Sim, porém cada vez mais vejo situações aonde ter bons contatos tem prioridade sobre a capacidade pessoal.
Em muitos casos gente competente estagna ou ganha abaixo do esperado por falta de tato nessa questão.
Jogador de PC que não corre atrás de aprender a fuçar? Tragédia anunciada.

Mas é uma habilidade realmente útil, um dia começo a aprender programação.
Vou esperar uma semana pro corpo recuperar e depois sigo sua recomendação de treino.
Aí passo a me alimentar de Paratudo com Whey, batata doce e peito de frango.

___
Bom, esse é um dos problemas clássicos das nomenclaturas atuais, você fala que está jogando um RPG com multiplayer e o maluco tasca um personagem de MMO no esquema. E nem se toca que o barato não está funcionando...
Uma opção é deixar o Divinity por uns dias, pelo visto o seu truta termina em menos de uma semana, quando retornar ele provavelmente já estará em outra. Um bom momento pra iniciar no Inquisition.
Jogando Nosgoth? Recebi o email que tem uma classe a mais pros vampiros, acho que esse mês liberam mais uma pros humanos. Se eu conseguir resolver minhas pendências com a Net essa semana posso voltar a jogar.
Sem dúvidas, no Brasil tem muito disso, principalmente em áreas públicas ou que haja a possibilidade de favores pessoais, no resto do mundo também acontece, mas empresas séries não adentram no mercado financeira para perder dinheiro ou trabalhar com eficiência debilitada, logo a qualidade do profissional será visto com a devida seriedade necessária. Cada país faz suas próprias regras, em governos capitalistas aliado de um mercado favorável ao crescimento, a tendência é que haja o desenvolvimento, consequentemente irá requerer especialização em áreas distintas de atuação, somando a metodologia para sobrevivência no mercado, derivado de competição acirrada, teremos um estado dogmático mental impregnada, logo mão de obra capacidade, nada mais será do que necessidade para o funcionamento.
Qualquer dia vou aprender programação também, agora se um curso técnico de manutenção é tão ruim assim, imagina programação que o negócio é mais complexo? :argh:
Isso que eu chamo viver intensamente, altos riscos. Agora deixa eu abrir meu kit de óculos e escolher um apropriado para a polaridade solar do meio dia.
Vai ficar bombadão, posso até visualizar, passando na praia com este verão de 40º, "as mina" fazendo fila para pegar autografo, como ninguém leva caneta em sunga, terá de imprimir a assinatura através do suor, jogando uma camisa no rosto das patrícias. Só não esquece de tomar um banho a cada semana, e trocar o desodorante uma vez ao mês, os seres vivos agradecem.
A dieta tem de ser regrada, calorias de menor valor nutricional como bolo, coxinha e pastel somente em dias ímpar senão dá azar. Sempre carregar os livros de cima a baixo, começa com meia tonelada para um exercício mais leve, depois vai aumentando de 300 em 300kg. não esquece do todinho, para crescer e ficar fortinho.
___
Foi uma das coisas que comentei com ele, de início foi aquela fase de planejamento o que combina com o que, o que iremos enfrentar e tal, para então podermos colaborar ideias para algo que seja construtivo para o grupo. Ele disse gostar de jogar com clérigo, que neste game utiliza equipamentos pesados, arma de 1 mão, escudo e tem cura, ou seja o clássico paladino, então conversamos e eu disse que seria possível desde que ele fosse o tanker, colocando o str mínimo, necessário para equipar os itens somente, e todo o resto em con (constitution/ HP), ele disse gostar de jogar de tanker e ficou combinado, só que aí, os itens que ele está usando precisa de que? 7 str? Ele tem 11, e quanto de com? apenas 6, ele só colocou 1 ponto em con, pior estava até utilizando arma de 2 mãos...
Mas verdade seja dita, que grande parte dos nossos problemas poderia ser facilmente fixado, por exemplo temos um mago auxiliar, caso agente comprar um summon elemental de gelo, as coisas ficarão muito mais fáceis, o arqueiro está sem skill alguma, o que iria facilitar comprando novos skills também, o tanker dele precisa de uma skill de aproximação e stun que ele não tem, e meu mago poderia comprar bola de fogo e ficar muito melhor em combate, então basicamente o jogo se tornaria outro totalmente diferente, apenas com 4 ou 5 novas skills... Só que tipo, o ritmo... Meh... Vou apenas descrever o seguinte, em multiplayer eu jogo meio que forçado, o jogo é meio enfadonho e chato, no single eu realmente curto o jogo e quero continuar jogando.
Uma coisa trivial e babaca é que ele escolheu um avatar de um jeito, e criou um personagem que não se assemelha ao avatar, isso pode parecer besteira, mas isso me incomoda pra caramba, em rpg eu gosto de interpretar personalidades distintas, havendo lógica sobre a caracterização do personagem, e começar escolhendo uma foto que não condiz, já não é o passo certo... Também tem a questão da comunicação, as conversas por micro, eu mal consigo ouvi-lo 72% do tempo, o que é tenso.
O ritmo é que está ruim, por exemplo em apenas 1 dia jogando com ele, exploramos mais de 70% do primeiro mapa, enquanto deixamos de visitar alguns lugares na cidade, não fizemos todas as quests, e os textos passamos apressadamente.
No single, após 1 dia e meio ,eu ainda estou na cidade e se quer sai para fazer qualquer outra coisa, e ainda existem quests a serem feitas, pessoas para conversar e tal. De todos os problemas, é aqui que as coisas ficam insuportáveis para mim, rpg tem de se apreciado e não jogado.
Não daria certo, este jogo requer alguns meses para ser completado (gigantesco), nos dias de semana ele não tem muito tempo, e nos finais de semana ele está esperando para jogar comigo... Bem entrei agora no steam e "fiquei off," maldita hora que eu fiz ele comprar o jogo, meio que agora estou devendo algo...
Será que eu dando algumas cartas p/ ele, falando que prefiro jogar sozinho, e entregando o save para ele continuar sozinho, será que isto soaria... "justo?"
Estou esperando um extensor 15 pinos de sata para conectar meu hd, formata-los para então baixar o nosgoth e começar a jogar.
Acho que tenho mais um ou dois amigos que topariam jogar, totalizando 3 ou 4, já é um time pre definido. Pelo que andei vendo do alquimista, eu acho que me adaptaria muito bem com esta classe, sempre curti fazer o papel support, são os mais vitais para o time.