto no geral, mas quando jogo em servidores dos EUA, fica dando avisos na tela do jogo, que a latência está alta e tal.. mas raramente dá lag kkkk se vcs forem marcar visita, vou marcar aqui também, afinal o grande diferencial da Vivo aqui era o ping de 6ms kkkk agora até os provedores locais e alguns 4G tem ping menor
 
Na minha experiência, há essa alteração do SNR sim, mas teoricamente, se você tinha problemas, agora terá menos (no sentido de estabilidade do sinal), mesmo que o valor mostrado seja menor.
Isso quer dizer que quando chover as chances de cair a conexão será menor?
 
Aqui infelizmente mudou e não adianta ligar e desligar o modem, sempre fica em torno de 6 o SNR do download e isso começou depois desta maldita mudança. A Vivo aos poucos está destruindo tudo de bom que a GVT tinha.

A "queda" no SNR pode ser causada pela política de gerenciamento de energia do DLSAM.
Em vários DSLAMs, estão configurados para transmitir na máxima potência para o profile 17a ( VDSL2 ) que no caso é algo entre 13.7 e 14.1 dBm.
Em algumas marcas de DSLAMs, o gerenciamento de energia faz com que a potência de transmissão se ajuste para satisfazer um SNR mínimo ( no caso de 6dB ). Verifique se a potência recebida no modem não diminuiu.
O gerenciamento de energia faz com que haja menor interferência entre clientes no mesmo cabo.
 
A "queda" no SNR pode ser causada pela política de gerenciamento de energia do DLSAM.
Em vários DSLAMs, estão configurados para transmitir na máxima potência para o profile 17a ( VDSL2 ) que no caso é algo entre 13.7 e 14.1 dBm.
Em algumas marcas de DSLAMs, o gerenciamento de energia faz com que a potência de transmissão se ajuste para satisfazer um SNR mínimo ( no caso de 6dB ). Verifique se a potência recebida no modem não diminuiu.
O gerenciamento de energia faz com que haja menor interferência entre clientes no mesmo cabo.
Essa questão de manter o SNR de 6 não vai trazer problema de estabilidade? E quanto a potência, pelo que me lembro aqui era 17dBm e subiu para 20dBm
 
Última edição:
A instalação do seu prédio é antiga? Se for aquelas de fusão parece que quando cancelavam alguns técnicos cortavam muito curta a fibra impossibilitando que outro assinante fosse instalado lá. Porém, no sistema deve constar que a porta está disponível.

Com as novas instalações conectorizadas esse problema diminuiu.

Se não for isso, é bagunça da Vivo mesmo.


sim antiga .. entendi
 
Discordo do colega. Se o contrato é silente quanto a isso, a realidade prática integra o contrato. As características técnicas do serviço fazem parte daquilo que você contratou e principalmente, a continuidade daquilo que você contratou. Não é por que o contrato nada fala sobre INTERLEAVED ou FAST PATH que, você passa 3 anos utilizando de uma forma, e a bel prazer da empresa, eles resolvem alterar sem lhe comunicar. Isso é excesso de direito.

Art. 6º São direitos básicos do consumidor:
III - a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade, tributos incidentes e preço, bem como sobre os riscos que apresentem;


Se a Vivo nada informa sobre o Interleaved ou Fast Path, falha ela com os direitos básicos do consumidor, pois não informa quanto as características técnicas do serviço.

A mesma também possivelmente incorre na prática de infrações elencadas pelo mesmo Código do Consumidor.

Art. 66. Fazer afirmação falsa ou enganosa, ou omitir informação relevante sobre a natureza, característica, qualidade, quantidade, segurança, desempenho, durabilidade, preço ou garantia de produtos ou serviços:
Pena - Detenção de três meses a um ano e multa.


Na minha opinião é uma alteração que diminui o valor do serviço que eu contratei. E todo consumidor deve ser reparado se nada for feito a respeito.

Art. 20. O fornecedor de serviços responde pelos vícios de qualidade que os tornem impróprios ao consumo ou LHES DIMINUAM O VALOR, assim como por aqueles decorrentes da disparidade com as indicações constantes da oferta ou mensagem publicitária, podendo o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha:
I - a reexecução dos serviços, sem custo adicional e quando cabível;


Ainda que o contrato garanta que tudo será feito a bem prazer da Vivo, convenhamos que tais poderes também são cláusulas notoriamente abusivas.

Art. 51. São nulas de pleno direito, entre outras, as cláusulas contratuais relativas ao fornecimento de produtos e serviços que:
I - impossibilitem, exonerem ou atenuem a responsabilidade do fornecedor por vícios de qualquer natureza dos produtos e serviços ou impliquem renúncia ou disposição de direitos.
IV - estabeleçam obrigações consideradas iníquas, abusivas, que coloquem o consumidor em desvantagem exagerada, ou sejam incompatíveis com a boa-fé ou a eqüidade;
XIII - autorizem o fornecedor a modificar unilateralmente o conteúdo ou a qualidade do contrato, após sua celebração;



Enfim, eu pretendo me aprofundar bem mais pra quando for brigar com esses carniceiros da vivo. ¬¬

Eu só garanto que ninguém altera isso no meu serviço e sai como se nada tivesse acontecido. Nem que a vivo sinta no bolso, ao menos uma leve indenização.

Quem sabe uma ação coletiva através do Ministério Público ou mesmo o Procon.

Minha briga tá só começando.

Eu entendo que nossa Lei tem várias e várias formas de nos proteger de mudanças que venham a nos prejudicar sem que sejamos sequer notificados. Ao mesmo tempo que, reitero, acredito que poucos clientes vão notar a diferença e irão reclamar da mesma. A via judicial nesse caso nem deve ser necessária, uma simples reclamação no consumidor.gov.br ou Anatel já deve solucionar seu caso, que virá acompanhado de um pedido de desculpas e algum desconto.
Vale lembrar, porém, que o regulamento da Anatel quanto a qualidade das conexões de banda larga chega a ser risível. Somente aborda a questão do packet loss e das velocidades instantâneas e médias. Apesar do regulamento ser frágil, é o ponto onde, acredito eu, as operadoras mais se seguram quando reclamamos do serviço.
 
Vocês vão marcar visita técnica para verificar essa situação do interleaved? Aqui não está atrapalhando tanto no geral, mas quando jogo em servidores dos EUA, fica dando avisos na tela do jogo, que a latência está alta e tal.. mas raramente dá lag kkkk se vcs forem marcar visita, vou marcar aqui também, afinal o grande diferencial da Vivo aqui era o ping de 6ms kkkk agora até os provedores locais e alguns 4G tem ping menor

Acredito que não. Mas, como moro na capital de SP, meu ping nos jogos mudará de <10 ms pra ~ 30 ms. Tendo dito isso, ninguém mais tem muito tempo de jogar online aqui.
 
Essa questão de manter o SNR de 6 não vai trazer problema de estabilidade? E quanto a potência, pelo que me lembro aqui era 17dBm e subiu para 20dBm

Por exemplo, no Reino Unido, a BT vende VDSL2 com vários profiles tais como 40/20 e 80/40 Mb/s, e usam um SNR de 6dB. Se o SNR tende a ficar abaixo do mínimo, a velocidade é reduzida para garantir a estabilidade.
O teu plano é ADSL2+ ou VDSL2 ? em ADSL2+ a potência máxima é maior .
 
Por exemplo, no Reino Unido, a BT vende VDSL2 com vários profiles tais como 40/20 e 80/40 Mb/s, e usam um SNR de 6dB. Se o SNR tende a ficar abaixo do mínimo, a velocidade é reduzida para garantir a estabilidade.
O teu plano é ADSL2+ ou VDSL2 ? em ADSL2+ a potência máxima é maior .
ADSL2+ 15mbps
 
Nossa pessoal, acabei de assinar VIVO/GVT e achei que ia ser feliz nos jogos onlines pelo fato dela ter modo FAST que deixa ping menores, mas já vi que isso chegou pra ela pelos comentários e reclamação do pessoal. Geral tem que ligar pra ficar reclamando, pois a internet não é só usada para Facebook.

Sofri com a Oi por anos com isso.

Alguém aí conseguiu resolver com o técnico ou reclamando para que volte para modo FAST ?

VDSL é Interleaved ou FAST?

Quero saber logo, pois o técnico irá fazer instalação ainda. Normalmente nunca sabem sobre esse assunto, pois tentei por anos com os da Oi que nem sabiam o que era PING.
 
Última edição:
Aqui onde moro é tão atrasada a Vivo até para implantar a Fibra que nem no centro da cidade chegou a quase 10km daqui, que nem mudaram ainda para interleaved aqui...

Rastreando a rota para uol.com.br [200.221.2.45]
com no máximo 30 saltos:

1 <1 ms <1 ms <1 ms ARCHER_VR900 [192.168.1.1]
2 5 ms 4 ms 5 ms gvt-b-sr01.sma.gvt.net.br [179.184.126.50]
3 5 ms 6 ms 4 ms 179.184.75.143.static.adsl.gvt.net.br [179.184.75.143]
4 34 ms 39 ms 38 ms 201.22.64.97.dynamic.dialup.gvt.net.br [201.22.64.97]
5 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
6 34 ms 46 ms 33 ms 200-147-28-170.static.uol.com.br [200.147.28.170]
7 33 ms 33 ms 33 ms 200.221.136.170
8 * 34 ms 33 ms home.uol.com.br [200.221.2.45]

Rastreamento concluído.

Até se derem por conta do armário do meu bairro vai levar alguns meses, para mudarem aqui de fast como está hoje e sempre foi, desde quando a GVT chegou, em 2010. Bons tempos aqueles, inclusive.

Aqui é uma cidade grande do RS com quase 300.000 habitantes e nem cheiro de Fibra da Vivo tem... e o pior é que a NET anda ruim das pernas, mal conseguindo entregar 60Mbps, com previsão de melhora só segundo semestre.

Irei continuar na Vivo até maio de 2018 pelo menos (tenho fidelidade até lá pois consegui um ótimo desconto com eles) e se lá a NET tiver melhorado e ampliado o node aqui da região, e dar uma baixada no plano de 120Mbps, certeza que irei assiná-lo.

Pois já bastava o ping altíssimo da Telefonica/Vivo para os EUA/Europa... deixei de jogar fora do país desde que saiu a GVT e o tráfego da Level3/Global Crossing... e agora mais um acréscimo de 10~15ms de latência pro gateway é pra matar.

Além de piorar o que já era ruim de rota para fora do país que desisti de jogar, vai piorar também em servers aqui dentro do Brasil onde jogo. E 10~15ms parece pouco, mas num jogo de FPS, um headshot de sniper pode ser perdido por conta dessa latência.
 
Nossa pessoal, acabei de assinar VIVO/GVT e achei que ia ser feliz nos jogos onlines pelo fato dela ter modo FAST que deixa ping menores, mas já vi que isso chegou pra ela pelos comentários e reclamação do pessoal. Geral tem que ligar pra ficar reclamando, pois a internet não é só usada para Facebook.

Sofri com a Oi por anos com isso.

Alguém aí conseguiu resolver com o técnico ou reclamando para que volte para modo FAST ?

VDSL é Interleaved ou FAST?

Quero saber logo, pois o técnico irá fazer instalação ainda. Normalmente nunca sabem sobre esse assunto, pois tentei por anos com os da Oi que nem sabiam o que era PING.

O link de 35Mb/s ( antiga GVT ) é modo FAST aqui no RS.
 
O link de 35Mb/s ( antiga GVT ) é modo FAST aqui no RS.
Por enquanto né, amigo vorlon... aqui em Santa Maria permanece em Fast também meu plano de 50/5 firmado com a GVT em 2012 (atualizado de 35Mbps assinado bem antes).

Vamos ver quanto tempo o RS vai resistir até a Telefonica/Vivo lembrar de nós gaúchos. A depender de como anda a expansão da Fibra, vão demorar para lembrar de nós.

Pois até agora, um punhado de pessoas só aí em Porto Alegre conseguiu, e uma ou outra cidade mais que não lembro o nome, do interior do RS, recebeu GPON da Vivo.

Só espero que essa falta do Fast não me detone o ping tanto em jogos online... já evito de jogar com amigos gringos por conta do backbone da Telefonica para fora do país, agora se complicar par jogar em SP/PR por conta de 10~15ms a mais aí é complicado.

E o pior é que estou fidelizado, consegui um ótimo desconto com a Vivo por 50mb+fixo ilimitado, e me fidelizaram por 1 ano (até maio de 2018)... até lá não posso sair da Vivo sob pena de multa bem grande.

A NET infelizmente está mal das pernas aqui, não poderia assinar o serviço até o segundo semestre deste ano segundo um técnico deles que esses dias me disse. Mas ano que vem, se melhorar, primeiro semestre eu migro para Virtua 120/10.
 
Técnico acabou de sair daqui. Apesar do indício de boa vontade do Técnico, o desconhecimento técnico não permite que ele ajude muito. Ele entra em contato com uma espécie de Call Center dos Técnicos, onde quem atende é um igual a ele, treinado pra operar um sistema. O gestor/supervisor de rede manda testar o sinal na porta. Eu disse que era perca de tempo. Enfim, foram embora me dando a certeza que não é um parâmetro que ele consegue alterar de forma manual no armário. E que não é uma configuração alterável via call center.

Resumo da opera, finalizado o passo "suporte técnico", a gente vai para Anatel, e continua a saga, até enfim o judicial.
 
Mesmo problema aqui. Ping pro DSLAM aumentou de 5ms pra 21ms. Visita técnica agendada pra amanhã. Que bom que já sei o que ocorreu. Vou ser bem direto ao técnico. Ou ele muda, ou o supervisor dele muda, ou teremos uma maratona de reclamações na Anatel, dps Consumidor.gov, no final, se nada der certo, vão perder um cliente. Nem que eu volte pra Oi. ¬¬

Mano, o tecnico acabou de sair aqui de casa, ele disse que dificilmente vai conseguir alterar esse ping, pois a minha internet vem direto da central pra cá, ele foi até a central pra colocar o acesso de outro vizinho pra cá e ver se o ping melhora. Qualquer novidade eu te deixo informado, caso resolver aqui eu te passo a solução que o tecnico deve fazer, e se não resolver aqui, mas resolver ai ... vc me passa a solução que o tecnico fez !

Vamos nos ajudar Abraxx !!!
 
Técnico acabou de sair daqui. Apesar do indício de boa vontade do Técnico, o desconhecimento técnico não permite que ele ajude muito. Ele entra em contato com uma espécie de Call Center dos Técnicos, onde quem atende é um igual a ele, treinado pra operar um sistema. O gestor/supervisor de rede manda testar o sinal na porta. Eu disse que era perca de tempo. Enfim, foram embora me dando a certeza que não é um parâmetro que ele consegue alterar de forma manual no armário. E que não é uma configuração alterável via call center.

Resumo da opera, finalizado o passo "suporte técnico", a gente vai para Anatel, e continua a saga, até enfim o judicial.

Acabei de ver a msg que vc mandou a 1 minuto .... kkkk ja vi que não resolveu, ja estou até com receio ! (Vou ficar no aguardo por uma novidade, se der certo aqui eu te falo).
 
Mano, o tecnico acabou de sair aqui de casa, ele disse que dificilmente vai conseguir alterar esse ping, pois a minha internet vem direto da central pra cá, ele foi até a central pra colocar o acesso de outro vizinho pra cá e ver se o ping melhora. Qualquer novidade eu te deixo informado, caso resolver aqui eu te passo a solução que o tecnico deve fazer, e se não resolver aqui, mas resolver ai ... vc me passa a solução que o tecnico fez !

Vamos nos ajudar Abraxx !!!
 


Acabei de ver a msg que vc mandou a 1 minuto .... kkkk ja vi que não resolveu, ja estou até com receio ! (Vou ficar no aguardo por uma novidade, se der certo aqui eu te falo).
O coitado do técnico do suporte é treinado pra fazer um grupo ações básicas: testar sua internet, trocar sua porta no armário, verificar emendas na fiação... e acaba por aí. Qualquer coisa além disso, esse video define....
 
O coitado do técnico do suporte é treinado pra fazer um grupo ações básicas: testar sua internet, trocar sua porta no armário, verificar emendas na fiação... e acaba por aí. Qualquer coisa além disso, esse video define....

Exato, questões mais complexas como rotas e tal os técnicos não tem acesso, muitos nem conhecimento para tal....

Alguns até tem conhecimento da falha e tal mas simplesmente eles não tem acesso à determinadas coisas dentro da empresa, então se restringem a cabeamento, porta, troca de modem, etc.

Dificilmente você consegue falar com alguém de um escalão técnico mais alto, digamos assim. Fui conseguir falar com um cara da Vivo para mudar minha rota pro twitch depois de uns 4 protocolos na Anatel e 2 no consumidor.gov além da ouvidoria da vivo.
 
Será que em Salvador já mudou esse tipo do perfil de FAST para INTERLEAVED? Alguém aí da cidade?

Isso para velocidade de 25mb?

O técnico vai instalar amanhã e vou olhar logo isso.

Dependendo do Roteador da para visualizar essa informação, correto?

Ainda não sei o modelo, mas sabia olhar pelo CMD ativando o Telnet no Windows.
 
Última edição:
O coitado do técnico do suporte é treinado pra fazer um grupo ações básicas: testar sua internet, trocar sua porta no armário, verificar emendas na fiação... e acaba por aí. Qualquer coisa além disso, esse video define....


A minha sensação com a internet da vivo é mais ou menos assim ...


 
Galera, como ja estava esperando, o tecnico retornou em minha casa e disse que mudou todo o par trançado e tudo tava dando a mesma faixa de ping 21 a 25ms... la vai eu gastar 400 conto pra cancelar essa bosta de internet e aprender a nunca mais sair da Net.
 
A minha sensação com a internet da vivo é mais ou menos assim ...


 
Galera, como ja estava esperando, o tecnico retornou em minha casa e disse que mudou todo o par trançado e tudo tava dando a mesma faixa de ping 21 a 25ms... la vai eu gastar 400 conto pra cancelar essa bosta de internet e aprender a nunca mais sair da Net.

21 a 25ms pro gateway que está dando?? Se for, não adianta mexer em cabeamento nem trocar de porta, o negócio mudou mesmo de fast para interleaved e dá esse aumento de ping mesmo.
 
21 a 25ms pro gateway que está dando?? Se for, não adianta mexer em cabeamento nem trocar de porta, o negócio mudou mesmo de fast para interleaved e dá esse aumento de ping mesmo.

Eu mostrei isso pra ele, mas ele ignorou... eu não insisti pq ele fez uma cara de que nem sabia o que era aquilo. Será que se eu ligar para a central, eles conseguem mudar por lá ?
 
Eu mostrei isso pra ele, mas ele ignorou... eu não insisti pq ele fez uma cara de que nem sabia o que era aquilo. Será que se eu ligar para a central, eles conseguem mudar por lá ?
Duvido muito que consigam... quase certo que isso vai virar padrão, e outra os atendentes não fazem a mínima ideia do que está acontecendo, são treinados para mandar reiniciar modem, deslocar técnico e pronto.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo