Como fazer um bridge entre dois roteadores [TUTORIAL]

Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Soulzito

Hungry Member
Registrado
Fiz esse tutorial no fórum que mais frequento. Acho que tem uma boa utilidade para quem quer "reciclar" um roteador velho ou comprar dois baratos e aumentar o alcance da distribuição, economizando todo aquele trabalho de passar cabos pelo circuito da casa.

O alvo disso são principalmente aparelhos e PCs que estão longe de um roteador principal e que obrigatoriamente devem se conectar por um cabo ethernet na rede. Inicialmente fiz isso pra levar o link pra minha sala e distribuir pro meu Xbox 360. Mas, já que o link está lá, talvez mais pra frente com uma TV com conexão ethernet, mais algum console e outros afins, posso usufruir de um roteador bem pertinho deles sem ter que gastar dinheiro com outros adaptadores wireless. Ou seja, isso visa não só diminuir alguns custos presentes como também reduzir possíveis custos futuros.

O texto é grande. Pra quem não está acostumado a ler coisas assim, assusta, mas, como vou dizer mais à frente, isso só tem tamanho: é simples e simplesmente deve-se ter cautela ao proceder com as etapas.

Espero que gostem.

-------------------------------------------------------

Isso é bem conhecido pro pessoal que trabalha com redes ou mexe com o firmware DD-WRT, mas vou ajudar aqui fazendo um passo a passo pra quem quer ligar o 360 na Live sem ter que ficar jogando cabos pela sala e de um jeito razoavelmente barato.

798px-Standard_bridge_large.jpg


É assim que a coisa funcionará.

Espero que gostem do tutorial.

Lembrando o seguinte: o procedimento que você fará com seu velho roteador acarretará na perda da garantia, caso ele ainda esteja coberto por ela. Há o risco de deixá-lo totalmente inutilizável no processo de mudança de firmware, portanto peça ajuda a quem entenda caso não tenha segurança do que vai fazer.

Por isso, leiam o tutorial INTEIRO, COM CALMA e perguntem aqui caso haja alguma dúvida.

As partes em vermelho mostram passos que devem ser feitos com cautela ou uma informação de extrema importância.


---------------------------------------------------------------------------------------------

Informações Gerais
Leitura Obrigatória

1 - Por que fazer isso?

Tive essa idéia quando fui comprar um roteador novo aqui pra minha rede que tenho em casa. O roteador antigo já andava meio capenga e, quando comprei o novo, decidi que não ia repassar pra ninguém da família ou vendê-lo. Resolvi que poderia ser usado pra alguma coisa útil.

Essa coisa útil veio na forma de um access point modificado.

2 - Num resumo, como funciona e quais as vantagens e desvantagens?

Um roteador vai se comunicar com o outro, sendo que ambos compartilharão a conexão de internet. Você vai, de uma certa forma, expandir o alcance do sinal.

O local onde o roteador que ficará como ponto de acesso terá internet normalmente, sem a necessidade de ficar jogando cabos de rede pela casa. Economia de espaço e trabalho, pois muita gente, pra fazer a coisa mais bonitinha, prefere passar esses cabos pelo circuito da casa e isso sempre dá um trabalho do caramba.

A desvantagem pode ser o preço, que vai variar de 140 reais até o máximo que puder pagar por um novo roteador, mas qualquer coisa acima dos 400 reais já fica algo desnecessário pra uma residência, salvo em casos muito específicos. A outra desvantagem é que, caso aconteça alguma coisa durante um processo de troca de firmware, seu roteador velho pode virar um simples peso para papel.

Não há nenhum processo complicado a ponto de um leigo desistir, mas tudo exige atenção.

3 - Do que vou precisar pra fazer isso?

a) Dois roteadores, de preferência da marca Linksys;
b) Um cabo de rede pequeno para efetuar as configurações no roteador velho;
c) Conexão com a Internet;
d) Muita atenção;
e) Um pouco de paciência.

4 - Recomenda algum roteador?

Como eu nem sabia qual a função que daria, acabei pegando para ser o roteador principal um WRT 150N da Linksys. Paguei 400 reais na FNAC. O roteador velho é um Linksys WRT54G v8.0. É bem conhecido, hoje deve custar uns 130, 150 reais no máximo e é totalmente compatível com o firmware que utilizei aqui. Quem quiser usar dois WRT54G, pode.

Se quiser comprar algum outro modelo de roteador de alguma outra marca, veja se o roteador é compatível com o firmware DD-WRT no link abaixo:

http://www.dd-wrt.com/dd-wrtv3/dd-wrt/hardware.html

Prestem muita atenção no modelo que forem usar e/ou que forem comprar para fazer isso. Comprar um roteador errado ou fazer o procedimento de troca num roteador que não é compatível vai torná-lo inutilizável.

5 - Quanto tempo demora pra tudo ficar pronto?

Com o pouco de experiência que eu tinha e lendo tudo, demorei umas duas horas pra aprender a fazer tudo funcionar certinho. Com esse tutorial, espero que demorem no máximo uma hora ou até bem menos. Vai depender da experiência de cada um e das dificuldades que irão encontrar.

6 - Qual o ponto do processo que devo tomar mais cuidado?

Na troca de firmware. Ao trocarmos o firmware original pelo DD-WRT, deve-se seguir à risca todos os passos que forem descritos aqui. Caso contrário, como já falei e insisto, seu roteador poderá virar peso para papel.

7 - Alguma recomendação num geral?

Sim. Primeiro, estejam cientes dos riscos envolvidos. Uma coisa a ser dita é que eu não recomendo fazer o procedimento de troca de firmware num roteador novo, pelo simples motivo de que ele é novo, ainda tem garantia e, caso dê algo errado, seu dinheiro foi pro lixo. Utilize seu roteador velho e só faça esse processo num novo se realmente não houver como, caso, por exemplo, tenha comprado dois roteadores novos pra fazer isso.

Depois, certifique-se que tudo estará ligado numa rede elétrica estável e protegida. Se puder usar um no-break para ligar o velho roteador no processo de troca de firmware, faça. Qualquer interrupção nesse ponto é crítico.

O roteador primário, que é quem vai fornecer o acesso para todos os componentes da rede não necessariamente precisa ser um roteador da Linksys. Mas, caso seja, ficará mais fácil de visualizar o processo do que deverá anotar para repassar ao roteador secundário.

O restante dos processos são tranquilos e só vão necessitar de atenção de quem estiver configurando a rede. Nenhum erro depois desse processo é conhecido como algo crítico a ponto de fazer seu roteador parar de funcionar. Qualquer coisa, nada que um reset dê jeito.

Chega de avisos e vamos ao que interessa.

---------------------------------------------------------------------------------------------

Configurando o Roteador Primário

O roteador primário é aquele que irá ficar conectado diretamente ao modem do seu link de internet, ou, dependendo do caso, que é o próprio modem da sua conexão com a internet. É ele quem vai distribuir o sinal sem fio para o outro roteador.

No meu caso, há um modem ADSL conectado ao roteador primário e a conexão é feita por PPPOE. Todas as etapas que estarei falando nessa parte dizem respeito aos roteadores Linksys. Veja o que você deve fazer e anotar para executar em um roteador de marca diferente.

As únicas coisas a se fazer no seu roteador primário após configurá-lo para conectar-se à internet e distribuir o sinal adequadamente são as seguintes:

1) O IP de acesso ao roteador principal deve ser 192.168.1.1. Mude, caso esteja diferente. Nos roteadores Linksys, você encontra isso em Setup - Basic Setup, na área Network Setup:

iprouter1.jpg




2) No seu roteador primário, vá na aba Wireless e em Basic Wireless Setup, anote as configurações da sua rede wireless. Anote o nome da rede exatamente como mostra na tela e anote também o canal. Mesmo que esteja como "auto" (automático).

3) Ainda no roteador primário, vá na aba Wireless e depois em Wireless Security. É onde você configura a segurança da sua rede wireless. Como todos os casos, não é obrigatório fazer isso, mas é recomendável. Anote que tipo de chave usa (WPA 1 ou 2, PSK 1 ou 2 Enterprise ou Personal ou seja lá qual for), e anote todas as informações que aparecem nessa tela, incluindo, claro, o password para a entrada na rede, caso haja.

4) Na aba Security, desabilite toda a segurança do roteador: desabilite o firewall e todos os filtros. Anote que fez isso para uso posterior.

Configurando o Roteador Secundário

Essa primeira parte é a parte mais delicada. Antes de tudo: você vai fazer essa etapa com seu roteador velho, e não o novo, por questões óbvias. Se for dar algo de errado, que dê com algo mais barato pelo menos. Siga os passos exatamente de acordo como o que é descrito. Tenha paciência para esperar o tempo para que as coisas aconteçam. Certifique-se que está ligando seu roteador em uma rede elétrica estável para evitar que você perca o aparelho por conta de um problema na rede durante o flash de firmware.

Todos os passos daqui em diante serão feitos levando em conta um roteador Linksys WRT54G V8.

Estamos combinados quanto aos avisos? Leu todos os primeiros avisos? Se você sequer sabe o que é firmware, então é melhor deixar que alguém com maior conhecimento faça isso por você. E lembre-se: você está fazendo isso por sua conta e risco. Não venha chorar aqui depois porque ferrou com o roteador.


1 - Baixando o que se deve baixar

a) Entre nesse link: http://www.dd-wrt.com/dd-wrtv3/dd-wrt/hardware.html
b) Digite exatamente o modelo do seu roteador. No caso de exemplo, vou digitar WRT54G;
c) Ao digitar o modelo, procure na tabela a versão correta do seu roteador, vendo isso em "Revision";
d) Verifique na tabela se a situação em "Supported" está como YES. Caso contrário, cancele toda a operação agora;
e) Se tudo ok, clique em cima do modelo que você tem e então aparecerá a seguinte tela:

ddwrtdown.jpg


Lembre-se: o modelo da foto é o meu roteador. Procure o SEU modelo.

Vão aparecer todos os dados necessários pra você fazer a troca (flash) do firmware original para o DD-WRT, inclusive um tutorial que está em inglês. Na dúvida, consulte o tutorial em inglês oficial do site, ok?

O que estiver escrito em "supported by", deixe como está. Pegue a versão recomendada mesmo (recommended).

Para o caso desse roteador, os arquivos que serão necessários para fazer o procedimento serão os seguintes:

- dd-wrt.v24_micro_generic.bin (o primeiro da lista na screenshot);
- vxworkskillerGv8-v3.bin (o terceiro da lista na screenshot).

Feito os devidos downloads, recomendo que clique no link abaixo do "Instructions", que é o tutorial oficial que está em inglês, imprima e leia. Se souber inglês, siga por lá. Caso for cru no idioma, imprima e leia as instruções abaixo. Novamente eu falo: esses passos são para o roteador Linksys WRT54G. PROCURE OS PASSOS PARA O SEU ROTEADOR CASO SEJA DE MODELO E MARCA DIFERENTES!

Outra coisa: usuários de Windows Vista devem habilitar o TFTP, caso não esteja já habilitado. Quem for utilizar o programa TFTP, por favor, leia o seguinte link (em inglês):

http://www.dd-wrt.com/wiki/index.php/Tftp_flash

2 - Preparando seu roteador secundário

Antes de tudo, desconecte-se do seu roteador primário. Por isso a importância de ter anotado os passos que fez no roteador primário e imprimir as instruções. Se você não fez isso, faça.

Conecte-se com o seu roteador secundário (o velho, só pra lembrar) por cabo. Coloque o cabo na entrada 1.

Obrigatoriamente, configure manualmente os dados de ip para se configurar no roteador. Utilize os seguintes parâmetros:

Endereço IP: 192.168.1.100
Sub net: 255.255.255.0 (é o padrão)
Gateway: 192.168.1.1

Feito isso, vamos ao que realmente interessa.

Primeiro, você vai fazer o chamado "hard reset". Lembrando, os passos aqui são para um Linksys WRT54G. Procure se informar sobre o mesmo passo para um roteador diferente e compatível com os procedimentos aqui listados:

a) Aperte e segure o botão RESET que se encontra atrás do seu roteador por 30 segundos;
b) Com o botão RESET ainda pressionado, retire o plugue de energia do roteador. Continue com o botão RESET pressionado por mais 30 segundos;
c) Ainda com o botão RESET pressionado, conecte o plugue de energia do roteador e continue com o botão RESET pressionado por mais 30 segundos.

Abra o Internet Explorer se você estiver no Windows ou o browser padrão do seu sistema. O IE para isso é o mais confiável, já que tem gente que reporta problemas de conexão e aparência de página do roteador com Firefox, Chrome e outros navegadores.

Com o IE ou seu browser aberto, digite: http://192.168.1.1. Isso o levará para a tela de configuração do roteador.

No roteador WRT54G v8, o hard reset levará você direto a uma tela de upgrade de firmware ao ir no endereço de ip que digitou no browser. Nessa tela, você vai procurar e pedir para dar upgrade utilizando o arquivo vxworkskillerGv8-v3.bin.

Agora, o mais crítico: ESPERE pelo menos dois minutos (quanto mais esperar, melhor!) antes de continuar! O arquivo demora um tempinho pra fazer efeito no roteador. Assim que der os dois minutos, você provavelmente irá ver uma tela pedindo para você fazer um reset do roteador. Se vir essa tela, faça o reset retirando o plugue de energia e voltando a religá-lo na energia 10 segundos depois.

Depois de feito isso, é possível que você não consiga mais entrar no roteador pelo browser, mas será possível dar ping no endereço 192.168.1.1. Se seguiu os passos corretamente e não dá ping, então talvez você setou as configurações de ip manuais incorretamente.

Agora é hora de instalar o firmware DD-WRT. Não me canso de avisar: esse procedimento é feito para o roteador LINKSYS WRT54G V8. Procure o modelo do roteador que estiver usando e siga as instruções do site para esse procedimento!

3 - Instalando o firmware DD-WRT

Para isso, terá de usar o TFTP. O Windows Vista já possui isso, mas se sua versão é a Home Premium ou Business, pode ser que tenha que habilitá-la. Para isso:

Painel de Controle - Programas e Recursos - Ativar ou desativar recursos do Windows

Selecione o Cliente TFTP e dê OK.

Se for usar o programa TFTP (WinXp ou Linux), leia o link abaixo (inglês):

http://www.dd-wrt.com/wiki/index.php/Tftp_flash

Vamos ao que interessa. De agora em diante, uma tradução limpa do que o tutorial para esse roteador diz. O que está em azul é uma pequena correção minha:

- No Windows, abra o Prompt de Comando e digite tftp -i 192.168.1.1 put c:\dd-wrt.v24_micro_generic.bin. Onde há "c:\", digite certinho onde está seu arquivo dd-wrt.v24_micro_generic.bin.

- No Linux, no terminal, digite tftp -m octet 192.168.1.1 -c put dd-wrt.v24_micro_generic.bin

- De modo alternativo, para Linux, se você ver um tal de "error code 3", digite no terminal atftp --option "mode octet" --verbose -p -l dd-wrt.v24_micro_generic.bin 192.168.1.1

- Usários de OSX, digitem tftp -e 192.168.1.1. No prompt do TFTP, digitem put dd-wrt.v24_micro_generic.bin

Feito isso, o firmware será carregado pro seu roteador. Quando estiver pronto, o DD-WRT vai automaticamente reiniciar.

Quando isso acontecer, faça novamente um hard reset.

Depois de mais ou menos um minuto você já poderá acessar o DD-WRT no seu roteador tranquilamente.

Para os usuários de Windows, continuem no IE. Entrem no roteador digitando http://192.168.1.1 e setem um novo login e senha para entrar no roteador.

Configurando toda a rede

Agora que saímos da área onde o cu tranca, vamos relaxar. De agora em diante a coisa é bem mais tranquila e só vai precisar de atenção.

Pois bem, mãos à obra.

Primeiramente, vamos mudar o que é de essencial agora. Vá em SETUP e então em BASIC SETUP. Na área NETWORK SETUP, mude as seguintes coisas:

Local IP Address: 192.168.1.2
Subnet Mask: 255.255.255.0
Gateway: 192.168.1.1 (ip do roteador primário)
Local DNS: 0.0.0.0

Um exemplo de como ficará:

ipsddwrt.jpg


Clique em Save e então em Apply Settings. O roteador vai reiniciar. Como você está sob ip manual no seu PC, vá lá nas configurações de rede do seu PC e troque o gateway de 192.168.1.1 para 192.168.1.2, caso contrário não conseguirá conectar-se ao roteador novamente, pois mudou o IP.

Conecte-se novamente ao roteador, agora, claro, digitando http://192.168.1.2.

Conectado, vá na aba Wireless e em Basic Settings, você irá mudar o seguinte:

Wireless Mode: Client Bridge
Network Mode: Mixed
Wireless Network Name (SSID): igual ao nome de rede do seu roteador primário
Se houver necessidade, sete o canal exato de conexão wireless que anotou do seu roteador primário.
O restante deve ser deixado como está.

Clique em Save e então Apply Settings
.

Em seguida, vá até a aba Wireless e então em Wireless Security. Se você possuia algum modo de segurança para o roteador primário, então terá que copiar todos os modos aqui para o secundário. Refaça a segurança exatamente como está no roteador primário, utilizando as anotações previamente obtidas. Feito tudo, clique em Save e então Apply Settings.

Se você teve que fazer esse procedimento de setar a segurança, terá que depois ir em Wireless - Advanced Settings e então setar a opção Authentication Type como Shared Key. Feito isso, Save e então Apply Settings. Em caso de não ter segurança alguma a ser setada, nada a mudar nessa página.

Feito isso, vá até a aba Security e desligue todos os filtros e o firewall do roteador, assim como está no roteador primário. Clique em Save e então em Apply Settings.

Agora, direto até a aba Status.

Nessa aba, vá até o submenu Wireless. Você deverá ver as seguintes informações:

Wireless Status

MAC Address 00:1E:E5:5D:B1:6B
Radio Radio is On
Mode Client Bridge
Network Mixed
SSID Charlie (igual ao nome de rede do roteador primário)
Channel 1 (igual ao do roteador primário. Se automático, foi setado pelo sistema, então, nada de importante)
TX Power 70 mW
Rate 24 Mbps
Encryption - Interface wl0 Disabled
PPTP Status Disconnected

Logo abaixo, existe uma parte chamada de Wireless Nodes. Clique logo abaixo em Site Survey.

Clicando em Site Survey, você poderá perceber que aparecerá uma lista. Essa lista refere-se às redes wireless que foram detectadas. Selecione a sua rede e clique em Join.

Feito isso, você será levado automaticamente para a aba Wireless - Basic Settings. Clique em Save e então em Apply Settings.

Volte até a aba Status e então Wireless. O que você deverá ver é isso:

sitesurveyddwrt.jpg


Se está vendo isso, então é possível também que daqui alguns segundos estará navegando pela internet através do seu roteador.

Faça um teste, indo nas configurações de rede do seu PC e coloque para que os ips sejam obtidos automaticamente. Feito isso, desconecte o cabo do PC, espere alguns segundos e reconecte. Se ele obter um IP e navegar na internet, OK. Caso não, tente ver se setando um IP manualmente, como antes, você não navega normalmente.

Em caso positivo para qualquer um dos casos, agora é hora de levar seu roteador secundário para o local onde está seu Xbox 360 ou outro console e conectá-los. Respeitando o limite de distância entre um roteador e outro, você agora tem internet para qualquer aparelho que necessite de conexão exclusivamente por cabo ethernet, como é o caso do Xbox 360 ou do Playstation 2, por exemplo.

Se houver necessidade de setar ips para os consoles ou outros aparelhos, sete como estava setando para o seu PC para se conectar ao roteador, somente agora mudando o número final. Por exemplo:

Xbox 360: 192.168.1.101
PS2: 192.168.1.102

Respeitando o Subnet Mask e Gateway que devem ser 255.255.255.0 e 192.168.1.2, respectivamente para todos os casos.
 
Parabens.

Bem feito tem um topico do DD-WRT oficial aqui q eu criei depois se quiser da uma olhada la.

Se alguem precisar de uma ajuda me avisa q eu ajudo com maior prazer ;)
 
bom topico, eu pensei em fazer um tutorial de WDS e postar (ainda to pensando(), no site www.aprouter.com.br eles tem video aulas gratis de como fazer
configurar router como cliente ISP, ap+wds, bridge, wds, repetidor, etc xD
 
Muito bom tópico, só não tenho verba o suficiente para fazer, tava pensando numa rede como essa...
 
Parabens pelo topico!
Tudo muito bem explicado e com todas as dicas!
 
Se alguém tiver dúvidas ou até quiser fazer correções ou sugestões, à vontade. Só peço desculpas caso haja a falta de linguagem específica, o que com certeza há. Tentei ser o mais informal, sem ficar complicando demais.
 
excelente topico.
vou aproveitar pra tirar umas duvidas sobre router wifi.

Aquele linksys wrt54g2 sera q vai ter firmware da DD-WRT?

E quando voce monta essa ligaçao ai o segundo roteador fica como um repetidor de sinal (ou quase isso)?

um Pc "ligado" ao segundo roteador tera problemas com direcionamentos de portas ? ou eh tipo um bridging?


abraço
 
excelente topico.
vou aproveitar pra tirar umas duvidas sobre router wifi.

Aquele linksys wrt54g2 sera q vai ter firmware da DD-WRT?

E quando voce monta essa ligaçao ai o segundo roteador fica como um repetidor de sinal (ou quase isso)?

um Pc "ligado" ao segundo roteador tera problemas com direcionamentos de portas ? ou eh tipo um bridging?


abraço

Sobre o roteador, não sei. O site da DD-WRT parece que está fora no momento pra eu checar mais infos, mas é possível que sim. Se bem que não conheço muita gente com esse modelo, mas isso num geral não diz muita coisa sobre isso.

O roteador na verdade não fica como um repetidor de sinal WiFi, até porque a conexão WiFi não é redistribuída por ele. Dê uma olhada nesse detalhe: no canto superior esquerdo das screenshots do meu roteador com DD-WRT, aparece ali "WAN disabled". O único modo, nesse caso, para se ter conexão com a internet usando o segundo roteador é por cabo.

Para fazer ele virar um repetidor, deve-se selecionar a função "Repeater Bridge". Segue-se as mesmas etapas, mudando somente duas coisas durante a configuração da rede.

Sobre os redirecionamentos, não. Aqui tive problemas com isso no começo mas foi por conta de alguns erros na configuração. O Xbox 360, que usei como cobaia na conexão mostrava o NAT como restrito, mas refazendo toda a configuração da rede no segundo roteador consegui que tudo ficasse OK. Realmente isso é um bridge, uma ponte entre um roteador e outro.

A única falha por enquanto é que os componentes conectados diretamente ao roteador primário não enxergam os componentes conectados no roteador secundário. Por exemplo, meu Xbox 360 não enxerga o notebook e vice-versa. Meio chato por conta de que daria pra fazer um bom streaming por essa rede, mas, estou já verificando isso e espero ter uma solução pra postar aqui.

Vi um comando pra ser executado por TELNET, mas ainda não consegui fazer funcionar.
 
Eu ja imaginava q um lado nao "enxergaria" o outro. Quando voce resolver isso posta ai como fez.
Ja passei uns perrrengues com isso... e ainda nao tive uma soluçao satisfatoria.

Pelo menos as portas ficaram tranquilas. Mto bom esse esquema, mas to pensando em fazer um do jeito q falei ... com o segundo servindo de repetidor pra poder ligar a rede toda sem ou com fio. Falando nisso. qdo o router esta como repetidor eu consigo ligar coisas nele via cabo normalmente tb?

Abraço e vlw pela paciencia.
 
Eu ja imaginava q um lado nao "enxergaria" o outro. Quando voce resolver isso posta ai como fez.
Ja passei uns perrrengues com isso... e ainda nao tive uma soluçao satisfatoria.

Pelo menos as portas ficaram tranquilas. Mto bom esse esquema, mas to pensando em fazer um do jeito q falei ... com o segundo servindo de repetidor pra poder ligar a rede toda sem ou com fio. Falando nisso. qdo o router esta como repetidor eu consigo ligar coisas nele via cabo normalmente tb?

Abraço e vlw pela paciencia.

Consegue sim, numa boa. O problema mesmo, tanto nesse caso como no client bridge, é que uma rede não vê a outra. Mas, há solução...

O problema é que a solução está nos fóruns da DD-WRT e parece que tudo está fora do ar. Ou será que é só pra mim, usuário Speedy? :boring:
 
ta off mesmo
 
Consegui uns comandos de TELNET que possivelmente resolvem o problema. Mas só vou poder testá-los amanhã.
 
Opa cara otimo topico sou novo aqui no forum, e dei uma liga em todo o conteudo que postou, e estava precisando mesmo fazer este procedimento porem encontrei apenas um problema, o meu modelo não é desse que voce descreveu porem é da mesma marca, é desse modelo WRT54GL, eu verifiquei se era compativel tudo direitinho, porem na hora de baixar os arquivos abaixo:

- dd-wrt.v24_micro_generic.bin (o primeiro da lista na screenshot);
- vxworkskillerGv8-v3.bin (o terceiro da lista na screenshot).

la na lista não possui esse arquivo abaixo aqui:
- vxworkskillerGv8-v3.bin (o terceiro da lista na screenshot).


o outro ele tem na lista la, o meu problema esta sendo apenas este eu ja procurei la nas instruções mais não achei uma solução, desculpe o incomodo, todo o resto do processo eu entendi e agradeço muito, se
puder de ajudar ficaria muito grato, obrigado pela atenção.
 
Mais um que desenterrou um tópico antigo, esse merece a pá de ouro.

padeouro923.jpg
 
Última edição:
Estou enfrentando um problema similar, onde o meu roteador fica no quarto e não chega sinal suficiente na sala (a distância daria uns 10 metros na diagonal, mas tendo trocentas paredes até lá).

Ao invés colocar outro roteador na sala para funcionar como bridge, existe alguma outra solução mais barata e que funcione aceitavelmente? Como por exemplo, colocar uma antena adicional no meio do caminho, sei lá...

O meu roteador é esse:
3crwer200-75.jpg
 
Estou enfrentando um problema similar, onde o meu roteador fica no quarto e não chega sinal suficiente na sala (a distância daria uns 10 metros na diagonal, mas tendo trocentas paredes até lá).

Ao invés colocar outro roteador na sala para funcionar como bridge, existe alguma outra solução mais barata e que funcione aceitavelmente? Como por exemplo, colocar uma antena adicional no meio do caminho, sei lá...

O meu roteador é esse: http://www.ictcompany.com/Products_icn/3Com/Wireless/3crwer200-75.jpg

Como o bridge não necessita estar conectado por cabo com nenhum outro PC ou roteador, já que a sua conexão é completamente dependente de outra sem fio, uma solução, mas não sei se mais barata, seria pegar um roteador baratinho e colocar no meio do caminho. Só que daí eu não tenho ideia de como ficaria o sinal do terceiro roteador, que ficaria na sala. Acredito eu que, apesar de ter um forte sinal, a qualidade desse sinal seria muito baixa, ou seja, haveria muita perda de pacotes ao ficar passando a informação entre três roteadores.

Outra solução, que também não é das mais baratas é que, se sua residência tem um grande circuito elétrico em comum entre esses cômodos, utilizar adaptadores de Powerline Ethernet. Você conectaria um numa tomada onde está o roteador principal e conectaria um cabo de rede entre ele e o roteador. Daí o sinal passaria pela corrente elétrica e sairia em outra tomada, esta com outro adaptador powerline e conectado no segundo roteador, na sala, que agora distribui um sinal excelente.

O ponto é que, na segunda solução, o bridge sem-fio nem vai existir. Nesse caso, a não ser que coloque IDs de rede iguais, serão redes separadas, caso queria. Daí vai do gosto. Eu uso essa segunda solução aqui em casa, pelo motivo de que fazer streaming de vídeos em HD através do WiFi é horrível. Usar powerline, apesar do maior custo, economiza tanto quanto em esforço, já que não preciso passar cabos de rede pelo circuito do apartamento, e tem maior qualidade que WiFi.

Usei esse kit aqui: http://produto.mercadolivre.com.br/...rede-ethernet-powerline-tp-link-pa201-200-_JM

Só depende de que as tomadas que for conectar esses adaptadores esteja dentro de um mesmo circuito. E devem ser conectadas direto na tomada. Nada de conectar em régua, estabilizador, benjamin...
 
Obrigado pelo retorno, Soul!

Eu sabia dessa alternativa via elétrica, mas não tinha idéia que já era um recurso "comercial" e disponível para usuários comuns e residenciais.
Irei estudar esse recurso...
 
fiz uma rede dessas, 3 pcs/note de um lado e 3pcs/note do outro lado, numa distancia de 500 metros, a cada lado com uma antena direcional aquario 25dbi com 10m de cabo uma apontando para outra, com 2 rotedores TP-LINK TL-WR841ND V7, usando firmware original e configurando o 2º roteador em WDS e desativando o DHCP do 2º roteador, assim os usuarios do 2º roteador, recebem ip do roteador 1, e vc administra tudo, controle de banda etc.. em rede local, de um desk no roteador e um outro desk no roteador2, consegui 70mbps/70mbps em media... perfeito..
 
Não é o meu caso aqui em ksa, mas nunca se sabe quando vai precisar. Otimo tutorial, parabens.
 
Valeu pelos elogios, pessoal. O tutorial já é meio velho, mas ainda tem uma boa utilidade. Se ainda precisarem, estou à disposição.
 
Aproveitando o assunto, como eu poderia interligar duas redes wireless distintas? Tipo assim:

Modelo ADSL conectado via cabo na porta Wan do Roteador Wireless_1 e este ligado via cabo ao meu PC.
Internet via Rádio conectado via cabo na porta Wan do Roteador Wireless_2 e neste rotador ligado o o roteador Wireless_2 (repeditor de sinal), tablet, notebook e celulares.
Queria saber como interligo as duas redes wireless de forma que todos os equipamentos se encherguem (compartilhar arquivos) mas que a internet funcione da forma que expliquei acima (cada roteador com a sua internet exclusiva).
Uma imagem (obra de arte heim???) ilustrando o que quero fazer:



Uploaded with ImageShack.us
 
Última edição:
Bom problema.

Mas existem aí dois roteadores ou três? O roteador 2 é repetidor E está conectado na WAN da internet via rádio ou o repetidor é um terceiro roteador?

Ficou meio confusa essa parte, mas vou admitir que são somente dois roteadores, um para cada wan.

Vou ver como solucionaria isso e te falo.
------------
Hum... Pensando aqui, o que resolvi foi o seguinte...

O seu caso não é bem um caso de repeater bridge, mas sim de client bridge.

A diferença: o modo repeater pega as informações de um sinal wireless e o repete (duh). Já o modo client bridge usa a rede wiress existente de um roteador somente como entrada e compartilhamento, ou seja, a wan do de quem é client não é compartilhada.

O você faria o processo de client bridge com o router 1. O processo de configuração é o mesmo: ambos os roteadores vão ter o mesmo SSID, IPs diferentes (router 1, 192.168.1.1 e o router 2, 192.168.1.2, por exemplo), só que, por conta do router 1 estar em modo client bridge, ele não aceita conexões wireless, somente ele é quem as faz (modo ativo). Dessa forma, a WAN do router 1 não seria compartilhada, e sim somente a LAN (os computadores de ambas as redes iriam se comunicar).

Aí, acredito que, pro router 2, ele não estaria no modo repeater, mas no modo AP, que é o tipo de funcionamento normal (transmissor de sinal, modo passivo).

Eu acho que não haveria necessidade de ficar especificando gateways entre os PCs nisso e nem desabilitar o DHCP nem nada, que só o fato do router 1 estar no modo client bridge, vai fazer ele não aceitar compartilhar sua WAN pelo wireless, então aí teríamos uma subrede em comum, mas cada uma com sua WAN, que é o seu objetivo.

Mas, pra falar bem a verdade, só testando mesmo. Não tenho duas WANs pra reproduzir o que te falei, então vai ter que ser na base do chute, erros e acertos. Mas, em tese, é isso aí.
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo