Concursos públicos [TÓPICO OFICIAL]

como é esse? estuda um pouco de cada?
mas pouco quanto? 2 por dia? até que ponto?

é, acho q isso é bem específico pra cada um
eu me dei mto bem estudando apenas 1 matéria por dia, até o fim
depois partia pra próxima
sei lá, eu sinto que misturava muito no cérebro vários tipos de informações diferentes :haha:

acho q toda dica é válida, cabe a pessoa tentar e ver se rola ou não
Aí vai de cada um, eu também era do "1 matéria por dia", mas alternava uma matéria diferente cada dia. Tem quem manda até 3~4 por dia, faz ciclo de 50minutos cada matéria com 10 minutos de pausa, já tentei e sempre achei pouco tempo. O que não rola é estudar toda uma matéria, dia após dia até "esgotar" ela e aí ir atrás de esgotar a próxima em intensivões sucessivos que quando vê você ficou 2 meses sem reler na disciplina que estudou primeiro.

Aliás, o método que melhor funcionou para mim era estudar uma matéria no dia (cerca de 2 a 3h nela), fazer uma bateria de questões dela e depois fazer questões das matérias que estudei nos 2~3 dias anteriores pra forçar o resgate da memória.
 
Aí vai de cada um, eu também era do "1 matéria por dia", mas alternava uma matéria diferente cada dia. Tem quem manda até 3~4 por dia, faz ciclo de 50minutos cada matéria com 10 minutos de pausa, já tentei e sempre achei pouco tempo. O que não rola é estudar toda uma matéria, dia após dia até "esgotar" ela e aí ir atrás de esgotar a próxima em intensivões sucessivos que quando vê você ficou 2 meses sem reler na disciplina que estudou primeiro.

Aliás, o método que melhor funcionou para mim era estudar uma matéria no dia (cerca de 2 a 3h nela), fazer uma bateria de questões dela e depois fazer questões das matérias que estudei nos 2~3 dias anteriores pra forçar o resgate da memória.
Quando comecei, estudava só 1 matéria por dia. Hoje, chego a ver mais de 10 matérias por dia, a depender da complexidade das tarefas. A diferença de rendimento a longo prazo é brutal.
 
10 matérias por dia
atualmente vc está trabalhando? pra estudar 10 matérias por dia tendo um emprego vc nem deve dormir né :haha:

como é sua rotina?
 
Apesar do bicicleta se achar o suprassumo da genialidade por afirmar isso, é uma dica bem básica e trivial, praticamente senso comum entre os concurseiros. Se olhar o livro do William Douglas, que é quase o "pai" dos métodos de estudo pra concursos públicos (lançou o livro "Como passar em provas e concursos" há mais de 20 anos) já pregava esse método simples de divisão em múltiplas frentes.

Força cara. Acho que a maioria dos concurseiros já passaram por esse momento de "tensão máxima e rendimento mínimo", especialmente quando ainda não está empossado em um cargo "escada" que seja. Infelizmente o negócio é faca nos dentes, sangue nos zóio e encarar. Lá pra frente tu vai olhar pra trás e ver que valeu muito a pena.
Pior que o cargo que eu passei nem é escada. Acho até que eu sou o único dos aprovados que continua estudando. Talvez mais um cara também esteja, pq ele fez PRF e ficou nos excedentes.

A remuneração do final da carreira bate no teto estadual, e a aposentadoria é integral. Só que o começo da carreira é terrível, 3 anos de muita ralação, tem que morar numa cidade que eu não curto muito e o salário é bem ruinzinho.
 
Esse é o problema de escolher cargo por remuneração: a força de vontade não se sustenta.

O cargo almejado tem que ter algo a mais do que a remuneração, tem que ser um cargo que lhe dê tesão.

Eu sinto exatamente isso pelo cargo que quero, é por isso que nunca paro de estudar, que nunca fico cansado.
Meu tesão é não trabalhar.
 
atualmente vc está trabalhando? pra estudar 10 matérias por dia tendo um emprego vc nem deve dormir né :haha:

como é sua rotina?
Não estou trabalhando.

Mas é o seguinte, eu estudo por ciclos. O mote desse método é manter várias matérias girando ao mesmo tempo, por isso que funciona bem a longo prazo, já que você nunca fica muito tempo sem ver uma matéria.

Então quando você finaliza a teoria das matérias, as revisões são rápidas, por questões. Por incrível que pareça, dá pra revisar bem um assunto fazendo apenas 15 questões. Aí vc termina bem rápido, menos de meia hora, e já gira para a próxima matéria. Se num dia tiver várias tarefas pequenas como essas, o ciclo vai girar bem rápido.

Mas obviamente tem dia que só dá pra ver umas 3 ou 4 matérias.
 
Esse é o problema de escolher cargo por remuneração: a força de vontade não se sustenta.

O cargo almejado tem que ter algo a mais do que a remuneração, tem que ser um cargo que lhe dê tesão.

Eu sinto exatamente isso pelo cargo que quero, é por isso que nunca paro de estudar, que nunca fico cansado.
Tirando carreiras policiais, nos outros âmbitos não vejo muito isso de ser algo que a pessoa ame ou tenha tesão. Eu tenho déficit de atenção, se a pessoa for na internet diz que só podemos fazer aquilo que gostamos e assim assado, carreiras movimentadas, mas se isso não é regra pra gente( vários concursados com transtornos psiquiátricos, aliás o grande William Douglas, o cara dos concursos, tem tdah por exemplo e trabalha em carreiras burocráticas de alto escalão que se contra indica supostamente a pessoas com tdah) imagine para pessoas sem transtorno. Desde que você tenho um cérebro normal e uma estrutura neuroquimica(neurotransmissores) adequados, você pode se dedicar a estudar a qualquer cargo, independente se sua origem, seu dinheiro, suas crenças, o que vai pesar aí é sua disciplina, mindset e como vc lida com distrações e procrastinação... Eu não tenho super tesão nem nada do tipo pelo TJ, o que me move é meta de mudar de vida, ser servido público estável, trabalhar em ambiente tranquilo, com isso faço a disciplina de estudar todo dia 4 horas. Não dependemos de tesão por algo pra ter êxito no fazer diariamente, embora é claro, fazer algo que vc tem gana é mais fácil e te gera mais motivação, mas é tão somente isso. O que mais pesa é sua disciplina, mindset e saúde mental.

E por último NÃO DEPENDAM DA FORCA DE VONTADE, isso é muito superestimado, o que realmente vai pesar e determinar é sua meta de passar e de estudar todos dias, a famosa disciplina e organização.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

eu colocaria D, nesse caso
seria a letra B se tivesse cargo vago, mas na questão diz que não há mais o cargo vago de Maria


depois fui procurar a questão e a resposta correta foi: reintegrado e Maria, posta em disponibilidade (o que no caso ali seria excedente)


é que a questão tá modificada ali como diz...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


eu ia falar isso

nesse concurso q estou hoje (ens superior em qlq área) eu estudei 1 matéria por vez
mas já faz mais de 10 anos :bem:

me senti melhor assim
mas eu SEMPRE ia revisando, pq se não esquecia mta coisa... e fazia revisão geral de tudo
Pois é foi o que pensei, a questão na verdade seria o cara desintegrada e a Maria reconduzida, mas como cargo prévio de origem dela está ocupado e não tem vaga, ela seria posta em disponibilidade.
O que diz nosso estatuto é que recondução é o retorno do servidor estável a seu cargo anterior exercido, em detrimento da reeintegracão do ocupante de seu cargo atual. Mais ou menos isso. Nesse caso o gabarito estaria certo porém a questão mencionada que o cargo do servidor reconduzido está ocupado e não há vagas, neste caso ele seria posto em disponibilidade.

Vc é bom em português? Pelo menos pra mim é uma matéria que nunca rendeu por pdf. Já falei aqui antes que eu sempre reviso por um cursinho em vídeo do Carlos zambelli de 4 aulas de 2h (assisto em 2x só pra relembrar). Pra mim funcionou pq no fim português é tipo rlm, vc tem que memorizar os macetes pra acertar questões (vc não tem que aprender o porque do que ser conjunção integrante ou pronome relativo, só tem que decorar que vai trocar por o isso/o qual e acertar questão). hoje eu não erro mais que 1 questão de português em prova (mesmo da temida fgv).
Por outro lado, no concurso do tj-to eu tomei na rabiola em processual penal e civil.
Sempre fui regular em português. Vou estudar bastante a matéria, afinal ela corresponde a 1/3 da pontuação.
Cara, essa questão foi adaptada e menciona "à luz da Lei Estadual", tem que ver o que diz a lei estadual a qual ela se refere.
Porém, se pegar a regra geral (que é basicamente a Lei 8.112 que foi copiada por 95% dos órgãos do país), a questão não tem resposta certa pq João será reintegrado e Maria será posta em disponibilidade. Inclusive a questão diz que foi adaptada e se vc olhar a original existe essa resposta e ela está lá. Pelo que lembro você falou que quer fazer TJBA, busquei aqui rápido o estatuto dos servidores do TJBA e ele é, como os demais, cópia da 8.112, ou seja, também diz que Maria seria posta em disponibilidade. Realmente não sei qq passou pela cabeça de quem "adaptou" essa questão pq fez um baita desserviço OU essa questão foi adaptada pra se amoldar a algum estatuto estadual cagado que tem uma regra diferente.

Cara, sendo bem sincero, quer uma dica? Larga mão de estudar estatuto/regimento agora. Sim, eu sei que vc curtiu a coisa e a matéria é curtinha, mas começar pela parte mais específica das específicas. O estatuto que vc estudar só vai servir para aquele órgão e não há garantia alguma de que ele vai se aplicar a outros, cada novo concurso de novo órgão é outro estatuto que vc vai precisar estudar e apesar de serem 95% similares é bem nos 5% de diferenças que as bancas vão atacar e ali é que vc pode se confundir e rodar. Essa questão mesmo tá uma bela BOSTA pra você se confundir.

Comece pelo básico massivo que todo concurseiro dessas áreas precisa saber: português, direito constitucional e direito administrativo. Depois de passar por constitucional e administrativo o estudo dos estatutos inclusive ficará MUITO mais fácil pq vc vai ver vários conceitos básicos que se aplicarão a todos como regra geral, na hora que vc voltar pro estatuto vai poder pular muita coisa pq tu já viu em direito constitucional/administrativo e já resolveu uma cacetada de questões a respeito. Eu mesmo sempre deixava estatuto/regimento para o pós-edital, pq é basicamente rever direito administrativo + as partes pontuais bem específicas de cada órgão.

Eu olho suas postagens aqui e relembro a mesma empolgação de quando eu comecei a estudar pra concursos, era bem assim mesmo, estudava vidrado, pegava uma matéria e não largava mais, vivia comentando sobre questões com qualquer pessoa que pudesse entender da parada, etc. É muito legal MAS é muito fácil começar errado nessa empolgação, gastar horas com um estudo que não é o ideal para a prova, chegar no dia do concurso e se lascar por conta disso e brochar pq "tanto estudo não adiantou nada".

Procura um plano de estudos, não precisa ser super específico do concurso que você quer (apesar de ser o ideal), e segue ele, dedica mais tempo pra disciplinas que caem mais, não que enchem mais linguiça no edital, pra passar em concurso você precisa acertar mais questões na prova, não entra quem zera mais o edital, não entra quem estudou mais páginas de pdf.

Dá uma olhada nesse vídeo, é bem generalista mas já deve te dar uma luz sobre o melhor jeito de estudar, ainda mais sendo iniciante:


E repito: larga esse estatudo e vai pra português, constitucional e administrativo. Dependendo do peso do tribunal que você vai focar, RLM e/ou informática.

Sim, o cara que readaptou se confundiu legal na questão. Segundo estatuto seria posta em disponibilidade. Ela seria reconduzida apenas se tivesse cargo vago ou sobrando, não é o caso, seria posta em disponibilidade para ser aproveitada posteriormente no serviço público. Eu só não vou largar estatuto agora pq já tô na aula II( de III) e a aula II e III são poucas páginas. Assim que terminar vou montar cronograma de estudo semanal considerando as matérias do edital, estudando sempre de tudo uma parte até zerar edital. E fazendo revisões periódicas. Vlw pelo vídeo vou assistir.

Sim, a gente vai se empolgando né mas não pode perder tempo, estatuto é monte de coisa mas só cai 4 questões na prova sobre situações específicas, perder muito tempo em detalhes em estatuto e outras matérias sem peso grande não faz sentido. O foco maior pelo que vejo tem que ser em conhecimentos específicos e português, com isso maior parte da nota tu já consegue.
Não feche uma matéria por vez não. Use o ciclo mesmo, pelo menos 2 disciplinas por dia.

Eu tenho um "colega" (na verdade só fiz o ens. médio com o cara) que é juiz do TJDFT.

Num depoimento dele para um site famoso ele fala que estudou uma matéria por vez há uns 10 anos e não recomenda isso nem para cargo de ens. médio atualmente.
Sim, vou começar fazer isso, estudar pra cada material um pouco ao mesmo tempo, e focar mais é claro nas matérias com mais peso na prova.
 
Última edição:
Tirando carreiras policiais, nos outros âmbitos não vejo muito isso de ser algo que a pessoa ame ou tenha tesão. Eu tenho déficit de atenção, se a pessoa for na internet diz que só podemos fazer aquilo que gostamos e assim assado, carreiras movimentadas, mas se isso não é regra pra gente( vários concursados com transtornos psiquiátricos, aliás o grande William Douglas, o cara dos concursos, tem tdah por exemplo e trabalha em carreiras burocráticas de alto escalão que se contra indica supostamente a pessoas com tdah) imagine para pessoas sem transtorno. Desde que você tenho um cérebro normal e uma estrutura neuroquimica(neurotransmissores) adequados, você pode se dedicar a estudar a qualquer cargo, independente se sua origem, seu dinheiro, suas crenças, o que vai pesar aí é sua disciplina, mindset e como vc lida com distrações e procrastinação... Eu não tenho super tesão nem nada do tipo pelo TJ, o que me move é meta de mudar de vida, ser servido público estável, trabalhar em ambiente tranquilo, com isso faço a disciplina de estudar todo dia 4 horas. Não dependemos de tesão por algo pra ter êxito no fazer diariamente, embora é claro, fazer algo que vc tem gana é mais fácil e te gera mais motivação, mas é tão somente isso. O que mais pesa é sua disciplina, mindset e saúde mental.

E por último NÃO DEPENDAM DA FORCA DE VONTADE, isso é muito superestimado, o que realmente vai pesar e determinar é sua meta de passar e de estudar todos dias, a famosa disciplina e organização.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Pois é foi o que pensei, a questão na verdade seria o cara desintegrada e a Maria reconduzida, mas como cargo prévio de origem dela está ocupado e não tem vaga, ela seria posta em disponibilidade.
O que diz nosso estatuto é que recondução é o retorno do servidor estável a seu cargo anterior exercido, em detrimento da reeintegracão do ocupante de seu cargo atual. Mais ou menos isso. Nesse caso o gabarito estaria certo porém a questão mencionada que o cargo do servidor reconduzido está ocupado e não há vagas, neste caso ele seria posto em disponibilidade.


Sempre fui regular em português. Vou estudar bastante a matéria, afinal ela corresponde a 1/3 da pontuação.

Sim, o cara que readaptou se confundiu legal na questão. Segundo estatuto seria posta em disponibilidade. Ela seria reconduzida apenas se tivesse cargo vago ou sobrando, não é o caso, seria posta em disponibilidade para ser aproveitada posteriormente no serviço público. Eu só não vou largar estatuto agora pq já tô na aula II( de III) e a aula II e III são poucas páginas. Assim que terminar vou montar cronograma de estudo semanal considerando as matérias do edital, estudando sempre de tudo uma parte até zerar edital. E fazendo revisões periódicas. Vlw pelo vídeo vou assistir.

Sim, a gente vai se empolgando né mas não pode perder tempo, estatuto é monte de coisa mas só cai 4 questões na prova sobre situações específicas, perder muito tempo em detalhes em estatuto e outras matérias sem peso grande não faz sentido. O foco maior pelo que vejo tem que ser em conhecimentos específicos e português, com isso maior parte da nota tu já consegue.

Sim, vou começar fazer isso, estudar pra cada material um pouco ao mesmo tempo, e focar mais é claro nas matérias com mais peso na prova.
Vai na fé que tu consegue, já tá na frente de muita gente por estar estudando e buscando aprimorar e implantar um método.

E sim, a chave é disciplina, é manter a regularidade mesmo quando esgota a força de vontade, quando não tá com pira pra livro, quando não aguenta mais ver questão.
 
Aí vai de cada um, eu também era do "1 matéria por dia", mas alternava uma matéria diferente cada dia. Tem quem manda até 3~4 por dia, faz ciclo de 50minutos cada matéria com 10 minutos de pausa, já tentei e sempre achei pouco tempo. O que não rola é estudar toda uma matéria, dia após dia até "esgotar" ela e aí ir atrás de esgotar a próxima em intensivões sucessivos que quando vê você ficou 2 meses sem reler na disciplina que estudou primeiro.

Aliás, o método que melhor funcionou para mim era estudar uma matéria no dia (cerca de 2 a 3h nela), fazer uma bateria de questões dela e depois fazer questões das matérias que estudei nos 2~3 dias anteriores pra forçar o resgate da memória.

Sparcow, você estudava uma matéria diferente por dia + questões de dias 2-3 anteriores, não é?

Tipo assim:

Segunda: Português
Terça: Matemática + questões de Português
Quarta: Constitucional + questões de Português + questões de Matemática
Quinta: Administrativo + questões de Português + questões de Matemática + questões de Constitucional
Sexta: Informática + questões de Matemática + questões de Constitucional + questões de Administrativo
Sábado: AFO + questões de Constitucional + questões de Administrativo + questões de Informática
Domingo: Administração Geral + questões de Administrativo + questões de Informática + questões de AFO

Parece um esquema bem legal, e com certeza funcionou para você, mas você seguia o mesmo esquema quando estava bem adiantado nas matérias? Por exemplo, Administrativo normalmente é algo gigante (se juntar licitações piorou, rs). Você conseguia revisar bem matérias densas desse tipo com algumas questões alguns dias por semana?
 
Tenho tesão nisso aqui ó:
AfoCr3P.png
 
Porra de tesão de trabalhar kkkkk, tesão eu tenho é de ter uma grana sobrando pra eu fazer o que eu quiser.

Se trabalhar fosse bom, a gente pagava, e não recebia.
Eu tenho muito tesao de trabalhar na CAIXA, só sairia para alguma polícia que pagasse no mínimo 10k.

São 10 anos de pura felicidade de trabalhar 6 horas ganhando bem. (Fora o período que foi 12h na agência, mas pagava seus 15-16k)

Atualmente na auditoria fico com Python, R e SAS. E sinceramente estou ficando referência nisso, ao ponto de capacitar colegas em SAS.

E gosto demais quando chega 30 milhões de linhas para tratamento de dados (entrego vários insight para os auditores irem certeiros) , fico me achando quando dizem: isso só o phenom que cuida, espera ele chegar 😌
 
Caramba! Fiz 90 questões em uma hora e 35 min, depois pausei 20 min, e voltei e simplesmente minha concentração não funcionava mais... Tava no Pc.. lia e lia mas tava algo falhando... Fui pro celular deu uma melhorada mas ainda não tá boa.

É normal acontecer esse cansaço/delay mental depois de fazer tantas questões assim mesmo descansando vinte min após?
 
Caramba! Fiz 90 questões em uma hora e 35 min, depois pausei 20 min, e voltei e simplesmente minha concentração não funcionava mais... Tava no Pc.. lia e lia mas tava algo falhando... Fui pro celular deu uma melhorada mas ainda não tá boa.

É normal acontecer esse cansaço/delay mental depois de fazer tantas questões assim mesmo descansando vinte min após?
Tu nunca fez exercícios físicos, daí começou a subir a escada na segunda, na terça tu subiu duas escadas, na quarta tu decidiu correr, na quinta, após correr tu foi nadar, na sexta subiu escada, correu e nadou, no sábado tu acha que tipo de resposta teu corpo vai te dar? Eu imagino que uma febre no mínimo.

O cérebro não é um músculo, mas funciona com impulsos que gastam muiiiiita energia, tu não está dando tempo do teu cérebro se adaptar.

Minha dica: tua única meta nos 2 meses será de sentar e estudar 2 matérias por dia com exércitos alternados.

Ex. A, B, c, d, e, F etc

Domingo tu vai pra rua fazer exercícios para o corpo (caso não faça academia).

Segunda: teoria de A e B e exercícios das duas.

Terça: teoria de C e D com exercícios de B e C.

Quarta: teoria de e e f com exercícios de D e E

Assim por diante, sempre lembrando que teu cerbero perde informações a cada 24h, no 7 dia tu só tem 10% das informações originais, por isso deve, no prazo máximo de 7 dias virar todas as matérias.

Digitei e não conferi os erros…
 
Tu nunca fez exercícios físicos, daí começou a subir a escada na segunda, na terça tu subiu duas escadas, na quarta tu decidiu correr, na quinta, após correr tu foi nadar, na sexta subiu escada, correu e nadou, no sábado tu acha que tipo de resposta teu corpo vai te dar? Eu imagino que uma febre no mínimo.

O cérebro não é um músculo, mas funciona com impulsos que gastam muiiiiita energia, tu não está dando tempo do teu cérebro se adaptar.

Minha dica: tua única meta nos 2 meses será de sentar e estudar 2 matérias por dia com exércitos alternados.

Ex. A, B, c, d, e, F etc

Domingo tu vai pra rua fazer exercícios para o corpo (caso não faça academia).

Segunda: teoria de A e B e exercícios das duas.

Terça: teoria de C e D com exercícios de B e C.

Quarta: teoria de e e f com exercícios de D e E

Assim por diante, sempre lembrando que teu cerbero perde informações a cada 24h, no 7 dia tu só tem 10% das informações originais, por isso deve, no prazo máximo de 7 dias virar todas as matérias.

Digitei e não conferi os erros…
Foi um conjunto... Eu não dormi ontem(digo quarta), estudei as 4 horas... Depois fiquei pesquisando pra kc7 sobre concursos, vendo vídeos e mais vídeos, depois revisei tudo e refiz as questões. De manhã(quinta)só consegui dormir às 12 horas. Acordei 16 horas. Pouco sono ainda mais considerando todo tempo acordado. Mas de qualquer forma matar 90 questões em uma hora e meia cansa mesmo, mas o sono e contexto anterior deve ter pesado, nem mesmo com ritalina deu. Depois da hora e meia só fiz + 30 min de estudo. Amanhã entro em vencimento e remuneração/vantagens do servidor e tambem regime disciplinar pra fechar estatuto. Sábado dou uma revisada geral. Segunda começo a nova estratégia estudando todo dia disciplinas diferentes. Quanto a exercícios físicos eu faço. Bom pra exercitar corpo e dar mais disposição para os estudos.

O edital do meu concurso tá previsto até junho, até a prova tenho muito tempo.
 
Sparcow, você estudava uma matéria diferente por dia + questões de dias 2-3 anteriores, não é?

Tipo assim:

Segunda: Português
Terça: Matemática + questões de Português
Quarta: Constitucional + questões de Português + questões de Matemática
Quinta: Administrativo + questões de Português + questões de Matemática + questões de Constitucional
Sexta: Informática + questões de Matemática + questões de Constitucional + questões de Administrativo
Sábado: AFO + questões de Constitucional + questões de Administrativo + questões de Informática
Domingo: Administração Geral + questões de Administrativo + questões de Informática + questões de AFO

Parece um esquema bem legal, e com certeza funcionou para você, mas você seguia o mesmo esquema quando estava bem adiantado nas matérias? Por exemplo, Administrativo normalmente é algo gigante (se juntar licitações piorou, rs). Você conseguia revisar bem matérias densas desse tipo com algumas questões alguns dias por semana?
Sim, meu esquema era +- desse jeito aí quando estava na etapa de estudo "pesado", vendo as matérias pela primeira vez e criando meus resumos. Claro, com alguns dias diferentes por questão de adaptação e até pela rotina permitir (na maior parte do tempo que estudava para concursos estava na faculdade de manhã e em estágio a tarde, mas as vezes tinha manhãs sem aula ou tardes sem estágio por exemplo que me permitiam estudar mais que uma matéria no dia, etc).

Uma diferença para o esquema que vc postou é que nos finais de semana eu revisava mais pesado, já que tinha sábado e domingo 100% livres, então sábado se fosse necessário eu estudava mais uma ou duas matérias que talvez faltavam pra fechar bem o ciclo semanal e revisava o estudo da semana, mais leitura dos resumos que produzi e menos questões, e domingo era o dia só de questões, coisa de umas 200-300 no dia pelo menos tentando abraçar de tudo um pouco, ou dando uma reforçada nas matérias que eu sentia que estava tendo dificuldade.

Então durante a semana eu revisava apenas o pedaço das matérias que vi nos dias anteriores (ex: na terça-feira estudei direito constitucional, art. 6º, na quarta e quinta quando fosse fazer umas questões de constitucional seria apenas relativas a esse tema) e no final de semana que eu fazia o "revisaço" (aí leria meus resumos de constitucional desde o princípio com algumas poucas questões no sábado e questões de tudo um pouco no domingo).

Conforme ia esgotando as matérias (geralmente os "direitos" que caiam apenas parcial na prova, como processo civil, processo penal, etc), aí mudava um pouco e invés de estudar 1 matéria no dia, eu reservava pra revisar de 2 a 4 matérias que já tinha fechado, já que era basicamente rever os resumos pra resgatar informação, fazer alguma coisinha de questões (coisa pouca mesmo pra não perder mto tempo, tipo 5-10 por conteúdo só pra dar aquela exercitada).

Quando cheguei na fase "estudei de tudo e agora já tenho meu material de revisão pronto", aí era todo dia rever resumos de quantas matérias/assuntos conseguisse, sempre cuidando pra não ficar demais numa matéria e largando outra, sempre tentando passar por tudo no ciclo semanal.

Claro, estudo não é coisa 100% precisa, tem matérias que são enormes e se vc quiser mesmo revisar TUDO e fazer questões, vai gastar um dia inteiro só nela, é preciso ir modelando o negócio e adaptando o estudo à prova, ao peso das questões, etc. Havia semanas que eu sentia que português estava ficando meio pra trás e eu tinha que dar um gás, aí era estudar ele em dois dias da semana e fazer questões todo dia (e consome um tempo do cão pq questão de português geralmente tem aquele textão pra ler junto e interpretar), existiam partes do conteúdo que era sabido que mesmo estando no edital aquela banca/órgão raramente cobrava, então a pincelada era muito mais básica e dedicava mais nos pontos onde era quase certo que iriam tentar pegar (exemplo: concurso policial vc dedicar mais tempo em constitucional sobre prisões, liberdades, inviolabilidades e crimes do que a parte das associações e direitos do trabalhador), e assim ia seguindo, mas sempre tendo como pilares básicos:
- Passar por todas as matérias do edital ao longo da semana, mesmo que isso significasse ter que dar um jeito de estudar mais de uma num dia;
- Fazer questões todos os dias;
- Tirar um dia por semana pra revisão geral de tudo que já havia estudado (na medida do humanamente possível);

A rotina não foi perfeita, tinha semana que não dava pra fechar tudo, tinha final de semana que brotava algum compromisso de família que não me permitia fazer revisão/questões, mas dentro do possível foi assim que fui seguindo e deu certo.
 
Caramba! Fiz 90 questões em uma hora e 35 min, depois pausei 20 min, e voltei e simplesmente minha concentração não funcionava mais... Tava no Pc.. lia e lia mas tava algo falhando... Fui pro celular deu uma melhorada mas ainda não tá boa.

É normal acontecer esse cansaço/delay mental depois de fazer tantas questões assim mesmo descansando vinte min após?
Acho que teu ritmo inicial tá muito intenso.

Quando é tua prova? As únicas vezes na vida que estudei a ponto de queimar alguns neurônios foram 2 pós editais. Demorei meses para recuperar meu "humor".

Vai com calma, sério.
 
Caramba! Fiz 90 questões em uma hora e 35 min, depois pausei 20 min, e voltei e simplesmente minha concentração não funcionava mais... Tava no Pc.. lia e lia mas tava algo falhando... Fui pro celular deu uma melhorada mas ainda não tá boa.

É normal acontecer esse cansaço/delay mental depois de fazer tantas questões assim mesmo descansando vinte min após?
Colega, não precisa fazer tantas questões assim. Não perca tanto tempo em um só assunto.

A média de questões que os aprovados fazem (por dia) é de 20-30.
 
Eu costumo fazer mais ou menos 30% das questões no primeiro dia (quando leio a matéria e marco o texto) e o restante nas revisões quinzenais.
 
Eu faço as questões do próprio pdf do estratégia ao longo do estudo e nas revisões eu faço questões do tópico.
revisão de 7/15/30 dias lendo os grifos bem rapidinho.
 
qual concurso tá mirando? e qual cargo?
TJ BA técnico judiciário.
Se porventura não passar, TRE Unificado tbm.

Ao que tudo indica, edital de TJ vai sair final deste semestre e a prova vai ocorrer no segundo semestre deste ano, lá pra agosto ou setembro. Muitos meses de estudo. Eu tô estudando(para concurso) desde dia 08 que comprei assinatura estratégia.
 
Sim, meu esquema era +- desse jeito aí quando estava na etapa de estudo "pesado", vendo as matérias pela primeira vez e criando meus resumos. Claro, com alguns dias diferentes por questão de adaptação e até pela rotina permitir (na maior parte do tempo que estudava para concursos estava na faculdade de manhã e em estágio a tarde, mas as vezes tinha manhãs sem aula ou tardes sem estágio por exemplo que me permitiam estudar mais que uma matéria no dia, etc).

Uma diferença para o esquema que vc postou é que nos finais de semana eu revisava mais pesado, já que tinha sábado e domingo 100% livres, então sábado se fosse necessário eu estudava mais uma ou duas matérias que talvez faltavam pra fechar bem o ciclo semanal e revisava o estudo da semana, mais leitura dos resumos que produzi e menos questões, e domingo era o dia só de questões, coisa de umas 200-300 no dia pelo menos tentando abraçar de tudo um pouco, ou dando uma reforçada nas matérias que eu sentia que estava tendo dificuldade.

Então durante a semana eu revisava apenas o pedaço das matérias que vi nos dias anteriores (ex: na terça-feira estudei direito constitucional, art. 6º, na quarta e quinta quando fosse fazer umas questões de constitucional seria apenas relativas a esse tema) e no final de semana que eu fazia o "revisaço" (aí leria meus resumos de constitucional desde o princípio com algumas poucas questões no sábado e questões de tudo um pouco no domingo).

Conforme ia esgotando as matérias (geralmente os "direitos" que caiam apenas parcial na prova, como processo civil, processo penal, etc), aí mudava um pouco e invés de estudar 1 matéria no dia, eu reservava pra revisar de 2 a 4 matérias que já tinha fechado, já que era basicamente rever os resumos pra resgatar informação, fazer alguma coisinha de questões (coisa pouca mesmo pra não perder mto tempo, tipo 5-10 por conteúdo só pra dar aquela exercitada).

Quando cheguei na fase "estudei de tudo e agora já tenho meu material de revisão pronto", aí era todo dia rever resumos de quantas matérias/assuntos conseguisse, sempre cuidando pra não ficar demais numa matéria e largando outra, sempre tentando passar por tudo no ciclo semanal.

Claro, estudo não é coisa 100% precisa, tem matérias que são enormes e se vc quiser mesmo revisar TUDO e fazer questões, vai gastar um dia inteiro só nela, é preciso ir modelando o negócio e adaptando o estudo à prova, ao peso das questões, etc. Havia semanas que eu sentia que português estava ficando meio pra trás e eu tinha que dar um gás, aí era estudar ele em dois dias da semana e fazer questões todo dia (e consome um tempo do cão pq questão de português geralmente tem aquele textão pra ler junto e interpretar), existiam partes do conteúdo que era sabido que mesmo estando no edital aquela banca/órgão raramente cobrava, então a pincelada era muito mais básica e dedicava mais nos pontos onde era quase certo que iriam tentar pegar (exemplo: concurso policial vc dedicar mais tempo em constitucional sobre prisões, liberdades, inviolabilidades e crimes do que a parte das associações e direitos do trabalhador), e assim ia seguindo, mas sempre tendo como pilares básicos:
- Passar por todas as matérias do edital ao longo da semana, mesmo que isso significasse ter que dar um jeito de estudar mais de uma num dia;
- Fazer questões todos os dias;
- Tirar um dia por semana pra revisão geral de tudo que já havia estudado (na medida do humanamente possível);

A rotina não foi perfeita, tinha semana que não dava pra fechar tudo, tinha final de semana que brotava algum compromisso de família que não me permitia fazer revisão/questões, mas dentro do possível foi assim que fui seguindo e deu certo.

Excelente!!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tenho tesão nisso aqui ó:
AfoCr3P.png
Não sei muito bem o motivo, mas tenho uma tara da bixiga em mulheres com carinhas malévolas assim de quem vai te torturar com ferro em brasa a qualquer momento :cuti:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu tenho muito tesao de trabalhar na CAIXA, só sairia para alguma polícia que pagasse no mínimo 10k.

São 10 anos de pura felicidade de trabalhar 6 horas ganhando bem. (Fora o período que foi 12h na agência, mas pagava seus 15-16k)

Atualmente na auditoria fico com Python, R e SAS. E sinceramente estou ficando referência nisso, ao ponto de capacitar colegas em SAS.

E gosto demais quando chega 30 milhões de linhas para tratamento de dados (entrego vários insight para os auditores irem certeiros) , fico me achando quando dizem: isso só o phenom que cuida, espera ele chegar 😌

Também sou da Caixa, mas não tenho um pingo de tesão em trabalhar no setor bancário :rub3:

Pelo que entendi, você parece estar na área-meio da Caixa, em alguma centralizadora interna e não mais nas agências que, realmente, chega nessa jornada de trabalho. Você era gerente de carteira?

Eu estava pesquisando as trilhas para área-meio, tipo DPVAT, Governadoria, mas as vagas são disputadas a tapa e normalmente são pra Brasília ou centralizadoras de outros estados.

Brigando, agora, pra sair da Caixa pra um tribunal :)
 
Última edição:
Cansaço tava acumulado... Hoje acordei 17:20 da tarde, dormi as 7 horas. Mas hoje devo render como nos primeiros dias. Começar estudar 19 horas e parar meia noite.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo