Concursos públicos [TÓPICO OFICIAL]

Mas é verdade, se tem algo que aprendi é que saber fazer prova não quer dizer saber fazer o trabalho, mas aprender só depende da pessoa.
Também penso da mesma forma, as provas da mesma banca normalmente "se repetem" em uns 70%. Quando estava focado em concursos lá em 2009 e 2010 via isso claramente nas bancas e concurso que fiz.

Nem sempre dá para "criar" algo novo em algumas disciplinas, pode-se aprofundar mais porém fazer provas recentes da mesma banca era uma ótima estratégia. Lembro de questão de conversão de base binária, decimal e hexadecimal em raciocínio lógico que em uma prova dava o número em hexa e pedia em binário, ou em decimal e pedia em hexa e bla bla bla...
 
Também penso da mesma forma, as provas da mesma banca normalmente "se repetem" em uns 70%. Quando estava focado em concursos lá em 2009 e 2010 via isso claramente nas bancas e concurso que fiz.

Nem sempre dá para "criar" algo novo em algumas disciplinas, pode-se aprofundar mais porém fazer provas recentes da mesma banca era uma ótima estratégia. Lembro de questão de conversão de base binária, decimal e hexadecimal em raciocínio lógico que em uma prova dava o número em hexa e pedia em binário, ou em decimal e pedia em hexa e bla bla bla...
Outra coisa que ajuda muito é juntar todas as questões difíceis ou pegadinhas sacanas que já caíram pro cargo ou pra banca, e acrescentar no resumo, esse tipo de questão sempre tem e pega até os preparados.
 
E la vamos nós...

Uai, mas tô falando numa boa.
Eu sou servidor público, sou concurseiro e sei disso. O que eu estudei pra passar na prova que tô hoje não é o que desempenho, nem perto. É a isso que me refiro: a realidade não é 100% como pintada na prova, logo, pra mim, continuo com o que falei mesmo, até porque senti na pele.
 
Mas prova nenhuma vai te colocar frente a frente com o conteúdo do seu trabalho. É um jeito de escolher pessoas:

- dedicadas
- organizadas
- com conhecimento básico dos temas interessantes
- que saibam escrever bem (no caso de redação)
- que saibam identificar padrões
- que prestem atenção

Normalmente, quanto maior a nota, mais esses pontos são válidos.
 
Uai, mas tô falando numa boa.
Eu sou servidor público, sou concurseiro e sei disso. O que eu estudei pra passar na prova que tô hoje não é o que desempenho, nem perto. É a isso que me refiro: a realidade não é 100% como pintada na prova, logo, pra mim, continuo com o que falei mesmo, até porque senti na pele.
Tive que fazer questão de física e hoje meu trabalho é atender usuário na estação de metrô e pouca coisa de parte técnica.
 
mais de 180 mil candidatos para menos de 500 vaga no RS para o BB. Nem sei se irei perder o meu tempo indo nesse concurso. 🤣
 
mais de 180 mil candidatos para menos de 500 vaga no RS para o BB. Nem sei se irei perder o meu tempo indo nesse concurso. 🤣

Não sei sua rotina de estudo e dedicação, porém desses 180mil tire 10% que sentaram para estudar algo e tira 1% que realmente está se preparando.

Parece discurso motivacional e de "cursinhos", mas o maior concorrente é vc mesmo...

Nunca ficava vendo quantidade de inscritos pq a grande maioria só se inscreve no concurso...

Nos concursos que fiz sempre ia com 3 ou 4 canetas (conforme edital) e em um chegou um cara chegou atrasado e parecia estar "virado" e não estava com a caneta conforme edital... Começou a encher o saco do fiscal e da sala (antes de distribuir as provas) atrás de caneta e me viu lá com as 4 canetas e começou e pentelhar pedindo uma e soltou: "Está com medo que eu ganhe a sua vaga" e simplesmente respondi: "De um que não se dedicou nem a ler o edital tenho pena". Terminando o cara teve que ficar na sala sem caneta por mais 2h após começar a prova e entregar em branco o gabarito...
 
Mas prova nenhuma vai te colocar frente a frente com o conteúdo do seu trabalho. É um jeito de escolher pessoas:

- dedicadas
- organizadas
- com conhecimento básico dos temas interessantes
- que saibam escrever bem (no caso de redação)
- que saibam identificar padrões
- que prestem atenção

Normalmente, quanto maior a nota, mais esses pontos são válidos.

Mas então, o cara falou que "quanto mais concorrência, mais preparados são os que entram e o serviço público agradece". Entende-se que, pela fala dele, as pessoas que entrassem seriam preparados no sentido de exercer a função, já que "o serviço público agradece". Minha fala foi pra refutar esse argumento e apenas esse.

Agora, abrindo a discussão pro seu ponto: discordo. A prova serve pra não virar putaria de indicações, só isso. Consigo ver o porquê de enxergar dessa maneira, só não consigo concordar. :p Mas deixemos por aí mesmo.

mais de 180 mil candidatos para menos de 500 vaga no RS para o BB. Nem sei se irei perder o meu tempo indo nesse concurso. 🤣

Com esse pensamento, nem perde seu tempo mesmo.

Não sei sua rotina de estudo e dedicação, porém desses 180mil tire 10% que sentaram para estudar algo e tira 1% que realmente está se preparando.

Parece discurso motivacional e de "cursinhos", mas o maior concorrente é vc mesmo...

Nunca ficava vendo quantidade de inscritos pq a grande maioria só se inscreve no concurso...

Nos concursos que fiz sempre ia com 3 ou 4 canetas (conforme edital) e em um chegou um cara chegou atrasado e parecia estar "virado" e não estava com a caneta conforme edital... Começou a encher o saco do fiscal e da sala (antes de distribuir as provas) atrás de caneta e me viu lá com as 4 canetas e começou e pentelhar pedindo uma e soltou: "Está com medo que eu ganhe a sua vaga" e simplesmente respondi: "De um que não se dedicou nem a ler o edital tenho pena". Terminando o cara teve que ficar na sala sem caneta por mais 2h após começar a prova e entregar em branco o gabarito...

auhauhhauauh que loucura.

@topic

Como estão os concursos nas áreas de vocês (estados e municípios)?
Tô bem por fora, já que quando assumi aqui, dei um break bem grande porque não tava mais tendo concurso por causa do corona. Aliás, os que estavam na minha mira ainda estão suspensos e não tem coisa boa abrindo não.

Quais as apostas de vocês pra 2022 e 2023?
 
Não sei sua rotina de estudo e dedicação, porém desses 180mil tire 10% que sentaram para estudar algo e tira 1% que realmente está se preparando.

Parece discurso motivacional e de "cursinhos", mas o maior concorrente é vc mesmo...

Nunca ficava vendo quantidade de inscritos pq a grande maioria só se inscreve no concurso...

Nos concursos que fiz sempre ia com 3 ou 4 canetas (conforme edital) e em um chegou um cara chegou atrasado e parecia estar "virado" e não estava com a caneta conforme edital... Começou a encher o saco do fiscal e da sala (antes de distribuir as provas) atrás de caneta e me viu lá com as 4 canetas e começou e pentelhar pedindo uma e soltou: "Está com medo que eu ganhe a sua vaga" e simplesmente respondi: "De um que não se dedicou nem a ler o edital tenho pena". Terminando o cara teve que ficar na sala sem caneta por mais 2h após começar a prova e entregar em branco o gabarito...

Rapaz, esse seu relato me lembrou o que passei no concurso do Ministério Público da União em 2013, só que neste caso eu estava nesse grupo dos que sequer liam o edital direito.

Estava começando na caminhada dos concursos e era minha primeira prova pelo CESPE. Dai eu, lerdo pra caramba, não li o edital direito (mais precisamente o trecho que obriga a utilizar caneta preta) e fui fazer a prova com 2 canetas de cor azul pensando que o CESPE era igual às demais bancas que aceitam caneta azul ou preta. Quando entro na sala, encontro o cartão resposta em cima da mesa e leio "Preencha os círculos utilizando somente caneta preta" e pensei comigo mesmo "Agora fu****".

Na tentativa de contornar a situação, perguntei ao fiscal se podia sair para comprar uma caneta nos vendedores ambulantes que ficavam na saída da escola, mas ele negou, disse que a partir do momento em que tinha entrado na sala, não podia mais sair até o início das provas.

Continuei tentando encontrar uma alternativa, dai olho pro lado e vejo um outro candidato com 3 canetas pretas em cima da mesa. Decidi perguntar se teria como ele me emprestar uma das canetas:
- Com licença, teria como você me emprestar uma caneta preta? Acabei vacilando e trazendo somente caneta azul, não sabia dessa regra de só poder caneta preta.
O cara imediatamente respondeu:
- É doido é?? Aqui é cada um por si!!
Decidi tentar de outra forma:
- Então teria como você me vender uma caneta?
- 10 conto!! Nem um centavo a menos!!

Dai só me restou pedir para o fiscal outro daqueles envelopes plásticos que distribuem para os candidatos guardarem carteira, chaves, celular etc, abrir o envelope em que estava a carteira, tirar 10 reais para pagar a caneta e guardar a carteira novamente no outro envelope plástico.

Depois dessa aprendi a lição, jamais realizar inscrição em qualquer concurso que seja sem ler todos os detalhes do edital antes.
 
Última edição:
Na prova do meu conselho de classe (CRC) pra exercer a profissão eu nem li o edital e na hora da prova descobri q podia usar calculadora kkkk
Tomei no cu, mas consegui passar
 
Ao menos teve uma ideia. Certeza que essa caneta aí foi usada até o talo. kkkkkkk

Foi mesmo, usei até a última gota. Nunca vi uma caneta tão cara. :haha: :haha:
 
Última edição:
mais de 180 mil candidatos para menos de 500 vaga no RS para o BB. Nem sei se irei perder o meu tempo indo nesse concurso. 🤣
Se você não se preparou direito é melhor nem ir mesmo...dificilmente irá tirar +80% na sorte rs...ainda mais pq tem um bom pessoal dizendo que vai ter que fazer num polo bem longe de casa (Parece que eles não levaram em conta a residência das pessoas e nem a micro selecionada), eu mesmo me inscrevi numa micro e vou fazer a prova em outra kkk e já descobri que tem um pessoal que vai fazer no mesmo polo que eu (Que é de outras micros ainda) em que a única semelhança é que o nosso nome começa com a letra D :facepalm:

Já eu dei o meu melhor, posso até não passar mas sei que dei...Foi louco estes últimos 3 meses, principalmente neste último em que fiquei nada menos que 12 horas por dia aqui na frente do PC (Fazendo muitas pausas, claro kk), vi mais de 400 video-aulas, 3.000 questões só no site do gran (Que não conta as repetidas), fora outras centenas de um pdf que tenho, mais de 30 simulados (tanto do deste ano quanto do de 2015 kk) e mesmo assim oscilo entre 75% á 90% (75% talvez fique fora), e tenho um pessoal adicionado no face que tá no mesmo gás (E tirando médias até melhores que a minha)....acho que dificilmente alguém que não esteja no mesmo gás passará kkk 1 milhão e 600 mil pessoas para 4k vagas é osso ahaha
 
Se você não se preparou direito é melhor nem ir mesmo...dificilmente irá tirar +80% na sorte rs...ainda mais pq tem um bom pessoal dizendo que vai ter que fazer num polo bem longe de casa (Parece que eles não levaram em conta a residência das pessoas e nem a micro selecionada), eu mesmo me inscrevi numa micro e vou fazer a prova em outra kkk e já descobri que tem um pessoal que vai fazer no mesmo polo que eu (Que é de outras micros ainda) em que a única semelhança é que o nosso nome começa com a letra D :facepalm:

Já eu dei o meu melhor, posso até não passar mas sei que dei...Foi louco estes últimos 3 meses, principalmente neste último em que fiquei nada menos que 12 horas por dia aqui na frente do PC (Fazendo muitas pausas, claro kk), vi mais de 400 video-aulas, 3.000 questões só no site do gran (Que não conta as repetidas), fora outras centenas de um pdf que tenho, mais de 30 simulados (tanto do deste ano quanto do de 2015 kk) e mesmo assim oscilo entre 75% á 90% (75% talvez fique fora), e tenho um pessoal adicionado no face que tá no mesmo gás (E tirando médias até melhores que a minha)....acho que dificilmente alguém que não esteja no mesmo gás passará kkk 1 milhão e 600 mil pessoas para 4k vagas é osso ahaha
Não se preocupe com o número de candidatos. Faça o seu melhor e em breve chegará a sua vez.
 
O número de candidatos é irrelevante, metade nem vai comparecer no dia da prova. O que importa é estar no patamar da nota de corte.
 
Não se preocupe com o número de candidatos. Faça o seu melhor e em breve chegará a sua vez.
Não tem como ahah...Nos simulados do Gran por exemplo (Tem ranking) mesmo acertando 80% vc não fica nem entre os 100 primeiros, em que geralmente tem em torno de 1.000~1.500 inscritos, ou seja, não fico nem entre os 10% melhores de tanta gente que está estudando pra valer! E isso pq estou falando apenas dos 1.500 candidatos que fazem o simulado do Gran haha...Mas procuro pensar que não sejam muito além destes os que estão estudando pra valer, não sei se acredito mas me conforta rs (É uma zona de guerra entre 75~85, qualquer ponto empurra dezenas de posição pra baixo...isso dá um nervosismo extremo)
 
Não tem como ahah...Nos simulados do Gran por exemplo (Tem ranking) mesmo acertando 80% vc não fica nem entre os 100 primeiros, em que geralmente tem em torno de 1.000~1.500 inscritos, ou seja, não fico nem entre os 10% melhores de tanta gente que está estudando pra valer! E isso pq estou falando apenas dos 1.500 candidatos que fazem o simulado do Gran haha...Mas procuro pensar que não sejam muito além destes os que estão estudando pra valer, não sei se acredito mas me conforta rs (É uma zona de guerra entre 75~85, qualquer ponto empurra dezenas de posição pra baixo...isso dá um nervosismo extremo)
Se vc ficar pensando nisso vai atrapalhar o seu estudo e o seu desenvolvimento, talvez até atrapalhe na hora de marcar as questões da prova.
 
Não tem como ahah...Nos simulados do Gran por exemplo (Tem ranking) mesmo acertando 80% vc não fica nem entre os 100 primeiros, em que geralmente tem em torno de 1.000~1.500 inscritos, ou seja, não fico nem entre os 10% melhores de tanta gente que está estudando pra valer! E isso pq estou falando apenas dos 1.500 candidatos que fazem o simulado do Gran haha...Mas procuro pensar que não sejam muito além destes os que estão estudando pra valer, não sei se acredito mas me conforta rs (É uma zona de guerra entre 75~85, qualquer ponto empurra dezenas de posição pra baixo...isso dá um nervosismo extremo)
Veja esses ranks após a prova... para ter noção apenas... Antes é besteira e te deixa desanimado.

EU fazia qualquer prova nem via essas coisas... quando percebi meu nome começou a subir nas lista e a melhor parte foi escolher qual iria tomar posse.
 
Veja esses ranks após a prova... para ter noção apenas... Antes é besteira e te deixa desanimado.

EU fazia qualquer prova nem via essas coisas... quando percebi meu nome começou a subir nas lista e a melhor parte foi escolher qual iria tomar posse.
Eu já acho super útil ver estes ranks, pelo menos pra mim apesar de momentaneamente dar um desânimo em não estar nem entre os 100, depois dá um baita gás por perceber que tem centenas melhores que eu rs...Aliás, foi por este motivo que mudei minha forma de estudos, até 1 mês atrás eu estava focado em video-aulas e minha pontuação no rank não melhorava (Era na casa dos 70%) porém percebia que a cada simulado (Tem 1 por semana) mesmo permanecendo na casa dos 70% eu caia mais e mais posições (Logo, os outros estavam melhorando e eu não, ou seja, a minha tática não estava boa). E como já tinha visto uma boa parte do conteúdo, comecei a focar nas questões e com base nestes rankings (Comecei a analisar as notas dos ''oponentes'' que tinham as mesmas notas que eu kkk) mudei a minha direção kkk No último simulado do Estratégia cheguei a ficar em 17º (Pelo menos até o momento que enviei) mas no geral minha média não é essa ahaha é na casa dos 100º mesmo, o que me dá mais motivos pra ficar horas e horas aqui rs...Eu gostei.

Você passou em qual concurso? É no BB?
 
Última edição:
Não tem como ahah...Nos simulados do Gran por exemplo (Tem ranking) mesmo acertando 80% vc não fica nem entre os 100 primeiros, em que geralmente tem em torno de 1.000~1.500 inscritos, ou seja, não fico nem entre os 10% melhores de tanta gente que está estudando pra valer! E isso pq estou falando apenas dos 1.500 candidatos que fazem o simulado do Gran haha...Mas procuro pensar que não sejam muito além destes os que estão estudando pra valer, não sei se acredito mas me conforta rs (É uma zona de guerra entre 75~85, qualquer ponto empurra dezenas de posição pra baixo...isso dá um nervosismo extremo)
Nunca fui bem em nenhum simulado do TJ que fiz. Nem Estratégia, nem Gran e nem um outro que esqueci o nome. Sempre nota tipo 6 e 7, mas passei na nota de corte do TJ com 8.3.
 
Nunca fui bem em nenhum simulado do TJ que fiz. Nem Estratégia, nem Gran e nem um outro que esqueci o nome. Sempre nota tipo 6 e 7, mas passei na nota de corte do TJ com 8.3.
Como vc explicaria isso? Você acha que deu sorte ou que os simulados são mais dificeis e MUITA gente nestes ranking roubam? (Tem muita gente que rouba mesmo, mas não acho que sejam tantos assim rs), pois se alguém que tira 6~7 nos simulados vai e tira 8 na prova, se for apenas pq os simulados são mais dificeis, então quem tira 8~9 nos simulados deveria quase gabaritar e a nota de corte ir pras alturas rs

Você gosta de trabalhar no TJ? Tem algum bônus semestral~anual tipo o BB? Ainda não pesquisei quase nada (Pois estou totalmente focado no BB) mas me inscrevi no concurso do TJSP por precaução também rs, vi que praticamente tudo do TJ eu já estudei no do BB (Exceto todas aquelas leis rs) e irei presta-lo também daqui 1 mês rs...com certeza não estarei preparado (1 mês para aquilo tudo de lei acho que não vai dar) mas vai ser meu plano B caso não saia bem no do BB rs, pois meu foco é o BB pois me identifico mais com ele....mas o salário do TJ é muito chamativo.
 
Como vc explicaria isso? Você acha que deu sorte ou que os simulados são mais dificeis e MUITA gente nestes ranking roubam? (Tem muita gente que rouba mesmo, mas não acho que sejam tantos assim rs), pois se alguém que tira 6~7 nos simulados vai e tira 8 na prova, se for apenas pq os simulados são mais dificeis, então quem tira 8~9 nos simulados deveria quase gabaritar e a nota de corte ir pras alturas rs

Você gosta de trabalhar no TJ? Tem algum bônus semestral~anual tipo o BB? Ainda não pesquisei (Pois estou totalmente focado no BB) mas me inscrevi no concurso do TJSP também rs, vi que praticamente tudo do TJ eu já estudei no do BB (Exceto todas aquelas leis rs) e irei presta-lo também daqui 1 mês rs...com certeza não estarei preparado (1 mês para aquilo tudo de lei acho que não vai dar) mas vai ser meu plano B caso não saia bem no do BB rs, pois meu foco é o BB pois me identifico mais com ele....mas o salário do TJ é muito chamativo.
Eu passei no corte, mas não fui chamado. To na fila, mas o TJ ta com corte de gastos e não ta chamando quase ninguém. Vence no meio do ano que vem, vamos ver. Vou prestar novamente esse atual.

Então, eu achei os simulados mais difíceis. As questões geralmente saem do padrão da banca e causam um pouco de confusão. Eu acho que essa galera de cursos não sabem elaborar questões muito claras e eles pegam uns artigos bem escondidos que a banca não costuma pegar.
Quando foge muito da banca que você treina, a nota tende a cair eu acho.
 
Se você não se preparou direito é melhor nem ir mesmo...dificilmente irá tirar +80% na sorte rs...ainda mais pq tem um bom pessoal dizendo que vai ter que fazer num polo bem longe de casa (Parece que eles não levaram em conta a residência das pessoas e nem a micro selecionada), eu mesmo me inscrevi numa micro e vou fazer a prova em outra kkk e já descobri que tem um pessoal que vai fazer no mesmo polo que eu (Que é de outras micros ainda) em que a única semelhança é que o nosso nome começa com a letra D :facepalm:

Já eu dei o meu melhor, posso até não passar mas sei que dei...Foi louco estes últimos 3 meses, principalmente neste último em que fiquei nada menos que 12 horas por dia aqui na frente do PC (Fazendo muitas pausas, claro kk), vi mais de 400 video-aulas, 3.000 questões só no site do gran (Que não conta as repetidas), fora outras centenas de um pdf que tenho, mais de 30 simulados (tanto do deste ano quanto do de 2015 kk) e mesmo assim oscilo entre 75% á 90% (75% talvez fique fora), e tenho um pessoal adicionado no face que tá no mesmo gás (E tirando médias até melhores que a minha)....acho que dificilmente alguém que não esteja no mesmo gás passará kkk 1 milhão e 600 mil pessoas para 4k vagas é osso ahaha
Estudei 4 meses antes, mas sem condições de pegar alguma vaga.

Lembro que na penultima prova da PRF, na minha cidade, o último candidato, entrou com 92,X% de acertos. Logo, o cara tinha acertado 110-111 questões. Fiz essa prova, me fodi estudando para ter somente 80-81%. :haha:

Concursos a nivel Federal é f***
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo