Alguém sabe de algum tutorial sobre commander? Geralmente consigo pontuações acima de 4K, mas acho que poderia ir melhor e ainda tenho duvidas sobre os detalhes de cada função.
Pode ser em inglês se não tiver em br br.
Cara, não sou pro, mas tenho um pouco de experiência com o modo e talvez eu possa ajudar em algo, se alguém tiver mais algo a acrescentar, ou tutoriais pra recomendar, é sempre bem vindo.
O modo Commander é um modo de suporte, então é importante ficar bem atento ao mapa, com relação a movimentação dos seu time e principalmente do time inimigo, sempre dar ao seu time a melhor perspectiva possível, e tentar se adiantar aos movimentos do inimigo, bem como "esconder" os movimentos do seu time de forma inteligente, fazendo uso das ferramentas disponíveis, que são elas:
SCAN UAV - A mais importante (pela possibilidade de ser usada com maior frequência), esse scan spota todos os inimigos dentro do raio do scan. É importante usa-la ao atacar/defender uma bandeira e checar áreas de risco (onde o inimigo pode dar a volta e surpreender seu time), é muito útil pra se ter ideia de quantos inimigos estão na flag e onde eles estão (ótimo pra quando uma bandeira está sendo atacada, daí vai 3 ou 4 negos lá defende-la mas tem algum camper escondido. Com o UAV você o localiza pro seu time, evitando assim ter que remanejar mais gente pra voltar e defender a bandeira novamente).
EMP UAV - Muito útil quando o outro commander está online, mas confesso não saber como afeta realmente o campo de batalha (se o seu doritos é apagado do mapa do inimigo quando você já foi spotado em terra). Basicamente serve pra ocultar o seu time que está dentro do raio do EMP do mapa, principalmente do commander inimigo, o deixando "cego" com relação a aquela área, é extremamente útil pra ocultar um movimento do seu time, quando este está pressionado e precisa partir pra outra bandeira (como em OP Locker) evitando que o commander inimigo perceba o movimento do seu time e forme uma "defesa" a tempo ou pra esconder seu time quando o outro time ataca uma bandeira que você está defendendo ou visse versa.
O
EMP UAV - Serve tbm pra desativar um míssil tomahawk ou causar 20% de dano a um gunship inimigo, quando este entra em seu raio de ação. Muito cuidado com o EMP, ele é útil mas tem um tempo de "reload" muito grande, use-o com sabedoria.
EVAC ORDER - Como o nome já diz, ordem de evacuação, ao usar essa função aparecerá um aviso piscando em vermelho na tela de todos do seu time dentro do raio da ordem, com uma contagem regressiva com os dizeres: "WARNING: heavy enemy presence nearby", ao ver isso melhor "run to the hills" hehe, eu uso apenas para informar que um míssil tomahawk está indo para aquela localização, quando não tenho um EMP disponível ou a presença de aliados no local é muito pequena e de pouco "prejuízo".
VEHICLE/INFANTRY SCAN - Ao usar essa função um scan corre por todo o mapa localizando veículos ou infantaria. É importante ficar de olho para localizar campers em lugares onde normalmente não se usaria um Scan UAV, e veículos "escondidos" possivelmente alvos para "Tomahawk Missile". Quando disponíveis eu os uso bastante.
TOMAHAWK MISSILE - É um míssil enviado pelo commander de um navio de guerra que se encontra nas proximidades do mapa, tem como ponto negativo sua lentidão, e como positivo seu massivo dano. Provavelmente você vai errar muito antes de acertar, isso pq o tomahawk exige que o alvo permaneça parado durante muito tempo pra ser acertado. O tempo entre o lançamento o míssil e o impacto depende da localização do alvo no mapa (e do tamanho do mapa tbm, obviamente). Dicas: Procure áreas de intensa presença de veículos inimigos por bastante tempo, campers (alguns tetos de edifícios são verdadeiros potes de ouro), e áreas de claro interesse, como a área de plantar a bomba no caso do "Obliteration".
HIGH VALUE TARGET - Auto explicativo. Dependendo das ações que o inimigo tem na partida, ele pode surgir como possível HVT, o marque sempre que disponível para ganhar pontos quando ele for "abatido".
DEPLOY GUNSHIP - Posiciona um AC-130 no ar, o Gunship serve como um ponto de "respawn" para todo o time, é dotado de 3 "spots" onde é possível usar canhões de 105mm, 40mm ou 25mm dependendo de sua posição. Os players podem saltar do gunship de paraquedas a qualquer momento para tentar acessar áreas sem opção de "respawn".
Conforme o Commander vai ajudando a equipe e somando pontos, mas 4 opções de interação são desbloqueadas (cada uma requer uma pontuação especifica e consumível), são elas:
PROMOTE SQUAD - Promove um squad e você ganha 25p, sinceramente ainda não entendi o real beneficio de se promover um squad (tirando os pontos claro).
AMMO DROP - Libera na área uma enorme caixa de munição onde é possível tbm trocar de classe sem precisar dar deploy. É muito importante ficar muito atento ao áudio do jogo e aos ícones que aparecem sobre os players para identificar possíveis pedidos por parte de um player do seu time.
RAPID DEPLOY - Reduz pela metade o tempo para deploy do squad escolhido. Muito útil quando um squad está tentando tomar um bandeira com resistência mas existe grande risco de alguns morrerem, se o player for inteligente para evitar confronto desnecessário quando estiver sozinho (só ele vivo) e o commander usar o rapid deploy, as chances de conseguirem dominar a bandeira aumentam consideravelmente.
VEHICLE DROP - Libera um veiculo na área para facilitar a fuga ou remanejamento de players. Pouco útil por consumir muitos pontos, e pouquíssimo players usarem, guarde seus pontos para quando algum player pedir ou para usar em outras interações.
Por último mas não menos importante, COMMANDER ORDERS. Eu quis deixar por último pq talvez seja a ferramenta mais útil e tbm a menos usada do modo commander, sem sempre por causa do commander.
Como Commander você pode dar ordens para atacar ou defender um objetivo, bem como evacuar e designar alvo. Para um Commander se dar bem e conseguir ajudar mesmo o time, é imperativo a comunicação com os Squad Leaders (através do Q por parte dos squad leaders por exemplo). Você como Commander, tem a visão aérea do mapa, e pode adiantar as melhores (mais fáceis) bandeiras para serem conquistadas, identificar grande movimentação de infantaria inimiga em direção a uma bandeira sua, vazia ou não, e remanejar o time para que tenha chances de defender, e pode até evitar que o time seja surpreendido, tudo isso fazendo uso das ordens.
Infelizmente 95% dos squad leaders não sabem jogar nessa função, mesmo tendo opção de pedir ordens para o commander, pedir scan na sua área e resupply, quase nenhum squad leader o faz, e mesmo quando o Commander dá uma ordem eles não a aceitam. Perdi a conta de quantas vezes mandei um Squad leader partir pra dominar uma bandeira e ele recusar mesmo indo domina-la. (ele não tem ideia de quantos pontos perdeu alí, lol), ou eu ter antecipado um ataque a uma bandeira dominada, dar a ordem para voltar e defende-la e o fd* recusar e ficar trocando tiro lá na pq*.
Enfim, o modo Commander é promissor, mas todos os players precisam entender sua importância e como interagir com ele, e então o jogo ficará ainda mais divertido. Cito como exemplo a experiência mais marcante que tive jogando como Commander:
Já era a segunda partida jogando como commander, e a coisa não rendia, pq ninguem seguia as "ordens". Foi então que resolvi usar o VOiP pra me comunicar com todo o squad, saia de squad em squad dando ordens e alertando pelo mic. (O Commander pode trocar de Squad MUITO facilmente. Para falar pelo voip com ele, aguarde ele entrar no seu squad, quando ele fizer isso o nome dele, acima do nome dos integrantes do seu squad, ficará verde). Voltamos várias vezes pra dominar bandeiras perdidas, dominamos várias bandeiras vazias, e no final muita gente do time agradeceu no chat dizendo: "commander fez a diferença", "parabéns commander", "gg commander", "parabéns Fastzin" etc.. foi até emocionante kkkkkkkkkkkkkk
Então fica a dica, pra quem for jogar de commander ou como player, teamwork galera!
OBS: Sorry pelo texto absurdamente grande kkkkkkkkkk.
[]'s
EDIT
O problema de commander é que os líderes de squad não aceitam suas ordens, é raro algum líder clicar em aceitar. Se eles aceitassem e fizessem os objetivos tanto você quanto eles fariam muitos mais pontos. O negócio então é ganhar bônus com surveilance e emp, dropar supply, gunship e acertar os misseis em algo. Para isso o time tem que pegar os objetivos que te liberam essas coisas.
Mesmo com o time ignorando suas ordens, você pode individualmente falar, é, com o microfone, com os squads e avisá-los onde estão os inimigos perto deles e onde seria melhor eles irem e porquê. Exemplo: "Então fulano de tal, tem 2 inimigos no prédio na sua frente e um tanke vindo pela rua, e só tem 1 no objetivo tal, seria melhor ir para lá", ou "Tenta pegar o A, pois assim libero a gunship para o time ter vantagem". E quando algum squad não for de criança e responder direito ou aceitar, dê bônus de squad para eles e recomende que eles apertem Q e em aceitar as ordens que você der todas as vezes, explicando que assim todos ganham mais pontos.
Infelizmente a grande maioria não sabe como esse jogo funciona, não sabe usar spot e não sabe aceitar ordem de comander. Como também não sabem como ganhar pontos de squad, dar ordens, como ganhar upgrades e quais as vantagens deles na prática. As pessoas são simplesmente burras demais para aprender como o jogo funciona.
Sobre o tutorial, google+youtube.
Lol, demorei tanto escrevendo o texto que o white não só resumiu como postou antes kkkkkkkk
É basicamente isso. Escrevi um pouco mais pra quem realmente não entende do modo mesmo, enfim... xD
[]'s