Configurando sua 5700XT / 5700 para melhor desempenho com temperatura e consumo mais baixos.

Olhando a o dissipador pela espaço que dá pra ver, vc já consegue ver o dissipador de cobre maior que fica perto do GPU.

Nesse link do adrena dá para ver a comparação dos dissipadores:

e aqui tem a imagem da comparação do novo com o antigo:

Valeu!! to esperando a minha chegar ainda.. essa entrega ninja do Kabum não é tão ninja assim..

Assim que chegar, me aventuro no mundo do undervolt.
 
É galera, depois de muita luta vou trocar o card por uma nvidia. Mesmo depois de tudo feito e recomendado por vocês, fóruns gringos, vídeos do youtube, turoriais infinitos, testes infinitos, a vga insiste em reiniciar o pc. Segundo o Reliability History o crash tem o gatilho no Radeon Software. Pedi reembolso na Kabum e pegarei uma 2080 super. Obrigado a todos, de verdade e vida que segue.
 
Estou na peleja com a transportadora Azul Cargo e Kabum...Faz uns 20 dias que neguei o recebimento, eles não retornam a placa pra Kabum..No sistema de rastreio da Azul consta que o endereço estava fechado(só que anotei hora,nome e placa da moto do entregador)..reclamei por chat,por email eles dizem qje vao resolver e nada..Anteontem tentaram entregar a placa denovo..Estão fazendo de tudo para retardar o meu extorno..A Kabum se reportou dizendo que já solicitou à transportadora que voltasse a mercadoria e eles estão só me cozinhando...Comprei outra placa também na Kabum, e já recebi, se soubesse que iria dar essa novela pra cancelar por arrependimento( e olhe que neguei o recebimento) teria comprado em qualquer outra loja, mesmo mais caro.
Eles só iniciarão o processo de extorno(15 dias) quando a placa chegar lá...
CUIDADO AO ESCOLHEREM A AZUL CARGO nas opções da Kabum..Entregam rápido, mas pra devolver ou negar recebimento é uma mer...

Comprei e já recebi a RX5700XT GamingX da MSI...Excelente placa..Está 72°c GPU e pico de 84°c na junction.Isso quando no estresse
 
Oi Gente! Só passando aqui pra postar meus resultados depois de um fim de semana inteiro de testes:
Modelo: Gigabyte 5700 OC / Driver: 20.2.1

Sempre fui Nvidia, mas dessa vez não tive coragem de pagar o preço da 2060 super. Optei pela 5700 e por reaprender como funcionam as coisas do lado vermelho. Posso afirmar que no primeiro dia tava com saudade da Nvidia viu, as coisas são mais estáveis por lá, mas com um pouco de persistência a gente consegue ir superando os obstáculos. Consegui o que eu acredito ser um resultado excelente:

Primeiro, usei o MorePowerTools e aumentei o overdrive pra 2100mhz. E SÓ!

Depois de muto teste e crash, cheguei ao over Rock solid aí de baixo. (Detalhe: Não precisei aumentar o %POWER pra isso:

2060Mhz / 1000mv / 1750mhz / 160w de consumo máximo.

DICA: NÃO TOQUE NAS Memórias! Eu até consigo subir pra 1900mhz, mas mesmo com over menor que esse eu começo a ter problemas com stutter nos jogos. Eu fiquei doido até descobrir que era isso.

1440p / high / 100+fps pra grande maioria dos jogos. No final gostei do resultado e tô quase fazendo as pazes com a placa hehe.
 
opa pessoal, estou para adquirir uma rx 5700 msi gaming x
depois de ver esse debate de vcs, eu queria saber se é essencial fazer esse uv/oc ?? a diferença é muito absurda ?
pq nao sou tao familiarizado com isso de over e tal, ai tenho essa duvida, se eu usar ela no stock como ela vem é desvantagem ?
poderia detalhar mais a diferença de fazer uv/oc nela
 
opa pessoal, estou para adquirir uma rx 5700 msi gaming x
depois de ver esse debate de vcs, eu queria saber se é essencial fazer esse uv/oc ?? a diferença é muito absurda ?
poderia detalhar mais a diferença de fazer uv/oc nela
Possuo esse modelo da MSI. Ela responde muito bem ao UV. A diferença é marginal, mas longe de ser desprezível.
Com redução de voltagem, ao mesmo tempo que reduz consumo e temperatura, consequentemente abre margem pro boost clock alcançar valores mais altos, pois a placa gastando menos estará mais distante do TDP dela. Descoberto os valores de ajuste fino da unidade, é basicamente acréscimo performance free.
Pra te dar um exemplo: em stock (2100mhz x 1180mv) em uso real o boost da minha fica na casa de ~1950mhz. Já, se eu fizer UV para 1110mv (-70mv), a placa diminui o consumo e o boost passa a trabalhar na casa de 2050mhz.

pq nao sou tao familiarizado com isso de over e tal, ai tenho essa duvida, se eu usar ela no stock como ela vem é desvantagem ?
É simples de fazer. Muito intuitivo e pode ser feito pelo próprio driver. Em stock você estaria deixando de ganhar.
 
Possuo esse modelo da MSI. Ela responde muito bem ao UV. A diferença é marginal, mas longe de ser desprezível.
Com redução de voltagem, ao mesmo tempo que reduz consumo e temperatura, consequentemente abre margem pro boost clock alcançar valores mais altos, pois a placa gastando menos estará mais distante do TDP dela. Descoberto os valores de ajuste fino da unidade, é basicamente acréscimo performance free.
Pra te dar um exemplo: em stock (2100mhz x 1180mv) em uso real o boost da minha fica na casa de ~1950mhz. Já, se eu fizer UV para 1110mv (-70mv), a placa diminui o consumo e o boost passa a trabalhar na casa de 2050mhz.


É simples de fazer. Muito intuitivo e pode ser feito pelo próprio driver. Em stock você estaria deixando de ganhar.
entendi, ja que vc tem esse modelo consegue mandar pra mim detalhes das suas configurações pra mim ter uma base e testar ...
 
Galera, é possível fazer o Radeon Adrenalin iniciar o windows com as configurações aplicadas?

Paliativamente, eu fiz um "Undervolting" pelo MSI Afterburner. Ele não te deixa configurar o core voltage (pelo menos o meu não), mas deixa você configurar o Power Limit.

Com a frequencia stock, mas com power limit em -8%, tive uma redução de 10% no consumo da placa (210-220W para 180-190W). temp max 69, junction 82. Testado no Valley.

Tive uma queda de performance de 1-3%.
 
Última edição:
entendi, ja que vc tem esse modelo consegue mandar pra mim detalhes das suas configurações pra mim ter uma base e testar ...


Se possível mandar pra mim também...Recebi essa placa agora dia 23 e estou fazendo testes nela, modificando de várias formas pra buscar o ideal. Ela não estava ruim, mas como meu gabinete é pequeno, o airflow é porco e minha cidade é quente(não uso ac), quero deixar ela o mais fria possível pra prolongar a vida útil dela....Gostei muito da GamingX, parece um tijolo de ferro(pesada e forte) e as temperaturas ficavam até 80°c gpu/84°c junction...normalmente na casa dos 72°c jogando e 40°c fazendo outras atividades leves.
 
Primeiro agradecer a todos pelas dicas.

Segundo, a cabo riser thermaltake quem era o vilão de minha configuração!
tela azul, tela preta, crashs em videos, jogos etc

decidi q era resolver ou vender a placa (5700xt reference).
Desmontei tudo, limpei, apliquei as dicas do topico e resolvi espetar a placa direto na mobo (que é gigabyte x570 itxm e meio problemática)
com 10 dias, nenhuma tela azul, preta ou crash

pra quem não sabe o cabo rise é aquela "extensão do pci-e e usada p colocar a placa em pé (vga da esquerda)

thermaltake_view_27_chamada.jpg
 
Valeu!! to esperando a minha chegar ainda.. essa entrega ninja do Kabum não é tão ninja assim..

Assim que chegar, me aventuro no mundo do undervolt.

Tem que esperar sentado... a coisa demora
 
Até que entregou no prazo.. 2 dias úteis hehe

haha
Desculpa! Eu tava respondendo sobre o cooler da XFX
Cliquei na mensagem errada
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O Ultra no nome implica a versão revisada, no lançamento era só Thicc II.

Na verdade são duas versões da placa, uma normal com clock máximo de 1905 mhz de boost na GPU e outra que é a Ultra e 1980 mhz de boost
Tanto que teve Youtuber que desmontou a a Ultra e era o dissipador não revisado

Versão não Ultra > https://www.xfxforce.com/gpus/radeon-tm-rx-5700-xt-8gb-gddr6-thicc-ii

Ultra https://www.xfxforce.com/gpus/radeon-tm-rx-5700-xt-8gb-gddr6-thicc-ii-ultra-2

E se você acessar aqui vai ver a salada de 5700 XT Thicc que XFX fez... várias versões

 
Última edição:
Primeiro agradecer a todos pelas dicas.

Segundo, a cabo riser thermaltake quem era o vilão de minha configuração!
tela azul, tela preta, crashs em videos, jogos etc

decidi q era resolver ou vender a placa (5700xt reference).
Desmontei tudo, limpei, apliquei as dicas do topico e resolvi espetar a placa direto na mobo (que é gigabyte x570 itxm e meio problemática)
com 10 dias, nenhuma tela azul, preta ou crash

pra quem não sabe o cabo rise é aquela "extensão do pci-e e usada p colocar a placa em pé (vga da esquerda)

thermaltake_view_27_chamada.jpg

Pra você ver que gosto é algo particular, eu prefiro a posição tradicional da direita, imagino a confusão estética das entradas de vídeo da placa, deve ser como encaixar um triângulo no buraco quadrado....Mas, respeito quem goste.
 
Olá pessoal acabei de terminar meu setup, fui comprando aos poucos nos últimos meses os componente, Configuração é Ryzen 1600 af, Steel Legend B450m, Rx 5700xt Thicc,II ram 16gb adata d41, Fonte EVGA 650W. PROBLEMA, a GPU não passa de 900mhz de clock, mudei o botão de setup para a direita para ficar em boost clock mas mesmo assim clock não chega no limite, coloco em jogos e também não chega ao clock máximo, poderiam me ajudar, muito obrigado.
 
Olá pessoal acabei de terminar meu setup, fui comprando aos poucos nos últimos meses os componente, Configuração é Ryzen 1600 af, Steel Legend B450m, Rx 5700xt Thicc,II ram 16gb adata d41, Fonte EVGA 650W. PROBLEMA, a GPU não passa de 900mhz de clock, mudei o botão de setup para a direita para ficar em boost clock mas mesmo assim clock não chega no limite, coloco em jogos e também não chega ao clock máximo, poderiam me ajudar, muito obrigado.


Se tua placa tem dual bios, deixa na posição normal e acessa a placa pelo Driver AMD, de lá tu olha as configurações de frequencia e faz os ajustes manuais de acordo com reviews na net, se não funcionar é defeito na placa, aproveita os 7 dias e devolve logo...Faz praticamente 1 mês que estou tentando cancelar uma compra na Kabum e a transportadora ainda não voltou a placa pra Kabum...É sofrível nessa época cancelar alguma coisa, mas é melhor que ficar com algo defeituoso.
 
Se tua placa tem dual bios, deixa na posição normal e acessa a placa pelo Driver AMD, de lá tu olha as configurações de frequencia e faz os ajustes manuais de acordo com reviews na net, se não funcionar é defeito na placa, aproveita os 7 dias e devolve logo...Faz praticamente 1 mês que estou tentando cancelar uma compra na Kabum e a transportadora ainda não voltou a placa pra Kabum...É sofrível nessa época cancelar alguma coisa, mas é melhor que ficar com algo defeituoso.
Eu comprei ela há 1 mês se não der certo vou ter que entrar com RMA da XFX que ai não sei como funciona no Brasil. =/
 
Pessoal, estou me programando para trocar de GPU em breve, mas uso watercooler na minha. Tem alguma marca que permita a troca de pasta térmica sem perda de garantia?
 
Na verdade são duas versões da placa, uma normal com clock máximo de 1905 mhz de boost na GPU e outra que é a Ultra e 1980 mhz de boost
Tanto que teve Youtuber que desmontou a a Ultra e era o dissipador não revisado

Versão não Ultra > https://www.xfxforce.com/gpus/radeon-tm-rx-5700-xt-8gb-gddr6-thicc-ii

Ultra https://www.xfxforce.com/gpus/radeon-tm-rx-5700-xt-8gb-gddr6-thicc-ii-ultra-2

E se você acessar aqui vai ver a salada de 5700 XT Thicc que XFX fez... várias versões


Boa observação.
 
Pessoal, estou me programando para trocar de GPU em breve, mas uso watercooler na minha. Tem alguma marca que permita a troca de pasta térmica sem perda de garantia?

A gigabyte Gaming OC não coloca selo de garantia na placa.
 
entendi, ja que vc tem esse modelo consegue mandar pra mim detalhes das suas configurações pra mim ter uma base e testar ...

Se possível mandar pra mim também..

O clock que estou usando atualmente e tem se mostrado 100% estável é 2080mhz para 1100mv. Neste caso o core clock estabiliza em 2030mhz nos jogos.
Além de alterar o core e voltagem, aumentei o TDP para 225w - que é o padrão de algumas placas. No fundo não é necessário, mas deixo assim só por via das dúvidas mesmo, já que é melhor sobrar margem do que faltar.


Outro perfil que utilizei bastante no versão e que recomendaria o teste foi este: 1975mhz para 975mv. É um perfil pra quem quer diminuir consideravelmente o consumo e ruído (ou temperatura) da placa. Consumo cai pra casa de 160w, sendo que o desempenho fica muito próximo do default.

Print de quando estava testando a estabilidade da config acima:


Mas vale ressaltar que esses valores são muito individuais. Vocês podem usar como base, mas só na tentativa e erro mesmo saberão quais são os melhores valores pra suas.

Minha dica é que façam o download do 3dmark e executem algum graphics test em loop no modo janela... e aí vão alterando os valores de 10 em 10mhz/mv... até encontrar instabilidade. Após isso, dêem uma margemzinha de folga e partam pro teste real em jogos. Não tem muito mistério.
3Dmark é gratuito e pode ser baixado AQUI.
 
Pessoal, ta valendo a pena pegar a 5700xt?
Não uso amd desde a asus 7970!

Hoje to com uma gtx 970 e tava querendo pegar uma rtx 2070 ou essa 5700xt pelo menor preço e dizem que encosta na 2070, dizem que os drivers da amd são bem bugados.

Agora não sei o que eu compro, quais vocês recomendam?
 
Pessoal, ta valendo a pena pegar a 5700xt?
Não uso amd desde a asus 7970!

Hoje to com uma gtx 970 e tava querendo pegar uma rtx 2070 ou essa 5700xt pelo menor preço e dizem que encosta na 2070, dizem que os drivers da amd são bem bugados.

Agora não sei o que eu compro, quais vocês recomendam?


Se você entrar no clube do fusca e perguntar qual o carro é bom, você já sabe a resposta, né?!?kkkkk....mas, voltando;
A RX5700XT está entre a RTX2070 e a RTX2070Super..em alguns poucos jogos ela ainda bate a 2070Super(mas seria uns 3 ou 4 de um grande universo de jogos).
Eu não tive problemas com os Drivers por que comprei ela agora é o Driver que tenho instalado é o penúltimo que deve ser uma boa evolução dos anteriores, talvez quem tenha a placa desde o ano passado, tenha um histórico de sofrimento com ela.
Agora a questão dela é o fato dela ser mais quente que as Nvidias e a turma fica "futricando" nas regulagens da placa para tentar trazer ela para uma temperatura mais amena, e acredito que essa mania acaba atrapalhando a experiencia e por vezes trazendo chateação... Eu estou de boa com a minha, estou mexendo mas pra melhorar o que eu acho que está razoável em termos de temperarura.
Acabei gostando da mudança da Nvidia pra AMD por que estou aprendendo a configuração a placa, coisa que eu não fazia na GTX1660Ti(e nem sabia fazer). E dizem que a AMD é mais customizável e mais fácil mexer, mas isso não posso confirmar pois não mexia na Nvidia.

Para ser sincero; Se eu fosse pegar uma RedDevil que na época custava 200 Reais a menos que uma RtX2070Super, eu pegaria a Nvidia, mas como a minha MSI GamingX estava na época 700 Reais abaixo de uma RTX2070Super, o CxB da AmD ficou imbatível.
Se a diferença estiver muito próxima pegue a Nvidia, caso não, pegue a AMD.
Agora, eu não pegaria a RTX 2070 normal, só pegaria a S....Po que acredito que ela fica na fronteira entre 2 patamares, a que colocou os 2 pés no segundo patamar é a 2070Super...Se pensar no valor da 2070 normal eu ficaria com a 2060Super que ainda é mais barata e tem capacidase muito parecida.
 
Se você entrar no clube do fusca e perguntar qual o carro é bom, você já sabe a resposta, né?!?kkkkk....mas, voltando;
A RX5700XT está entre a RTX2070 e a RTX2070Super..em alguns poucos jogos ela ainda bate a 2070Super(mas seria uns 3 ou 4 de um grande universo de jogos).
Eu não tive problemas com os Drivers por que comprei ela agora é o Driver que tenho instalado é o penúltimo que deve ser uma boa evolução dos anteriores, talvez quem tenha a placa desde o ano passado, tenha um histórico de sofrimento com ela.
Agora a questão dela é o fato dela ser mais quente que as Nvidias e a turma fica "futricando" nas regulagens da placa para tentar trazer ela para uma temperatura mais amena, e acredito que essa mania acaba atrapalhando a experiencia e por vezes trazendo chateação... Eu estou de boa com a minha, estou mexendo mas pra melhorar o que eu acho que está razoável em termos de temperarura.
Acabei gostando da mudança da Nvidia pra AMD por que estou aprendendo a configuração a placa, coisa que eu não fazia na GTX1660Ti(e nem sabia fazer). E dizem que a AMD é mais customizável e mais fácil mexer, mas isso não posso confirmar pois não mexia na Nvidia.

Para ser sincero; Se eu fosse pegar uma RedDevil que na época custava 200 Reais a menos que uma RtX2070Super, eu pegaria a Nvidia, mas como a minha MSI GamingX estava na época 700 Reais abaixo de uma RTX2070Super, o CxB da AmD ficou imbatível.
Se a diferença estiver muito próxima pegue a Nvidia, caso não, pegue a AMD.
Agora, eu não pegaria a RTX 2070 normal, só pegaria a S....Po que acredito que ela fica na fronteira entre 2 patamares, a que colocou os 2 pés no segundo patamar é a 2070Super...Se pensar no valor da 2070 normal eu ficaria com a 2060Super que ainda é mais barata e tem capacidase muito parecida.

Você falou tudo!
Obrigado por sanar minhas dúvidas!

Acredito que entre a 5700xt e a 2070 super, o preço entre as duas ainda é muito grande e acabo tendendo para 5700xt. Infelizmente temperatura me incomoda bastante pois no verão aqui do rio de janeiro esquenta DEMAIS!
Agora em questão de desempenho acredito que ela seja muito bruta
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo