Configurando sua 5700XT / 5700 para melhor desempenho com temperatura e consumo mais baixos.

Tomara que continue estável, eu nao testei trocando o pci express de 4 pra 3. Vou testar isso hoje ainda.

O teste cabal que fiz e identifiquei o problema foi o seguinte:

Deixei a placa em stock (2010mhz e 1.2mV) e iniciei o CoD Warzone, ao achar a partida o pc desligou.

Reiniciei e abri o Wattman, setei 1850Mhz e 940mV, ajustei curva de fan (mais agressiva) e liguei o Warzone, consegui jogar várias partidas.

Reiniciei o pc, abri o wattman, setei 1950Mhz e 1.1mV, ajustei curva de fan, liguei o Warzone e ao iniciar a partida o pc desligou. Testei no dota 2 também, ao achar a partida e aceita-la p pc desligou.

O mais engraçado é que eu testei a placa em stock (2010Mhz e 1.2mV) no furmark e no aida64 (Stability Test) por 3 horas e ela funcionou perfeitamente, com temperaturas baixas (max 65 graus), sem nenhum problema. Ainda vou testar no TimeSpy.

Detalhe, peças recem compradas, windows novo, driver instalado com DDU. Testei peça a peça, memórias (Geil 16gb 3200Mhz), fonte (Cx750m), processador (5 3600), SSD (Xpg m2 512gb) e esta tudo normal. A única coisa que nao testei foi outra vga pois não possuo outra.

Ou seja, pelo empirismo, a minha placa se comporta normal em teste de stress e apaga em certas condições de jogos.

Agora a dúvida, tudo isso é devido ao meu chip ou bug de driver?
Aconselho fazer mais testes em outros títulos. Há jogos que infelizmente (ainda) não rodam de maneira satisfatória nas navis.
Um exemplo foi o BF4. Pouco se falava, mas até o lançamento do driver 20.x.x era um jogo que não rodava nas 5700. Ele simplesmente crashava, dava tela preta ou reiniciava o pc. E isso acontecia ora com 3 min de partida, ora com 30 min/1h. Era totalmente aleatório.
Felizmente foi corrigido e hoje está com zero problemas. Além de rodar sem nenhum tipo de crash/lag, roda lindamente tanto com OC quanto com UV.

Tenho jogado muito o warzone e tido quase nenhum problema com crash, mas inegavelmente o jogo não aceita undervolt. Só abro ele em stock, pois se aplico qualquer um dos meus perfis de OC/UV, sei que em algum momento o jogo vai crashar. Geralmente acontece pela segunda H de jogo e, o que é mais curioso, crasha no menu.

Já fiz inúmeros testes aqui e na maioria das engines os perfis OC e especialmente UV funcionam maravilhosamente bem, mas definitivamente não é o caso do warzone. Pelo menos não com a maturidade dos drivers atuais. E já foi pior nós drivers anteriores.
Quem sabe seja este o problema do dota 2. Mas prefiro não opinar, pois desconheço o jogo.
 
Uma pergunta qual seria a voltagem e frequencia mais correta para utilizar na rx 5700 red devil no caso a rx normal sem ser XT estou vendo aqui estou com um pouco de receio de mudar e dar pt na placa de video
Não sei como ela funciona no padrão. Mas eu tenho a 5600XT, que é a mesma GPU, estou rodando com clock real ingame na faixa de 1780Mhz com 968mV, provavelmente a sua deve ser liberada mais Clock, mas já dá para ter uma referência... Acredito que até uns 1850Mhz deve ficar estável com 1006-1012mV no máximo.
 
Aconselho fazer mais testes em outros títulos. Há jogos que infelizmente (ainda) não rodam de maneira satisfatória nas navis.
Um exemplo foi o BF4. Pouco se falava, mas até o lançamento do driver 20.x.x era um jogo que não rodava nas 5700. Ele simplesmente crashava, dava tela preta ou reiniciava o pc. E isso acontecia ora com 3 min de partida, ora com 30 min/1h. Era totalmente aleatório.
Felizmente foi corrigido e hoje está com zero problemas. Além de rodar sem nenhum tipo de crash/lag, roda lindamente tanto com OC quanto com UV.

Tenho jogado muito o warzone e tido quase nenhum problema com crash, mas inegavelmente o jogo não aceita undervolt. Só abro ele em stock, pois se aplico qualquer um dos meus perfis de OC/UV, sei que em algum momento o jogo vai crashar. Geralmente acontece pela segunda H de jogo e, o que é mais curioso, crasha no menu.

Já fiz inúmeros testes aqui e na maioria das engines os perfis OC e especialmente UV funcionam maravilhosamente bem, mas definitivamente não é o caso do warzone. Pelo menos não com a maturidade dos drivers atuais. E já foi pior nós drivers anteriores.
Quem sabe seja este o problema do dota 2. Mas prefiro não opinar, pois desconheço o jogo.

Hmm, bom ter esse feedback. O mais estranho é que o warzone aceita UV aqui e nao roda em stock.
Estou jogando em 1080p e amanha chegara meu vg32vq 1440p. Vou testar em ambas as resolucoes e em mais jogos tambem. Obrigado
 
Hmm, bom ter esse feedback. Estou jogando em 1080p e amanha chegara meu vg32vq 1440p. Vou testar em ambas as resolucoes e em mais jogos tambem. Obrigado pelo feedback
Já descartei a possibilidade de ser devido a baixa-alta carga do jogo. Já rodei ele com escala de resolução em 150% um tempo e nada mudou. Na config que uso atualmente, com foco em competitividade, deixo o jogo quase todo no mínimo. O consumo da placa fica na casa de 120w e mesmo assim, se mexer nos perfis de OC/UV, infelizmente em algum momento o jogo vai crashar.
Mas o driver 20.4.1 reduziu bastante o crash nele. Logo que o warzone saiu, pelo menos aqui, o jogo crashava diretão no menu. Se eu ficasse enrolando demais pra ajustar uma arma, a chance de crash era grande. Isso hoje, pelo menos em stock, não acontece mais.
 
Já descartei a possibilidade de ser devido a baixa-alta carga do jogo. Já rodei ele com escala de resolução em 150% um tempo e nada mudou. Na config que uso atualmente, com foco em competitividade, deixo o jogo quase todo no mínimo. O consumo da placa fica na casa de 120w e mesmo assim, se mexer nos perfis de OC/UV, infelizmente em algum momento o jogo vai crashar.
Mas o driver 20.4.1 reduziu bastante o crash nele. Logo que o warzone saiu, pelo menos aqui, o jogo crashava diretão no menu. Se eu ficasse enrolando demais pra ajustar uma arma, a chance de crash era grande. Isso hoje, pelo menos em stock, não acontece mais.

To como driver whql, 20.2.2. O ideal é desinstalar pelo ddu e instalar o novo ou posso so atualizar?
 
To como driver whql, 20.2.2. O ideal é desinstalar pelo ddu e instalar o novo ou posso so atualizar?
Sempre recomendam passar o DDU antes de instalar qualquer outro driver.
 
Galera tenho coisas boas e ruins a respeito da xfx rx 5700 xt thicc II ultra.
Estou utilizando o driver 20.4.1

Prós:
- A placa é bonita e top.
- Bem forte.
- Já vem com o dissipador igual da THICC III (Que tem mais cobre para a dissipação de calor).

Contras:
- Consumo de energia alto (~200w);
- Temperatura de hotspot alto (pico de 100ºC e média de 91-94ºC); (não sei como é essa medição de hotspot na verdade, talvez seja temperatura okpara essa medição).
- Temperatura do resto elevadas, mas aceitáveis (VRM tem temperaturas baixas inclusive).
- Tive problema de tela azul (BSOD) no navegador ao ver youtube algumas vezes.
MAS Para todos esses contras tem correções simples que acabam com os problemas. Vou listar abaixo.

FIXES (ajustes):

- Tela azul:
basta desligar a aceleração por hardware no navegador (ou programa que utiliza). provavelmente em drivers futuros vem uma correção.

- Temperaturas e consumo:
No driver amd tem a uma seção para alterar frequências e velocidade da fan. Na parte de frequência, fiz um underclock e undervolt. Fiz testes colocando a frequência em 1900@1000mv ou 1850@950mv ou 1800@900mv a placa fica com praticamente o mesmo desempenho, fica mais estável com o consumo muito menor de energia (~120-130w) e a temperatura consideravelmente menor (uns 10ºC).
Se colocar uma curva de fan customizada junto com essa alteração de underclock e undervolt, a temperatura cai muito. Ficando uma placa muito fria (temperaturas médias por volta de 60-65ºC em tudo).

Atualmente estou usando 1851@951mv com uma curva de fan customizada que chega no máximo em 60% do fan.

Ou seja depois desses fixes, fica uma placa ótima!!!! Baixo consumo de energia, fria e muito poderosa!!!!
 
Sim, tem que anotar todos os resultados e criar um espécie de método pra testar voltagem, clock e os dois juntos. Agora vou testar clock baixo e voltagem nem tao baixa

Qual sua fonte e quanto tempo de uso ela tem?
 
Galera, consegui estabilizar a placa em 1800MHz e 900mV em vários jogos que tenho aqui (dota2, re3, monster hunter, Warzone, entre outros), consumindo 110w e 45 graus no máximo, sendo 100% exigida. To usando o OverdriveNTool com o bat no startup, ja que a querida empresa AMD não consegue resolver o problema de reset do Wattman. So far, so good.
Fiz uma curva de fan relativamente agressiva, porém, não passando de 60% do fan.

Fica o aprendizado. Placa extremamente forte em 1440p, porém, esses percalços de ajustar voltagem enchem o saco e me fazem pensar em nunca mais comprar AMD.

Edit1: A placa voltou a crashar o pc. Totalmente perdido agora.
 
Última edição:
Galera tenho coisas boas e ruins a respeito da xfx rx 5700 xt thicc II ultra.
Estou utilizando o driver 20.4.1

Prós:
- A placa é bonita e top.
- Bem forte.
- Já vem com o dissipador igual da THICC III (Que tem mais cobre para a dissipação de calor).

Contras:
- Consumo de energia alto (~200w);
- Temperatura de hotspot alto (pico de 100ºC e média de 91-94ºC); (não sei como é essa medição de hotspot na verdade, talvez seja temperatura okpara essa medição).
- Temperatura do resto elevadas, mas aceitáveis (VRM tem temperaturas baixas inclusive).
- Tive problema de tela azul (BSOD) no navegador ao ver youtube algumas vezes.
MAS Para todos esses contras tem correções simples que acabam com os problemas. Vou listar abaixo.

FIXES (ajustes):

- Tela azul:
basta desligar a aceleração por hardware no navegador (ou programa que utiliza). provavelmente em drivers futuros vem uma correção.

- Temperaturas e consumo:
No driver amd tem a uma seção para alterar frequências e velocidade da fan. Na parte de frequência, fiz um underclock e undervolt. Fiz testes colocando a frequência em 1900@1000mv ou 1850@950mv ou 1800@900mv a placa fica com praticamente o mesmo desempenho, fica mais estável com o consumo muito menor de energia (~120-130w) e a temperatura consideravelmente menor (uns 10ºC).
Se colocar uma curva de fan customizada junto com essa alteração de underclock e undervolt, a temperatura cai muito. Ficando uma placa muito fria (temperaturas médias por volta de 60-65ºC em tudo).

Atualmente estou usando 1851@951mv com uma curva de fan customizada que chega no máximo em 60% do fan.

Ou seja depois desses fixes, fica uma placa ótima!!!! Baixo consumo de energia, fria e muito poderosa!!!!

Olá!

Rapida dúvida: como você constatou que o dissipador é o revisado? Você precisou abrir ou tem algum código/indicação que diga isso sem precisar abrir a placa? A minha está chegando da Kabum!
 
Olá!

Rapida dúvida: como você constatou que o dissipador é o revisado? Você precisou abrir ou tem algum código/indicação que diga isso sem precisar abrir a placa? A minha está chegando da Kabum!

O Ultra no nome implica a versão revisada, no lançamento era só Thicc II.
 
Vou postar isso aqui pois acho que ajudarei algum colega no futuro.

Depois de inúmeros testes descobri que o ASRock Polychrome estava entrando em conflito com o driver da amd e resultava em BSoD, segundo o Reliability Report do próprio Windows.

Pois bem, desinstalei o Polychrome e o driver da amd com o DDU em safe mode.

Instalei o Ryzen Master e atualizei o chipset (tudo pelo site da amd)

Instalei o Adrenalin 20.4.1

Pc nao crashou mais.
 
Vou postar isso aqui pois acho que ajudarei algum colega no futuro.

Depois de inúmeros testes descobri que o ASRock Polychrome estava entrando em conflito com o driver da amd e resultava em BSoD, segundo o Reliability Report do próprio Windows.

Pois bem, desinstalei o Polychrome e o driver da amd com o DDU em safe mode.

Instalei o Ryzen Master e atualizei o chipset (tudo pelo site da amd)

Instalei o Adrenalin 20.4.1

Pc nao crashou mais.
Esse são os problemas geralmente:

- Instabilidade em qualquer outro componente, senti que as RX reportam com mais facilidade isso do que as GeForce, não sei por qual motivo.
- Softwares terceiros conflitando.

Quanto mais limpo o PC tiver, e menos softwares que façam modificações no sistema tiver, melhor. Eu já meti o pau nos drivers, quando fui ver era RAM mal configurada, aposto que muita gente que diz que os drivers da AMD são um lixo, ou tem um sistema que não está 100% estável, ou instalou algum software que conflita. Até o Afterburner que é o Afterburner conflita aqui, quem dirá outros que não tem o mesmo cuidado.
 
Esse são os problemas geralmente:

- Instabilidade em qualquer outro componente, senti que as RX reportam com mais facilidade isso do que as GeForce, não sei por qual motivo.
- Softwares terceiros conflitando.

Quanto mais limpo o PC tiver, e menos softwares que façam modificações no sistema tiver, melhor. Eu já meti o pau nos drivers, quando fui ver era RAM mal configurada, aposto que muita gente que diz que os drivers da AMD são um lixo, ou tem um sistema que não está 100% estável, ou instalou algum software que conflita. Até o Afterburner que é o Afterburner conflita aqui, quem dirá outros que não tem o mesmo cuidado.

Exato cara, agora ta rodando tudo liso. Rodando em vários fóruns gringos eles disseram a mesma coisa.

Pra você ter uma ideia, até o Wattman estabilizou, não fica resetando config mais.

No mais, to bem feliz com o desempenho da placa em 1440p, mesmo com undervolt agressivo (1800mhz e 900mv) gastar menos com perca mínima de performance é o futuro.
 
Eu tive um freeze no SO ontem fazendo umas doideiras. Estava testando o Standard vs Fast do monitor, mas para isso precisa desligar o FreeSync do monitor, nesse liga e desliga (e ainda com o jogo aberto), na hora que o monitor perde o vídeo, e volta, voltou congelado o Windows, isso na 3a ou 4a vez. Mas eu forcei até o limite do software, até agora foi o único bug que tive, mas também... Não tentem replicar isso kk
 
Última edição:
Eu tive um freeze no SO ontem fazendo umas doideiras. Estava testando o Standard vs Fast do monitor, mas para isso precisa desligar o FreeSync do monitor, nesse liga e desliga (e ainda com o jogo aberto), na hora que o monitor perde o vídeo, e volta, voltou congelado o Windows, isso na 3a ou 4a vez. Mas eu forcei até o limite do software, até agora foi o único bug que tive, mas também... Não tentem replicar isso kk

Kkkk in game ainda, ai é pedir demais.



Nessa imagem da pra ter uma ideia bem mais ou menos da perda de perfomance/consumo em diferentes voltagens/clocks.
 
Kkkk in game ainda, ai é pedir demais.



Nessa imagem da pra ter uma ideia bem mais ou menos da perda de perfomance/consumo em diferentes voltagens/clocks.

Undervolt é absurdo, é um 'must do' em todas VGAs AMD. Aqui o stock é 1730Mhz de Boost, com 1006mV, dá para rodar tranquilamente a 1780Mhz com 968mV, diminuiu uns 5 °C a temperatura, consumo em uns 15-20W.
 
Undervolt é absurdo, é um 'must do' em todas VGAs AMD. Aqui o stock é 1730Mhz de Boost, com 1006mV, dá para rodar tranquilamente a 1780Mhz com 968mV, diminuiu uns 5 °C a temperatura, consumo em uns 15-20W.

Sim, pensando em longevidade então, é um must. Geralmente as amd envelhecem melhor que a nvidia né, vide rx 580 vs 1060
 
Sim, pensando em longevidade então, é um must. Geralmente as amd envelhecem melhor que a nvidia né, vide rx 580 vs 1060

Verdade, fui feliz com a 1060, mas quando vi a 580 rodando rdr2, rapaz... Minha 5700xt está chegando. Vou ser full amd nos próximos anos..
 
Minha RX 5700 XT Red Devil venho com alguns problemas e mandei para garantia, estava vendo no site da loja sobre os modelos disponíveis para troca e vi esse modelos.

Sapphire Nitro +
Sapphire Pulse
MSI gaming X
ASRock Challenger D
Gigabyte AORUS
Gigabyte Gaming OC

Alguns desse modelos são bons ou tem algum outro que se destaca mais pelo construção e qualidade
 
Minha RX 5700 XT Red Devil venho com alguns problemas e mandei para garantia, estava vendo no site da loja sobre os modelos disponíveis para troca e vi esse modelos.

Sapphire Nitro +
Sapphire Pulse
MSI gaming X
ASRock Challenger D
Gigabyte AORUS
Gigabyte Gaming OC

Alguns desse modelos são bons ou tem algum outro que se destaca mais pelo construção e qualidade

Nitro+, Gaming X e AORUS.
 
Olá!

Rapida dúvida: como você constatou que o dissipador é o revisado? Você precisou abrir ou tem algum código/indicação que diga isso sem precisar abrir a placa? A minha está chegando da Kabum!
Olhando a o dissipador pela espaço que dá pra ver, vc já consegue ver o dissipador de cobre maior que fica perto do GPU.

Nesse link do adrena dá para ver a comparação dos dissipadores:

e aqui tem a imagem da comparação do novo com o antigo:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo