Concursos públicos [TÓPICO OFICIAL]

Ler a lei seca é obrigatório.

É importante salientar que um material teórico também é obrigatório. Veja, "teoria" é uma palavra bem banalizada pelas pessoas em geral. Quando fazemos questões de concursos, temos que necessariamente saber de antemão a base para responder a questão. Como você vai obter essa base, aí há vários caminhos. É necessário descobrir qual o melhor método para você. Se estudou lei seca apenas e foi suficiente para responder a questão, sua teoria está aí. Há diversos concursos e provas que um conhecimento além da lei seca é necessário. Cada caso é um caso, sem falar que muitas pessoas necessitam de uma explicação da legislação para internalizar o conhecimento.

E o tal estudo reverso (primeiro questões, depois teoria)? Aí está outra coisinha bem banalizada no meio concurseiro. NINGUÉM vai acertar uma questão sem base teórica, a não ser no chute.

Mesmo que uma questão cobre o resultado de 1 + 1 = ?, você de antemão sabe somar números naturais inteiros né?

A questão de estudo reverso, "só por questões", é que esquecemos de computar os comentários/resolução da questão, além do embasamento legislativo, se for questão de Direito. É nessa parte que você obterá a teoria necessária para responder a questão naquele momento e, mais importante, a teoria necessária para responder as questões vindouras, seja de questões passadas, contidas no site de questões/livros, ou as que vão aparecer, de fato, na sua futura prova.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Me tirem um dúvida aqui, diploma de ensino superior cobre a exigência do edital de um curso de informática de 360h? Vou prestar pra prefeitura da cidade, eu tenho diploma em ADS, mas pra esse cargo de ensino médio pedem essas certificações genéricas de 360h...

Estou pensando eu prestar pra esse cargo, largaria uma jornada de 44 pra 25, e poderia mirar com certa tranquilidade os melhores concursos sem ficar duro.

Como está, exatamente, a exigência no edital?
Aconselho a enviar um email para a banca. Algumas vezes, essas maledetas bancas respondem sem o copia e cola do edital :limo:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Resultados como aprovado dentro das vagas: Caixa, BB, BRB, correios, ibama, PCRS, TRF1/TRF2 (para agente de segurança, entre os 30 e nunca nomeado ( meu sonho esse cargo), ABIN, PMDF soldado, DEPEN 2x (2015 e o último) etc

Colega, qual foi o motivo de não ter sido nomeado no cargo de agente de segurança, dentro das vagas?
 
Última edição:
Me tirem um dúvida aqui, diploma de ensino superior cobre a exigência do edital de um curso de informática de 360h? Vou prestar pra prefeitura da cidade, eu tenho diploma em ADS, mas pra esse cargo de ensino médio pedem essas certificações genéricas de 360h...

Estou pensando eu prestar pra esse cargo, largaria uma jornada de 44 pra 25, e poderia mirar com certa tranquilidade os melhores concursos sem ficar duro.

Já fui atrás disso porque o pessoal do lugar onde trabalho tinha essa dúvida e o que achei não era pacificado, mas em resumo é o famoso "quem pode mais, pode menos". Se você conseguir comprovar que sua faculdade aborda os temas da certificação pedida no edital, você em teoria conseguiria. Pode exigir um MS? Pode, mas existe a possibilidade.

Caso alguém tenha outra opinião a trazer, só dale.
 
Me tirem um dúvida aqui, diploma de ensino superior cobre a exigência do edital de um curso de informática de 360h? Vou prestar pra prefeitura da cidade, eu tenho diploma em ADS, mas pra esse cargo de ensino médio pedem essas certificações genéricas de 360h...

Estou pensando eu prestar pra esse cargo, largaria uma jornada de 44 pra 25, e poderia mirar com certa tranquilidade os melhores concursos sem ficar duro.

Teoricamente cobre sim, pois, conforme falado acima, há inúmeras jurisprudências de tribunais superiores afirmando que "quem pode mais, pode menos", ou seja, se o candidato possui escolaridade superior à exigida pelo edital ele não pode ser impedido de tomar posse no cargo.

Porém seria bom confirmar junto à banca e, se possível, junto ao RH do órgão, porque há RHs que "encrencam" em seguir estritamente o que está na lei e ponto final, daí o candidato acaba sendo obrigado a entrar com Mandado de Segurança na justiça para tomar posse sob judice.

Na universidade federal em que eu trabalhava acontecia muito isso com a galera que passava para o cargo de Técnico em Informática. A lei do cargo exigia diploma de Curso Técnico em Tecnologia da Informação, daí uma galera tentava tomar posse com diploma de Nível Superior (que, claro, está acima do Curso Técnico), mas o RH barrava a posse alegando que a lei exigia Curso Técnico e que o edital já previa isso (que não seria aceito diploma de Nível Superior para cargo de Técnico), só restando entrar na justiça para conseguir tomar posse.

Alguns colegas conseguiram tomar posse via justiça com base nessas jurisprudências, já outros tiveram a liminar negada porque o juiz interpretou que o edital é "a lei do concurso" e que o candidato concordou com a regra prevista no edital ao se inscrever no concurso. Ou seja, acaba sendo necessário um pouco de sorte se precisar entrar na justiça, pois, como já dizia aquele velho ditado popular, cabeça de juiz é igual bunda de neném, nunca se sabe o que pode sair.
 
Última edição:
Me tirem um dúvida aqui, diploma de ensino superior cobre a exigência do edital de um curso de informática de 360h? Vou prestar pra prefeitura da cidade, eu tenho diploma em ADS, mas pra esse cargo de ensino médio pedem essas certificações genéricas de 360h...

Estou pensando eu prestar pra esse cargo, largaria uma jornada de 44 pra 25, e poderia mirar com certa tranquilidade os melhores concursos sem ficar duro.
360h parece carga horária de pós.

Se exigir pós, precisa fazer a pós.
 
Me tirem um dúvida aqui, diploma de ensino superior cobre a exigência do edital de um curso de informática de 360h? Vou prestar pra prefeitura da cidade, eu tenho diploma em ADS, mas pra esse cargo de ensino médio pedem essas certificações genéricas de 360h...

Estou pensando eu prestar pra esse cargo, largaria uma jornada de 44 pra 25, e poderia mirar com certa tranquilidade os melhores concursos sem ficar duro.
Como os colegas responderam, teoricamente pode sim, mas em se tratando de concursos, exigências e editais, tudo pode acontecer e pode ser necessário ingressar com um mandado de segurança pra poder assumir.

O problema nem sempre é questão do órgão, mas do servidor que é responsável por receber a documentação dos aprovados ter medo de aceitar coisa diferente do que foi pedido e dar m**** pra ele depois.

Meu concurso mesmo é de nível médio, no edital dizia que ao ser convocado teria que mandar, entre vários documentos, o certificado de conclusão do ensino médio. Eu e vários outros convocados tínhamos nível superior. É óbvio que quem tem um diploma de nível superior reconhecido pelo MEC já concluiu o ensino médio pois é requisito pro ingresso na universidade, inclusive quando fui fazer minha segunda graduação usei o diploma da primeira como comprovante de ensino médio completo e aceitaram. Um pessoal ligou no setor e pediu se poderia enviar o diploma superior no lugar de caçar certificado de ensino médio e adivinha o que o servidor que atendeu respondeu? "Se no edital pede certificado do ensino médio, tem que ser do ensino médio".
 
Como os colegas responderam, teoricamente pode sim, mas em se tratando de concursos, exigências e editais, tudo pode acontecer e pode ser necessário ingressar com um mandado de segurança pra poder assumir.

O problema nem sempre é questão do órgão, mas do servidor que é responsável por receber a documentação dos aprovados ter medo de aceitar coisa diferente do que foi pedido e dar m**** pra ele depois.

Meu concurso mesmo é de nível médio, no edital dizia que ao ser convocado teria que mandar, entre vários documentos, o certificado de conclusão do ensino médio. Eu e vários outros convocados tínhamos nível superior. É óbvio que quem tem um diploma de nível superior reconhecido pelo MEC já concluiu o ensino médio pois é requisito pro ingresso na universidade, inclusive quando fui fazer minha segunda graduação usei o diploma da primeira como comprovante de ensino médio completo e aceitaram. Um pessoal ligou no setor e pediu se poderia enviar o diploma superior no lugar de caçar certificado de ensino médio e adivinha o que o servidor que atendeu respondeu? "Se no edital pede certificado do ensino médio, tem que ser do ensino médio".
Comigo aconteceu igual. Passei num de médio, eu e todos os aprovados temos nível superior. Na hora de mandar a documentação, uns que já tinham passado nessa mesma corporação avisaram que não mandasse apenas o diploma, pq ia dar problema.

A merda é que aqui onde moro, o certificado de ensino médio é uma burocracia do cacete pra tirar cópia. Tudo isso pq, antigamente, o certificado saía sem um CARIMBO que hoje em dia tem kkkkkkkkk. Foi mais fácil emitir um novo do que autenticar o antigo.


Brasil e suas burrocracias.
 
Pois é, incrível né, rsrs.

Já vi também uns casos de recusarem diplomas de tecnólogos, afirmando que não são cursos superiores. Ou inventaram que só poderia diploma de bacharel ou licenciatura, mesmo o edital especificando apenas diploma de nível superior.
 
No meu trabalho teve prova pra tecnico em contabilidade. No edital não pedia o registro do conselho mas na contratação pediram.
 
Alguém comentou recentemente sobre quantas matérias ver num dia só.

Pra exemplificar, ontem eu estudei só 3 horas líquidas. O que eu fiz:

-40 questões de Direito Previdenciário
-31 questões de Português
-30 questões de Direito Administrativo
-10 questões de Direito Tributário
-25 questões de Economia
-11 questões de Legislação Aduaneira
-38 questões de Legislação Tributária
-Leitura de teoria de Legislação Tributária

Isso exemplifica bem o estudo por ciclos com tarefas mais curtas. Dá pra girar muitas matérias em um dia só.
 
Alguém comentou recentemente sobre quantas matérias ver num dia só.

Pra exemplificar, ontem eu estudei só 3 horas líquidas. O que eu fiz:

-40 questões de Direito Previdenciário
-31 questões de Português
-30 questões de Direito Administrativo
-10 questões de Direito Tributário
-25 questões de Economia
-11 questões de Legislação Aduaneira
-38 questões de Legislação Tributária
-Leitura de teoria de Legislação Tributária

Isso exemplifica bem o estudo por ciclos com tarefas mais curtas. Dá pra girar muitas matérias em um dia só.


--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Aliás, nessa imagem que postei, já tiveram oportunidade de lerem a trajetória do cidadão da ponta esquerda?

O cabra hoje é Prático de Navios. Já deram uma olhadinha nas características $$$$ dessa profissão? :cuti:
 
Última edição:
O cabra hoje é Prático de Navios. Já deram uma olhadinha nas características $$$$ dessa profissão? :cuti:
200 mil por mês.

O problema é que é um dos concursos que mais tem fraude, pelo que fiquei sabendo. Várias notícias nesse sentido.
 

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Aliás, nessa imagem que postei, já tiveram oportunidade de lerem a trajetória do cidadão da ponta esquerda?

O cabra hoje é Prático de Navios. Já deram uma olhadinha nas características $$$$ dessa profissão? :cuti:
Qual a frequência de concursos desse negócio? Eu só escuto falar desse cara aí, os outros professores do estratégia comentam sobre ele.
 
Qual a frequência de concursos desse negócio? Eu só escuto falar desse cara aí, os outros professores do estratégia comentam sobre ele.

Frequência quase nula, rs. Os Práticos ganham um % sobre o total de mercadorias transportadas em navios, sendo que a carga desses navios podem chegar na casa de centenas de milhões de reais.

Esse % que eles ganham é dividido entre os Práticos, em seus respectivos portos de lotação. Logo, quanto mais Práticos, menos cada um ganha por porto. Eles próprios fazem lobby para NÃO ocorrer concurso pra área deles.
 
Prático e cartório, são dois concursos que você só fará se já for "de dentro". Dá pra vir de fora e "vencer"? Dá, mas é literalmente mais fácil virar juiz ou promotor. Boa sorte a quem tentar, de coração!
 
Porra, estudei menos do que deveria nesse fds.

Tinha mais responsabilidade e disciplina quando estava desempregado.
Saber que amanhã vou lá no trabalho coçar o saco, dentro do ar condicionado, mexe com o mental. :limo:

Daí quando eu quero dar um gás, eu penso na Tondinelli sem roupa:
Ats33Hr.png
 
cartório é literalmente mais fácil virar juiz ou promotor
Falso.

É um erro comum pensar que 'cartório de imóveis paga muito'.

De fato, em cidades como Goiania ou Rio de Janeiro, um cartório de imóveis tira mais de 1 milhão de reais por mês.

Poréeeeeeem: a maioria dos cartórios no Brasil são deficitários. Isso significa que a maioria dos cartórios não atingem um ganho mínimo e, nesse caso, o poder público complementa a renda deles, limitada a 15k por mês.
 
@YvensJF não sei nem o que é esse método kkkkk, só ouvi falar várias vezes.

Cronômetro mesmo. Se eu parar nem que seja pra me levantar e esticar um pouco, pauso o cronômetro.

Quando eu comecei a estudar, eu não marcava as horas achando que ia ficar fissurado com isso, mas depois vi que acaba me forçando a estudar mais, sem ser algo doentio.
 
Falso.

É um erro comum pensar que 'cartório de imóveis paga muito'.

De fato, em cidades como Goiania ou Rio de Janeiro, um cartório de imóveis tira mais de 1 milhão de reais por mês.

Poréeeeeeem: a maioria dos cartórios no Brasil são deficitários. Isso significa que a maioria dos cartórios não atingem um ganho mínimo e, nesse caso, o poder público complementa a renda deles, limitada a 15k por mês.
Fonte: vozes da minha cabeça e algum artiguinho de blog de internet.

Sim, existem cartórios deficitários pelo país, mas estão longe de ser a maioria, apenas alguns estados tem mais da metade dos cartórios em déficit.
Segundo o CNJ, no fechamento de 2021, havia 2,6mil cartórios deficitários no país, de um total de quase 13,5mil cartórios, o que obviamente significa que não é a maioria.

Os cartórios deficitários em sua esmagadora maioria são cartórios de registro de pessoas naturais (que faturam pouco por conta das leis que mandam fornecer certidões gratuitas) e os serviços distritais de interiorzão.

Agora, cartório de imóveis pagar pouco ou só dar lucro em capital se tirar mais de 1milhão por mês? Não força a barra.

Por conta do meu cargo no TJPR tenho acesso ao sistema interno de prestação de contas dos cartórios da minha comarca, pega a pobreza que é ter o cartório de protestos aqui numa comarca que não chega a 90mil habitantes:
xtMN6aF.png


Lembrando que nas despesas está tudo, todos os funcionários, cada folha de papel e selo usado para os documentos, absolutamente tudo. O "resultado" é o lucro que vai direto pro bolso do titular. E o cartório de imóveis daqui?
iAL4op6.png


Deve ser uma lástima mesmo no pior mês do ano tirar "só" 107mil reais limpo, mas tudo bem, teve pelo menos dois meses que passaram de 300mil pra ajudar. Lembrando que para traçar um paralelo, juiz inicia a carreira aqui no PR ganhando líquido em torno de 20~21mil reais e desembargador vai aposentar ganhando perto de 30mil.

E para quem tem interesse, a razão de eu falar que é pra quem é "de dentro": existem concursos de remoção que só pode fazer quem já é titular de algum cartório. Então quem quer mesmo seguir carreira nisso geralmente começa assumindo um serviço fraco para depois ir fazer as provas de remoção até pegar coisa boa, ou se mata violentamente de estudar pra pegar um cartório bom logo de cara, mas aí dá pra imaginar pelas cifras que postei que a concorrência é pesada, por isso falo que é mais fácil conseguir magistratura ou MP (inclusive alguns dos promotores e juízes com quem trabalhei já me falaram que até pensaram em ir pros cartórios mas acabaram desistindo por conta da dificuldade e dos esquemas).

Muito comum quem já tem um bom cartório botar os filhos pra estudar brutalmente pra conseguir entrar no meio, caso o herdeiro não dê conta de abraçar um cartório de imóveis brabo ou coisa do tipo, ele ao menos assume um cartório deficitário qualquer e quando o genitor estiver para aposentar ele permuta com o filho, que assume o cartório bom da família e o pai/mãe aposenta no deficitário. Esse é o tipo de concorrência que quem é "de fora" vai ter que encarar.

Então sim, tem cartório que não dá lucro e o cara recebe complementação do tribunal pra sobreviver e não é ridiculamente difícil conseguir, mas se você quer disputar a coisa boa vai ter que ralar mais do que povo que estuda pra magistratura, pra ficar entre as cabeças e abraçar um cartório top. Último concurso pra novos agentes delegados no PR teve 35 cartórios de registro de imóveis disponíveis para os primeiros colocados escolherem, incluindo um em Curitiba, e outros 10 cartórios de imóveis que foram disponibilizados somente pra remoção (só pra quem já é titular de um cartório).
 
Fonte: vozes da minha cabeça e algum artiguinho de blog de internet.

Sim, existem cartórios deficitários pelo país, mas estão longe de ser a maioria, apenas alguns estados tem mais da metade dos cartórios em déficit.
Segundo o CNJ, no fechamento de 2021, havia 2,6mil cartórios deficitários no país, de um total de quase 13,5mil cartórios, o que obviamente significa que não é a maioria.

Os cartórios deficitários em sua esmagadora maioria são cartórios de registro de pessoas naturais (que faturam pouco por conta das leis que mandam fornecer certidões gratuitas) e os serviços distritais de interiorzão.

Agora, cartório de imóveis pagar pouco ou só dar lucro em capital se tirar mais de 1milhão por mês? Não força a barra.

Por conta do meu cargo no TJPR tenho acesso ao sistema interno de prestação de contas dos cartórios da minha comarca, pega a pobreza que é ter o cartório de protestos aqui numa comarca que não chega a 90mil habitantes:
xtMN6aF.png


Lembrando que nas despesas está tudo, todos os funcionários, cada folha de papel e selo usado para os documentos, absolutamente tudo. O "resultado" é o lucro que vai direto pro bolso do titular. E o cartório de imóveis daqui?
iAL4op6.png


Deve ser uma lástima mesmo no pior mês do ano tirar "só" 107mil reais limpo, mas tudo bem, teve pelo menos dois meses que passaram de 300mil pra ajudar. Lembrando que para traçar um paralelo, juiz inicia a carreira aqui no PR ganhando líquido em torno de 20~21mil reais e desembargador vai aposentar ganhando perto de 30mil.

E para quem tem interesse, a razão de eu falar que é pra quem é "de dentro": existem concursos de remoção que só pode fazer quem já é titular de algum cartório. Então quem quer mesmo seguir carreira nisso geralmente começa assumindo um serviço fraco para depois ir fazer as provas de remoção até pegar coisa boa, ou se mata violentamente de estudar pra pegar um cartório bom logo de cara, mas aí dá pra imaginar pelas cifras que postei que a concorrência é pesada, por isso falo que é mais fácil conseguir magistratura ou MP (inclusive alguns dos promotores e juízes com quem trabalhei já me falaram que até pensaram em ir pros cartórios mas acabaram desistindo por conta da dificuldade e dos esquemas).

Muito comum quem já tem um bom cartório botar os filhos pra estudar brutalmente pra conseguir entrar no meio, caso o herdeiro não dê conta de abraçar um cartório de imóveis brabo ou coisa do tipo, ele ao menos assume um cartório deficitário qualquer e quando o genitor estiver para aposentar ele permuta com o filho, que assume o cartório bom da família e o pai/mãe aposenta no deficitário. Esse é o tipo de concorrência que quem é "de fora" vai ter que encarar.

Então sim, tem cartório que não dá lucro e o cara recebe complementação do tribunal pra sobreviver e não é ridiculamente difícil conseguir, mas se você quer disputar a coisa boa vai ter que ralar mais do que povo que estuda pra magistratura, pra ficar entre as cabeças e abraçar um cartório top. Último concurso pra novos agentes delegados no PR teve 35 cartórios de registro de imóveis disponíveis para os primeiros colocados escolherem, incluindo um em Curitiba, e outros 10 cartórios de imóveis que foram disponibilizados somente pra remoção (só pra quem já é titular de um cartório).
Por que você se dá o trabalho de dar essa explicação enorme sabendo que ele vai ignorar e fingir que nada aconteceu? :haha:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo