Concursos públicos [TÓPICO OFICIAL]

Para quem está querendo pegar um cursinho para retomar os estudos, hoje até as 17h59 o Gran Cursos Online está com uma promoção massa da Assinatura Até Passar (vitalícia e ilimitada):

- Acesso individual: 12x 179,40
- Acesso para dupla: 12x 219,40
- Acesso para 4 pessoas: 12x 269,40
Sabe dizer se é vitalícia mesmo, ou é "vitalícia de 05 anos" (igual o Qconcursos faz)?
 
Sabe dizer se é vitalícia mesmo, ou é "vitalícia de 05 anos" (igual o Qconcursos faz)?

Acredito que seja vitalícia sim. A minha aqui já está ativa desde 01/2019 e está tudo 100% normal. Nunca vi ninguém reclamando desse tipo de problema com o Gran Cursos.
 
Para quem está querendo pegar um cursinho para retomar os estudos, hoje até as 17h59 o Gran Cursos Online está com uma promoção massa da Assinatura Até Passar (vitalícia e ilimitada):

- Acesso individual: 12x 179,40
- Acesso para dupla: 12x 219,40
- Acesso para 4 pessoas: 12x 269,40

O nome é "até passar" por uma razão. eaouieaoiuoueia

De qualquer forma, indico.
 
Eu sabia que era bastante, mas minha nossa senhora, tem 91 tribunais no país. Horrível para as contas publicas mas ótimo para o concurseiro:omfg:

Claro que não é fácil passar para nenhum e alguns tem pouquíssimas vagas e demoram muito pra abrir, mas para o ckcnur que vai pra qualquer canto, são 91 oportunidades, com boa parte do material sendo aproveitado. E creio eu que o salário é bom em todos, mesmo pra tecnico judiciario. Mesmo se focar só em um estado, todos tem uns 4 tribunais diferentes.
Cada caso é um caso quando se trata de judiciários estaduais. Os federais (TRF, TRT, TRE e superiores) pagam mto bem, mas nos estaduais tem umas variações meio bizarras.

Analista no TJMG ganha menos que técnico no TJSP.
 
Por isso que falo, não adianta ficar fazendo "pesquisa" pra encontrar a fórmula mágica da aprovação, tem que sentar a bundita na cadeirita e começar a estudar pra ver como vai reagir, como vai aguentar, onde tem facilidade, onde tem dificuldade.

E o mundo de concursos é tão doido que mesmo depois de sentar, estudar, fazer a prova e ser aprovado ainda tem uma torrente de outros fatores que vão influenciar no que a pessoa efetivamente vai alcançar ou não.

Meu caso com o TJPR foi bizarro nesse sentido. Concurso com edital em 2017, me inscrevi e recém tinha entrado no curso de direito, não havia nem data prevista pra prova. Uma zueira do TJ depois, provas em 2019, resultado final quase homologado e...COVID, suspende tudo. Resultado final mesmo só em 2021.

Das 60 questões, fiz 57, apenas 8 candidatos fizeram 58 questões e foi o máximo, então o resultado pra um concurso com mais de 50mil pessoas, eu tava muito bem. Porém no dia da prova, acho que o misto de ansiedade e até desânimo por causa da enrolação, me deu um p*ta dor de cabeça e minha nota na redação foi "baixa", 33 de 40 pontos possíveis, mas era CESPE, quem meteu esqueletinho pronto tirou 38~39 fácil na redação. Resultado: das 114 vagas iniciais previstas, fiquei na posição pra lá de 130. Fiquei puto. Um veterano meu do curso de direito meteu esqueletinho na redação, tirou 39 nela e nas objetivas fez 54 questões apenas e ficou na posição ali pelos 30.

Mas a vida de concurseiro é uma caixinha de surpresas. Quando finalmente começaram a convocar os aprovados, não abriu nenhuma vaga pra minha cidade, onde minha esposa já era servidora. Aquele veterano foi convocado na primeira chamada e teve que se mudar pra Cianorte, cidade a uns 250km daqui. Com minha esposa já concursada na prefeitura, tava dando esse cargo como inviável, não compensaria me mudar pra ficarmos só na grana do TJ com ela abrindo mão do concurso dela. Última convocação em 2022, chamou até o geral de posição 109 e nada de vaga pra minha cidade, já tava analisando proposta de escritório pra começar a advogar assim que formasse em direito e dei o concurso como "causa perdida".

Aí veio uma convocação monstra de 359 candidatos com vagas pra minha cidade, onde assumi o cargo essa semana. No final das contas a melhor coisa foi ter ficado mais para trás na classificação, teve gente que ficou dentro das vagas, teve que sair de Curitiba pra se enfiar num fim de mundo quando foi chamado, depois viu essa convocação com uma penca de vagas pra região metropolitana e não teve como voltar.

É como dizem mesmo, concurseiro só tem sossego depois da posse, pq mesmo com aprovação ainda não significa muita coisa.
Você fala isso relacionado diretamente à concursos de TI?
 
Salário de técnico do judiciário estadual de MT é uma miséria, certeza de subsídio gordinho só no federal
 
Não sei te dizer. TI não é uma área foco minha, então não tenho noção de como são os editais dessa área. Chutando totalmente, eu diria que não. Geralmente tecnólogos são aceitos, mas é que alguns cargos ainda são bem antigos.

Teve um edital que eu fiz a prova, não lembro agora qual era, mas a banca tinha 2 editais abertos pra 2 órgãos diferentes, os cargos eram o mesmo (auditor de controle interno). Um deles exigia graduação em qualquer área e aceitava tecnólogo, enquanto o outro exigia graduação em administração, economia ou direito. Mesmo cargo, mesmas atribuições, mas os órgãos eram diferentes. Entrei com recurso (só de bobeira mesmo) e a banca respondeu que não poderia mudar o que cobrava graduação específica porque "estava na lei do cargo". Fui atrás e constatei que essa lei que cobrava formação específica era mais antiga, de fato.



Então, acho que a pergunta dele foi mais voltada no sentido de: você quer ser um servidor público voltado a TI, ou quer fazer um curso tecnólogo pra assumir cargos que exigem nível superior?

Por exemplo agente da PF: precisa de nível superior, mas pode ser em qualquer área (aceita tecnólogo). Diferente de um analista de TI, que vai exigir curso específico em TI.

Tecnólogo é um tipo curso superior e é aceito na maioria dos concursos. O que pode dar problema em um concurso ou outro é quando o edital prevê como requisito expressamente curso superior em grau bacharel, dai acaba excluindo cursos tecnólogos. Mas, se o edital do concurso fala apenas curso superior na área de Tecnologia/Informática, superior em qualquer área de formação ou outra expressão semelhante (como ocorre na grande maioria dos editais), geralmente aceitam sim o curso superior em grau tecnólogo. Conheço vários servidores analistas que entraram normalmente com superior tecnólogo em universidades federais, tribunais etc.

Um exemplo claro dessa diferenciação é o último edital da PF (2021):

- Para o cargo de Delegado eles colocaram expressamente a exigência de diploma em grau bacharel "REQUISITO: diploma, devidamente registrado, de bacharel em Direito, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), e comprovação de três anos de atividade jurídica ou policial".
- Já para outros cargos (Agente, Escrivão e Papiloscopista) colocaram de forma genérica "REQUISITO: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior em nível de graduação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.", ou seja, qualquer curso superior é aceito, inclusive tecnólogos.

Outro exemplo foi o edital o edital da CODEVASF publicado em 2020 que exigia explicitamente graduação em grau bacharelado:

Trecho do edital:
CARGO 14: ANALISTA EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL – ÁREA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
REQUISITO:
diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação (bacharelado) em Ciências da Computação, Engenharia da Computação, Tecnologia da Informação, Informática ou Engenharia de Redes, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e certidão de inclusão e de regularidade junto ao órgão fiscalizador de sua profissão.
Se pudessem dar uma mão aproveitando o gancho dessas informações eu agradeceria:

Se uma vaga no edital pede Técnico em Administração ou Superior em Administração (sem especificar o termo Bacheral), o Tecnólogo em Processos Gerenciais preencheria os requisitos dessa vaga considerando que: é um curso que fornece o mesmo registro de classe no CRA (mesma carteira do técnico, mas abaixo do bacharel); é considerado um curso conexo à Administração pelo próprio CRA; por ser superior está acima do técnico, e vi que existe precedente pra isso; possui uma ementa/plano de ensino que abrange todo o plano de ensino do Técnico em Administração.

Conversei com a banca e foram enfáticos em dizer que não teria como, mas ainda acho que, por exigirem tanto o técnico quanto o superior, um tecnólogo da mesma área deveria entrar nesse balaio também.

O que vocês acham?
 
Se pudessem dar uma mão aproveitando o gancho dessas informações eu agradeceria:

Se uma vaga no edital pede Técnico em Administração ou Superior em Administração (sem especificar o termo Bacheral), o Tecnólogo em Processos Gerenciais preencheria os requisitos dessa vaga considerando que: é um curso que fornece o mesmo registro de classe no CRA (mesma carteira do técnico, mas abaixo do bacharel); é considerado um curso conexo à Administração pelo próprio CRA; por ser superior está acima do técnico, e vi que existe precedente pra isso; possui uma ementa/plano de ensino que abrange todo o plano de ensino do Técnico em Administração.

Conversei com a banca e foram enfáticos em dizer que não teria como, mas ainda acho que, por exigirem tanto o técnico quanto o superior, um tecnólogo da mesma área deveria entrar nesse balaio também.

O que vocês acham?

Em regra, o que tá no edital vale. Por mais que não especifique "bacharel em Administração", até onde eu saiba só existe um curso que se encaixaria como "Superior em Administração" que é o bacharel.

Agora, o que pode ser feito é questionar judicialmente e você vai precisar comprovar que as disciplinas que tem no curso que eles consideram (superior em Administração) são contempladas no curso que você fez.
 
Você fala isso relacionado diretamente à concursos de TI?
Falo isso relacionado a qualquer concurso. Se não sentar, estudar, fazer umas provas pra ver desempenho, pode ficar sonhando com aprovação em 6 anos ou 6 meses, não vai passar do sonho mesmo.
 
Falo isso relacionado a qualquer concurso. Se não sentar, estudar, fazer umas provas pra ver desempenho, pode ficar sonhando com aprovação em 6 anos ou 6 meses, não vai passar do sonho mesmo.
Na verdade, pode colocar tudo que precisa de dedicação pra produzir resultados...ou seja qualquer tipo de trabalho, hobby e derivados, serve até como lição de vida :true:.
 
Na verdade, pode colocar tudo que precisa de dedicação pra produzir resultados...ou seja qualquer tipo de trabalho, hobby e derivados, serve até como lição de vida :true:.
Com certeza.

E na parte dos concursos tem a vantagem que hoje tem TANTO conteúdo grátis na internet, que o cara pode começar a se dedicar sem custo algum pra ter pelo menos uma noção. É uma das "tentativas" com menor risco de prejuízo que tem. O cara tá pensando em fazer concursos, não sabe se consegue ou quanto tempo precisa estudar? Só começar a dar uma estudada e fazer umas provas anteriores, no mínimo uma noção já vai ter se "dá pra tentar, acho que dá certo" ou se "nem ferrando que eu passo num treco desses". Muito emprego ou empreitada com empresa não tem essa possibilidade de "teste grátis", ou vc mete a cara e vai ou vc simplesmente fica parado onde tá.
 
Uma opção pra reduzir custos é ser mesário, doar sangue ou se cadastrar como doador de medula. Apenas se atente se isso dará isenção na esfera que você vai fazer a prova

Eu fui mesário em 2020 e peguei isenção de uns 3 concursos estaduais
 
Uma opção pra reduzir custos é ser mesário, doar sangue ou se cadastrar como doador de medula. Apenas se atente se isso dará isenção na esfera que você vai fazer a prova

Eu fui mesário em 2020 e peguei isenção de uns 3 concursos estaduais
Em tempos de taxa de inscrição passando de 300 reais, é uma dica MUITO válida!
 
Sem contar que essas isenções te possibilitam a fazer qualquer tipo de concurso. Não necessariamente você precisa estudar focado nele, mas como não vai ter que pagar a inscrição, só ir lá e fazer, vai que... auhhauhua

Me deparei com esse tweet hoje, achei muito interessante.

 
Sem contar que essas isenções te possibilitam a fazer qualquer tipo de concurso. Não necessariamente você precisa estudar focado nele, mas como não vai ter que pagar a inscrição, só ir lá e fazer, vai que... auhhauhua

Me deparei com esse tweet hoje, achei muito interessante.


Daqui a pouco chega algum revoltadinho e fala que a estabilidade é o câncer do país e por isso tem tanta gente "acomodada" no serviço público :true:. O problema é que se a situação do país tivesse boa, poucas pessoas iriam pensar em ser concursado. Eu mesmo quando entrei no meu cargo (que diga-se de passagem, professor federal de ensino médio é massante, apesar de não poder reclamar do salário, que não é bom, mas poderia ser bem pior), quando fiz o concurso em 2013 a concorrência era ínfima (eu passei sem ter mal o curso superior), hoje tem doutor disputando vaga no tapa. É ainda pior o pessoal te culpando que o país foi pro buraco por "sua culpa", sendo que a única coisa que fiz foi buscar um emprego fazendo uma seleção que considerei que era igualitária (concurso). Enfim, ótima reflexão.
 
"Há uma possibilidade, sim, da ideia de redação. É uma possibilidade, mas isso não está cravado", revelou Jobson de Paiva.
Mas pelo visto que anda essa onda de aplicar redação nesses concursos. Espero que não coloquem nesse.
 
Colocar redação nesses concursos faz o pessoal geralmente se cagar de medo, mas na real é um belo trunfo, pq é "difícil" pra maioria das pessoas, mas se vc dedicar um pouco pra aprender os modelos básicos (que pessoal chama de "esqueleto"), vc sai muito na frente sem esforço, especialmente se for das bancas mais conhecidas (FCC, FGV e Cespe). No final, se o cara se prepara um pouco, a redação serve é pra limpar muita concorrência que destrói nas objetivas e na redação não faz nem metade da nota.
 
Redação é excelente, fiz um concurso pra conselho e salvo engano fiquei em 27º na objetiva, após a correção da redação fiquei em 17 ou 16º algo assim na classificação geral ampla concorrência. Redação passa no moedor a galera que fica só no decoreba do português nas objetivas.
 
pessoal,

Bom dia,

estou querendo sair da minha profissão (advogado) e entrar nesse mundo de concursos.

Porém ja percebi que há muito malandro nessa área, oferendo cursos e apostilas até "milagrossas"

No mundo da prova da OAB, por estar dentro do mundo, reconhecia de longe essas coisas, e por isso sempre fugi de apostilas "contem 5 mil perguntas da OAB" ou "estude facil em casa" coisas do tipo

Por isso gostaria de pedir dicas de apostilas/cursos que realmente fazem uma diferença.

pretendo ir para a área de Tribunais e orgãos judiciais e olhando mais de perto o primeiro seria para analista de promotoria do MP/SP.

Quais apostilas e cursos sao bons?

me deem uma luz.
 
pessoal,

Bom dia,

estou querendo sair da minha profissão (advogado) e entrar nesse mundo de concursos.

Porém ja percebi que há muito malandro nessa área, oferendo cursos e apostilas até "milagrossas"

No mundo da prova da OAB, por estar dentro do mundo, reconhecia de longe essas coisas, e por isso sempre fugi de apostilas "contem 5 mil perguntas da OAB" ou "estude facil em casa" coisas do tipo

Por isso gostaria de pedir dicas de apostilas/cursos que realmente fazem uma diferença.

pretendo ir para a área de Tribunais e orgãos judiciais e olhando mais de perto o primeiro seria para analista de promotoria do MP/SP.

Quais apostilas e cursos sao bons?

me deem uma luz.
Eu aconselho o material da Estratégia Concursos (que uso) e o da Gran Concursos. Você paga uma anuidade e tem acesso a todo o material deles (PDF e video), para qualquer concurso.
Existe também a possibilidade de pagar mais e ter mentorias e planejamento feito pelos profissionais.

Se quiser complementar, tem o sistema de questões da Qconcursos também, mas os dois acima estão melhorando o sistema deles aos poucos.
 
Eu aconselho o material da Estratégia Concursos (que uso) e o da Gran Concursos.
Eu já não concordo.

Estratégia e Gran são cursinhos genéricos, ou seja, o mesmo PDF/aula de técnico do TJ é usado para analista, juiz, delegado e etc. Não possui nada direcionado. Aliás, cursinhos direcionados estão em falta no mercado.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo