[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Pessoal, boa noite.

Bateu raio e queimou porta wan do modem guerreiro desde a época da GVT, usava perfeitamente casado com router TP-link Archer C7.

Vivo me trouxe Mitrastar DSL-100HN-T1-NV e não tem jeito de funcionar em modo bridge. Segui as dicas que vi pela internet (http://192.168.15.1/cgi-bin/login.html usuário support, alterar conexão principal no menu WAN pra bridge, desligar Wifi e DHCP), mas não adianta. Depois que faço isso o modem fica inacessível, consido acessar menus do roteador mas o modem não funciona, internet morta. Alguém tem uma luz? Valeu.
Não sei como deveria funcionar nesse aí, mas tenho um Mitrastar no VIVO Fibra e após colocá-lo em Bridge a gerência dele fica inacessível também, basta configurar o discador PPPoE no roteador e ser feliz.

Configurar a DMZ (texto abaixo) também deve funcionar, caso ele tenha essa função.

Joga fora essa porcaria hahha.
Eu tenho um mistrastar e não consigo abrir mais que 10 portas nele. Sacanagem, a vivo ferra com os modems que ela distribui colocando esses firmwares ruins. Nao consigo nem mesmo mudar o DNS. Ta pra chegar o dia que eu vou arremessar essa porcaria na parede!:D
Se for possível colocar o IP do outro roteador na DMZ já resolve o problema, já usei inúmeros roteadores dessa forma ao longo dos anos com os mais variados provedores e não tive problemas, feito isso quem se vira pra tratar de abertura de portas é o seu roteador.

Não sei pq o pessoal ainda acha que é obrigatório um modem em bridge para ter certo controle da sua própria rede, não é necessariamente um pré-requisito.

[]'s
 
Passo a passo? Basta criar o login/senha no site do serviço e configurar o dns no roteador ou no próprio OMV (não lembro se ele tem embarcado). Qual seu modem?

Por bastante tempo configurei diretamente no Mitrastar gpt-2541gnac-gv (antes de colocá-lo em bridge) e funcionava muito bem. Uso o No-IP e a atualização é muito rápida.

[]´s
Meu modem é o ASKEY RTF3505VW-N2
desbloqueio-askey-rtf3505vw-n2-vivo-fibra-modo-bridge-D_NQ_NP_812825-MLB25509614980_042017-F.jpg

 
Passo a passo? Basta criar o login/senha no site do serviço e configurar o dns no roteador ou no próprio OMV (não lembro se ele tem embarcado). Qual seu modem?

Por bastante tempo configurei diretamente no Mitrastar gpt-2541gnac-gv (antes de colocá-lo em bridge) e funcionava muito bem. Uso o No-IP e a atualização é muito rápida.

[]´s
Meu modem é o ASKEY RTF3505VW-N2
desbloqueio-askey-rtf3505vw-n2-vivo-fibra-modo-bridge-D_NQ_NP_812825-MLB25509614980_042017-F.jpg
 
Meu modem é o ASKEY RTF3505VW-N2
desbloqueio-askey-rtf3505vw-n2-vivo-fibra-modo-bridge-D_NQ_NP_812825-MLB25509614980_042017-F.jpg
Cara, vc está começando do zero e querendo aprender ou já tentou fazer algo e veio aqui porque não conseguiu?

Dizem que esses Askey são enjoados e tem um setup bem bugado (Pra resumir: não aceita bridge por causa do iptv/voip, alguns ajustes são bloqueados e outros são aceitos mas "se perdem" depois de um tempo, especialmente abertura de portas).

Dá uma olhada: https://forum.vivo.com.br/threads/15276-Askey-RTF3505-não-abre-portas#.WyCWaKdKiUk

O apontamento DDNS vc configura onde houver a possibilidade (talvez seja mais efetivo no OMV), eu não conheço à fundo os menus do Askey mas essa é a parte mais fácil do processo.

Boa sorte.

[]'s
 
Cara, vc está começando do zero e querendo aprender ou já tentou fazer algo e veio aqui porque não conseguiu?
Bom, estou querendo aprender mesmo. A outra questão é que já dei um fuçada no setup desse modem e realmente não é amigável. É até possível colocar em bridge, mas caso faça vou perder a telefonia e não posso abrir mão disso.
 
Última edição:
Bom, estou querendo aprender mesmo. A outra questão é que já dei um fuçada no setup desse modem e realmente não é amigável. É até possível colocar em bridge, mas caso faça vou perder a telefonia e não posso abrir mão disso.
Então, apesar de fisicamente eles serem iguais o setup do Mitrastar que tenho aqui é um pouco diferente mas dá uma olhada no link para o Fórum da VIVO que coloquei no outro post.

Analisando aquelas telas acho que vc não terá problema para liberar o OMV para a internet, caso seu firmware seja igual/parecido, vou tentar te ajudar com os caminhos:

Num primeiro momento abra as portas necessárias através da opção "Virtual Servers" e apontar as portas que precisa para IP do servidor onde está o OMV, caso não dê certo ou queira ter menos trabalho vc pode simplesmente colocar o IP do OMV na DMZ (fica em NAT / DMZ Host).

Já o DNS dinâmico deve estar dentro de DNS / Dynamic DNS, basta vc colocar login/senha e o domínio que vc criou no site do No-IP (por exemplo).

Vou deixar este outro vídeo:



Se você tiver outro roteador de qualidade e estiver mais familiarizado com os menus dele sem duvida bridge seria a melhor opção. Já tivemos alguns relatos que a telefonia continua funcionando normalmente mas teria que testar, na pior das hipóteses basta resetar para as configurações de fabrica novamente, o botão está na parte traseira do roteador.

[]´s
 
Bom, estou querendo aprender mesmo. A outra questão é que já dei um fuçada no setup desse modem e realmente não é amigável. É até possível colocar em bridge, mas caso faça vou perder a telefonia e não posso abrir mão disso.
Já testou efetivamente a questão da perda da telefonia? Digo isso porque aqui em casa tenho um Mitrastar GPT-2541GNAC-N1 e também falaram que eu perderia a telefonia e não tive problema algum.
 
Seu inexperiente, deixa ver se entendi. Mitrastar aqui tem DMZ. Desligo Wifi e DHCP do Vivo, ponho IP do Router no DMZ da Vivo ele vai gerenciar as conexões e sinal wifi, isso?
Mais ou menos isso, mas lembre-se que você não precisa de um roteador em bridge e nem de uma DMZ para ter uma conexão funcional para grande maioria dos casos.

Você tem necessidade de acesso entrante na sua rede? Tem algum servidor que queira "abrir para a internet" ?

Efetivamente você tem 3 opções:

1) Se você deixar a WAN do Archer C7 configurada para receber um IP Dinâmico por DHCP ele deverá funcionar normalmente, nas configurações de fábrica é assim que ele vem configurado. Caso queira dar um reset de fábrica a internet deverá voltar a funcionar, basta reconfigurar o WiFi e pronto.

2) DMZ (se precisar de acesso entrante): Preste atenção em alguns detalhes que muita gente erra por desatenção ao fazer essa manobra:

Exemplo:
Mitrastar: 192.168.15.1
Archer C7: 192.168.1.1
O IP que você deve colocar na DMZ é o da WAN do C7, que não é 192.168.1.1. Se quiser pode setar manualmente para 192.168.15.2, tem que ser um IP da rede do roteador da VIVO.

Cenários 1 e 2 na verdade são os mesmos, o 2 é um pouco mais trabalhoso mas o resultado será igual. Eu recomendaria o reset de fábrica do Archer C7 e é quase certo que a internet irá voltará a funcionar.

Nestes cenários provavelmente você deixará de ter conectividade em IPv6 mas isso não deve ser problema para o uso normal.

3) AP: Configurar o WiFI normalmente no Archer C7, fixar um IP da mesma rede do Mitrastar, desativar o servidor DHCP dele e conectar um cabo de rede entre a porta LAN do Mitrastar e uma porta LAN do Archer C7, isso irá transformá-lo em um Access Point.

Desculpe o excesso de informações para alguém que não está familiarizado com isso mas eu quis deixar as 3 opções no mesmo post.

[]´s
 
Compensa ligar no suporte e pedir troca do modem pra um que suporta IPv6? (e se eles aceitam fazer essa troca)
 
Não consegui encontrar nada tão específico na internet, como sofri um bocado para levantar a linha telefonica no Pace v5471 seguem os comandos:

set VoiceProfile_1_Enable 1
set VoiceProfile_1_NumberOfLines 1
set VoiceProfile_1_WANInterface 1
set VoiceProfile_1_Name 'VIVO'
set VoiceProfile_1_SignalingProtocol 'SIP'
set VoiceProfile_1_SIP_ProxyServer 'ims2.gvt.net.br'
set VoiceProfile_1_SIP_ProxyServerPort 5060
set VoiceProfile_1_SIP_ProxyServerTransport 'UDP'
set VoiceProfile_1_SIP_OutboundProxy '192.168.80.1'
set VoiceProfile_1_SIP_OutboundProxyPort 5060
set VoiceProfile_1_SIP_RegisterExpires 300
set VoiceProfile_1_Line_1_Enable 1
set VoiceProfile_1_Line_1_SIP_AuthUserName '+55xxXXXXXXXX'
set VoiceProfile_1_Line_1_SIP_AuthPassword 'xxxxxxxxxxxxxxxx'
set VoiceProfile_1_Line_1_SIP_URI = [+55xxXXXXXXXX@ims2.gvt.net.br]
fcommit

A senha no Mitrastar 2401 é bem simples de se obter, abre a página de configuração (/padrao) na seção do Voip (SIP account settings) mandar inspecionar o campo da senha. Irá aparecer a senha

<input type="PASSWORD" maxlength="256" size="30" name="passWord" id="passWord" value="xxxxxxxxxxxxxxxx">

Espero que ajude.

Caro Wobeto,

O objetivo desta configuração é poder retirar o filtro e ligar o aparelho telefone direto no modem, é isso?
Qual seria a vantagem de utilizar esta configuração?

Tenho este modem e o aparelho telefone é ligado antes do modem, em um filtro direto na linha, por isso a pergunta.

Obrigado.
 
Caro Wobeto,

O objetivo desta configuração é poder retirar o filtro e ligar o aparelho telefone direto no modem, é isso?
Qual seria a vantagem de utilizar esta configuração?

Tenho este modem e o aparelho telefone é ligado antes do modem, em um filtro direto na linha, por isso a pergunta.

Obrigado.

a config que ele passou é para linhas de telefone que vem por SIP, no que vc comentou a sua linha vem pelo meio convencional, então essas infos não iram servir para vc.

e o filtro que tem ae na sua residencia, mantenha ele, pois ele faz justamente a separação do sinal dsl da linha de telefone convencional.
 
Então, apesar de fisicamente eles serem iguais o setup do Mitrastar que tenho aqui é um pouco diferente mas dá uma olhada no link para o Fórum da VIVO que coloquei no outro post.

Analisando aquelas telas acho que vc não terá problema para liberar o OMV para a internet, caso seu firmware seja igual/parecido, vou tentar te ajudar com os caminhos:

Num primeiro momento abra as portas necessárias através da opção "Virtual Servers" e apontar as portas que precisa para IP do servidor onde está o OMV, caso não dê certo ou queira ter menos trabalho vc pode simplesmente colocar o IP do OMV na DMZ (fica em NAT / DMZ Host).

Já o DNS dinâmico deve estar dentro de DNS / Dynamic DNS, basta vc colocar login/senha e o domínio que vc criou no site do No-IP (por exemplo).

Vou deixar este outro vídeo:



Se você tiver outro roteador de qualidade e estiver mais familiarizado com os menus dele sem duvida bridge seria a melhor opção. Já tivemos alguns relatos que a telefonia continua funcionando normalmente mas teria que testar, na pior das hipóteses basta resetar para as configurações de fabrica novamente, o botão está na parte traseira do roteador.

[]´s

Consegui acessar o NAS/OMV remotamente :), mexi muito rápido mas deu certo. Agora só falta configurar para ter acesso à tela do Transmission via browser e também para controlar via app.
Só queria ter usado o Duck DNS, pois o No-Ip expira a cada 30 dias, mas nesse roteador da Vivo só podemos usar No-IP ou DynDNS.
 
Consegui acessar o NAS/OMV remotamente :), mexi muito rápido mas deu certo. Agora só falta configurar para ter acesso à tela do Transmission via browser e também para controlar via app.
Só queria ter usado o Duck DNS, pois o No-Ip expira a cada 30 dias, mas nesse roteador da Vivo só podemos usar No-IP ou DynDNS.
Show!

Eu uso uTorrent Server no meu NAS, não costumo acessar via celular mas quando preciso vou pelo navegador mesmo que é bem mais rápido que um app.

Já no Chrome (PC/Mac) uso o utorrent easy client, basta configurar dns, user/senha e porta e ele fica monitorando no cantinho do browser e te avisa quando as coisas acontecem, é excelente.

O No-IP compensa pela agilidade de atualização quando seu IP muda, é quase instantâneo. Alguns dias antes do vencimento vem e-mail avisando e basta uns 2~3 cliques para renovar, não incomoda. Uso há anos depois que o DynDNS voltou a ser pago.

[]´s
 
Consegui acessar o NAS/OMV remotamente :), mexi muito rápido mas deu certo. Agora só falta configurar para ter acesso à tela do Transmission via browser e também para controlar via app.
Só queria ter usado o Duck DNS, pois o No-Ip expira a cada 30 dias, mas nesse roteador da Vivo só podemos usar No-IP ou DynDNS.
Eu usava o no-ip e tinha a opçao de mandar o email 7 dias antes de expirar pra vc revalidar dentro desse periodo e nao perder o endereço.
Usei assim uns 6 meses e era quase automatico pra eu fazer isso, nao levava mais que 2 minutos.
 
Pessoal.

Estou pensando em trocar a NET 60Mb pra Vivo Fibra 100Mb, saindo de 129,90 pra R$ 99,90 e upload de 6 pra 50Mb. Algumas dúvidas: Como anda o upload da Vivo realmente entrega algo próximo dos 50Mb? Como é o upload pro Google Drive? Muito complicado colocar em Bridge? Modem muito ruim?

Muita diferença de qualidade da NET pra Vivo? Só tive Vivo na época do ADSL... NET não é uma maravilha, mas dá pro gasto.

* No site fala R$ 99,90 por 12 meses, mas não informa o preço normal, alguém sabe (sem o combo) ?
 
Pessoal.

Estou pensando em trocar a NET 60Mb pra Vivo Fibra 100Mb, saindo de 129,90 pra R$ 99,90 e upload de 6 pra 50Mb. Algumas dúvidas: Como anda o upload da Vivo realmente entrega algo próximo dos 50Mb? Como é o upload pro Google Drive? Muito complicado colocar em Bridge? Modem muito ruim?

Muita diferença de qualidade da NET pra Vivo? Só tive Vivo na época do ADSL... NET não é uma maravilha, mas dá pro gasto.

* No site fala R$ 99,90 por 12 meses, mas não informa o preço normal, alguém sabe (sem o combo) ?

No individual 100 mega sai a R$ 169,90 pelo menos é o preço aqui no RJ.
 
Pessoal.

Estou pensando em trocar a NET 60Mb pra Vivo Fibra 100Mb, saindo de 129,90 pra R$ 99,90 e upload de 6 pra 50Mb. Algumas dúvidas: Como anda o upload da Vivo realmente entrega algo próximo dos 50Mb? Como é o upload pro Google Drive? Muito complicado colocar em Bridge? Modem muito ruim?

Muita diferença de qualidade da NET pra Vivo? Só tive Vivo na época do ADSL... NET não é uma maravilha, mas dá pro gasto.

* No site fala R$ 99,90 por 12 meses, mas não informa o preço normal, alguém sabe (sem o combo) ?

Sobre a qualidade de conexão é difícil opinar sem saber sua localização mas via de regra funciona muito bem. Não conhece alguém próximo que tenha?

O upload ao menos aqui na região (PR) é excelente, estável e sempre acima da velocidade contratada, seja para o Google ou qualquer outro destino "famoso". Minha taxa de upload fica sempre entre 52~58Mbps (tenho 100/50).

Os equipamentos entregues variam conforme a região e o serviço mas via de regra eles são dual-band com boa potência e portas de rede gigabit então qualquer usuário comum estará bem atendido, na pior das hipóteses basta configurar seu roteador como AP.

Bridge nem sempre é "habilitado" e às vezes um mesmo equipamento tem firmwares diferentes, alguns permitem e outros não. Eu levei sorte e esse é um dos motivos de não ter migrado para um plano com IPTV, trocariam o modem e provavelmente eu perderia bridge.

Aqui estão os valores atuais dos planos de Internet Avulsa: https://assine.vivo.com.br/modal/detalhesBandaAvulso

Em seu lugar eu trocaria sem pensar duas vezes pela questão preço e pelo upload quase 10x maior, e lembre-se que vc pode contratar e testar, caso não goste basta cancelar dentro de 7 dias sem qualquer tipo de ônus.

[]´s
 
Alguém mais lagado (900+ ms) em jogos pra fora?
Jogando wow, minha latência não baixava de 600ms :(

O normal é +-200ms (na época da gvt era 160ms) e hoje tá horrível. Testes no speedteste no brasil estão ok, no server da at&t em miami tá dando 200ms e da comcast em chicago 180ms.

Na segunda um técnico veio aqui em casa e ele disse que esses sinais eram normais

122S492.jpg


E quando foi instalado, era assim:

N6o7ZM1.png


Até o site www.battle.net tá lento :(

O que eu peço encarecidamente:

1) O que falar pro técnico pra que ele vá atrás do real problema ao invés de fazer vista grossa novamente?
2) Tem alguma outra coisa que eu possa fazer pra melhorar essa conexão? Aqui eu não tenho NET, só Oi e Vivo, e eu esperei 10+ anos pra trocar da oi pra gvt, que 4 meses depois virou vivo :(

Obrigado desde já!
 
Começou a putaria dessa Vivo, já é o segundo final de semana que essa desgraça chega na sexta e a internet fica uma merda, video demorando pra carregar, vai jogar online o ping vai pra 999.
Vivo lixo, pqp.
 
eu uso a GVT (Leia-se vivo) a quase 6 anos; ( e a quase 6 meses caindo a cada começo de chuva) preso nos 15mb down e 900kbs de up pagando 140 reais, encontrei um provedor aqui local oferecendo 35mb de donwload e 35upload; segundo eles se o cliente quiser eles colocaram fibra ate a casa do cliente, mas isso seria necessario pagar 200 reais para instalação, caso eu não queira seria gratis e só pagaria a mensalidade.
minha duvida é relacionado a questão da vantagem em se ter fibra ate em casa pela velocidade acredito que não tenha muita correto?
outra coisa estou precoupado com o ping em jogos principalmente.
 
Alguém mais lagado (900+ ms) em jogos pra fora?
Jogando wow, minha latência não baixava de 600ms :(

O normal é +-200ms (na época da gvt era 160ms) e hoje tá horrível. Testes no speedteste no brasil estão ok, no server da at&t em miami tá dando 200ms e da comcast em chicago 180ms.

Na segunda um técnico veio aqui em casa e ele disse que esses sinais eram normais

122S492.jpg


E quando foi instalado, era assim:

N6o7ZM1.png


Até o site www.battle.net tá lento :(

O que eu peço encarecidamente:

1) O que falar pro técnico pra que ele vá atrás do real problema ao invés de fazer vista grossa novamente?
2) Tem alguma outra coisa que eu possa fazer pra melhorar essa conexão? Aqui eu não tenho NET, só Oi e Vivo, e eu esperei 10+ anos pra trocar da oi pra gvt, que 4 meses depois virou vivo :(

Obrigado desde já!
Se ta td certo com a rede, a ultima coisa que lhe resta checar sao as rotas que estao sendo fornecidas pela vivo pra vc poder jogar em servidores estrangeiros.
Geralmente essas rotas sao ruins. O que vc poderia fazer eh usar uma vpn. Mas ja li na net que isso trancou algumas contas da blizzard(algo que comentaram ser facil de resolver). Eu uso o wtfast pra poder jogar em servidores argentinos de cs 1.6 e entre varias vpns eu encontrei uma que me deixou com um ping muito bom e realmente funciona! Dentro do wtfast tem varios servidores que vc pode escolher e testar qual o melhor e mais proximo de vc e do servidor de destino.

Tem varios tipos de vpn pra jogos prontas pra usar como a wtfast, haste, outfox. Faça uma pesquisa na net caso nao consiga resolver esse problema, que eu duvido que vc vai conseguir pq estamos mt longe dos servidores da blizzard alem das rotas da vivo ser uma legitima porcaria. Essas vpns podem te ajudar a conseguir um ping dentro do aceitavel. Por exemplo pra servidores da florida na vpn da wtfast o meu ping fica 150~160ms. O wtfast tem periodo de teste gratuito, vc deveria testar.
 
eu uso a GVT (Leia-se vivo) a quase 6 anos; ( e a quase 6 meses caindo a cada começo de chuva) preso nos 15mb down e 900kbs de up pagando 140 reais, encontrei um provedor aqui local oferecendo 35mb de donwload e 35upload; segundo eles se o cliente quiser eles colocaram fibra ate a casa do cliente, mas isso seria necessario pagar 200 reais para instalação, caso eu não queira seria gratis e só pagaria a mensalidade.
minha duvida é relacionado a questão da vantagem em se ter fibra ate em casa pela velocidade acredito que não tenha muita correto?
outra coisa estou precoupado com o ping em jogos principalmente.
Enquanto lia seu post estava pronto para perguntar se não tinha outras opções na região e vc já respondeu :D

Sobre o pequeno provedor vc pode pesquisar/perguntar na área dedicada: https://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/pequenos-provedores-de-internet-fibra-optica.608251/

Quanto ao valor de instalação, contratei VIVO Fibra (avulsa, somente internet) no final de 2016 e tive que pagar R$240 em 10x além do valor da mensalidade, hoje não sei como está isso. Muita gente não correto/justo uma operadora cobrar instalação separadamente e os motivos são bem sensatos então vai de cada um e do que está no contrato, eu particularmente não acho totalmente errado o provedor pequeno cobrar afinal ele deve ter custos maiores que uma operadora grande.

E já adiantando, caso não tenha vizinhos ou conhecidos próximos para saber se vale a pena, lembre-se que vc pode contratar e cancelar dentro de 7 dias sem ônus (incluindo a instalação) caso não te agrade.

Quanto a tecnologia não há o que se falar, Fibra da de 10 a 0 no ADSL em termos de banda, estabilidade e latência/ping.

[]'s
 
Última edição:
Tenho um modem DSL-2401HN2-E1C, o sinal de wi-fi é bom, mas não estava alcançando um comodo inferior. Decidi cabear as minhas 2 smart TV, puxei o cabeamento até o comodo mais próximo a esse comodo inferior coloquei um DIR-615, onde liguei a Smart TV do quarto no cabo e configurei o wifi, melhorando o alcance no comodo inferior.
O outro cabo puxei até TV da sala, mas este não conecta de jeito nenhum, apenas através de um roteador, notei que se ligar o cabo direto nas tvs, elas não conectam, apenas através de roteador.
Há alguma configuração no modem que possa resolver isso, ou só com roteador mesmo?
 
O outro cabo puxei até TV da sala, mas este não conecta de jeito nenhum, apenas através de um roteador, notei que se ligar o cabo direto nas tvs, elas não conectam, apenas através de roteador.
Há alguma configuração no modem que possa resolver isso, ou só com roteador mesmo?

Isso parece ser cabo mal crimpado. Refaça a conectorização.
 
Isso parece ser cabo mal crimpado. Refaça a conectorização.

Também pensei nisso amigo, mas porque tenho internet normalmente, quando ligo qualquer das duas tvs ao DIR-615?
Do modem saem 3 cabos, um para o PC, outro ligando o roteador DIR-615 e dele para a tv do quarto e o ultimo direto na TV da sala.
Se eu tentar ligar apenas os cabos diretos na TV não dá internet, ms colocando o roteador entre eles funciona.
 
Isso parece ser cabo mal crimpado. Refaça a conectorização.

Também pensei nisso amigo, mas porque tenho internet normalmente, quando ligo qualquer das duas tvs ao DIR-615?
Do modem saem 3 cabos, um para o PC, outro ligando o roteador DIR-615 e dele para a tv do quarto e o ultimo direto na TV da sala.
Se eu tentar ligar apenas os cabos diretos na TV não dá internet, ms colocando o roteador entre eles funciona.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo