Concursos públicos [TÓPICO OFICIAL]

Alguém aqui recomenda o curso Português Total, da Grasiela Cabral?
 
Tal do "concurso escada" pode ser uma armadilha perigosa, o cara consegue um cargo ok, a remuneração já parece boa, muita coisa que não tá no edital ele só descobre na hora ali dentro, fica uma situação já confortável e a vontade de estudar pode desaparecer rápido ainda mais se o "cargo fim" almejado for do tipo que demanda estudo aprofundado e constante, haja paciência e determinação!

Eu tô mais ou menos nessa, passei para engenheiro na Petrobras, pretendia começar a estudar para o TCU novamente, tô começando desde novembro do ano passado :limo:

Pelo menos ainda tenho um tempo, já que não deve sair um novo concurso antes de 3 a 4 anos.
 
Eu tô mais ou menos nessa, passei para engenheiro na Petrobras, pretendia começar a estudar para o TCU novamente, tô começando desde novembro do ano passado :limo:

Pelo menos ainda tenho um tempo, já que não deve sair um novo concurso antes de 3 a 4 anos.
Será que demora isso tudo? Min. Bruno Dantas demonstrou uma certa pressa em zerar a lista atual.
 
Tal do "concurso escada" pode ser uma armadilha perigosa, o cara consegue um cargo ok, a remuneração já parece boa, muita coisa que não tá no edital ele só descobre na hora ali dentro, fica uma situação já confortável e a vontade de estudar pode desaparecer rápido ainda mais se o "cargo fim" almejado for do tipo que demanda estudo aprofundado e constante, haja paciência e determinação!
A grande verdade é: NÃO EXISTE CONCURSO ESCADA.

As pessoas utilizam essa nomenclatura querendo dizer que determinados concursos são só para subir para um cargo top.

Acontece que a maioria não vai passar no tal cargo topo. Simplesmente não tem vaga para todo mundo.

Esse lance de 'cargo escada' é uma ideia que cursinhos utilizam pra vender curso. Pra maioria, a escada termina na metade, nunca chega ao topo.
 
Tal do "concurso escada" pode ser uma armadilha perigosa, o cara consegue um cargo ok, a remuneração já parece boa, muita coisa que não tá no edital ele só descobre na hora ali dentro, fica uma situação já confortável e a vontade de estudar pode desaparecer rápido ainda mais se o "cargo fim" almejado for do tipo que demanda estudo aprofundado e constante, haja paciência e determinação!
É um pouco sim, eu to num escada e já me sinto levemente "acomodado" e com menos ânimo pra estudar do que antigamente quando não tinha um puto no bolso.
Hoje eu recomendo para os meus amigos estudarem direto pra algum nivel superior pra caso queiram parar, parem com a consciência limpa.

Não é uma opção eu parar, mas a preguiça é grande.
 
Última edição:
Será que demora isso tudo? Min. Bruno Dantas demonstrou uma certa pressa em zerar a lista atual.
Eu ouvi essa história, tem um colega meu aqui da Petrobras que está no CR do TCU, ele falou que deve ser chamado logo, na última chamada quase fio chamado. Ele me falou a mesma coisa, por isso queria começar logo, pelo menos as matérias que tenho uma maior retenção, como TI, matemática e RL.
 
Fizeram um levantamento dos aprovados do senado. 92% dos que responderam (cerca de 100) já passaram em outros concursos.

"Ain não existe concurso escada..."

Posta bosta mantém os 100% de aproveitamento, sempre errado.
Com essa interpretação de texto, você não vai sair da escada, colega.
 
Tal do "concurso escada" pode ser uma armadilha perigosa, o cara consegue um cargo ok, a remuneração já parece boa, muita coisa que não tá no edital ele só descobre na hora ali dentro, fica uma situação já confortável e a vontade de estudar pode desaparecer rápido ainda mais se o "cargo fim" almejado for do tipo que demanda estudo aprofundado e constante, haja paciência e determinação!
Vai da pessoa, eu quando estava sem trabalhar tive uma época de desmotivação também, você se sente pesando na família, tanto que depois do tj entrei no mercado de trabalho e só remotivei no cargo que tô e considero de escada
A grande verdade é: NÃO EXISTE CONCURSO ESCADA.

As pessoas utilizam essa nomenclatura querendo dizer que determinados concursos são só para subir para um cargo top.

Acontece que a maioria não vai passar no tal cargo topo. Simplesmente não tem vaga para todo mundo.

Esse lance de 'cargo escada' é uma ideia que cursinhos utilizam pra vender curso. Pra maioria, a escada termina na metade, nunca chega ao topo.
Pegar uns recessos forenses/férias/feriados/tre pra estudar não é pra qualquer mesmo.

Sou adepto aos concursos de escada, afinal não tinha dinheiro pra comprar os cursinhos que queria quando tava desempregado, pagar site de questão e afins, além da rotina que ajuda nos estudos
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Fizeram um levantamento dos aprovados do senado. 92% dos que responderam (cerca de 100) já passaram em outros concursos.

"Ain não existe concurso escada..."

Posta bosta mantém os 100% de aproveitamento, sempre errado.
Concordo, concurso é repertório

o cara ficar mirando em concurso de promotor de t.i. igual o lafs da bom sim :joia:
 
Última edição:
Eu ouvi essa história, tem um colega meu aqui da Petrobras que está no CR do TCU, ele falou que deve ser chamado logo, na última chamada quase fio chamado. Ele me falou a mesma coisa, por isso queria começar logo, pelo menos as matérias que tenho uma maior retenção, como TI, matemática e RL.
Eles chamaram uma turma para fazer curso de formação recentemente. Não sei exatamente quanto da lista já foi convocada, mas a fila já andou consideravelmente. Eu acompanho só de longe pq tem mta gente da lista do Senado na do TCU.
 
Última edição:
Quem tá fora das vagas não tem direito a nomeação.
4tnk9r.jpg


Tá ficando feio, apenas pare.
 
Eles chamaram uma turma para fazer curso de formação recentemente. Não sei exatamente quanto da lista já foi convocada, mas a fila já andou consideravelmente. Eu acompanho só de longe pq tem mta gente da lista do Senado na do TCU.

Ele falou que devem fazer uma nova chamada esse ano ainda, não lembro o mês que ele comentou, mas estou com agosto na cabeça. Nesta próxima chamada ele deve entrar.
 
Conversando com uma turma que fez a prova da Receita, tem gente da PM, Caixa, TJ,INSS, BB, IBGE, CGU (praticamente o mesmo nível da RFB)...

"Ain não existe concurso escada!"

É aquilo, cada um sabe onde o calo aperta. Se ainda tem disposição para continuar estudando, faça. Mas se o cara sossega e quer curtir a vida, tá errado não. Rotina de estudo é sofrida demais.
 
Conversando com uma turma que fez a prova da Receita, tem gente da PM, Caixa, TJ,INSS, BB, IBGE, CGU (praticamente o mesmo nível da RFB)...

"Ain não existe concurso escada!"

É aquilo, cada um sabe onde o calo aperta. Se ainda tem disposição para continuar estudando, faça. Mas se o cara sossega e quer curtir a vida, tá errado não. Rotina de estudo é sofrida demais.

Penso igual. Tô tentando engrenar pra estudar pra esse do Serpro e tá difícil. Não tenho bagagem com concurso, fiz um ou outro só pra testar, mas nesse tô tentando me motivar. A partir da semana que vem devo ficar 20 dias de licença pq vai nascer meu filho, vou tentar aproveitar algum tempo livre que for surgindo e estudar. Não acho que vá ser fácil, mas vou tentar.
Caso eu passe, não acho que vá ter pique de querer estudar pra outro. O salário é legal e sendo home office continuarei morando na minha cidade, onde o custo de vida é baixo... se ganhando metade do que eles pagam no serpro eu já tenho relativo conforto, ganhando o salário de lá fico bem tranquilo.
 
Já tô desanimado. Tem bem uns 3 meses que tento estudar e simplesmente não consigo fechar 3 dias de estudo. Na real já estou de saco cheio de estudar. Única motivação de tentar concurso ainda é olhar o contracheque, pq esses cargos genéricos administrativos não me animam da troca do meu cargo na minha área de formação.

Estou em situação parecida, estou em um cargo de nível médio escada e estou almejando passar em algum tribunal na área de TI.

Tem que ter ânimo para estudar por conta própria, ainda mais ter que ler livros e praticar certos casos de estudo.

Ainda mais porque concursos de tribunais exigem um conhecimento mais profundo do assunto, exigindo inclusive questões discursivas.
 
Última edição:
Penso igual. Tô tentando engrenar pra estudar pra esse do Serpro e tá difícil. Não tenho bagagem com concurso, fiz um ou outro só pra testar, mas nesse tô tentando me motivar. A partir da semana que vem devo ficar 20 dias de licença pq vai nascer meu filho, vou tentar aproveitar algum tempo livre que for surgindo e estudar. Não acho que vá ser fácil, mas vou tentar.
Caso eu passe, não acho que vá ter pique de querer estudar pra outro. O salário é legal e sendo home office continuarei morando na minha cidade, onde o custo de vida é baixo... se ganhando metade do que eles pagam no serpro eu já tenho relativo conforto, ganhando o salário de lá fico bem tranquilo.
Tenta fazer um projeto a longo prazo, mesmo que seja algo num ritmo mais tranquilo. Esses tiros curtos pra um único concurso são bem intensos, e você acaba com expectativas altas e pode se frustrar bastante.
 
Conversando com uma turma que fez a prova da Receita, tem gente da PM, Caixa, TJ,INSS, BB, IBGE, CGU (praticamente o mesmo nível da RFB)...

"Ain não existe concurso escada!"

É aquilo, cada um sabe onde o calo aperta. Se ainda tem disposição para continuar estudando, faça. Mas se o cara sossega e quer curtir a vida, tá errado não. Rotina de estudo é sofrida demais.
Tem a questão também, que nem tudo se resume a salário.....rotina de trabalho e área de trabalho conta muito também....é aquele negócio ninguém gosta de trabalhar mas se for preciso é melhor trabalhar com algo que na visão da pessoa não seja massante...as vezes o salário pode ser ótimo mas a estagnação no serviço público, mazelas, opinião negativa do público em geral e etc. pode deixar uma pessoa pilhada ao ponto de achar o trampo horrível. Eu mesmo odeio o que eu faço e minha área é uma das piores pra trabalhar que é a educação pública, achei que meu concurso atual fosse provisório (professor federal) mas eu vi que eu tenho uma flexibilidade muito boa e não é qualquer concurso pra eu sair fora.....(só algo que pague mais de 20k mensal e que eu possa trabalhar parcialmente presencial :haha: e que seja na área de informática, que é o que meu concurso atual me proporciona e isso limita muitas vagas). Se bem que esse meu concurso não seria escada, no sentido que é o ápice na carreira de professor... :haha: :haha:
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo