Fazer o quê? Apenas peça a contratação do item adicional mencionado (insista com o atendente, pois a maioria nem sequer sabe que existe), e veja se o valor de Update ID muda para 6. Depois, pode até tentar o cancelamento e ver se continua como 6. Sei lá. Estou apenas tentando dar uma alternativa.
A Claro está abolindo a gravação local (por HDD conectado ao STB) aos poucos. Provavelmente, programaram para que as nomenclaturas "Max" parassem de alterar o valor de Update ID para 6 (ou 5, no caso de IP em vez de QAM). Talvez seja esse o motivo de não estarem mais, pelo canal de atendimento, conseguindo fazer tal alteração (ativação do sistema de gravação antigo).
Eu tinha o TOP HD MAX Filmes e Séries que permitia escolher entre os dois métodos (local ou nuvem). Depois eu mudaria pro TOP HD 4K e assinaria o tal "serviço de gravação digital" (à la carte) para poder continuar a poder escolher entre os dois métodos de gravação. No entanto, em outro endereço, tenho o STB mais moderno de todos da Claro, no plano Soundbox Claro tv+, que é o Sagemcom S4KCW4S, e não sinto falta do HDD. Praticamente todos os canais permitem o replay imediato, e a velocidade de navegação na timeline dos programas é muito boa.
O STB 4K que usa HDD é o Sagemcom SAG4KC363. Embora tenha praticamente todas as features que a Soundbox tem, é bem mais lento. Se eu fosse escolher hoje, eu preferiria o Sagemcom S4KCW4S (ou mesmo o redondinho Sagemcom S4KCW3, que também tem alexa igual à Soundbox) ao Sagemcom SAG4KC363, mesmo perdendo o HDD local.
Escolha um tipo de aparelho:
https://configuraraparelhos.claro.com.br/tipos-de-aparelhos/equipamentos-de-tv/tv-decoder