Concursos públicos [TÓPICO OFICIAL]

Com quanta antecedência vocês tentam se preparar para um concurso? Estava olhando algumas aqui do meu estado, tem um já em cima da hora, pro final do mês que vem, e outros que não são da minha área pro fim de ano.

Estava analisando os que estão previstos para 2023, de preferência confirmados, tentando filtrar o que serve para mim (nível superior) e que atende a minha expectativa financeira.
se for concurso com área relacionada a estudos previos, 3 meses é suficiente pra pegar a legislação específica dele.
Mas se for pra se preparar do zero, eu acho q 1 ano é o tempo ideal.
 
Com quanta antecedência vocês tentam se preparar para um concurso? Estava olhando algumas aqui do meu estado, tem um já em cima da hora, pro final do mês que vem, e outros que não são da minha área pro fim de ano.

Estava analisando os que estão previstos para 2023, de preferência confirmados, tentando filtrar o que serve para mim (nível superior) e que atende a minha expectativa financeira.
Tem muita variável envolvida, como disseram, se vc já tem alguma bagagem de estudos anteriores (o feijão com arroz que quase todo concurso vai ter: português, direito constitucional e administrativo, alguma coisa de RLM e informática) poderia encarar esses aí se organizar bem e dedicar umas boas horas por dia. Agora se você nunca prestou concurso antes e quer começar agora, fica bem complicado pegar os desse ano (não é impossível, mas é BEM difícil/improvável conseguir passar), eu já começaria a preparação para os previstos para o ano que vem.

E claro, tem a questão do nível e tipo de concurso. Algumas carreiras hoje em dia meio que se consagraram como "sonho de consumo" de muita gente, se alguém me fala que quer ser PF/PRF eu mando começar a estudar hoje pra esses concursos pq:
- Nível superior e boa remuneração atrai concorrência alta e pesada;
- As provas possuem relativamente boa sazonalidade, então não é como um concurso de Câmara dos Deputados que vc pode ficar 6~8 anos estudando sem sair um edital;
- Em geral as provas possuem poucas alterações entre uma e outra, então vc consegue estar muito bem preparado para quando vier a próxima prova, mesmo que inovem alguma coisa, facilmente uns 80%+ do conteúdo você já estudou, quando sair o edital vc só corre cobrir oque faltou (se faltou) senão é partir pra revisão e questões todo santo dia.

E isso se aplica a outras tantas que ocorrem com certa frequência, como tribunais em geral.
 
Galera quando vocês entendem que chegaram no ápice do seu objetivo no que tange a concursos públicos? Assim como muitos aqui eu estava fazendo trampolim de cargos públicos (primeiro ainda antes de terminar o superior, passei num concurso do estado de nível médio ganhando um salário mínimo, depois passei em um concurso do TCE do estado de técnico onde não me senti "adaptado" apesar do cargo e remuneração. Continuei a rotina de estudos e passei em 3 concursos depois disso (analista de prefeitura, analista de universidade estadual e professor de instituto federal), acabei indo pra essa área da educação e esse mês completo 8 anos no cargo de professor EBTT. Apesar do salário menor que do TCE por exemplo eu me sinto satisfeito com o equilíbrio carga horária x remuneração x flexibilidade de horário, ficar perto da esposa e etc. apesar do quão desanimador é fazer parte da educação do Brasil e dos poucos benefícios atrelados na carreira de docente.

Enfim acabei que parei no tempo, nos estudos e meio que hora e meia me pergunto se não devia voltar a estudar e passar em outra coisa (bate aquele desanimo de ser prejudicado, galera não acreditar na educação pública, da "carreira" não ter tanto peso pra reajustes), e vocês já passaram por essa situação? alguém ai já alcançou seu "ápice" no funcionalismo público?
Todos esses concursos era para área de TI?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

No meu caso, foi a remuneração máxima pra eu poder dar uma vida melhor pra mim e pra minha família. A motivação não foi apenas a remuneração, mas minha família. Comecei a estudar em 2011. Eis meu histórico:

Área: TI

Técnico Legislativo ALE-AM (2012) - 1º Lugar
Técnico Judiciário TJ-AM (2013) - 1º Lugar
Técnico Judiciário TRT-11 (2015) - 11º Lugar
Gestor de Tecnologia SEFAZ/AM (2022) - 3º Lugar

Depois de ir pro TRT, parei de estudar completamente (2015-2021). Mas eu sabia que tinha algo a mais e que era possível conseguir ganhar o teto constitucional fazendo basicamente a mesma coisa que fazia no TRT. E a SEFAZ/AM era um sonho pra mim, mas o último concurso havia sido em 2005 e desde então, só ouvia boatos. Porém, aproximadamente em agosto/2021 boatos mais fortes começaram a surgir sobre ter SEFAZ/AM no fim do ano e voltei a estudar com garra. Porém, a prova só foi acontecer em maio desse ano e graças a Deus e à força que Ele me deu nos estudos, finalmente consegui aposentar a caneta.

Depois dessa experiência, o que posso dizer é: Sim, motivação é essencial e não importa se ela é apenas financeira. O que importa, é ela acender a fagulha que vai te fazer sentar a bunda na cadeira e estudar mesmo que a motivação falte no dia e sobre apenas a disciplina.

Bons estudos a todos!
Seus concursos são de TI, como foi e é seu preparo para esses concursos? Estuda por livros também?
 
Todos esses concursos era para área de TI?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Seus concursos são de TI, como foi e é seu preparo para esses concursos? Estuda por livros também?
Conforme informei logo depois, meus estudos foram basicamente por PDFs, videoaulas para alguns assuntos que não entendia bem e pra revisão, e principalmente questões de concursos (QC/TEC). Pra SEFAZ/AM utilizei o Estratégia, Provas de TI e o TI TOTAL do Ramon Souza. Como já atuava na área de TI há muito tempo, a experiência ajudou com algumas disciplinas... Era mais fácil assimilar certas disciplinas e focava mais energia nos pontos fracos.
 
Todos esses concursos era para área de TI?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Sim, os técnicos eram pra informática, e os de analista também para TI, professor idem dou aulas de informática no instituto federal.
Maior parte leitura de leis (a parte técnica nem focava/estudava porque eu quase sempre fechava elas nos concursos), resolução de exercícios, na época não precisei de nenhum cursinho só estudo diário mesmo (passava quase o dia todo estudando, inclusive nas horas vagas do serviço). Entrei direto no serviço público assim que terminei o ensino médio (eu fiz o médio integrado com técnico informática no IF que dou aula hoje).
 
E começaram mais uma rodada de ataques aos cargos públicos. Arthur Lira ressuscitou o papo de reforma administrativa.
Tempos eleitoreiros, precisam angariar voto com o discurso que for e ultimamente parece ter dado mais certo conseguir votos pregando ódio a uma classe/categoria/região/partido/coisa, então hora de conseguir votos de quem pensa que servidor público é tudo marajá cheio de mordomias, com certeza é uma parcela da população bem maior do que a dos que tem a mínima noção de como é o serviço público de fato.

Dizer que vai acabar com a mamata dá voto, mesmo que você tenha passado o seu governo a base de cartões corporativos, orçamentos secretos, licitações suspeitas, rachadinhas com os seus comissionados, etc.
 
Certeza que você é o "sobrinho que passou em concurso" de alguma tia. ahuhuahuaauh

Parabéns meu jovem.
Se fosse um concurso bom :haha: hoje mesmo saiu mais um corte orçamentário no SIAFI contingenciando mais uns milhões de reais do MEC com a "promessa" de liberar em dezembro (de certo lá pelo dia 20 e alguma coisa pois já sabem que não dá pra gastar....enfim é rir pra não chorar). Ainda tem gente que fala que somos comunistas por querer aumentar a qualidade de ensino público no Brasil....acho que daqui a pouco to pedindo esmola que nem uns professor do RJ, enfim foi a escolha que tomei lá em 2014...agora é morrer com ela :shrug: faça chuva ou faça sol...ou tentar a sorte em outra coisa kkk
 
Última edição:
Obrigado amigo.

Meus estudos eram basicamente por PDFs com estudo ativo. As videoaulas me faziam perder muito tempo, e mesmo aumentando a velocidade (eu gostava de assistir em 1.5x a 2x dependendo da velocidade do professor) considerava que não valia o custo-benefício pois o PDF ainda era mais completo. Porém, usava videoaulas quando o assunto era um pouco mais difícil de assimilar... Aí não tinha jeito. E também usava as videoaulas pra revisar enquanto resolvia questões no TEC/QC.

Falando em questões, sempre foi meu método de revisão preferido. As questões que eu errava, colocava os comentários no Evernote e servia como caderno de erros que eu poderia ver como forma de revisão ou estudo de baixo desempenho no celular/tablet onde eu estivesse (alguma fila, aguardando o consultório, etc.)

Quanto a materiais, acho o estratégia bem fraco pra TI mas ainda sim, dentre os cursinhos é o menos pior. Pra SEFAZ/AM usei ele, também usei o Provas de TI e o TI TOTAL do Ramon Souza.
Depois de fazer o resumo do assunto (eu uso .pdf e vou usando a ferramenta de marca-texto) no caderno eu vou para as questões e faço de maneira similar, resolvo e faço anotações. Quantas horas você dedicava para essa parte de questões e quantas dava para resolver?
 
Última edição:
Depois de fazer o resumo do assunto (eu uso .pdf e vou uso a ferramenta de marca-texto) no caderno eu vou para as questões e faço de maneira similar, resolvo e faço anotações. Quantas horas você dedicava para essa parte de questões e quantas dava para resolver?
Só focava 100% em questões depois de ver todo o conteúdo. Durante a revisão enquanto aprende o material, fazia umas 10~15 questões do PDF e já passava pro próximo. Nessa fase do estudo, eu me preocupava em passar o olho em todo o conteúdo pelo menos uma vez, então meu foco era velocidade. E depois, então, revisão por questões. Geralmente 1h por matéria, então era 1h de questões. Fazia uma média aí de 30~40 questões em questões sem cálculo, ou 15~20 se exigissem cálculos.
 
Uma dúvida, galera: o órgão pode barrar a posse de um candidato em cargo de nível superior alegando que o curso superior apresentado está em extinção ou foi extinto pelo MEC?

Pergunto por que um colega que se formou junto comigo no curso Superior Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas em julho de 2017 está tendo esse problema. Ele foi tomar posse em um concurso e negaram a posse dele alegando que o diploma não é válido, pois, ao consultar no portal e-MEC, o curso aparece com status "em extinção voluntária" (extinção por parte da faculdade).

Detalhe que a faculdade ainda consta como ativa no e-MEC e o curso foi devidamente reconhecido pelo MEC em novembro de 2013, mas agora está em extinção porque a faculdade parou de formar turmas.
 
Uma dúvida, galera: o órgão pode barrar a posse de um candidato em cargo de nível superior alegando que o curso superior está em extinção ou foi extinto pelo MEC?

Pergunto por que um colega que se formou junto comigo no curso Superior Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas em julho de 2017 está tendo esse problema. Ele foi tomar posse em um concurso e negaram a posse dele alegando que o diploma não é válido, pois, ao consultar no portal e-MEC, o curso aparece com status "em extinção voluntária" (extinção por parte da faculdade).

Detalhe que a faculdade ainda consta como ativa no e-MEC e o curso foi devidamente reconhecido pelo MEC em novembro de 2013, mas agora está em extinção porque a faculdade parou de formar turmas.

Só advogado na causa.

Minha opinião baseada em nada é: não poderia barrar. O cara é formado, tem o diploma. Se depois de ele ter se formado o curso acabou, ele não pode ser penalizado de forma alguma, até porque ele não deixa de ter o diploma de curso superior. No entendimento do órgão, então o cara sequer é formado... Não faz nenhum sentido.
 
Só advogado na causa.

Minha opinião baseada em nada é: não poderia barrar. O cara é formado, tem o diploma. Se depois de ele ter se formado o curso acabou, ele não pode ser penalizado de forma alguma, até porque ele não deixa de ter o diploma de curso superior. No entendimento do órgão, então o cara sequer é formado... Não faz nenhum sentido.
Como eu trabalho com educação, vou dar meu pitaco e, é isso mesmo que você disse....um curso ser extinto (porque não tem mais entradas/estudantes/mudanças dentro da IE) não tem relação com quem já tem diploma....inclusive se foi reconhecido pelo MEC(o diploma sai chancelado pelo MEC) já era, o diploma é válido mesmo que o curso não exista mais. É até surreal essa atitude pela junta do concurso, uma pessoa perder seu curso porque a universidade faliu/fechou as portas.
 
Última edição:
Uma dúvida, galera: o órgão pode barrar a posse de um candidato em cargo de nível superior alegando que o curso superior apresentado está em extinção ou foi extinto pelo MEC?

Pergunto por que um colega que se formou junto comigo no curso Superior Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas em julho de 2017 está tendo esse problema. Ele foi tomar posse em um concurso e negaram a posse dele alegando que o diploma não é válido, pois, ao consultar no portal e-MEC, o curso aparece com status "em extinção voluntária" (extinção por parte da faculdade).

Detalhe que a faculdade ainda consta como ativa no e-MEC e o curso foi devidamente reconhecido pelo MEC em novembro de 2013, mas agora está em extinção porque a faculdade parou de formar turmas.
Minha opinião de "bacharel em direito aprovado na OAB" (meu cargo atual impede de advogar, como não sou inscrito na OAB não posso me chamar de advogado) é: os colegas estão certos, o órgão tá viajando (menos incomum do que muitos pensam).

Se na data da colação o curso estava reconhecido e com os registros perante o MEC em dia o diploma tem plena validade. Se negarem o recurso administrativo, já pode falar pro seu amigo caçar um advogado pra entrar com o mandado de segurança. Já imaginou se cada vez que uma escola é fechada todo mundo perdesse o ensino médio e fosse impedido de entrar numa faculdade?

É cada uma que aparece... mas vida de concurseiro é isso, por isso muitos falam pra não comemorar a aprovação, a pedreira só acaba mesmo é depois da posse.
 
Minha opinião de "bacharel em direito aprovado na OAB" (meu cargo atual impede de advogar, como não sou inscrito na OAB não posso me chamar de advogado) é: os colegas estão certos, o órgão tá viajando (menos incomum do que muitos pensam).

Se na data da colação o curso estava reconhecido e com os registros perante o MEC em dia o diploma tem plena validade. Se negarem o recurso administrativo, já pode falar pro seu amigo caçar um advogado pra entrar com o mandado de segurança. Já imaginou se cada vez que uma escola é fechada todo mundo perdesse o ensino médio e fosse impedido de entrar numa faculdade?

É cada uma que aparece... mas vida de concurseiro é isso, por isso muitos falam pra não comemorar a aprovação, a pedreira só acaba mesmo é depois da posse.

Verdade total essa última frase.
Só tem sossego depois da posse e olhe lá.

O pior de tudo é que sabe-se lá quanto tempo vai demorar para aceitarem o recurso administrativo (se é que vão aceitar), mais quanto tempo na justiça, etc. Mesmo sendo MS, ainda vai alguns meses. E o cara lá, sem tomar a posse, sem exercer o cargo ao qual foi aprovado, sem receber a remuneração de direito... É de fuder.
 
Verdade total essa última frase.
Só tem sossego depois da posse e olhe lá.

O pior de tudo é que sabe-se lá quanto tempo vai demorar para aceitarem o recurso administrativo (se é que vão aceitar), mais quanto tempo na justiça, etc. Mesmo sendo MS, ainda vai alguns meses. E o cara lá, sem tomar a posse, sem exercer o cargo ao qual foi aprovado, sem receber a remuneração de direito... É de fuder.
É bem complicado mesmo, mas entrar com MS já com pedido liminar acho bem improvável que a justiça não conceda pq é bem absurdo o motivo para estarem barrando ele, aí já consegue entrar e fica sub judice mas já tá dentro pelo menos.

Tomara que não precise chegar a isso e no recurso adm já reverta, desejo boa sorte a seu amigo, vai ser chato e brigado mas ele vai conseguir!
 
Verdade total essa última frase.
Só tem sossego depois da posse e olhe lá.
"Só tem sossego depois da posse e olhe lá."
Totalmente de acordo com a frase, eu queria tirar uma duvida com vocês, eu estou há quase 3 anos aguardando a convocação de um concurso que passei, esse ano chamaram ate a penúltima pessoa que estava na minha minha frente na lista de classificação e informaram que só vão voltar a chamar ano que vem para o meu cargo (que raiva viu!).Nesse caso como vai ficar com a questao da reforma administrativa, tipo no mesmo concurso quem já tomou a posse não vai entrar na reforma administrativa e quem entrar depois vai ser pego por ela? Isso não iria ferir a isonomia?
 
Uma dúvida, galera: o órgão pode barrar a posse de um candidato em cargo de nível superior alegando que o curso superior apresentado está em extinção ou foi extinto pelo MEC?

Pergunto por que um colega que se formou junto comigo no curso Superior Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas em julho de 2017 está tendo esse problema. Ele foi tomar posse em um concurso e negaram a posse dele alegando que o diploma não é válido, pois, ao consultar no portal e-MEC, o curso aparece com status "em extinção voluntária" (extinção por parte da faculdade).

Detalhe que a faculdade ainda consta como ativa no e-MEC e o curso foi devidamente reconhecido pelo MEC em novembro de 2013, mas agora está em extinção porque a faculdade parou de formar turmas.
Minha nossa, é cada absurdo que inventam pra tirar nosso sossego.... fazendo uma analogia, é como se um médico deixasse de o ser pq a faculdade na qual ele se formou foi extinta.

Na minha opinião, seu colega tem uns 95% de ter um mandado de segurança favorável.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Galera, depois de pensar bastante e olhar umas quinze vezes para o dindin que tava no cofrinho, resolvi comprar um tablet para estudar.

Usando-o há três dias, posso dizer que foi a melhor coisa que fiz para minha jornada concurseira, rs.

Eu pensava que a escrita era lenta ou travada, mas não, a canetinha do tablet imita 99% a rapidez e precisão de escrever no caderno de papel.

O recurso de grifar o pdf, rabiscar, fazer setinhas, comentários (tanto digitados como escritos), mudando de cor da "tinta" em meio segundo, é fantástico.

Recomendo MUITO para quem pensa em adquirir um para estudos.
 
Última edição:
"Só tem sossego depois da posse e olhe lá."
Totalmente de acordo com a frase, eu queria tirar uma duvida com vocês, eu estou há quase 3 anos aguardando a convocação de um concurso que passei, esse ano chamaram ate a penúltima pessoa que estava na minha minha frente na lista de classificação e informaram que só vão voltar a chamar ano que vem para o meu cargo (que raiva viu!).Nesse caso como vai ficar com a questao da reforma administrativa, tipo no mesmo concurso quem já tomou a posse não vai entrar na reforma administrativa e quem entrar depois vai ser pego por ela? Isso não iria ferir a isonomia?

Cara, boa pergunta.
Tem que ver o que a deforma administrativa vai mudar. Se mudarem a 8.112, teu cargo for estadual e o estado não promover nada, fica na mesma. Idem se o cargo for municipal. Agora, se mudarem na CF, aí são outros 500.

No mais, desejo sorte e que te convoquem o quanto antes!

Minha nossa, é cada absurdo que inventam pra tirar nosso sossego.... fazendo uma analogia, é como se um médico deixasse de o ser pq a faculdade na qual ele se formou foi extinta.

Na minha opinião, seu colega tem uns 95% de ter um mandado de segurança favorável.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Galera, depois de pensar bastante e olhar umas quinze vezes para o dindin que tava no cofrinho, resolvi comprar um tablet para estudar.

Usando-o há três dias, posso dizer que foi a melhor coisa que fiz para minha jornada concurseira, rs.

Eu pensava que a escrita era lenta ou travada, mas não, a canetinha do tablet imita 99% a rapidez e precisão de escrever no caderno de papel.

O recurso de grifar o pdf, rabiscar, fazer setinhas, comentários (tanto digitados como escritos), mudando de cor da "tinta" em meio segundo, é fantástico.

Recomendo MUITO para quem pensa em adquirir um para estudos.

Qual comprou? Quanto pagou?
 
Galera, depois de pensar bastante e olhar umas quinze vezes para o dindin que tava no cofrinho, resolvi comprar um tablet para estudar.

Usando-o há três dias, posso dizer que foi a melhor coisa que fiz para minha jornada concurseira, rs.

Eu pensava que a escrita era lenta ou travada, mas não, a canetinha do tablet imita 99% a rapidez e precisão de escrever no caderno de papel.

O recurso de grifar o pdf, rabiscar, fazer setinhas, comentários (tanto digitados como escritos), mudando de cor da "tinta" em meio segundo, é fantástico.

Recomendo MUITO para quem pensa em adquirir um para estudos.
Qual modelo e tamanho usa? Estou pensando em adquirir um pra auxiliar no estudo, fico 8h na cadeira trabalhando na frente do PC e ter que ficar mais 3 estudando é bem cansativo.
 
Qual comprou? Quanto pagou?
Comprei o Samsung Tab S7 FE de 12.4 polegadas, 128gb. Resolvi por esse modelo exatamente pela grande tela, excelente para estudar. Considero um bom custo benefício entre os tablets novos. Vi modelos mais potentes, mas com tela menor, custando 2.000,00 a mais. Como ele vai ser utilizado para ler pdfs e videoaulas e não para jogar, fazer vídeo 4k ou coisa do tipo, a configuração dele é mais do que suficiente.

Custou 3.120,00. Eu queria ter esperado a black fraude, talvez aparecesse alguma promoção.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Qual modelo e tamanho usa? Estou pensando em adquirir um pra auxiliar no estudo, fico 8h na cadeira trabalhando na frente do PC e ter que ficar mais 3 estudando é bem cansativo.
Samsung Tab S7 FE de 12.4 polegadas. Recomendo esse pela ótima configuração (pra quem não vai jogar jogo pesado nem fazer vídeo 4k) e tamanho de tela. A tela, para mim, foi o diferencial, é quase do tamanho de uma folha de caderno. Estudar em tela pequena, de tablets de 8 polegadas, por exemplo, achei muito ruim.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo