Concursos públicos [TÓPICO OFICIAL]

outro



çapora demorou 2 anos pra sair e quer sair JUSTO AGORA que eu já tinha desencanado e focado no TJ
PQP :mesa:

alinhar os 2 não dá, TJ tem mto conteúdo que TSE não cobra: mat, raciocínio, informática, penal, processual... e o TSE além de eleitoral, gestão de pessoas, gestão de contratos e adm pública...

oq fazer deos :pepe:
 
outro



çapora demorou 2 anos pra sair e quer sair JUSTO AGORA que eu já tinha desencanado e focado no TJ
PQP :mesa:

alinhar os 2 não dá, TJ tem mto conteúdo que TSE não cobra: mat, raciocínio, informática, penal, processual... e o TSE além de eleitoral, gestão de pessoas, gestão de contratos e adm pública...

oq fazer deos :pepe:
Cara, sinceramente, eu acho que a melhor opção é vc focar em matérias que vão servir para outros concursos que aceitem sua graduação.
Vai ser só uma questão de tempo até passar.
 
Nossa, pra Técnico saiu bem enxuto esse conteúdo do TSE.
 
Esse TSE pagando 5k e o resto de gratificação não vale não em.
Melhor ir pros TJs.
 
outro



çapora demorou 2 anos pra sair e quer sair JUSTO AGORA que eu já tinha desencanado e focado no TJ
PQP :mesa:

alinhar os 2 não dá, TJ tem mto conteúdo que TSE não cobra: mat, raciocínio, informática, penal, processual... e o TSE além de eleitoral, gestão de pessoas, gestão de contratos e adm pública...

oq fazer deos :pepe:
Resposta: TJSP.

Vai chamar mais (quadro de pessoal da justiça estadual é bem robusto). Justiça Eleitoral chama muito pouco. Por qual motivo o TSE está fazendo um concurso unificado?

Só para comparação: O TRE/RJ tem um quadro total de 600 servidores, aproximadamente (tribunal e primeira instância). A justiça federal comum aqui (SJRJ + TRF2) tem cerca de 3.300 servidores.

Virava e mexia a Justiça Eleitoral usava a lista de chamada da Justiça Federal para preencher seus quadros efetivos (é possível pois tem convênio no PJU, Justiça Trabalhista e Eleitoral podem usar a lista de chamada dos TRF's para preenchimento de seus quadros por ser a justiça comum).

Esse TSE pagando 5k e o resto de gratificação não vale não em.
Melhor ir pros TJs.
A remuneração inicial de Técnico é de R$ 8.529,65, mais alimentação de R$ 1.393,10. Analista é de R$ 13.994,78, mais alimentação de R$ 1.393,10.

Outros benefícios dependem se é elegível, como auxílio transporte, creche, etc.
 
outro



çapora demorou 2 anos pra sair e quer sair JUSTO AGORA que eu já tinha desencanado e focado no TJ
PQP :mesa:

alinhar os 2 não dá, TJ tem mto conteúdo que TSE não cobra: mat, raciocínio, informática, penal, processual... e o TSE além de eleitoral, gestão de pessoas, gestão de contratos e adm pública...

oq fazer deos :pepe:

Decepção total nesse edital, principalmente para quem é de TI. Falaram tanto nesse edital como se viesse com bastantes vagas, para agora sair com apenas 30 discursivas para analista de Ti, enquanto para analista administrativo vão corrigir 500 discursivas. :facepalm: :facepalm:
 
Dá pra confiar no ranking do Olho na Vaga? Tô com 83 pontos e a nota de corte informada no ONV é 84 pra CR. Acho que não vai dar dessa vez.

No geral, sim. Quanto maior o concurso e mais pessoas cadastradas, mais fácil fica de tentar prever. Acontece que nem todo mundo coloca, então pode estimar pra baixo a sua colocação.

outro



çapora demorou 2 anos pra sair e quer sair JUSTO AGORA que eu já tinha desencanado e focado no TJ
PQP :mesa:

alinhar os 2 não dá, TJ tem mto conteúdo que TSE não cobra: mat, raciocínio, informática, penal, processual... e o TSE além de eleitoral, gestão de pessoas, gestão de contratos e adm pública...

oq fazer deos :pepe:

Decidir entre um dos dois, ué.

Brincadeiras à parte, analisa sua necessidade (tá precisando para agora ou querendo muito sair de onde tá trampando?), as possibilidades de nomeação (TRE vai ser menor, isso é fato, ainda mais contra o TJSP) e dale.

E o que eu achei mais bizarro: num concurso pra JUSTIÇA ELEITORAL, o mesário não tem isenção kkkkkk

Num geral pelo que tenho visto as isenções de mesário são instituídas a nível estadual, não nacional.

Decepção total nesse edital, principalmente para quem é de TI. Falaram tanto nesse edital como se viesse com bastantes vagas, para agora sair com apenas 30 discursivas para analista de Ti, enquanto para analista administrativo vão corrigir 500 discursivas. :facepalm: :facepalm:

Eu sempre mantive o pé no chão com quantidade de vagas. Muita gente falando que "nossa vai ser o concurso da década" pipipipópópó. Cara, os fatos não mentem: TREs nomeiam pouco se comparado com concursos de TJs que pagam, muitas vezes, tanto quanto ou pouca coisa menos. É uma especialidade de justiça e que o trabalho, apesar de grande, é cíclico e o pessoal consegue ir se adaptando. Não é um TRT da vida que tem muito processo e precisa de muito recurso humano pra manter.

Boa prova a todos que forem fazer!
 
Já tá rolando papo de mudarem a data desse TSE...porque os trabalhadores da justiça eleitoral se sentiram prejudicados com as provas muito próximas das eleições municipais.

Pior que é verdade:

 
tomara que mude mesmo, assim dá pra focar no TJ e prestar o TRE/SP depois :oremos:
 
Já tá rolando papo de mudarem a data desse TSE...porque os trabalhadores da justiça eleitoral se sentiram prejudicados com as provas muito próximas das eleições municipais.
Pior que é verdade:


Desculpa, mas faz o menor sentido o pedido da Fenajufe.

A homologação e as nomeações vão ocorrer depois das eleições municipais. Por padrão os servidores não ficam envolvidos no certame, salvo os casos previstos na Lei 8.112, art. 76-A, o que aqui não se aplicaria já que por conta das eleições os cartórios não liberariam os servidores.

O mais provável é a manutenção da data de 22 de setembro para a prova.
 
Desculpa, mas faz o menor sentido o pedido da Fenajufe.

A homologação e as nomeações vão ocorrer depois das eleições municipais. Por padrão os servidores não ficam envolvidos no certame, salvo os casos previstos na Lei 8.112, art. 76-A, o que aqui não se aplicaria já que por conta das eleições os cartórios não liberariam os servidores.

O mais provável é a manutenção da data de 22 de setembro para a prova.

O que a FENAJUFE tá querendo é mudar a data para quem é técnico poder concorrer para analista. Um resumo muito bem resumido seria esse.
 
O que a FENAJUFE tá querendo é mudar a data para quem é técnico poder concorrer para analista. Um resumo muito bem resumido seria esse.
É incomum não colocarem datas diferentes para Técnico e Analista. Mas considerando que seria um concurso nacional, a solução mais econômica seria fazer no menor prazo, de preferência tudo no mesmo dia. A proximidade das eleições não tem influência.

Justiça Eleitoral tem quadro muito pequeno para justificar esse pedido da Fenajufe. Não vai ter muita nomeação no fim das contas.

Edit: O fato dos próprios servidores quererem prestar o certame para ir pro cargo de Analista não é argumento aceitável. Li a notícia agora. Aposto que o pleito vai ser indeferido/ignorado.
 
Última edição:
É incomum não colocarem datas diferentes para Técnico e Analista. Mas considerando que seria um concurso nacional, a solução mais econômica seria fazer no menor prazo, de preferência tudo no mesmo dia. A proximidade das eleições não tem influência.

Justiça Eleitoral tem quadro muito pequeno para justificar esse pedido da Fenajufe. Não vai ter muita nomeação no fim das contas.

Edit: O fato dos próprios servidores quererem prestar o certame para ir pro cargo de Analista não é argumento aceitável. Li a notícia agora. Aposto que o pleito vai ser indeferido/ignorado.

Pois é... A Fenajufe deveria estar realmente focada era em discutir o próximo Plano de Cargos e Salários da carreira do PJU, que, por sinal, está uma merda e vem ficando cada vez mais para trás em relação a outras carreiras tops do Serviço Público Federal.

Só para fins de comparação: em 2006 o PJU ganhava 50% mais que o BACEN. Era 6.6 mil pra um analista do PJU contra 4.7 de um analista do BACEN. Hoje a coisa se inverteu totalmente graças a inúmeras decisões erradas tomadas no passado com relação à carreira, principalmente em 2009 que foi oferecida uma proposta com valores bem semelhantes aos que já recebemos atualmente e os sindicatos recusaram só porque era no formato subsídio.
 
Última edição:
O que a FENAJUFE tá querendo é mudar a data para quem é técnico poder concorrer para analista. Um resumo muito bem resumido seria esse.
mas já pode uai
analista prova de manhã, técnico prova de tarde, ambas no mesmo dia, horário diferentes... :shrug:
 
Pois é... A Fenajufe deveria estar realmente focada era em discutir o próximo Plano de Cargos e Salários da carreira do PJU, que, por sinal, está uma merda e vem ficando cada vez mais para trás em relação a outras carreiras tops do Serviço Público Federal.

Só para fins de comparação: em 2006 o PJU ganhava 50% mais que o BACEN. Era 6.6 mil pra um analista do PJU contra 4.7 de um analista do BACEN. Hoje a coisa se inverteu totalmente graças a inúmeras decisões erradas tomadas no passado com relação à carreira, principalmente em 2009 que foi oferecida uma proposta com valores bem semelhantes aos que já recebemos atualmente e os sindicatos recusaram só porque era no formato subsídio.
Saiba que a situação das carreiras do PJU sempre foi meio que gangorra. No final da década de 1990 até 2006 os salários do PJU eram inferiores aos do carreirão do executivo de nível médio (a defasagem era imensa).

Li o projeto de lei original (projeto 6.613/2009). Os valores apresentados pelo STF eram bem menores que o link que postou. Esse link foi das emendas parlamentares.

Uma coisa complicada é que o deputado que faz isso joga para a galera. Sabe que não pode emendar texto para aumento de despesa de outro poder sem indicar a fonte de custeio, mas fazem mesmo assim para agradar o eleitorado.

Fizeram a mesma coisa em 2015, quando tentaram colocar um reajuste de 56% parcelados em 2 anos no vencimento por emenda parlamentar (pedido pela Fenajufe).

Na época STF enviou um substitutivo com o reajuste de 41,25% em 4 anos, sendo o aumento da GAJ de 90% para 140% e reajuste de 13,25% no vencimento, para aplacar o movimento grevista que estava muito forte.

mas já pode uai
analista prova de manhã, técnico prova de tarde, ambas no mesmo dia, horário diferentes... :shrug:
O colega quis dizer que os servidores (técnicos) não poderão fazer a prova de analista e concorrer a uma das vagas porque estarão ocupados com as eleições municipais.

O argumento da Fenajufe chega a ser risível. Querer mudar todo um certame por conta de alguns candidatos.
 
mas já pode uai
analista prova de manhã, técnico prova de tarde, ambas no mesmo dia, horário diferentes... :shrug:

O colega quis dizer que os servidores (técnicos) não poderão fazer a prova de analista e concorrer a uma das vagas porque estarão ocupados com as eleições municipais.

O argumento da Fenajufe chega a ser risível. Querer mudar todo um certame por conta de alguns candidatos.

Isso que quis dizer.

Não vejo outra razão a não ser essa. "Ah vai atrapalhar os trabalhos da Justiça Eleitoral nas eleições" qual trabalho da JE tem a ver com a realização de um concurso público? Sendo extremamente generoso na interpretação, o pessoal do RH poderia ter alguma coisa a ver, mas nem isso. Quem vai ter o trabalho é a banca contratada, que nada tem a ver com a realização das eleições. Uma patacoada da FENAJUFE, eu diria.

No mais, fico pistola que o CEBRASPE cobra comprovante de doação para isenção de medula, isso com várias jurisprudências (inclusive contra o próprio CEBRASPE) no sentido de que a lei não pode ser interpretada de maneira restritiva. Aí é foda, porque afinal de contas vai dar R$ 215,00 para inscrição nos dois cargos. Um MS sai bem mais que isso. Bando de fdp.

 
ontem homologaram o concurso, deram previsão de nomeação ainda em junho e hoje saiu um acerto de um data-base antigo de 4,9%. Quase milzinho a mais em relação ao edital. Vou turistar no CNU agora. :yeah:
 
Não é que os servidores estejam envolvidos diretamente no certame.

É que no período de eleições eles trabalham consideravelmente mais e, portanto, teriam menos tempo para estudar.

A premissa - que eu discordo completamente - é essa.
 
Decepção total nesse edital, principalmente para quem é de TI. Falaram tanto nesse edital como se viesse com bastantes vagas, para agora sair com apenas 30 discursivas para analista de Ti, enquanto para analista administrativo vão corrigir 500 discursivas. :facepalm: :facepalm:

Ou seja, só vão corrigir dos 30 primeiros? O restante, mesmo que habilitado pra CR, tá eliminado?
Não sei direito como funciona, vi esse número no edital e fiquei confuso.
Ia prestar pra TI.
 
Ou seja, só vão corrigir dos 30 primeiros? O restante, mesmo que habilitado pra CR, tá eliminado?
Não sei direito como funciona, vi esse número no edital e fiquei confuso.
Ia prestar pra TI.

Sim. Segundo os termos atuais, somente os 30 primeiros classificados na objetiva terão a discursiva corrigida e desses 30 os que forem aprovados na discursiva farão parte da lista final de aprovados do cargo.

Uma galera está crente que vai haver retificação desse número de correções de discursivas, mas eu só acredito vendo.
 
E aí galera, vão tentar o TSE unificado? Fiquei meio desgostoso com esse certamea, além de estar focando bastante nos TRTs, que virão com força em 2025 com os dois maiores TRTs do país em SP. E esses chamam aprovados pra caráleo.

Uma observação pra quem fez concurso pra Caixa (meu emprego atual): há menos de dois meses, a Caixa entrou no fantástico, desconhecido e supertecnológico mundo da biometria :yellow:

Em alguns meses, aquelas filas apocalípticas que ocorriam nas agências da Caixa diminuirão, com certeza, em uns 90%, pois essas filas são basicamente para serviços de agente social do governo, ou seja, bolsa família, auxílios etc.

Com a biometria, essa galera será quase toda encaminhada para os caixas eletrônicos, não mais lotando as agências para realizar serviços que, francamente, só geram custos para o banco: fazer senha, sacar dinheiro na boca dos caixas, emitir cartão, desbloquear cartão, fazer senha-cidadão etc.

Dessa forma, os empregados da Caixa serão "convidados" a serem, com o máximo de açoitadas no lombo possíveis, vendedores: vão passar o dia ligando para clientes oferecendo enforcamentos.... digo, empréstimos, cartões, previdência etc....

Por isso, para quem for entrar na Caixa agora, saibam que terão que se comportar como aqueles memes de atendentes de telemarketing. Pra quem não tem esse perfil, desculpem, mas a probabilidade de se frustrarem na Caixa será enorme.
 
Última edição:
Sim. Segundo os termos atuais, somente os 30 primeiros classificados na objetiva terão a discursiva corrigida e desses 30 os que forem aprovados na discursiva farão parte da lista final de aprovados do cargo.

Uma galera está crente que vai haver retificação desse número de correções de discursivas, mas eu só acredito vendo.

Que bela bosta então. Desse jeito nem vale a pena tentar estudar, minha esperança era ficar competitivo pra tentar ficar habilitado e ser chamado posteriormente.
Minha esposa tá focada no TJSP, tenho pensado em tentar também, mas sei que esse vai ser mais de experiência pra mim, pq esse não acho que consigo habilitar... ela tem mais chance de passar porque já tem a base do Direito pela formação e experiência dela.
 
Pessoal, a nomeação vai sair até sexta. Se eu ficar no cargo atual até dia 15, recebo o mês completo, correto? e se eu entrar em exercício no novo até fechar a folha, só recebo proporcional ou completo?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo