Vamos ver alguns pontos:
1- o defeito foi na linha de cobre ou fibra?
2- Foi com o telefone sem fio?
3-O wifi está próximo a base do telefone sem fio?
O telefone fixo vem no mesmo fio da fibra. Qualquer anomalia que afete a linha fixa com certeza afetará a internet junto. Se eu desligar o modem da VIVO o fixo também cai.
Aqui em casa a tomada de telefone não tinha/tem nenhum microfiltro, nada (estou comentando isso pois colocar qualquer coisa lá derruba ou prejudica o sinal). É ligada direto na parede. Fora o ponto principal do MEU quarto (mesmo local do modem) existe outro no quarto seguinte, dos MEUS PAIS. Esse quarto dos meus pais usa um telefone fixo sem fio da ELGIN, que também tem um segundo ramal (esse ligado apenas na eletricidade), na sala.
Um outro ponto de linha fixa fica num TERCEIRO QUARTO, mas esse embora funcione não tem nenhum aparelho conectado nele.
Sobre wi-fi dentro aqui de casa, as redes de 2.4 e 5 Ghz estão 100% desligadas no modem da VIVO. No lugar disso eu uso um roteador wi-fi Archer, que fica no mesmo quarto DOS MEUS PAIS, e utiliza apenas (atenção) a rede de 5 Ghz (2.4 está desligada nele). A rede de 2.4 Ghz é usada no apartamento aqui do lado, da minha irmã, também outro roteador ligado via cabo ethernet CAT-6 no modem da VIVO (ou num switch que também é ligado no da VIVO, e dá mais portas).
Meu PC (que não tem wi-fi) usa cabo ethernet ligado no modem da VIVO.
O telefone fixo sem fio citado aí é o TSF-8002. Ele inclusive é recente, pois em 2019 o antigo deu problema e como estava na garantia a ELGIN me mandou outro. Então pra começar o aparelho nem velho é. A pilha também não tem problema algum, é recarregável e o visor mostra estar assim, e quando a ligação feita de celular PRO MEU FIXO DA VIVO cai não apaga o visor de nenhum aparelho aqui de casa, logo não é problema na alimentação de nada.
O problema é que a cada 2 dias alguma ligação feita pra mim sempre cai.
Anotei os horários, números e na internet levantei as operadoras afetadas.
1) 14h de 7/12. CLARO ligando pra mim.
2) 14h de 9/12. TIM ligando pra mim.
3) Técnicos vem dia 10/12 e dão uma mexidinha no fio da fibra, nas tomadas telefônicas... mas em suma, nada é alterado, porque nada está defeituoso na casa do cliente.
4) Como eu previa, mais quedas ocorrem. 11 de dezembro, 16:15, celular da OI
5) 13/12, celular da CLARO, em torno de 12h (meio-dia).
Ou seja, a cada 2 dias somos brindados com alguém que liga pra nós e a ligação quase 1 minuto depois é derrubada.
Outro ponto é que o ELGIN TSF-8002 possui o modo ECO Plus ligado. Sempre teve desde o princípio.
Não tem essa do wi-fi de 5 Ghz interferir na recepção, de qualquer teoria que vc possa colocar, que esteja causando isso.
O problema é EXCLUSIVO DA REDE DA VIVO. É um problema que ocorre porque o sinal da linha fixa está defeituoso de forma intermitente, aí quando uma operadora tenta se conectar com a outra, algumas vezes cai.
Não adianta reclamar isso com esses arrombados da VIVO. O filha da puta quer que o problema ocorra com 98% dos telefones. Mesmo se for 1 a cada 2 dias, é algo totalmente anômalo, pois poucas vezes na vida vi ligações caindo no meio das chamadas.
Isso pode ser normal pra caralho em São Paulo, Rio, Porto Alegre, na floresta Amazônica ou onde quer que seja, mas na frequência que está ocorrendo NÃO É ACEITÁVEL EM HIPÓTESE ALGUMA.
Você sabe que não é normal pela quantidade de pessoas diferentes e pelo fato de que um problema igualmente estranho de ligar pra um celular OI e dar que o número não existia (e ele não conseguir ligar de volta) ocorreu primeiro, antes.
Ora, se um defeito totalmente bizarro ocorre primeiro, qual a chance de outro similar e também na linha fixa, ocorrer dias depois?
Totalmente provável que isso aconteça.
E aconteceu! Só que a VIVO insiste em não arrumar esse fixo.
Quem garante que se for profblema de interconexão de operadoras que não seja o problema da outra operadora?
A Bina é assim mesmo. Tenho das antigas no par metálico, e eventualmente não reconhece o número.
E você acha que a VIVO não tem tecnologia suficiente pra descobrir isso? Pelo visto mesmo se tivessem (ela e as outras) todo mundo lavaria as mãos e não assumiria a culpa. E como que fica pro consumidor? Toma lá onde o Sol não bate e aguenta essas quedas aleatórias? O que eu não posso é abrir reclamação contra outras operadoras, óbvio, já que elas dirão que nem cliente eu sou. E nem as pessoas que ligaram pra mim podem, pois dirão que foi apenas uma queda registrada, pra cada uma delas.
O BINA é o de menos, não reconhecer uma vez ou outra ainda vai (apesar de ser um serviço prestado pela VIVO), mas cair já é demais.
Telefone fixo realmente é difícil, na net eu não conseguia ligar nem a pau para outro número, só recebia chamada. Quando troquei p vivo eles se recusaram a portabilidade (???). Acredito que seu problema tenha haver com:
1°: seu aparelho de telefone fixo sem fio, se ele estiver perto do roteador wifi você pode ter problemas do tipo, minha mãe há uns 3, 4 anos atrás relatou problemas com o telefone sem fio, não lembro como era, mas resolvi colocando o fixo em outro cômodo.
2°: Ter algum problema entre as operadoras e seu número
3°: Ter algum problema na vivo que faz seu número sofrer esses problemas.
Possíveis soluções: Testa o telefone com outro aparelho de telefone fixo com cabo ou sem fio só que longe do roteador. Se o problema persistir só resta reclamar na Anatel, consumidor.gov.br e partir para um processo.
Então o aparelho de telefone esperou ANOS pra começar a dar problema, e só agora?
Só 2 e 3 que vc falou se aplicam.
Mas a VIVO vai assumir que está com defeito? Vai querer consertar?
Quanto a cair, não é coisa do aparelho. Quando cai a queda é inclusive no telefone fixo COM FIO (esse é com fio, hein?) Intelbras TC 60, que fica justamente do lado do modem da VIVO e no quarto, ponto principal.
Eu acho que a VIVO tinha que tomar processo, mas um caso como o meu fica difícil argumentar porque é bem aleatório mesmo.
Olha meio difícil ser problema de interconexão/sinalização porque normalmente não ocorre aleatório.
Pois vamos ao exemplo
Supondo que você ta com problema ligação da rede da Claro pra Vivo. Qualquer numero Claro e em qualquer horário que te ligar a ligação vai apresentar problema.
E problemas de sinalização e interconexão são fáceis de ser percebidos e arrumam.
Isso ta mais com cara que seja interferência. Pois pode ter algum canal do telefone sem fio que ta dando interferência de link.
Não dá pra eu colocar o video porque tem número pessoal na gravação. Mas ela mostra que a primeira vez que a linha fixa deu problema:
- Eu liguei da linha fixa X pra um celular meu da OI. VIVO INFORMA: O NÚMERO CHAMADO NÃO EXISTE;
- Ligando desse celular pra linha fixa: LIGAÇÃO CAIA NA HORA.
1, 2 dias depois o problema parou de vez. A primeira coisa que pensei foi "essa linha OI deve estar com o ID oculto ligado, vai ver isso está dando conflito com a VIVO". Ou então por precisar colocar créditos.
Mas nem uma coisa nem outra tem nada a ver e não causariam essa anomalia.
E não, amigo, não é obrigado que isso ocorra com alta frequência.
Se sua internet estiver oscilando apenas entre 21h e 21h30m e a velocidade caindo pra 10% do contratado neste horário de pico, e isso estiver ocorrendo a cada 3 dias, você vai deixar de reclamar também?
Você vai engolir qualquer explicação dada por técnicos que trabaham deitados e descansam de pé, pra não investigar e resolver mais a fundo o problema?
Eu esperava que ao menos a VIVO tirasse o rabo da cadeira e me entregasse algum comprovante, alguma coisa, que dissesse que nesses horários a rede estava normal.
Ao invés de ajeitar a rede EXTERNA (é EXTERNA, não interna), o que esses animais fazem? Mandam técnico na tua casa apenas pra perder tempo.
É, realmente, tem horas que eu esqueço que estou vivendo na penitenciária, no hospício e no esgoto a céu aberto chamados... BRASIL.
De fato é mesmo difícil você ter qualquer serviço de qualidade. E cuidado vocês que reclamam, porque vocês serão desacreditados pela operadora perfeita chamada VIVO, que nunca está errada ou tem problemas técnicos...