Carregamento mais rápido prejudica vida útil?

Dom Cielo

Hungry Member
Registrado
Olá a todos, estes modelos de smartphones e carregadores que suportam carregamento rápido, coisa de 30 minutos e bateria a 100%... isso, a longo prazo, vai fazer a bateria ter uma vida útil menor que um modelo de carregamento mais lento?
 
coisa de 30 minutos e bateria a 100%
E quando chega a 100% você imediatamente retira do carregador? E à noite não pluga com medo da bateria ~viciar~? Longo prazo seria quanto tempo?

Esses dias fiz um breve relato sobre isso em outro tópico (link) mas não precisa ficar encanado, é o celular quem tem que te servir e não você a ele, use-o como bem entender.
 
temperatura fode bateria de litio/lipo, carregar rapido esquenta...
existem estudos recomendando manter a bateria sempre entre 20 e 80% de carga para durarem mais ciclos (tempo)
 
temperatura fode bateria de litio/lipo, carregar rapido esquenta...
existem estudos recomendando manter a bateria sempre entre 20 e 80% de carga para durarem mais ciclos (tempo)
É exatamente o que a Samsung está fazendo,não me lembro do nome da função,mas limita a carga de máxima para 85% para a bateria durar mais,usando a bateria no máximo 100% ia levar a durabilidade no máximo 3 anos,com 85% no máximo iria elevar 1 ano de vida útil,mas uma coisa que realmente ferra o celular é o calor,além da bateria acabar muito mais rápido isso acaba com a vida útil,mas receio que usar carregamento rápido para carga máxima de 85% não tem problema algum.
 
Acho que o povo está com cada vez mais paranóia com bateria de celular.

eu uso o carregamento rápido no meu S20fe, já usava no anterior Xiaomi que durou 3 anos e ainda estava boa a bateria. Sempre carrego a noite até 100% e só tiro de manhã.

Quanto a calor, acho o contrario do que falam aí, quando esporadicamente eu uso um carregador bem simples de outro celular, desses que carrega lentamente, o carregador fica beeem quente, acho que é pior.
 
Não prejudica não se está ali é para usar.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Acho que o povo está com cada vez mais paranóia com bateria de celular.

eu uso o carregamento rápido no meu S20fe, já usava no anterior Xiaomi que durou 3 anos e ainda estava boa a bateria. Sempre carrego a noite até 100% e só tiro de manhã.

Quanto a calor, acho o contrario do que falam aí, quando esporadicamente eu uso um carregador bem simples de outro celular, desses que carrega lentamente, o carregador fica beeem quente, acho que é pior.
Eu tenho um carregador de 1Ah e o mesmo esquenta de tal maneira que mal consegue carregar a bateria do meu S21, O carregador de 25W original samsung fica de morno para frio e carrega bem rápido.
 
 
Dependendo da qualidade do celular pode sim prejudicar. A xiaomi até tirava onda com outra fabricante chinesa que tem carregamento rápido pelo motivo dessa outra fabricante ter lançado um carregamento tão rápido, para a época, que segundo a xiaomi esse danificava com pouco tempo a bateria do telefone.

E com certeza esses carregamentos de 200w. Não deve ser muito confiáveis a curto prazo, algo em torno de 1 ou dois anos o celular não segurar a carga por muito tempo.
 
Eu acho que estão abusando do carregamento rápido. Mas até um certo nível, creio que afete pouco.
Lamento que estejam apelando para carregamento rápido ao invés de aumentarem o tamanho da bateria ou evoluírem para baterias de outros materiais. Incrível como bateria é algo que tenha evoluído tão pouco nos últimos anos.
 
O que prejudica é a bateria operar em temperaturas elevadas, independente de quantos watts estão sendo usados no carregamento.
 
Dependendo da qualidade dos revestimentos e da qualidade da fonte e seu algoritmo de delivery, não prejudica. Mas cada projeto tem que ser analisado, porque a temperatura é um fator determinante na vida útil da bateria. Outra coisa que prejudica é o método de ciclo de carga, e isso depende do usuário.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu acho que estão abusando do carregamento rápido. Mas até um certo nível, creio que afete pouco.
Lamento que estejam apelando para carregamento rápido ao invés de aumentarem o tamanho da bateria ou evoluírem para baterias de outros materiais. Incrível como bateria é algo que tenha evoluído tão pouco nos últimos anos.
A tecnologia de armazenamento tem sérios limites. Dá pra melhorar o tempo de recarga, mas a capacidade é um assunto mais complexo.
Acredito que só uma mudança de paradigma possa resolver isso.
 
Dependendo da qualidade dos revestimentos e da qualidade da fonte e seu algoritmo de delivery, não prejudica. Mas cada projeto tem que ser analisado, porque a temperatura é um fator determinante na vida útil da bateria. Outra coisa que prejudica é o método de ciclo de carga, e isso depende do usuário.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


A tecnologia de armazenamento tem sérios limites. Dá pra melhorar o tempo de recarga, mas a capacidade é um assunto mais complexo.
Acredito que só uma mudança de paradigma possa resolver isso.

Podiam ao menos usar uma bateria um pouco maior de ao menos uns 1000 mah a mais. Acho que não afetaria tanto o design dos aparelhos.
 
Olá pessoal.
Comprei com carregador veicular
Porém a saída é:
5V ~ 6A ou 9V ~ 3,2A ou 12V ~ 2,4A

Nisso, queira um redutor de tensão e de corrente para ter saída de: 9V ~ 1,67A ou 5V ou 2A
 
Olá a todos, estes modelos de smartphones e carregadores que suportam carregamento rápido, coisa de 30 minutos e bateria a 100%... isso, a longo prazo, vai fazer a bateria ter uma vida útil menor que um modelo de carregamento mais lento?
Sim, prejudica muito devido ao calor gerado pela bateria durante o carregamento. Não importa a qualidade do carregador. Se a bateria aquecer e todo carregador rápido desses de 30A pra cima aquecem absurdamente o smartphone a bateria, vai reduzir DRASTICAMENTE a vida útil da bateria. Se o natural é um lifespan decente de 2 ou 3 anos, vai cair pela metade fácil. 1 a um ano e meio. Justamente por isso Apple e Samsung tem suas métricas bem específicas para algo saudável entre carregamento e lifespan da bateria.

O que to falando não é opinião. Apenas relatando fatos científicos amplamente conhecidos e discutidos.
 
Última edição:
Eu tinha um iPhone XR, usava só o carregador de 5W da Apple, demorou 2 anos para a saúde cair para 90%, aí peguei um iPhone 12 e além de usar o carregador "rápido" de 20W da Apple, usava bastante o carregamento sem fio, que esquenta bastante o aparelho, em 1 ano a saúde caiu para 88%, agora peguei o S23 Ultra, carrego dia sim/dia não, e uso o carregador de 5W que veio com o Galaxy Watch 4 Classic, tenho evitado usar o carregador sem fio.
 
Não prejudica não se está ali é para usar.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Eu tenho um carregador de 1Ah e o mesmo esquenta de tal maneira que mal consegue carregar a bateria do meu S21, O carregador de 25W original samsung fica de morno para frio e carrega bem rápido.
Exatamente, já percebi isso quando tive que pegar um carregador emprestado aqui, desses bem fraquinhos, quase pega fogo, e é obvio que essa temperatura passa para a bateria, com um carregador mais rápido fica menos tempo na tomada e acho que pode até ser benéfico.
 
Quando puder carregue o aparelho de forma lenta.
Use o carregamento rápido para ocasiões que realmente necessita. Usar de vez em quando não vai causar um grande problema.
Desta forma você não fica paranóico com a saúde da bateria.

Sobre o calor, é o calor gerado na bateria, não no carregador em si.
Inclusive se o aparelho aquece muito por conta do processador, etc, isso também prejudica a bateria.
 
Inclusive se o aparelho aquece muito por conta do processador, etc, isso também prejudica a bateria.
Creio que era isso que acontecia com um Sony que eu tive uns anos atras, ele tinha processador Mediatek dos antigos, e quase fritava o celular, e deu problema com a bateria com pouco mais de 1 ano de uso, aí na assistência disseram que era problema crônico daquele modelo de bateria, mas sempre desconfiava mesmo era do processador.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo