Concursos públicos [TÓPICO OFICIAL]

E ainda pode aumentar em breve...
 
q edital é esse??? 2002?? :sefu:

os kras tão ganhando 12k+
Carai viu, 2013 kkkkk

No site do estratégia está o mesmo valor :haha:

Para registro, infos do edital de 2021:

Agente/Escrivão/Papiloscopista - R$ 12.522,50.
 
Última edição:
Na verdade a Justiça Federal é bem padronizada neste ponto.

Não pode ser concedido nenhum benefício sem que o Conselho da Justiça Federal - CJF aprove. De modo geral, temos apenas o auxílio saúde (caso não opte por aderir ao plano de saúde do TRF respectivo), auxílio alimentação e transporte (depende, tem muitos casos que não vale a pena optar). Ficamos com o auxílio alimentação congelado por 9 anos antes desse reajuste.

Não temos a fartura do fundo de custas judiciais para bancar isso. A lei de custas é jurássica (de 1996, não lembro ao certo) e os valores das custas são módicos.

Única coisa que vale a pena aqui é a remuneração ser maior e poder chegar ao topo da carreira com 12 anos de casa. No resto fica devendo muito para a Justiça Estadual.

Outra vantagem da Justiça Federal é poder trabalhar no recesso forense (20/12 a 06/01) optando por receber em pecúnia com o valor da hora dobrado ou em banco de horas dobrado para tirar depois.

Aqui eu sempre opto pela grana por estar querendo quitar a casa logo. No último recesso eu trabalhei quase todos os dias fazendo as 6h diárias das 13h às 19h (horário padrão do tribunal durante o recesso) com exceção dos dias 23/12 e 30/12 para obedecer ao limite máximo de 44h mensais estabelecido pelo CJF para pagamento em pecúnia, pois se tivesse trabalhado esses 2 dias, o que excedesse as 44h entraria como banco de horas por ultrapassar o limite, daí optei por folgar esses 2 dias. Ou seja, em dezembro trabalhei 7 dias do recesso + os 5 dias restantes em janeiro, totalizando 12 dias trabalhados no recesso, o que me rendeu R$5.024,70 líquidos a mais, fora o salário normal do mês + primeira parcela do 13º salário que também é paga na folha de janeiro.
 
Última edição:
Na verdade a Justiça Federal é bem padronizada neste ponto.

Não pode ser concedido nenhum benefício sem que o Conselho da Justiça Federal - CJF aprove. De modo geral, temos apenas o auxílio saúde (caso não opte por aderir ao plano de saúde do TRF respectivo), auxílio alimentação e transporte (depende, tem muitos casos que não vale a pena optar). Ficamos com o auxílio alimentação congelado por 9 anos antes desse reajuste.

Não temos a fartura do fundo de custas judiciais para bancar isso. A lei de custas é jurássica (de 1996, não lembro ao certo) e os valores das custas são módicos.

Única coisa que vale a pena aqui é a remuneração ser maior e poder chegar ao topo da carreira com 12 anos de casa. No resto fica devendo muito para a Justiça Estadual.
Ah sim, os benefícios que possuo aqui:
- Auxílio saúde que paga qualquer plano que eu indicar para mim e para dependentes (no meu caso a esposa) até uns limites bem generosos (peguei o Unimed mais pica disponível na minha região e acho que usei uns 60~70% do limite)
- Auxílio alimentação que tá em R$ 1.960,26
- Gratificação de qualificação (tenho graduação para um cargo de nível médio, ganho a mais por isso, já estou concluindo uma pós pra aumentar um pouco mais);
- Gratificação de qualificação "interna" (dá R$ 500,00 a mais por 24 meses por fazer 120h de cursos de capacitação ofertados pelo próprio tribunal, a cada 2 anos preciso juntar mais 120h de certificados pra "renovar");
- O auxílio creche tá criado, falta só implementar a ferramenta pro povo poder usar, não tenho filho então não conta pra mim, mas pra quem tem acho que vai ser coisa de 700~800 reais por criança dos 0 aos 5 anos de idade;
- Se eu virar técnico cumpridor de mandados (meu TJ extinguiu a carreira de oficial de justiça) ganho uma indenização de transporte que tá dando coisa de +- R$ 4.600,00 líquido por mês, mas preciso correr rua cumprir mandados pela comarca com meu veículo e totalmente às minhas custas, tem que calcular se compensa ou é furada.

E não é bem benefício, mas não posso reclamar tbm, o TJ aqui até que não costuma vacilar muito com data-base, pelo que os servidores mais antigos falam, é raro ter ano que não tem o reajuste da inflação ou bem próximo, com a lei da Covid que mandou suspender todos os aumentos de despesa eles não deram, agora está atrasado mas indo, pra esse ano já garantiram reajuste de 12,13% (que seria pra repor a inflação 2021-2022 mas tá vindo atrasado agora em 2023), não é o ideal que todos sonham mas sei que tem MUITO lugar pior.
 
Ah sim, os benefícios que possuo aqui:
- Auxílio saúde que paga qualquer plano que eu indicar para mim e para dependentes (no meu caso a esposa) até uns limites bem generosos (peguei o Unimed mais pica disponível na minha região e acho que usei uns 60~70% do limite)
- Auxílio alimentação que tá em R$ 1.960,26
- Gratificação de qualificação (tenho graduação para um cargo de nível médio, ganho a mais por isso, já estou concluindo uma pós pra aumentar um pouco mais);
- Gratificação de qualificação "interna" (dá R$ 500,00 a mais por 24 meses por fazer 120h de cursos de capacitação ofertados pelo próprio tribunal, a cada 2 anos preciso juntar mais 120h de certificados pra "renovar");
- O auxílio creche tá criado, falta só implementar a ferramenta pro povo poder usar, não tenho filho então não conta pra mim, mas pra quem tem acho que vai ser coisa de 700~800 reais por criança dos 0 aos 5 anos de idade;
- Se eu virar técnico cumpridor de mandados (meu TJ extinguiu a carreira de oficial de justiça) ganho uma indenização de transporte que tá dando coisa de +- R$ 4.600,00 líquido por mês, mas preciso correr rua cumprir mandados pela comarca com meu veículo e totalmente às minhas custas, tem que calcular se compensa ou é furada.

E não é bem benefício, mas não posso reclamar tbm, o TJ aqui até que não costuma vacilar muito com data-base, pelo que os servidores mais antigos falam, é raro ter ano que não tem o reajuste da inflação ou bem próximo, com a lei da Covid que mandou suspender todos os aumentos de despesa eles não deram, agora está atrasado mas indo, pra esse ano já garantiram reajuste de 12,13% (que seria pra repor a inflação 2021-2022 mas tá vindo atrasado agora em 2023), não é o ideal que todos sonham mas sei que tem MUITO lugar pior.
Eu fico deprimido lendo essas coisas
 
Eu fico deprimido lendo essas coisas
Por isso eu já comentei aqui no tópico outras vezes pro povo não se limitar ao salário que aparece no edital. Muito órgão paga muita coisa a mais que não aparece pra quem é de fora a menos que vá pesquisar muito mesmo. No edital do meu concurso a remuneração bruta era coisa de 5.600~5.800 reais, estou há 10 meses no órgão e o soldo bruto já passa de 10k e ainda nem entrou em vigor esse reajuste dos 12% desse ano.
 
Eu fico deprimido lendo essas coisas

Utilize como motivação/combustível para focar de verdade nos estudos e poder sair de onde você está para um local melhor.
 
Por isso eu já comentei aqui no tópico outras vezes pro povo não se limitar ao salário que aparece no edital.
Vou dar o meu fraco exemplo, do BB:

- O salário do edital é uns R$ 3600,00;
- O VA/VR é R$ 1900,00;
- A participação de lucros varia, mas tem dado algo com R$ 10 mil por semestre com frequência (para o cargo inicial);
- Auxílio Creche que deve ser uns R$ 700 (não uso)
- Tem um bônus para quem entrega metas mas tem mil regras para não pagar;
- Dependo do setor tem home office em metade do mês;
- 5 folgas de uso livre durante o ano (tentaram a todo custo remover isso no último acordo sindical).

Utilize como motivação/combustível para focar de verdade nos estudos e poder sair de onde você está para um local melhor.

É o certo, mas ainda vou tratar minha falta de comprometimento com tudo. O banco me deixou extremamente acomodado.
 
Ah sim, os benefícios que possuo aqui:
- Auxílio saúde que paga qualquer plano que eu indicar para mim e para dependentes (no meu caso a esposa) até uns limites bem generosos (peguei o Unimed mais pica disponível na minha região e acho que usei uns 60~70% do limite)
- Auxílio alimentação que tá em R$ 1.960,26
- Gratificação de qualificação (tenho graduação para um cargo de nível médio, ganho a mais por isso, já estou concluindo uma pós pra aumentar um pouco mais);
- Gratificação de qualificação "interna" (dá R$ 500,00 a mais por 24 meses por fazer 120h de cursos de capacitação ofertados pelo próprio tribunal, a cada 2 anos preciso juntar mais 120h de certificados pra "renovar");
- O auxílio creche tá criado, falta só implementar a ferramenta pro povo poder usar, não tenho filho então não conta pra mim, mas pra quem tem acho que vai ser coisa de 700~800 reais por criança dos 0 aos 5 anos de idade;
- Se eu virar técnico cumpridor de mandados (meu TJ extinguiu a carreira de oficial de justiça) ganho uma indenização de transporte que tá dando coisa de +- R$ 4.600,00 líquido por mês, mas preciso correr rua cumprir mandados pela comarca com meu veículo e totalmente às minhas custas, tem que calcular se compensa ou é furada.

E não é bem benefício, mas não posso reclamar tbm, o TJ aqui até que não costuma vacilar muito com data-base, pelo que os servidores mais antigos falam, é raro ter ano que não tem o reajuste da inflação ou bem próximo, com a lei da Covid que mandou suspender todos os aumentos de despesa eles não deram, agora está atrasado mas indo, pra esse ano já garantiram reajuste de 12,13% (que seria pra repor a inflação 2021-2022 mas tá vindo atrasado agora em 2023), não é o ideal que todos sonham mas sei que tem MUITO lugar pior.

Paraná eu topava me mudar. auhahuhau
 
Vou dar o meu fraco exemplo, do BB:

- O salário do edital é uns R$ 3600,00;
- O VA/VR é R$ 1900,00;
- A participação de lucros varia, mas tem dado algo com R$ 10 mil por semestre com frequência (para o cargo inicial);
- Auxílio Creche que deve ser uns R$ 700 (não uso)
- Tem um bônus para quem entrega metas mas tem mil regras para não pagar;
- Dependo do setor tem home office em metade do mês;
- 5 folgas de uso livre durante o ano (tentaram a todo custo remover isso no último acordo sindical).



É o certo, mas ainda vou tratar minha falta de comprometimento com tudo. O banco me deixou extremamente acomodado.
O Poder Judiciário da União também não tem muitos benefícios. Os valores dos seus são maiores que o do PJU. O diferencial é a remuneração.

Remuneração inicial Técnico judiciário: R$ 8.046,84
Remuneração inicial Analista judiciário: R$ 13.202,62

Benefícios:
Auxílio alimentação: R$ 1.293,76
Auxílio pré-escolar: R$ 951,84
Auxílio-saúde (se não optar pelo plano de saúde do Tribunal): R$ 546,00
Auxílio-transporte: depende da quantidade de conduções necessárias que precise utilizar. Para o Analista o desconto para optar pelo benefício não vale a pena
 
Vou dar o meu fraco exemplo, do BB:

- O salário do edital é uns R$ 3600,00;
- O VA/VR é R$ 1900,00;
- A participação de lucros varia, mas tem dado algo com R$ 10 mil por semestre com frequência (para o cargo inicial);
- Auxílio Creche que deve ser uns R$ 700 (não uso)
- Tem um bônus para quem entrega metas mas tem mil regras para não pagar;
- Dependo do setor tem home office em metade do mês;
- 5 folgas de uso livre durante o ano (tentaram a todo custo remover isso no último acordo sindical).



É o certo, mas ainda vou tratar minha falta de comprometimento com tudo. O banco me deixou extremamente acomodado.
Você passou para escrituário anos atrás?

Btw, não tem ou não usa mais Gympass?
 
Última edição:
O Poder Judiciário da União também não tem muitos benefícios. Os valores dos seus são maiores que o do PJU. O diferencial é a remuneração.

Remuneração inicial Técnico judiciário: R$ 8.046,84
Remuneração inicial Analista judiciário: R$ 13.202,62

Benefícios:
Auxílio alimentação: R$ 1.293,76
Auxílio pré-escolar: R$ 951,84
Auxílio-saúde (se não optar pelo plano de saúde do Tribunal): R$ 546,00
Auxílio-transporte: depende da quantidade de conduções necessárias que precise utilizar. Para o Analista o desconto para optar pelo benefício não vale a pena

Não tem benefícios mas ganha muito mais de um forma fixa. Dá pra chegar até o salário de Analista em algum cargo do BB mas vc fica a mercê da administração da vez. Eu já vi muita gente ir de R$ 8k a R$ 3k por ter departamento ou função encerrada e com isso ter o adicional da função retirado.

Você passou para escrituário anos atrás?

Btw, não tem ou não usa mais Gympass?

Passei em 2014 e tomei posse em 2017. Era escriturário em agência, virei "assistente de negócios" e agora sou escriturário novamente mas em uma área administrativa. Confesso que hoje eu não tenho do que reclamar do banco (se não considerar salário). Das minhas 6h de jornada eu trabalho, de verdade, umas 2h na maior parte dos dias e nisso são dois/três dias em casa.

Tem Gympass mas eu não uso. Aqui perto ou é academia muito ruim ou muito elitista.
 
Última edição:
Aproveitando o ensejo, benefícios do meu emprego atual (Tribunal de Contas Estadual):

- Salário inicial na faixa de R$ 7.300 (nível médio);
- Progressões a cada 2 anos (aumentos de 3%, a primeira é com 3 anos e de 10%);
- Promoção a cada 5 anos (16%);
- Ainda existe quinquênios e sexta-parte (5% a cada 5 anos e 16,66% com 20 anos);
- VA R$ 1.360 (pago em dinheiro) valor defasado em relação a demais Tribunais;
- VT R$ 240,00;
- Plano de saúde full, cobertura nacional (pode colocar filhos e esposa, se dependente, sem custo);
- Quem tem cargo em comissão (de nível superior), ganha R$ 1.400 de auxílio saúde ao invés do plano;
- Auxílio creche de R$ 1.800 por filho (até os 7 ou 8 anos);
- Tende a ter reajuste pela inflação (ou próximo disso) todo ano;
- Não tem nenhuma espécie de "bonus" ou "gratificação" por qualificação ou algo do gênero;
- Quase impossível conseguir FGs ou cargo em comissão (quase sempre são ofertadas a "amigos do rei", muitas vezes de fora, sem concurso);
- Faz o mesmo serviço do cargo nível superior, que recebe R$ 16.000, ou seja mais que o dobro que você (esses 3 últimos tópicos e a defasagem do VA dão uma estragada boaa no cargo);
 
Fiquei sabendo esses dias que um conhecido meu dos tempos de ensino fundamental passou pra advogado nesse último concurso do senado (salário 33k), já ia parabenizar ele e tal… mas aí vi que ele passou com cota pra vaga PCD, sendo que o cara é totalmente saudável. Conheço ele desde os 9 anos de idade e tenho certeza que ele não tem nada. É uma pessoa completamente normal.

Esse foi o primeiro concurso que ele fez como PCD, deu até entrevista pro Gran como aprovado (contando um monte de lorota). Detalhe que ele ainda teve a audácia de fingir lerdeza na forma de se expressar durante essa entrevista pro Gran (pois a deficiência que ele se enquadrou supostamente é um tipo de autismo aí). Não sei exatamente como ele fez pra dar esse migué no sistema de cota, mas sei que o pai dele é médico, então deve ter contatos. Acredito que tenha sido por aí que ele conseguiu laudo.

Esse país não é pra amadores mesmo.
 
Fiquei sabendo esses dias que um conhecido meu dos tempos de ensino fundamental passou pra advogado nesse último concurso do senado (salário 33k), já ia parabenizar ele e tal… mas aí vi que ele passou com cota pra vaga PCD, sendo que o cara é totalmente saudável. Conheço ele desde os 9 anos de idade e tenho certeza que ele não tem nada. É uma pessoa completamente normal.

Esse foi o primeiro concurso que ele fez como PCD, deu até entrevista pro Gran como aprovado (contando um monte de lorota). Detalhe que ele ainda teve a audácia de fingir lerdeza na forma de se expressar durante essa entrevista pro Gran (pois a deficiência que ele se enquadrou supostamente é um tipo de autismo aí). Não sei exatamente como ele fez pra dar esse migué no sistema de cota, mas sei que o pai dele é médico, então deve ter contatos. Acredito que tenha sido por aí que ele conseguiu laudo.

Esse país não é pra amadores mesmo.
A questão do PCD tá osso, entendo a função essencial dessa cota e quem realmente tem deficiências que prejudicam a inserção no mercado de trabalho devem se valer delas, mas tá dando margem pra uma galera abusar absurdamente. Aqui no meu concurso mesmo veio um rapaz nomeado pra minha comarca como PCD, primeiros meses ele veio mancando com uma bota ortopédica e andando com muletas, pensei que ele teria algum problema grave permanente na perna (congênito ou decorrente de acidente, algo assim), de boas. Hoje com ~6 meses dele na casa tá andando pra cima e pra baixo tão bem como qualquer outro, as vezes vejo ele "lembrando" de mancar, mas as muletas e a bota sumiram tem tempo. Pelo visto tá rolando "PCD temporário" pra ingressar em concurso.
 
A questão do PCD tá osso, entendo a função essencial dessa cota e quem realmente tem deficiências que prejudicam a inserção no mercado de trabalho devem se valer delas, mas tá dando margem pra uma galera abusar absurdamente. Aqui no meu concurso mesmo veio um rapaz nomeado pra minha comarca como PCD, primeiros meses ele veio mancando com uma bota ortopédica e andando com muletas, pensei que ele teria algum problema grave permanente na perna (congênito ou decorrente de acidente, algo assim), de boas. Hoje com ~6 meses dele na casa tá andando pra cima e pra baixo tão bem como qualquer outro, as vezes vejo ele "lembrando" de mancar, mas as muletas e a bota sumiram tem tempo. Pelo visto tá rolando "PCD temporário" pra ingressar em concurso.

Isso tem rolado solto mesmo. E acho que são em todos os tipos de cotas. Esse tipo de coisa as vezes me deixa um pouco com pé atrás sobre ser a favor de cotas. Acho as cotas em si uma medida justa (principalmente pra PCD, e no caso das universidades, pra pessoas de baixa renda também), mas tem muito malandro por aí tirando proveito e roubando essas vagas de quem realmente precisa, parece que a fiscalização tem suas falhas.

Esse caso aí que citei o cara "descobriu" o autismo há dois anos atrás, e na entrevista ao Gran contou um monte de mentiras, tipo dizer que sempre teve dificuldade pra se socializar. Sendo que ele sempre teve uma vida social bem ativa, totalmente normal. Também mentiu dizendo que tem dois irmãos autistas, e que por isso deve ter um fator genético envolvido.
Enfim, se a pessoa tiver contato próximo com médicos, dá pra dar um migué legal e arrumar um laudo. Detalhe que a FGV indeferiu ele como PCD inicialmente, mas ele pediu recurso e aí foi deferido e entrou na cota. As bancas deveriam ficar mais atentas a essas questões.

Dito isso, em defesa do sujeito, ele é bem estudioso e foi bem no concurso. Em um concurso como esse do Senado, até na cota PCD tem que estar em um nível bom pra conseguir entrar. Ele provavelmente tem nível pra ser bem competitivo e ter chances reais em concursos de nível mais baixo na ampla concorrência. Mas nesse do senado a cota pra PCD foi providêncial. Ele não teria entrado se tivesse na ampla concorrência.
 
Fiquei sabendo esses dias que um conhecido meu dos tempos de ensino fundamental passou pra advogado nesse último concurso do senado (salário 33k), já ia parabenizar ele e tal… mas aí vi que ele passou com cota pra vaga PCD, sendo que o cara é totalmente saudável. Conheço ele desde os 9 anos de idade e tenho certeza que ele não tem nada. É uma pessoa completamente normal.

Esse foi o primeiro concurso que ele fez como PCD, deu até entrevista pro Gran como aprovado (contando um monte de lorota). Detalhe que ele ainda teve a audácia de fingir lerdeza na forma de se expressar durante essa entrevista pro Gran (pois a deficiência que ele se enquadrou supostamente é um tipo de autismo aí). Não sei exatamente como ele fez pra dar esse migué no sistema de cota, mas sei que o pai dele é médico, então deve ter contatos. Acredito que tenha sido por aí que ele conseguiu laudo.

Esse país não é pra amadores mesmo.
Faz a denúncia no MP. Online e anônima.

A questão do PCD tá osso, entendo a função essencial dessa cota e quem realmente tem deficiências que prejudicam a inserção no mercado de trabalho devem se valer delas, mas tá dando margem pra uma galera abusar absurdamente. Aqui no meu concurso mesmo veio um rapaz nomeado pra minha comarca como PCD, primeiros meses ele veio mancando com uma bota ortopédica e andando com muletas, pensei que ele teria algum problema grave permanente na perna (congênito ou decorrente de acidente, algo assim), de boas. Hoje com ~6 meses dele na casa tá andando pra cima e pra baixo tão bem como qualquer outro, as vezes vejo ele "lembrando" de mancar, mas as muletas e a bota sumiram tem tempo. Pelo visto tá rolando "PCD temporário" pra ingressar em concurso.
Nem todo PCD possui limitações em 100% do tempo.

Ademais, há casos de presunção legal de PCD. Não é necessário ter sequelas aparentes.
 
Isso tem rolado solto mesmo. E acho que são em todos os tipos de cotas. Esse tipo de coisa as vezes me deixa um pouco com pé atrás sobre ser a favor de cotas. Acho as cotas em si uma medida justa (principalmente pra PCD, e no caso das universidades, pra pessoas de baixa renda também), mas tem muito malandro por aí tirando proveito e roubando essas vagas de quem realmente precisa, parece que a fiscalização tem suas falhas.

Esse caso aí que citei o cara "descobriu" o autismo há dois anos atrás, e na entrevista ao Gran contou um monte de mentiras, tipo dizer que sempre teve dificuldade pra se socializar. Sendo que ele sempre teve uma vida social bem ativa, totalmente normal. Também mentiu dizendo que tem dois irmãos autistas, e que por isso deve ter um fator genético envolvido.
Enfim, se a pessoa tiver contato próximo com médicos, dá pra dar um migué legal e arrumar um laudo. Detalhe que a FGV indeferiu ele como PCD inicialmente, mas ele pediu recurso e aí foi deferido e entrou na cota. As bancas deveriam ficar mais atentas a essas questões.

Dito isso, em defesa do sujeito, ele é bem estudioso e foi bem no concurso. Em um concurso como esse do Senado, até na cota PCD tem que estar em um nível bom pra conseguir entrar. Ele provavelmente tem nível pra ser bem competitivo e ter chances reais em concursos de nível mais baixo na ampla concorrência. Mas nesse do senado a cota pra PCD foi providêncial. Ele não teria entrado se tivesse na ampla concorrência.

Infelizmente onde há uma oportunidade de facilitação haverá pessoas abusando dela. Tipo pessoal andando por aí com filho pequeno, a criança correndo pra todo lado, aí aparece uma fila o genitor começa a carregar pra pegar a preferência pq tá com "criança de colo".

Eu não me encaixo em nenhum tipo de cota, não tenho qualquer tipo de deficiência, estudei em colégio particular, não sou indígena ou afrodescendente, meu concurso foi na ampla mesmo e o negócio foi ralar estudando e passar na raça mesmo. Acho muito legal quando as cotas atingem seu objetivo de inclusão de pessoas que precisam de um auxílio pra ter uma oportunidade, uma pena que virou brecha para malandragens.
 
Fiquei sabendo esses dias que um conhecido meu dos tempos de ensino fundamental passou pra advogado nesse último concurso do senado (salário 33k), já ia parabenizar ele e tal… mas aí vi que ele passou com cota pra vaga PCD, sendo que o cara é totalmente saudável. Conheço ele desde os 9 anos de idade e tenho certeza que ele não tem nada. É uma pessoa completamente normal.

Esse foi o primeiro concurso que ele fez como PCD, deu até entrevista pro Gran como aprovado (contando um monte de lorota). Detalhe que ele ainda teve a audácia de fingir lerdeza na forma de se expressar durante essa entrevista pro Gran (pois a deficiência que ele se enquadrou supostamente é um tipo de autismo aí). Não sei exatamente como ele fez pra dar esse migué no sistema de cota, mas sei que o pai dele é médico, então deve ter contatos. Acredito que tenha sido por aí que ele conseguiu laudo.

Esse país não é pra amadores mesmo.
O concurso é tão específico que até achei quem é hahahaha

O resultado para quem tiver interesse em ver/comentar
 
Fiquei sabendo esses dias que um conhecido meu dos tempos de ensino fundamental passou pra advogado nesse último concurso do senado (salário 33k), já ia parabenizar ele e tal… mas aí vi que ele passou com cota pra vaga PCD, sendo que o cara é totalmente saudável. Conheço ele desde os 9 anos de idade e tenho certeza que ele não tem nada. É uma pessoa completamente normal.

Esse foi o primeiro concurso que ele fez como PCD, deu até entrevista pro Gran como aprovado (contando um monte de lorota). Detalhe que ele ainda teve a audácia de fingir lerdeza na forma de se expressar durante essa entrevista pro Gran (pois a deficiência que ele se enquadrou supostamente é um tipo de autismo aí). Não sei exatamente como ele fez pra dar esse migué no sistema de cota, mas sei que o pai dele é médico, então deve ter contatos. Acredito que tenha sido por aí que ele conseguiu laudo.

Esse país não é pra amadores mesmo.
Tem que tá muito desesperado mesmo... Eu mesmo que fosse PCD, tipo autista leve, por exemplo, eu não usaria este "Abre portas", tentaria passar pela via de ampla concorrência, eu sempre passei em tudo em ampla concorrência, entrei na universidade federal na ampla concorrência, tenho plena capacidade de estudo, o resto é resolver o emocional e travar as lutas diárias, isso é algo que todo ser humano precisa desenvolver, você vai tá disputando com pessoas que passaram pelo mesmo processo e os mais preparados, os que foram forjados no ferro e fogo mediante muito estudo, muitos simulados, muitas questões, muita revisão, muita releitura do edital, estes serão aquelas mais preparados para lograrem êxito, nada mais justo.

Agora, se a pessoa é PCD, é um direito dela, agora se eu fosse, no caso falo dos casos leves tipo autismo leve e coisas do gênero, eu só usaria em ultimo recurso, depois de esgotadas todas alternativas.
 
Esse cara aí ainda teve um bocado de sorte, já que as pessoas na frente dele como PCD não entregaram documentação.
 
Esse cara aí ainda teve um bocado de sorte, já que as pessoas na frente dele como PCD não entregaram documentação.
Sim. E vendo o resultado preliminar da documentação pra PCD, a dele foi inicialmente indeferida. No resultado final, aí deu como deferido então imagino que ele tenha pedido recurso.

Realmente esse concurso era dele mesmo, deu tudo certo. Uma pena que o conheço a mais de 15 anos e sei que esse lance dele ser PCD é puro migué. Aliás, a entrevista que ele deu ao Gran fingindo lerdeza é fácil de achar no youtube também.
 
Quem está dizendo que ficará para 2024?
Interpretações das falas do diretor-geral do TSE e do andamento do concurso em si, que ainda nem tem comissão formada. Bom, ao meu ver, nada disso poderia trazer uma demora excessiva na realização desse concurso, mas é o que algumas pessoas interpretam.
 
Interpretações das falas do diretor-geral do TSE e do andamento do concurso em si, que ainda nem tem comissão formada. Bom, ao meu ver, nada disso poderia trazer uma demora excessiva na realização desse concurso, mas é o que algumas pessoas interpretam.
Esses dias teve uma reunião dos presidentes. Adivinhem qual foi a pauta? Valorização da turma de TI.

Anotem minha previsão: concurso do TSE vem só (ou, pelo menos, a maioria das vagas) pra TI.

Depois reclamam quando eu digo que o melhor curso para concursos é TI.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Alo galerinha, já fizeram o L hoje?

"Governo Lula quer mudar regras para concursos públicos...

... na avaliação de competências, a ideia é analisar aspectos comportamentais por meio de ENTREVISTA...

... outro dispositivo prevê que o concurso poderá ser realizado total ou parcialmente A DISTÂNCIA..."

Façam muito o L, concurseiros. Boa sorte pra vcs.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo