Como escolher a melhor e mais adequada fonte para seu PC

Realmente ..Belo tópico !!!!
 
Show demais lfaller !
Coloquei essas informações no tópico sobre fontes, blza ?
http://www.adrenaline.com.br/forum/showthread.php?t=146464
Ce tiver algum problema eu tiro
[χђ†].
De modo algum Dinho. A idéia é ajudar na solução daquele tipo de dúvida que mais se vê por esses fóruns afora... "Qual a fonte indicada para minha config?"

O texto visa uma incursão mínima na análise fundamentada que pode levar a essa decisão. Dimensionar pelo excesso fica fácil de fazer e difícil de errar. Afinal, quem arca com o custo é o usuário e não que dá a sugestão...

Grande abraço...
 
Aproveitando tbm, se for possível ve qto a minha configuração necessita tbm se possível, valeu

Asus P5W-DH Dlx Wifi l Intel® Core™ 2 Quad Q6600 @ 2.4GHz cooled by Zalman CNPS9500 LED l Geforce eVGA 8800GTS 320Mb l Corsair 2x1Gb XMS2 675mhz ProMOS l Seagate 320Gb
7200.10 NCQ 16mb l Pionner Dvd-Rw 112D l Apevia Beast Power 680W l AOC 17" LCD 712sa l Zionix Gamer Blue Led Casemod l SMS Nobreak 1300VA Net Winner l Logitech G15
!!
Vá até o site do extreme outervision..
Abraço..
 
6) A existência do PFC ativo na fonte de alimentação vale cada centavo eventualmente pago a mais por isso.

o PFC realmente funciona no nosso país? sempre é uma briga quanto a esse assunto que nem sei a conclusão.
 
o PFC realmente funciona no nosso país? sempre é uma briga quanto a esse assunto que nem sei a conclusão.

O PFC absolutamente não tem fronteiras, funciona tanto no Brasil, quanto na Europa, como também na Tazmânia... O controle do fator de potência beneficia sua planta energética, desde a usina, passando pela distribuição, até a entrada de seu contador (até aqui só beneficia outros, e não você) Continua beneficiando sua entrada de energia, seus disjuntores, fiação, tomadas, chaves, todos os elementos que possam anteceder a fonte, tais como filtros de linha, estabilizadores, no-breaks, transformadores, estágio de entrada de sua fonte e, principalmente os capacitores eletrolíticos de sua fonte, que na retificação normal perdem consideravelmente a sua capacidade ao longo do tempo fazendo com que a sua fonte "enfraqueça" ... (enfraquecer ai nesse caso significa não alcançar mais a mesma capacidade de fornecimento de energia, de quando nova, mantendo estáveis e dentro dos limites as tensões para seu PC).

O que existe é um grande mito de que na Europa a energia é mais barata para quem tem fontes com PFC. Puro mito. O que existe na Europa é a proibição da comercialização de fontes sem PFC. Se a energia tivesse preço diferente não haveria a menor necessidade da proibição, pois o próprio mercado se regularia..

Ou seja, PFC funciona sim aqui no Brasil e não é por causa dele que sua energia vai ficar mais barata, nem tampouco seu PC mais econômico. PFC nada tem a ver com o custo da energia nem tampouco com eficiência da fonte.

São muito normais as queixas de usuários de que suas fontes não mais aguentam a mesma config... "Cansam" seria o melhor termo. Na verdade é isso que acontece com a fonte, em função do stress a que são submentidos todos os componentes da entrada dessa fonte numa retificação normal, sem PFC.

Abraço...
 
Ou seja, PFC funciona sim aqui no Brasil e não é por causa dele que sua energia vai ficar mais barata, nem tampouco seu PC mais econômico. PFC nada tem a ver com o custo da energia nem tampouco com eficiência da fonte.

até que enfim uma explicação completa!
valeu!
:yes:
 
até que enfim uma explicação completa!
valeu!
:yes:

Eu prefiro sublinhar esta parte:

São muito normais as queixas de usuários de que suas fontes não mais aguentam a mesma config... "Cansam" seria o melhor termo. Na verdade é isso que acontece com a fonte, em função do stress a que são submentidos todos os componentes da entrada dessa fonte numa retificação normal, sem PFC.
Abraço...
 
po

show de bola, tirei minhas dúvidas, vlw mano:wave:
 
Parabéns!!!

Não poderia deixar de elogiá-lo pelo ótimo trabalho e paciência em responder as dúvidas de todos.
Uma dúvida surgiu quando li outro tópico, eu uso um no-break e um estabilizador antes da fonte... li que a correção do estabilizador é muito mais lenta que a fonte... exatamente quanto não lembro... isto seria o motivo do meu estabilizador fazer uns barulhos quando falta energia na tomada? um amigo disse que são os relés do estabilizador sendo forçados a corrigir a tensão... Já que tens uma paciência enorme poderia calcular quanto consome minha configuração da assinatura? E qual fonte vc recomendaria para um Pc atual Q6600, 4GB DDR2, 2 X 3870, P5K Deluxe, DVD RW, 3 HDs??? Parabéns novamente e um F:yes:eliz Ano Novo!!!
 
Não poderia deixar de elogiá-lo pelo ótimo trabalho e paciência em responder as dúvidas de todos.
Uma dúvida surgiu quando li outro tópico, eu uso um no-break e um estabilizador antes da fonte... li que a correção do estabilizador é muito mais lenta que a fonte... exatamente quanto não lembro... isto seria o motivo do meu estabilizador fazer uns barulhos quando falta energia na tomada? um amigo disse que são os relés do estabilizador sendo forçados a corrigir a tensão... Já que tens uma paciência enorme poderia calcular quanto consome minha configuração da assinatura? E qual fonte vc recomendaria para um Pc

PC Power
Q6600,
4GB DDR2,
2 X 3870, (Não tem no simulador, então vou substituir por duas 8800Ultra)
P5K Deluxe,
DVD RW,
3 HDs

Assinatura:
Abit AV8
EVGA 7800GS AGP
Venice 3500@2708
1024 Corsair Value Select
T910B DVD RW LG
2 HD Samsung 160GB 8M
Seventeam 420W
Mesmo com uma fonte normal, sem PFC na entrada, o estabilizador só atrapalha e faz a fonte trabalhar o dobro... A fonte faz a correção cerca de 1.000 vezes mais rapidamente que o estabilizador. Totalmente desnecessário e prejudicial o uso do estabilizador a não ser que sua instalação elétrica esteja completamente fora do padrão, seja um gato mal feito... Se um refrigerador consegue funcionar na sua instalação, então o computador, sem estabilizador conseguirá mais facilmente ainda.

Se sua fonte for moderna e com PFC ativo na entrada, esqueça até de olhar para um estabilizador. Uma fonte dessa consegue trabalhar muito bem em qualquer tensão de 90Vac até 270Vac. Inexiste a menor necessidade de estabilizar. O termo estabilizar não está bem empregado. O correto seria selecionar a tensão mais próxima dos 115 Volts, em um conjunto de 4 ou 5 saídas.Só isso.

Abraço...
 
Poxa lfaller esse tópico ajudo mesmo. Fonte é um equipamento com o qual não se pode brincar. Muito bem explicado parabens!!
Tava olhando os calculos desse ultimo PC que você fez para o Rick, meu pc num deve pedir quase nada das linhas 5 e 12V.
Esse site de calcular o consumo do pc é uma mão na roda, vo ve se compro o pro também.

Obrigado...Flw
 
ajuda!!!

Ifallen...
cara o topico ta muito bom....mai sme tira uma duvida...sobre o modualr ou nau modualr..tem muita diferenca? pq temuma fonte a SL8600EPS da satellite q dizem ser da apex( num sei se e essa mermo) de 600W pra uma aquisicao nova q to fazendo...e keria saber se existe muita diferenca....pq no pre;o tem ...pq achei a sem ser modular por 190,00 e a modular por 270.00....uma diferenca q no final soh da pra saber se compensa..se fazer muita diferenca...

no mais seu topico ta show...

flw e espero a ajuda de quem sabe...
 
Ifallen...
cara o topico ta muito bom....mai sme tira uma duvida...sobre o modualr ou nau modualr..tem muita diferenca? pq temuma fonte a SL8600EPS da satellite q dizem ser da apex( num sei se e essa mermo) de 600W pra uma aquisicao nova q to fazendo...e keria saber se existe muita diferenca....pq no pre;o tem ...pq achei a sem ser modular por 190,00 e a modular por 270.00....uma diferenca q no final soh da pra saber se compensa..se fazer muita diferenca...
no mais seu topico ta show...
flw e espero a ajuda de quem sabe...
A fonte é a mesma, a Satellite SL-8600EPS, muito boa a fonte, fabricada pela Solytech, para carimbo Satellite e carimbo APEX, tem até um outro carimbo que nem me lembro agora, mas isso nem é importante.[
Quanto a modular ou não, tenho uma consideração para fazer:
O correto em uma fonte seria a gente se preocupar com a distribuição dos chicotes de modo a minorar toda e qualquer perda ao longo dos mesmos. Isso significa que, idealmente, mas a gente não faz, deveríamos levar um chicote para cada ligação que fizéssemos. Um para o DVD, outro para o HD, outro, com conector específico, para a placa de vídeo, etc...

Se fizessemos desse modo em uma fonte com cabeamento modular estaríamos colocando, conforme a config, todos os chicotes possíveis, deturpando um pouco o sentido do cabeamento modular que veio para organizar seu gabinete, do ponto de vista menor quantidade de chicotes...

Então, para muitas configs, mais densas um pouco, o cabeamento modular aliado a uma otimização da distribuição de energia minorando perdas, nem faria sentido.

Com criatividade é possível conviver tranquilamente com toda o leque de chicotes de sua fonte. Eu particularmente, não sou o maior fã do cabeamento modular. Tenho, por ter desenvolvido, sérias restrições, aliado ao fato de que desde o ponto de vista resistência total do chicote, um conector a mais só pode fazê-la aumentar, nunca diminuir. Ou seja, o cabeamento modular, em função de agregar mais um conector, do ponto de vista perda na distribuição, só consegue piorar e nunca melhorar.

De modo que, especificamente nessa SL-8600EPS da Satellite, te recomendo a fonte sem o cabeamento modular, até por que esse cabeamento, nessa fonte, tem um revestimento que o deixa duro e inflexível demais. É quase uma mangueira.

Quanto a fonte, é muito boa, pode confiar:
Reviews internacionais:
http://www.guru3d.com/article/psu/460/
http://www.hardwarecanucks.com/foru...s/895-apex-460w-600w-power-supply-review.html

Abraço...
 
Belíssimo tópico, lfaller. Me impressiona saber que existem pessoas como você, que ajudam o próximo na mais boa vontade. Percebo que você gosta muito do que faz, e essa paixão fica explícita quando lemos seus posts aqui no Adrena.
Parabéns!
 
Bom... coloquei a seguinte config no EXTREME PSU CALCULATOR

Q6600 G0 - OC 3.0 - VCORE 1.3 - 128WATTS
2 DVDRW
9600GT - SLI
1 HD SATA 2
4 DDR2 STICKS
HIGH END MOBO
4 X 120MM LED FAN
4 X 80MM LED FAN
FRONT BAY LCD - ORIGINAL DO X-BLADE
CAPACITOR AGING 20% - mais de um ano de uso da PSU
TDP - 90%
TOTAL 452WATTS

Se trocar o Q6600-3.0-OC
Pelo E8400-3.0-Stock
TOTAL 395WATTS

Posso ir de SLI com a minha ZALMAN 460-APS?? comprei a 1 semana, pensei que iria segurar meu UP, mas se for o caso fico com somente 1-9600GT que tenho ctza que essa zalman segura mesmo com um QUAD! agora... segura um SLI com todos os meus FANS ligados??

-------------------
Refiz os cálculos pelo EXTREME PSU!

PSU1.jpg


Deu 329watts, tenho que dividir esse valor por 0,7??

se for o caso então... 329/0,7 = 470? então a minha Zalman 460-APS, deve segurar com o pé nas costas essa config? pelo que eu vi a ZALMAN 360-APS fornece até 475watts com segurança.... uma 460-APS então fornece quanto? + de 500watts??

Agora a segunda possível config!

PSU2.jpg


Essa é um pouco mais salgada

352/0,7 = 502watts

e ela com OC!

PSU2OC.jpg


376/0,7 = 537watts

E agora? posso ir de ZALMAN 460-APS com essas config's??
 
Bom... coloquei a seguinte config no EXTREME PSU CALCULATOR

Q6600 G0 - OC 3.0 - VCORE 1.3 - 128WATTS
2 DVDRW
9600GT - SLI
1 HD SATA 2
4 DDR2 STICKS
HIGH END MOBO
4 X 120MM LED FAN
4 X 80MM LED FAN
FRONT BAY LCD - ORIGINAL DO X-BLADE
CAPACITOR AGING 20% - mais de um ano de uso da PSU
TDP - 90%
TOTAL 452WATTS

Se trocar o Q6600-3.0-OC
Pelo E8400-3.0-Stock
TOTAL 395WATTS

Posso ir de SLI com a minha ZALMAN 460-APS?? comprei a 1 semana, pensei que iria segurar meu UP, mas se for o caso fico com somente 1-9600GT que tenho ctza que essa zalman segura mesmo com um QUAD! agora... segura um SLI com todos os meus FANS ligados??
Algumas considerações:
Você citou ZM460-APS. Essa é uma fonte antiga, com capacidade de oferta de somente 30 Amperes nas linhas de 12 Volts, de modo acumulado. Eu penso que você, até por ter comprado há alguns dias somente, deva ter comprado a ZM460B-APS, agora com 34 Ampéres ai nas linhas de 12 Volts. Quanto a simulação, tenho feito de modo um pouco diverso desse seu, até por que as novas fontes tem uma tendência cada vez maior de vir com PFC ativo, descartando a necessidade de se colocar capacitor aging, que nada mais era do que um multiplicador da potência real de pico demandada pela sua config, pelo valor que colocavas como capacitor aging, somado de 1. Por exemplo. quando achaste a potência de 452 Watts com capacitor aging de 20% nada mais era do que a real potência do pico do pico de sua config, multiplicada por 1,20. Ou seja, nesse caso a real exigência de tua config seria de 452/1,2 = 376 Watts

Nesse caso, para se buscar uma melhor área de trabalho da fonte, que é de 40 a 70% de sua capacidade de oferta, costumo recomendar que se divida esse valor do pico do pico da demanda de sua config por 0,70. Veja ai nesse teu caso 376/0,70 = 537 Watts. Por comvicção e por técnivca eu recomendaria você trabalhar ai com uma fonte de 500 a 550 Watts, para ter toda a tranquilidade do mundo de estar muito bem resolvida a questão energética de teu PC. Sim entretanto é possível se trabalhar com uma ZM460B-APS com essa configuração. A fonte entretanto estará sendo exigida em cerca de 82% de sua capacidade operacional, no pico da demanda. Conservadoramente não considero ser a melhor escolha para ponto de operação de uma fonte. Mas que aguenta agurenta sim. Se for a ZM460-APS (sem aquele B) não recomendo pois ela era uma fonte à moda antiga, com distribuição de potência apropriada para configs antigas.

Abraço...
 
Pouts! mto Obrigado!! assim que terminei de editar apareceu esse seu coment! coincidentemente mto parecido os resultados heauhueahuea! bom, não lembro se a minha é a 460B-APS, acho que é, pelo menos nela tem escrito FULL RANGE, assim que chegar em casa eu vou olhar na caixa!

------------------ edit
Verifiquei com o pessoal da loja que comprei!
Fonte Zalman ZM460B-APS - ...................R$299,00
Mais uma notícia boa! é o modelo novo então!
------------------ edit

Então como o E8400 e o Q6600 estão os 2 com preço de 580reais... acho que vou acabar ficando com E8400 por utilizar melhor a minha fonte.... de início vou ficar somente com 2 STICKS DDR2 e 1 9600GT, mas estou me preparando para o futuro heuahuehauha, então se eu pegar um E8400 poderia ficar com o SLI de 9600GT??

Finalmente alguma notícia BOA de verdade!!!
 
parabens pelo topico

mas seria interessante deixar no final uma listagem de alguns modelos confiaveis

tipo recomendacoes pra comprar

fonte XXX - 350w
Fonte xxx - 500w
fonte xxx - 600w
 
lfaller, pelo que entendi, é melhor ter uma linha de 12 Volts com por ex: 40A do que 4 de 18A , que dá uma falsa sensação de sobra de corrente 4X18 =72A, sendo que o correto é de 425/12 = 35A, no caso uma Corsair VX de 550W fornece mais corrente do que uma de 600 Watts ! :slap:

GameXstream_600W_chart.jpg
 
lfaller, pelo que entendi, é melhor ter uma linha de 12 Volts com por ex: 40A do que 4 de 18A , que dá uma falsa sensação de sobra de corrente 4X18 =72A, sendo que o correto é de 425/12 = 35A, no caso uma Corsair VX de 550W fornece mais corrente do que uma de 600 Watts ! :slap:

GameXstream_600W_chart.jpg

Por partes:

- A enorme maioria das fontes para PC tem uma saída única de 12 volts. Dai, dessa saída única partem uma série de chicotes, que os fabricantes denominam como +12V1, +12V2, etc...
A recomendação de 18 amperes em uma linha virtual de 12 Volts, e para que você evite de drenar mais do que isso nessa linha. O fabricante não garante que a tensão chegará nos valores adequados lá no consumidor se você transgredir esses 18 Amperes. A fonte, por trás daquela linha, dá mais do que isso. É um aviso... Não ultrapasse os 18 Amperes de consumo em uium amesma linha.
Mesmo fontes declaradamente com uma só saída, como é o caso da Corsair VX550, mesmo essas tem na distribuição vários chicotes, a única diferença é que elas não os denominam de +12V1, +12V2, etc.. E esses chicotes sim tem também uma corrente limite.
Não poderia ser diferente. Imagine se um chicote tivesse que poder aguentar todos os 41 Amperes de que a fonte é capaz??? Seu fio teria que ser muito mais grosso e desse modo não maleável...

- Quanto a outra pergunta: Se uma Corsair de 550 Watts oferecia maior corrente em 12 Volts que uma OCZ de 600 Watts...
Fonte Corsair VX550 ==> Corrente máxima em 12 volts declarada pelo fabricante = 41 Amperes
Fonte OCZ GameXstream_600W ==> corrente em 12 Volts não declarada pelo fabricante mas sim na etiqueta colocado que , para 3,3, 5 e 12 Volts de modo combinado (somatório de todas) ela tem reservado 580 Watts.
Como entender essa declaração???
Certamente não é do modo como você deve ter feito, que foi deduzir dos 580, a potência que a fonte seria capaz de entregar para as tensões de 3,3 e 5 Volts, no modo combinado, que é de 155 Watts. Você deve ter feito.. 580-155 = 425/12 = 35,4 Amperes... Na prática não é assim que se faz...
Veja, a fonte disponibiliza uma determinada energia máxima, mas somente a forrnece se for exigida, pela sua config.
Configs antigas tomavam muita energia das fontes nas tensões de 3,3 e 5 Volts, pela sua concepção, pelo seu desenho. Mesmo vale para as placas de vídeo, antigamente fortemente alimentadas pelos 3,3 e 5 Volts, atualmente só o são pela linha de 12 Volts e pouca coisa pela linha de 3,3 Volts.
Desse modo uma config normal, moderna, atual, vai demandar alguma coisa entre 40 e 65 Watts das linhas de baixa tensão. Agora sim podes olhar a etiqueta e fazer o cálculo do que potencialmente essa OCZ pode ofertar em 12 Volts.. 580 - 65 = 515 Watts / 12 = 43 Amperes.
Se você souber o quanto a sua config demanda nas baixas, (e você pode ter uma estimativa disso lá no site www.extreme.outervision.com , na versão registrada) então seu cálculo poderá ainda subir mais..
Vamos supor que seu PC tenha uma config assim:
CPU C2D 4300
2 pentes de memória
1HD
1DVD
PV 9600GT.
Sua demanda nas baixas tensões não ultrapassará os 45 Watts. Nesse caso, uma OCZ poderia ofertar ainda nos 12 Volts 580-45 = 535/12 = 44,6 Amperes..
Abraço...
 
Vou comprar uma Zalman ZM600-HP

Nos testes que vi ela tem 700W de potência, é projetada pra suportar SLI, então vou apelar e comprá-la.

Obrigado pela ajuda, podia ter guardado minha fonte antiga pra deixar a 7600 GT no PC do meu irmão =\

Informação vale muito, valeu gente!
 
Caro Ifaller,

Li seus post´s sobre alimentação, exclareceu bastante coisa. Bom trabalho.

Então calculei o consumo do meu sistema.

Surgiu uma dúvida em relação a amperagem e se minha fonte vai aguentar. Pois ela apesar de parecer boa(TT480w c/ PFC ativo 480W), é antiga.
Vi em um post seu que uma parecida com ela era boa na epoca dos K7 e P4. O fabricante da VGA(XFX 9800gt) pede uma fonte de 400w min. para todo o sistema e linha de 12v com 26A.
Então levo em consideração todo o conjunto? Mesmo a minha tendo 18A na linha de 12v dando um total de 216W e nas linhas baixas 299W ?

Spec da fonte TT480W PFC: +5v 40a ~ -5V 0,8a / +12v 18a ~-12v 0,8a / +3.3v 30a / +5VSB 2a


Pelos calculos feitos no Extreme PSU Calculator, ficou da seguinte forma:

System Type: 1 physical CPU
Motherboard: High End - Desktop
CPU: AMD Athlon 64 X2 4200+ 2200 MHz AM2 Windsor
CPU Utilization (TDP): 85% TDP
RAM: 2 Sticks DDR SDRAM
Video Card: XFX GeForce 9800 GT(A nova VGA), antes era uma 7600gt ainda nao espetei ela..ta chegando hoje.
Video Type: Single Card
Regular SATA: 2 HDDs
DVD-ROM Drive: 1 Drive
DVD-RW/DVD+RW Drive: 1 Drive
PCI TV Tuner - Antenna: Yes
USB: 4 Devices
Fan Controller: Yes
Fans
Regular:
1 Fan 80mm; 1 Fan 120mm;
Keyboard and mouse: Yes
System Load: 90
Recommended Wattage: 306 Watts

Agradeço se puder exclarecer essa minha dúvida e se possível dar uma esplanada sobre amperagem, e como os periféricos utilizam as linhas de energia da fonte. Tipo uma VGA usa só +12V? Linhas de +5v vão para a MB?

Não estou podendo no momento gastar 320,00 em uma Corsair VX550, mas caso não tenha como, vou ter que aguardar vender minha fonte e minha 7600gt.

Obrigado pela atenção,
 
entao é mehor adquirir uma fonte com um de 12v de 60a do que uma com 2 de 12v com 30a? entendi certo?
 
Agradeço se puder exclarecer essa minha dúvida e se possível dar uma esplanada sobre amperagem, e como os periféricos utilizam as linhas de energia da fonte. Tipo uma VGA usa só +12V? Linhas de +5v vão para a MB?
Essa sua fonte sofre daquele problema de distribuição de energia inadequada para as configs atuais..
As placas de vídeo atuais tomam quase toda a energia das linhas de 12 Volts e pouca, muito pouca mesmo (1% a 2%), da linha de 3,3 volts.
Metade da energia suprida por essa sua fonte, nas linhas de 12 Volts, será consumida nessa PV, e o restante da energia deverá poder alimentar a CPU, (o vcore que é uma demanda pesada é derivado dos 12 volts), todos os periféricos, seus dois drivers de DVD e seus dois HD's são alimentados com 12 Volts, seus fans igual, sacam sua alimentação dos 12 Volts.
Os 3,3 Volts são usados na sinalização de barramento e os 5 volts são usados ainda na parte lógica, mas nunca tomando mais do que uns 45 Watts da fonte..

Vai faltar energia na fonte de 12 Volts e igual ao nosso colega ai de cima, o luiztrevia (vide post: http://adrenaline.com.br/forum/energia/260086-fonte-queimou.html ) vais queimar a sua fonte se alimentar essa config com ela.. Veja o que escrevi para ele e serve para ti também..

Uma Corsair VX450, com belíssimos 33 Amperes na linha de 12 volts basta para a sua config, ao invés dos 18 Amperes da tua fonte...
Abraço...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo