[TÓPICO DEDICADO] Configuração de Roteadores/Repetidores: Dicas, Dúvidas e Configurações

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos tecpix
  • Data de Início Data de Início
Recentemente troquei meu roteador da claro pelo kit vsol + roteador tp-link xx530v, esta tudo funcionado a contento agora, porem eu estou com dificuldades e nem sei se é possivel fazer isso,
mas gostaria de acessar a gpon vsol diretamente pela rede, será que isso é possivel.
Minha estrutura esta assim: Fibra da Vivo na gpon vsol em bridge(ip 192.168.1.1) dai pro roteador xx530(ip 192.168.0.1) onde ele disca o pppoe e distribui os ips para minha rede.
Existe essa possibilidade, de acessar a gpon diretamente da rede?

Recentemente troquei meu roteador da claro pelo kit vsol + roteador tp-link xx530v, esta tudo funcionado a contento agora, porem eu estou com dificuldades e nem sei se é possivel fazer isso,
mas gostaria de acessar a gpon vsol diretamente pela rede, será que isso é possivel.
Minha estrutura esta assim: Fibra da Vivo na gpon vsol em bridge(ip 192.168.1.1) dai pro roteador xx530(ip 192.168.0.1) onde ele disca o pppoe e distribui os ips para minha rede.

Mas pq está em sub-rede diferente?
Não deveria ser a Gpon Vsol que deveria estar fazendo PPOE, e o xx530 funcionando como AP/DHCP, com a mesma sub-rede? Assim vc ia conseguir enxergar e conectar na Gpon sem nenhum tipo de config especial.

Existe sim @craveiro ...

Qual software roda ai no seu roteador? Se ele roda Openwrt, basta você criar uma interface chamada Modem (poor exemplo) e colocar um ip fixo na mesma rede da ONU, desta forma aqui...

Minha estrutura é semelhante a sua, onde tenho a ONU no IP 192.168.1.1 e máscara como 255.255.255.252 (/30), meu minipc (core-router) está configurado com o ip 192.168.15.1 e máscara 255.255.255.192 (/26)...

No meu caso, bastou eu criar uma Interface na Openwrt com ip fixo 192.168.1.2 e máscara 255.255.255.252 (/30) e pronto, tenho acesso a Onu pelo meu navegador sem problemas.

Segue os prints:

Link para o tutorial no site da Openwrt => https://openwrt.org/docs/guide-user/network/wan/access.modem.through.nat

Existe sim @craveiro ...

Qual software roda ai no seu roteador? Se ele roda Openwrt, basta você criar uma interface chamada Modem (poor exemplo) e colocar um ip fixo na mesma rede da ONU, desta forma aqui...

Minha estrutura é semelhante a sua, onde tenho a ONU no IP 192.168.1.1 e máscara como 255.255.255.252 (/30), meu minipc (core-router) está configurado com o ip 192.168.15.1 e máscara 255.255.255.192 (/26)...

No meu caso, bastou eu criar uma Interface na Openwrt com ip fixo 192.168.1.2 e máscara 255.255.255.252 (/30) e pronto, tenho acesso a Onu pelo meu navegador sem problemas.

Segue os prints:

Link para o tutorial no site da Openwrt => https://openwrt.org/docs/guide-user/network/wan/access.modem.through.nat

Bacana a explicação, apesar de não entender quase nada de redes kkk, então, o software que roda no roteador é o que vem de fabrica, pelo que vi ainda não existe uma versão do openwrt pra ele. Eu estava dando uma olhada por ai e pelo que eu vi e entendi vou ter que criar uma rota estatica do rotedar para a vsol e da vsol para o roteador mas ainda não sei como fazer isso. Amanhã vou me dedicar um pouco mais nessa tarefa. Se puder me ajudar ainda mais agradeço.

Veja se o seu TP-Link possui a opção "Secondary Connection" nas configurações de Internet/WAN.

1ojBfy6.png

No seu caso, o IP Address poderia ser 192.168.1.2, por exemplo.

Bacana a explicação, apesar de não entender quase nada de redes kkk, então, o software que roda no roteador é o que vem de fabrica, pelo que vi ainda não existe uma versão do openwrt pra ele. Eu estava dando uma olhada por ai e pelo que eu vi e entendi vou ter que criar uma rota estatica do rotedar para a vsol e da vsol para o roteador mas ainda não sei como fazer isso. Amanhã vou me dedicar um pouco mais nessa tarefa. Se puder me ajudar ainda mais agradeço.
Não precisa...

Você precisa ver com o suporte do fabricante como se faz isso...
Rota estática é para outros fins.

Pessoal, estou com um problema no openwrt. Estou tentando configurar uma vlan que use uma conexão wireguard (Surfshark) como trafego. Até ai tudo bem consegui configurar colocar essa Vlan separada da Lan e fazer o roteamento nela, está funcionando perfeitinho tudo nela. Só que simplesmente a Lan mesmo que sairia pelo provedor (vivo) não funciona mais depois que ativei a do wireguard. So delantando toda a configuração do wireguard a lan volta ao normal. Já tentei de tudo mas não consegui alguem já passou por isso? Faltou alguma configuração da minha parte?

O que fiz:
Istalei o wireguard no openwrt, e configurei o Surfshark nele - e criei um zona no firewall especifico para ela com as mesmas configurações da wan e marcado masquarading
Após criei uma vlan.20 na eth.1 indo para o access point diferecionado a um wifi especifico.
Criei também uma interface com ip 192.168.100.1/24 apontando para vlan.20 para liberar o IP aos dipositivos e associei a uma zona chamada vpn.
No firewall fiz a regra da vpn igual a da lan mas fazendo os apontamentos para o wireguard conforme abaixo.

zona.png

Eu tenho somente o modem da Claro em minha residência.

Para melhor segurança, sinal e gerência de WI-FI, eu apenas preciso adicionar um roteador WI-FI ligado via cabo de rede ao modem da Claro (configurado em bridge) e distribuir a WI-FI?

Apenas isso?

Pessoal, estou com um problema no openwrt. Estou tentando configurar uma vlan que use uma conexão wireguard (Surfshark) como trafego. Até ai tudo bem consegui configurar colocar essa Vlan separada da Lan e fazer o roteamento nela, está funcionando perfeitinho tudo nela. Só que simplesmente a Lan mesmo que sairia pelo provedor (vivo) não funciona mais depois que ativei a do wireguard. So delantando toda a configuração do wireguard a lan volta ao normal. Já tentei de tudo mas não consegui alguem já passou por isso? Faltou alguma configuração da minha parte?

O que fiz:
Istalei o wireguard no openwrt, e configurei o Surfshark nele - e criei um zona no firewall especifico para ela com as mesmas configurações da wan e marcado masquarading
Após criei uma vlan.20 na eth.1 indo para o access point diferecionado a um wifi especifico.
Criei também uma interface com ip 192.168.100.1/24 apontando para vlan.20 para liberar o IP aos dipositivos e associei a uma zona chamada vpn.
No firewall fiz a regra da vpn igual a da lan mas fazendo os apontamentos para o wireguard conforme abaixo.

zona.png
Recomendo fazer essa postagem no fórum da Openwrt.

Pessoal, boa noite.

Tenho dois links em casa, um TIM e outro VIVO... Ambos estão configurados na VSOL e eu gostaria de acessar os a ONU dos 2 da minha rede doméstica, só que estou sem saber como fazer porque a ONU da Vivo eu consigo acessar, ela usa PPPoE e no OPNSense eu criei uma interface Modem e atribui um ip na mesma faixa da ONU, com o final diferente... Depois eu fui nas regras do Firewall e configurei o OUTBOUND com uma regra especifica da minha rede doméstica pra essa rede do Modem... Funcionou certinho.

O problema é que eu não sei como fazer com a VSOL que tem a TIM... Ela não usa PPPoE, ela é configurada no OPNSense como DHCP, como eu configuro nesse caso? Eu não consigo criar uma interface e atribuir ela porque já existe uma DHCP

Eu tenho somente o modem da Claro em minha residência.

Para melhor segurança, sinal e gerência de WI-FI, eu apenas preciso adicionar um roteador WI-FI ligado via cabo de rede ao modem da Claro (configurado em bridge) e distribuir a WI-FI?

Apenas isso?
Depende.. Qual é o problema que sua instalação tem hoje relativo à segurança?
Qual a potencia do roteador da Claro oferecido hoje? Pode ser que ele já esteja no máximo permitido de potencia e vc pode instalar um mais fraco..
Qual e o item de gerenciamento que vc precisa que não é oferecido pelo roteador da claro?

Bom dia. Pessoal, quando a ont/onu do provedor está em pppoe e vc não pode alterar para bridge o mesmo, qual a melhor forma de configurar o roteador? No meu caso, eu tenho ip fixo, se boto o ex511 no modo dinâmico fico em duplo nat, tem o modo ap, mas acho perda de desempenho manter um roteador desse dessa forma.

Fora o modo dinâmico, vcs costumam utilizar algum outro? Até tenho acesso a ont do meu provedor, um zyxel px3321-t1, mas essa bosta mesmo setando ele em bridge não consigo subir a conexão pppoe no ex511. Meu provedor usa vlan, mas nem setando elas no ex511 a conexão sobe. Até comprei uma vsol v2801sg, para tentar escutar a vlan, ver se a setada na ont é a mesma informada pela fibra.

Também clonei o mac da ont no ex511 e o pppoe não conecta, então o jeito é usando o ex511 como ap ou de outra forma, mas não sei como configurar isso. Ele tem um modo bridge, mas o que seria essa configuração? Dá pra usar ela mesmo com a ont no modo router?

No meu caso, eu tenho ip fixo, se boto o ex511 no modo dinâmico fico em duplo nat, tem o modo ap, mas acho perda de desempenho manter um roteador desse dessa forma.
Realmente no Modo AP seu TP-Link ficaria só servindo de ponto de acesso Wifi... Mas isso não é necessariamente um problema se não precisar de algum ajuste específico só disponível nele..
No primeiro Post desse tópico eu coloquei 4 formas de usar um roteador próprio em série com o roteador da operadora..

O modo A gera duploNat.. se isso não for problema, dá pra deixar assim e testar..
O modo B (DMZ) talvez funcione se vc tiver como setar essa opção no Zyxel
O modo C (AP) cai nisso que comentamos
O Modo D vc não tem acesso..

Veja se vc consegue configurar o DMZ apontando para o seu EX511..

Até comprei uma vsol v2801sg, para tentar escutar a vlan, ver se a setada na ont é a mesma informada pela fibra.
Acho que vc vai ter mais sucesso no tópico de Substituir a ONU da operadora

O que fiz:

zona.png
Pelo que entendi você pretende usar as duas conexões ao mesmo tempo. Se for isso, apenas com o MWAN3. Ele agrega os links e faz loadbalance, failover, dentre muitas outras coisas. Eu uso com três links diferentes, alcançando normalmente 2,5gbps de down e up visto que meus links estão simétricos. E possuo Wireguard e ZeroTier pra fazer uma LAN privada em qualquer uma das redes, além CLAT configurado via JOOL para usar apenas IPV6 como protocolo e ter ips válidos em qualquer equipamento.

Depende.. Qual é o problema que sua instalação tem hoje relativo à segurança?
Qual a potencia do roteador da Claro oferecido hoje? Pode ser que ele já esteja no máximo permitido de potencia e vc pode instalar um mais fraco..
Qual e o item de gerenciamento que vc precisa que não é oferecido pelo roteador da claro?
Ele não oferece WPA3.

Para quem está em busca de um roteador de alto custo benefício e que pode ser configurado com o OpenWrt recomendo o Xiaomi AX3000T. Comprei na BlackFriday por R$ 300,00 versão CN (Chinesa) e fiz as modificações. Ficou muito bom.

O TP-Link XX530V funciona diretamente na fibra da Vivo, eliminando o modem da operadora?

Se sim, o desempenho é bom?

Olá senhores Feliz Ano Novo.

Preciso da ajuda de vocês. Comprei um Tp-Link AX72 pra melhorar o wi-fi aqui da minha casa.

Configurei e atualizei o firmware. Está tudo conectado e funcionando.

Meu único problema é o seguinte: a taxa de download via wifi está entregando o máximo da velocidade mas a de upload só chega a 30mb.
Testei no meu galaxy s23 ultra e também no iphone 13 da minha esposa e aconteceu a mesma coisa.

Testei tanto no modo router como no modo bridge. Estou utilizando as bandas de wi-fi separadas ( 2.4g e 5g )

Não consigo ter mais de 30mb de upload nos dispositivos.

Alguém pode me ajudar? Obrigado.

Pessoal, tem como configurar no roteador para usar os servidores dns da cloudflare aqui de fortaleza? O cloudflare no meu provedor tem resultados bem melhores que o nextdns, principalmente quando ele pinga sempre nos servidores de Fortaleza, mas não faço ideia de como configurar isso no roteador.

Uso um ac68u com asus merlin, o bom do nextdns é que se eu usasse apenas os servidores dns primários, pingava sempre em Fortaleza, mas não sei como funciona o cloudflare, da pra fazer algo do tipo?

Olá senhores Feliz Ano Novo.

Preciso da ajuda de vocês. Comprei um Tp-Link AX72 pra melhorar o wi-fi aqui da minha casa.

Configurei e atualizei o firmware. Está tudo conectado e funcionando.

Meu único problema é o seguinte: a taxa de download via wifi está entregando o máximo da velocidade mas a de upload só chega a 30mb.
Testei no meu galaxy s23 ultra e também no iphone 13 da minha esposa e aconteceu a mesma coisa.

Testei tanto no modo router como no modo bridge. Estou utilizando as bandas de wi-fi separadas ( 2.4g e 5g )

Não consigo ter mais de 30mb de upload nos dispositivos.

Alguém pode me ajudar? Obrigado.
coloca em estatico: ip , gateway , dns .... nos celulares e testa. depois nos fale se houve progresso

Boa tarde a todos. Preciso de ajuda pra resolver um problema

Estou configurando um Nokia 140W-H em um load balance TP-Link, o Oi está configurado com IPoE, e as 4 portas lan em Route Mode, ele está com DHCP ativador (Não consigo desativar), e configurado como DHCP Dinâmico, e seu IP Lan é o 192.168.1.2, configurei meu Load Balance como 192.168.1.1, com DHCP ativado de 100 a 199, coloquei o da Oi na Wan 1 e setei a opção de IP dinâmico. E ele não conecta de jeito nenhum. Eu tenho uma Internet da RJ Net Fibra na Wan 2 configurada como PPPoE 100% operante. Mas a da Oi que teoricamente seria do Manter o IP dinâmico não funciona. Meu load balance será o servidor DHCP.
Seu post está um pouco confuso, se entendi corretamente ambos os equipamentos estão operando com as mesmas configurações de rede (192.168.1.x) e este é o problema.

Algum deles precisará ir para uma rede diferente, provavelmente é mais fácil fazer isso no TP-Link, mas vc precisará revisar ou refazer todas as configurações de NAT e afins, caso tenha.

Seu post está um pouco confuso, se entendi corretamente ambos os equipamentos estão operando com as mesmas configurações de rede (192.168.1.x) e este é o problema.

Algum deles precisará ir para uma rede diferente, provavelmente é mais fácil fazer isso no TP-Link, mas vc precisará revisar ou refazer todas as configurações de NAT e afins, caso tenha.
Vou tentar ser mais claro pra facilitar

Tenho 2 internets uma da Oi e uma da Net. Que irei ligar no Load Balance.

O Roteador da Net está configurado com IP 192.168.1.3.

O Nokia da Oi está com IP 192.168.1.2

O Load Balance está com 192.168.1.1, sendo que na Wan 1 ele recebe o Nokia da Oi com a opção de IP Dinâmico, já na Wan 2 o da Net está como PPPOE.

O Load Balance está com 192.168.1.1, sendo que na Wan 1 ele recebe o Nokia da Oi com a opção de IP Dinâmico, já na Wan 2 o da Net está como PPPOE.
Certo, esses endereços que vc comentou são olhando as coisas "de dentro" do TP-Link, até aí tudo bem, mas precisamos dar um passo atrás antes de ir adiante:

Para acessar a gerência dos equipamentos (Net e Oi) vc utilizava qual IP? Por acaso algum deles originalmente também respondia no IP 192.168.1.1 ?

Certo, esses endereços que vc comentou são olhando as coisas "de dentro" do TP-Link, até aí tudo bem, mas precisamos dar um passo atrás antes de ir adiante:

Para acessar a gerência dos equipamentos (Net e Oi) vc utilizava qual IP? Por acaso algum deles originalmente também respondia no IP 192.168.1.1 ?
Então esses IPs que te informei é de acesso gerencial aos roteadores da Net e Oi. Sendo um com faixa 2 e outro com Faixa 3.

Está errado amigo...

Os equipamentos estão tudo na mesma rede (192.168.1.x)...

Coloque o roteador da Net em 192.168.3.1, por exemplo
Coloque o roteador da Oi em 192.168.2.1, por exemplo
e pode deixar o load balance em 192.169.1.1...

Reconfigure tudo...

Deve funcionar 👊

Users who are viewing this thread

Voltar