Concursos públicos [TÓPICO OFICIAL]

Apartaram o concurso, vai ser "CEF Brasil sem RS" e depois "CEF RS". Quem quiser concorrer pelo RS terá que aguardar outra prova, da mesma forma, quem não quer fazer a prova agora dia 26 DEVERÁ alterar o polo original para o RS, pq só quem escolheu esse polo fará a prova futura, ou seja, se eu sou do PR mas não to me sentindo preparado OU acho que teria vantagem fazer a prova futura separada dos demais e aceitaria ir morar no RS caso aprovado, posso alterar minha iscrição original do PR para o RS e fazer a prova futura.

Obviamente quem fizer a prova futura do RS terá vantagem tanto pelo tempo maior de estudo quanto pelo fato de ter a oportunidade de "fazer um simulado oficial da banca" depois do dia 26, porém todos os seus concorrentes nesse polo terão essa mesma vantagem e não será possível alguém prestar as duas provas, ou será uma, ou outra.

Sinceramente? Partindo da premissa que eles simplesmente não querem suspender o concurso todo, acho que essa solução é a menos pior. Quem vai fazer no futuro pelo RS fará sob as mesmas condições de todos os demais candidatos do RS, quem vai fazer pelo resto do país, fará a prova normalmente como antes.
 
Sinceramente não achei ruim a escolha da Cesgranrio com relação a prova da Caixa. Deram as opções, quem se sentir prejudicado faz a prova pro polo do RS numa data futura.

Tem que analisar o fato que tem outros 1,5 milhões de candidatos aguardando a prova. Muitos pagaram cursinho, muitos pagaram hotel pra realizar a prova em outro local, muitos se abdicaram da vida pessoal pra focar nos estudos pós edital. Muitos estão focados nessa prova pra partir pra outro certame após a data.

É ruim ter que adiar uma prova apenas em um local onde existe uma enorme tragédia que infelizmente está ocorrendo. Em um mundo ideal todos fariam dia 26 mas não vai ocorrer.
 
Acharia injusto se eles pudessem de alguma forma disputar vagas comigo no RJ tendo 3 meses de vantagens, mas do jeito que tá ai só eles contra eles, por mim de boa.
Mato logo essa minha ansiedade da prova.
 
Sinceramente não achei ruim a escolha da Cesgranrio com relação a prova da Caixa. Deram as opções, quem se sentir prejudicado faz a prova pro polo do RS numa data futura.

Tem que analisar o fato que tem outros 1,5 milhões de candidatos aguardando a prova. Muitos pagaram cursinho, muitos pagaram hotel pra realizar a prova em outro local, muitos se abdicaram da vida pessoal pra focar nos estudos pós edital. Muitos estão focados nessa prova pra partir pra outro certame após a data.

É ruim ter que adiar uma prova apenas em um local onde existe uma enorme tragédia que infelizmente está ocorrendo. Em um mundo ideal todos fariam dia 26 mas não vai ocorrer.
É isso. Não dá pra paralisar o resto do país por conta do que ocorre no RS.

Inclusive, para a própria reconstrução do RS será necessário mais servidores para a caixa, pois muito provavelmente deverão lançar programas especiais de habitação e de crédito para o estado via CEF.

Ps. De forma alguma isso é minimizar a tragédia.
 
Sinceramente não achei ruim a escolha da Cesgranrio com relação a prova da Caixa. Deram as opções, quem se sentir prejudicado faz a prova pro polo do RS numa data futura.

Tem que analisar o fato que tem outros 1,5 milhões de candidatos aguardando a prova. Muitos pagaram cursinho, muitos pagaram hotel pra realizar a prova em outro local, muitos se abdicaram da vida pessoal pra focar nos estudos pós edital. Muitos estão focados nessa prova pra partir pra outro certame após a data.

É ruim ter que adiar uma prova apenas em um local onde existe uma enorme tragédia que infelizmente está ocorrendo. Em um mundo ideal todos fariam dia 26 mas não vai ocorrer.
Simplesmente nao quiseram adiar, ja o CNU adiou faltando 3 dias e para mais de 3 meses depois provavelmente, poderiam muito bem adiar o da caixa por 1 mês pois nem estava tão próximo da prova.
 
Última edição:
Saiu o edital com o resultado final provisório do concurso do MP (agora não tem mais nenhuma etapa, só aguardar homologar e nomear) e observei uma coisa interessante. Para o cargo de administração de banco de dados teve 6 candidatos aprovados na prova. No psicotécnico somente 1 apareceu, e esse que foi não apresentou a documentação mínima da investigação social. Ou seja, ninguém vai assumir o cargo (salário inicial de 10.400 + 2.100 de VA).

Por isso que digo que vale a pena investir em algum tecnólogo e concorrer para essas vagas.
 
Saiu o edital com o resultado final provisório do concurso do MP (agora não tem mais nenhuma etapa, só aguardar homologar e nomear) e observei uma coisa interessante. Para o cargo de administração de banco de dados teve 6 candidatos aprovados na prova. No psicotécnico somente 1 apareceu, e esse que foi não apresentou a documentação mínima da investigação social. Ou seja, ninguém vai assumir o cargo (salário inicial de 10.400 + 2.100 de VA).

Por isso que digo que vale a pena investir em algum tecnólogo e concorrer para essas vagas.
Concurso pra analista de banco de dados sempre dá pouco ou nenhum aprovado.
No que teve da PROCERGS aqui do estado era 8k de salário + 2k de VR + PPLR (8-10k anual) + Plano de saúde pago pela empresa e os caralhos, tinha:

2 vagas pra Administração de Dados, QUATRO INSCRITOS, zero aprovados.
1 Vaga pra suporte de BD, DEZ INSCRITOS, Três aprovados
1 Vaga pra Oracle/SQL - QUATORZE INSCRITOS, Três aprovados

No concurso da DPE-RS era CR: 46 inscrições homologadas, 3 aprovados. Nota de corte de 54% na prova objetiva. Salário de 9k+1.5kVR, 7h diárias, estatutário.

Área de banco de dados é o OURO pra quem é da TI. Concorrência inexistente, só de tu fazer o mínimo de acertos do edital tu já tem uma chance enorme de ser chamado eventualmente.
 
Última edição:
Saiu o edital com o resultado final provisório do concurso do MP (agora não tem mais nenhuma etapa, só aguardar homologar e nomear) e observei uma coisa interessante. Para o cargo de administração de banco de dados teve 6 candidatos aprovados na prova. No psicotécnico somente 1 apareceu, e esse que foi não apresentou a documentação mínima da investigação social. Ou seja, ninguém vai assumir o cargo (salário inicial de 10.400 + 2.100 de VA).

Por isso que digo que vale a pena investir em algum tecnólogo e concorrer para essas vagas.
Negócio que TI hoje em dia é uma área que a situação se encontra invertida no contexto BR....as vagas públicas pagam menos que as privadas, o cara que é minimamente bom em concurso tem mais oportunidade de ganhar bem mais na iniciativa privada.....só ver os cases dos coleguinhas aqui do fórum. Por isso sobra só gente "ruim" digamos assim, pelo menos nessas vagas até 10k.
 
Negócio que TI hoje em dia é uma área que a situação se encontra invertida no contexto BR....as vagas públicas pagam menos que as privadas, o cara que é minimamente bom em concurso tem mais oportunidade de ganhar bem mais na iniciativa privada.....só ver os cases dos coleguinhas aqui do fórum. Por isso sobra só gente "ruim" digamos assim, pelo menos nessas vagas até 10k.
idem em concursos para médico em prefeituras
aqui qdo abre, 20h semanais, pra ganhar 12, 15k... seria a meta da minha vida :haha:
mas pra médico, é pouco
o kra consegue tirar pelo menos 4x na iniciativa privada, claro, trabalhando muito mais, plantões, etc...
 
idem em concursos para médico em prefeituras
aqui qdo abre, 20h semanais, pra ganhar 12, 15k... seria a meta da minha vida :haha:
mas pra médico, é pouco
o kra consegue tirar pelo menos 4x na iniciativa privada, claro, trabalhando muito mais, plantões, etc...
Eu pego o exemplo do meu amigo que é bancário do bb na área de TI já vai fazer uns 8 anos, ele não quer sair do banco porque ele ganha a mesma coisa que um analista do judiciário e ainda tem direito aos PLRs..... e como banco sempre dá lucro o risco de quebrar e perder o emprego é tão baixo como concursado enfim......pessoal tem que entender essas coisas e escolher o melhor caminho.
 
Negócio que TI hoje em dia é uma área que a situação se encontra invertida no contexto BR....as vagas públicas pagam menos que as privadas, o cara que é minimamente bom em concurso tem mais oportunidade de ganhar bem mais na iniciativa privada.....só ver os cases dos coleguinhas aqui do fórum. Por isso sobra só gente "ruim" digamos assim, pelo menos nessas vagas até 10k.
Mas não falei pensando em cara da área de TI que já tá no mercado. Isso daí é oportunidade pra recém formado ou para aqueles que ficam dando murro em ponta de faca fazendo pra técnico ou analista administrativo.
 
Negócio que TI hoje em dia é uma área que a situação se encontra invertida no contexto BR....as vagas públicas pagam menos que as privadas, o cara que é minimamente bom em concurso tem mais oportunidade de ganhar bem mais na iniciativa privada.....só ver os cases dos coleguinhas aqui do fórum. Por isso sobra só gente "ruim" digamos assim, pelo menos nessas vagas até 10k.
Essa realidade é válida também quando se comparado ao cargos de nível superior de TI dos Tribunais Federais?
 
Negócio que TI hoje em dia é uma área que a situação se encontra invertida no contexto BR....as vagas públicas pagam menos que as privadas, o cara que é minimamente bom em concurso tem mais oportunidade de ganhar bem mais na iniciativa privada.....só ver os cases dos coleguinhas aqui do fórum. Por isso sobra só gente "ruim" digamos assim, pelo menos nessas vagas até 10k.
Na real não é bem isso, tanto que se tu pegar áreas como gestão de projetos, desenvolvimento e suporte os concursos sempre são mais concorridos, com 100-200+ por vaga nessas vagas de 10k. O mercado de TI teve uma bolha ali na pandemia mas essas remunerações infladas nunca foram regra aqui no país, são exceção. Agora o mercado tá numa espiral ladeira abaixo com os layoffs rolando e a concorrência tende a aumentar bastante nos próximos certames.

Fora da bolha dev, pra ti tirar mais que 10k CLT como analista de infra ou de redes aqui no mercado interno tu tem que ser muito diferenciado e trabalhar igual um cachorro.

O perfil de conhecimento que se cobra em concurso é muito diferente do que se exige na iniciativa privada, a real é essa. Se o cara tem QI alto e tem as manhas de fazer prova de múltipla escolha o cara ainda desenrola se tiver um conhecimento raso sobre as várias coisas que caem, mas sem parar e ler legislação e estudar português, o cara pode ser o Linus Torvalds que ainda vai levar fumo.
 
Última edição:
Mas não falei pensando em cara da área de TI que já tá no mercado. Isso daí é oportunidade pra recém formado ou para aqueles que ficam dando murro em ponta de faca fazendo pra técnico ou analista administrativo.
Ai vai de caso a caso, eu mesmo sou muito bom na parte técnica (quase sempre consigo fechar a prova nessa área) e normalmente só com isso me classificava bem principalmente quando a banca metia peso pras questões, nesse caso realmente vale a pena pois nunca tive exp na iniciativa privada (quando passei nos meus primeiros cargos), já entrei direto em concurso nível técnico e fui subindo.
Na real não é bem isso, tanto que se tu pegar áreas como gestão de projetos, desenvolvimento e suporte os concursos sempre são mais concorridos, com 100-200+ por vaga nessas vagas de 10k. O mercado de TI teve uma bolha ali na pandemia mas essas remunerações infladas nunca foram regra aqui no país, são exceção. Agora o mercado tá numa espiral ladeira abaixo com os layoffs rolando e a concorrência tende a aumentar bastante nos próximos certames.

Fora da bolha dev, pra ti tirar mais que 10k CLT como analista de infra ou de redes aqui no mercado interno tu tem que ser muito diferenciado e trabalhar igual um cachorro.

O perfil de conhecimento que se cobra em concurso é muito diferente do que se exige na iniciativa privada, a real é essa. Se o cara tem QI alto e tem as manhas de fazer prova de múltipla escolha o cara ainda desenrola se tiver um conhecimento raso sobre as várias coisas que caem, mas sem parar e ler legislação e estudar português, o cara pode ser o Linus Torvalds que ainda vai levar fumo.
Ai que tá o que eu disse, se você estiver visando principalmente o salário, iniciativa privada paga mais e não tem pra onde correr, o tempo que o cara investe pra passar em um concurso ele pode usar pra melhorar profissionalmente e vai ter mais chances de ganhar mais :shrug:. Profissional de TI na área pública é muito desvalorizado e isso é um fato, o que compensa mesmo é a rotina de trabalho e um menor stress, e isso dependendo do local de trabalho porque, porque no geral a TI é sobrecarregada em quase todo órgão público, principalmente as áreas que tu citou infra e redes, único alento é que você pode negar demandas ou "levar" com a barriga sem medo de perder o emprego e cumprir religiosamente só aquelas horas de trabalho, apesar que onde eu trabalhei a galera de redes tinha que ir lá no órgão fds pra poder fazer backup então já caiu por terra trabalhar 5 dias na semana 8h por dia rsrsrs.
 
Ai vai de caso a caso, eu mesmo sou muito bom na parte técnica (quase sempre consigo fechar a prova nessa área) e normalmente só com isso me classificava bem principalmente quando a banca metia peso pras questões, nesse caso realmente vale a pena pois nunca tive exp na iniciativa privada (quando passei nos meus primeiros cargos), já entrei direto em concurso nível técnico e fui subindo.

Ai que tá o que eu disse, se você estiver visando principalmente o salário, iniciativa privada paga mais e não tem pra onde correr, o tempo que o cara investe pra passar em um concurso ele pode usar pra melhorar profissionalmente e vai ter mais chances de ganhar mais :shrug:. Profissional de TI na área pública é muito desvalorizado e isso é um fato, o que compensa mesmo é a rotina de trabalho e um menor stress, e isso dependendo do local de trabalho porque, porque no geral a TI é sobrecarregada em quase todo órgão público, principalmente as áreas que tu citou infra e redes, único alento é que você pode negar demandas ou "levar" com a barriga sem medo de perder o emprego e cumprir religiosamente só aquelas horas de trabalho, apesar que onde eu trabalhei a galera de redes tinha que ir lá no órgão fds pra poder fazer backup então já caiu por terra trabalhar 5 dias na semana 8h por dia rsrsrs.
A inicitativa privada para TI paga mais que os cargos de TI para Tribunais Federais?
 
Analista de TI no senado: 30k inicial, 7 horas diárias de expediente.


Boa sorte tentando ganhar isso na iniciativa privada
 
A inicitativa privada para TI paga mais que os cargos de TI para Tribunais Federais?
Depende da análise, na resposta curta e comparando função x função, não.

Analista de TI no senado: 30k inicial, 7 horas diárias de expediente.


Boa sorte tentando ganhar isso na iniciativa privada
Tem gente ganhando isso trabalhando pro exterior, pagando em dólar e não são poucas pessoas....enfim, um concurso desse gabarito ai demora anos pra passar e é super concorrido e não acontece com frequência, não seria muito diferente de passar uns anos na iniciativa privada, melhorar o inglês, virar sênior e fazer o percurso da iniciativa privada, o ponto é esse, tempo x retorno, mas se for olhar só o salário e o número de vagas é mais fácil alcançar isso na iniciativa privada, só posso dizer isso, não vou mais desvirtuar o tópico aqui :shrug: falo isso porque hoje trabalho nas duas esferas e sabendo o que fazer é bem mais fácil essa progressão na iniciativa privada (apesar da pressão/cobrança/metas maior). Lembrando pra área de TI em específico e dado o tempo atual (pode ser que isso mude futuramente).
 
Depende da análise, na resposta curta e comparando função x função, não.


Tem gente ganhando isso trabalhando pro exterior, pagando em dólar e não são poucas pessoas....enfim, um concurso desse gabarito ai demora anos pra passar e é super concorrido e não acontece com frequência, não seria muito diferente de passar uns anos na iniciativa privada, melhorar o inglês, virar sênior e fazer o percurso da iniciativa privada, o ponto é esse, tempo x retorno, mas se for olhar só o salário e o número de vagas é mais fácil alcançar isso na iniciativa privada, só posso dizer isso, não vou mais desvirtuar o tópico aqui :shrug: falo isso porque hoje trabalho nas duas esferas e sabendo o que fazer é bem mais fácil essa progressão na iniciativa privada (apesar da pressão/cobrança/metas maior). Lembrando pra área de TI em específico e dado o tempo atual (pode ser que isso mude futuramente).
Po bicho, tu é docente federal, tua realidade não é a da maioria do pessoal. Já começa que tu teve condição de provavelmente fazer mestrado e doutorado enquanto já era servidor, teve acesso a sabe-se lá quantos contatos por conta de dar aula e fazer pesquisa, etc. Isso faz diferença e não é pouca não, especialmente na parte do "saber o que fazer".

Pra quem tá entrando na área agora a realidade é a que eu falei, trabalhar que nem cachorro por uns 4-8 anos ganhando 4-6 mil reais pra talvez conseguir um emprego dahora em uma consultoria ou empresa grande e ir pros 8-12k trabalhando pra caralho e muito provavelmente PJ. A não ser que tu seja dev, aí se tiver inglês bom (que a maioria não tem) tu talvez ainda consiga uma vaguinha de outsourcing dos EUA/Canadá pra ganhar seus 10-15k mês como Jr, mas a legislação tá apertando a forca do protecionismo por lá também, isso não vai durar pra sempre.

Eu tinha um amigo que batia o pé e dizia que era melhor trabalhar na iniciativa privada do que no ramo público, que ia ganhar mais e trabalhar a mesma coisa e o caralho. Largou o cargo público pra trabalhar numa fundação privada por mais ou menos 8k de sysadmin, agora tá tendo que fazer o trabalho de 3, parece 15 anos mais velho, tá pesando 170 quilos e não tem mais 1 cabelo na cabeça. Voltou a fazer concurso, lol. E o cara é bom na área dele, não é qualquer um não.
 
Última edição:
Pessoal,alguém poderia me ajudar a tomar uma decisão.Eu sou assinante do Gran para o Bloco 4 do CNU,mas estou pensando em assinar o pacotaço,do Estratégia,que vem o passo estratégico para o Bloco 4 do CNU.Estou pensando nos resumos de 30 páginas e nos Bizus estratégicos.Mas,estou com receio de jogar dinheiro fora e não ter uma grande diferença em relação ao Gran.Eu sei que tenho 30 dias para cancelar,mas a burocracia para o estorno no cartão é um estorvo.Alguém que tenha as assinaturas do Gran e do Estratégia ou só a do Estratégia poderia dar uma opinião se vale a pena fazer a assinatura do Estratégia ou continuar focando no Gran.
 
Publicaram os locais de prova da CAIXA
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo