Concursos públicos [TÓPICO OFICIAL]

Publicaram o contrato da FGV como a banca do concurso da RFB. Os trâmites atrasaram bastante, acho que a prova só pra janeiro/fevereiro.

Estou bem pessimista, acho que não vai dar para eu fazer essa prova.


Complementando: 200 questões objetivas + 2 discursivas, tudo no mesmo dia. Provas no final de janeiro.
Duzentinhas da fgv é pro cara terminar tão cansado que tem que chamar o samu no lugar do Uber quando terminar a prova :olar:
 
Eu não li direito, não pesquisei, etc, então pode estar bem errado o que estou falando aqui, mas 200 questões... Muito provavelmente será CERTO ou ERRADO.
 
Eu não li direito, não pesquisei, etc, então pode estar bem errado o que estou falando aqui, mas 200 questões... Muito provavelmente será CERTO ou ERRADO.
Tbm acho e mesmo assim será tenso. Lembro quando fiz o concurso da Abin com 150 questões C/E Cespe na parte da manhã e 4 discursivas à tarde que somavam 300 linhas ao total, foi estenuante, de sentir o resto da semana a dor no pulso (péssimo hábito de apertar caneta quando vou fazer prova). Imagina 200 múltipla escolha, só se for dividido em bloco manhã e tarde separados.
 
Publicaram o contrato da FGV como a banca do concurso da RFB. Os trâmites atrasaram bastante, acho que a prova só pra janeiro/fevereiro.

Estou bem pessimista, acho que não vai dar para eu fazer essa prova.


Complementando: 200 questões objetivas + 2 discursivas, tudo no mesmo dia. Provas no final de janeiro.
Coroi vai ser desumano
 
Não, foi o primeiro concurso "grande" que fiz e com preparação virtualmente zero, totalmente inexperiente, foi depois dele que "acordei" pros concursos, aprendi técnicas de estudo e soube buscar materiais adequados, o que passei mesmo foi o do TJPR, no ano seguinte.
 
então foi antes do coaching :notsure:
Eu conheci o trabalho do "coach" por causa do concurso da Abin, justamente pq ele já foi técnico de inteligência da Abin e fez uns vídeos falando sobre a carreira/concurso, mas foi só muito perto da prova mesmo, coisa de poucas semanas antes. Depois que fui ver o conteúdo sobre técnicas de estudo que ele tinha, na época ele nem era contratado pelo Gran ainda, era um youtuber qualquer.

Posso dizer que foi graças ao concurso da Abin, que eu não passei, que consegui passar no do TJPR, pq por conta dos vídeos de carreira da Abin que conheci o "coach" e o trabalho dele muito antes dele estar em destaque num grande cursinho e, bem, as técnicas deram certo pq de 60 questões do TJPR acertei 57 e hoje tô empossado.

Por isso insisto tanto que concurseiro tem que fazer concurso. Vc sempre tira algo de bom mesmo da reprovação, nunca sabe onde o estudo para essa prova pode te levar a ser aprovado naquela outra futuramente, seja por conteúdo, técnica, experiência, etc.
 
Por isso insisto tanto que concurseiro tem que fazer concurso. Vc sempre tira algo de bom mesmo da reprovação, nunca sabe onde o estudo para essa prova pode te levar a ser aprovado naquela outra futuramente, seja por conteúdo, técnica, experiência, etc.

é o que eu falo pro pessoal, mas nesse ponto as pessoas são muito ignorantes, muitas nem sequer tentam. Se não fizer a prova, como vai ter a mínima chance de passar?

O que vcs acham do pessoal que estudam por saturação? sábado a noite antes da prova se acabando em apostila e video-aulas? Eu particularmente não gosto do método de saturação. Mas acabo saindo como vagabundo por pensar assim.
 
Saiu Concurso do Ministério Público de MG.

Adivinhem? É exatamente como eu falei: ZERO vagas para Direito e MUITAS vagas para TI.

E olha que no MP o Direito é área fim. Depois a galera reclama quando eu falo que Direito está se tornando o PIOR curso para concursos e TI e Medicina são os melhores cursos para quem quer ser concursado.
 
é o que eu falo pro pessoal, mas nesse ponto as pessoas são muito ignorantes, muitas nem sequer tentam. Se não fizer a prova, como vai ter a mínima chance de passar?

O que vcs acham do pessoal que estudam por saturação? sábado a noite antes da prova se acabando em apostila e video-aulas? Eu particularmente não gosto do método de saturação. Mas acabo saindo como vagabundo por pensar assim.
No dia antes da prova tem que fazer, no máximo, uma revisão de leve (tipo aulão, muitos cursinhos fazem)
 
as técnicas deram certo pq de 60 questões do TJPR acertei 57 e hoje tô empossado.

Mas isso só depois de 5 anos com 12 horas por dia, certo?

O que vcs acham do pessoal que estudam por saturação? sábado a noite antes da prova se acabando em apostila e video-aulas? Eu particularmente não gosto do método de saturação. Mas acabo saindo como vagabundo por pensar assim.

Eu acho exagero também, mas cada um é cada um.
 
Mas isso só depois de 5 anos com 12 horas por dia, certo?



Eu acho exagero também, mas cada um é cada um.
Eu até diria que não, mas aí vão me chamar de mentiroso, de exceção que não pode ser considerado, de alienígena, etc...
 
Por isso insisto tanto que concurseiro tem que fazer concurso. Vc sempre tira algo de bom mesmo da reprovação, nunca sabe onde o estudo para essa prova pode te levar a ser aprovado naquela outra futuramente, seja por conteúdo, técnica, experiência, etc.
Também compartilho desse pensamento. Acho as provas muito importantes como feedback para que você faça ajustes nos estudos. Simulado pode ser o mais perfeito possível, nunca vai reproduzir o ambiente de prova.

E outra coisa que acontece é que muita gente fica cega pensando em uma única carreira e acaba perdendo várias oportunidades, ou até mesmo desistindo completamente de estudar só porque não passou na prova dos sonhos.
 
Poxa, mas não era só ter estudado 3 meses, como vc diz?
Onde eu disse que só precisa estudar 3 meses pra passar em qualquer concurso?

No mais, se você soubesse ler com atenção veria que no próprio post e no seguinte mencionei que não me preparei praticamente nada para essa prova, não tinha ideia de como estudar para concursos e obviamente o resultado foi a reprovação.

Sério, para de tentar forçar a barra, se não tem absolutamente nada a acrescentar no tópico essas tentativas de alfinetar só fazem vc passar mais vergonha.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Também compartilho desse pensamento. Acho as provas muito importantes como feedback para que você faça ajustes nos estudos. Simulado pode ser o mais perfeito possível, nunca vai reproduzir o ambiente de prova.

E outra coisa que acontece é que muita gente fica cega pensando em uma única carreira e acaba perdendo várias oportunidades, ou até mesmo desistindo completamente de estudar só porque não passou na prova dos sonhos.
Sim, eu mesmo cheguei a fazer prova que não tinha necessariamente intenção de passar mas para treinar somente, principalmente a questão da ansiedade e controle de tempo de prova em todos os aspectos(resolução das questões, passar para gabarito, redação com rascunho+passar pra folha definitiva, etc). Tudo é válido e traz experiência e se é relacionado com a área de foco do concurseiro, aí tem que fazer mesmo pq mesmo não passando dentro das vagas, nunca se sabe até onde o órgão vai chamar, meu concurso mesmo previa 114 vagas e já tá triscando no candidato 400.
 
Dados do setor público no Brasil

Xca1nSz.jpeg


irzLC09.png


Wz95Gq2.png


C4Zukj4.png


b1ncmfx.png


ZzSzIiU.png


QZMrAHG.png



HffVa2H.png


uKB5Mpn.jpeg


GsAHBvP.png


60irT7F.png


H0blxIh.png


HNBJ6GU.png


Iea6Ia1.jpeg


04IXjdh.png


0k7qKc1.png


oactg0y.png


da0P8gV.png


meTgisW.jpeg


AB7kyu3.png


NXqA0oB.png


TgOkHgy.png


S2gyXrl.png
 
Dados do setor público no Brasil

Xca1nSz.jpeg


irzLC09.png


Wz95Gq2.png


C4Zukj4.png


b1ncmfx.png


ZzSzIiU.png


QZMrAHG.png



HffVa2H.png


uKB5Mpn.jpeg


GsAHBvP.png


60irT7F.png


H0blxIh.png


HNBJ6GU.png


Iea6Ia1.jpeg


04IXjdh.png


0k7qKc1.png


oactg0y.png


da0P8gV.png


meTgisW.jpeg


AB7kyu3.png


NXqA0oB.png


TgOkHgy.png


S2gyXrl.png
É o que todo mundo que está no meio do funcionalismo já sabe, povo mente pra gerar ódio gratuito aos servidores.

Em um país de quase 220milhões de habitantes menos de 700mil servidores públicos são a causa da quebra do Estado? Em um orçamento da União de mais de 3,5 trilhões são os 140bi com pessoal que estão falindo as finanças públicas?

É ridículo, e mais ridículo é saber que a falácia cola pq público em geral continua achando que todo servidor bate ponto pra não trabalhar e ganha 30 mil por mês com 3 meses de férias e 35 recessos por ano.
 
É o que todo mundo que está no meio do funcionalismo já sabe, povo mente pra gerar ódio gratuito aos servidores.

Em um país de quase 220milhões de habitantes menos de 700mil servidores públicos são a causa da quebra do Estado? Em um orçamento da União de mais de 3,5 trilhões são os 140bi com pessoal que estão falindo as finanças públicas?

É ridículo, e mais ridículo é saber que a falácia cola pq público em geral continua achando que todo servidor bate ponto pra não trabalhar e ganha 30 mil por mês com 3 meses de férias e 35 recessos por ano
Amigo, com essa possivel reeleição e configuração do próximo congresso. Vc acha que o avanço dessa PEC seria possível a curto prazo?
 
Última edição:
Amigo, com essa possivel reeleição e configuração do próximo congresso. Vc acha que o avanço dessa PEC seria possível a curto prazo?
Sinceramente, acho que não.

É preciso lembrar que o atual chefe do executivo ao mesmo tempo que apoia o ministro que chama servidor de parasita também é protetor de militares e forças policiais. Só que policiais também são servidores, por isso ele apresentou o projeto da PEC com a proteção às "carreiras típicas de Estado", o que iria blindar esses e outros, além de deixar de fora os "membros de poder" (magistrados, membros do MP, ministros de tribunais de contas).

O problema é que a PEC passa por duas casas do Congresso onde qualquer parlamentar pode propor um remendo e foi o que rolou. Agora tá uma bola de neve com propostas das mais diversas e meio que "ninguém tá seguro", está cutucando muitas categorias que tem forte influência dentro do Congresso, inclusive querendo atingir até os protegidos do presidente.

Pra ter ideia, na proposta original existia a previsão de que aos SERVIDORES apenas seria proibida a concessão de férias superiores a 30 dias por ano. Depois que passou pela câmara, alteraram o dispositivo pra incluir todo mundo, inclusive membros de todos os poderes e até de cargos eletivos, ou seja, botaram os magistrados e promotores que tem 60 dias de férias por ano no meio desse bolo. E aí, acha que o Congresso tem culhão pra passar uma dessa?

Também tinha na proposta original o lance de só permitir a estabilidade pro pessoal das "carreiras exclusivas de Estado", adivinha? Depois de passar pela câmara, o texto que vai pra votação volta a garantir estabilidade pra todos os servidores depois de 3 anos de probatório.

A PEC como queria o atual presidente foi completamente desfigurada, não vai afetar tanto os atuais servidores como ele queria, não vai dar real tratamento privilegiado às forças de segurança (o benefício deles ficou restrito ao caso de um órgão precisar demitir estáveis por excesso de despesa, coisa que nunca vi acontecer na prática), e ainda quer cutucar uns vespeiros poderosos.

Por isso acho que não tem futuro.
 
Sinceramente, acho que não.

É preciso lembrar que o atual chefe do executivo ao mesmo tempo que apoia o ministro que chama servidor de parasita também é protetor de militares e forças policiais. Só que policiais também são servidores, por isso ele apresentou o projeto da PEC com a proteção às "carreiras típicas de Estado", o que iria blindar esses e outros, além de deixar de fora os "membros de poder" (magistrados, membros do MP, ministros de tribunais de contas).

O problema é que a PEC passa por duas casas do Congresso onde qualquer parlamentar pode propor um remendo e foi o que rolou. Agora tá uma bola de neve com propostas das mais diversas e meio que "ninguém tá seguro", está cutucando muitas categorias que tem forte influência dentro do Congresso, inclusive querendo atingir até os protegidos do presidente.

Pra ter ideia, na proposta original existia a previsão de que aos SERVIDORES apenas seria proibida a concessão de férias superiores a 30 dias por ano. Depois que passou pela câmara, alteraram o dispositivo pra incluir todo mundo, inclusive membros de todos os poderes e até de cargos eletivos, ou seja, botaram os magistrados e promotores que tem 60 dias de férias por ano no meio desse bolo. E aí, acha que o Congresso tem culhão pra passar uma dessa?

Também tinha na proposta original o lance de só permitir a estabilidade pro pessoal das "carreiras exclusivas de Estado", adivinha? Depois de passar pela câmara, o texto que vai pra votação volta a garantir estabilidade pra todos os servidores depois de 3 anos de probatório.

A PEC como queria o atual presidente foi completamente desfigurada, não vai afetar tanto os atuais servidores como ele queria, não vai dar real tratamento privilegiado às forças de segurança (o benefício deles ficou restrito ao caso de um órgão precisar demitir estáveis por excesso de despesa, coisa que nunca vi acontecer na prática), e ainda quer cutucar uns vespeiros poderosos.

Por isso acho que não tem futuro.
Temos que considerar que o congresso mudou consideravelmente para a centro-direita,mas mesmo assim concordo totalmente com sua visão. Alguns cursinhos se posicionam mas não vejo seus donos desesperados por isso,porque se fosse como os profetas de fim de mundo falam,eles deveriam estar com medo dos seus cursinhos falirem.
Sem contar que provavelmente o molusco leva essa eleição e vai dificultar muito para que haja qualquer alteração na estabilidade do funcionalismo. Não gosto dele e acho que a esquerda protege de forma "exagerada" o funcionalismo, mas é um alívio para quem continua apavorado, mesmo a pec ja tendo sido desfigurada.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo