• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Coletek Mini ITX - Porque não pensei nisso antes?

lawfer

know-it-all Member
Registrado
Sempre gostei daqueles mini pcs, e de vez em quando via sistemas montados em gabinetes cúbicos, ou não tão cúbicos como alguns da Lian Li. Só que no Brasil fica complicado achar, só importando. Acho que por aqui uma das poucas opções é o Elite 120 da Cooler Master. Mas só que um gabinete que seja vertical, tipo um gabinete comum mesmo mas com as dimensões reduzidas, não conheço. Que tenha alguma possibilidade de algum hardware mais ou menos, não existe nenhum no Brasil. Pra um sistema bem simples tem o Coletek Mini ITX CSEL261-BK.

A maioria já conhece o gabinete: 29cm de altura, 13,5cm de largura e 24cm de profundidade. Um hd padrão em cima, gravador de dvd padrão, placa mãe mini itx, fonte embaixo e um slot de expansão. E a placa de video além de single slot tem que ter uns 19cm, o que limita ainda mais as opções.

Mesmo assim peguei o gabinete. Analisando ele vi que dava pra colocar a fonte em cima do processador. O melhor de tudo é que a furação superior é quase do tamanho da furação da fonte!! Os furos são para ventoinhas, mas mesmo assim a fonte fica bem firme sem fazer modificação nenhuma! Daí entra uma placa de video dual slot, mas a temperatura do processador vai ficar meio alta...

Porque não um watercooler embaixo? Será que vai caber tudo? Quer saber de uma coisa? Vou experimentar pra ver no que vai dar...

Primeiro ficou desse jeito:
Gabinete: Coletek Mini-ITX
Placa mãe: GA-H77-WIFI
Processador: Core i3 3225
Memória: 2x4Gb DDR3 Geil 1600 (Mas vou colocar uma kingston mais simples)
Placa de video: EVGA GTX 650 Ti 2Gb SSC
HD: HGST 500Gb 7200RPM 32Mb sata III (de note!)
Cooler processador: Corsair H60 (modelo antigo) + Coolermaster Xtraflo Slim
Fonte: Silverstone SFX 450

Primeiro aos Mods! Tá mentira não foi nenhum graaaaaande mod... Eu só aproveitei as possibilidades. Apenas cortei a parte inferior pro watercooler e um corte na parte traseira pro conector de energia da fonte usando uma Micro retífica. Só isso!

O gabinete em si e detalhes dos cortes:
N0hAZnn.jpg

bvf9exx.jpg

RgyviDO.jpg

HMEK90S.jpg


Placa mãe/processador, memórias, fonte e placa de video. Só podem estar de zoação comigo por causa do tamanho da placa de video... Não deve nem prestar pra mexer na bios... Na verdade ela foi a maior surpresa! (ou a menor?)
VcP7MiW.jpg


Mini sistema montado:
M1nvJ3A.jpg


O conector de energia da placa tinha que ser na frente dela. Se fosse em cima o gabinete não fechava.
ly5GQut.jpg


Detalhe do tamanho dela em relação ao slot pci-x.
GGevqSW.jpg


Só pra ter uma idéia de tamanho, dentro do gabinete NZXT Elite 210. Tirei as baias do HD há algum tempo atrás pra ver como ficava, mas ficou só nisso mesmo.
52Z5TWH.jpg

tvEcvId.jpg


HD's. Acabei colocando um hd de 320Gb junto com o de 500.
BkwTD6q.jpg

UWCZmS0.jpg


Com o watercooler Corsair e o Xtraflo Slim. Se usar a ventoinha padrão fica a uns 3mm da placa de video...
JINUTbT.jpg

mcWIrKb.jpg

adwycXw.jpg


Fonte em posição e hd plugados.
DYhbeNT.jpg

YJ3UTM5.jpg


Parte traseira, os parafusos não estão exatamente centralizados, mas como os furos para os parafusos de fan são um pouco maiores, a fixação ocorreu sem transtornos...
ltoavGL.jpg


E então começei os testes. Infelizmente a temperatura do processador ficou ridícula, não sei se era por culpa da ventoinha que era de perfil baixo, ou se era por causa da posição de montagem, mas a temperatura passava dos 50º fácil. Jogando passava de 60º. Tinha alguma coisa errada!

E o problema era o Corsair H60. Só descobri o problema quando resolvi testá-lo no Intel (só usei ele em AMD). Tinha algum problema com os parafusos, backplate, ou sei lá, que acabava prejudicando o contato do bloco com o processador. Ficava difícil manter a temperatura baixa. Como ainda está na garantia, enviei e estou aguardando a resposta.

Nesse meio tempo comprei um Antec H2O 620. Nunca vi o funcionamento real do h60 por causa desse probleminha, mas ainda sim resolvi arriscar com o watercooler. E finalmente estou satisfeito!

Usando junto a Coolermaster Xtraflo Slim a temperatura fica na casa dos 45º em jogos. Isso levando em consideração as temperaturas mais altas. Vamos ver como vai ficar no verão...

Não tirei fotos com o Antec pois montei na pressa de testar... Mas assim que possível mostro como que ficou com o Antec 620 e mais alguns testes com jogos.
 
um belo projeto e otima execução, num gabinete pouco valorizado aki.

tive ele e vendi, mas era show.

Parabéns
 
Tenho esse gabinete tbm, mas não consegui fixar o Bluray nele....
 
um belo projeto e otima execução, num gabinete pouco valorizado aki.

tive ele e vendi, mas era show.

Parabéns

Valeu! Realmente é uma gabinete que não imaginava que pudesse mudar alguma coisa, ainda mais relativamente fácil como foi.

Tenho esse gabinete tbm, mas não consegui fixar o Bluray nele....

Tem duas travas pra colocar no gravador/bluray. Tirou a tampa frontal, encaixou as travas no drive, deslizou pela frente e pronto!
 
Muito bom, estou com um desse aqui guardado, essa sua modificacao mostrou que da pra colocar um bom harfarw nele
E a temperatura da vga ficou boa, essa fan do wc ta jogando ar direto nela? Bom meus parabens! Ficou realmente show.
 
Rapaz, ficou muito bom!
Para um gabinete pequeno, ficou realmente muito bom! Parabens
 
Rapaz, me deu até vontade de montar um mini hahaha, ficou excelente
 

Opa ficou bom em parabéns sou adepto a mini itx adoro, pesar que meu novo case de mini não tem nada!
 
Muito bom cara, parabéns! Não pensou em fazer um sleeve nessa fonte? Talvez consiga diminuir esse cabos no meio do case. Abraço!
 
Valeu pelos coments de todos!

@EDU47, esse fan tava jogando ar na vga, puxando o ar do dissipador, mas já tirei o H60 e troquei pelo Antec H2O 620. Depois mostro como ficou.

@54robem, tem lá na ********************
.
58FRED182, tenho medo de cortar os cabos e dar merd@. Do jeito que sou vou acabar com a fonte...
 
Como disse, instalei o Antec H2O 620 porque mandei o Corsair H60 pra garantia, não sei se vão me mandar outro ou vou ficar com bônus de compra...

Dois pequenos detalhes:

Um pezinho mais alto, adesivos, que sobraram de uns monitores de onde eu trabalhava
AvzYzbp.jpg


Só pra proteger a ventoinha inferior.
K3n9EWz.jpg


Com o Antec, a fan ficou embaixo, e como ele é mais grosso que o H60 não tem como usar uma ventoinha padrão, só slim...
5BRyCN7.jpg


Pouco espaço.
o5wFg1H.jpg


StFyRBc.jpg


Aqui ia um gravador, agora cabem só as mangueiras.
OCNcHAo.jpg


Mas tá fechando normalmente.
z5p8QJc.jpg


[]'s
 
Cara, ficou muito bom o projeto.
Tu fez uma boa distribuição dos cabos.

E as temperaturas?
 
excelente projeto. Gostei.
 
Cara parabéns, projeto diferente e muito bem feito! Lindo PC!
 
rapaz que vga pequena! pelo que voce falou, ela esta com temperaturas bem normais apesar do tamanho reduzido e do pouco espaço!


parabens! ficou bacana
 
Mto foda!

quero montar um desses pra mim soh pra ter em casa :giggity:
 
Manolo pode me tirar uma duvida?

Talvez eu tenha que colocar um WC com fan slim aqui no meu gabinete, pode me dizer quantos graus está ficando sua CPU com teste de stress e quantos graus está o ambiente? tenho medo de por o WC com fan slim e não ficar muito melhor que o cooler box...
No mais, belo projeto.
 
Manolo pode me tirar uma duvida?

Talvez eu tenha que colocar um WC com fan slim aqui no meu gabinete, pode me dizer quantos graus está ficando sua CPU com teste de stress e quantos graus está o ambiente? tenho medo de por o WC com fan slim e não ficar muito melhor que o cooler box...
No mais, belo projeto.

Cara, última vez que testei não lembro a temperatura ambiente, mas o processador chegou a 55º no máximo em 3hs rodando o prime. Mas lembrando que é um i3, o seu sendo i7 deve esquentar um pouco mais...

Joguei um pouco de Crysis 3, Crysis 1, Tomb Raider, Grid 1 e DMC pra testar a plaquinha. Em jogos o processador tá chegando em 45º, às vezes até menos. Só que como o chipset tava esquentando um pouco demais, tirei ele do mini pra pensar no que ia fazer, vou fazer um teste nele mais tarde pra ver a quanto chega...

E obrigado a todos os coments! :joia:
 
Cara, muito bom! Ficou ótimo, um gabinete pequeno é bom que dá pra você colocar em qualquer lugar, não ocupa espaço e tals... Parabéns, ótimo trabalho!


Abraços!
 
Sempre tive vontade de montar um pc pequeno só para assistir filmes, esse seu ficou muito bom mesmo...
 
Tenho uma dúvida, tem como colocar o coolerbox nesse case com essa fonte? tem espaço?
 
Poxa, ficou excelente o trabalho! :notbad:
 
Tenho uma dúvida, tem como colocar o coolerbox nesse case com essa fonte? tem espaço?

Dá pra colocar, fica encostado na fonte mas não força muito o cooler. E a Silverstone que comprei é exatamente do mesmo tamanho da que vem nele.


E um teste de 20 min que fiz hoje com o prime, temperatura ambiente de uns 23º. Processador chegou no máximo a 46º
WALBSS7.jpg
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo