Na verdade todos estão na mesma faixa de rede, que é 192.168.1.x, acho que é neste ponto que está fazendo um pouco de confusão.
O que vc quer fazer provavelmente não está dando certo porque o TP-Link está recebendo na porta WAN pertinente um IP da mesma faixa que ele já utiliza em sua rede interna, entende?
Para resolver isso vejo 3 alternativas, as duas primeiras já sugeridas anteriormente e a terceira a mais sensata, mas necessitaria de um pouco mais de pesquisa:
- Mudar o IP e a faixa de operação do TP-Link (192.168.0.1, 192.168.99.1, etc... basicamente qualquer outro que seja diferente de 192.168.1.1);
- Idem acima, mas no equipamento da Oi, não sei se dá pra fazer isso por limitações de firmware da operadora;
- (o que eu faria) Ver se é possível mudar o modo de operação do equipamento da Oi para bridge, dessa forma ele entregará um IP "externo/publico" e de quebra evita-se duplo/triplo NAT.
No caso da outra operadora não há problema porque ao autenticar-se via PPPoE o TP-Link recebe um IP completamente diferente, seja ele público ou cgnat, assim não há conflito.
Nesta seção temos tópicos fixos que podem te interessar para conseguir mais informações (tipo este e este), além da busca do fórum no canto superior direito.
Os equipamentos estão tudo na mesma rede (192.168.1.x)...
Coloque o roteador da Net em 192.168.3.1, por exemplo
Coloque o roteador da Oi em 192.168.2.1, por exemplo
e pode deixar o load balance em 192.169.1.1...
Só reforçando novamente: A necessidade não é mudar somente final do IP dele (.1, .2, .3, etc.) e sim colocá-lo em uma faixa diferente, ele pode continuar respondendo no IP com final .1.
Se de fato não rolar alterar a faixa inteira e não quiser ir atrás das outras alternativas só te restará mudar a rede (faixa) do TP-Link.
Tenho um nokia G-140W-H e uso um EX511 em modo AP pois não consigo colocar em bridge a nokia, nas configurações da nokia tá com IP 192.168.1.254, DHCP dele começa em 192.168.1.64 e termina em 192.168.1.253, o DHCP Lease Time está em 2, wifi está desativado o 2.4 e 5, e no EX511 está modo AP com o DHCP desligado e no LAN tá com DHCP Inteligente, 2.4 e 5 separados com OFDMA ligado, TWT desligado, modo ax ligado, canal auto e largura auto, essa configuração está em ambos, configurações avançadas tá ativado: WMM, GI Curto, Airtime Fairness e Roaming Rápido.
Tô com um problema que o 2.4 está extremamento lento no notebook no andar de cima com os pontos cheios, e 5g com 2/3 pontos batendo: 8 de ping, 97.81 de download e 95.33 de upload.
Já o 2.4 as vezes não aparece e quando aparece bate: 33 de ping, 34.02 de download (bastante instável) e 33.41 de upload (bastante instável).
O que pode ser?
Tenho um nokia G-140W-H e uso um EX511 em modo AP pois não consigo colocar em bridge a nokia, nas configurações da nokia tá com IP 192.168.1.254, DHCP dele começa em 192.168.1.64 e termina em 192.168.1.253, o DHCP Lease Time está em 2, wifi está desativado o 2.4 e 5, e no EX511 está modo AP com o DHCP desligado e no LAN tá com DHCP Inteligente, 2.4 e 5 separados com OFDMA ligado, TWT desligado, modo ax ligado, canal auto e largura auto, essa configuração está em ambos, configurações avançadas tá ativado: WMM, GI Curto, Airtime Fairness e Roaming Rápido.
Tô com um problema que o 2.4 está extremamento lento no notebook no andar de cima com os pontos cheios, e 5g com 2/3 pontos batendo: 8 de ping, 97.81 de download e 95.33 de upload.
Já o 2.4 as vezes não aparece e quando aparece bate: 33 de ping, 34.02 de download (bastante instável) e 33.41 de upload (bastante instável).
O que pode ser?
O que pode ser?
Use Fing ou o WiFi Monitor no seu celular e veja quais são os melhores canais aí na sua área...
WiFi é complicado demais, em 2,4 Ghz ainda, sofre muito com interferência. Se eu ligar meu jammer bluetooth (aquele igual do argentino para derrubar as caixas de som) ai perto de você, derrubo sua rede WiFi .
A distância creio que não seja muito pois o notebook fica no quarto exatamente em cima do roteador, a velocidade máxima foi essa que falei no post e a negociada fica variando entre 78/100 e pouco no 2.4, as vezes sobe e desce.
A distância creio que não seja muito pois o notebook fica no quarto exatamente em cima do roteador, a velocidade máxima foi essa que falei no post e a negociada fica variando entre 78/100 e pouco no 2.4, as vezes sobe e desce.
Boa noite pessoal, preciso de uma ajuda. Comprei um roteador TP-Link EX-510 Pro e estava tentando fazer mesh dele com o Repetidor RE-450, também da TP-Link. Eu atualizei o firmware do repetidor, que teoricamente iria atualizar o Easymesh, mas de nenhuma forma eu consigo fazer com que o repetidor entre em mesh na rede. Ficarei grato caso alguém possa me dar uma luz de como posso configurar esse repetidor.
Tenho vivo 600mega + tv, HGU com wifi dele desativado entrando na porta WAN de um roteador TPlink AX10 com dois satélites mesh e todos os wifis sao conectados a ele, mas obviamente as coisas não funcionam direito, IPV6 não funciona, duplo nat, queda de coneccao das câmeras, campainha da porta, sensor do Portão eletrônico, enfim, so tragedia... A solução seria por a HGU (Askey rtf3507vw-n1) em bridge, já zerei os tutoriais disponíveis para por em bridge mas não rola de jeito nenhum, sempre cai a TV, a guia de programação não funciona, não muda canais, enfim, não rola... ai pensei no seguinte, colocar HGU da vivo em bridge, e tentar conectar os decoders pela porta ethernet ligada ao TPlink, fiz o teste e tmb não funciona, não sei se tenho q fazer alguma configuração no TPlink para rodar, se alguém tiver alguma sugestão eu agradeço.
Com toda essa historia fico na obrigação de manter a HGU no modo normal porem tem todos os inconvenientes. Me sugeriram colocar o TPlink em modo ponto de acesso, porem se faço isso os satélites mesh não funcionam, me sugeriram usar DMZ, mais não sei oq faco errado, assim q coloco a internet cai, enfim to nessa situação, desisti sabe, vou tentar a claro porem acho que não deve ter ponta de fibra disponível na minha rua, ai eles devem querer me empurrar HFC mais tmb não queria esse downgrade...
Uma outra solução que pensei seria pedir a troca do HGU + decoders por algum mais atual por que ai eu conseguiria usar os decoders em wifi deixar o modem em bridge, mais quem falou que a vivo quis fazer essa mudança de aparelhos...
E revoltante como a vivo dificulta as coisas
Enfim, se alguém conseguir detalhadamente explicar como configurar o TPlink para as coisas funcionarem redondinhas eu agradeço muito!
Tenho vivo 600mega + tv, HGU com wifi dele desativado entrando na porta WAN de um roteador TPlink AX10 com dois satélites mesh e todos os wifis sao conectados a ele, mas obviamente as coisas não funcionam direito, IPV6 não funciona, duplo nat, queda de coneccao das câmeras, campainha da porta, sensor do Portão eletrônico, enfim, so tragedia... A solução seria por a HGU (Askey rtf3507vw-n1) em bridge, já zerei os tutoriais disponíveis para por em bridge mas não rola de jeito nenhum, sempre cai a TV, a guia de programação não funciona, não muda canais, enfim, não rola... ai pensei no seguinte, colocar HGU da vivo em bridge, e tentar conectar os decoders pela porta ethernet ligada ao TPlink, fiz o teste e tmb não funciona, não sei se tenho q fazer alguma configuração no TPlink para rodar, se alguém tiver alguma sugestão eu agradeço.
Com toda essa historia fico na obrigação de manter a HGU no modo normal porem tem todos os inconvenientes. Me sugeriram colocar o TPlink em modo ponto de acesso, porem se faço isso os satélites mesh não funcionam, me sugeriram usar DMZ, mais não sei oq faco errado, assim q coloco a internet cai, enfim to nessa situação, desisti sabe, vou tentar a claro porem acho que não deve ter ponta de fibra disponível na minha rua, ai eles devem querer me empurrar HFC mais tmb não queria esse downgrade...
Uma outra solução que pensei seria pedir a troca do HGU + decoders por algum mais atual por que ai eu conseguiria usar os decoders em wifi deixar o modem em bridge, mais quem falou que a vivo quis fazer essa mudança de aparelhos...
Enfim, se alguém conseguir detalhadamente explicar como configurar o TPlink para as coisas funcionarem redondinhas eu agradeço muito!
Desde 2014 quando eu tinha Vivo Fibra, eu tentava colocar a HGU em bridge.. mas a TV sempre foi um problema..
E não é a vivo que dificulta as coisas por que ela quer.. é por que o modo que esse sistema FTTH com TV funciona.. são muitos ajustes que necessitam de muitas rotas e manobras para funcionar..
Pelos anos que eu tive Vivo, sempre deixei meis equipamentos no modo AP.. Inclusive Mesh usando o Redmi AX6 com AX5.. Tentei tb usar DMZ mas sempre não tive sucesso,,
Então é preciso saber se o AX10 possui a capacidade de manter Mesh em modo AP.. acho que é o melhor a ser feito..
Esse fim de semana perdi umas horas tentando configurar IPv6 para a rede de visitas aqui, sempre tive a rede funcional mas só com IPv4, dei uma estudada e consegui subir IPv6 na rede de visitas.
Vivo Fibra só envia um prefixo /64 aqui para mim, então em teoria é só uma sub-rede, o que eu uso na rede principal.
Porém consegui fazer funcionar uma segunda sub-rede IPv6 sem ter de recorrer a NAT64 ou quebrar o prefixo /64 em partes menores (e consequentemente quebrar o SLAAC).
Se alguém tiver interesse nas instruções detalhadas, só pedir... (fiz no OpenWrt 24.10-rc7)
Desde 2014 quando eu tinha Vivo Fibra, eu tentava colocar a HGU em bridge.. mas a TV sempre foi um problema..
E não é a vivo que dificulta as coisas por que ela quer.. é por que o modo que esse sistema FTTH com TV funciona.. são muitos ajustes que necessitam de muitas rotas e manobras para funcionar..
Pelos anos que eu tive Vivo, sempre deixei meis equipamentos no modo AP.. Inclusive Mesh usando o Redmi AX6 com AX5.. Tentei tb usar DMZ mas sempre não tive sucesso,,
Então é preciso saber se o AX10 possui a capacidade de manter Mesh em modo AP.. acho que é o melhor a ser feito..
Esse fim de semana perdi umas horas tentando configurar IPv6 para a rede de visitas aqui, sempre tive a rede funcional mas só com IPv4, dei uma estudada e consegui subir IPv6 na rede de visitas.
Vivo Fibra só envia um prefixo /64 aqui para mim, então em teoria é só uma sub-rede, o que eu uso na rede principal.
Porém consegui fazer funcionar uma segunda sub-rede IPv6 sem ter de recorrer a NAT64 ou quebrar o prefixo /64 em partes menores (e consequentemente quebrar o SLAAC).
Se alguém tiver interesse nas instruções detalhadas, só pedir... (fiz no OpenWrt 24.10-rc7)
Você teria que estudar como sumir com esse LIXO de HGU daí, trocando a HGU por uma ONU, VSOL ou outra que funcione, colocando um router descente ou um minipc para ser router com Openwrt por exemplo ed epois estudar como se libera a TV usando Openwrt... Eu nção tenho TV aqui em casa, mas um cara postou isso uma vez sobre TV no Openwrt, mas não tem um passo a passo descrito nesse link aqui =>
Aqui em casa, funciona assim também...
Única diferença é que não tenho rede visitantes.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Você teria que estudar como sumir com esse LIXO de HGU daí, trocando a HGU por uma ONU, VSOL ou outra que funcione, colocando um router descente ou um minipc para ser router com Openwrt por exemplo ed epois estudar como se libera a TV usando Openwrt... Eu nção tenho TV aqui em casa, mas um cara postou isso uma vez sobre TV no Openwrt, mas não tem um passo a passo descrito nesse link aqui =>
O prefixo /64 que a Vivo disponibiliza está atribuido na rede Lan (a rede principal), ela tá com 2 interfaces (lan e lan2), o grupo verde. A interface lan2 é só uma dummy/alias para fixar o prefixo /64 nessa rede, você não precisa de duas interfaces na lan, eu estou usando assim pois a uci do OpenWrt não te deixa atribuir IPs estáticos/extras quando você assigna um prefixo IPv6 automaticamente, então deixei o prefixo na "lan2" e configurei os IPs do roteador na "lan".
Você pode verificar que o prefixo que a Vivo disponibiliza aparece ali na interface wan6 em "IPv6 PD", ele tem o formato 2804:xxxx:xxx:xxxx::/64. E ao ser atribuido na interface lan2 ele vira 2804:xxxx:xxx:xxxx::1/64, o sufixo ::1 indica o primeiro endereço do prefixo que foi assignado como um IP do roteador.
Para o IPv6 na rede de visitas fiz relay de RA (router advertisement) e NDP Proxy (neighbor discovery proxy).
Para verificar se tu pode fazer o relay do RA e NDP: no OpenWrt vai em Status > Routing e veja se existe um segundo prefixo /64 nas rotas IPv6 ativas, exemplo abaixo:
Se você tiver 2 prefixos aparecendo, você pode usar o segundo prefixo de forma indireta, esse segundo prefixo não é exclusivo seu, esse prefixo está em uso pelo servidor DHCPv6 da Vivo e está sendo distribuído aos clientes (inclusive um IP desse prefixo foi designado ao roteador na interface wan6).
Via de regra o DHCPv6 da Vivo só envia os IPv6 públicos para usar na internet, não envia servidor DNS, não envia IP local (nem poderia mandar), então só o relay é uma solução incompleta. Para resolver isso eu utilizei duas interfaces visita, vamos chamar de visita1 e visita2.
Na interface wan eu configurei a interface como mestre, RA e NDP como relay.
Na interface "visita" eu configurei o RA em modo de servidor e o NDP em modo de relay (o relay aqui é necessário para garantir o roteamento dos pacotes IPv6 até o gateway IPv6, que será o link local [fe80] do roteador na interface "visita2).
Na interface "visita2" eu configurei tanto o RA e NDP como relay.
A parte mais complexa é agora, quais dispositivos (devices) você vai usar na interface de visita?
Na "visita" eu usei uma bridge "br-visita" da eth1.5 (vlan 5 da minha rede física eth1) e veth0.5 (vlan 5 de uma rede virtual veth0).
Na "visita2" eu usei a outra ponta da rede virtual, usei a veth1.5 (vlan 5 da rede virtual veth1).
Mas porquê fazer um par de dispositivos virtuais (veth0 e veth1) em vez de usar o mesmo dispositivo duas vezes (eth1.5)?
Aí é o X da questão, você não pode ter um dois gateways operando de forma distintas (um Server e um Relay) com o mesmo MAC (até pode, mas não vamos entrar no tequiniquês).
Separando os gateways IPv6 você garante que tanto o servidor como o relay vão conseguir fazer seu trabalho. O servidor fica responsável por propagar o prefixo ULA (fd00) que é para tráfego local, assim como o DNS IPv6. O relay fica responsável por propagar o prefixo do servidor DHCPv6 da Vivo e o relay também trabalha o gateway da conexão "de fato".
Dessa forma a rede lan e rede de visitas estão com IPv6 funcional (prefixo local, prefixo da vivo e servidor dns ipv6).
Separei alguns trechos de configuração que podem ser úteis.
Obs: Para criar as rede virtuais veth0 e veth1 você precisa instalar o pacote kmod-veth (não vem instalado por padrão).
Código:
config device
option name 'eth1'
option macaddr 'ca:[apagado]:25'
option ipv6 '1'
config interface 'lan'
option proto 'static'
option device 'eth1'
list ipaddr '192.168.1.1/24'
list ipaddr '192.168.1.2/24'
list ip6addr 'fd00:e697:2ab5:1::1/64'
list ip6addr 'fd00:e697:2ab5:1::2/128'
config interface 'lan2'
option proto 'none'
option device '@lan'
option ip6assign '64'
list ip6class 'wan6'
config device
option name 'eth1.5'
option type '8021q'
option ifname 'eth1'
option vid '5'
option macaddr 'ca:[apagado]:26'
option ipv6 '1'
config device
option type 'veth'
option name 'veth0'
option macaddr 'ca:98:de:e6:5c:27'
option peer_name 'veth1'
option peer_macaddr 'ca:[apagado]:28'
option ipv6 '1'
config device
option name 'veth1'
option ipv6 '1'
config device
option name 'veth0.5'
option type '8021q'
option ifname 'veth0'
option vid '5'
option ipv6 '1'
config device
option name 'veth1.5'
option type '8021q'
option ifname 'veth1'
option vid '5'
option ipv6 '1'
config device
option type 'bridge'
option name 'br-visita'
list ports 'eth1.5'
list ports 'veth0.5'
option ipv6 '1'
config interface 'visita'
option proto 'static'
option device 'br-visita'
list ipaddr '192.168.2.1/24'
list ipaddr '192.168.2.2/24'
list ip6addr 'fd00:e697:2ab5:2::1/64'
list ip6addr 'fd00:e697:2ab5:2::2/128'
config interface 'visita2'
option proto 'static'
option device 'veth1.5'
D) Colocar o equipamento da operadora em Bridge e usar seu roteador para autenticar e gerenciar a rede.
Esse método seria o mais próximo do ideal, pois o equipamento da operadora se torna um Modem, sem roteamento, convertendo a conexão da operadora (Fibra/Coaxial) em Ethernet que será conectada na WAN do roteador próprio.
Nesse método é necessário que seu roteador faça a autenticação PPPoE (usuário e senha da operadora) ou IP DInamico (no caso da Net/Claro).
Um ponto negativo é que todas as portas do equipamento da operadora ficarão sem conexao com exceção da porta que ligará à WAN do equipamento próprio.
Outro ponto é que é necessário um certo conhecimento para saber se há possibilidade de trabalho em Bridge por parte do equipamento da operadora ou ajuste de VLANs caso a operadora utilize esse recurso.
Sou usuário bem newbie pra esse tipo de coisa e vou tentar colocar o máximo de informações que consigo pra ver se alguem pode me ajudar. Primeiramente meu problema: Não tenho acesso a IPV6.
Estou utilizando essa opção D no meu roteador. Minha operadora é a VIVO Fibra e deixei o modem da Vivo (MitraStar GPT-2741GNAC-N2) em modo bridge (pela página normal não aquela avançada) e fiz a discagem com usuario e senha o roteador.
Meu roteador é um Deco X50 e nas configurações de IPV6 deixei assim:
- Tipo de Conexão PPPoE (Sincronizar conta IPv4)
- Obter Endereço IPV6 = Auto
- Delegação de Prefixo = Ativo
- Endereço DNS = Auto
- Tipo Atribuido = DHCPv6
Nas informações do IPv6 ele atribuiu um endereço IP, mostra um DNS primário e secundário com início 2001 e também dá endereço LAN. Mas fazendo teste nos sites https://ipv6-test.com/ e https://test-ipv6.com/ a nota é 0/10 e no outro diz "Não suportado". Porém pesquisando vi que outras pessoas tem acesso sim ao IPv6 com a Vivo. Alguem poderia me dar uma luz do que posso fazer para arrumar isso?
Nesse tipo de ciberataque, os invasores testam diferentes combinações de login e senha para obter acesso ao dispositivo
www.tecmundo.com.br
São cerca de 1,1 milhão de endereços IP de origem brasileira envolvidos na atividade...
De acordo com a Shadowserver, os dispositivos usados nesta operação são, principalmente, roteadores e soluções de IoT das marcas MikroTik, Cisco, Boa, Huawei e ZTE.
Comprei um asus AX88U, porém os dois conectores das antenas traseiras estão “meio moles”, daí as antenas dificilmente ficam retinhas. Aí gostaria de saber , será que isso pode afetar o desempenho ? Eu tava pensando em colocar uma pouquinho de cola quente pra manter as antenas de pé.
Comprei um asus AX88U, porém os dois conectores das antenas traseiras estão “meio moles”, daí as antenas dificilmente ficam retinhas. Aí gostaria de saber , será que isso pode afetar o desempenho ? Eu tava pensando em colocar uma pouquinho de cola quente pra manter as antenas de pé.
Nao tem problema colocar cola quente para fixar a antena, assim como não tem tanto problema não deixa-las paralelas..
O que preocupa é o por que os conectores SMA estarem frouxos.. Se for folga na solda você pode queimar o FEM do roteador
Nao tem problema colocar cola quente para fixar a antena, assim como não tem tanto problema não deixa-las paralelas..
O que preocupa é o por que os conectores SMA estarem frouxos.. Se for folga na solda você pode queimar o FEM do roteador
Eu abriria o equipamento pra dar uma olhada antes de partir pra gambiarra, talvez ela só não esteja firme internamente.
Aliás, pelas fotos é estranho não haver uma porca e uma arruela na parte externa justamente para essa finalidade, mas faz tempo que não presto atenção nesse tipo de detalhe.
De repente devem ter mudado algo ou seguir outra especificação.