• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Computador Novo - Tela Azul - i5 13600KF

BaDMiNd

Das antigas...
Registrado
Fala pessoal, tô perdendo os cabelos aqui. Pc novinho peguei as peça essa semana e da tela azul direto na instalação. Descobri que se eu desligar o Intel turbo boost na BIOS ele funciona normal. Mas aí fica o clock baixo o tempo todo. Não consigo aproveitar a performance da máquina.

Já testei com um i3 de 12a e vai sem problema. Agora não sei se é CPU ou MOBO, outro CPU vai mas pode ser a Mobo que tá se batendo com um processador mais parrudo.

Testei já com uma vga básica. Sem o NVME. Só com um pente de Ram, com outra RAM, com outra fonte. Nada ajudou. Já tentei tbm com outras atualizações de BIOS, a mais recente e outras mais antigas pra ver se era algum bug. Se alguém tiver algum conselho de alguma config que posso testar...


A contigo do Pc é:

MSI B660M-A PRO WIFI DDR4
2X DDR4 KINGSTON FURY BEAST 3600MHZ 32GB (64 TOTAL)
FONTE COOLER MASTER 800W GOLD
VGA RTX 3700 GAINWARD
NVME ADATA XPG 1TB 7400/6400

É isso. Se alguém conseguir me dar uma luz agradeço mto!!
 
muito estranho, ja testou as memorias rodando memtest?
 
Ainda não, mas já testei com outras memórias e da o mesmo problema.
 
Já atualizei e nada.
 
Li algo sobre em fórum gringo tbm. Como faz pra fazer esse relatório?
 
Fala pessoal, tô perdendo os cabelos aqui. Pc novinho peguei as peça essa semana e da tela azul direto na instalação. Descobri que se eu desligar o Intel turbo boost na BIOS ele funciona normal. Mas aí fica o clock baixo o tempo todo. Não consigo aproveitar a performance da máquina.
Veja bem, o Intel Turbo Boost só ativa na demanda, ou seja, rodando jogo, renderizando trabalho etc...se tiver em idle, vendo YT, usando ms office...não ativa o turbo boost, esse é o correto.

Muitos fornecedores vem entregando placa-mãe com um monte de parâmetros em Auto, para fazer um OC automaticamente, deixando o Turbo Boost ligado e assim todos os cores rodando acima dos 4Ghz o tempo todo, além de tirar o power limit e aumentar o vcore da CPU. Para isso é bom ter um cooler decente e fonte boa.

Outra coisa, vc está usando um 13600KF numa B660...muitas bios que foram atualizadas para dar compatibilidade com 13th gen podem estar instáveis em certas condições de configurações da bios.
Melhor rodar o 13th no padrão Intel do que um OC instável devido a uma bios que ainda não está tão refinada.
Fique atento a novas Bios e vai atualizando ou vende a B660 e compre uma B760 própria para 13th Gen.
 
Sim, estou tentando rodar ele no default da BIOS e mesmo assim da tela azul. Desligando o boost funciona. Quero usar mais o Pc pra Render em 3D do que jogo mas acho que o boost daria um up.

Que Chipset vc recomenda caso eu queira testar com outra placa mãe?
 
Sim, estou tentando rodar ele no default da BIOS e mesmo assim da tela azul. Desligando o boost funciona. Quero usar mais o Pc pra Render em 3D do que jogo mas acho que o boost daria um up.

Que Chipset vc recomenda caso eu queira testar com outra placa mãe?
Default de BIOS (F5), normalmente é com o Overclock ativo e muitos parâmetros em Auto.
Qual o nome do parâmetro que para vc desativa o Turbo Boost ?
Normalmente o Turbo Boost fica habilitado e ele ativa o clock acima dos 4GHz, quando vc tiver rendendo algo, vc pode testar no Cinebench e acompanhar os clocks.
O que precisa desligar é Multi Core Enhancement.

Placa para 13th ideal é B760, preferência Gigabyte Aorus Elite, Gigabyte Gaming X, Asus TUF. Atenção que tem com DDR4 e DDR5.

Qual a temp durante o render ?
 
Fala pessoal, tô perdendo os cabelos aqui. Pc novinho peguei as peça essa semana e da tela azul direto na instalação. Descobri que se eu desligar o Intel turbo boost na BIOS ele funciona normal. Mas aí fica o clock baixo o tempo todo. Não consigo aproveitar a performance da máquina.

Já testei com um i3 de 12a e vai sem problema. Agora não sei se é CPU ou MOBO, outro CPU vai mas pode ser a Mobo que tá se batendo com um processador mais parrudo.

Testei já com uma vga básica. Sem o NVME. Só com um pente de Ram, com outra RAM, com outra fonte. Nada ajudou. Já tentei tbm com outras atualizações de BIOS, a mais recente e outras mais antigas pra ver se era algum bug. Se alguém tiver algum conselho de alguma config que posso testar...


A contigo do Pc é:

MSI B660M-A PRO WIFI DDR4
2X DDR4 KINGSTON FURY BEAST 3600MHZ 32GB (64 TOTAL)
FONTE COOLER MASTER 800W GOLD
VGA RTX 3700 GAINWARD
NVME ADATA XPG 1TB 7400/6400

É isso. Se alguém conseguir me dar uma luz agradeço mto!!
Vish…. Sua máquina é top. Problema estranho.
 
Vish…. Sua máquina é top. Problema estranho.
Sim, primeira vez que fiz um upgrade sem pegar tudo do mais barato e me da esse problema. Paciência né, negócio é ir em busca de uma solução. Nem quero fazer OC, só queria que ele funcionasse com as specs básicas que seria o Turbo Boost ligado.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Default de BIOS (F5), normalmente é com o Overclock ativo e muitos parâmetros em Auto.
Qual o nome do parâmetro que para vc desativa o Turbo Boost ?
Normalmente o Turbo Boost fica habilitado e ele ativa o clock acima dos 4GHz, quando vc tiver rendendo algo, vc pode testar no Cinebench e acompanhar os clocks.
O que precisa desligar é Multi Core Enhancement.

Placa para 13th ideal é B760, preferência Gigabyte Aorus Elite, Gigabyte Gaming X, Asus TUF. Atenção que tem com DDR4 e DDR5.

Qual a temp durante o render ?

Renderizando ficou em 94 a temp. Isso que agora setei ele pra trabalhar a 4ghz com turbo off
 
Última edição:
Acho q o @Doctor Gori deu o papo. Uma b760 resolveria esse assunto. Sendo sincero, eu q sou meio nerdola, teria feito as mesmas coisas q vc fez. Inclusive eu recomendei essa b660m-a para um amigo (por causa do review do hardware unboxed). Uma pena 😕
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sim, estou tentando rodar ele no default da BIOS e mesmo assim da tela azul. Desligando o boost funciona. Quero usar mais o Pc pra Render em 3D do que jogo mas acho que o boost daria um up.

Que Chipset vc recomenda caso eu queira testar com outra placa mãe?
Será q uma z690 de entrada resolveria? (Sei q tem poucas opções de b760). Uso a z690 mais barata (ASUS tuf) e da conta dos 204w do meu processador facilmente.
 
Última edição:
Pois é vou acompanhar o que se fala na internet e talvez eu troque mesmo a mobo por uma B760
 
Renderizando ficou em 94 a temp. Isso que agora setei ele pra trabalhar a 4ghz com turbo off
94C !!!! tá loco mano...max temp dessa CPU é 100C.
Precisa trocar seu cooling urgente.

CPU tem que trabalhar nos 68C~83C estourando.





Fazer undervolt pode ajudar nas temps. o exemplo abaixo é com 12th gen, mas serve com 13th gen também.


--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Video sobre as motherboards e suas configs padrão que acabam fazendo OC automaticamente.
Um dado importante aos 13:15min.

 
Última edição:
Blz, vou dar uma olhada no assunto. Posto aqui qualquer novidade ou dúvida. Muito obrigado pela ajuda.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sobre o cooler é um bom, um cooler master hyper 212
 
Blz, vou dar uma olhada no assunto. Posto aqui qualquer novidade ou dúvida. Muito obrigado pela ajuda.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sobre o cooler é um bom, um cooler master hyper 212
Eu uso um desses para o pc da patroa (10700k @5.0gHz e 195W)


Tem um chamado ak400, mas tem q olhar os testes. Seu 13600k gera um max tdp de 181w.
 
Tô pensando nessa mobo:

Asus Prime B760-Plus D4 LGA 1700 DDR4
 
Tô pensando nessa mobo:

Asus Prime B760-Plus D4 LGA 1700 DDR4
Onde tem para vender ?
Eu não gosto muito da linha Prime por ser de entrada, prefiro a TUF Gamming.
 
Tenho um amigo indo pro Paraguay e vai trazer pra mim. Não quero tbm gastar horrores na placa mãe.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Achas que essa é mto superior? Tá 150 reais a mais:

Placa Mãe Asus Tuf Gaming B760M-Plus LGA 1700 DDR4​

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

E uma com um chip z790 é mto superior?
 
Última edição:
Tenho um amigo indo pro Paraguay e vai trazer pra mim. Não quero tbm gastar horrores na placa mãe.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Achas que essa é mto superior? Tá 150 reais a mais:

Placa Mãe Asus Tuf Gaming B760M-Plus LGA 1700 DDR4​

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

E uma com um chip z790 é mto superior?
A B760 TUF é o que acho de melhor CxB.

A Z790 é para quem quer refinar overclocking, o que eu particularmente não vejo necessidade com a atual performance dos processadores.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Blz, vou dar uma olhada no assunto. Posto aqui qualquer novidade ou dúvida. Muito obrigado pela ajuda.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sobre o cooler é um bom, um cooler master hyper 212
O hyper 212 não acho suficiente para o 13600K. Essa CPU chega fácil nos "100C" se não tiver um cooler parrudo ou water cooler.

Não vejo problema com a sua motherboard, mas sim o resfriamento da CPU.
 
A B760 TUF é o que acho de melhor CxB.

A Z790 é para quem quer refinar overclocking, o que eu particularmente não vejo necessidade com a atual performance dos processadores.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


O hyper 212 não acho suficiente para o 13600K. Essa CPU chega fácil nos "100C" se não tiver um cooler parrudo ou water cooler.

Não vejo problema com a sua motherboard, mas sim o resfriamento da CPU.

Mas agora vamos analisar friamente. Se eu deixar o PC desligado horas e ele estiver bem friozinho, e deixar a BIOS no default está dando tela azul assim que ligo na inicialização (com o turbo boost ligado).

A placa mãe suporta até i9 segundo o fabricante, suporta processador mais forte ainda.

Já vi testes aprovando esse Cooler. No video que você mandou ali pra mim o cara fala que os novos CPUs chegam nos 100C e o fabricante diz que não tem problema.

Tipo algo de errado tem. Uma coisa é não aguentar algum Over, ou travar ou tela azul depois de um tempo usando, ou jogando ou renderizando.

Mas simplesmente dar tela azul antes de entrar no Windows depois do computadot totalmente frio não faz sentido.

Alguma coisa tem de errado.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Olha esse tópico, o cara ta com o mesmo problema que o meu, e é uma MOBO melhor e WATERCOOLER.

 
Última edição:
Acho que vc não entendeu o que é Turbo Boost até agora.

Qual é o clock da CPU que aparece no Windows assim que vc inicializa, sem rodar nenhum aplicativo ?
 
O meu entendimento de turbo boost é ele aumentar o Clock conforme for exigido.

Os Performances Cores vão de 3,5ghz para 5,1ghz
Os Efficience Cores vão de 2,6ghz para 3,5ghz

Atualmente com a bios no padrão e turbo boost desligado ele fica travado em PC 3,5ghz / EC 2,6ghz segundo o HW Monitor.

Se eu mandar fazer um render aqui ele mantém essas frenquências, e inclusive atinge pico máximo de temp em 56ºC

Aqueles 94ºC que comentei anteiormente é se eu manualmente aumentar a frequancia da CPU.
 
Vc está analisando de maneira equivocada. O max q seu processador gera são 181w. Então você tem q ter uma MoBo + cooler q suportem 181w ( que vão gerar calor). O resto é consequência. Não sei se eu perdi a informação. Q cooler vc está utilizando ?

Edit: Ontem já tinha Bebido (sim, terça feira) tive q ler os post de novo rs. Vc está usando um cooler master 212. Não vai dar conta. Antes de trocar de MoBo, utilize outro cooler. Talvez seu pc esteja bom.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo