Concursos públicos [TÓPICO OFICIAL]

Pessoal, trabalhei minha vida inteira na indústria do petróleo. Pra quem não conhece, toda essa indústria no BR gira em torno de uma só empresa: A Petrobras.

É uma área muito instável. Atualmente, com 32 anos, estou cansado e ansioso, pois sinto que estou fincando o alicerce financeiro da minha vida na areia. A qualquer momento, sinto que a "vida boa" que ainda tenho pode desabar a qualquer momento nesse mercado pra lá de instável.

Agora que meu filho nasceu, urge em meu peito uma vontade imensa de estudar e me libertar do setor privado e em específico do mercado do petróleo.

Meu foco será os concursos policiais.

Pra um cara que não estuda a 10 anos, qual dica vocês poderiam me dar pra esse começo da estrada?

Boa sorte pra geral nessa estrada... admiro demais os que conseguem. É um trabalho mental muito grande. Se eu conseguir, terá sido o maior feito de minha vida.
 
Pessoal, trabalhei minha vida inteira na indústria do petróleo. Pra quem não conhece, toda essa indústria no BR gira em torno de uma só empresa: A Petrobras.

É uma área muito instável. Atualmente, com 32 anos, estou cansado e ansioso, pois sinto que estou fincando o alicerce financeiro da minha vida na areia. A qualquer momento, sinto que a "vida boa" que ainda tenho pode desabar a qualquer momento nesse mercado pra lá de instável.

Agora que meu filho nasceu, urge em meu peito uma vontade imensa de estudar e me libertar do setor privado e em específico do mercado do petróleo.

Meu foco será os concursos policiais.

Pra um cara que não estuda a 10 anos, qual dica vocês poderiam me dar pra esse começo da estrada?

Boa sorte pra geral nessa estrada... admiro demais os que conseguem. É um trabalho mental muito grande. Se eu conseguir, terá sido o maior feito de minha vida.
Primeiro pensar em qual área da carreira policial, perito? agente? escrivão?, policia civil? militar? federal? enfim, esse seu foco vai te ditar o que vai estudar, quais bancas normalmente fazem esse tipo de concurso etc. depois recomendaria assinar alguma plataforma de estudos (estratégia, grancursos etc.) e uma plataforma de questões (qconcursos/tecconcursos), montar uma rotina de estudos baseado no material de referência e editais de concursos anteriores antes do lançamento dos editais dos concursos e ai quando saírem, sentar a bunda na cadeira e estudar loucamente os editais vigentes e ir fazendo as provas que forem surgindo conforme o que você decidiu seguir.
 
Pessoal, trabalhei minha vida inteira na indústria do petróleo. Pra quem não conhece, toda essa indústria no BR gira em torno de uma só empresa: A Petrobras.

É uma área muito instável. Atualmente, com 32 anos, estou cansado e ansioso, pois sinto que estou fincando o alicerce financeiro da minha vida na areia. A qualquer momento, sinto que a "vida boa" que ainda tenho pode desabar a qualquer momento nesse mercado pra lá de instável.

Agora que meu filho nasceu, urge em meu peito uma vontade imensa de estudar e me libertar do setor privado e em específico do mercado do petróleo.

Meu foco será os concursos policiais.

Pra um cara que não estuda a 10 anos, qual dica vocês poderiam me dar pra esse começo da estrada?

Boa sorte pra geral nessa estrada... admiro demais os que conseguem. É um trabalho mental muito grande. Se eu conseguir, terá sido o maior feito de minha vida.
Você é engenheiro ou exerce outra função "técnica"?
Pergunto porque é uma mudança bem brusca de uma área para a outra.

____________________________________________________________

Galera, o que vocês fazem para manter a constância? Tem alguma dica?
O fato de eu ficar completamente drenado depois de 1 hora de leitura/escrita é um gargalo enorme nos meus estudos. Mesmo não tendo TDAH, eu sempre tive problema em ficar focado, só que só comecei a ver agora o quanto isso prejudica.
Alguém que já passou por isso e resolveu pode me dar um help?
 
Pessoal, trabalhei minha vida inteira na indústria do petróleo. Pra quem não conhece, toda essa indústria no BR gira em torno de uma só empresa: A Petrobras.

É uma área muito instável. Atualmente, com 32 anos, estou cansado e ansioso, pois sinto que estou fincando o alicerce financeiro da minha vida na areia. A qualquer momento, sinto que a "vida boa" que ainda tenho pode desabar a qualquer momento nesse mercado pra lá de instável.

Agora que meu filho nasceu, urge em meu peito uma vontade imensa de estudar e me libertar do setor privado e em específico do mercado do petróleo.

Meu foco será os concursos policiais.

Pra um cara que não estuda a 10 anos, qual dica vocês poderiam me dar pra esse começo da estrada?

Boa sorte pra geral nessa estrada... admiro demais os que conseguem. É um trabalho mental muito grande. Se eu conseguir, terá sido o maior feito de minha vida.

Minha primeira autoavaliação seria a seguinte:

Você tem REALMENTE perfil para ser policial?

Se sim (pense MUUUUUUUUUUUUUUUUITO bem antes de dizer que sim), então escolha uma área policial específica: PF, PRF, PC, PM ou Delegados de Carreira..

No mais, recomendo fortemente a compra de um livro para saber como estudar para concursos, que foram citados alguns posts atrás. Leia-os antes dos próximos passos na sua trilha concurseira.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Galera, o que vocês fazem para manter a constância? Tem alguma dica?

O fato de eu ficar completamente drenado depois de 1 hora de leitura/escrita é um gargalo enorme nos meus estudos. Mesmo não tendo TDAH, eu sempre tive problema em ficar focado, só que só comecei a ver agora o quanto isso prejudica.

Alguém que já passou por isso e resolveu pode me dar um help?

Eu costumo preparar a área de estudos antes de começar a estudar, eliminando ou mitigando os riscos de perder a concentração. Ou seja, desligo celular, tiro qualquer coisa não relacionada aos estudos de perto de mim (revistas, livros etc.), especilamente de cima da mesa. E, se possível, escolho um horário que seja mais calmo e silencioso para evitar barulhos que possam me atrapalhar. Esses procedimentos me ajudam um bocado.

Pode parecer besteira, mas algumas pequenas mudanças podem te fazer render mais nos estudos. Um exemplo simples: eu estudava no PC e o cooler dele parecia um ventilador no meu ouvido, atrapalhava às vezes. Quando comprei um tablet, meu rendimento melhorou bem.

Uma outra coisa que pode ajudar bastante é usar a técnica Pomodoro nos estudos. Conheço aprovados que se deram muito bem com essa técnica.

Em todo caso, de modo geral, seu tempo de concentração nos estudos tende a aumentar com a disciplina diária. Quanto mais se estuda, mais parece que o cérebro "aceita" ficar muito tempo concentrado. É como se adaptar à rotina de exercícios físicos, no começo vai ser dose pra leão, mas depois o ritmo melhora muito. É mais ou menos por isso que quem vai com muita sede ao pote, ou seja, "vou virar um super-homem e estudar 12 horas por dia a partir de hoje", acaba se prejudicando nos estudos.
 
Última edição:
Primeiro pensar em qual área da carreira policial, perito? agente? escrivão?, policia civil? militar? federal? enfim, esse seu foco vai te ditar o que vai estudar, quais bancas normalmente fazem esse tipo de concurso etc. depois recomendaria assinar alguma plataforma de estudos (estratégia, grancursos etc.) e uma plataforma de questões (qconcursos/tecconcursos), montar uma rotina de estudos baseado no material de referência e editais de concursos anteriores antes do lançamento dos editais dos concursos e ai quando saírem, sentar a bunda na cadeira e estudar loucamente os editais vigentes e ir fazendo as provas que forem surgindo conforme o que você decidiu seguir.
Obrigado pelas dicas mano, estou analisando essas plataformas. O foco será a PF, mas enquanto isso, vou fazer a prova da Polícia Penal/RJ que está "na cara do gol".

Você é engenheiro ou exerce outra função "técnica"?
Pergunto porque é uma mudança bem brusca de uma área para a outra.

Me formei em Engenharia de Petróleo, mas nunca trabalhei como engenheiro. Atualmente sou Analista de logística Sênior e estou topado na minha área. Sinto que estou sendo subutilizado. Sempre que as pessoas perguntam e eu falo que sou engenheiro, sinto aquele olhar de "Pô, o cara é engenheiro, mas tá ai encostado fazendo esse trabalho simples".

Me formei em um péssimo momento no mercado, com muitas demissões, auge da operação lava jato. Sinto que meu trabalho atual não foi eu que escolhi. Escolheram por mim. Eu fui naquela do "não tem outra coisa, vai isso mesmo" e já se passaram 10 anos.

Então, dessa vez, pela primeira vez em 10 anos, eu estou escolhendo. Sempre fui fascinado por toda essa "vida de polícia", já consigo fazer alguns dos exercícios do TAF. Vou me jogar de cabeça e ver qual é. Motivação e inspiração agora tenho de sobra... o nascimento do meu filho parece que trocou um chip na minha mente.


Minha primeira autoavaliação seria a seguinte:

Você tem REALMENTE perfil para ser policial?

Se sim (pense MUUUUUUUUUUUUUUUUITO bem antes de dizer que sim), então escolha uma área policial específica: PF, PRF, PC, PM ou Delegados de Carreira..

No mais, recomendo fortemente a compra de um livro para saber como estudar para concursos, que foram citados alguns posts atrás. Leia-os antes dos próximos passos na sua trilha concurseira.

Obrigado pelas dicas mano, to de olho nesses livros que comentaram aqui.

Quanto ao perfil, não me enxergo subindo morro e trocando tiro igual os PMs aqui do RJ, mas a PF e PC acredito que sejam um bom caminho.
 
Até aprovarem isso ai o cara já fez 36 e tá fora novamente.
Mas só de já ter algo rodando e em vias de aprovação tem vários editais que mudaram pra 35 já, só dar uma pesquisada ai.
 
A solução para isso é edital esquematizado/verticalizado, feito pelo próprio estudante no Excel mesmo.
Não sei se seria isto o edital verticalizado: quando fiz o concurso da Petrobras eu fiz um cara crachá do que tava no edital e das aulas do Estratégia. Estava falatando MUITA coisa, eu até reclamei na época, perguntando se seriam atualizadas as aulas. Deram uma resposta padrão dalando que iriam adequar ao edital, fizeram porra nenhuma. Além disso, havia muitas aulas bastante superficiais, abordando o tema num nível médio e não para nível superior. Como sou formado em engenharia, consegui me safar. Mas agora estudando para os direitos da vida, o buraco é mais para baixo.

Esse do TCE GO não fiz isso porque não era meu objetivo, mas confesso que bateu um arrependimento, poderia ter dado uma lida na lei seca, parece que é uma lei curta e com alguns dispositivos semelhantes à LRF. Acho que não gastaria 2h nela. Agora o bonde já foi.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal, trabalhei minha vida inteira na indústria do petróleo. Pra quem não conhece, toda essa indústria no BR gira em torno de uma só empresa: A Petrobras.

É uma área muito instável. Atualmente, com 32 anos, estou cansado e ansioso, pois sinto que estou fincando o alicerce financeiro da minha vida na areia. A qualquer momento, sinto que a "vida boa" que ainda tenho pode desabar a qualquer momento nesse mercado pra lá de instável.

Agora que meu filho nasceu, urge em meu peito uma vontade imensa de estudar e me libertar do setor privado e em específico do mercado do petróleo.

Meu foco será os concursos policiais.

Pra um cara que não estuda a 10 anos, qual dica vocês poderiam me dar pra esse começo da estrada?

Boa sorte pra geral nessa estrada... admiro demais os que conseguem. É um trabalho mental muito grande. Se eu conseguir, terá sido o maior feito de minha vida.
Eu trabalho nessa indústria e já tô estudando para pular fora haha

Eu trabalho embarcado, aproveito minhas folgas para estudar. Mas tem sido difícil a quebra do ritmo quando embarco, porque não dá tempo de estudar quase nada. Então, tô planejando ir para o administrativo daqui uns 3 meses, além de outros motivos pessoais, mas devo conseguir me organizar melhor.

Vê primeiro qual seu perfil e toca o pau na área como um todo. Faça uma boa avaliação, dê uma olhada nas áreas juridica, fiscal, controle, policial. Eu cometi o "erro" de começar a estudar para a área fiscal, não foi tão errado porque aproveitei bastante coisa na área de controle, que foi a que melhor me identifiquei depois de fazer uma análise mais aprofundada.
 
Edital do TSE acabou de ser retificado. Agora serão 300 redações para analista de TI.
Pergunta de alguém leigo no mundo dos concursos apesar de ser concursado e já ter sido aprovado em alguns concursos.

Vi que nesse mesmo edital do TSE existem vagas para técnico em programação, que apesar do nome "técnico" exigem curso superior.

Pelo fato dos requisitos (titulação) serem iguais porém o salário consideravelmente menor (cerca de 5 mil a menos) é natural pensar que o cargo de técnico seja menos concorrido e consequentemente mais fácil que o de analista não?
 
Pergunta de alguém leigo no mundo dos concursos apesar de ser concursado e já ter sido aprovado em alguns concursos.

Vi que nesse mesmo edital do TSE existem vagas para técnico em programação, que apesar do nome "técnico" exigem curso superior.

Pelo fato dos requisitos (titulação) serem iguais porém o salário consideravelmente menor (cerca de 5 mil a menos) é natural pensar que o cargo de técnico seja menos concorrido e consequentemente mais fácil que o de analista não?

Não necessariamente. A facilidade de passar em técnico é ligeiramente maior que de analista. No caso do TSE, por exemplo, analista tem prova discursiva (não sei se para a área de TI, mas para a administra tem). Sem contar que na administrativa (AJAA x TJAA) há duas matérias a mais, se me lembro bem. Então tudo isso deve ser considerado.
 
Pergunta de alguém leigo no mundo dos concursos apesar de ser concursado e já ter sido aprovado em alguns concursos.

Vi que nesse mesmo edital do TSE existem vagas para técnico em programação, que apesar do nome "técnico" exigem curso superior.

Pelo fato dos requisitos (titulação) serem iguais porém o salário consideravelmente menor (cerca de 5 mil a menos) é natural pensar que o cargo de técnico seja menos concorrido e consequentemente mais fácil que o de analista não?
Nos últimos 10~15 anos a área dos concursos públicos meio deu uma disparada e ganha cada vez mais destaque, as crises brabas que tivemos de 2014 pra frente tornaram a estabilidade do concurso muito atrativa.

Isso significa que, basicamente, tirando os concursos locais tipo prefeitura/câmara de vereadores, em praticamente qualquer concurso de nível estadual/nacional simplesmente não existe "fácil". Quando você pega um concurso de tribunal da vida, o "menos concorrido" ainda vai ser tranquilo acima de 300, 400, 500 candidatos por vaga.

Especificamente dentro dos concursos dos tribunais federais (e praticamente em todos os tribunais, mas não vou cravar isso pq sempre existem as exceções), é possível concorrer para técnico e analista ao mesmo tempo, sendo bastante comum que o pessoal que vai fazer a prova de analista já aproveite o embalo dos estudos e preste a prova de técnico, afinal, é uma chance a mais de ser aprovado.

O nível de complexidade das provas é diferente, a de analista sempre será uma prova mais complexa e com conteúdo mais difícil que a de técnico, porém somente isso não garante que será necessariamente mais difícil ser aprovado do que na prova de técnico, já que uma prova mais simples e com menor exigência, facilita a vida de todos os concorrentes, e são muitos.

Tem ainda o pessoal que prefere ir direto para a prova de técnico justamente contando com isso, uma prova mais fácil, um salário menor, deve ser mais fácil passar, o que infla a concorrência.

Para te dar um exemplo prático e recente, o TRF2 tá realizando concurso de servidores, há vagas para técnico judiciário e analista judiciário, ambos da área administrativa, ambos possuem o requisito de ensino superior em qualquer área, havendo diferença salarial do mesmo tipo que você viu no TSE (afinal, são todos tribunais federais). Ao final houve 90.501 inscritos para técnico e 25.107 inscritos para analista.
 
Entendo, não tenho o hábito de estudar, ou pelo menos não da forma convencional. Costumo estudar o assunto e gravar vídeo aulas, é algo que me ajuda a absorver o conteúdo.

Na minha vida prestei alguns concursos públicos passei na maioria mas eram todos "fáceis".

  • Concurso público para professor no Centro Paula Souza (ETEC/FATEC) - Onde trabalho atualmente
  • Auxiliar administrativo na prefeitura da minha cidade - Onde fiquei um ano
  • Agente de telecomunicações da Policia Civil-SP - Passei mas não assumi
  • Analista Administrativo na Secretaria de Administração Penitenciária do estado de SP - Passei mas não assumi
  • Instrutor de informática em uma cidade vizinha - Passei em primeiro mas levaram quase dois anos para me chamar então desisti, um colega falou que cabia recurso mas o salário era pouco mais que o mínimo então nem esquentei e averiguei
  • Investigador da Policia Civil-SP - Passei da prova objetiva, não fiz a prova dissertativa mas mesmo que fizesse creio que eu não passaria.
Que eu me lembre não passei em apenas dois concursos que prestei
  • Professor no Instituto Federal de São Paulo - Passei em segundo ou terceiro na prova objetiva, fui muito bem na prova de métodos pedagógicos (aula teste) mas não consegui tirar a desvantagem da análise de títulos. Na época eu só tinha o mestrado e acabei sendo superado por candidatos que tinha doutorado ou mestrado + pós latu sensu.
  • Analista de Sistemas na SABESP - Concurso de 2018 nesse eu fiquei longe de ser chamado, acho que foi meu pior desempenho em concursos.
Muitos desses concursos eu nem acompanhei porque achei que não tinha passado, também estou bem enferrujado, na época em que fiz esses concursos (2017~2019) eu ainda prestava o ENEM (sempre "gostei" da prova, fiz todas entre os anos de 2012 até 2019 com exceção do ENEM 2017) e tinha o hábito de prestar concursos, acho que hoje meu desempenho seria pior mas estou inclinado a tentar.
 
O fato de eu ficar completamente drenado depois de 1 hora de leitura/escrita é um gargalo enorme nos meus estudos.
Pode ficar tranquilo, naturalmente você vai aumentar concentração e carga horária de estudos.

Eu to no período de readaptação e raramente passo de 1h por dia. Não to com pressa porque já tô num cargo/local legalzinho para trabalhar.
To com outro compromisso então não to me cobrando de, ao menos, sentar todo dia para estudar.

Porém, quando eu terminar esse corre e tiver só o concurso pela frente, eu vou praticar todo dia e ir até onde aguento. Não tem mistério não.

Estudava bem mais e com mais foco quando tava desempregado hahahaha.
 
Uma curiosidade aqui, algum de vocês já está usando IA em geral pra criar resumos?
Usei o Gemini pra um teste com a ISO 31000/2019 e usei o material como acompanhamento da videoaula.
O resumo saiu muito organizado e tudo de importante que foi destacado na aula estava la.
 
Uma curiosidade aqui, algum de vocês já está usando IA em geral pra criar resumos?
Usei o Gemini pra um teste com a ISO 31000/2019 e usei o material como acompanhamento da videoaula.
O resumo saiu muito organizado e tudo de importante que foi destacado na aula estava la.

Eu já usei só pra teste em algumas matérias básicas, como vozes verbais em Português e Lógica de Argumentação em Raciocínio Lógico.

A IA se saiu muito bem, não testei pra algo mais complexo e graúdo ainda.

Sinceramente? Acho que o uso de IAs será o futuro (próximo) nos estudos, mas acho que ainda não substitui uma leitura atenta de um material teórico, muito menos a feitura de resumos manuais (ou digitados, ou desenhados) feitos pelo próprio concurseiro. Fazer um resumo, esquema, mnemônico, mapa mental etc, de sua própria criação, é uma das formas do chamado estudo ativo, o que é excelente para memorização e recuperação das informações para as provas.
 
Pergunta de alguém leigo no mundo dos concursos apesar de ser concursado e já ter sido aprovado em alguns concursos.

Vi que nesse mesmo edital do TSE existem vagas para técnico em programação, que apesar do nome "técnico" exigem curso superior.

Pelo fato dos requisitos (titulação) serem iguais porém o salário consideravelmente menor (cerca de 5 mil a menos) é natural pensar que o cargo de técnico seja menos concorrido e consequentemente mais fácil que o de analista não?
Pode ser mais concorrido em número de pessoas, mas com um nível técnico/estudo menor (ou seja em "qualidade" dessa concorrência). Pego o exemplo do meu irmão que passou como administrativo (nível médio), mas não conseguiu passar num concurso de auditor da área dele, isso num mesmo concurso para tribunal, o concurso de nível médio foi bem mais concorrido em número de pessoas que o de nível superior.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo