• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Configuração Huawei HG8245H em modo Bridge

allan0027

Well-Known Member
Registrado
Atenção!
Há partir do dia 22/01/2019 as configurações descritas nesse post deixaram de funcionar com a Copel, aparentemente por terem alterado minhas credenciais PPPoE. Sendo assim, pode funcionar ou não com outras pessoas. Mais informações neste meu post.

Objetivo deste tópico:

  • Retirar as configurações de DHCP, Firewall, Wifi e Autenticação do PPPoE, utilizando-o apenas como um conversor de mídia (Fibra ótica<->Ethernet).
  • Meu roteador ser o responsável por todas as funções, inclusive, ceder os IPv6 para os dispositivos internos.

Motivos para querer isto:
  • Julgo que os roteadores das operadoras de internet não são tão estáveis/confiáveis quanto os que podem ser comprados e configurados livremente. Claro, isso é minha opinião baseada em experiências anteriores e pode estar longe da verdade, ainda mais generalizando dessa forma.

O que isto não fará:
  • Retirar o ONT da Copel: Ele ainda é necessário para fazer a comunicação pela fibra ótica. Creio ser possível trocar o ONT da Copel por outro, mas não tenho para teste.
  • Aumentar o quanto você recebe de internet: Se contratou um plano de 50 Mbps irá receber apenas isso.
  • Te tornar anônimo: A conexão com a internet ainda ocorrerá da mesma forma que antes, apenas mudaremos o controle do ONT da Copel para o seu.

Considerações prévias:
  • Estas são as configurações que consolidei após muitas tentativas e erros. Coloco-as aqui para aqueles que, como eu, acham interessante e queiram estudar como fazer.
  • Não sei as consequências que isso possa causar com a Copel, ou se existe algum tipo de instabilidade ao utilizar desta forma. Só posso afirmar que até agora está tudo funcionando muito bem sendo a forma mais estável que encontrei de completar meu objetivo.
  • Não me responsabilizo por qualquer problema que você possa ter após utilizar as informações deste tópico.

Ambiente:
  • Roteador da Copel: Huawei HG8245H - Plano: 50 Mbps
  • Roteador pessoal: TP-LINK N600 (TL-WDR3600 v1) com LEDE Reboot 17.01.4 r3560-79f57e422d

O que fazer ANTES de configurar:
  • Obter Usuário do PPPoE
    • Você pode obtê-lo em "Wan > Wan Configuration" do ONT da Copel, selecionando a Wan1, no campo "User Name. No meu caso é um email no seguinte formato: NUMERO_DO_SERVIÇO@copeltelecom.com
    • Caso queira confirmar se o seu também utiliza o número do serviço, você pode obtê-lo na Área do Cliente do site Copel, na parte de "Serviços".
    • BeOaCs1SSDGB95UyM3yR-w.png
  • Obter Senha do PPPoE
    • No meu caso a senha é o próprio número do serviço.
    • Peguei ela no menu "System Tools > ONT Authentication".
    • qHr4tEZfSNasyRV5eL79EQ.png

  • Realizar Backup das configurações atuais
    • Em " System Tools > Configuration File", clique no botão "Download Configuration File".
    • PFMaJo9YRlulb-8AUQEdSQ.png
Configurações no ONT:
  • Fixe o IP 192.168.100.2 na placa de rede.
  • Conecte ao ONT através do IP 192.168.100.1.
  • Logue no sistema com as credênciais:
    • Usuário: telecomadmin
    • Senha: telecomc0p3l
  • Desative o Wifi: Em "WLAN > WLAN Basic Configuration", desmarque a opção "Enable WLAN".
  • Desative o DHCP: Em "LAN > DHCP Server Configuration", desmarque a opção "LAN > DHCP Server Configuration".
  • Desative o PPPoE: Em "WAN > WAN Configuration", selecione a Wan1 e desmarque a opção "Enable WAN".
  • Crie a conexão Bridge: Em "WAN > WAN Configuration", clique em "New" para criar uma nova Wan e deixe as configurações como na foto.
    • 0Cjo3f89SDKQ0jaFT6LTdw.png
OBS: É apenas isso. Caso queira utiliza-lo novamente como fornecedor de internet, basta desfazer os passos anteriores.

Configurações Roteador Pessoal:
  • Conecte no roteador pessoal. (Lembre-se de retirar ou trocar o IP fixo da placa)
  • Instale o firmware LEDE (OpenWRT).
    • É opcional. Tentei fazer funcionar com o DD-WRT e tive muitos problemas com o IPv6, mas por IPv4 funcionava normal. Na firmware original da TP-LINK testei apenas por IPv4.
  • Restaure o LEDE pras configurações de fábrica.
    • É opcional, apenas pra garantir que tudo funcionará como quando eu fiz.
  • Troque a senha padrão do LEDE, como sugere o aviso.
  • Em "Network > Interfaces", crie uma nova interface clicando em "Add new interface..."
    • Nome: PPPoE
    • Protocolo: PPPoE
    • Interface: No meu caso é a eth0.2, mas você deve escolher a que tiver WAN e WAN6 entre parênteses.
    • Clique em Submit.
  • Em "Network > Interfaces", edite a interface recém criada.
    • Aba: General Setup
      • Usuário: NUMERO_DO_SERVIÇO@copeltelecom.com
      • Senha: NUMERO_DO_SERVIÇO
    • Aba: Firewall Settings
      • Selecionar: Wan
  • Em "Network > Interfaces", delete as interfaces WAN e WAN6.
  • Se não estiver conectado, clique em "Connect" na interface PPPoE.
    • QEAgYYBJSmC065_AzHWNvQ.png

Com isso a internet já deve estar funcionando. O restante das configurações do seu roteador fica ao seu critério.
Somente dou a sugestão de pesquisar, instalar e configurar o SQM para melhorar a qualidade da internet pra VOIP e jogos. (https://wiki.openwrt.org/doc/howto/sqm)

Resultados:
ok8GU4MRSKio6BznnPV4AA.png

jLOMGCcwSLm6omU8ysn6ZA.png

9QHymMHGRZ_iGW8wdiG-Ng.png

_eZSnLQ9S9_9x_PswQMvJw.png

-KZemyVqRj_tKAiixDeiQQ.png
 
Última edição:
Ótimo tópico, pena que geralmente quem tem interesse neste tipo de "manobra" simplesmente tem preguiça de ler uma documentação bem mastigada até o final.

Ficou excelente, didático e super completo. Parabéns :joia:
 
Realmente, a maioria não chega a tentar, seja por preguiça ou por medo de fazer errado.
Meu objetivo era ajudar aqueles que querem tentar, mas tem medo. Afinal, está bem descrito o que se deve fazer e como desfazer em caso de arrependimento, logo não há mais desculpa para não tentarem. ;)

Agradeço os elogios. De início fiz isso para minhas necessidades, mas como defendo o ponto de vista de que o conhecimento deve ser compartilhado, ajeitei o meu passo a passo original para ficar mais claro e ajudar os demais.

Enfim, qualquer dúvida estamos ai. :joia:
 
Objetivo deste tópico:
  • Retirar as configurações de DHCP, Firewall, Wifi e Autenticação do PPPoE, utilizando-o apenas como um conversor de mídia (Fibra ótica<->Ethernet).
  • Meu roteador ser o responsável por todas as funções, inclusive, ceder os IPv6 para os dispositivos internos.

Motivos para querer isto:
  • Julgo que os roteadores das operadoras de internet não são tão estáveis/confiáveis quanto os que podem ser comprados e configurados livremente. Claro, isso é minha opinião baseada em experiências anteriores e pode estar longe da verdade, ainda mais generalizando dessa forma.

O que isto não fará:
  • Retirar o ONT da Copel: Ele ainda é necessário para fazer a comunicação pela fibra ótica. Creio ser possível trocar o ONT da Copel por outro, mas não tenho para teste.
  • Aumentar o quanto você recebe de internet: Se contratou um plano de 50 Mbps irá receber apenas isso.
  • Te tornar anônimo: A conexão com a internet ainda ocorrerá da mesma forma que antes, apenas mudaremos o controle do ONT da Copel para o seu.

Considerações prévias:
  • Estas são as configurações que consolidei após muitas tentativas e erros. Coloco-as aqui para aqueles que, como eu, acham interessante e queiram estudar como fazer.
  • Não sei as consequências que isso possa causar com a Copel, ou se existe algum tipo de instabilidade ao utilizar desta forma. Só posso afirmar que até agora está tudo funcionando muito bem sendo a forma mais estável que encontrei de completar meu objetivo.
  • Não me responsabilizo por qualquer problema que você possa ter após utilizar as informações deste tópico.

Ambiente:
  • Roteador da Copel: Huawei HG8245H - Plano: 50 Mbps
  • Roteador pessoal: TP-LINK N600 (TL-WDR3600 v1) com LEDE Reboot 17.01.4 r3560-79f57e422d

O que fazer ANTES de configurar:
  • Obter Usuário do PPPoE
    • Você pode obtê-lo em "Wan > Wan Configuration" do ONT da Copel, selecionando a Wan1, no campo "User Name. No meu caso é um email no seguinte formato: NUMERO_DO_SERVIÇO@copeltelecom.com
    • Caso queira confirmar se o seu também utiliza o número do serviço, você pode obtê-lo na Área do Cliente do site Copel, na parte de "Serviços".
    • BeOaCs1SSDGB95UyM3yR-w.png
  • Obter Senha do PPPoE
    • No meu caso a senha é o próprio número do serviço.
    • Peguei ela no menu "System Tools > ONT Authentication".
    • qHr4tEZfSNasyRV5eL79EQ.png

  • Realizar Backup das configurações atuais
    • Em " System Tools > Configuration File", clique no botão "Download Configuration File".
    • PFMaJo9YRlulb-8AUQEdSQ.png
Configurações no ONT:
  • Fixe o IP 192.168.100.2 na placa de rede.
  • Conecte ao ONT através do IP 192.168.100.1.
  • Logue no sistema com as credênciais:
    • Usuário: telecomadmin
    • Senha: telecomc0p3l
  • Desative o Wifi: Em "WLAN > WLAN Basic Configuration", desmarque a opção "Enable WLAN".
  • Desative o DHCP: Em "LAN > DHCP Server Configuration", desmarque a opção "LAN > DHCP Server Configuration".
  • Desative o PPPoE: Em "WAN > WAN Configuration", selecione a Wan1 e desmarque a opção "Enable WAN".
  • Crie a conexão Bridge: Em "WAN > WAN Configuration", clique em "New" para criar uma nova Wan e deixe as configurações como na foto.
    • -hTCILpnRvaUqR6xwwXJmA.png
OBS: É apenas isso. Caso queira utiliza-lo novamente como fornecedor de internet, basta desfazer os passos anteriores.

Configurações Roteador Pessoal:
  • Conecte no roteador pessoal. (Lembre-se de retirar ou trocar o IP fixo da placa)
  • Instale o firmware LEDE (OpenWRT).
    • É opcional. Tentei fazer funcionar com o DD-WRT e tive muitos problemas com o IPv6, mas por IPv4 funcionava normal. Na firmware original da TP-LINK testei apenas por IPv4.
  • Restaure o LEDE pras configurações de fábrica.
    • É opcional, apenas pra garantir que tudo funcionará como quando eu fiz.
  • Troque a senha padrão do LEDE, como sugere o aviso.
  • Em "Network > Interfaces", crie uma nova interface clicando em "Add new interface..."
    • Nome: PPPoE
    • Protocolo: PPPoE
    • Interface: No meu caso é a eth0.2, mas você deve escolher a que tiver WAN e WAN6 entre parênteses.
    • Clique em Submit.
  • Em "Network > Interfaces", edite a interface recém criada.
    • Aba: General Setup
      • Usuário: NUMERO_DO_SERVIÇO@copeltelecom.com
      • Senha: NUMERO_DO_SERVIÇO
    • Aba: Firewall Settings
      • Selecionar: Wan
  • Em "Network > Interfaces", delete as interfaces WAN e WAN6.
  • Se não estiver conectado, clique em "Connect" na interface PPPoE.
    • QEAgYYBJSmC065_AzHWNvQ.png

Com isso a internet já deve estar funcionando. O restante das configurações do seu roteador fica ao seu critério.
Somente dou a sugestão de pesquisar, instalar e configurar o SQM para melhorar a qualidade da internet pra VOIP e jogos. (https://wiki.openwrt.org/doc/howto/sqm)

Resultados:
ok8GU4MRSKio6BznnPV4AA.png

jLOMGCcwSLm6omU8ysn6ZA.png

9QHymMHGRZ_iGW8wdiG-Ng.png

_eZSnLQ9S9_9x_PswQMvJw.png

-KZemyVqRj_tKAiixDeiQQ.png
 
Relato da situação:

1- Para conferir se a senha do provedor é a correta, na tela do Huawei HG8546M, coloquei uma diferente. Claro que não funcionou e WAN fica desconectada. Volto a senha correta e tudo bem.

2- Desativo WLAM, DHCP. Em WAN coloco BRIDGE WAN, pois não precisa nova tela. Apply e internet desaparece no Modem Huawei.

3- Mudo o cabo para o roteador TPLINK C50 (Sem OpenWRT) para obter internet.

4- Network > Wan > PPPoE > Detect >Renew > save. Faço o procedimento e não obtenho sinal de internet.

5- Username or password is incorrect. Como pode, se testei no Modem?

6- Em modo Bridge não funciona, mas em modo Route WAN sim.

Perguntas:

1- Só funciona com OpenWRT?

2- Na WAN do roteador deve aparecer ip público, que no seu caso foi coberto com vermelho, correto?

3- No meu caso, o item 5 tem algum segredinho?

4- No meu roteador TPLINK ARCHER C50, tem uma atualização a vista, que estou pensando, pode ser isso?
 
 
Relato da situação:

1- Para conferir se a senha do provedor é a correta, na tela do Huawei HG8546M, coloquei uma diferente. Claro que não funcionou e WAN fica desconectada. Volto a senha correta e tudo bem.

2- Desativo WLAM, DHCP. Em WAN coloco BRIDGE WAN, pois não precisa nova tela. Apply e internet desaparece no Modem Huawei.

3- Mudo o cabo para o roteador TPLINK C50 (Sem OpenWRT) para obter internet.

4- Network > Wan > PPPoE > Detect >Renew > save. Faço o procedimento e não obtenho sinal de internet.

5- Username or password is incorrect. Como pode, se testei no Modem?

6- Em modo Bridge não funciona, mas em modo Route WAN sim.

Perguntas:

1- Só funciona com OpenWRT?

2- Na WAN do roteador deve aparecer ip público, que no seu caso foi coberto com vermelho, correto?

3- No meu caso, o item 5 tem algum segredinho?

4- No meu roteador TPLINK ARCHER C50, tem uma atualização a vista, que estou pensando, pode ser isso?

Sobre seus passos:
  1. Cara, você se arriscou muito fazendo isso. Se não fosse, ficaria sem internet até alguém ir ai. hahaha
    Caso eu fosse testar algo assim, apenas teria criado uma nova interface WAN com as mesmas configurações e faria o teste com credenciais certas e erradas.
  2. Não precisa, mas eu quis manter as configurações originais para o caso de dar merda. Assim, seria apenas "deletar" o que fiz e voltar o original.
    Há uma observação: Na interface WAN, tem uma parte sobre "binding" de interfaces físicas. Se não me engano, você precisa dar "bind" na porta que você conectou o cabo do seu roteador. Marque a LAN1 e conecte o cabo do seu roteador na porta mais a direita, olhando ele pela parte de trás. Novamente, você poderia marcar todas a ver se funciona, mas não fiz isso por medo de não conseguir mais entrar no roteador, caso desse ruim, seria só tentar conectar em outra porta. :)
    Caso tenha marcado e não funcionado, tente desmarcar e ver se funciona desta forma. Porém deixo claro que na configuração que fiz precisou disso marcado.
  3. Nesse passo ainda nada funcionará. Única coisa, você deve conectar o cabo na porta WAN do seu Archer.
  4. Você tentou Detectar sem configurar as credenciais de acesso na interface Wan? Se não configurar, não funciona.
  5. Vide resposta 4.
  6. Funciona se você desfizer sua configuração e manter a discagem pelo ONT Copel, certo? Sim, esse é o padrão e funcionará normalmente com qualquer roteador.


Respostas:
  1. Não. Já utilizei o firmware padrão do TP-Link e o DD-WRT, ambos funcionaram também. Inclusive, deveria funcionar se você ligasse direto seu computador no ONT da Copel e fizesse uma "Discagem PPPoE" pelo Windows.
  2. Se não me engano sim, tanto no IPv4 quanto no IPv6, este devendo aparecer sua "rede IPv6 pública". O seu está aparecendo algum diferente do Público? (Por segurança, não diga qual é)
  3. Não, se a configuração estiver correta só de tentar discar pelo seu roteador já deveria funcionar. Na primeira vez que tentei fazer pensei que seria necessário utilizar a VLAN 10 no meu roteador, mas no caso não precisa.
  4. Desconheço, mas sempre há a possibilidade de haver algum bug que esteja atrapalhando e a atualização pode resolver. Se estiver com algum receio em atualizar, busque na internet se houve algum problema com quem atualizou.
 
Desculpas ao moderador, pois “Double post Merged”. Não consegui deletar.

Resposta:

Sobre seus passos:

1.Fiz cópia.

2.Cabo Wan conectado corretamente. No modem cabo na LAN a direita. Bind ativado, LAN ativado, sem resultado esperado que é a conecção internet.

4.Credenciais configurado
 
6P9plFw.png
 
Então, revisei meu tópico e não vi problemas com os passos de configuração do Huawei. Só achei estranho seu login ser diferente dos que eu tinha visto...
Quanto a configuração do TP-Link, fora o que você fez, a única coisa que lembro ter feito, foi a configuração PPPoE pelo Wizard. Se não me engano tinha mais de uma opção PPPoE, no seu tem algo assim?
Também dá pra tentar esse "Tipo de autenticação" pra outro e ver se dá boa.
 
Lembrando que, modo Route WAN é o que estou usando. A questão é saber por que não funciona em modo bridge com PPPoE no roteador. Alguém deve estar perguntando o porquê estou insistindo com essa questão. Sem muita delongas, eu sou assim mesmo, vá ler outra coisa.
 
Lembrando que, modo Route WAN é o que estou usando. A questão é saber por que não funciona em modo bridge com PPPoE no roteador. Alguém deve estar perguntando o porquê estou insistindo com essa questão. Sem muita delongas, eu sou assim mesmo, vá ler outra coisa.

Sei disso, além de ser o objetivo do tópico, você já disse que do modo normal funciona. Então minhas respostas tem em mente que você efetuou toda a configuração descrita para o ONT e adaptou a configuração em "Roteador Pessoal" para o seu TP-Link.

Quando utilizei o firmware original da TP-Link, fiz a configuração do ONT exatamente como descrito, enquanto no TP-Link, resetei ele pro Factory, fiz o Wizard dele, escolhi PPPoE, coloquei usuário e senha... E funcionou. Inclusive, esses dias quase brickei meu N600, mas reinstalei o OpenWRT e segui esse tutorial pra restaurar a conexão como estava.

Então talvez seja uma particularidade do firmware que está no seu roteador, ou então, da forma que funciona a sua conexão com a Copel, porque como falei, nunca vi este usuário começar com "Oops_". Exemplo:
opa, tenho a internet da copel faz 1 semana e gostaria de saber se o usuário PPPoE é o número do contrato+@copeltelecom.com e a senha é o número do contrato, e se alguém conseguiu deixar em bridge o zhone

Só pra esclarecer, nesse tópico há várias menções de que esse é o usuário e senha, sendo que no meu caso, também é.
 
Belo tutorial amigo, mas fiquei com uma dúvida, como acessar o modem depois que ele reinicia em modo bridge?

Edit: descobri, na verdade já estava no tutorial, mas resumindo: fixando o IP da máquina em 192.168.100.2, máscara 255.255.255.0, gateway 192.168.100.1. Pluga o ethernet no modem e acessa pelo 192.168.100.1.
 
Última edição:
Belo tutorial amigo, mas fiquei com uma dúvida, como acessar o modem depois que ele reinicia em modo bridge?

Edit: descobri, na verdade já estava no tutorial, mas resumindo: fixando o IP da máquina em 192.168.100.2, máscara 255.255.255.0, gateway 192.168.100.1. Pluga o ethernet no modem e acessa pelo 192.168.100.1.

Sim, fixando manualmente igual você fez funciona. No meu caso, criei uma outra interface no LEDE com essas configurações que você comentou e coloquei pra sair pela WAN.
Desse modo ele sabe por onde deve sair e quais configurações usar pra comunicar com o ONT da Copel, porém caso o destino seja a internet ele sai pela PPPoE.
 
Sim, fixando manualmente igual você fez funciona. No meu caso, criei uma outra interface no LEDE com essas configurações que você comentou e coloquei pra sair pela WAN.
Desse modo ele sabe por onde deve sair e quais configurações usar pra comunicar com o ONT da Copel, porém caso o destino seja a internet ele sai pela PPPoE.

Cara, fiz aqui o tutorial e funcionou 100% Obrigado!!

Aproveitando o ensejo já que sou novato no openwrt, poderia compartilhar mais detalhes de como configurar essa interface pra manter o acesso à ONT?

abraço!
 
Cara, fiz aqui o tutorial e funcionou 100% Obrigado!!

Aproveitando o ensejo já que sou novato no openwrt, poderia compartilhar mais detalhes de como configurar essa interface pra manter o acesso à ONT?

abraço!

Que bom que foi útil. :vish:
Claro, é bem simples! Como não posso acessar o meu router agora, te direi por cima quais são as configurações e você tenta fazer. Caso não consiga, me avise que eu posto um passo a passo com prints.

Faça isso:
  1. Em interfaces, crie uma nova interface.
  2. Em protocolo, creio que o nome da opção seja "Static" ou algo do gênero. Nosso objetivo é fixar um IP.
  3. Alguns campos devem aparece para digitar IP, Network Mask e Gateway. Caso não apareçam, tente clicar em "Save" e entrar novamente nesta interface.
  4. Em IP coloque 192.168.100.2, Network Mask 255.255.255.0 e Gateway coloque 192.168.100.1. Se tiver algo como "Broadcast", DNS ou IPv6, deixe em branco.
  5. Clique em "Save" e troque para última aba dessa página, acho que é "Firewall Settings".
  6. Nessa parte deve ter a opção de selecionar a "zone" que esta interface faz parte, basta selecionar Wan (A vermelha), que inclusive estará o nome da sua interface PPPoE.
  7. Clique em "Save and Apply".
  8. Depois que Salvar, Aplicar e recarregar a página, tente acessar o IP do ONT da Copel (192.168.100.1) e você deve conseguir entrar nele. :)

O bom dessa configuração é que você pode reiniciar o ONT em caso da internet ter bugado, podendo assim reiniciar ele e seu roteador pode sanar a maioria dos problemas que ocorre. Outra coisa é que fica bem fácil modificar as configurações do ONT de imediato, como por exemplo, restaurar a internet com as configurações originais da Copel, bastando alterar uma opção no ONT e outra no seu roteador, sem precisar desfazer nada.
 
Que bom que foi útil. :vish:
Claro, é bem simples! Como não posso acessar o meu router agora, te direi por cima quais são as configurações e você tenta fazer. Caso não consiga, me avise que eu posto um passo a passo com prints.

Faça isso:
  1. Em interfaces, crie uma nova interface.
  2. Em protocolo, creio que o nome da opção seja "Static" ou algo do gênero. Nosso objetivo é fixar um IP.
  3. Alguns campos devem aparece para digitar IP, Network Mask e Gateway. Caso não apareçam, tente clicar em "Save" e entrar novamente nesta interface.
  4. Em IP coloque 192.168.100.2, Network Mask 255.255.255.0 e Gateway coloque 192.168.100.1. Se tiver algo como "Broadcast", DNS ou IPv6, deixe em branco.
  5. Clique em "Save" e troque para última aba dessa página, acho que é "Firewall Settings".
  6. Nessa parte deve ter a opção de selecionar a "zone" que esta interface faz parte, basta selecionar Wan (A vermelha), que inclusive estará o nome da sua interface PPPoE.
  7. Clique em "Save and Apply".
  8. Depois que Salvar, Aplicar e recarregar a página, tente acessar o IP do ONT da Copel (192.168.100.1) e você deve conseguir entrar nele. :)

O bom dessa configuração é que você pode reiniciar o ONT em caso da internet ter bugado, podendo assim reiniciar ele e seu roteador pode sanar a maioria dos problemas que ocorre. Outra coisa é que fica bem fácil modificar as configurações do ONT de imediato, como por exemplo, restaurar a internet com as configurações originais da Copel, bastando alterar uma opção no ONT e outra no seu roteador, sem precisar desfazer nada.
funcionando perfeito, valeu!!
 
Procurei a chave do meu problema até no site da indonésia, claro que tive que traduzir tudo. Nada encontrei, só via os caras mostrando os resultados positivos e o meu caso nada. Um dos técnicos da empresa nem mais atendia o celular, pois achava que eu queria demais e não reconhecia que não sabia. Certa vez fui fazer um pagamento na empresa e lá conversei com um técnico e relatei a questão. Ele simplesmente disse: vc não pediu permissão para nós liberarmos o mac. Resolvido.
 
Última edição:
Procurei a chave do meu problema até no site da indonésia, claro que tive que traduzir tudo. Nada encontrei, só via os caras mostrando os resultados positivos e o meu caso nada. Um dos técnicos da empresa nem mais atendia o celular, pois achava que eu queria demais e não reconhecia que não sabia. Certa vez fui fazer um pagamento na empresa e lá conversei com um técnico e relatei a questão. Ele simplesmente disse: vc não pediu permissão para nós liberarmos o mac. Resolvido.

Não entendi. Você teve que pedir pra Copel liberar o MAC do seu roteador pra fazer a discagem do PPPoE? Assim, faz sentido o que diz, mas não entendo porque o @coralho e eu conseguimos fazer então, porque a discagem está normal. Inclusive, zerei meu roteador nesse sábado pra instalar a última versão do OpenWRT e continua funcionando.
Além do que, se for isso mesmo, talvez você nem precisasse pedir liberação, bastava clonar o MAC do ONT no seu Router.
 
Lembrei-me agora que certa vez com outro provedor precisei trocar de roteador e tive que pedir que liberasse o mac. Procurei saber e eles disseram que tinha que ser assim, acontecia a liberação e depois de um bom tempo o próprio sistema detectava o novo roteador e guardava os dados. Desta vez não me lembrei do ocorrido e passei por aperto. Sendo marinheiro de primeira viagem também não sabia que podia clonar. O interessante de tudo é que esse seu tópico foi lido por muitos e nenhum mostrou onde estava a falha. Ambas configurações corretas e a minha só faltando a liberação.
 
Lembrei-me agora que certa vez com outro provedor precisei trocar de roteador e tive que pedir que liberasse o mac. Procurei saber e eles disseram que tinha que ser assim, acontecia a liberação e depois de um bom tempo o próprio sistema detectava o novo roteador e guardava os dados. Desta vez não me lembrei do ocorrido e passei por aperto. Sendo marinheiro de primeira viagem também não sabia que podia clonar. O interessante de tudo é que esse seu tópico foi lido por muitos e nenhum mostrou onde estava a falha. Ambas configurações corretas e a minha só faltando a liberação.

Realmente, foi algo simples que nem passou por minha cabeça. De qualquer forma, fico feliz por você e fica o aprendizado pra nós. :joia:
 
@allan0027, estou com uma dúvida. Sei que o tópico é para utilizar um novo roteador como o principal ao invés do Huawei HG8245H fornecido pela Copel. Entretanto, o que eu gostaria de fazer é repetir o sinal do roteador da Copel através do modo WDS do meu roteador TL-WR1043ND da TP-Link. Já fiz as configurações para utilizar esse modo, como mudar o ip para a mesma sub mask do da copel (ip do huawei é 192.168.100.1 e no tp-link coloquei 192.168.100.2), habilitar o WDS e escolher a rede wifi original, desabilitar o DHCP do roteador secundário, para ele funcionar só como bridge, etc. Eu até consigo acessar o roteador secundário se estiver conectado na Wifi original, mas se conecto na rede que criei para repetir o sinal, não há conexão com a internet. Será que preciso mudar alguma coisa na wan no roteador principal, ou fazer uma nova wan e colocá-la como modo bridge?
 
@allan0027, estou com uma dúvida. Sei que o tópico é para utilizar um novo roteador como o principal ao invés do Huawei HG8245H fornecido pela Copel. Entretanto, o que eu gostaria de fazer é repetir o sinal do roteador da Copel através do modo WDS do meu roteador TL-WR1043ND da TP-Link. Já fiz as configurações para utilizar esse modo, como mudar o ip para a mesma sub mask do da copel (ip do huawei é 192.168.100.1 e no tp-link coloquei 192.168.100.2), habilitar o WDS e escolher a rede wifi original, desabilitar o DHCP do roteador secundário, para ele funcionar só como bridge, etc. Eu até consigo acessar o roteador secundário se estiver conectado na Wifi original, mas se conecto na rede que criei para repetir o sinal, não há conexão com a internet. Será que preciso mudar alguma coisa na wan no roteador principal, ou fazer uma nova wan e colocá-la como modo bridge?

Sem problemas, estou aqui pra ajudar. :vish:
Não estou dizendo que não tenha feito direito, mas gostaria de esclarecer algumas coisas:
  • O segundo roteador tem que ficar numa posição que consiga pegar bem o sinal do primeiro. Se ele pegar um sinal ruim, por mais que pareça que "ampliou" o sinal bom, na realidade ele só está retransmitindo um sinal ruim.
  • Dependendo do firmware há diferenças em como as configurações são feitas. O conceito é o mesmo, mas alguns exigem que o canal, SSID, criptografia e a senha estejam como no principal. Sugiro que você fixe o canal utilizado no roteador principal e coloque o mesmo canal, SSID, criptografia e senha no secundário. Se tudo funcionar corretamente, você pode fazer as alterações que desejar, testando para que continue funcionando. (O canal recomendo trocar por conta da interferência do primário no secundário).
  • Se você está com um DHCP ativo no principal, não precisa trocar as configurações de rede no secundário. Se deixar o secundário no modo DHCP, ele conectará na primeira rede e pegará as configurações dele. O bom disso é que todas as configurações ficam concentradas no principal, então caso precise alterar algo só precisa alterá-lo. Se quiser um IP Fixo pro secundário, pode fixá-lo no DHCP do primário.
  • Quando utilizamos um segundo roteador pra expandir o sinal, a ideia é deixá-lo na mesma rede LAN, como se você tivesse conectado um cabo na porta LAN dele e na LAN do roteador primário. Nesse cenário não existe WAN no secundário e tudo relacionado à isso poderia ser desativado. (Ex: DHCP, NAT, Firewall, etc.)
  • Sempre é melhor que eles sejam conectados por cabo, porém entendo que há casos em que isso é inviável.
O que deveria acontecer caso estivesse tudo funcionando?
  1. O roteador secundário tentaria conectar no primário com o SSID, criptografia e senha utilizados.
  2. A conexão ocorreria com êxito, o roteador secundário agiria como "cliente" e obteria as configurações da rede LAN. Neste ponto ele conseguiria "pingar" sites externos, caso o roteador principal/ISP permitissem.
  3. O roteador secundário exibiria o SSID configurado, permitindo acesso de clientes à ele.
  4. Quando algum dispositivo conectasse nele, obteria as configurações de rede LAN fornecidas pelo roteador principal, inclusive aparecendo na lista de DHCP Leases dele. Estes dispositivos deveriam conseguir acessar a internet sem problemas.
Veja se o que eu te disse ajuda. Caso ainda assim não funcione, tentamos fazer alguns testes pra ver onde está o problema.
 
Sem problemas, estou aqui pra ajudar. :vish:
Não estou dizendo que não tenha feito direito, mas gostaria de esclarecer algumas coisas:
  • O segundo roteador tem que ficar numa posição que consiga pegar bem o sinal do primeiro. Se ele pegar um sinal ruim, por mais que pareça que "ampliou" o sinal bom, na realidade ele só está retransmitindo um sinal ruim.
  • Dependendo do firmware há diferenças em como as configurações são feitas. O conceito é o mesmo, mas alguns exigem que o canal, SSID, criptografia e a senha estejam como no principal. Sugiro que você fixe o canal utilizado no roteador principal e coloque o mesmo canal, SSID, criptografia e senha no secundário. Se tudo funcionar corretamente, você pode fazer as alterações que desejar, testando para que continue funcionando. (O canal recomendo trocar por conta da interferência do primário no secundário).
  • Se você está com um DHCP ativo no principal, não precisa trocar as configurações de rede no secundário. Se deixar o secundário no modo DHCP, ele conectará na primeira rede e pegará as configurações dele. O bom disso é que todas as configurações ficam concentradas no principal, então caso precise alterar algo só precisa alterá-lo. Se quiser um IP Fixo pro secundário, pode fixá-lo no DHCP do primário.
  • Quando utilizamos um segundo roteador pra expandir o sinal, a ideia é deixá-lo na mesma rede LAN, como se você tivesse conectado um cabo na porta LAN dele e na LAN do roteador primário. Nesse cenário não existe WAN no secundário e tudo relacionado à isso poderia ser desativado. (Ex: DHCP, NAT, Firewall, etc.)
  • Sempre é melhor que eles sejam conectados por cabo, porém entendo que há casos em que isso é inviável.
O que deveria acontecer caso estivesse tudo funcionando?
  1. O roteador secundário tentaria conectar no primário com o SSID, criptografia e senha utilizados.
  2. A conexão ocorreria com êxito, o roteador secundário agiria como "cliente" e obteria as configurações da rede LAN. Neste ponto ele conseguiria "pingar" sites externos, caso o roteador principal/ISP permitissem.
  3. O roteador secundário exibiria o SSID configurado, permitindo acesso de clientes à ele.
  4. Quando algum dispositivo conectasse nele, obteria as configurações de rede LAN fornecidas pelo roteador principal, inclusive aparecendo na lista de DHCP Leases dele. Estes dispositivos deveriam conseguir acessar a internet sem problemas.
Veja se o que eu te disse ajuda. Caso ainda assim não funcione, tentamos fazer alguns testes pra ver onde está o problema.

Com questão aos pontos que você especificou:
  • O segundo roteador está perto o suficiente para pegar um sinal bom do principal.
  • O canal, tipo de criptografia e senha estavam as mesmas do principal. Eu já tinha fixado um canal no principal antes de tentar configurar o repetidor, a senha também já tinha colocado a mesma e mesmo tipo de criptografia, mas quando mudei para o mesmo SSID e dei um reboot no secundário, perdi minha conexão com a internet e quando mudei novamente o SSID da rede secundária, voltei a ter acesso à internet na rede principal.
  • Nos tutorias que eu vi, falavam que tinha que desabilitar o DHCP do secundário para ele funcionar como cliente, deixando o roteador principal dar as configurações de acesso, mas fiz o que disse e habilitei novamente e continuei sem conseguir acesso por essa rede secundária.
  • Entendo, mas não é por isso que eu preciso mudar o ip do roteador secundário para um na mesma sub mask do primário? pois o padrão do meu tp-link é 192.168.1.1 e o da copel é 192.168.100.1, se eu não mudar e como a sub mask é 255.255.255.0, se mantiver o padrão eles não ficariam em LAN certo?
 
  1. Ótimo.
  2. Isso porque você devia estar conectando no secundário e por algum motivo, ele não está comunicando direito com o primário.
  3. Você desabilita o DHCP pelo fato de que se ficar 2 DHCPs diferentes na mesma rede, se alguém pegar IP do secundário, não consegue acessar a internet.
  4. Eles tem que estar com as mesmas configurações, sim. Porém, quando o secundário conecta no primário, ele recebe o IP e ficaria com as configurações corretas.
Faça o seguinte:
  1. Conecte no SSID do secundário.
  2. Veja se obteve as configurações de rede corretas. Como está usando o DHCP do Huawei, tem que pegar automaticamente algum IP da rede 192.168.100.0, o Gateway tem que ser o 192.168.100.1 e os DNS se não me engano, são externos.
  3. Tente pingar o IP do ONT da Copel (192.168.100.1).
  4. Tente pingar algum site externo, como o DNS da Google (8.8.8.8).
Poste os resultados e veremos o que fazer em seguida.
 
  1. Ótimo.
  2. Isso porque você devia estar conectando no secundário e por algum motivo, ele não está comunicando direito com o primário.
  3. Você desabilita o DHCP pelo fato de que se ficar 2 DHCPs diferentes na mesma rede, se alguém pegar IP do secundário, não consegue acessar a internet.
  4. Eles tem que estar com as mesmas configurações, sim. Porém, quando o secundário conecta no primário, ele recebe o IP e ficaria com as configurações corretas.
Faça o seguinte:
  1. Conecte no SSID do secundário.
  2. Veja se obteve as configurações de rede corretas. Como está usando o DHCP do Huawei, tem que pegar automaticamente algum IP da rede 192.168.100.0, o Gateway tem que ser o 192.168.100.1 e os DNS se não me engano, são externos.
  3. Tente pingar o IP do ONT da Copel (192.168.100.1).
  4. Tente pingar algum site externo, como o DNS da Google (8.8.8.8).
Poste os resultados e veremos o que fazer em seguida.
  1. Se eu deixar o roteador no modo default, com o ip de LAN em 192.168.1.1, mesmo fazendo as configurações para ativar o WDS/Bridge não consigo conectar na rede secundária se tentar por DHCP, somente se fixar um ip 192.168.1.x, ou seja, mesmo que o DHCP do roteador primário esteja ativado, ele não muda o ip do roteador secundário para ficar na mesma LAN e como fica desabilitado o DHCP do secundário, o pc não recebe um ip compatível para conexão. Agora, se eu mudar o ip do secundário manualmente para 192.168.100.2, consigo conectar na rede secundária mesmo com o DHCP do secundário desabilitado.
  2. Como falei no 1., acho que o roteador secundário não está recebendo as configurações de rede corretas.
  3. Eu tirei uns prints pra mostrar, mas não to conseguindo colocar a imagem aqui kkk foi mal. Mas como resultado não consegue pingar nem o ONT da Copel, nem o DNS da google.
  4. Ping foi iniciado...

    PING 8.8.8.8 (8.8.8.8): 56 data bytes

    92 bytes from 192.168.100.2: Destination Net Unreachable

    Vr HL TOS Len ID Flg off TTL Pro cks Src Dst

    4 5 00 5400 d312 0 0000 40 01 727a 192.168.100.100 8.8.8.8



    Request timeout for icmp_seq 0

    Request timeout for icmp_seq 1

    Request timeout for icmp_seq 2

    92 bytes from 192.168.100.2: Destination Net Unreachable

    Vr HL TOS Len ID Flg off TTL Pro cks Src Dst

    4 5 00 5400 babe 0 0000 40 01 8ace 192.168.100.100 8.8.8.8



    Request timeout for icmp_seq 3

    Request timeout for icmp_seq 4

    Request timeout for icmp_seq 5

    Request timeout for icmp_seq 6

    Request timeout for icmp_seq 7

    Request timeout for icmp_seq 8



    --- 8.8.8.8 ping statistics ---

    10 packets transmitted, 0 packets received, 100.0% packet loss




  5. Ping foi iniciado...

    PING 192.168.100.1 (192.168.100.1): 56 data bytes

    Request timeout for icmp_seq 0

    Request timeout for icmp_seq 1

    Request timeout for icmp_seq 2

    Request timeout for icmp_seq 3

    ping: sendto: No route to host

    Request timeout for icmp_seq 4

    ping: sendto: No route to host

    Request timeout for icmp_seq 5

    ping: sendto: No route to host

    Request timeout for icmp_seq 6

    ping: sendto: No route to host

    Request timeout for icmp_seq 7

    ping: sendto: No route to host

    Request timeout for icmp_seq 8



    --- 192.168.100.1 ping statistics ---

    10 packets transmitted, 0 packets received, 100.0% packet loss
  6. Já tô é muito frustado com isso... era pra ser uma configuração tão simples de habilitar o roteador para repetir o sinal. Não entendo o que está errado!!
 
Última edição:
  1. Se eu deixar o roteador no modo default, com o ip de LAN em 192.168.1.1, mesmo fazendo as configurações para ativar o WDS/Bridge não consigo conectar na rede secundária se tentar por DHCP, somente se fixar um ip 192.168.1.x, ou seja, mesmo que o DHCP do roteador primário esteja ativado, ele não muda o ip do roteador secundário para ficar na mesma LAN e como fica desabilitado o DHCP do secundário, o pc não recebe um ip compatível para conexão. Agora, se eu mudar o ip do secundário manualmente para 192.168.100.2, consigo conectar na rede secundária mesmo com o DHCP do secundário desabilitado.
  2. Como falei no 1., acho que o roteador secundário não está recebendo as configurações de rede corretas.
  3. Eu tirei uns prints pra mostrar, mas não to conseguindo colocar a imagem aqui kkk foi mal. Mas como resultado não consegue pingar nem o ONT da Copel, nem o DNS da google.
  4. Ping foi iniciado...

    PING 8.8.8.8 (8.8.8.8): 56 data bytes

    92 bytes from 192.168.100.2: Destination Net Unreachable

    Vr HL TOS Len ID Flg off TTL Pro cks Src Dst

    4 5 00 5400 d312 0 0000 40 01 727a 192.168.100.100 8.8.8.8



    Request timeout for icmp_seq 0

    Request timeout for icmp_seq 1

    Request timeout for icmp_seq 2

    92 bytes from 192.168.100.2: Destination Net Unreachable

    Vr HL TOS Len ID Flg off TTL Pro cks Src Dst

    4 5 00 5400 babe 0 0000 40 01 8ace 192.168.100.100 8.8.8.8



    Request timeout for icmp_seq 3

    Request timeout for icmp_seq 4

    Request timeout for icmp_seq 5

    Request timeout for icmp_seq 6

    Request timeout for icmp_seq 7

    Request timeout for icmp_seq 8



    --- 8.8.8.8 ping statistics ---

    10 packets transmitted, 0 packets received, 100.0% packet loss




  5. Ping foi iniciado...

    PING 192.168.100.1 (192.168.100.1): 56 data bytes

    Request timeout for icmp_seq 0

    Request timeout for icmp_seq 1

    Request timeout for icmp_seq 2

    Request timeout for icmp_seq 3

    ping: sendto: No route to host

    Request timeout for icmp_seq 4

    ping: sendto: No route to host

    Request timeout for icmp_seq 5

    ping: sendto: No route to host

    Request timeout for icmp_seq 6

    ping: sendto: No route to host

    Request timeout for icmp_seq 7

    ping: sendto: No route to host

    Request timeout for icmp_seq 8



    --- 192.168.100.1 ping statistics ---

    10 packets transmitted, 0 packets received, 100.0% packet loss
  6. Já tô é muito frustado com isso... era pra ser uma configuração tão simples de habilitar o roteador para repetir o sinal. Não entendo o que está errado!!

Desculpe, acho que estou te confundindo. Vamos com calma. hahaha
Faça a mesma configuração que você tinha feito, desativando DHCP, configurando manualmente a rede no secundário, etc. Faça esse teste que te falei, isso caso você já não tenha feito isso. Aliás, aconselho você ir na parte de depuração na interface do TP-Link e tente pingar por lá, acho que inclusive tem o "traceroute", faça os testes com ele também.

Estarei em casa às 20h, se quiser podemos resolver tudo ainda hoje. :vish:
 
Desculpe, acho que estou te confundindo. Vamos com calma. hahaha
Faça a mesma configuração que você tinha feito, desativando DHCP, configurando manualmente a rede no secundário, etc. Faça esse teste que te falei, isso caso você já não tenha feito isso. Aliás, aconselho você ir na parte de depuração na interface do TP-Link e tente pingar por lá, acho que inclusive tem o "traceroute", faça os testes com ele também.

Estarei em casa às 20h, se quiser podemos resolver tudo ainda hoje. :vish:

Não é você que está me confundindo não kkk, mas sim esse ONT da copel. Eu já estou há alguns dias tentando fazer o roteador da tp-link repetir o sinal da copel sem sucesso, sendo que teoricamente era pra ser um procedimento simples de configurar.
Sim, eu já tinha feito a configuração como falei antes. coloquei um ip de LAN do roteador secundário de 192.168.100.2 (o da copel é 192.168.100.1). O estranho agora foi que eu ia pingar através da interface do tp-link, mas não consegui conectar na rede secundária utilizando DHCP, somente utilizando um ip fixo, sendo que quando mandei a última mensagem, estava conseguindo me conectar através de DHCP. Enfim, utilizando o ping e o traceroute do tp-link tive essas respostas:

Pinging 192.168.100.1 with 64 bytes of data:

Reply from 192.168.100.1: bytes=64 time=137 TTL=64 seq=1

Reply from 192.168.100.1: bytes=64 time=219 TTL=64 seq=2

Reply from 192.168.100.1: bytes=64 time=2 TTL=64 seq=3

Reply from 192.168.100.1: bytes=64 time=1 TTL=64 seq=4

Reply from 192.168.100.1: bytes=64 time=2 TTL=64 seq=5

Ping statistics for 192.168.100.1

Packets: Sent = 5, Received = 5, Lost = 0 (0% loss),

Approximate round trip times in milliseconds:

Minimum = 1, Maximum = 219, Average = 72

Tracing route to 192.168.100.1 over a maximum of 20 hops

1 2ms 9ms 4ms 192.168.100.1

Trace complete.



Pinging 8.8.8.8 with 64 bytes of data:

Request timed out.

Request timed out.

Request timed out.

Request timed out.

Request timed out.

Ping statistics for 8.8.8.8

Packets: Sent = 5, Received = 0, Lost = 5 (100% loss),


Tracing route to 8.8.8.8 over a maximum of 20 hops

1 * * * Request timed out.

2 * * * Request timed out.

3 * * * Request timed out.

4 * * * Request timed out.

5 * * * Request timed out.

6 * * * Request timed out.

7 * * * Request timed out.

8 * * * Request timed out.

9 * * * Request timed out.

10 * * * Request timed out.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo