Casar é bom?

XimbadorDaRuaAugusta

Ain uin ain!
Banido
Por acaso ouvi, numa conversa aleatória, e seguinte frase:

"Se casamento fosse algo bom, não precisava de testemunhas".

Isso me deixou pensativo, pois vejo casais felizes (ao menos aparentemente), uns que se esfaqueiam mas continuam juntos e outros que você nota que nem mesmo há amizade, além dos que se recusam a casar a todo custo.

Casar é uma convenção social? Uma instituição falida? Uma comodidade?

Dissertemos.
 
Como dizia meu falecido pai: "Casar é bom sim! Arroz queimado é bom... Morrer queimado é bom..."
 
Acredito que casar perante a lei é uma burrice sem tamanho.

Veja bem, se não existissem o estado ou qualquer religião, os casais se juntariam da mesma forma, então qual a importância de fazer isso perante alguma instituição?

Uma hora ou outra vou morar junto com minha namorada e acredito que deva ser bom, agora gastar dinheiro pra dar festa para os outros, pagar juiz, cartório etc, pelo menos acredito que se a pessoa parar pra pensar no que está fazendo, não faz sentido nenhum.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Em resumo acredito que é uma convenção social que só as pessoas que não param pra pensar na vida topam.
 
Acredito que casar perante a lei é uma burrice sem tamanho.

Veja bem, se não existissem o estado ou qualquer religião, os casais se juntariam da mesma forma, então qual a importância de fazer isso perante alguma instituição?

Uma hora ou outra vou morar junto com minha namorada e acredito que deva ser bom, agora gastar dinheiro pra dar festa para os outros, pagar juiz, cartório etc, pelo menos acredito que se a pessoa parar pra pensar no que está fazendo, não faz sentido nenhum.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Em resumo acredito que é uma convenção social que só as pessoas que não param pra pensar na vida topam.

O problema é encontrar uma mulher que tenha o mesmo raciocínio
 
Acredito que casar perante a lei é uma burrice sem tamanho.

Veja bem, se não existissem o estado ou qualquer religião, os casais se juntariam da mesma forma, então qual a importância de fazer isso perante alguma instituição?

Uma hora ou outra vou morar junto com minha namorada e acredito que deva ser bom, agora gastar dinheiro pra dar festa para os outros, pagar juiz, cartório etc, pelo menos acredito que se a pessoa parar pra pensar no que está fazendo, não faz sentido nenhum.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Em resumo acredito que é uma convenção social que só as pessoas que não param pra pensar na vida topam.

Casar é algo mais burocrático, soma de direitos do que um simples gesto de amor.
 
Segue aqui meu relato de recém casado (cerca de 1 ano e 2 meses).
Não se case!
 
O problema é encontrar uma mulher que tenha o mesmo raciocínio

Não sei... Eu por exemplo não tenho religião e não gosto dessas convenções sociais, então quando começo me envolver com alguém de forma mais séria tento entender a visão de vida referente a essas coisas, se não bater, bola pra frente.. Não vou querer atrapalhar o sonho de ninguém.

Eu por exemplo terminei dois relacionamentos porque as meninas queriam casar e esse não é meu sonho e inclusive não é o jeito que desejo viver..

E por incrível que pareça, sempre encontro meninas com o raciocínio parecido, nunca tive dificuldade não..
 
Por acaso ouvi, numa conversa aleatória, e seguinte frase:

"Se casamento fosse algo bom, não precisava de testemunhas".

Isso me deixou pensativo, pois vejo casais felizes (ao menos aparentemente), uns que se esfaqueiam mas continuam juntos e outros que você nota que nem mesmo há amizade, além dos que se recusam a casar a todo custo.

Casar é uma convenção social? Uma instituição falida? Uma comodidade?

Dissertemos.

depende de cada um
 
Geralmente, não é bom.
 
Casar é algo mais burocrático, soma de direitos do que um simples gesto de amor.

O máximo que farei quando for morar junto com a namorada é um contrato para proteger meu patrimônio e o dela também. Por mais que eu negue a autoridade do estado nesse sentido e odeie isso, não sou burro achando que não correria nenhum risco :haha:
 
cara sinceramente nao tem bom ou ruim....

vai variar de casal pra casal, e a religiao tambem afeta.

existem pessoas religiosas que sonham com um casamento...

existem casais q casam e vivem felzies por um bom tempo e tambem tem casais q casam e pouco tempo dps a relacao vira uma bosta.

eu msm nao tenho vontade de casar e minha mina tb nao.

Mas ela fala q a mae dela é bem rigida e dificilmente deixaria ela sair de casa sem casar...


bem de qq jeito ela ja é de maior e faz oq quiser da vida,a mae dela gostando ou nao hue
 
Apenas um conselho pra quem está dizendo que se juntar na atual união estável é melhor do que casar: não é.
Existe uma série de problemas que decorrem de uma união estável que não tem nem mesmo uma escritura pública em cartório. Então pra quem quer evitar dor de cabeça ao se unir a outra pessoa, pacto antenupcial mais casamento formal são as melhores opções de longe.
 
O máximo que farei quando for morar junto com a namorada é um contrato para proteger meu patrimônio e o dela também. Por mais que eu negue a autoridade do estado nesse sentido e odeie isso, não sou burro achando que não correria nenhum risco :haha:

Não tem muito como proteger seu patrimonio sem fazer o que o @JohannesBR falou.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

A proposito, sou casado (civil), moro junto a mais de 20 anos e diria que pra mim foi e ainda é muito bom.
Há braços.
 
Apenas um conselho pra quem está dizendo que se juntar na atual união estável é melhor do que casar: não é.
Existe uma série de problemas que decorrem de uma união estável que não tem nem mesmo uma escritura pública em cartório. Então pra quem quer evitar dor de cabeça ao se unir a outra pessoa, pacto antenupcial mais casamento formal são as melhores opções de longe.

why ?
 
Acho que estamos confundindo os termos, não sei se o OP se referiu a casar no religioso, civil ou a vida de casado, então ai vai um pouco de cada.

Casamento religioso > minha opinião pessoal, acho que hoje perdeu um pouco do sentido, se resume a uma festa para parentes e amigos, gastar mais dinheiro em uma fase onde você vai precisar dele para muitas outras coisas e iniciar a vida a dois com uma pendência destas é meio que empurrar uma pedra na subida. Na minha opinião o gasto é realmente desnecessário, gaste com outra coisa. Eu me casei no civil e fiz uma cerimônia em uma praia do caribe apenas para mim e minha esposa, sem convidados, ainda pude curtir a lua de mel em um resort all inclusive mexicano, valeu muito mais a pena.

Casamento civil > se o casal está começando a construir o patrimônio juntos, os dois estão empenhados naquele propósito de crescer juntos é muito válido. Isso se os dois estão nesta sintonia, se um dos dois quer apenas sugar o outro não e válido, melhor procurar outras saídas.

Casamento no dia a dia > se escolheu uma mulher companheira vai ser bom, do contrário vai ser ruim mesmo. Ainda que o casamento seja bom vai ter dias que vai ser ruim, e aí você aprende a relevar e conviver com isso. Isso você pode fazer apenas morando junto.

Então acho que ficou assim, na minha opinião:
Casamento religioso não é bom
Casamento civil é bom dependendo do companheirismo que estão planejando
Casamento no dia a dia é bom
 
Se fosse bom, ninguém ficaria fazendo pressão para casar (seja família, amigos, parentes ou a própria mulher)...

Um dia li um meme (ou post do twitter, não lembro que falava), era mais ou menos assim:

"Casamento é engraçado, duas pessoas se juntam para começar uma nova vida, devendo gastar dinheiro com moradia, comodidade e praticidade para o dia a dia, mas no lugar gastam uma nota em uma festa sem necessidade alguma..." (isso se não ficarem endividados)
:true:

Edit:
Lembrei de outra frase:

É após o casamento que o homem descobre o que é felicidade, mas aí é tarde demais.
 
Última edição:
Muitos descobrem só depois do casamento que não se casa só com a pessoa e sim com a família dela também, e se essa família tiver problemas você ganhará eles de brinde.

Acredito que hoje as chances de um casamento dar certo são cada vez menores. As pessoas e a sociedade não tem mais os valores necessários que sustentariam as dificuldades de um casamento como no passado.

Vivemos numa era de pessoas fúteis de ideais, fracas de valores e emocionalmente instáveis. E os relacionamentos acompanham essas características, por isso se tornaram facilmente descartáveis.

.

.
 

Por vários fatores.

A União estável gera um vínculo precário que precisa de reconhecimento em juízo se não houve nenhum tipo de registro público dela enquanto durou. Em situações de partilha, pensão por morte, guarda de filhos... sempre vai ter que reconhecer a união antes. Isso te obriga a entrar com processo que é demorado, complexo e custoso.

Outro contra é a questão de partilha de bens onde não há opção e a união estável é sempre por comunhão parcial o que gera um problema grande pra cada um provar o que era seu antes da União, situação que se evita facilmente com pacto mais casamento onde ainda se pode optar por outro regime de partilha.

Existem muitos outros exemplos de problemas que essa precariedade da união estável gera, por isso não recomendo.
 
Tudo depende com quem você vai casar e o que significa o casamento nos dias de hoje para a outra pessoa.

Antigamente as pessoas se conheciam quando não tinham nada e não eram ninguém (profissionalmente falando) e construíam uma vida juntos.
(ao menos a maioria)

(não que isso seja regra para um relacionamento saudável, porém, evitava muitas coisas que citarei á baixo)

As relações eram pautadas no respeito, admiração, companheirismo e amor (esse último vem com o tempo, não to falando de paixão)


Hoje em dia vivemos em um mundo com muito mais liberdade, simplesmente porque não existe mais julgamento relevante em relação á conduta das pessoas: traições, múltiplos parceiros ou até triângulos amorosos são aceitos e até considerados normais por uma boa parte da sociedade. Além do que muitas pessoas se sentem obrigadas a se relacionar por pressão social com a primeira pessoa que aparecer (isso se chama carência emocional), o que sempre aconteceu de certa forma.

Para piorar a situação, hoje em dia boa parte da população é extremamente materialista (o que por si só não é um problema) , ou seja, existe a tendência das pessoas julgarem os outros pelo que demonstram ter ou proporcionar e não pelo sentimento, afeto ou principalmente personalidade e caráter.
(quando você se junta com alguém somente pelo que ele tem á oferecer é meio óbvio que mais cedo ou mais tarde vai rolar uma traição ou separação)

Juntando tudo isso temos a receita perfeita para uma parte relevante da população que está em algum relacionamento sério ou casada estar descontente a situação atual, simplesmente porque escolheram os motivos errados para casar.

E isso gera: traições, separações, brigas. O que acaba fazendo da vida de um dos lados (ou dos dois) um inferno e muitas vezes pior que se a pessoa estivesse solteira.

Por isso eu digo que depende,porém, admito que já existiram tempos melhores para se casar.
 
[
Por vários fatores.

A União estável gera um vínculo precário que precisa de reconhecimento em juízo se não houve nenhum tipo de registro público dela enquanto durou. Em situações de partilha, pensão por morte, guarda de filhos... sempre vai ter que reconhecer a união antes. Isso te obriga a entrar com processo que é demorado, complexo e custoso.

Outro contra é a questão de partilha de bens onde não há opção e a união estável é sempre por comunhão parcial o que gera um problema grande pra cada um provar o que era seu antes da União, situação que se evita facilmente com pacto mais casamento onde ainda se pode optar por outro regime de partilha.

Existem muitos outros exemplos de problemas que essa precariedade da união estável gera, por isso não recomendo.

Excelente maninho, vou até imprimir seu post hahah
 
"Vida de casado é boa, só perde pra de solteiro"

Sou casado e não recomendo!
 
Casei no civil no ano passado, mas vivendo junto há 5 anos. So far, so good.

Conforme o colega GCN disse acima:
As relações eram pautadas no respeito, admiração, companheirismo e amor (esse último vem com o tempo, não to falando de paixão)
Precisa daquilo ali para ter chance de dar certo.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo