Certas placas Nvidia têm problemas de alocação de VRAM

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
Eu não posso acreditar q eles caparam o hardware pra suportar apenas 3.5GB.
Muito menos q isso tenha sido de propósito.
Pra mim é software (driver)

Estranho mesmo, uma bela pisada na bola.

Torcendo para que seja reversível.
 
Eu não posso acreditar q eles caparam o hardware pra suportar apenas 3.5GB.
Muito menos q isso tenha sido de propósito.

Nao acredito q tenha sido de proposito e nem q suporte apenas 3.5 de forma eficiente.
Deve ser driver.

Mas se for aquele detalhe do rumor sobre o quais sms sao cortados ai o motivo seria mesmo custo.
A nvidia ja fez coisa parecida com as kepler: dependendo do sample de 780 q vc acabar comprando, a forma como os clusters foram desativados - a qualidade deles, q determinha a escolha de qual cortar, é aleatoria - vc tera um desempenho bem menor em tessellation.
Fazer isso aumenta bastanto o numero de 780 q se pode produzir com chips fracos de titan.

Outra gambi é das 660/ti q tem memoria assimetrica:
Engenheiro - "So podemos ligar 1.5gb ou 3gb nesse barramento, senhor"
CEO - "1.5gb é ruim para colocar na caixa e competir com as de 2gb da concorrencia. 3gb é muito caro. Coloca 2gb"
Engenheiro - "Nao é possivel senhor, veja, nao é uma questao de..."
CEO - "Vc já tem outro emprego em vista?"
:haha:
 
Nao acredito q tenha sido de proposito e nem q suporte apenas 3.5 de forma eficiente.
Deve ser driver.

Mas se for aquele detalhe do rumor sobre o quais sms sao cortados ai o motivo seria mesmo custo.
A nvidia ja fez coisa parecida com as kepler: dependendo do sample de 780 q vc acabar comprando, a forma como os clusters foram desativados - a qualidade deles, q determinha a escolha de qual cortar, é aleatoria - vc tera um desempenho bem menor em tessellation.
Fazer isso aumenta bastanto o numero de 780 q se pode produzir com chips fracos de titan.

Outra gambi é das 660/ti q tem memoria assimetrica:
Engenheiro - "So podemos ligar 1.5gb ou 3gb nesse barramento, senhor"
CEO - "1.5gb é ruim para colocar na caixa e competir com as de 2gb da concorrencia. 3gb é muito caro. Coloca 2gb"
Engenheiro - "Nao é possivel senhor, veja, nao é uma questao de..."
CEO - "Vc já tem outro emprego em vista?"
:haha:

Se alguém tiver peito pra isso, poderia colocar a Bios da 980 numa 970 pra testar essa alocação.
 
Se alguém tiver peito pra isso, poderia colocar a Bios da 980 numa 970 pra testar essa alocação.
Sera que dá boot e muda alguma coisa?
Ja rodei bios de gtx650ti boost em gtx660 e funcionou numa boa.
Mas nao lembro no q deu de diferença.
------------
Ha e tb ja usei bios q deu pau geral.
Ai é sussa destrocar pq toda placa mae de hoje de igpu pra fazer o procedimento.
 
Sera que dá boot e muda alguma coisa?
Ja rodei bios de gtx650ti boost em gtx660 e funcionou numa boa.
Mas nao lembro no q deu de diferença.

Cara eu não faço ideia, não manjo nada, mas lembrei disso por que tinha uma galera que vivia fazendo esses tipos de coisas aqui no fórum.
 
Afinal de contas, é fácil pra uma outra empresa confirmar se realmente é limitação de hardware ?
 
Cara eu não faço ideia, não manjo nada, mas lembrei disso por que tinha uma galera que vivia fazendo esses tipos de coisas aqui no fórum.

Tenta lá.
No caso de pau total e nao dar boot, é sossegado consertar pois da para acessar a placa facil usando a igpu.
Eu ja dei pau geral em placa q deu como resultado apenas uma cor na tela e nenhum sinal e foi sussa destrocar o bios.
 
Tenta lá.
No caso de pau total e nao dar boot, é sossegado consertar pois da para acessar a placa facil usando a igpu.
Eu ja dei pau geral em placa q deu como resultado apenas uma cor na tela e nenhum sinal e foi sussa destrocar o bios.

Nem ferrando vou fazer isso aqui....:awesome:

Sério mesmo, ainda mais eu que não entendo nada e tenho que aprender a fazer Bios Mod do zero, quem dirá colocar uma Bios diferente.

Deixo para os mais experientes....:)
 
Afinal de contas, é fácil pra uma outra empresa confirmar se realmente é limitação de hardware ?
Nao pq uma empresa nao sabe as entranhas do hardware da outra.
O gsync por exemplo a amd nao sabe como funciona. Mas pode adivinhar, como a gente, claro.

No caso de memoria a nvidia inclusive propagandeia q o sistema dela é uma vantagem tecnologica.
Arranjo assimetrico por exemplo a amd nao consegue fazer ate hj depois de decada.
 
Afinal de contas, é fácil pra uma outra empresa confirmar se realmente é limitação de hardware ?

Eles já devem saber do que se trata, mas ficaram calados até que possuam uma solução. E caso não exista solução, muito provável que não iram confirmar que a culpa foi deles, pois isso leva a propaganda enganosa e muitos processos emcima deles.

Pra mim, a Nvidia já está ciente disso desde o lançamento.

Nao pq uma empresa nao sabe as entranhas do hardware da outra.
O gsync por exemplo a amd nao sabe como funciona. Mas pode adivinhar, como a gente, claro.

No caso de memoria a nvidia inclusive propagandeia q o sistema dela é uma vantagem tecnologica.
Arranjo assimetrico por exemplo a amd nao consegue fazer ate hj depois de decada.

Acho que ele quis dizer empresas que usam chip nvidia em suas placas, como EVGA, Gigabyte, MSI e etc.
 
Última edição:
Eles já devem saber do que se trata, mas estão ficaram calados até que possuam uma solução. E caso não exista solução, muito provável que não iram confirmar que a culpa foi deles, pois isso levar a propaganda enganosa e muitos processos emcima deles.

Pra mim, a Nvidia já está ciente disso desde o lançamento.



Acho que ele quis dizer empresas que usam chip nvidia em suas placas, como EVGA, Gigabyte, MSI e etc.

É verdade :haha:.

Eu tava imaginando o ultimo caso q ocorreu:
crossfire nao funcionava e os donos de amd juravam q era perfeito.
dai a nvidia provou com o fcat q era um horror.
e no fim a amd nao so nao consertou como nas placas futuras ela conseguiu um resultado melhor q o da nvidia.

So foi possivel chamar a atencao da empresa, no caso a amd, com o apoio do pcper.com... q ontem estava distribuindo 10 gtx960 :haha:
 
So foi possivel chamar a atencao da empresa, no caso a amd, com o apoio do pcper.com... q ontem estava distribuindo 10 gtx960 :haha:

fiz 30 mil perguntas no site, tentando ganhar uma pro pc da minha irmã :okay:


Mas a nVidia confirmou, e ainda disse que o problema afeta todas as GTX 970
Depois dos 3.5GB cheios, a banda cai de 150GB/s pra ~20GB/s
O mesmo, não acontece com as GTX980

The problems seems to be widespread – and Nvidia’s admitted that problem affects every single 970 (to varying degrees). They’re looking in to the issue – but unless it’s something that can be resolved via driver or firmware update, a recall may be on the cards.

http://www.lazygamer.net/general-news/nvidias-gtx970-has-a-rather-serious-memory-allocation-bug/
 
fiz 30 mil perguntas no site, tentando ganhar uma pro pc da minha irmã :okay:


Mas a nVidia confirmou, e ainda disse que o problema afeta todas as GTX 970
Depois dos 3.5GB cheios, a banda cai de 150GB/s pra ~20GB/s
O mesmo, não acontece com as GTX980

The problems seems to be widespread – and Nvidia’s admitted that problem affects every single 970 (to varying degrees). They’re looking in to the issue – but unless it’s something that can be resolved via driver or firmware update, a recall may be on the cards.

http://www.lazygamer.net/general-news/nvidias-gtx970-has-a-rather-serious-memory-allocation-bug/
Um colega postou essa info algumas horas atrás no irc. Pelo que eu entendi, se não for resolvido por driver ou firmware, ela irá fazer recall de todas as 970? Seria até bom a nvadia sofrer uma baixa dessas, pra tomar vergonha na cara, não enfiando produto capado para os outros, como se fosse algo top.
 
Olha o recall ai !
:lol2::lol2:


:fuuu::fuuu::haha:
 
Ainda tudo meio confuso e obscuro. Vou esperar por mais testes e por um pronunciamento oficial da Nvidia.

Mas agora que esses testes dos usuários mostrando que a placa parece evitar passar de 3,5GB e o teste de memória mostrando que a banda cai drasticamente nos últimos 500MB são realmente curiosos.

O que faz mais sentido é esse artigo do techreport quando eles comentam que a 970 apesar de também ter 64ROPs não atinge o pixel filrate da 980 porque a capacidade de pixel nas GPUs da Nvidia dependem do número de raster, SMM,e ROPs.

http://techreport.com/blog/27143/here-another-reason-the-geforce-gtx-970-is-slower-than-the-gtx-980

Se me lembro bem uma das características da arquitetura GCN da AMD é que ela desacoplou os ROPs do controlador de memória o que possibilitou manter os 32ROPs quando passaram da 6970 256bits para a 7970 384bits que no modo tradicional teria que ter 48ROPs. Como não vi nada disso na Nvidia eu especulo que eles mantiveram os ROPs acoplados ao controlador então como a 970 não consegue utilizar todos os ROPs eficientemente talvez por isso não consiga usar toda a memória de forma eficiente.:hmm:
 
Recall nunca, essas placas venderam mais do que água, capaz de fazer um meia boca e oferecer um jogo pra aliviar.

Um jogo? Eu iria querer PELO MENOS um cupom de desconto de 50% pra comprar uma próxima placa da Nvidia... Ou que eles devolvessem metade do dinheiro que paguei nas minhas GTX 970. Eu paguei por uma placa de 256 bits e 4GB efetivos, e não 3.5GB e 208 bits.
 
Deveriam dar uma gtx 980
:fovhappy::fovhappy::fovhappy:

Eu sei q isso nunca ia acontecer :kidding:
 
Ainda tudo meio confuso e obscuro. Vou esperar por mais testes e por um pronunciamento oficial da Nvidia.

Mas agora que esses testes dos usuários mostrando que a placa parece evitar passar de 3,5GB e o teste de memória mostrando que a banda cai drasticamente nos últimos 500MB são realmente curiosos.

O que faz mais sentido é esse artigo do techreport quando eles comentam que a 970 apesar de também ter 64ROPs não atinge o pixel filrate da 980 porque a capacidade de pixel nas GPUs da Nvidia dependem do número de raster, SMM,e ROPs.

http://techreport.com/blog/27143/here-another-reason-the-geforce-gtx-970-is-slower-than-the-gtx-980

Se me lembro bem uma das características da arquitetura GCN da AMD é que ela desacoplou os ROPs do controlador de memória o que possibilitou manter os 32ROPs quando passaram da 6970 256bits para a 7970 384bits que no modo tradicional teria que ter 48ROPs. Como não vi nada disso na Nvidia eu especulo que eles mantiveram os ROPs acoplados ao controlador então como a 970 não consegue utilizar todos os ROPs eficientemente talvez por isso não consiga usar toda a memória de forma eficiente.:hmm:

Interessante
Mas acredito que se fosse problema nos ROPs, isso afetaria toda a extensão do buffer, e não apenas os 512mb finais.
Uma vez que a performance é alcançada por paralelização. :hmm:


Um jogo? Eu iria querer PELO MENOS um cupom de desconto de 50% pra comprar uma próxima placa da Nvidia... Ou que eles devolvessem metade do dinheiro que paguei nas minhas GTX 970. Eu paguei por uma placa de 256 bits e 4GB efetivos, e não 3.5GB e 208 bits.

Rapaz, a Intel perdeu um processo parecido e teve que pagar só 15 dólares pra cada consumidor
Um jogo seria um poolta lucro :haha:
 
Interessante
Mas acredito que se fosse problema nos ROPs, isso afetaria toda a extensão do buffer, e não apenas os 512mb finais.
Uma vez que a performance é alcançada por paralelização. :hmm:




Rapaz, a Intel perdeu um processo parecido e teve que pagar só 15 dólares pra cada consumidor
Um jogo seria um poolta lucro :haha:

15 dólares? O que a Intel tinha feito de errado? Porque se esse problema das 970 for confirmado, me parecerá bem grave.

Qualquer coisa é só entrar na Justiça daqui do Brasil alegando propaganda enganosa que você ganha e não serão só 15 dólares... :haha: Pode alegar que você perdeu bem mais do que isso porque você pagou por um produto que ficou muito mais desvalorizado do que devia devido a descoberta do problema.
 
Engraçado que a Nvidia já tem ciência do problema, mas não tem barrado novos lotes mundo afora, e vira e meche vc vê GTX 970 entrando em promoção e galera boletando e pagando :seferrou:




Insano isso... :poker: como será um recall de vgas? :haha:

Se o problema está em todas as 970, será possível que, nem a Nvidia, e nem suas parceiras, perceberam isso em testes?
 
15 dólares? O que a Intel tinha feito de errado? Porque se esse problema das 970 for confirmado, me parecerá bem grave.

Qualquer coisa é só entrar na Justiça daqui do Brasil alegando propaganda enganosa que você ganha e não serão só 15 dólares... :haha:

Na verdade foi propaganda enganosa mesmo.
Da época do Pentium 4.
Foi ser resolvido só agora.

http://www.intelpentium4litigation.com
 
Interessante
Mas acredito que se fosse problema nos ROPs, isso afetaria toda a extensão do buffer, e não apenas os 512mb finais.
Uma vez que a performance é alcançada por paralelização. :hmm:
Faz sentido por isso ainda acho cedo para tirar conclusões finais. Provavelmente somente a Nvidia pode dar uma resposta final já que é ela que sabe todos os segredos do hardware.
 
Última edição:
Engraçado que a Nvidia já tem ciência do problema, mas não tem barrado novos lotes mundo afora, e vira e meche vc vê GTX 970 entrando em promoção e galera boletando e pagando :seferrou:

Eu ainda compraria uma GTX970 por ~1300 reais sem problema.
Mesmo usando só 3.5GB de vram, ainda é uma poolta placa, e não há nada nesse preço que se compare.
 
Última edição:
Engraçado que a Nvidia já tem ciência do problema, mas não tem barrado novos lotes mundo afora, e vira e meche vc vê GTX 970 entrando em promoção e galera boletando e pagando :seferrou:




Insano isso... :poker: como será um recall de vgas? :haha:

Se o problema está em todas as 970, será possível que, nem a Nvidia, e nem suas parceiras, perceberam isso em testes?

Acho q deve mandar de volta pra loja que comprou e ai ela envia outra.

Eu ainda compraria uma GTX970 por ~1300 reais sem problema.
Mesmo usando só 3.5GB de vram, ainda é uma poolta placa, e não há nada nesse preço que se compare.

A placa é ótima sem dúvidas, mas não é 100% oq foi vendido, então....
Eu não me arrependo, paguei 1350,00 em 10x e ganhei um jogo q pretendo arrumar mais uns 100,00 nele.
Se for fazer recall eu faço sem reclamar de ter q ficar sem a placa alguns dias pra receber outra.
Se for receber algum agrado extra melhor ainda :awesome:
Mas se for ganhar só uma merreca e sem recall vou ficar P da vida.
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo