Computador Novo - Tela Azul - i5 13600KF

Vc está analisando de maneira equivocada. O max q seu processador gera são 181w. Então você tem q ter uma MoBo + cooler q suportem 181w ( que vão gerar calor). O resto é consequência. Não sei se eu perdi a informação. Q cooler vc está utilizando ?

Edit: Ontem já tinha Bebido (sim, terça feira) tive q ler os post de novo rs. Vc está usando um cooler master 212. Não vai dar conta. Antes de trocar de MoBo, utilize outro cooler. Talvez seu pc esteja bom.

Não é o cooler, isso eu posso garantir. Se fosse o cooler ele ligaria entraria no windows e travaria depois.

Pode até ser que no futuro eu tenha que trocar o cooler, mas ai é se travar jogando o renderizando.

Como postei ali o link de outro cara com o mesmo problema e ele tem um Watercooler e uma mobo Z690.
 
cara vou te comtar uma que aconteceu comigo...
eu tinha um z490i ultra, usava um 10900k nela, usva o video da intel mesmo, placa nunca deu nada,ela era meu pc com placa de captura, mais quando tive que ir para nvidia para usar o nvenc
tive que trocar de placa mae , prq a z490i so tinha um slot pic-e e eu precisava de dois, vendi ela para meu primo, tem o topico aqui e tudo.
era um 11400f mais uma rtx 3070 que era tudo meu e vendi pra ele.
bom pronto começou o inferno a placa dava tela azul aleatoriamente.
tentei de tudo e nada resolvou.
testei com minhas memorias
testei com o 10900k
testei com minha rtx 3080 e outra 3080ti
testei com meu ssd e meu nvme
e sempre dava tela azul.....

ja estava ate pensando em compra outra placa mae pra ele, tudo apontava para ela...
mais um dia sem saco de montar tudo , liguei a placa de video usando um cabo riser da cooler master que tenho aqui, e a porra funcionou o dia inteiro sem dar nada...
resolvi desmontar a placa mae toda, troquei os thermal pads e pasta termica do chip7 que fica na direçao da placa de video.
resultado a placa esta la com ele ate hoje...


s-l1600.jpg
 
O meu problema é que já testei com VGA básica de testes da loja do meu amigo e tbm da tela azul.
 
O meu problema é que já testei com VGA básica de testes da loja do meu amigo e tbm da tela azul.
tu tem lgum processador com video integrado ??? testa
 
Já testei com um i3 sem vídeo integrado usando a 3070 e foi de boas.
 
Consegui um processador igual pra testar, segunda feita vou ter ele em mãos e fazer o teste com outro processador, acho bem difícil ser CPU mas o teste não vai me custar nada então bora.

Mexendo nos clocks manualmente já estou com ele a 4,6GHZ nos P Cores e 3,1GHZ nos E Cores e o CPU ta bem frio renderizando não passa de 70ºC.
 
Atualize para ultima BIOS da placa mãe
Faça ClearMOS depois do Update e deixe como esta
Esta usando Windows 11 22H2 ?
Deixou o Windows Update instalar tudo ?
Qual pasta termica você passou ?
Instalou drivers como ?
Atualizou o firmware do SSD ?
Instalou o Windows em UEFI ?
Desativou o CSM na BIOS ?
Ativou o TPM e SecureBoot antes de instalar o Windows ?
Ativou rizesebar e Above 4G ?

A porr4 do Event Viewer mostra exatamente o ERRO e fica muito mais facil de vc decifrar o enigma, pq diabos ninguem conhece essa ferramenta que existe há 20 anos ?
 
94C !!!! tá loco mano...max temp dessa CPU é 100C.
Precisa trocar seu cooling urgente.

CPU tem que trabalhar nos 68C~83C estourando.

Olha, acompanhando uns videos de uns canais legais, Lock Gamer, inclusive o próprio Adrenaline.

Essa realidade acabou tem um tempo, ainda mais considerando nossas atuais condições climáticas.

Todo mundo fala que os novos processadores estão realmente sendo feitos para operar dentro do limite TJMAX, tanto o 7950X quanto o 13900K ambos operam nessa margem, e as próprias fabricantes dizem que eles foram feitos para operar dessa maneira, dando tudo que dá, dentro da margem segura do TJMAX.

Eu tenho um 8700K e ele sendo um hexacore, esquenta MUITO, e o meu full load bate nos 74C, isso estando em um WC de 360mm, sim está bem encaixado com pasta térmica de qualidade tbm.....

Então tu para pra pensar, ele está realmente muito quente? é de se refletir sobre isso, lembrando que esses componentes aguentam até mais que isso em notebooks da vida, eu particularmente não gosto de aceitar essa ideia, mas, estão tentando me fazer ver isso de jeito diferente.

Porém é possível ajustar para ele trabalhar de forma melhor e mais confortável mentalmente.
 
Olha, acompanhando uns videos de uns canais legais, Lock Gamer, inclusive o próprio Adrenaline.

Essa realidade acabou tem um tempo, ainda mais considerando nossas atuais condições climáticas.

Todo mundo fala que os novos processadores estão realmente sendo feitos para operar dentro do limite TJMAX, tanto o 7950X quanto o 13900K ambos operam nessa margem, e as próprias fabricantes dizem que eles foram feitos para operar dessa maneira, dando tudo que dá, dentro da margem segura do TJMAX.

Eu tenho um 8700K e ele sendo um hexacore, esquenta MUITO, e o meu full load bate nos 74C, isso estando em um WC de 360mm, sim está bem encaixado com pasta térmica de qualidade tbm.....

Então tu para pra pensar, ele está realmente muito quente? é de se refletir sobre isso, lembrando que esses componentes aguentam até mais que isso em notebooks da vida, eu particularmente não gosto de aceitar essa ideia, mas, estão tentando me fazer ver isso de jeito diferente.

Porém é possível ajustar para ele trabalhar de forma melhor e mais confortável mentalmente.
Para mim são comparações distintas, frente as diferenças de arquiteturas.
Uma coisa ao meu ver é aquentar para não sair fumacinha e queimar...outra é estar numa temperatura tão alta a ponto de fazer throttling para forçar a queda da temp e nesse processo reduzir a performance.
 
Para mim são comparações distintas, frente as diferenças de arquiteturas.
Uma coisa ao meu ver é aquentar para não sair fumacinha e queimar...outra é estar numa temperatura tão alta a ponto de fazer throttling para forçar a queda da temp e nesse processo reduzir a performance.
Eu concordo contigo, como eu disse, não gosto de aceitar essa ideia.

Mas de acordo todo canal de tecnologia vem repassando informações e as próprias fabricantes estão afirmando, é capaz de termos de aceitar como um "novo normal" entendeu meu ponto de vista?
 
Eu concordo contigo, como eu disse, não gosto de aceitar essa ideia.

Mas de acordo todo canal de tecnologia vem repassando informações e as próprias fabricantes estão afirmando, é capaz de termos de aceitar como um "novo normal" entendeu meu ponto de vista?
Não vai demorar muito para termos PC modular, onde vamos ter o gabinete com a CPU e junto um outro módulo só para resfriamento.

No 12700K ( igual 13660K) já considero o air cooler em seu limite, sendo mais recomendado um watercooler dessa linha para cima.

Tirando os non-K que tem o TDP limitado a 65W, o qual acho o 13700 a melhor compra dessas 2 gerações (12th e 13th).
 
Atualize para ultima BIOS da placa mãe
Faça ClearMOS depois do Update e deixe como esta
Esta usando Windows 11 22H2 ?
Deixou o Windows Update instalar tudo ?
Qual pasta termica você passou ?
Instalou drivers como ?
Atualizou o firmware do SSD ?
Instalou o Windows em UEFI ?
Desativou o CSM na BIOS ?
Ativou o TPM e SecureBoot antes de instalar o Windows ?
Ativou rizesebar e Above 4G ?

A porr4 do Event Viewer mostra exatamente o ERRO e fica muito mais facil de vc decifrar o enigma, pq diabos ninguem conhece essa ferramenta que existe há 20 anos ?
Bastante coisa pra tentar aqui. Algumas já fiz como a bios, o clear, estou no Win 10 ainda. Win 11 acho mto bugado.

Vou testar algumas coisas que vc comentou aí e volto pra dar um feedback.
 
Bastante coisa pra tentar aqui. Algumas já fiz como a bios, o clear, estou no Win 10 ainda. Win 11 acho mto bugado.

Vou testar algumas coisas que vc comentou aí e volto pra dar um feedback.


vc acha muito bugado onde ?

mano, acho que seu problema esta em saber instalar Windows e drivers

Windows 10 não foi feito para CPUs com suporte a DDR5. A melhor escolha é Windows 11 22H2.

Se você não sabe nem a versão do seu WINDOWS 10, deve estar usando uma versão antiga que não oferece suporte ao seu hardware NOVO. Deve estar usando ISO pirata modificada e bugado.

Incrivel como a galera ainda não aprendeu o basico do basico.

Windows 11 não é bugado em hardware novo, o hardware novo FOI FEITO para Windows 11. Só ele sabe gerenciar melhor os nucleos Economicos da Intel, AVX 512, IA Cores que são novidades nos Intel 12/13 e Ryzen 7000.

Quem reclama de bug em Windows é pq fez merda no proprio Windows. Eu já cansei de arrumar cagadas de pessoas que falam que o problema é o Windows, mas na verdade é ela sabotando o proprio sistema. O pessoal não quer admitir isso
 
vc acha muito bugado onde ?

mano, acho que seu problema esta em saber instalar Windows e drivers

Windows 10 não foi feito para CPUs com suporte a DDR5. A melhor escolha é Windows 11 22H2.

Se você não sabe nem a versão do seu WINDOWS 10, deve estar usando uma versão antiga que não oferece suporte ao seu hardware NOVO. Deve estar usando ISO pirata modificada e bugado.

Incrivel como a galera ainda não aprendeu o basico do basico.

Windows 11 não é bugado em hardware novo, o hardware novo FOI FEITO para Windows 11. Só ele sabe gerenciar melhor os nucleos Economicos da Intel, AVX 512, IA Cores que são novidades nos Intel 12/13 e Ryzen 7000.

Quem reclama de bug em Windows é pq fez merda no proprio Windows. Eu já cansei de arrumar cagadas de pessoas que falam que o problema é o Windows, mas na verdade é ela sabotando o proprio sistema. O pessoal não quer admitir isso
ue entao o wim 10 nao e pra rodar em ddr 5 ?????????? aehheaehehehaehehaehaehaeheheheeh

cara de boa esse fosse problema com todos com ddr 5 teriam problema pelo mundo inteiro, seria o fisco da intem.

o que nao e isso que acontece, o pc do cara esta com alguma instabilidade.
e ele ja relatou que com outro processador o problema nao acontece.
 
ue entao o wim 10 nao e pra rodar em ddr 5 ?????????? aehheaehehehaehehaehaehaeheheheeh

cara de boa esse fosse problema com todos com ddr 5 teriam problema pelo mundo inteiro, seria o fisco da intem.

o que nao e isso que acontece, o pc do cara esta com alguma instabilidade.
e ele ja relatou que com outro processador o problema nao acontece.


Não, vc não entendeu mesmo.

as CPUs com suporte a DDR5 possuem otimização no Windows 11, a Propria Intel e AMD já avisaram isso. use o Windows 11 mais atual para ter os melhores recursos e melhorias de otimização.
Windows 11 tem uma divisão de tarefas melhores entre os nucleos P e E da Intel
Windows 11 tem encodes e decodes novos do WDDM 3.1
Windows 11 gerencia melhor o AVX512 e IA Cores(Nucleos de inteligencia artificial)
Windows 11 possui uma versão mais atual do Directx Machine Learning

as CPUs com DD5 possuem melhor suporte ao TPM e Integridade de memoria do Windows Defender

listei as principais mudanças do Windows 11 trás que o Windows 10 tem de modo bem PARCIAL e incompleto.

Infelizmente os sites de tecnologia não conseguem acessar o site da Microsoft e obter esses dados oficiais, é muito dificil para eles lerem documentação oficial de um novo Sistema Operacional da Microsoft.

Estou usando Windows 11 22H2 100% atualizado e 0 Bugs
Já instalei Windows 11 22H2 em outros PCs de amigos que possuem um hardwre atual e 0 bugs e problemas.

Então eu vejo que a galera comete muita sabotagem na hora de instalar um Windows
 
Não, vc não entendeu mesmo.

as CPUs com suporte a DDR5 possuem otimização no Windows 11, a Propria Intel e AMD já avisaram isso. use o Windows 11 mais atual para ter os melhores recursos e melhorias de otimização.
Windows 11 tem uma divisão de tarefas melhores entre os nucleos P e E da Intel
Windows 11 tem encodes e decodes novos do WDDM 3.1
Windows 11 gerencia melhor o AVX512 e IA Cores(Nucleos de inteligencia artificial)
Windows 11 possui uma versão mais atual do Directx Machine Learning

as CPUs com DD5 possuem melhor suporte ao TPM e Integridade de memoria do Windows Defender

listei as principais mudanças do Windows 11 trás que o Windows 10 tem de modo bem PARCIAL e incompleto.

Infelizmente os sites de tecnologia não conseguem acessar o site da Microsoft e obter esses dados oficiais, é muito dificil para eles lerem documentação oficial de um novo Sistema Operacional da Microsoft.

Estou usando Windows 11 22H2 100% atualizado e 0 Bugs
Já instalei Windows 11 22H2 em outros PCs de amigos que possuem um hardwre atual e 0 bugs e problemas.

Então eu vejo que a galera comete muita sabotagem na hora de instalar um Windows
falou falou ficou na mesma .
voce ve gente com win 10 tendo problemas com ddr 5 pelo mundo inteiro ???
entao voce argumentar que o cara tem que ir para win 11 pora causa do ddr5 nao tem sentido algum.


"no win 11 tem um gerenciamento melhor etc...etc..."

ok mais o win 10 tambem funciona hora...

o problema dele pode ser a placa mae que nao aguenta o tranco de um processador mais parrudo...
ja como relatado por ele, com um processador mais fraco o problema some.
 
vc acha muito bugado onde ?

mano, acho que seu problema esta em saber instalar Windows e drivers

Windows 10 não foi feito para CPUs com suporte a DDR5. A melhor escolha é Windows 11 22H2.

Se você não sabe nem a versão do seu WINDOWS 10, deve estar usando uma versão antiga que não oferece suporte ao seu hardware NOVO. Deve estar usando ISO pirata modificada e bugado.

Incrivel como a galera ainda não aprendeu o basico do basico.

Windows 11 não é bugado em hardware novo, o hardware novo FOI FEITO para Windows 11. Só ele sabe gerenciar melhor os nucleos Economicos da Intel, AVX 512, IA Cores que são novidades nos Intel 12/13 e Ryzen 7000.

Quem reclama de bug em Windows é pq fez merda no proprio Windows. Eu já cansei de arrumar cagadas de pessoas que falam que o problema é o Windows, mas na verdade é ela sabotando o proprio sistema. O pessoal não quer admitir isso
Desculpe amigo, eu não sou novato nessa área não, trabalho com informática e PC desde 1998, fiquei meio desatualizado nessas últimas gerações, principalmente na parte da Intel.

Meu Win 10 é original 22H2 não quis informar algumas coisas pois são irrelevantes.

O PC que eu to tendo problema não entra nem no instalador do windows, mesmo sem NVME instalado nele. Se eu deixar só A fonte, mobo, memo (que por sinal as minhas são ddr4 e não 5) e uma vga de teste neles ele já fica reiniciando sozinho antes de entrar no instalador do windows.

Posso não ter o conhecimento completo dessas últimas gerações mas nem por isso sou um novato no assunto. Monto PC desde que o Athlon XP tinha núcleo exposto e se colocasse o cooler meio de lado tricava o core e tinha que jogar a cpu fora.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Só pense bem antes de julgar o que a pessoa sabe ou não. Pro MEU uso de 3DS Max, Photoshop e outros softwares de edição e design mais exigentes a última vez que tentei o upgrade do 11 não tava legal, dava uns freezes esquisitos e não tava legal de usar, trabalho 8 horas por dia com o PC e não uso pra games, pro MEU uso não estava legal o 11.
 
falou falou ficou na mesma .
voce ve gente com win 10 tendo problemas com ddr 5 pelo mundo inteiro ???
entao voce argumentar que o cara tem que ir para win 11 pora causa do ddr5 nao tem sentido algum.


"no win 11 tem um gerenciamento melhor etc...etc..."

ok mais o win 10 tambem funciona hora...

o problema dele pode ser a placa mae que nao aguenta o tranco de um processador mais parrudo...
ja como relatado por ele, com um processador mais fraco o problema some.


Eu falei que ele é otimizado, não que o Windows 10 não funcione.
Agora se vc instalar Windows 10 19H1 em um PC com Intel i7 13700 vai dar muitos bugs, pq a versão do Windows é mais antiga que a data de lançamento da CPU...

Hardware novo precisa de versão mais atual do Windows, mesmo eu explicando isso, vc cagou pq não consegue entender o minimo de hardware
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Desculpe amigo, eu não sou novato nessa área não, trabalho com informática e PC desde 1998, fiquei meio desatualizado nessas últimas gerações, principalmente na parte da Intel.

Meu Win 10 é original 22H2 não quis informar algumas coisas pois são irrelevantes.

O PC que eu to tendo problema não entra nem no instalador do windows, mesmo sem NVME instalado nele. Se eu deixar só A fonte, mobo, memo (que por sinal as minhas são ddr4 e não 5) e uma vga de teste neles ele já fica reiniciando sozinho antes de entrar no instalador do windows.

Posso não ter o conhecimento completo dessas últimas gerações mas nem por isso sou um novato no assunto. Monto PC desde que o Athlon XP tinha núcleo exposto e se colocasse o cooler meio de lado tricava o core e tinha que jogar a cpu fora.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Só pense bem antes de julgar o que a pessoa sabe ou não. Pro MEU uso de 3DS Max, Photoshop e outros softwares de edição e design mais exigentes a última vez que tentei o upgrade do 11 não tava legal, dava uns freezes esquisitos e não tava legal de usar, trabalho 8 horas por dia com o PC e não uso pra games, pro MEU uso não estava legal o 11.


Pode ser que sua CPU esteja com defeito ou placa mãe.

Mas de qualquer forma.
Atualize a BIOS, faça um ClearMOS depois
Atualize o firmware do SSD, isso melhora a compatibilidade e erros estranhos.

E você não conseguiu localizar o ID da tela azul no Event Viewer ? ali fala exatamente qual PEÇA de hardware esta dando defeito
 
A Bios está atualizada, já coloquei uma versão mais antiga e depois uma mais nova duas vezes pra ter certeza. Já dei clear CMOS. Sobre o NVME vou atualizar mas como falei ele da erro de reiniciar mesmo sem ele. Não entra nem do instalador do windows.

Sobre o evento viewer vou checar.

O CPU segunda vou testar com outro pra ver o que é.

Pode ser tbm algum bug que possa vir a ser corrigido em futuras atualizações de BIOS.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Mexi numa porrada de coisa na BIOS e entrou no windows estável com o Turbo Boost ligado.

Mas a temperatura está problemática, quando mando renderizar sobre rapidinho pra perto de 100. Cancelo logo pra não dar problema. Vou começar a por default alguns numeros pra ver qual que está deixando ele estável pra entrar.
 
Última edição:
Algo muito bizarro aconteceu...

Eu tinha mexido em um monte de coisa na BIOS, ai começou a entrar normalmente. Ai comecei a voltar pro default devagarinho pra descobrir onde que estava a mudança que fazia dar tela azul.

Voltei pro default um monte de coisa e continuou entrando, mas a temperatura estava subindo muito rápido.

Até que uma hora eu carreguei o default da BIOS (que sempre dava tela azul) e não deu tela azul, estou aqui no windows sem tela azul e com o default carregado. A temperatura que talvez vai ser o problema mas vou ver agora.

Só estou notando uma coisa meio esquisita. Os clocks parecem travado no modo turbo, os P-Cores estão a 5088mhz e os E-Cores estão a 3890mhz. Não deveria diminuir os clocks com o PC em idle?
 
Algo muito bizarro aconteceu...

Eu tinha mexido em um monte de coisa na BIOS, ai começou a entrar normalmente. Ai comecei a voltar pro default devagarinho pra descobrir onde que estava a mudança que fazia dar tela azul.

Voltei pro default um monte de coisa e continuou entrando, mas a temperatura estava subindo muito rápido.

Até que uma hora eu carreguei o default da BIOS (que sempre dava tela azul) e não deu tela azul, estou aqui no windows sem tela azul e com o default carregado. A temperatura que talvez vai ser o problema mas vou ver agora.

Só estou notando uma coisa meio esquisita. Os clocks parecem travado no modo turbo, os P-Cores estão a 5088mhz e os E-Cores estão a 3890mhz. Não deveria diminuir os clocks com o PC em idle?
Deve ter algum parâmetro na Bios habilitado relacionado a Multi-Core Enhancement, desliga isso.
 
Mas como que agora em default ta indo? Parece que tipo destravou algo, sei lá, inexplicável.

Renderizando no 3D Max chega a 99ºC ai o problema é cooler mesmo, mas pelo que vi é esquema da intel em manter essa como máxima temperatura, pq ele para de aquecer no 99ºC e diminui os clocks, os P-Cores vão pra 4788 e o E-Cores vão pra 3591... Imagino que se eu tiver uma solução melhor de resfriamento esses clocks talvez se mantenham mais altos enquanto renderiza.

Quando termina o render cai rapidinho pra 42ºC
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sobre cooler, qual o melhor custo benefícil pra pegar, pensem até em Water caso não seja um absurdo de caro.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Agora estou tendo problema de crash no 3D Max quando está renderizando.
 
Última edição:
Mas como que agora em default ta indo? Parece que tipo destravou algo, sei lá, inexplicável.

Renderizando no 3D Max chega a 99ºC ai o problema é cooler mesmo, mas pelo que vi é esquema da intel em manter essa como máxima temperatura, pq ele para de aquecer no 99ºC e diminui os clocks, os P-Cores vão pra 4788 e o E-Cores vão pra 3591... Imagino que se eu tiver uma solução melhor de resfriamento esses clocks talvez se mantenham mais altos enquanto renderiza.

Quando termina o render cai rapidinho pra 42ºC
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sobre cooler, qual o melhor custo benefícil pra pegar, pensem até em Water caso não seja um absurdo de caro.
o que voce usa como resfriamento ???/
voce reparou que quando ele bate 100 graus a frequencia do cpu cai ???
 
Mas como que agora em default ta indo? Parece que tipo destravou algo, sei lá, inexplicável.

Renderizando no 3D Max chega a 99ºC ai o problema é cooler mesmo, mas pelo que vi é esquema da intel em manter essa como máxima temperatura, pq ele para de aquecer no 99ºC e diminui os clocks, os P-Cores vão pra 4788 e o E-Cores vão pra 3591... Imagino que se eu tiver uma solução melhor de resfriamento esses clocks talvez se mantenham mais altos enquanto renderiza.
Mano do Céu, tu quer ou não ajuda?!?!?!?!

vc perguntou pq inicializa com clock alto e respondi.
vc perguntou pq crasha e ja falei da temp

oh caralho escuta santo de Deus

desancanei do seu problema, fui...
 
Vcs são estrassados cara. Não entendi que o que vc falou ali era sobre os clocks altos. Vou desabilitar pra ver. Sobre a temp eu tô ligado que tu já falou. Inclusive pedi outra opinião sobre water-cooler. Agradeço toda a ajuda mas realmente vc não é obrigado a me ajudar. Mesmo assim agradeço o que vc já ajudou.

Só não precisa se estressar tanto. Paz.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

o que voce usa como resfriamento ???/
voce reparou que quando ele bate 100 graus a frequencia do cpu cai ???

Sim, a freq cai pra manter os 99 uso um cooler master hyper 212.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo