Computador Novo - Tela Azul - i5 13600KF

Pois é, refrigerar é sempre bom, mas estou desde meu Ryzen 7 2700 sem fazer upgrade, e ele não era assim exigente, acho que é a primeira vez que pego um tão exigente em relação a resfriamento. Então fui surpreendido. Mas já estou providenciando outro gabinete e um WC de 3600, e talvez troque a MOBO tbm, vou fazer uns testes. Mas quero deixar o sistema redondinho, não adianta investir uma grana e não tirar o melhor proveito do Hardware.

Alugou um apartamento pra estocar o radiador?
 
Foda, mas falei com o RMA da Intel que comprei no paraguai e acho que mesmo assim pode ser que eles façam. Estou no processo ainda, qualquer novidade falo aqui.
 
Mais um update pra quem gosta de MOD, lendo em Forums gringos vi que o socket LGA1700 tem um problema, a placa mãe aperta mto o processador e ele da uma mínima flexionada diminuindo a área de contato da CPU com o Dissipador do Cooler ou WC. Existe um bracket alternativo a venda na internet feito de alumínio usinado (já comprei o meu, esperando chegar).

D_NQ_NP_656136-MLB52340095595_112022-O.webp


Você tira o encaixe padrão guilhotina que vem na mobo e instala esse no lugar. Assim ele não força o CPU e não entorta ele.

O negócio é que tem tbm um arquivo feito por um modder grindo que da pra imprimir em 3D, e foi o que fiz, usei minha impressora 3D e imprimi um.

klpwCGP.jpg


d1ie3Oy.jpg


Meus primeiros testes mostraram ótimos resultados. Ainda vou ter que trocar o Cooler, mas notei uma temp uns 5 graus mais baixos.


Sobre o RMA a intel ainda está conversando comigo, acho que vão trocar o processador que comprei no paraguay aqui no brasil mesmo. Pelo visto a garantia deles é mundial. Mas até ter certeza não vou falar mais nada, quando der certo comento aqui.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sobre Watercooler eu prefiro coolermaster mas to de olho em 2, alguém sabe me dizer qual melhor?


ou

 
Última edição:
Peguei o gabinete:


Aí peguei o water cooler da cooler master tbm pra ficar tudo combinando.

A fonte tbm é cooler master.
 
Dá uma olhada no perfil de energia na bios...
Tem algumas B660/Z690 que simplesmente retiram esse limite fornecendo muito mais do que o processador precisa.
Se possível, dá uma reduzida nele que o efeito deve ser menor que desativar o turbo boost, ah e confere as voltagens.
Quem tem ryzen sabe bem que dependendo da placa mãe as voltagens vem extremamente zuadas e li vários relatos de placas pra 12th geração assim também.
 
Sim, já tinha feito todos os testes nas eu realmente acho que era CPU, até já mandei pra Intel. O outro que tô usando emprestado vai que vai sem nenhum erro até o momento. Já tô a uma semana quase com esse outro.
 
Sim, já tinha feito todos os testes nas eu realmente acho que era CPU, até já mandei pra Intel. O outro que tô usando emprestado vai que vai sem nenhum erro até o momento. Já tô a uma semana quase com esse outro.
Que azar mano, receber processador com problema ou dar problema no primeiro ano é bem raro, espero que a intel seja rápida com isso.
 
Atualizando o caso:

Comprei outro gabinete, aquele da Coolermaster que postei ali, mais o Cooler da Coolermaster tbm e agora fica em 85C renderizando, jogando fica 60C...

A Intel prontamente já me mandou outro CPU, ele estava com defeito mesmo.

Assim que chegar a CPU instalo e atualizo as infos.
 
Boa noite pessoal, o CPU novo do RMA da intel chegou, agora tudo funcionando 100% sem nenhum problema. Era o processador mesmo que estava com problema. Difícil acontecer mas acontece.
 
Boa noite pessoal, o CPU novo do RMA da intel chegou, agora tudo funcionando 100% sem nenhum problema. Era o processador mesmo que estava com problema. Difícil acontecer mas acontece.
Aí sim, ainda bem que resolveu. Problema em cpu é triste.
 
Aí sim, ainda bem que resolveu. Problema em cpu é triste.

Pois é, mas fica aqui meus parabéns pra Intel, mesmo eu comprando o CPU no paraguay, mandei a nota fiscal da Loja de lá e eles nem questionaram nada e trocaram prontamente. Excelente RMA deles.
 
Mas agora só quero deixar minha opinião aqui, tem muito "entendidinho" novinho que mora com pai em apartamente que se acha o sabidão e vem aqui dar pitaco na soberba que sabe o que é e fica apontando erros.

Só quero dizer uma coisa, obrigado pra quem tentou ajudar na humildade, e quem se acha o sabidão repense seus meios.

Muito carinha dizendo que era a mobo que era uma merda, que o Cooler que não aguentava, que eu não estava configurando a BIOS direito, milhões de certezas, e ninguém, absolutamente ninguém acertou o que era.

Tenham mais humildade, tenho 40 anos mexo com computador a mais de 25 anos desde meu Pentium MMX 166 que a maioria daqui nessa época não estava nem no saco do pai.

#PAZ
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

PS.: Curti os POSTS do tópico que realmente acrescentaram em algo sem soberba. Obrigado quem ajudou.
 
Mas agora só quero deixar minha opinião aqui, tem muito "entendidinho" novinho que mora com pai em apartamente que se acha o sabidão e vem aqui dar pitaco na soberba que sabe o que é e fica apontando erros.

Só quero dizer uma coisa, obrigado pra quem tentou ajudar na humildade, e quem se acha o sabidão repense seus meios.

Muito carinha dizendo que era a mobo que era uma merda, que o Cooler que não aguentava, que eu não estava configurando a BIOS direito, milhões de certezas, e ninguém, absolutamente ninguém acertou o que era.

Tenham mais humildade, tenho 40 anos mexo com computador a mais de 25 anos desde meu Pentium MMX 166 que a maioria daqui nessa época não estava nem no saco do pai.

#PAZ
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

PS.: Curti os POSTS do tópico que realmente acrescentaram em algo sem soberba. Obrigado quem ajudou.


Eu falei que ele é otimizado, não que o Windows 10 não funcione.
Agora se vc instalar Windows 10 19H1 em um PC com Intel i7 13700 vai dar muitos bugs, pq a versão do Windows é mais antiga que a data de lançamento da CPU...

Hardware novo precisa de versão mais atual do Windows, mesmo eu explicando isso, vc cagou pq não consegue entender o minimo de hardware
--- Post duplo é unido automaticamente: ---




Pode ser que sua CPU esteja com defeito ou placa mãe.

Mas de qualquer forma.
Atualize a BIOS, faça um ClearMOS depois
Atualize o firmware do SSD, isso melhora a compatibilidade e erros estranhos.

E você não conseguiu localizar o ID da tela azul no Event Viewer ? ali fala exatamente qual PEÇA de hardware esta dando defeito
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sobre o relato da Intel cobrir a garantia do processador comprado fora do país, excelente notícia. Sobre a AMD, algumas pessoas relatam facilidade e outras garantia negada, quando compradas fora do Brasil.
 
Mas agora só quero deixar minha opinião aqui, tem muito "entendidinho" novinho que mora com pai em apartamente que se acha o sabidão e vem aqui dar pitaco na soberba que sabe o que é e fica apontando erros.

Só quero dizer uma coisa, obrigado pra quem tentou ajudar na humildade, e quem se acha o sabidão repense seus meios.

Muito carinha dizendo que era a mobo que era uma merda, que o Cooler que não aguentava, que eu não estava configurando a BIOS direito, milhões de certezas, e ninguém, absolutamente ninguém acertou o que era.

Tenham mais humildade, tenho 40 anos mexo com computador a mais de 25 anos desde meu Pentium MMX 166 que a maioria daqui nessa época não estava nem no saco do pai.

#PAZ
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

PS.: Curti os POSTS do tópico que realmente acrescentaram em algo sem soberba. Obrigado quem ajudou.


a galera meio que da soluções aleatórias pq não temos o PC em mãos.

É muito mais facil se eu tivesse o computador do meu lado podendo fazer testes. No minimo eu teria que acessar o PC remotamente com teamviewer para poder ter mais detalhes.

Já tentei ajudar muita gente pela internet, mas a maioria não quer nem me falar qual versão do windows é, quais programas estão instalados, como foi instalado e configurado, então fica extremamente dificil tirar uma solução sem ter em mãos o computador.
 
Eu entendo que não da pra fazer remotamente, mas justamente por isso não se pode dizer com tanta soberba que é A ou B, negócio é dar ideias de como resolver.

No forum oficial da intel tem um gringo lá com o mesmo problema e o cara do suporte da intel não da conseguindo ajudar.

Respondi eles lá que no meu caso era CPU defeituosa. Até pra tentar ajudar o cara. Pq CPU é tão raro dar problema desse tipo que o pessoal nem pensa que pode ser.

Pq normalmente CPU com defeito nem liga.
 
Mas agora só quero deixar minha opinião aqui, tem muito "entendidinho" novinho que mora com pai em apartamente que se acha o sabidão e vem aqui dar pitaco na soberba que sabe o que é e fica apontando erros.

Só quero dizer uma coisa, obrigado pra quem tentou ajudar na humildade, e quem se acha o sabidão repense seus meios.

Muito carinha dizendo que era a mobo que era uma merda, que o Cooler que não aguentava, que eu não estava configurando a BIOS direito, milhões de certezas, e ninguém, absolutamente ninguém acertou o que era.

Tenham mais humildade, tenho 40 anos mexo com computador a mais de 25 anos desde meu Pentium MMX 166 que a maioria daqui nessa época não estava nem no saco do pai.

#PAZ
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

PS.: Curti os POSTS do tópico que realmente acrescentaram em algo sem soberba. Obrigado quem ajudou.

No caso é mais porque fica difícil isolar o problema sem o PC do lado, mas eu entendo que tem gente que já chega com 5 pedras na mão, pelo menos resolveu o problema.
 
Mas agora só quero deixar minha opinião aqui, tem muito "entendidinho" novinho que mora com pai em apartamente que se acha o sabidão e vem aqui dar pitaco na soberba que sabe o que é e fica apontando erros.

Só quero dizer uma coisa, obrigado pra quem tentou ajudar na humildade, e quem se acha o sabidão repense seus meios.

Muito carinha dizendo que era a mobo que era uma merda, que o Cooler que não aguentava, que eu não estava configurando a BIOS direito, milhões de certezas, e ninguém, absolutamente ninguém acertou o que era.

Tenham mais humildade, tenho 40 anos mexo com computador a mais de 25 anos desde meu Pentium MMX 166 que a maioria daqui nessa época não estava nem no saco do pai.

#PAZ
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

PS.: Curti os POSTS do tópico que realmente acrescentaram em algo sem soberba. Obrigado quem ajudou.
Quando é o cpu, realmente complica, se testa tudo de forma isolada, inclusive configuração de bios, que geralmente tem configurações de vcore/voltagem em geral mais altas do que deveriam.
Aí vem a ram, o armazenamento, fonte e etc. O último item é o cpu, porque como você mesmo disse, é raro dar problema.
Processadores comprados fora do país, tenho boas experiências tanto com intel como amd. Se tiver nota fiscal, já tem 90% de chance do rma funcionar como uma brisa (sem nota, aí prefiro nem comentar).
Abraço.
 
Mas agora só quero deixar minha opinião aqui, tem muito "entendidinho" novinho que mora com pai em apartamente que se acha o sabidão e vem aqui dar pitaco na soberba que sabe o que é e fica apontando erros.

Só quero dizer uma coisa, obrigado pra quem tentou ajudar na humildade, e quem se acha o sabidão repense seus meios.

Muito carinha dizendo que era a mobo que era uma merda, que o Cooler que não aguentava, que eu não estava configurando a BIOS direito, milhões de certezas, e ninguém, absolutamente ninguém acertou o que era.

Tenham mais humildade, tenho 40 anos mexo com computador a mais de 25 anos desde meu Pentium MMX 166 que a maioria daqui nessa época não estava nem no saco do pai.

#PAZ
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

PS.: Curti os POSTS do tópico que realmente acrescentaram em algo sem soberba. Obrigado quem ajudou.
nossa voce vem do mmx 166 ????????

entao, trs 80 , tk 85, tk 90x
286, 386 sou dessa epoca ai hehehehehehehehehehehehhehehehe
sou da epoca que voce tinha que o comando park para o hd recolher as agulhas, que o hd tinha que pegar rpm pra funcionar..
 
nossa voce vem do mmx 166 ????????

entao, trs 80 , tk 85, tk 90x
286, 386 sou dessa epoca ai hehehehehehehehehehehehhehehehe
sou da epoca que voce tinha que o comando park para o hd recolher as agulhas, que o hd tinha que pegar rpm pra funcionar..

Eu brincava com computador desde o 386, pra trás não tive a oportunidade, só Consoles dai.

Mas começar a desmontar e mexer é desde o MMX 166 mesmo, o 386 era do meu pai do escritório e eu era mto novo pra sair desmontando. Kkkk
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo