Concursos públicos [TÓPICO OFICIAL]

A tendência nos últimos concursos é ser no mesmo horário pra evitar aquela situação do cargo mais baixo ficar vago pq a pessoa passa nos dois. Mas como esse vai ter lista geral pode ser diferente.
Espero que seja. Gostaria de fazer os dois para ter mais chances.
 
Medo de viajar? explique mais...se for medo de viajar de avião é só pegar um ônibus apesar de ser mais demorado....de resto pode dar um frio na barriga e insegurança afinal cidade desconhecida e etc. mas hoje em dia uber, google maps e etc. são uma mão na roda....ou então foque nos concursos nacionais que a maioria da pra fazer de qualquer capital e ai facilita deslocamentos... :shrug:
Medo de viajar, por conta de não conhecer a cidade.

Entende? Tipo, um lugar novo que não conheço.
Receio de ficar que nem barata tonta no local.
 
Medo de viajar, por conta de não conhecer a cidade.

Entende? Tipo, um lugar novo que não conheço.
Receio de ficar que nem barata tonta no local.
Hoje em dia com o tanto de informação que da pra conseguir na internet é muito tranquilo. Quando fui pra Europa não falava nada além de português, nunca tinha usado metrô e já sai do aeroporto pegando trem e metro e foi tranquilo.
Quando vou fazer concurso em uma cidade que não conheço, costumo reservar um hotel bem localizado com cancelamento grátis e depois que sai o local de prova tento pegar um próximo. No caso se a cidade for litorânea vou uns 3 dias antes, alugo um carro, pego hotel na praia e foda-se o concurso :limo:
 
Hoje em dia com o tanto de informação que da pra conseguir na internet é muito tranquilo. Quando fui pra Europa não falava nada além de português, nunca tinha usado metrô e já sai do aeroporto pegando trem e metro e foi tranquilo.
Quando vou fazer concurso em uma cidade que não conheço, costumo reservar um hotel bem localizado com cancelamento grátis e depois que sai o local de prova tento pegar um próximo. No caso se a cidade for litorânea vou uns 3 dias antes, alugo um carro, pego hotel na praia e foda-se o concurso :limo:
Deve ser algum tipo de fobia do camarada.....enfim eu tinha essa ansiedade perto de viajar mas foi passando quanto mais eu viajava (eu ainda tenho mas fico montando planos de emergência pra cada coisa ruim que penso kkkk). F0da é comparar europa com brasil kkkk, até andar na argentina a noite a sensação de segurança é maior que no BR....pqp...negócio que a gente também fica em contato direto com noticiário e só coisa ruim, assalto, assassinato, troca de tiro e o cara fica bitolado....mas já viajei pra quase todas as capitais do BR inclusive o RJ e não fui assaltado graças a deus kkkkk
 
E tome concurso.

Serpro com edital publicado, e já tão falando de outro logo em seguida, para cargos diferentes.

Ibama, ICMBio com rumores fortíssimos.
 
Lá nos anos 2010, a pessoa estudando em menos de 6 meses (180 dias) passava em qualquer concurso público que pagava R$ 10 mil
Atualmente no mínimo por exemplo para auditor fiscal, são 1 ano e 6 meses de estudos a 2 anos para estudar tudo o que está no edital (conteúdo), ou seja, 540 dias a 720 dias de preparação no MÍNIMO, com rotina, estudando X quantidade horas quase todos os dias e todas as semanas, começou a estudar não pode parar, e vai ficar sabe lá quantos meses e anos continuando estudando a espera dessa prova
Antigamente, os cursinhos e os materiais estavam disponíveis somente nas grandes cidades de forma física, deixando todo o resto da população que não morava nesses locais pertos em larga desvantagem, ou nem sabendo da existência
O que tornava mais fácil ser aprovado antigamente nos concursos públicos do que hoje em dia
Atualmente, aqueles que passaram em primeiro lugar no concurso daquela época, hoje não passaria nem na nota de corte dos atuais
Antigamente tinha o edital e não caia tudo na prova, atualmente devido a alta concorrência e notas maiores, tudo que está no edital está na prova

Palavras do próprio Alexandre Meirelles (auditor fiscal, autor de um livro muito famoso nessa área de como estudar para provas e concursos), inclusive ele próprio diz que não passaria hoje, pois muita gente com inteligência fora da curva está prestando os concursos público, pois devido ao fato de agora serem poucas vagas, não tem espaço na nota de corte para o cidadão médio

De 2010 a 2020, houve um grande avanço em tecnologia e no digital,
celulares e tablet's com telas maiores, mais potentes e baratos,
internet mais rápida e barata,
impressoras mais baratas,
cursinhos vendendo materiais já com vídeo aula, PDF, questões, suporte e etc, tudo online em conjunto, com acesso disponível para qualquer dispositivo (computador, tablet, celular e etc.)

Então, quem mora na fronteira em qualquer lugar do Brasil hoje está em pé de igualdade com qualquer brasileiro de qualquer grande cidade, em questão de materiais de estudos para concurso público,
O cara fora da curva que mora fora das grandes cidades e antes não prestava para concurso público por N motivos listados a acima, hoje ele está entre os candidatos que irão prestar o concurso público,

Todos esses fatores colocaram o nível de concorrência no concurso público com bons salários em um nível EXTRAMAMENTE ALTISSIMO

Vai demorar muito mais tempo (anos) para o cidadão médio alcançar esse objetivo salarial de R$ 10 mil, devido ao fato de recuperar o atraso nos estudos? Sim

Mas em algum concurso a pessoa passa até lá

Agora por exemplo os concursos fiscais estaduais que pagam R$ 30 mil em média

A SEFAZ SC tinha colocado um site com os nomes dos aprovados e as suas respectivas formações, só formação oriunda das universidades de ELITE pública pelo o que me lembro

IME, ITA, USP, UNIVERSIDADES FEDERAIS e etc.

TCU
Perfil aprovados TCU: 4,5 horas de estudo por dia em 2 anos

Concurso Sefaz MG: estatísticas e curiosidades de aprovados - 2023
Aprovados com idade de 19 anos até os de 70 anos

Perfil dos aprovados Auditor Fiscal ICMS SC - 2018

De forma resumida,
os aprovados nesses concursos (de altos salários) são
os fora da curva, seja da sua condição financeira (família ou dele próprio) que permite que ele se dedique exclusivamente aos estudos por anos para o concurso público, ou da inteligência acima da média (de forma bem evidente), ou da sua boa formação (universidade de ELITE, seja pública ou particular), ou a persistência para manter anos de estudos dedicados para essa prova (resiliência)

ou seja, a ELITE INTELECTUAL DO BRASIL

classe ALTA (pode ficar anos e anos com dedicação exclusiva aos estudos dos antigos editais do concurso "conteúdo" até a chegada da próxima prova), ou seja, sua condição financeira é acima da média para a realidade brasileira
ou
já é concursado atualmente (está estudando para outros cargos com salários melhores)
ou
possui inteligência fora da curva (acima da média disparado)
ou
oriundo das universidades de ELITE do país (formação fora da curva)
ou
anos de estudos dedicados para essa prova e dentro desse segmento entra o cidadão médio (resiliência acima da média), junto com as outras categorias acimas

A única chance para o cidadão médio comum nesse tipo de concurso de remuneração alta, é ser aprovado em algum concurso para ter uma condição salarial que permita ele ficar estudando paralelamente anos e anos a espera de sair esse edital para prestar o concurso e ser aprovado, ou seja, a jornada é mais longa, vai demorar muito mais anos, mas é o caminho que uma hora vai passar, se não for nesse, em outro concurso de outra área e etc.

Jornada do cidadão médio é fazer o concurso escada = ser aprovado em algum concurso público, para virar concursado e então a partir daquele momento, ficar acumulando anos de estudos dedicados para a prova do cargo ou órgão que ele tanto almeja, em paralelo com o trabalho dele

RiWf5E9.png


iBeOIr1.png


lTul7At.png
 
E tome concurso.

Serpro com edital publicado, e já tão falando de outro logo em seguida, para cargos diferentes.

Ibama, ICMBio com rumores fortíssimos.
Umas páginas atrás eu comentei que não tava motivado pra continuar estudando pro TRE (técnico não vale financeiramente pra mim, e analista administrativo além de fazer um trabalho extremamente maçante, tem que estudar matérias que não suporto). Vou arriscar estudar pra minha área pq é bem provável de sair concurso pra analista de infraestrutura ou alguma agência reguladora com vaga pra arquiteto nesse governo.
 
Hoje em dia com o tanto de informação que da pra conseguir na internet é muito tranquilo. Quando fui pra Europa não falava nada além de português, nunca tinha usado metrô e já sai do aeroporto pegando trem e metro e foi tranquilo.
Quando vou fazer concurso em uma cidade que não conheço, costumo reservar um hotel bem localizado com cancelamento grátis e depois que sai o local de prova tento pegar um próximo. No caso se a cidade for litorânea vou uns 3 dias antes, alugo um carro, pego hotel na praia e foda-se o concurso :limo:
Como você faz pra alugar um hotel em cidade que você não conhece perto do local da prova? Se o local de prova só sai depois?
 
Como você faz pra alugar um hotel em cidade que você não conhece perto do local da prova? Se o local de prova só sai depois?
Vc não entendeu. Primeiro eu reservo um em algum lugar bom (centro, praia, próximo ao aeroporto - joga a cidade em site de viagem e vê as recomendações) com cancelamento grátis. Quando sai o local de prova eu verifico se consigo outro próximo ao local da prova e cancelo o primeiro. Mas normalmente é só olhar onde é o campus da universidade federal que não tem erro.

Por exemplo, na 1 vez que fiz prova em Florianópolis fiquei bem no centro administrativo, em frente a praça XV de novembro. Quando fui fazer outra prova já imaginava que seria novamente na UFSC, aí já peguei um hotel que fica lá do lado.
 
Alguém que esteja utilizando os tais Livros Digitais Interativos do Estratégia, poderia explanar como funcionam, o que diferenciam dos PDFs tradicionais?
 
Vc não entendeu. Primeiro eu reservo um em algum lugar bom (centro, praia, próximo ao aeroporto - joga a cidade em site de viagem e vê as recomendações) com cancelamento grátis. Quando sai o local de prova eu verifico se consigo outro próximo ao local da prova e cancelo o primeiro. Mas normalmente é só olhar onde é o campus da universidade federal que não tem erro.

Por exemplo, na 1 vez que fiz prova em Florianópolis fiquei bem no centro administrativo, em frente a praça XV de novembro. Quando fui fazer outra prova já imaginava que seria novamente na UFSC, aí já peguei um hotel que fica lá do lado.

Deu sorte. kkkkkkk

Tem muito concurso aqui que não é na UFSC e acaba indo para outras universidades. Aqui temos a UDESC (estadual) e as particulares. Escolas também entram. Vai de cada banca, no final das contas.
 
Onde eu moro nunca tem prova na Federal (que é longe PRA CARALHO de qualquer hotel/pousada/hostel decente) É sempre em universidades particulares e alguns colégios estaduais.
 
Deu sorte. kkkkkkk

Tem muito concurso aqui que não é na UFSC e acaba indo para outras universidades. Aqui temos a UDESC (estadual) e as particulares. Escolas também entram. Vai de cada banca, no final das contas.
Então dei sorte. Pq já fiz 3x aí e sempre foi na UFSC (sim, antes eu tinha a meta de morar em floripa e ficava monitorando todos concursos).
 
Lá nos anos 2010, a pessoa estudando em menos de 6 meses (180 dias) passava em qualquer concurso público que pagava R$ 10 mil
Atualmente no mínimo por exemplo para auditor fiscal, são 1 ano e 6 meses de estudos a 2 anos para estudar tudo o que está no edital (conteúdo), ou seja, 540 dias a 720 dias de preparação no MÍNIMO, com rotina, estudando X quantidade horas quase todos os dias e todas as semanas, começou a estudar não pode parar, e vai ficar sabe lá quantos meses e anos continuando estudando a espera dessa prova
Antigamente, os cursinhos e os materiais estavam disponíveis somente nas grandes cidades de forma física, deixando todo o resto da população que não morava nesses locais pertos em larga desvantagem, ou nem sabendo da existência
O que tornava mais fácil ser aprovado antigamente nos concursos públicos do que hoje em dia
Atualmente, aqueles que passaram em primeiro lugar no concurso daquela época, hoje não passaria nem na nota de corte dos atuais
Antigamente tinha o edital e não caia tudo na prova, atualmente devido a alta concorrência e notas maiores, tudo que está no edital está na prova

Palavras do próprio Alexandre Meirelles (auditor fiscal, autor de um livro muito famoso nessa área de como estudar para provas e concursos), inclusive ele próprio diz que não passaria hoje, pois muita gente com inteligência fora da curva está prestando os concursos público, pois devido ao fato de agora serem poucas vagas, não tem espaço na nota de corte para o cidadão médio

De 2010 a 2020, houve um grande avanço em tecnologia e no digital,
celulares e tablet's com telas maiores, mais potentes e baratos,
internet mais rápida e barata,
impressoras mais baratas,
cursinhos vendendo materiais já com vídeo aula, PDF, questões, suporte e etc, tudo online em conjunto, com acesso disponível para qualquer dispositivo (computador, tablet, celular e etc.)

Então, quem mora na fronteira em qualquer lugar do Brasil hoje está em pé de igualdade com qualquer brasileiro de qualquer grande cidade, em questão de materiais de estudos para concurso público,
O cara fora da curva que mora fora das grandes cidades e antes não prestava para concurso público por N motivos listados a acima, hoje ele está entre os candidatos que irão prestar o concurso público,

Todos esses fatores colocaram o nível de concorrência no concurso público com bons salários em um nível EXTRAMAMENTE ALTISSIMO

Vai demorar muito mais tempo (anos) para o cidadão médio alcançar esse objetivo salarial de R$ 10 mil, devido ao fato de recuperar o atraso nos estudos? Sim

Mas em algum concurso a pessoa passa até lá

Agora por exemplo os concursos fiscais estaduais que pagam R$ 30 mil em média

A SEFAZ SC tinha colocado um site com os nomes dos aprovados e as suas respectivas formações, só formação oriunda das universidades de ELITE pública pelo o que me lembro

IME, ITA, USP, UNIVERSIDADES FEDERAIS e etc.

TCU
Perfil aprovados TCU: 4,5 horas de estudo por dia em 2 anos

Concurso Sefaz MG: estatísticas e curiosidades de aprovados - 2023
Aprovados com idade de 19 anos até os de 70 anos

Perfil dos aprovados Auditor Fiscal ICMS SC - 2018

De forma resumida,
os aprovados nesses concursos (de altos salários) são
os fora da curva, seja da sua condição financeira (família ou dele próprio) que permite que ele se dedique exclusivamente aos estudos por anos para o concurso público, ou da inteligência acima da média (de forma bem evidente), ou da sua boa formação (universidade de ELITE, seja pública ou particular), ou a persistência para manter anos de estudos dedicados para essa prova (resiliência)

ou seja, a ELITE INTELECTUAL DO BRASIL

classe ALTA (pode ficar anos e anos com dedicação exclusiva aos estudos dos antigos editais do concurso "conteúdo" até a chegada da próxima prova), ou seja, sua condição financeira é acima da média para a realidade brasileira
ou
já é concursado atualmente (está estudando para outros cargos com salários melhores)
ou
possui inteligência fora da curva (acima da média disparado)
ou
oriundo das universidades de ELITE do país (formação fora da curva)
ou
anos de estudos dedicados para essa prova e dentro desse segmento entra o cidadão médio (resiliência acima da média), junto com as outras categorias acimas

A única chance para o cidadão médio comum nesse tipo de concurso de remuneração alta, é ser aprovado em algum concurso para ter uma condição salarial que permita ele ficar estudando paralelamente anos e anos a espera de sair esse edital para prestar o concurso e ser aprovado, ou seja, a jornada é mais longa, vai demorar muito mais anos, mas é o caminho que uma hora vai passar, se não for nesse, em outro concurso de outra área e etc.

Jornada do cidadão médio é fazer o concurso escada = ser aprovado em algum concurso público, para virar concursado e então a partir daquele momento, ficar acumulando anos de estudos dedicados para a prova do cargo ou órgão que ele tanto almeja, em paralelo com o trabalho dele

RiWf5E9.png


iBeOIr1.png


lTul7At.png

Não tenho muito tempo de estudo para concursos, vou fazer minha 1° prova domingo, do Banco do Brasil, mas eu não sei dizer se as provas eram mais fáceis antigamente. Eu estudei as questões de concursos bancários, da banca Cesgranrio, desse ano até 2015, e achei as provas antigas bem mais difíceis.

A prova de 2023 do Banrisul me pareceu muito mais tranquila do que a prova do BB de 2015.


Mudando de assunto, uma curiosidade: para quem gostaria de comparar os cursinhos disponíveis no mercado: eu tenho três assinaturas, Gran, Focus e Estúdio Aulas, além do acesso ao Estratégia, através da conta de um parente.

O Estratégia realmente é o melhor. Tem muito mais conteúdo e estrutura que os demais. Para efeito de comparação, o evento que antecede a prova deles, chamado de "Hora da Verdade", que é uma revisão individual para cada matéria, tem quase 4 horas, contra cerca de 1 hora da revisão dos demais cursos. É bem mais completo e realmente direcionado para o conteúdo do edital. Jhoni Zini, Adriana Figueiredo, Thallius Moraes, o time é realmente imbatível.

O Gran também é bom, embora fique um pouco abaixo. O curso para o BB, por exemplo, na matéria de Língua Portuguesa, não é específico para a banca Cesgranrio, é um curso para alguma carreira jurídica. Ainda assim, eu gosto do Gran. Tem alguns professores excelentes.

Focus e Estúdio Aulas ficam bem abaixo, com conteúdo um pouco deslocado do edital. No caso do Focus, o professor Felipe Loureiro, de RLM, de salva. É muito bom, aprendi muito bom ele. O mesmo vale para o professor de Informática do Estúdio Aulas, Léo Matos. Na minha opinião, é o melhor nesta disciplina.

No geral, para quem tem dinheiro disponível para pagar, eu recomendaria o Estratégia mesmo. Não é à toa que eles têm o maior número de aprovados. Se a grana estiver mais curta (Como foi o meu caso), o Gran é uma opção viável também. Os outros, eu não recomendo.
 
Última edição:
Não tenho muito tempo de estudo para concursos, vou fazer minha 1° prova domingo, do Banco do Brasil, mas eu não sei dizer se as provas eram mais fáceis antigamente. Eu estudei as questões de concursos bancários, da banca Cesgranrio, desse ano até 2015, e achei as provas antigas bem mais difíceis.

A prova de 2023 do Banrisul me pareceu muito mais tranquila do que a prova do BB de 2015.


Mudando de assunto, uma curiosidade: para quem gostaria de comparar os cursinhos disponíveis no mercado: eu tenho três assinaturas, Gran, Focus e Estúdio Aulas, além do acesso ao Estratégia, através da conta de um parente.

O Estratégia realmente é o melhor. Tem muito mais conteúdo e estrutura que os demais. Para efeito de comparação, o evento que antecede a prova deles, chamado de "Hora da Verdade", que é uma revisão individual para cada matéria, tem quase 4 horas, contra cerca de 1 hora da revisão dos demais cursos. É bem mais completo e realmente direcionado para o conteúdo do edital. Jhoni Zini, Adriana Figueiredo, Thallius Moraes, o time é realmente imbatível.

O Gran também é bom, embora fique um pouco abaixo. O curso para o BB, por exemplo, na matéria de Língua Portuguesa, não é específico para a banca Cesgranrio, é um curso para alguma carreira jurídica. Ainda assim, eu gosto do Gran. Tem alguns professores excelentes.

Focus e Estúdio Aulas ficam bem abaixo, com conteúdo um pouco deslocado do edital. No caso do Focus, o professor Felipe Loureiro, de RLM, de salva. É muito bom, aprendi muito bom ele. O mesmo vale para o professor de Informática do Estúdio Aulas, Léo Matos. Na minha opinião, é o melhor nesta disciplina.

No geral, para quem tem dinheiro disponível para pagar, eu recomendaria o Estratégia mesmo. Não é à toa que eles têm o maior número de aprovados. Se a grana estiver mais curta (Como foi o meu caso), o Gran é uma opção viável também. Os outros, eu não recomendo.
Eu cancelei assinatura dual do Gran pra pegar 2 anos e 6 meses do Estratégia.
Não me arrependo. Bem mais organizado e completo.
 
Espero que seja. Gostaria de fazer os dois para ter mais chances.
A real é que as chances diminuem, por que tu tá juntando a concorrência em um pool só. Agora vai ter toda galera dos cargos de analista brigando de foice pelas vagas de técnico também.

Se os dois são no mesmo horário, tu pode focar no concurso de técnico que chama menos atenção dos tryhard (especialmente em área específica) e tuas chances de passar são MUITO maiores. Especialmente pq a esmagadora maioria da galera que faz concurso nível médio é aventureira, e os que fazem pra superior a maioria é tryhard ou é gente que já é servidor e tá no trampolim de carreira.

Concurso de TAE que eu passei era analista e técnico no mesmo horário, deu 80 candidatos por vaga pra analista e 30 pra técnico, os primeiros colocados pra analista ficaram com 80+ de pontuação enquanto técnico deu 5-6 com 64-68 de nota e o resto tudo na casa dos 5X. Se não bastasse, chamaram 4 analistas enquanto já chamaram 20+ técnicos no mesmo período. Eu estudei literalmente 10 dias pra esse concurso e passei em segundo, se fosse pra analista não tinha nem entrado no CR que agora é limitado pela quantia de vagas previstas. Em outro concurso pro mesmo cargo em outra universidade, que tinha só pra técnico, deu esse mesmo nível de nota do de analista anterior, 80+, e a prova tava mais difícil que aqui.

Pra quem ainda não tá no serviço público, eu acho muito mais vantagem mirar em um cargo nível médio pra usar de base pra estudar pra um cargo maior, tanto pela prática de provas quanto pela previsibilidade que um cargo público dá. Tentar passar direto pra concurso de 6k+ nível superior enquanto tá trampando em emprego suga-alma é pedir pra sofrer.
 
Última edição:
O concurso da SERPRO é para CLT, certo? Não é servidor e sim empregado público.
Sim, todas empresas públicas são vínculo CLT.

É vantagem e desvantagem, perde a estabilidade da 8112/90 mas ganha FGTS e geralmente tem muito mais benefícios que cargos estatutários. Fora que como a negociação é direto do sindicato da categoria com a diretoria da empresa via acordo coletivo, é bem mais frequente conseguir reajuste de auxílio alimentação, reposição de inflação, coisas como vale cultura, auxílio financeiro pra faculdade/pós, plano de saúde, etc.
 
Alguém aqui fez a prova do BB? Mesmo admitindo que eu não estudei nada de matemática, e nem fiz faculdade na área, achei as questões principalmente da parte financeira muito pesadas, mesmo eu não lembrando das fórmulas matemáticas pra resolver geralmente não tenho dificuldade, aas de matemática normal consegui mas gastando muito tempo com continhas e quebrando a cabeça, quando chegou a parte de matemática financeira tava o capeta pra fazer as contas, tive que pular algumas e depois chutar, precisaria da noite toda pra resolver aquilo kkkk e pelo tempo perdido já tive que fazer a redação na correria e fui o último sair.
A parte de inglês tbm achei que tava muito exigente, quem manja certamente se deu bem, eu que vou na base da interpretação sem entender muito tive dificuldade, diferente de outras provas que já fiz e foi tranquilo. Achei que também teve "pegadinhas", agora só me lembro de uma em matemática, em vez de resultado da divisao estava escrito "resto" no final do enunciado, então era 0 a resposta, só percebi depois que nenhuma alternativa fazia sentido sobre um cálculo simples, teve outra de português que todas pareciam erradas, gastei uns 15 minutos só pra perceber a diferença subentendida no parágrafo anterior, o texto era grandinho, achei que 5 horas com redação não foi tempo suficiente pra essa prova, e eu não deveria ter gasto tanto tempo com essa matemática do baralho.
 
Fiz a prova do BB pra testar português, matemática e informática, acertei apenas uma de matemática.
Errei a que eu sabia.

:fire:
 
Tava vendo uma entrevista entre o Gerson Aragão e Aragonê Fernandes, Defensor Público e Juiz Federal, respectivamente. Dois caras que gosto muito de escutar o que dizem sobre concurso.

Estavam falando sobre a dificuldade atual nos concursos, com os motivos que já sabemos: material excelente democratizado a preço baixo, popularização da internet, falta de oportunidade na inciativa privada etc.

Enfim, citaram alguns casos de gente acertando 100% (cem por cento!) da prova e ficando na 30º colocação. É surreal isso! Imagina locais que chamam, sei lá, uns 20 durante toda a validade. A pessoa acerta TUDO na prova e pode nem ser chamada.

Por isso que, para alguns cargos, não basta apenas saber absurdamente para pontuar nesse nível, mas também depende da sorte em ser nomeado: número de nomerações, se vai morrer/aposentar muita gente no período da validade etc.

A coisa tá bem difícil, mas uma coisa é verdade: só passa quem não para de estudar pelo caminho. Um dia vai chegar em um nível que vai começar a passar não só em um, mas vários concursos. O problema é ter determinação pra manter esse ritmo, eheheh :cuti:
 
Última edição:
Tava vendo uma entrevista entre o Gerson Aragão e Aragonê Fernandes, Defensor Público e Juiz Federal, respectivamente. Dois caras que gosto muito de escutar o que dizem sobre concurso.

Estavam falando sobre a dificuldade atual nos concursos, com os motivos que já sabemos: material excelente democratizado a preço baixo, popularização da internet, falta de oportunidade na inciativa privada etc.

Enfim, citaram alguns casos de gente acertando 100% (cem por cento!) da prova e ficando na 30º colocação. É surreal isso! Imagina locais que chamam, sei lá, uns 20 durante toda a validade. A pessoa acerta TUDO na prova e pode nem ser chamada.

Por isso que, para alguns cargos, não basta apenas saber absurdamente para pontuar nesse nível, mas também depende da sorte em ser nomeado: número de nomerações, se vai morrer/aposentar muita gente no período da validade etc.

A coisa tá bem difícil, mas uma coisa é verdade: só passa quem não para de estudar pelo caminho. Um dia vai chegar em um nível que vai começar a passar não só em um, mas vários concursos. O problema é ter determinação pra manter esse ritimo, eheheh :cuti:
Eu só consigo estudar quando tem algum concurso com edital publicado e focar no que está la, sem falar que começo muito animado e depois da uma preguiça animal de continuar estudando e acabo é fazendo outras coisas até abandonar, tenho muito vontade de passar só não de estudar kkk mas sim é muito difícil alguém passar na sorte mesmo como antigamente, época que ouvia relatos "estudei só 3 meses e passei ", eu acho que a melhor chance hoje para os homens com até 30 anos é a carreira policial, pelo menos aqui são 4000 vagas (2 mil reservas que acabam chamando) e além disso a concorrência não é tao grande devido as restrições de sexo e idade, muito pouca vaga para mulheres, também muitos tem medo da profissão ou não se acham capazes de passar na prova física.
 
Última edição:
Não sei vocês, mas pra certos cargos redação tinha que vim como padrão, como técnico judiciário, ainda mais que vai se exigir ensino superior.
Desempate por idade eu acho uma sacanagem.
 
Passei para a correção da discursiva no concurso da RFB.

Mas não tô mto confiante, fiz uma discursiva meio bosta...

Ah, o Onv errou bastante nesse concurso...
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo