CoolerMaster 690 II CLUB

Pessoal, tou a fim de comprar uns fans pra colocar no meu Advanced, queria uma sugestão de vcs.

Achei o Aerocool Fan Shark Blue Edition 140mm por 25 reais. Me recomendam ele ou tem algo melhor nessa faixa de preço? Só quero de 140 mm. Vou comprar quatro e colocar dois na lateral (como exaustor) e dois na parte superior (como exaustor tb) e o fan original da CM que seria substituído pelos Shark colocaria embaixo admitindo ar pra dentro do case. Será que daria uma boa redução nas temps aqui? Estou precisando, pois essa época aqui no Nordeste faz um calor infernal e a circulação de ar aqui no meu quarto é péssima.

Coloquei dois desses na parte superior. Usei o redutor de velocidade para deixar o mais silencioso possível. Eles giram por volta de 800 RPM. Estou gostando bastante do resultado pois o PC mantém as temperaturas bastante boas.


Mas se vai soprar ar quente pra dentro do gabinete, não vai ajudar muito no seu problema, fora que deve entrar um pó muito grande.

Eu já fiz isso, mas eu só to usando as Fan´s que vieram no gabinete mais uma FAN de 120mm que eu tinha aqui sobrando, tudo com controlador de rotações e tudo no mínimo, assim os meus ouvidos agradecem e refrigera o interior do gabinete.

Concordo. Mas como eu limpo o computador toda semana, não tenho tanto problema.


Lucas falou tudo, exatamente desse jeito.

Fotinho pra ilustrar.
http://img843.imageshack.us/img843/72/esquemarefrigeracao.jpg


Somente para completar, segue um link bastante interessante que explica vantagens e desvantagens sobre a pressão interna do gabinete.

SilverStone Technology Co., Ltd.

Eu fiz um teste no final do ano mantendo a pressão interna positiva:

Superior: 2 SHarks 140 mm soprando ar de fora para dentro.
Frontal: Original CM 140 mm soprando ar de fora para dentro.
Traseiro: CM 120 mm (clássico R4-L2R-20AC-GP) soprando ar de dentro para fora.

Resultado: temperatura interna aumentou consideravelmente. A VGA que se mantém entre 40 ~ 43 graus Celcius em IDLE subiu para mais de 50 graus celcius. A CPU também aumentou em média 5 graus.

Conclusão: Como eu disse, prefiro fazer a limpeza semanal do PC mas mantenho a pressão negativa e a temperatura mais baixa. Acredito que pressão positiva seja melhor para clima mais frio.

Abraços
 
Última edição:
Somente para completar, segue um link bastante interessante que explica vantagens e desvantagens sobre a pressão interna do gabinete.

SilverStone Technology Co., Ltd.

Eu fiz um teste no final do ano mantendo a pressão interna positiva:

Superior: 2 SHarks 140 mm soprando ar de fora para dentro.
Frontal: Original CM 140 mm soprando ar de fora para dentro.
Traseiro: CM 120 mm (clássico R4-L2R-20AC-GP) soprando ar de dentro para fora.

Resultado: temperatura interna aumentou consideravelmente. A VGA que se mantém entre 40 ~ 43 graus Celcius em IDLE subiu para mais de 50 graus celcius. A CPU também aumentou em média 5 graus.

Conclusão: Como eu disse, prefiro fazer a limpeza semanal do PC mas mantenho a pressão negativa e a temperatura mais baixa. Acredito que pressão positiva seja melhor para clima mais frio.

Abraços
É bem isso mesmo amigo!
Em teoria, o ar quente é mas leve que o ar frio, sendo assim ele tende a "subir" dentro do gabinete e se colocar fans na parte superior jogando o ar "frio" de fora para dentro do gabinete é estar fazendo com que o ar quente que tende a subir volte para o sistema.
Agora em dias de frio, acho que não tem influência, mas pra saber é só na prática mesmo.
 
Ok, Lucas, mas tenho duas dúvidas ainda:

1 - A parte lateral não seria mais adequado como exaustor, retirando o ar quente dissipado pela vga e pelo processador para fora do gabinete (e ao mesmo tempo ajudando a diminuir um pouco as temps deles)?

2 - Queria saber se esses fans que eu citei (Aerocool Shark Blue Edition) são bons mesmo ou se tem melhor na faixa de preço dele até estourando uns 30 reais (nem dá pra ser mais já que pretendo comprar vários).

Valeu pelas dicas.
 
Ok, Lucas, mas tenho duas dúvidas ainda:

1 - A parte lateral não seria mais adequado como exaustor, retirando o ar quente dissipado pela vga e pelo processador para fora do gabinete (e ao mesmo tempo ajudando a diminuir um pouco as temps deles)?

2 - Queria saber se esses fans que eu citei (Aerocool Shark Blue Edition) são bons mesmo ou se tem melhor na faixa de preço dele até estourando uns 30 reais (nem dá pra ser mais já que pretendo comprar vários).

Valeu pelas dicas.
Respondendo:

1- Se colocares os fans da lateral jogando o ar de dentro do gabinete para fora vai ter maiores temperaturas, vou te dar uma explicação física para isso.
A pressão de dentro do gabinete vai ser menor que a pressão externa, fazendo com que a pressão externa não deixe o ar "sair" do gabinete por ele ter menor pressão.
Então se a pressão interna for maior que a externa, o ar vai sair mais facilmente, resfriando melhor o seu hardware.

2- Os Shark são excelentes fans e na faixa de preço que eles estão são os mais indicados pela galera aqui do adrena. Pode comprar que não vai se arrepender!

Espero ter esclarecido suas dúvidas.

Edit: correção do português :fuuu:
 
Última edição:
Respondendo:

1- Se colocares os fans da lateral jogando o ar de dentro do gabinete para fora vai ter maiores temperaturas, vou te dar uma explicação física para isso.
A pressão de dentro do gabinete vai ser menor que a pressão externa, fazendo com que a pressão externa não deixe o ar "sair" do gabinete por ele ter menor pressão.
Então se a pressão interna for maior que a externa, o ar vai sair mais facilmente, resfriando melhor o seu hardware.

2- Os Shark são excelentes fans e na faixa de preço que eles estão são os mais indicados pela galera aqui do adrena. Pode comprar que não vai se arrepender!

Espero ter esclarecido suas dúvidas.


Edit: correção do português :fuuu:


Novamente muito obrigado pelas dicas e tb pelas informações ultra valiosas, Lucas. Então pela lógica as únicas fans que devem funcionar como exaustor são as duas de cima e a de trás, correto? Todas as outras então são no sentido de admissão de ar para dentro do case.
Sem querer abusar da tua paciência e boa vontade, mas é que comprei um watercooler e queria saber onde seria mais vantajoso (do ponto de vista da circulação de ar) colocar o radiador: no interior do case (em cima ou na traseira) ou no exterior? Estética pra mim é o de menos, quero é uma boa ventilação.
 
Novamente muito obrigado pelas dicas e tb pelas informações ultra valiosas, Lucas. Então pela lógica as únicas fans que devem funcionar como exaustor são as duas de cima e a de trás, correto? Todas as outras então são no sentido de admissão de ar para dentro do case.
Sem querer abusar da tua paciência e boa vontade, mas é que comprei um watercooler e queria saber onde seria mais vantajoso (do ponto de vista da circulação de ar) colocar o radiador: no interior do case (em cima ou na traseira) ou no exterior? Estética pra mim é o de menos, quero é uma boa ventilação.

Sobre os fans, exatamente isto que vc entendeu!

No ponto do radiador, se ele couber no teto, melhor ainda, no mesmo sentido que colocaria os fans, todos como exaustores.
 
Novamente muito obrigado pelas dicas e tb pelas informações ultra valiosas, Lucas. Então pela lógica as únicas fans que devem funcionar como exaustor são as duas de cima e a de trás, correto? Todas as outras então são no sentido de admissão de ar para dentro do case.
Sem querer abusar da tua paciência e boa vontade, mas é que comprei um watercooler e queria saber onde seria mais vantajoso (do ponto de vista da circulação de ar) colocar o radiador: no interior do case (em cima ou na traseira) ou no exterior? Estética pra mim é o de menos, quero é uma boa ventilação.
Que bom que o amigo está entendendo tudo, fico feliz por estar ajudando! :fovhappy:
Sobre a posição das fans é isso mesmo que tu citou, fans em exaustão de ar somente os do teto e o traseiro, já o restante todos em admissão de ar.
Agora sobre a posição do WC, eu particularmente colocaria na parte de cima do gabinete, porque aí o amigo não perde um espaço para fan na parte lateral.
Com isso, os fans laterais puxam ar frio para dentro do gabinete e o fan que antecede o radiador vai puxar esse ar frio refrigerando melhor o teu CPU.
Já que meus post's foram úteis para o amigo, poderia qualificar? :coolface:
Abração ae!
 
Última edição:
Que bom que o amigo está entendendo tudo, fico feliz por estar ajudando! :fovhappy:
Sobre a posição das fans é isso mesmo que tu citou, fans em exaustão de ar somente os do teto e o traseiro, já o restante todos em admissão de ar.
Agora sobre a posição do WC, eu particularmente colocaria na parte de cima do gabinete, porque aí o amigo não perde um espaço para fan na parte lateral.
Com isso, os fans laterais puxam ar frio para dentro do gabinete e o fan que antecede o radiador vai puxar esse ar frio refrigerando melhor o teu CPU.
Já que meus post's foram úteis para o amigo, poderia qualificar? :coolface:
Abração ae!

Opa, qualificadíssimo, vlw!
 
po depois de uma aula dessa ate eu :yellowface:

nessa semana estarei colocando um cooler master v6 gt no meu phenom 955 , espero q ele faça diferença no lugar do tx3 :awesome:
e colocando 1 ou 2 aerocool sharck no cm690 ii
 
po depois de uma aula dessa ate eu :yellowface:

nessa semana estarei colocando um cooler master v6 gt no meu phenom 955 , espero q ele faça diferença no lugar do tx3 :awesome:
e colocando 1 ou 2 aerocool sharck no cm690 ii
Vai ter uma boa diferença trocando o TX3 pelo V6 GT :lol2:
Quantos fans o amigo está usando no 690 II atualmente e quais posições eles estão?
Poste umas ibagens aí pra galera ver!
 
Tava até pensando aqui ao invés de colocar os dois sharks na lateral do advanced, colocá-los no radiador do Antec 620, um jogando e outro tirando o ar. Acho que deve fazer muito mais efeito na queda de temperatura do processador do que as fans instaladas na lateral do case jogando ar frio pra dentro.
 
o meu 690
ainda nao terminei, termino hoje
abraço

fotoa0117k.jpg

fotoa0116.jpg

fotoa0114.jpg
 
Criei coragem, vou cortar a lateral hoje ou esse final de semana, copiei a janela que o Dupas fez no Basic dele, achei bem legal o desenho.

img083w.jpg
 
O mesmo ar que entra tem que sair e inversamente.
 
O acabamento em baixo ficou legal, se pintasse ficaria bom mas emcima ficou bem ruim, vou colocar borracha mesmo, já encomendei o acrílico.

429474_270800299661739_100001953124555_633573_1800780002_n.jpg
 


Ficou bacana demais kra, parabéns. Essas duas listras embaixo deu um toque mt legal. Só o gravador ali é que quebra um pouco o estilo né? Não tem coragem de pintar a frente do gravador toda de branco não? hehe.
Problema do acrílico é que mata o espaço pra um fan na lateral né? Se bem que de qualquer jeito o V8 iria atrapalhar.
 
Ficou bacana demais kra, parabéns. Essas duas listras embaixo deu um toque mt legal. Só o gravador ali é que quebra um pouco o estilo né? Não tem coragem de pintar a frente do gravador toda de branco não? hehe.
Problema do acrílico é que mata o espaço pra um fan na lateral né? Se bem que de qualquer jeito o V8 iria atrapalhar.

opa cara vlw

tipo, a gravadora nem animo, mó cagao de pinta essas parada, e ela é gravadora de bd, pretinho piano kkkk, o fan que eu precisava da lateral eu deixei, que é o q fica +- na placa de video, o outro nao fazia nada mesmo hehehe!! e ja coloquei o acrilico, ficou bom, teve umas falhas no corte da tampa, mais ta massa...bem massa depois posto mais fotos
 
opa cara vlw

tipo, a gravadora nem animo, mó cagao de pinta essas parada, e ela é gravadora de bd, pretinho piano kkkk, o fan que eu precisava da lateral eu deixei, que é o q fica +- na placa de video, o outro nao fazia nada mesmo hehehe!! e ja coloquei o acrilico, ficou bom, teve umas falhas no corte da tampa, mais ta massa...bem massa depois posto mais fotos

Ah é, só bati o olho e pensei que fosse um gravador de DVD, mas é Blu-Ray.
A cada casemod que eu vejo do CM690 me surpreendo como que um case aparentemente tão simples pode ter tantos visuais diferentes e estilosos.
 
Tava até pensando aqui ao invés de colocar os dois sharks na lateral do advanced, colocá-los no radiador do Antec 620, um jogando e outro tirando o ar. Acho que deve fazer muito mais efeito na queda de temperatura do processador do que as fans instaladas na lateral do case jogando ar frio pra dentro.
É, com o shark no Antec vai ganhar mais performace o teu WC, eu usava 2 shark no meu antigo Antec 620.

O acabamento em baixo ficou legal, se pintasse ficaria bom mas emcima ficou bem ruim, vou colocar borracha mesmo, já encomendei o acrílico.

https://fbcdn-sphotos-a.akamaihd.ne...61739_100001953124555_633573_1800780002_n.jpg
Ficou um corte muito massa!
Agora é só aguardar pra ver essa lateral aí terminada :awesome:
Parabéns!
 
É, com o shark no Antec vai ganhar mais performace o teu WC, eu usava 2 shark no meu antigo Antec 620.


Ficou um corte muito massa!
Agora é só aguardar pra ver essa lateral aí terminada :awesome:
Parabéns!

Só tem um detalhe né, o Antec 620 só funciona com fans de 120mm e as fans que eu ia comprar eram de 140mm. Ainda bem que não as comprei.
 
Só tem um detalhe né, o Antec 620 só funciona com fans de 120mm e as fans que eu ia comprar eram de 140mm. Ainda bem que não as comprei.
Nem tinha me ligado nisso, amigo!
Tente comprar as de 120 então, vai ser uma boa pedida para o Antec!
 
aí pessoal... greetings... to aqui de novo pra falar do meu 690II... vou fazer sleeve na fonte e nos cabos do painel frontal... ((estava em falta os cabos da NXZT na megamamute então só comprei a hotswap da termaltake 2,5"X6 ...))

vou sleevear e depois posto fotos... estou pensando em recortar a minha tampa... estou bolando uns projetos... acho que vai ficar legal...


abraço e até mais..

**só não postei fotos ainda.. pois quero arrumar ele do meu jeito pra depois colocar... só por isso.. hehe
 
Última edição:
Alguem sabe onde tem o 690II por um bom preço ? black ou advanced black
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo