[TÓPICO DEDICADO] Coffee Lake / Coffee Lake Refresh

nzxt x62

Achei o vcore alto porem como a temperatura tá boa to mantendo, em jogos nao vi passar de 63, media 59-60, que no final é o que importa ne..... Para jogos 5.0 ghz ta otimo, mais que isso só para benchmark mesmo.
Peguei um h110i. Acho Q deve segurar o i9 ne?
 
Senhores gostaria de pedí-los uma ajuda com opinião e recomendações.

Tenho viagem nas próximas semanas para os EUA e gostaria de aproveitar a oportunidade para trocar algum componente do PC.
Pensei em pegar uma RTX 2080Ti, mas achei muito caro, começando com $1199.
Então a ideia seria trocar o processador e placa-mãe, dentro do valor de $1000.

Meu uso diário não é nada demais. Não faço overclock. Apenas memória com o XMP.

O que impacta mais é o jogo iRacing e futuramente penso em fazer streaming das corridas.
O jogo é bem exigente em desempenho single (pelo que vi no forum do jogo), por isso desisti da plataforma AMD.

PROCESSADOR: i7 9700k vs i9 9900k ?

Inicialmente ia pegar o i9 9900k, sem pensar, mas cometi o erro de ler o tópico kkkkk. Então os comentários sobre a temperatura me preocupam.

PLACA-MÃE: Z390 - qual ?

Pensei em pegar alguma placa da MSI ou Gigabyte.
Gostaria de indicações de modelos ?
Além disso como está a garantia no Brasil para equipamentos adquiridos nos EUA :
 
Senhores gostaria de pedí-los uma ajuda com opinião e recomendações.

Tenho viagem nas próximas semanas para os EUA e gostaria de aproveitar a oportunidade para trocar algum componente do PC.
Pensei em pegar uma RTX 2080Ti, mas achei muito caro, começando com $1199.
Então a ideia seria trocar o processador e placa-mãe, dentro do valor de $1000.

Meu uso diário não é nada demais. Não faço overclock. Apenas memória com o XMP.

O que impacta mais é o jogo iRacing e futuramente penso em fazer streaming das corridas.
O jogo é bem exigente em desempenho single (pelo que vi no forum do jogo), por isso desisti da plataforma AMD.

PROCESSADOR: i7 9700k vs i9 9900k ?

Inicialmente ia pegar o i9 9900k, sem pensar, mas cometi o erro de ler o tópico kkkkk. Então os comentários sobre a temperatura me preocupam.

PLACA-MÃE: Z390 - qual ?

Pensei em pegar alguma placa da MSI ou Gigabyte.
Gostaria de indicações de modelos ?
Além disso como está a garantia no Brasil para equipamentos adquiridos nos EUA :
Placa Mãe recomendo as MSI, z390 Pro Carbon, GodLike e Ace. Qualquer uma das 3 estará bem servido e garantia de 3 anos. Tem que ver a respeito da garantia no BR.
Se seu uso diário não é nada demais poderia ir de 9700k + WC DE 240mm tá bom demais.
 
Senhores gostaria de pedí-los uma ajuda com opinião e recomendações.

Tenho viagem nas próximas semanas para os EUA e gostaria de aproveitar a oportunidade para trocar algum componente do PC.
Pensei em pegar uma RTX 2080Ti, mas achei muito caro, começando com $1199.
Então a ideia seria trocar o processador e placa-mãe, dentro do valor de $1000.

Meu uso diário não é nada demais. Não faço overclock. Apenas memória com o XMP.

O que impacta mais é o jogo iRacing e futuramente penso em fazer streaming das corridas.
O jogo é bem exigente em desempenho single (pelo que vi no forum do jogo), por isso desisti da plataforma AMD.

PROCESSADOR: i7 9700k vs i9 9900k ?

Inicialmente ia pegar o i9 9900k, sem pensar, mas cometi o erro de ler o tópico kkkkk. Então os comentários sobre a temperatura me preocupam.

PLACA-MÃE: Z390 - qual ?

Pensei em pegar alguma placa da MSI ou Gigabyte.
Gostaria de indicações de modelos ?
Além disso como está a garantia no Brasil para equipamentos adquiridos nos EUA :

Eu não recomendaria nada abaixo de uma Aorus Elite pra um 9900k, as Carbon Pro da MSI são boas, mas só isso, boas.
E como vai pegar dos EUA eu duvido que qualquer uma das duas marcas cubram a garantia por aqui, então os 3 anos da MSI não importam pra nada.
 
Placa Mãe recomendo as MSI, z390 Pro Carbon, GodLike e Ace. Qualquer uma das 3 estará bem servido e garantia de 3 anos. Tem que ver a respeito da garantia no BR.
Se seu uso diário não é nada demais poderia ir de 9700k + WC DE 240mm tá bom demais.

Agradeço a dica.
Ao ler o tópico só tinha visto a pro carbon e godlike, excelente dica essa ACE. Bons recursos e não é absurdamente cara como a GODLIKE.

Imaginei que seria bom trocar o meu WC, ele já está passando.
 
Eu não recomendaria nada abaixo de uma Aorus Elite pra um 9900k, as Carbon Pro da MSI são boas, mas só isso, boas.
E como vai pegar dos EUA eu duvido que qualquer uma das duas marcas cubram a garantia por aqui, então os 3 anos da MSI não importam pra nada.

Obrigado.
Estou pesquisando essa questão da garantia. Não encontrei nenhuma restrição no site da MSI Brasil, mas sempre existe algo escondido nas entrelinhas.
 
Obrigado.
Estou pesquisando essa questão da garantia. Não encontrei nenhuma restrição no site da MSI Brasil, mas sempre existe algo escondido nas entrelinhas.
Garantia no Brasil só com nota fiscal emitida aqui.
 
Agradeço a dica.
Ao ler o tópico só tinha visto a pro carbon e godlike, excelente dica essa ACE. Bons recursos e não é absurdamente cara como a GODLIKE.
Ace é uma placa monstra também, aqui no BR tá caro demais como por padrão tudo ser caro. Você acha no BR na faixa dos 1900. Mas uma Pro Carbon que eu inclusive tenho, em testes vistos na net, ela levou o i9 9900k com overclock sem problemas e tá cerca de 500~550 mais barato que a Ace. É questão do seu bolso mesmo.
Também tem citado acima da Aorus Elite, porém tem a questão da garantia em ambas as marcas. Se não cobrir no BR é como atirar no escuro se vai dar problema ou não a MB.
Garantia Gigabyte - 1 ano
Garantia MSI - 3 anos
Caso cubra no BR a garantia.
 
Ace é uma placa monstra também, aqui no BR tá caro demais como por padrão tudo ser caro. Você acha no BR na faixa dos 1900. Mas uma Pro Carbon que eu inclusive tenho, em testes vistos na net, ela levou o i9 9900k com overclock sem problemas e tá cerca de 500~550 mais barato que a Ace. É questão do seu bolso mesmo.
Também tem citado acima da Aorus Elite, porém tem a questão da garantia em ambas as marcas. Se não cobrir no BR é como atirar no escuro se vai dar problema ou não a MB.
Garantia Gigabyte - 1 ano
Garantia MSI - 3 anos
Caso cubra no BR a garantia.

Por enquanto coloquei na lista a MSI Z390 ACE e GIGABYTE AORUS MASTER na prioridade. Estão com preços próximos e aparentemente são bem similares. Estou buscando reviews e maiores detalhes.
Mas não descartei a Pro Carbon que acredito que me atenderia muito bem e possivelmente um upgrade de CPU.

Agradeço as informações da garantia.
 
Por enquanto coloquei na lista a MSI Z390 ACE e GIGABYTE AORUS MASTER na prioridade. Estão com preços próximos e aparentemente são bem similares. Estou buscando reviews e maiores detalhes.
Mas não descartei a Pro Carbon que acredito que me atenderia muito bem e possivelmente um upgrade de CPU.

Agradeço as informações da garantia.
Aorus master é uma fucking MB. De qualquer forma todas as placas citadas leva de boa ambos processador que você tem em mente i7 9700k ou i9 9900k :isquero:
 
99felqh4rxs21.png
 
Aorus master é uma fucking MB. De qualquer forma todas as placas citadas leva de boa ambos processador que você tem em mente i7 9700k ou i9 9900k :isquero:

Só para retornar a ajuda de todos.
Fechei a compra do i7 9700k + Gigabyte z390 Aorus Master + G.SKILL TridentZ RGB

Agora é pensar em um novo gabinete para aproveitar esse tanto de luzinha piscando e pegar um watercooler mais novinho.
Obrigado
 
Só para retornar a ajuda de todos.
Fechei a compra do i7 9700k + Gigabyte z390 Aorus Master + G.SKILL TridentZ RGB

Agora é pensar em um novo gabinete para aproveitar esse tanto de luzinha piscando e pegar um watercooler mais novinho.
Obrigado
Vc comprou nos EUA?
 
Sim.
Conversão foi cruel.
Rapaz,eu tenho uma colega que vem incio de maio pra cá.eu pedi ela pra trazer algumas coisas e cogitei comprar essa cpu
também.mas tá quase o preço do Brasil.aqui 2099 lá 410 dolares x4.18 Temers (a cotação do cartão do Bradesco)
e ainda tem o iof de 6.78%.apenas a mobo lá dá uma diferença conssiderável.como tinha comprado outras coisas,deixei pra próxima.
 
Rapaz,eu tenho uma colega que vem incio de maio pra cá.eu pedi ela pra trazer algumas coisas e cogitei comprar essa cpu
também.mas tá quase o preço do Brasil.aqui 2099 lá 410 dolares x4.18 Temers (a cotação do cartão do Bradesco)
e ainda tem o iof de 6.78%.apenas a mobo lá dá uma diferença conssiderável.como tinha comprado outras coisas,deixei pra próxima.

Sim, concordo.
Tanto que em 2016 eu comprei a CPU no Brasil e o resto fora.
Dessa vez como já estava no fundo do poço comprei lá logo tudo mesmo.
 
Intel acaba de lançar os processadores sem IGPU. Agora o engraçado que todas as cpus sem igpu, custa o mesmo preço da versão com igpu :chan::chan:....

 
Roadmap mostra que em 2021 a Intel ainda fabrica CPUs de desktop a 14nm

https://tweakers.net/nieuws/151984/...l-in-2021-nog-desktop-cpus-op-14nm-maakt.html

Tweakers recebeu dois roadmaps de um informante anônimo com introduções da Intel entre 2018 e 2021. Os roteiros vêm de uma apresentação interna da Dell sobre os produtos que serão lançados este ano e no próximo ano. Partes do roteiro correspondem a informações que a própria Intel já anunciou. Há também novas informações sobre isso. Não está claro quantos anos os roteiros são. Talvez eles já estivessem preparados no ano passado.

Os roteiros descrevem principalmente os processadores para laptops, mas os processadores para desktop também são conhecidos como S-series. De acordo com o roteiro, a Intel este ano apresentará apenas os modelos Coffee Lake Refresh anunciados na terça-feira . O Comet Lake seguirá no início de 2020 como sucessor do Coffee Lake. Isso envolve novamente processadores de 14nm, mas também há variantes com dez núcleos. No início deste mês, um roteiro foi publicado por um fabricante de placas-mãe que também lista o Comet Lake. Houve rumores sobre a chegada de dez núcleos à plataforma do consumidor.

2002679904.png


Comet Lake foi sucedido por Rocket Lake no segundo trimestre de 2021. De acordo com o roadmap, o número de núcleos e o processo de produção não mudam em comparação com o Comet Lake, então seriam novamente processadores de 14nm com um máximo de dez núcleos. Nunca antes foi revelada informação sobre a geração do Rocket Lake. O nome pode ser visto pela primeira vez neste roteiro.

Portanto, não há processadores de desktop de 10 nm no roteiro da Intel para os próximos dois anos, mas não é certo se a Intel realmente não está trabalhando nisso. O roteiro relevante está relacionado ao Programa Stable Image Platform da Intel. Hardware aparece por um longo tempo dentro desse programa. Talvez haja outro roteiro para processadores que não se enquadrem neste programa.

Os novos processadores para laptop também estão no roteiro do SIPP. O Comet Lake H, uma geração de processadores de laptop de 14 nm com até dez núcleos, deve chegar no início de 2020. O Comet Lake U também está no roteiro, como um sucessor de Kaby Lake U. Os novos modelos teriam um máximo de seis núcleos e seriam novamente feitos a 14nm. O roteiro do SIPP menciona processadores de laptop de 10 nm somente a partir de 2021.

Ice Lake U e Tiger Lake U: processadores de laptop de 10 nm

Outro roteiro mostra os processadores para laptops da Intel de 2018 a 2020. Ele afirma que no segundo trimestre de 2019 os primeiros processadores para laptops de 10 nm serão lançados em uma edição limitada. Isso inclui Ice Lake U, que são dualcores eficientes com HyperThreading. A geração Ice Lake Uestá no site da Intel há muito tempo e está em fase de teste desde o terceiro trimestre de 2017. No final do ano passado , a Intel também indicou que o Ice Lake é a primeira geração de processadores de 10nm a ser lançada.

O Tiger Lake U e Y seguirá no segundo trimestre de 2020. São quadcores eficientes feitos em 10nm e os sucessores da geração Kaby Lake. As versões Y são os modelos com um tdp de 5W. As versões de 10nm dos processadores Powerful Core H não estão no roteiro. Rocket Lake é mencionado. Isso seria processadores com um máximo de seis núcleos feitos a 14nm, mas com um gpu de 10nm. O Rocket Lake U também está no roteiro do SIPP, mas também com um gpu de 14nm. Talvez existam versões diferentes ou a Intel ainda não tenha certeza sobre qual processo é usado para a GPU.

2002679906.png
 
Roadmap mostra que em 2021 a Intel ainda fabrica CPUs de desktop a 14nm

https://tweakers.net/nieuws/151984/...l-in-2021-nog-desktop-cpus-op-14nm-maakt.html

Tweakers recebeu dois roadmaps de um informante anônimo com introduções da Intel entre 2018 e 2021. Os roteiros vêm de uma apresentação interna da Dell sobre os produtos que serão lançados este ano e no próximo ano. Partes do roteiro correspondem a informações que a própria Intel já anunciou. Há também novas informações sobre isso. Não está claro quantos anos os roteiros são. Talvez eles já estivessem preparados no ano passado.

Os roteiros descrevem principalmente os processadores para laptops, mas os processadores para desktop também são conhecidos como S-series. De acordo com o roteiro, a Intel este ano apresentará apenas os modelos Coffee Lake Refresh anunciados na terça-feira . O Comet Lake seguirá no início de 2020 como sucessor do Coffee Lake. Isso envolve novamente processadores de 14nm, mas também há variantes com dez núcleos. No início deste mês, um roteiro foi publicado por um fabricante de placas-mãe que também lista o Comet Lake. Houve rumores sobre a chegada de dez núcleos à plataforma do consumidor.

2002679904.png


Comet Lake foi sucedido por Rocket Lake no segundo trimestre de 2021. De acordo com o roadmap, o número de núcleos e o processo de produção não mudam em comparação com o Comet Lake, então seriam novamente processadores de 14nm com um máximo de dez núcleos. Nunca antes foi revelada informação sobre a geração do Rocket Lake. O nome pode ser visto pela primeira vez neste roteiro.

Portanto, não há processadores de desktop de 10 nm no roteiro da Intel para os próximos dois anos, mas não é certo se a Intel realmente não está trabalhando nisso. O roteiro relevante está relacionado ao Programa Stable Image Platform da Intel. Hardware aparece por um longo tempo dentro desse programa. Talvez haja outro roteiro para processadores que não se enquadrem neste programa.

Os novos processadores para laptop também estão no roteiro do SIPP. O Comet Lake H, uma geração de processadores de laptop de 14 nm com até dez núcleos, deve chegar no início de 2020. O Comet Lake U também está no roteiro, como um sucessor de Kaby Lake U. Os novos modelos teriam um máximo de seis núcleos e seriam novamente feitos a 14nm. O roteiro do SIPP menciona processadores de laptop de 10 nm somente a partir de 2021.

Ice Lake U e Tiger Lake U: processadores de laptop de 10 nm

Outro roteiro mostra os processadores para laptops da Intel de 2018 a 2020. Ele afirma que no segundo trimestre de 2019 os primeiros processadores para laptops de 10 nm serão lançados em uma edição limitada. Isso inclui Ice Lake U, que são dualcores eficientes com HyperThreading. A geração Ice Lake Uestá no site da Intel há muito tempo e está em fase de teste desde o terceiro trimestre de 2017. No final do ano passado , a Intel também indicou que o Ice Lake é a primeira geração de processadores de 10nm a ser lançada.

O Tiger Lake U e Y seguirá no segundo trimestre de 2020. São quadcores eficientes feitos em 10nm e os sucessores da geração Kaby Lake. As versões Y são os modelos com um tdp de 5W. As versões de 10nm dos processadores Powerful Core H não estão no roteiro. Rocket Lake é mencionado. Isso seria processadores com um máximo de seis núcleos feitos a 14nm, mas com um gpu de 10nm. O Rocket Lake U também está no roteiro do SIPP, mas também com um gpu de 14nm. Talvez existam versões diferentes ou a Intel ainda não tenha certeza sobre qual processo é usado para a GPU.

2002679906.png
RIP intel. :poker:
 
Um longo olhar para a linha Intel Cascade Lake 9200
Existe algum outro ponto além do PR?

Artigo completo: https://semiaccurate.com/2019/04/23/a-long-look-at-the-intel-cascade-lake-9200-line/

Você deve ter notado o SemiAccurate refletido na nova série 9200 de CPUs Cascade Lake da Intel. Fizemos isso por uma razão, eles não são produtos reais, apenas um golpe de RP para evitar constrangimentos nas mãos da AMD em Roma.

Sim nós dissemos isto, Cascata Lake-AP é um golpe de PR e um caro nisso. Não adianta gastar o dinheiro para projetar, validar, projetar sistemas e trazer esse peru para o mercado, a não ser para a Intel alegar que eles não estão sendo espancados como um tambor pela Roma da AMD . O problema é simples, o Epyc da AMD baseado em Roma terá 64 núcleos contra o melhor Xeon 8280 da Intel em 28 núcleos. Isso não quer dizer que o 8280 é uma parte ruim, nós realmente não achamos que seja , apenas que Roma está em uma liga diferente. A AMD superou a Intel em período e terá 50% de liderança em desempenho por soquete em algumas semanas.

Então, quando você está atrasado, o que você faz? Gastar dinheiro em um boondoggle PR não é a resposta correta. Adivinha? A Intel ressuscitou a linha Cascade Lake-AP de dois chips para "conter" a ameaça da AMD. Dizemos ressuscitado porque quando a Semi-Precisão trouxe exclusivamente a notícia da linha -AP em julho passado, ficamos bastante surpresos. Por quê? Porque nós tínhamos ouvido falar sobre isso há um ano e nos disseram que foi morto porque todos os envolvidos perceberam que era uma má idéia ser feita por todas as razões erradas. Diz-se que os clientes também deram feedback positivo similar. A Intel ouviu e fez a coisa certa pelas razões certas, o Cascade-AP, Sky-AP na época do que nos disseram, foi morto.

Então Roma. Pânico. Resposta. Muito e muito dinheiro gasto. A solução final era tão popular que não há literalmente nenhum OEM / ODM disposto a construir placas e sistemas para essa fera. Se tivesse uma camada de tinta e a extensão do soquete FPGA, ela poderia passar por um elefante branco. Na verdade, você pode comprar um elefantepor um pouco menos. Se você está pensando que o SemiAccurate acredita que não haverá nada de bom que venha da linha Xeon 9200, você está um pouco fora. Vamos ver o que é e para que serve.

Cascade_SKU_Stack.jpg


Fadiga Ocular por quatro SKUs

Há quatro SKUs de Cascade-AP, o de 9 núcleos de 9221 e 9222 de 250W, o 9242 de 48 núcleos a 350W e o 9282 de 56 núcleos a 400W. Como uma observação interessante, três meses antes do lançamento, nenhum OEM / ODM SemiAccurate conversou com o 9282, um TDP de 400W ou uma peça de 56 núcleos. O palpite educado da SemiAccurate é que alguém da Intel conseguiu um Rome e comparou-o…

Cascade_9200_350W_air_chassis-768x1612.jpg


Chassis 2U refrigerado a ar

Na verdade, a linha 9200 não suporta grandes configurações de memória, como SKUs -M e -L, tecnologia Speed Step ou DIMMs Xpoint, mas isso não vem ao caso. Nós mencionamos como a contagem do núcleo é realmente próxima de Roma? Eu só quero estar lá quando um vendedor da Intel tentar vender o 9200 para um cliente e ver como eles explicam que todos os novos recursos da linha x2xx não estão presentes, mas isso realmente não é um problema porque… Alguém por favor grave o tom e envie para mim.

Intel_9200_rear.jpg


Fácil de ligar

Intel_9200_PCB_side.jpg


Barato para fazer também

Então há poder para considerar, e para ser justo, a Intel fez um ótimo trabalho ao colocar 800W em um trenó de meia largura. O resfriamento a água é problemático, caro e geralmente evitado por gerentes de data center avessos à umidade em racks de alta densidade de energia. Dito isso, a Intel provavelmente pode convencê-los de que não será um problema e oferecer uma solução confiável que tenha uma incrível densidade. Se você olhar para o resfriamento a ar, os números não são tão bons, você está efetivamente em um sistema 4S 1U que não é exatamente incomum. Portanto, a vitória número 1 é que a linha 9200 pode ser mais densa do que a dos sistemas resfriados a ar de prateleira se você estiver disposto a sacrificar os slots PCIe.

Vamos começar com custo. Intel flat out se recusa a dar um preço semi-preciso para a linha 9200 porque, bem, as razões variam. Não será vendido como chip, mais perto do lançamento, e muitos outros já foram ouvidos, mas a SemiAccurate acha que é apenas um embaraço para a magnitude do número. Se você pensar sobre isso, um 8280 custa US $ 10.009 e o 9282 é 2x daqueles em um pacote, soquete e sistema personalizados de baixo volume.

Em vez de colocar os preços e dizer: "Claro que custamos mais, mas valemos a pena para vários segmentos lucrativos", eles colocaram uma luz vermelha piscando e uma sirene alta enquanto gritavam: "não podemos competir contra Roma em 99,97832% do mercado ”.

Sem comentários. O atual high end Epyc 7601 custa US $ 4200, o atual high-end Cascade-SP é de US $ 10,009. Como os preços para Roma ou o 9200 não foram divulgados, vamos fazer algumas suposições. Vamos começar com o 9282 e assumir que será ~ 2x o 8280 ou cerca de $ 20K. A AMD quer ganhar participação no mercado e, provavelmente, não colocará o preço em Roma em 2x o 7601, com base em Nápoles, o que permite estimar uma alta de 50% nos preços, ou cerca de US $ 6500. Mesmo que a AMD dobre seu MSRP, ela ainda estará dentro das declarações improvisadas de alguns amigos da AMD que afirmam que você será capaz de obter 2x Romes por menos de 1x 9200.

Se você estiver em um ambiente com restrição de energia ou rack, a escolha é óbvia. Se você se preocupa com o TCO ou com os custos de operação, a escolha também é óbvia, mesmo antes de considerar o MSRP.

Então, no final, o que temos? Uma tentativa desesperada de relações públicas para que a Intel possa alegar que eles não estão tristemente atrasados em termos de desempenho ou desempenho do núcleo. Eles projetaram um pacote, tomada e sistema sob medida que ninguém queria, a um custo alto, para reivindicar mais de 28 núcleos, mas ainda assim perder contra Roma a 64C. A alta densidade e as licenças de software são uma vitória clara para um mercado muito pequeno, mas elas são uma vitória, desde que você não precise de pistas PCIe ou de qualquer um dos novos recursos incríveis que o Cascade Lake oferece. E não compará-lo a sistemas de Roma refrigerados a água.

Em vez de uma vitória, o Cascade Lake-AP é apenas um lembrete de que a Intel está atrasada em tudo nesta geração, ou estará em pouco mais de um mês. O Semi-Acurado não entende porque alguém se levantaria e gritaria lembretes desse fato para quem ouvisse, faríamos o contrário. A linha Xeon 9200 é uma má idéia por todas as razões erradas, ela oferece um pouco de bom com um monte de lados para baixo. Nunca deveria ter sido levado ao mercado.
 
Roteiro vazado mostra os problemas de 10nm da Intel

Artigo completo: https://semiaccurate.com/2019/04/25/leaked-roadmap-shows-intels-10nm-woes/



O mais recente vazamento de roadmap da Intel explode um buraco na mensagem de 10nm da Intel. O SemiAccurate disse o tempo todo que o processo nunca funcionaria direito e esta última informação mostra que 10nm nunca deveria ter sido lançado.

Você deve se lembrar em outubro passado que o Semi-Acurate disse que a Intel matou 10 nm . Estávamos errados sobre a conclusão, mas acertamos todos os fatos subjacentes. A Intel transferiu três das quatro fábricas programadas para 10 nm para outros processos, algumas indo para 7 nm enquanto outras voltaram para 14 nm. A contagem agora fica entre um e dois, dependendo de quem são os números em que você acredita, mas isso não chega nem perto o suficiente para satisfazer a demanda.

Se todas as fábricas de 10nm da Intel bombearem silício com rendimento próximo a 100%, a empresa ainda poderá mover apenas uma fração de seus produtos para o processo. Os rendimentos não chegam nem perto de 100%, na verdade eles não estão em um nível que seja lucrativo. Se você está pensando que a Intel moverá mais fabs para 10 nm, com o aumento do rendimento com o tempo, não prenda a respiração, de acordo com o melhor de nosso conhecimento, nenhum deles está indo nessa direção.

Assim, o processo de 10nm da Intel está obsoleto, nunca terá rendimento viável, é mais lento que 14nm de acordo com os números da própria Intel , é mais denso e é muito mais eficiente no uso de energia. Uma conclusão que você pode tirar da bagunça de 10nm é que ela nunca ganhará dinheiro e nunca deveria ter sido liberada.

A SemiAccurate há muito tempo diz que os processadores de 10 nm seriam um produto do quarto trimestre de 2019 , mesmo quando a Intel alegava que seria muito mais cedo. Eles sabiam que não tinham chance de ser um produto de 2018 ou mesmo um produto do início de 2019, mas continuaram com a narrativa cavando cada vez mais fundo.

A notícia ainda não chegou ao ponto exato sobre como a Intel vai dividi-los ainda, mas, na Computex, haverá uma série de dispositivos e a Intel alegará que os chips e o processo são reais, saudáveis e um grande avanço. Nós não acreditamos nisso.

Outra parte interessante é que esses roteiros confirmam nossas declarações anteriores de que o desempenho de 10nm não era melhor que 14nm e que os rendimentos não são bons.

É improvável que 10nm supere 14nm em qualquer coisa que não seja o uso de energia e 7nm estará aqui antes que haja sufixos suficientes para 10nm para passar por cima da corcunda. Assumindo que o desenvolvimento de 14nm pare de frio, o que não acontecerá.
 
Intel acaba de lançar os processadores sem IGPU. Agora o engraçado que todas as cpus sem igpu, custa o mesmo preço da versão com igpu :chan::chan:....



Bem polêmica essa decisão da azulzinha, quero ver eles dançarem pra convencer as OEM's e o grande público a comprar a sogra pelo preço dos filhos junto com papai e mamãe ressucitados e recauchutados.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo